Redação Pragmatismo
Compartilhar
Polícia Militar 13/Nov/2014 às 16:20
23
Comentários

Polícia do Brasil mata em 5 anos mais do que a dos EUA em 30

Polícia do Brasil matou mais em 5 anos do que a dos EUA em 30. Só em 2013 policiais brasileiros mataram 2.212 pessoas. Foram 6,11 mortos por dia, em média. Só 33% da população afirma que confia na polícia

polícia militar brasil
Apenas 33% dos brasileiros dizem confiar na Polícia, revela anuário (Exame)

As polícias brasileiras mataram, durante o serviço, 2.212 pessoas em 2013, apontam dados da oitava edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pela organização não governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em média, são 6,11 mortos por dia. O número é menor do que o verificado no ano anterior, quando 2.332 pessoas foram mortas pela polícia no Brasil. A íntegra do documento será apresentada amanhã (11) na capital paulista.

Apesar da queda, o FBSP avalia que a diferença não indica uma melhora ou tendência de mudança. A organização aponta que é preciso rever o padrão de atuação das forças policiais. O fórum foi criado em 2006 com objetivo de construir um ambiente de cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública. O anuário apresenta dados sobre custo da violência, gastos de segurança pública, estatísticas de crimes e violência, efetivo de polícias e população prisional.

O levantamento releva ainda que, nos últimos cinco anos, a polícia matou 9.691 pessoas. O número é cinco vezes maior do que o verificado nos Estados Unidos, onde 7.584 pessoas foram mortas pela ação policial nos últimos 20 anos. Se forem somados os casos em que os policiais agiram também fora de serviço, o total chega a 11.197. Os dados norte-americanos apontam 11.090 mortes em 30 anos.

Em relação à quantidade policiais mortos, houve um aumento em 2013 na comparação com o ano anterior. Foram 490 mortes, 43 a mais do que 2012. A média no país é 1,34 policial assassinado por dia. Desde 2009, 1.170 agentes foram mortos. A maioria das mortes (75,3%) ocorreu quando não estavam em serviço. O Rio de Janeiro é o estado com maior número de casos, com 104, seguido por São Paulo (90) e Pará (51).

Como parte do anuário, o FBSP apresenta o Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O estudo aponta que apenas 33% dos entrevistados dizem “confiar ou confiar muito” no trabalho da polícia. O percentual é três pontos superior ao verificado no ano passado, mas, na avaliação da organização, o número ainda é muito baixo. Foram entrevistadas 7.176 pessoas em oito estados.

Os policias avaliados como mais honestos pela população local foram os do Rio Grande do Sul, com 62% de confiança dos entrevistados. Em segundo lugar, estão os agentes de Minas Gerais e do Distrito Federal, com 57% da população confiando na idoneidade das forças policiais. Na média nacional, 51% acreditam que a maior parte dos policiais é honesta. Os amazonenses, por outro lado, são os que mais desconfiam das forças de segurança. A polícia do Amazonas é considerada honesta por 35% dos entrevistados.

As pessoas mais velhas (62%) e as que têm maior escolaridade (60%) são as que mais tendem a concordar com a afirmação de que a maior parte dos policiais é honesta. Também foram verificadas diferenças étnicas em relação a essa questão. É maior a proporção de entrevistados que se autodeclaram branco que concordam com a afirmativa do que entre os que se autodeclaram negros.

Agência Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Danila Postado em 13/Nov/2014 às 16:35

    Já que é pra fazer comparação, então precisamos de mais dados. Se aqui a polícia mata mais, não seria porque nosso índice de criminalidade é muito maior? E o número de policiais mortos nos USA, qual é? Vamos comparar também como esses homens e mulheres são preparados para o cargo e qual o salário que eles ganham. Porque se um PM ganhasse bem, não precisava fazer "bico" de segurança a noite toda para ir trabalhar exausto no dia seguinte. Vamos ver também as diferenças entre as nossas leis. Porque lá o negócio funciona! Não tem "direitos humanos" para defender bandido. Não! Eu não acho que o negócio esteja bom. Mas também não acho justo comprar apenas 1 número, dentre vários.

