Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 25/Nov/2014 às 21:05
40
Comentários

A metáfora de Xico Sá para definir a hipocrisia da imprensa

Xico Sá, escritor e jornalista que recentemente se demitiu da Folha após ter um artigo censurado pelo jornal, resumiu a hipocrisia da imprensa brasileira com uma metáfora pontual

xico sá folha mídia
Xico Sá, escritor e ex-colunista da Folha (reprodução)

“Para os jornais a corrupção no Brasil é igual ao meu uísque: só tem 12 anos. Mais história e menos lorota, mais cadeia e menos caô de delação premiada”, disse o jornalista Xico Sá, em sua página no Facebook.

A metáfora perfeita sintetiza a hipocrisia da imprensa brasileira em relação à Operação Lava Jato, que tenta confinar as denúncias de corrupção aos últimos doze anos.

Esse esforço, no entanto, vem sendo dificultado pelas próprias revelações da operação. O lobista Fernando Baiano disse ter entrado na Petrobras em 2000, enquanto Pedro Barusco, o corrupto de US$ 100 milhões, confessou ter começado a coletar propinas em 1996.

Na última semana, o empresário tucano Ricardo Semler afirmou que ‘nunca se roubou tão pouco’ no Brasil como no período atual (confira aqui). “Onde estavam os envergonhados do país nas décadas em que houve evasão de R$ 1 trilhão – cem vezes mais do que o caso Petrobras”, questionou o empresário.

Demissão da Folha

Xico Sá pediu demissão da Folha de S.Paulo depois de ter um artigo censurado pelo jornal durante as eleições de 2014 (relembre aqui). No texto, o jornalista e escritor declarava voto em Dilma Rousseff no segundo turno e explicava as suas razões.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. André Anlub Postado em 25/Nov/2014 às 22:03

    Grande Xico!

  2. Juarez Alves Silva Postado em 25/Nov/2014 às 22:20

    Jornalista que se preocupa com noticia. Parabéns Chico.

  3. Leici Postado em 25/Nov/2014 às 22:37

    Folha, Globo, Estadão, Veja... para eles, corrupção é só no PT. "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma" (Joseph Pulitzer).

    • Juliana Postado em 25/Nov/2014 às 23:24

      Tem razão. Aliás, já está formando. É de meter medo!

  4. Marco Aurélio Postado em 25/Nov/2014 às 22:41

    E sempre assim, para desviar o foco do presente, fala-se sobre o passado. Estrategia tão antiga quando a corrupção.

    • manu Postado em 25/Nov/2014 às 23:20

      Não se tenta desviar, só se tenta colocar na cabeça desse povo que lê veja, que a corrupção não é só do PT e que o PSDB rouba muuuito, que o PSDB não é a solução pra nada, muito menos pra corrupção.

    • Roberta Santos Postado em 25/Nov/2014 às 23:31

      Marco Aurélio, você crê mesmo que a corrupção no Brasil só tem 12 anos??

    • Mauro Postado em 26/Nov/2014 às 02:01

      Povo que não conhece sua história, corre o risco de repeti-la...! Entendeu ou quer que desenhe?

    • Luís Cunha Postado em 26/Nov/2014 às 07:21

      É sempre assim, para desviar o foco do passado, fala-se somente sobre os últimos 12 anos. Estratégia tão antiga quanto a corrupção. ... Chegou a hora da maturidade, em que é necessário tirar o Manto da Honestidade dos políticos/partidos e investigar todos com a mesma eficácia e expor todos ao noticiário, com a mesma intensidade.

    • luiz pedro Postado em 26/Nov/2014 às 09:24

      A corrupção está arraigada desde o Brasil Colonial e mais foi importado pelos portugueses, um País que esteve sob regime DITATORIAL por 40 anos por quem??? pesquise.....

    • Sonia Postado em 26/Nov/2014 às 11:28

      Verdade, até quando vamos viver do passado.Creio que isso é uma nova forma para não puni-los, e continuar como está, sem que podemos dizer nada. Já cansei de ver esses gênios, nos chamar de coxinha, total despeito.......

    • Sidnei Santos Postado em 26/Nov/2014 às 14:02

      Marco Aurélio, quer dizer então, que se foi gestado e desenvolvido no passado não é importante? Seja , pelo menos, original.

    • juliano Postado em 26/Nov/2014 às 14:46

      o problema dessa direita incoerente é que passado só compreende o período antes de 2002, mas falar dos últimos 12 anos não é falar de passado. "não olhe no retrovisor, candidata... vamos falar do futuro" pffffffffffffffffffff

  5. José da Piedade e Silva Postado em 25/Nov/2014 às 22:44

    A safadeza começa em 96, mas só vale investigar os governos Lula/Dilma...Azeredo/Aécio....Nem pensar!!

