Redação Pragmatismo
Compartilhar
História 10/Nov/2014 às 12:55
54
Comentários

Os 5 muros que ainda dividem populações no mundo

Israel, EUA, Coreia, Grécia e Ceuta: 25 anos após queda do Muro de Berlim, episódio que simbolizou diminuição de fronteiras, barreiras físicas ainda existem em diversos continentes. Conheça cinco muros que ainda estão de pé

muro imigrantes separa mundo
EUA-México

Felipe Amorim, Opera Mundi

Há 25 anos, caía na Alemanha o Muro de Berlim. Para muitos, o episódio sinalizava o início de uma nova era, de expansão da globalização e diminuição das fronteiras — simbólicas e reais. Um quarto de século após a queda deste ícone da Guerra Fria, ainda persiste, espalhada pelo mundo, uma série de fronteiras muradas construídas para separar povos.

Leia também: O piquenique que ajudou a derrubar o muro de Berlim, 25 anos atrás

Abaixo, selecionamos cinco desses “muros contemporâneos”:

1) CISJORDÂNIA-ISRAEL

muro cisjordania israel
Muro que separa Cisjordânia e Israel
cisjordania1

O Muro da Cisjordânia — ou “Muro da Vergonha”, como é chamado pelos críticos da ocupação israelense — começou a ser construído em 2002, período da Segunda Intifada, e separa Israel do território palestino da Cisjordânia. Na época, foi dito que o intuito era impedir a entrada de palestinos para prevenir atos de terrorismo. Os que se opõem à barreira denunciam que o muro é uma ferramenta utilizada por Israel para, além de interditar as negociações de paz por estabelecer unilateralmente novas fronteiras, também anexar gradualmente porções do território palestino, muitas das quais passaram a abrigar assentamentos israelenses. Atualmente, a parede de concreto, ferro e arame farpado tem cerca de 440 quilômetros de extensão — se a construção da barreira for finalizada, cercando todo o território da Cisjordânia, o muro se estenderá para aproximadamente 700 quilômetros.

2) ESPANHA-MARROCOS: MUROS DE CEUTA E MELILLA

muro Espanha marrocos
Muro que separa Espanha e Marrocos
muro-ESPANHA-MARROCOS-cEUTA-MELILLA1

Ceuta e Melilla são o enclave espanhol na África e representam o resquício do colonialismo europeu no continente africano. Sob o domínio espanhol, as duas cidades fazem divisa com o Marrocos e estão muito próximas do Estreito de Gibraltar, pequeno intervalo oceânico que separa os dois continentes. Até os anos 1990, a divisão entre os territórios espanhol e marroquino era pouco perceptível, e o trânsito de pessoas de um local para o outro era comum. Com a institucionalização da União Europeia e a política de livre-circulação dos cidadãos europeus, a Espanha foi incentivada a apertar o cerco em suas zonas fronteiriças. Assim, foram erguidos os muros, que chegam, juntos, a 20 quilômetros de extensão, com o objetivo de impedir a imigração de africanos para a Europa.

3) EUA-MÉXICO

muro eua mexico
Muro que separa EUA e México
EUA-mexico2
EUA-mexico3

O muro construído pelos Estados Unidos na fronteira com o México é o símbolo da política anti-imigração norte-americana. Num esforço contra os chamados “coiotes”, responsáveis por atravessar clandestinamente pessoas pela fronteira, Washington começou estabeler barreiras físicas entre as cidades de El Paso e Ciudad Juárez, e também entre San Diego e Tijuana. Com os ataques de 11 de Setembro de 2001, os EUA apertaram ainda mais o cerco, temendo que terroristas pudessem entrar em território norte-americano via México.

4) GRÉCIA-TURQUIA: MURO DE EVROS

muro evros turquia grecia
Muro que separa Turquia e Grécia

A fronteira entre a Turquia e a Grécia era tida pela UE como a “porta dos fundos” para a entrada de imigrantes na Europa. Por esse motivo, a Grécia, o país europeu mais afetado pela crise econômica de 2008 e alvo de severas medidas de austeridade, resolveu investir € 3,2 milhões (R$ 10,15 milhões) para erguer em 2012 um muro de mais de 10 quilômetros de extensão ao longo de um trecho da margem do rio Evros, fronteira natural que separa a o território europeu dos vizinhos turcos.