    • Caligae Postado em 13/Nov/2014 às 21:48

      https://www.facebook.com/video.php?v=547039352097292&fref=nf, tem um video, ajuda na comparação, agora só elaborar as respostas

  2. Rodrigo Postado em 13/Nov/2014 às 16:44

    (Outro Rodrigo) A motocicleta econômica, de 125 cc, do entregador de pizza, também gasta muito mais gasolina que o meu carro, 1.4 cc. Será que é por ser mais "beberrona", ou por rodar muito mais que o meu carro? Então, será que a polícia aqui mata mais por haver mais "troca de tiros", mais confrontos? Não teríamos criminalidade maior? Quanto às duas últimas questões, por mim ora propostas, a estatística nada diz? P.S.: como vem sendo necessário sempre ressaltar, a fim de evitar distorcidas interpretações maniqueístas ou "schoppenhauerianas", não estou, em absoluto, deixando de reconhecer os casos de crimes cometidos por policiais, os quais devem ser devidamente contabilizados na estatística, a fim de podermos ter uma visão real, mas não ideal de um dado.

  3. Thiago Teixeira Postado em 13/Nov/2014 às 20:24

    A mídia ensina diariamente a população a odiar a categoria mostrando apenas o lado PODRE, a escória, as misérias da corporação. A mesma analogia faço com o PT, sorte que temos os blogs alternativos para vermos o outro lado da moeda.

    • eu daqui Postado em 17/Nov/2014 às 14:44

      O pt está promovendo contra a polícia de forma generalizada e indiscriminada o mesmo assédio moral social e midiático que a tucanalha fez contra servidores públicos em geral lá em passado recente. Como vemos pela enésima vez: tudo m da mesma fossa.

  4. poliana Postado em 13/Nov/2014 às 23:10

    pra mim n existe nenhuma defesa para a polícia militar no brasil! é uma instituição arcaica, ultrapassada, corrupta, extremamente violenta e fascista...n existe nada de bom nessa instituição! desmilitarização pra ontem, já!!!!!!!!!!!!

  5. Marcelo Postado em 14/Nov/2014 às 10:45

    Lavagem cerebral na Poliana? Como assim? Só pelo fato da mesma ter opiniões opostas à sua? Essa senhorita detém as melhores cabeças de comentaristas desse blog! Acho ridículo você mencionar lavagem cerebral e Poliana na mesma frase. Poupe-nos.

    • poliana Postado em 14/Nov/2014 às 11:49

      N liga marcelo..dxa falando sozinho. N vale a pena!

    • eu daqui Postado em 17/Nov/2014 às 14:48

      Ainda bem então que sou péssima "comentarista": se é pra odiar o mundo por não poder amar a mim mesma, continuo com meus podres posts. Se não foi lavada cerebralmente a pobriana, então deveria pra ver se reduz essa infelicidade de quem precisa atirar pra matar pra todo lado. E depois facista é o outro........

      • poliana Postado em 17/Nov/2014 às 21:01

        kkkkkkkkkk!!! risível seu comentário querida! agora eu n me amo??? kkkkkkkk...só rindo de vc eu daqui...coitada...vc realmente n me conhece.

      • eu daqui Postado em 27/Jan/2015 às 10:24

        Tenho um bom nível de conhecimento de mim mesma. É do que todo mundo precisa. Vc deveria investir nisso também pra ver se ganha autoestima suficiente ao menos para suportar simples divergencias.

  6. poliana Postado em 14/Nov/2014 às 13:46

    faça assim rodrigo: ignore os meus posts...finja q eu n existo! quem sempre falta com respeito aki e é extremamente arrogante nos comentários é vc, um tucano q insiste em viver aki no pp. se vc n gosta do site ou da opinião das pessoas, simplesmente ignore, faça de conta q n existem! e desde qdo o fato de se ganhar pouco justifica toda essa faceta violenta da polícia militar no brasil? é pq ganho pouco q tenho o direito de ser autoritária, violenta e fascista?! pode ter certeza q uma minoria de policiais é honesta, mas a grande maioria é corrupta sim, é violenta e truculenta. eu conheço bem esse meio! nada justifica as atitudes da polícia militar no brasil, MUITO MENOS O BAIXO SALÁRIO! que tal sair da corporação e tentar um concurso melhor? um policial militar tem uma carga horário bastante flexível, pode muito bem conciliar a rotina do trabalho com os estudos. se n gosta do trabalho e acha q ganha pouco, faça isso, mude! agora justificar toda essa truculência com o baixo salário é ridículo! e das próxima vez, vê se pula meu post e eskeça q eu existo, ignore essa pessoa (sem cérebro, em suas palavras)...e sou eu q ofendo as pessoas aki não é? a única vez q me reportei a vc aki foi qdo um membro me perguntou pq eu n gostava do psdb, e questionou o fato de eu achar q todo eleitorado tucano agia com ódio nas redes sociais e tudo mais...e vc em seguida disse que queria ouvir minha resposta a essa pessoa... respondi a vc e a ele...qdo foi q lhe ofendi aki? agora já ouvi a deise dizendo q vc cansou de humilhá-la pq vc n concordava com as opiniões dela...faça isso então: se vc, mesmo sendo um tucano nato, ainda insiste em viver aki no pp, simplesmente ignore os meus posts!