  6. Allan Postado em 25/Nov/2014 às 23:06

    Se a corrupção na Petrobrás tiver 100 anos, punam todos, independentemente do partido.

    • Thiago Teixeira Postado em 27/Nov/2014 às 11:10

      Muito difícil. Nosso poder judiciário e mídia golpista de direita considera o coco do DEM / PSDB mais cheiroso.

  7. Antonio Carlos Postado em 25/Nov/2014 às 23:46

    A corrupção é secular. O PFL pra ser esquecido mudou de sigla e virou DEM, (ou demônios). O PSDB seu forte aliado ñ fez nada para ser bem lembrado.

  8. Zero Postado em 26/Nov/2014 às 00:54

    Ninguém disse que "quer desviar o foco do presente". Pessoas frustradas e aprioristas acabam enxergando intencionalidade em tudo. Talvez a maioria das pessoas que reclamam da imcompletude das notícias queiram o foco muito bem colocado no presente e também no passado. Se a corrupção não surgiu recetenmente, é necessário estirpá-la dos intestinos da sociedade, pois caso contrário prendem-se algumas estrelas do momento e não se estirma o mal. Principalmente se muitos dos que estão na pose de acusadores estiverem envolvidos com ela.

  9. Dino Postado em 26/Nov/2014 às 01:38

    "O pior é que afirmações como “nunca se roubou tão pouco” ou “mas todo mundo rouba” estão pegando. O melhor, vi na Globonews, é dizer, ao vivo e em plena luz do dia, que a culpa é do sistema. É o truque safado usado para amenizar o roubo - banaliza-se o crime até que os indignados se tornem o motivo de piada. A indignação, o desejo de punição, de justiça, é o que se espera diante de um escândalo em que foi desviado um valor maior do que o PIB de 100 países. E daí que a roubalheira não é nova? Em que isso muda a roubalheira e a má gestão atual? Outro truque sujo que mobilizou o público incauto: “Mas nesse governo pelo menos se investiga”. Não, não investiga. Negaram até o fim o envolvimento no escândalo. Foram os bandidos, usando o recurso da delação premiada, que trouxeram os nomes de agentes do PT e seus capangas. Ao chamar o escândalo de “apenas mais um” abre-se o caminho para novos crimes. Relativizar um roubo como esse, ou qualquer outro tipo de roubo, é muito perigoso. E aquele que relativiza um roubo deliberadamente deixa evidente a falha de caráter que tem. Reflexo, talvez, da inversão moral desses tempos que, em nome do partido, vale tudo, até vender a irmã no eBay." Trecho do artigo de Guy Franco que traduz tudo o que penso sobre esse escândalo e a tentativa de mais uma vez varrer para debaixo do tapete. Será que o fato de já haver acontecido no passado justifica se ter continuado nos últimos 12 anos?

  10. ricardo Postado em 26/Nov/2014 às 06:42

    bom, a tendência do que vai ser atacado é de quem está no poder, não adianta reclamar... Não era este cara que era comentarista esportivo e escreveu um artigo de política !?!?!?!?! Ele foi despedido porque ele era um incompetente não ficou na parte dele !!!! Agora virou vítima da "grande mídia direita e branca PIG" e está usando vocês para ajudar a justificar a incompetência dele...

    • Gerson Postado em 26/Nov/2014 às 06:58

      Mais um olhar vesgo

    • Júlio Postado em 26/Nov/2014 às 06:59

      Ricardo, para falar de Chico Sá, primeiro lave a boca. Pingos no Is. não foi demitido, ele era colaborador, e saiu por conta própria, apenas estava exercendo o direito de expressão. Segundo, nunca foi comentarista esportivo e sim, ele comenta qualquer assunto, pois é muito mais inteligente e estudioso que um bando de idiotas coxinhas no qual você com certeza está inserido.

    • Romildo Raimundo Postado em 26/Nov/2014 às 11:59

      Ele não foi demitido! Você não sabe ler? Ou tem como sua fonte de inspiração, a Revista Veja? Ele pediu demissão por ter seu artigo censurado. Não basta só ler, tem que ler e entender oq leu.

    • Dino Postado em 26/Nov/2014 às 23:34

      Ele realmente não foi demitido, assim como não foi censurado. Pelas regras do jornal ele não podia escrever o que queria na coluna e lhe foi oferecido outro espaço que ele preferiu não aceitar pois a possibilidade de usar o episódio para politizar o episódio, lucrar politicamente e ganhar atenção dos olhos distorcidos dos torcedores do petismo. Essa torcida organizada se vê nos comentários "bastante objetivos" postados aqui.

