Nicolas Chernavsky
Colaborador(a)
Compartilhar
Lula 18/Nov/2014 às 10:44
85
Comentários

Lula pode ser o novo secretário-geral da ONU?

Algumas particularidades na conjuntura internacional favorecem a possível eleição de Lula para o Conselho de Segurança da ONU

lula secretario geral onu

Nicolas Chernavsky*

Para analisar as chances de Lula ser eleito secretário-geral da ONU, primeiro é preciso saber como se elege a pessoa para este cargo. O mecanismo é basicamente que o Conselho de Segurança da ONU deve indicar um nome e a Assembleia Geral da ONU deve aprová-lo. O Conselho de Segurança da ONU tem 15 membros, dos quais os cinco membros permanentes (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) têm direito a veto. Quanto a uma candidatura de Lula, na prática isso significa que a chave para sua eleição seria que nenhum membro do Conselho de Segurança vetasse seu nome, uma vez que numericamente, tanto entre os 15 países do Conselho de Segurança quanto na Assembleia Geral da ONU, Lula dificilmente não conseguiria aprovação.

O mandato do atual secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vai até o final de 2016. Assim, a escolha formal de quem vai sucedê-lo ocorrerá em meados de 2016, daqui a aproximadamente 1 ano e meio. O mandato é de 5 anos renovável por mais 5, pois apesar de formalmente não haver um limite de mandatos consecutivos, o limite de dois mandatos tem sido uma tradição muito forte quanto ao cargo. Assim, os próximos 10 anos do cargo mais importante da ONU podem estar em jogo, e nesse caso, mesmo 1 ano e meio antes da decisão final, as negociações quanto às candidaturas já estão ocorrendo com relativa intensidade.

Uma vez que o desafio principal da eventual candidatura de Lula seria não ter o veto de nenhum dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, é preciso analisar as condições políticas de cada um desses cinco membros. É aí que reside a grande particularidade deste momento histórico que favorece a eleição de Lula. Nos Estados Unidos, é Barack Obama, do Partido Democrata, e não um presidente do Partido Republicano, que será o chefe de Estado do país durante todo o processo de negociação e eleição. Na França, é François Hollande, do Partido Socialista, que em 2012 venceu Nicolas Sarkozy e encerrou 17 anos seguidos em que os conservadores estiveram na presidência do país, que será o chefe de Estado no processo. No Reino Unido, haverá eleições gerais em maio de 2015, e o favorito para ser eleito primeiro-ministro é o atual líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband, que disputará o cargo com o atual primeiro-ministro do Partido Conservador, David Cameron. Se Miliband vencer, estará no cargo desde um ano antes da escolha de próximo secretário-geral da ONU, ou seja, será a liderança decisiva do Reino Unido quanto à posição do Reino Unido. Na Rússia, o presidente durante todo o processo será Vladimir Putin, que muito dificilmente vetaria o nome de Lula, não só pela questão dos BRICS, mas por questões geopolíticas até mais amplas. Quanto à China, o nome de Lula atenderia a requisitos importantes do país, como o aumento da inserção da China na economia mundial através das parcerias globais que o país está estabelecendo com países de todos os continentes, incluindo fortemente América Latina e África.

Leia aqui todos os textos de Nicolas Chernavsky

E qual é a importância de ser secretário-geral da ONU? Hoje em dia, há diversos temas de enorme importância que por sua natureza precisam de uma instância global de administração, porque afetam necessariamente a todos de uma forma intensamente difusa e inter-relacionada. Como exemplo posso citar três assuntos, importantíssimos. A preservação do meio ambiente (dentro da qual se inclui o aquecimento global) a gestão do armamento nuclear (que tem o potencial de destruir a civilização humana) e a administração da Internet (pela exponencial interconexão que gera entre as populações dos países). O mundo precisa de uma ONU que cumpra seu necessário papel, e por isso um secretário-geral que a faça funcionar com legitimidade popular e poder institucional relativamente efetivo é fundamental neste momento da história.

E qual seria o caminho concreto mais efetivo para que Lula fosse eleito secretário-geral da ONU em 2016?

Obviamente, o próprio Lula teria que aceitar se candidatar. A única possibilidade disso acontecer me parece que é a formação de um movimento mundial em torno de seu nome composto de duas vertentes essenciais: 1) a formação e divulgação de uma lista de mais de 100 chefes de Estado e de governo do mundo apoiando a escolha de Lula como o próximo secretário-geral da ONU. 2) a expressão, organização e articulação popular em todo o mundo, especialmente na Internet e particularmente nas redes sociais – espaços em que os povos da Terra poderão se comunicar e se organizar mais eficazmente para ajudar a colocar no principal cargo da instituição uma pessoa que já provou que é capaz de se tornar o primeiro líder genuinamente mundial da história deste pálido ponto azul da nossa galáxia.

*Nicolas Chernavsky é jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP), editor do Cultura Política e colaborador do Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. José Ferreira Postado em 18/Nov/2014 às 11:36

    Teremos o m.en.sa.lão global com o L.ul.a na ONU. Se esse cara for um dia eleito para esse cargo a ONU vai "ladeira abaixo".

    • João Carlos Postado em 18/Nov/2014 às 14:29

      Deprimente é saber que com tanta informação disponível, temos que ler comentários rasos e sem nenhum embasamento como o seu. Desculpe se fui agressivo, mas não dá mais pra ouvir bradarem tanta ignorância por aí.