5) COREIA DO NORTE-COREIA DO SUL

muro coreia do norte coreia do sul
Muro que separa Coreia do Norte e Coreia do Sul
muro-COREIA-DO-NORTE-COREIA-DO-SUL1

Percorrida ao longo do Paralelo 38, a faixa de terra que divide a península coreana em dois países tem 250 quilômetros de comprimento. Após o armistício que interrompeu sem pôr fim formal à guerra entre os dois lados — símbolo do embate entre as duas superpotências durante a Guerra Fria: o norte comunista, e o sul capitalista —, a porção de território foi transformada em uma zona desmilitarizada. Ou seja, uma faixa “neutra” onde militares das duas Coreias podem transitar, mas sem cruzar a linha que demarca o território de cada um dos países.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Felipe Peters Berchielli Postado em 10/Nov/2014 às 13:32

    Inclusive no muro da Cisjordania-Israel tem um grafite da famosa frase "Ich bin ein Berliner",frase dita erroneamente por JFK que significa "Eu sou um berlines" criticando o muro de Berlim,hoje o mundo fecha os olhos ao muro criminoso(E bem maior) que separa os palestinos.

    • Márcia Almeida Postado em 11/Nov/2014 às 02:22

      Espero que um dia o sonho do rebanho único possa ser realidade, mas infelizmente em pleno século XXI seria muita utopia romântica querer que os Israelenses abrissem o corpo como um alvo de tiro... Querem varre-los do mapa, e aí? Não deve ser fácil conviver com essa realidade. "Pé no chão e fé na tábua"... !

      • tiagobarufi Postado em 14/Nov/2014 às 17:35

        Não, é o contrário: os sionistas é que varreram os outros do mapa, ou melhor, das terras deles.

  2. AQUINO Postado em 10/Nov/2014 às 13:47

    ESSA SEPARAÇÃO NUNCA DEIXOU DE EXISTIR E CHEGA A SER UMA MESQUINHÊS DOS GOVERNOS CAPITALISTAS QUE MOSTRAM, COM ESSAS MURALHAS , QUE NÃO QUEREM ACORDO , A NÃO SER QUE SEJAM PARA DOMINAÇÃO E MANIPILAÇÃO TOTAL; POIS AINDA SE ACHAM. MAS TUDO NESSE MUNDO TEM SEU FIM. CAÍRAM MUITOS IMPÉRIOS E HOJE ESTAMOS PRESENCIANDO A FALÊNCIA DO SISTEMA AMERICANO E UNIÃO EUROPÉIA, QUE ESTÃO NUMA CRISE SOCIO-POLÍTICO-ECONÔMICA , SEM PRECENDENTE.

    • Fernando Postado em 10/Nov/2014 às 16:26

      a troca e cooperação entre as pessoas. Vc deve ta falando de outro capitalismo Carlos

    • Mari Postado em 10/Nov/2014 às 18:40

      Capitalistas mas nem tanto! Na UE, por exemplo, reina o Estado de Bem-Estar Social... ninguém quer ter que pagar as contas dos imigrantes. Se fosse capitalismo puro, seria liberalismo na veia, liberdade de ir e vir toral. Mas esse capitalismo com um pé no socialismo gera essas maluquices.

    • Fábio Postado em 10/Nov/2014 às 19:01

      Sei não, mas quando eu vou dialogar com meu patrão sobre meu salário ele nunca me atende!!!

    • rafael Postado em 10/Nov/2014 às 23:09

      kkkkkk essa foi boa Mari, e os EUA? Também tem um pé no socialismo? maluquices foi o que tu escreveste

    • marcelo Postado em 11/Nov/2014 às 01:15

      Liberalismo na veia... Deve estar bêbada.

  3. Ingrid Postado em 10/Nov/2014 às 14:19

    É muito diferente a separação imposta por exemplo pelo mudo entre EUA e Mexico e o muro de Berlim, o cidadão Mexicano pode ir para os EUA (ou o contrario) sem grandes problemas só que existem formas legais para se fazer isso.