  11. Silva Postado em 26/Nov/2014 às 06:57

    ricardo, leia o texto, ele pediu demissão, não foi demitido, entendeu!Grande Xico Sá, faz tempo que essa imprensa além de golpistas, também são oportunistas.

  12. Marcelo Postado em 26/Nov/2014 às 07:37

    Acho o Chico um cara inteligente....Até concordo com ele sobre as décadas de roubo na Petrobras em vários governos.....inclusive do PSDB.....mas o que um jornalista não deve fazer mesmo com o pretexto da liberdade de expressão é divulgar sua intensão de voto.....acho que fica super tendencioso. Chico, sou seu fã....mas acho que na matéria censurada não deveria entrar dia intensão de voto.

  13. Mário Postado em 26/Nov/2014 às 08:05

    Curioso ele citar o uísque! (Piada interna)

  14. Salomao Postado em 26/Nov/2014 às 08:19

    Grande Xico, coragem e determinação naquilo que acredita. Essa atitude só demonstra uma verdade esquecida.: Nesta sociedade não existe imprensa que relate os fatos e que cumpra seu papel social com imparcialidade ! O que existe, como sempre, são grupos econômicos que defendem seus interesses e que atacam de maneira implacável seus desafetos.

  15. Nilo Roberto Moura vargas Postado em 26/Nov/2014 às 10:11

    já é mais do que escancarado que existe uma orquestra da oposição junto com a grande mídia tentando derrubar a decisão do povo,e também já está mais do que na hora do governo começar a reagir e colocar cada um no seu devido lugar e com punições exemplares,senão o povo começa a pensar que o governo perdeu a autoridade,as pessoas precisam entender que liberdade de expressão não combina com falta de respeito e é bom que se diga para aqueles que se julgam os mais informados e os melhores em posição social pelo fato de ter um poder aquisitivo previlegiado,que respeito é uma coisa que os eleitores da Dilma não só conhecem muito bem como é capaz de ir até as últtimas consequencias para preservá-los...fica o recado!

  16. Odair José Luciano Postado em 26/Nov/2014 às 10:22

    Tenho quase 70 anos. Vejo isto desde que comecei a ler, e o bandido preferido era o Ademar de Barros. Não me iludo. Não aplaudo novos heróis. Detesto facístas. Acompanhei a trajetória de um político que segundo dizem o Maluf pagava placê para ele. Quando jovem tinha apenas um fusquinha 67, deixou bilhões para a família brigarem na dita justiça. Se Maluf debocha ostensivamente e transita livremente no Brasil, que juízes são este que somente veem de um olho. Ou são cegos, ou caolhos ou me engam. Me enganam, mais eu "não gosto!"

  17. Luna Postado em 26/Nov/2014 às 10:29

    Acho um absurdo esse retardado do Ricardo referir-se ao Xico Sá como incompetente. Um dos maiores intelectuais desse pais! É aquela coisa, chamar o cara de incompetente é fácil, quero ver é conseguir chegar até onde ele chegou, e ser tão brilhante e inteligente quanto. Salve o velho e grande Xico Sá!

  18. Mardegan Postado em 26/Nov/2014 às 10:39

    Eu, se fosse voce, entraria no site do banco mundial ( nao seria PIG, nem Blogueiro pago ) e colocaria a evolucao dos indices que voce diz estar ruim so para mostrar que estou com a razao...A nao ser que ache que o banco mundial foi aparelhado.... ( E OLHA QUE TEM CHANCE DE ESCOLHER SO OS RUINS PRA POSTAR, Infelizmente 3 dos quatro que citou voce vai ter que excluir ) http://data.worldbank.org/

  19. Sergio Postado em 26/Nov/2014 às 11:03

    Quando a FOLHA diz para o Chico que ele não pode usar sua coluna para declarar seu voto, (critério para todos os colunistas), ela é fascista e tendenciosa. Mas quando oferece espaço para colunistas como Claudio Abramo, Guilherme Boulos, João Pedro Stédile, Clóvis Rossi, etc. etc. é o que? O Chico tem qualidades sim, tem um texto ótimo, mas dai a ser mártir, é viadagem. O cara é um porra loka, um bicho grilo deslocado. O lance com a folha é o seguinte. A empresa tem regras, não concorda, cai fora. Mas não vem com essa de perseguido, de injustiçado. Quanto a corrupção, o fato de se estar investigando e encontrando provas dela nos últimos dose anos não prova que ela só existe agora. Só prova duas coisas: Que este governo e seus asseclas se acham acima do bem e do mal e que acima de tudo, que são de uma incompetência atroz. Paulo Maluf esta sendo acusado de corrupção desde os anos 1970 e só agora conseguiram algumas coisinhas que nem arranharam seu prestigio, até porque os donos do poder foram pedir seu apoio nas duas últimas eleições.

