Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 25/Nov/2014 às 11:56
17
Comentários

Mujica: "Vida humana no México vale menos que a de um cachorro"

Mujica: México é um 'Estado falido' onde vida humana 'vale menos que a de um cachorro'. Declarações foram dadas ao comentar o desaparecimento dos 43 estudantes de Ayotzinapa. Para presidente uruguaio, situação mexicana é pior do que a vivenciada em uma ditadura

mujica méxico ditadura uruguai
Mujica diz que situação no México é ‘pior que a de uma ditadura’ (divulgação)

O presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, afirmou que a impressão que tem é de que o México é uma espécie de “Estado falido”. As declarações foram dadas em referência à crise vivenciada no país após o desaparecimento dos 43 estudantes da escola de Ayotzinapa, que ocorreu na cidade de Iguala, estado de Guerrero em outubro. De acordo com o mandatário, a vida humana no país “vale menos do que a de um cachorro” e situação é pior do que a vivenciada em uma ditadura, “que pelo menos tem enfoque político”, sendo que neste caso, trata-se somente de “corrupção” e “dinheiro”.

A entrevista foi realizada na sexta-feira (21/11) pela revista Foreign Affairs e divulgada neste domingo (23/11) pelos jornais mexicanos. Questionado sobre como se sentia tendo ele “vivenciado na própria pele a repressão política”, já que durante a ditadura militar uruguaia, Mujica ficou 14 anos preso, diante dos recentes acontecimentos no México, o presidente disse parecer que os poderes públicos estão “perdidos” e “totalmente fora de controle” no país norte-americano.

SAIBA MAIS: Conheça o caso dos 43 estudantes desaparecidos no México

Quase dois meses depois do desaparecimento dos jovens, nenhuma resposta considerada satisfatória pela sociedade foi dada. O que tem motivado uma série de protestos em todo o país.

Na avaliação do ex-guerrilheiro tupamaro, a situação mexicana é “pior do que uma ditadura” porque nas ditaduras, mesmo “sendo ferozes, pelo menos há um enfoque que pretende ser político”. Mas no país o que se vê “é corrupção, isso é um negócio, é dinheiro”, ressaltou.

Para Mujica, as pessoas boas do México devem esclarecer o assunto “caia quem cair, doa a quem doer e tenha a consequência que tiver”. Ele mencionou ainda as diversas valas comuns, onde foram enterrados diversos indigentes, encontradas na cidade de Iguala, onde sumiram os estudantes: “quer dizer que há mortos que não foram sequer reclamados. Então a vida humana vale menos que a de um cachorro. É muito doloroso ver o México”, disse.

De acordo com o mandatário uruguaio, apesar de ser um problema mexicano, a questão atingiu um nível que “ultrapassa o México”, sendo, por isso, “um problema de toda a humanidade”. Para ele, esse tipo de coisa não deveria ser permitida no mundo de hoje. “porque a civilização, que temos tem muitíssimos defeitos, mas o progresso e a marcha dessa civilização não têm que atar as mãos, essas coisas não podem ocorrer nos dias de hoje”.

Vanessa Martina Silva, Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. AQUINO Postado em 25/Nov/2014 às 13:39

    Triste a situação dos estudantes desaparecidos. Estamos vivenciando um Grande País que se encontra , sob a governança de um neoliberal, regime falido , onde os governantes não tratam a questão social como prioridade, que um povo tem suas necessidades , e etas estão entregues ao governante.NO MÉXICO, O QUE OCORRE É O DESTRATO LADO SOCIAL , SEMPRE DESPREZADO PELO GOVERNO NEOLIBERAL QUE SÓ QUEM GANHA SÃO AS CLASSES DOMINANTES " ELITES", E O POVÃO NÃO USUFRUI DE SEUS PLENOS DIREITOS, QUANDO TENTAM RECLAMAR POR ELES, ACONTECE O QUE ESTAMOS PRESENCIADOS COM O DESAPARECIMENTO DOS ESTUDANTES.