    • Rodrigo Monteiro Postado em 10/Nov/2014 às 16:15

      Existia também formas legas de um berlinense oriental atravessar o muro e visitar berlim ocidental. O que não muda o fato de tanto o muro de Berlim quanto o muro EUA/México servirem de entraves artificiais à livre circulação de pessoas.

    • Igor Serafini Postado em 10/Nov/2014 às 17:36

      O governo dos EUA com certeza tem consciência da importância dos imigrantes, mas quando a debanda é excessiva, como estava sendo a 2 décadas atrás, o país fica superlotado e a imigração se torna um problema.

    • Pedro Vilaça Postado em 10/Nov/2014 às 17:52

      Você acredita mesmo nessa conversa? Os E.U.A tomaram terras mexicanas, tirando praticamente metade do seu território, marginalizam atualmente os latinos, a relação comercial é extremamente desigual. O cidadão do México pode ir ao Estados Unidos sem problema? Os que tem dinheiro. Os que não sofrem com toda desigualdade e pobreza do México, que o EUA também tem responsabilidade.

  4. Natália MS Postado em 10/Nov/2014 às 15:44

    Ingrid: formas legais e formais e entretanto, muitos mexicanos continuam morrendo tentando chegar aos EUA...Se isso não é um grande problema,o que seria então?

  5. Leila Postado em 10/Nov/2014 às 16:01

    Esqueceram de mencionar o muro que separa o Marrocos do Sahara Occidental, um muro de mais de 2500km!!!

  6. Dacio Postado em 10/Nov/2014 às 16:03

    Sem falar no muro que o Sergio Cabral começou a construir em uma favela do Rio para encarcerar os pobres. A grita foi tamanha que o governo do Rio desistiu da loucura.

  7. Gustavo M. Gomes Postado em 10/Nov/2014 às 16:15

    MALDITO PT! :D

  8. Glicia Postado em 10/Nov/2014 às 16:26

    Faltou o muro que separa católicos e evangélicos em Belfast, capital da Irlanda do Norte.

    • Antonio Postado em 27/Apr/2015 às 17:15

      Pode crer, Glicia, Na verdade separa protestantes de católicos, que se dividem politicamente entre legalistas e unionistas.

      • MARIA SALETE DA SILVA Postado em 28/Apr/2015 às 11:16

        Muito bem lembrado!

  9. Hirlam Seabra Postado em 10/Nov/2014 às 16:36

    Não precisamos ir muito longe...temos o muro imaginário que criou- se separando o Brasil. Nascido do conflito político partidário, étnico, xenofóbico e ridículo! Esse muro dói mais! Muro da ignorância que dividide irmãos de um mesmo país

  10. Rafael Cardoso Postado em 10/Nov/2014 às 16:43

    Em Belfast tem um muro separando católicos e protestantes.

  11. luciano Postado em 10/Nov/2014 às 16:46

    No caso do muro americano é tornar mais difícil a retomada de territórios que originalmente eram dos mexicanos. Nesse caso é reintegração de posse.

  12. Januario Garcia Postado em 10/Nov/2014 às 17:06

    O Muro invisível do racismo na sociedade brasileira, é o pior e o mais cruel de todos os Muros, porque ele é histórico, cultural e ideológico.

  13. joaquim Postado em 10/Nov/2014 às 17:16

    logo terá a divisão de São Paulo e Nordeste fora PT.

  14. Daniel Araújo Postado em 10/Nov/2014 às 17:53

    Esqueceram o Muro que divide Chipre e a capital Nicosia entre os territórios cipriota (maioria de etnia grega) ao sul e o de domínio turco (maioria de etnia turca) ao norte.

  15. Remi Gotardo Casagrande Postado em 10/Nov/2014 às 17:56

    Quando faltam argumentos, se passa para as agressões. Isso também é um muro, meus amigos e amigas... Em acompanhando um pouco a idéia da reportagem, seria bom que alguém se animasse e fizesse outra matéria assim: "os muros invisíveis que impõem divisões reais e que nos transformam em pessoas incompreensivas e intolerantes..." outra: "os muros atuais que deixam boa parte da humanidade a morrer de fome e necessidades, enquanto ou queimam ou jogam no oceano, milhões de toneladas de alimentos, só para "fazer o mercado decidir os preços", e porque nós aceitamos como se isso fosse uma fatalidade?" e assim vai, quantos muros temos, o preconceito, os racismos, mas eu sou uma pessoa que acredita, pois, mesmo com todas essas muralhas, olham que surgem oportunidades, possibilidades e profecias em todos os cantos do planeta, mesmo com tudo isso, portanto, vamos "desmanchando" os nosso muros e vamos construindo espaços e culturas de paz, para isto, é fundamental o contraditório.... A humanidade tem jeito, sim, mas é preciso irmos ao encontro das pessoas e...