  20. Rogério Augusto Postado em 26/Nov/2014 às 13:01

    Comecei a votar no PT desde o seu começo, por acreditar que seria um Partido que tentaria acabar com a corrupção no Brasil, mas hoje só lei que o escândalo TAL começou no governo FHC, que o escândalo do mensalão já era praticado desde o governo FHC, que o escândalo da Petrobras começou no Governo FHC. Bem eu votei no PT para acabar com isso e não para continuar fazendo o mesmo. Bem hoje não voto mais no PT, que para mim é PT Partido Traidor.

  21. Gianni Postado em 26/Nov/2014 às 13:06

    Independente de de tempo, época ou era em a corrupção existiu ou existe, ela deve ser exterminada. Todos sabemos que a corrupção esta na história do brasil, mas ainda assim temos que fazer para que ela acabe.

  22. AQUINO Postado em 26/Nov/2014 às 13:38

    SABEMOS QUE A JUSTIÇA SEMPRE ESTEVE DO LADO DAS ELITES, E SE ISSO AINDA CONTINUA, QUEM É QUE VAI TER CORAGEM DE IR CONTRA ESSA MÍDIA QUE DOMINA O NOSSO BRASIL, ENCHENDO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM NOTÍCIAS SOMENTE DE SEU INTERESSE?

  23. Eddie Postado em 26/Nov/2014 às 13:47

    Na verdade, eles estão é indignados pela perda. Querem as suas tetas de volta de qualquer jeito!

  24. Luiz Parussolo Postado em 26/Nov/2014 às 13:59

    O Brasil acabou finalmente prendendo o bico no sal borracha do fundo do oceano porque não conseguimos ver além dos usos e costumes por falta de razão. Daí os espertos que aprendem desde 1531 não preverem os perigos nas audácias e o bico do país acabou preso e o negócio que já tinha degungrelado há décadas ou séculos agora nem Deus, este muito menos porque o país dominante é materialista e politeísta, vai pode fazer algo. Existe mais ou menos 4% de seres brasileiros, o restante de nós somos entes um pouco mais evoluídos pela mente mais desenvolvida - grande maioria de natureza delinquente, aventureira e predadora - e a independência dos membros superiores com língua e palato redondos. Os seres distinguidos pela essência cuja racionalidade dá-lhes sensibilidade, entendimento e juízos aos pouco estão deixando o país para salvar suas famílias e estamos sendo transformados em um território de brutos onde ordenamento jurídico e estado são distantes demais e transcendentais para nosso sistema nervoso comparativo eminentemente empírico. Os poderes, as instituições, o sistema educacional e o espaço econômico estão quase totalmente conquistados. Brasileiro sempre enriqueceu às custas de pilhagens, grilagens, monopólios, especulação, escravidão e exploração do trabalho e conhecimento alheios, encostando em estatais e cargo públicos, erário e dinheiro público, partidos políticos e investiduras políticas, poderes em geral e sobre o fracasso alheio. Existe, sim, muita gente que não participa ou presta serviços sem se envolver. Porém, só por ser indiferente, omisso e covarde é tão inferior e sujo como os que praticam. Brasileiro é em grande maioria bárbaro e destituído de essência, principalmente as aristocracias e classe média não conseguindo sensibilizar e entender racionalmente, porisso é um dos países mais materialista do mundo e precário em criação, descobertas, capacidade admi9nstrativa e gerencial, produção e patentes. Deixa a entender que os fatores de especulação, corrupção, destruição do meio ambiente e de estruturas, busca de ganho fácil, tendências a práticas de atividades ilegais tem a ver com as deficiências derivadas da ausência de razão. Também um país de estrutura picareta sem capacidade de auto suficiência e independência. Sempre contesto o tratar o Poder Judiciário brasileiro por "justiça". A justiça é transcendental e só racionais de grandes juízos para sensibiliza-la é capaz de argumentar e abstrair com o senso necessário e um Poder constituído de materialistas dogmáticos e pragmáticos que se sustentam na percepção como a maciça maioria dos que praticam o direito no Brasil jamais poderão pelo menos assimilar sua transcendentalidade muito além do senso comum.

  25. wagner Postado em 26/Nov/2014 às 19:41

    Alguém poderia esclarecer para onde foram os recursos oriundos das privatizações: Usiminas, RFFSA, Telebrás, Vale, Eletropaulo etc?

  26. Riobaldo Antunes Postado em 15/Dec/2014 às 07:31

    Convite para a leitura e o debate entre a socióloga pós-doutorada e um mero livre-pensador: OS DEVOTOS DE “SÃO MARX DA MAIS VALIA”, O NEOLIBERALISMO E A LÓGICA. http://goo.gl/72C8k7