    • Carlos Augusto Postado em 15/Nov/2014 às 18:05

      Poliana trabalho na polícia mais de 90% é honesta, gostaria de saber se 90% da população é honesta.

    • poliana Postado em 15/Nov/2014 às 19:12

      Carlos...te garanto q 90% da população das periferias, q vcs adoram dizimar, eh honesta! Ja esse msmo índice, com certeza n se aplica aos policiais militares do país! N msmo!

    • Carlos Augusto Postado em 16/Nov/2014 às 04:15

      Confundir população com bandido é um erro, se existe mortes é por algum motivo, e quem mata são eles mesmos, entre o total de homicídios a % da polícia não chega a 1%.

    • poliana Postado em 16/Nov/2014 às 13:09

      desculpe carlos, acho q me enganei...vc tem razão: todo preto e favelado é vagabundo e merece morrer né?! nas periferias só tem bandido, ninguém presta ali!os policiais militares são uns santos? satisfeito?

  7. Thiago Lopes Postado em 15/Nov/2014 às 01:29

    Olha só que está falando em lavagem cerebral, o Rodrigo, o maior lambe botas da polícia!!! Deve adorar umas algemas, hein, Diguinho.

  8. Guilherme Postado em 16/Nov/2014 às 11:19

    Engraçado dona Poliana, você diz que GARANTE que 90% da população da periferia é honesta. Baseada em que, alguma pesquisa divulgada recentemente pelo IPEA ou IBGE?! Você afirma que os policiais adoram DIZIMAR essa população da periferia... Você sabe o que significa a palavra "dizimar"? Ao Sr. Carlos Augusto pergunto também de onde ele tirou esse índice de 1%????? Se for verdadeiro, você se deu ao trabalho de verificar o percentual da população brasileira que é policial? Se você fizer o comparativo aí sim talvez esses números que vocês vomitam tenham algum significado. Agora vou lhes dizer algo que é fato: No Brasil morrem muito mais policiais em ação que nos Estados Unidos. A população americana é muito superior à brasileira. Qual a diferença? Lá matar um policial é considerado pela sociedade algo inaceitável, não é um crime contra a instituição, mas contra a própria sociedade. Aqui é, na "melhor das hipóteses", mais um "acidente de trabalho" que se perde nas estatísticas... Façam-me o favor, a polícia é parte da sociedade e sim, a maioria é honesta e bem intencionada. O que vocês querem é o direito de fumar maconha livremente na escola e na universidade...

    • poliana Postado em 16/Nov/2014 às 13:07

      pqp!!! agora eu sou maconheira!!!!??? ok seu guilherme!!! acho q vc está for fora das chacinas q historicamente acontecem nas periferias do brasil né? a candelária é lendária...vc já ouviu falar? mais recentemente tivemos uma em belém...vc tb acompanhou? e poderia passar a tarde aki citando centenas de chacinas q nos últimos 20 anos a polícia militar comandou...e olha q muitas delas a mídia n divulga...mas se vc acha q a pm do brasil é uma corporação maravilhosa, siga em frente!

    • Carlos Augusto Postado em 17/Nov/2014 às 01:00

      Temos 80000 mortos por ano, deve passar disso em números não oficiais, a % de mortes em relação a polícia é de 2% +- sendo que algumas regiões do Brasil no exterior são consideradas como guerra civil, o numero de mortes é absurda e a legislação é uma piada completa.

    • eu daqui Postado em 17/Nov/2014 às 14:46

      Embora não seja exatamente policial, tenho algumas atribuições profissionais de polícia há quase 20 anos e garanto que 90 por cento de qualquer camada social brasileira é desonesta.

    • leonardo Postado em 17/Nov/2014 às 19:51

      A polícia é o reflexo da nossa sociedade!!! Ou eles vieram de outro lugar?

  9. Carlos Augusto Postado em 17/Nov/2014 às 22:38

    Exatamente "eu daqui" antes eu criticava os políticos antes de saber a terrivel verdade talvez metade se salva, eles vem do povo oras, basta verem as escolas, ruas, o problema do Brasil é moral, cultural e ético.