  16. Renato Guimaraes Postado em 10/Nov/2014 às 18:15

    Faltou o muro que divide a ilha de Chipre ao meio. A capital, Nicósia, é considerada a última capital do mundo dividida ao meio por um muro. Eu estive lá e a sensação de cruzar os check-points era bem esquisita.

  17. bebe Postado em 10/Nov/2014 às 18:32

    O maior muro que existe e a estupidez....................ate quando?

  18. Gabriel Postado em 10/Nov/2014 às 18:33

    Além do muro de Chipre, que o colega mencionou, há outro de que me lembro: o muro que corta Belfast, separando bairros católicos e protestantes. A despeito do acordo de paz por lá, lembro de ter lido há poucos anos que esse muro ainda vinha sendo expandido.

  19. Rodrigo Postado em 10/Nov/2014 às 18:37

    Deveríamos construir pontes.

  20. Joel Postado em 10/Nov/2014 às 18:45

    Aqui no Chipre também tem um muro que separa Nicósia, a capital, em duas. Uma das partes foi invadida pela turquia e está sob o controle dela desde então.

  21. [email protected] Postado em 10/Nov/2014 às 18:46

    Há muito mais muros invisíveis que separam as populações de um mesmo país. Estão muito presentes em Brasília-DF. São os muros que separam as populações pobres das ricas.

    • Gabriel Postado em 10/Nov/2014 às 23:53

      blablablá... tem sempre um impertinente para falar lugar-comum. Não é disso que trata a matéria.

  22. marie Postado em 10/Nov/2014 às 18:48

    Faltou o muro marroquino de 2400km que divide o Sahara Ocidental em 2 desde os anos 80

  23. Felipe Postado em 10/Nov/2014 às 18:51

    Pink Floyd

  24. mario Postado em 10/Nov/2014 às 20:23

    Os 5 muros ? e o que divide protestantes e católicos em Belfast?

  25. Victor Postado em 10/Nov/2014 às 20:34

    Faltou o muro de Nicosia no Chipre

  26. Carlos Postado em 10/Nov/2014 às 22:34

    A diferença que muros de esquerda as pessoas morrem tentando sair muros de direita morrem tentando entrar.

    • J Basfos Postado em 11/Nov/2014 às 06:18

      Não queira confundir casere privado com fechar a porta da sua residrncia para preservar a sua pivacidade e de sua familia. Então, porque você usa grades e muros no intorno de sua residência? É para se proteger ou para impedi o direito de ir e vir das pessoas? Não confunde uma coisa com outra. Você sabe muito bem qual era função do muro " da vergonha" que separava Berlim.As pessoas que lá estavam presas foi quem forçaram a sua queda por que por certo lá viviam infelizes.

  27. Dedé Rodrigues Postado em 11/Nov/2014 às 09:56

    O maior muro do mundo que precisa ser derrubado é o que separa os ricos especuladores dos pobres

  28. nanda Postado em 11/Nov/2014 às 09:57

    Divisores de humanidade :/

  29. Gabriel Postado em 11/Nov/2014 às 10:08

    Que adianta a Grécia gastar mais de 10 milhões de reais para fazer um muro entre ela e a Turquia sendo que a fronteira desta última com a Bulgária é "livre", não faz sentido nenhum. Ou eles acreditam que os imigrantes pensam que não vale a pena mudar o local de entrada. Isso serve para todo tipo de muro feito para impedir êxodos migratórios.

  30. Antônio Neto Postado em 11/Nov/2014 às 10:58

    Aqui na minha casa também tem um muro. Ele divide o quintal do terreno do vizinho.... Às vezes uns gatos espertinhos conseguem passar pois o pulam, mas fazer o que né :)

  31. soda cáustica Postado em 13/Nov/2014 às 22:00

    São os dois-pesos e duas-medidas da mídia: desses ninguém fala...