    • thales Postado em 25/Nov/2014 às 18:43

      Acho que o problema maior não é ser Neoliberal e sim o grande descasco do governo com a parte social e com o combate ao crime organizado quase manda no pais, e a corrupção desenfreada

  2. eu daqui Postado em 25/Nov/2014 às 13:57

    Uma pena ! É um dos lugares mais belos, exóticos e autenticos que já vi.

  3. Bruno Postado em 25/Nov/2014 às 14:28

    Esse é o amado capitalismo que muitos otários defendem:A vida HUMANA VALE MENOS QUE A DE UM CACHORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!México a caminho da segunda revolução!!!!!!!!!!!!!E a história não acabou.Está mais viva do que nunca!!!!!!!!!!!!!!!!!Viva o México!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. João Paulo Postado em 25/Nov/2014 às 15:11

    Ao ler reportagens sobre o México, sempre lembro de uma grande reportagem exaltando as relações com os EUA. Vivíamos na época do entreguismo e da quase adesão à Alca. Resolvi buscar na internet e encontrei sem dificuldades. Em 2001, a Veja publicou a matéria com o título "México dá olé": "Depois de se atrelar aos Estados Unidos, a economia mexicana fica do tamanho da brasileira e se firma como a mais dinâmica da América Latina" Na aula de geografia, os professores sempre ensinavam a diferença entre desenvolvimento e crescimento econômico. Parece que pouca gente aprendeu até hoje ou relegaram os simples conceitos aos livros.

  5. leonardo Postado em 25/Nov/2014 às 17:50

    Ainda bem que a violência não é problema no brasil.

    • Roberto Justus Postado em 25/Nov/2014 às 18:29

      cita a última vez que algo dessa magnitude aconteceu no Brasil. Esses quarenta estudantes desapareceram por motivos políticos.

      • eu daqui Postado em 26/Nov/2014 às 09:55

        Esta m é um dos países mais violentos do mundo. Deixa de ser ufanista e vai se resolver antes de resolver sua pátria, viralata!!!!!!!!

    • [email protected] Postado em 25/Nov/2014 às 18:30

      Muito menos de São Paulo!

  6. Marco Túlio Rocha Postado em 25/Nov/2014 às 18:27

    É fácil: liberem as drogas!

  7. coronel Postado em 25/Nov/2014 às 19:13

    Tem uma frase conhecida no mexico que diz, "Pobre México. Tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos."

    • eu daqui Postado em 26/Nov/2014 às 15:52

      Cresci escutando minha mãe falar isso...........

    • José Geraldo Gouvêa Postado em 26/Nov/2014 às 20:47

      Frase do Pacho Villa, um dos personagens mais fodásticos da história mundial.

  8. Izaac Carneiro Postado em 25/Nov/2014 às 19:54

    O problema é bem mais complexo e a cada dia o belo Mexico se torna pais sem dono. Na verdade o dono é o Capitalismo encabeçada pela NARCOPOLITICA pq estao todos intrrligados... É lamentavel.

  9. Mônica Mendes Martin Postado em 25/Nov/2014 às 20:22

    Vale isso no México? E no Brasil? https://www.youtube.com/watch?v=u747pzxJLf0&feature=youtu.be

  10. Andre CdE Postado em 01/Dec/2014 às 23:49

    Militar do EB assassinado na Maré (RJ) com tiro de fuzil na cabeça, disparado por BANDIDOS! Cadê os esquerdistas para reclamarem pela morte do rapaz? Cadê os direitos humanos? Cadê Maria do Rosário? Cadê Benedita da Silva? Cadê Chico Alencar? Seus vermes! Seus lixos!!!

  11. Renan Postado em 02/Dec/2014 às 10:55

    Isso vindo de um homem onde no seu governo foi aprovada a legalização do aborto no seu país mostrando que a vida humana no Uruguai vale menos que um orgasmo. Ou seja por mais que a situação no Mexico seja triste, o fato dele não combater o mal dentro de seu próprio terreno e de si mesmo, só faz dele um demagogo, e não precisamos de mais demagogos.