  32. Antonio Carlos Postado em 27/Apr/2015 às 21:25

    Por traz desses muros sempre esta presente o capitalismo. Q se apresenta como um regime igualitário mas tem q construir muros para separar pessoas, idéias e garantir a sua existência.

  33. Felipe Peters Berchielli Postado em 10/Nov/2014 às 14:00

    Pode tergiversar a vontade,todos os muros foram feitos com uma finalidade seja quem foi que construiu,separar,felizmente essa maluca no Brasil não temos.

  34. Lanna Postado em 10/Nov/2014 às 16:15

    invasores? no caso Israel/Palestina quem invadiu quem?quem invade até hoje quem?melhor se informar Léo ... todo muro é da vergonha!

  35. johnsoarez Postado em 10/Nov/2014 às 18:06

    1- Israel reconstruiu suas muralhas a fim de conter aquilo que já o consome por dentro o ódio Palestino/judeu, o mesmo sentimento que levou mais de 6 milhões de judeus para morte nos campos de concentração nazista. 2 - O que seriam os Estados Unidos sem los hermanos xicanos com sua baratissima mão de obra que oficialmente não entra na contabilidade do PIB Yankee, serve apenas para dar uma insignificante satisfação a sua extrema direita racista e preconceituosa. 3 - Celta e Melilla pertence a area continental do Marrocos, mais cedo ou mais tarde Celta voltará a ser do Marrocos, assim como Gibraltar retornará a Espanha, Hong Kong e Macau voltaram a ser parte da China Continental. 4 - A Coreia do Sul precisa do norte assim como a Alemanha precisou de sua porção oriental para ser a potencia econômica que é hoje. 5 - O muro que separa a Turquia da Grécia (Europa) é uma mera formalidade estima-se que hoje vivam 2,1 milhões de Turcos só na Alemanha é inexorável a entrada da Turquia na Zona do Euro medidas politicas, econômicas e militares já estão em curso. A Turquia como se não bastasse é a 17ª economia do mundo isso é suficiente para oferecer ao combalido euro algum alivio.

  36. Felipe Postado em 10/Nov/2014 às 16:23

    Temos sim, os muros de casa. Se não houvesse tanta violência e discrepância social não precisaríamos desses muros.

  37. Hélio Filho Postado em 10/Nov/2014 às 19:11

    Felipe, de fato muro é muro. Mas será que no Brasil não existem muros? E será que às vezes não são até piores? Nossas casas têm altos muros para nos proteger do que há "lá fora", jogando o "perigo" para o vizinho que não o tem. Há muros no Brasil escondendo favelas e separando comunidades. Condomínios fechadíssimos são um sonho de consumo de vários (fenômeno bastante estudado lá fora e que mostra uma face nada amigável do "brasileiro amigo de todo mundo"). Há cada vez mais carros blindados (o condomínio fechado indo passear). O conceito de muro pode ter bem amplo. Os eleitores que se sentiram perdedores na última eleição chegaram ao absurdo de propor um muro entre norte-nordeste e sul-sudeste-centro-oeste (eles esquecem que Aécio perdeu nos próprios estados, MG e RJ, e que Dilma obviamente jamais ganharia sem apoio dos estados mais ao sul). Talvez o brasileiro também tenha dentro de si essa vontade louca de se isolar, vendo no outro brasileiro o inimigo e o culpado por alguma coisa.

  38. Carlos Postado em 11/Nov/2014 às 10:32

    precisamos urgentemente de um muro desse com a Colômbia , o maior produtor de coca do mundo e com um governo que fecha os olhos para isso (dizem alguns que até apoiam)... Se houvesse controle da nossa fronteira, o Brasil seria outro

  39. MIRON Postado em 10/Nov/2014 às 20:13

    a separação humana começa com o muro do vizinho; se é assim com pessoas que se "conhecem", imagine com as que não...

  40. leonardo Postado em 11/Nov/2014 às 10:09

    Ainda bem que tu tem uma casa sem muros aonde todos podem ir e vir tranquilos rsrs

O e-mail não será publicado.