      • Fatima Postado em 19/Nov/2014 às 11:16

        Apoiado!! Seu comentário me representa.

      • Rosali Cantlin Postado em 19/Nov/2014 às 17:18

        João Carlos, o comentário da Suely não é raso ou sem embasamento. O presidente dos USA, Barack Obama, em reunião do G-20 HQ, em abril de 2009, se referiu a ele como: "It's my man. I love this guy.He's the most popular politician on earth". E aí? Precisa mais embasamento? Quem foi mesmo que bradou iguinorância agora?

    • Karina bb Postado em 18/Nov/2014 às 18:25

      AIIIII AGORA Q FHC TEM UM INFARTO DE tanta inveja kkkkk neh sr jose ferreira kkkkkkk

      • Flora Beliski Postado em 18/Nov/2014 às 21:28

        FHC PIRA DE VEZ KKKKKKKKKKKKK LULA NA ONU ??? SE FHC NÃO INFARTAR COM ESSA ELE COME A PRÓPRIA LÍNGUA KKKKKKKKKK

      • Fatima Postado em 19/Nov/2014 às 11:18

        kkkkkkkkkk agora que os coxinhas piram mesmo um seme analfabeto sendo sondado pela ONU um Silva do Nordeste kkk e ai FHC fazer o QUE???

      • ana paula castelo Postado em 19/Nov/2014 às 19:13

        É MESMO...KKKKK

    • Vanderlei Postado em 18/Nov/2014 às 19:25

      E verdade, igualzinho o que está acontecendo no Brasil neste 12 anos. Acabou o problema da fome e este deverá ser de ordem mundial,

    • Vanderlei Postado em 18/Nov/2014 às 19:26

      LULA na ONU os coxinhas vão se jogar da ponte.

      • Delzalu Postado em 18/Nov/2014 às 23:51

        Depois de ler comentários tão 'sem base e de extrema ignorância' já imagino que os coxinhas vão é virar f.a.r.o.f.a!!! Lula lá... Na ONU. Orgulho-me.

    • paulo Postado em 19/Nov/2014 às 11:21

      Ignorante peéssedebista!

    • Paulo Postado em 19/Nov/2014 às 11:43

      ô dor de cotovelo, aceita que doi menos....kkkkk

    • Suely Postado em 19/Nov/2014 às 12:43

      Lula não é peixe pequeno não. É muito mais respeitado lá fora do que aqui.

    • Gerson TF Postado em 19/Nov/2014 às 16:37

      Pobre José... Tem lido muito a Veja, meu caro? Acompanha o Jornal Nacional todos os dias? Acho que você comentou no site errado! Tente despejar suas asneiras no Globo Rural, pois aqui não há lugar para teleguiados de direita.

      • MIRON Postado em 22/Nov/2014 às 09:15

        Os teleguiados pelas Globos e Vejas da vida... uns cagões de Direita, isso sim...E como disse Marilena Chauí: essa classe média arrogante, ignorante e egoista... E eu acrescento com louvor: insensível à dor alheia...

    • Gerson TF Postado em 19/Nov/2014 às 16:41

      Respeite o presidente Lula, seu nada. Você sabe quem indicou o Joaquim Barbosa para o STF? Pois é. Foi o presidente Lula. Sabe em quem o mesmo Barbosa votou nas eleições presidenciais (conforme ele próprio declarou)? Pois é, foi exatamente em Lula e em Dilma. Fora fascistas, fora direita e fora mídia teleguiada. Não à ditadura e aos reacionários inconsequentes que querem nos impor mais 20 anos de tortura e miséria.

    • Eumez Digitado Corretamen Postado em 19/Nov/2014 às 17:47

      Propõe o Aécio e o FHC. Vai.

    • PJ Artmanha Postado em 20/Nov/2014 às 00:55

      Os EUA vão parariam esse safado com certeza, ele não teria tanta cara de pau de se candidatar, seria zuado demais, deixa esse site zinho de merda escrever o que quiser.

    • Luiz Menezes Postado em 30/Mar/2015 às 22:44

      A ONU já está ladeira abaixo faz muito tempo, inclusive passando pelo estágio de estagnação ao permitir que os USA invadissem o Iraque sem um consenso na autorização devido às escabrosas arbitrariedades que ocorreram no processo. O Lula levantaria a moral dessa Entidade sofrida pelas pressões dos corruptos! É simples assim!

  2. Simone Postado em 18/Nov/2014 às 11:57

    Começou o negativismo cultural do povo brasileiro.

  3. Thiago Teixeira Postado em 18/Nov/2014 às 12:02

    Atenção Atenção!!!!!!!!!! Corram para comprar estoques de esparadrapo, pois haverá seções de CORTE AOS PULSOS em MASSA dos COXINHEITORS!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • poliana Postado em 18/Nov/2014 às 12:27

      Thiagoooooo!!!! Pensei a msma coisa meu caro! Kkkkk..a coxinhada cometerá suicídio coletivo!!!!!! Huahua..cara, imagine só o lula, aquele q barak obama chamou " o cara", for eleito secretário geral da ONU!! e o desespero do pig e do psdb gente!! Meu deus, n consigo nem imaginar esse feito. Seria demais! Kkkkkk

    • Deisi Postado em 18/Nov/2014 às 14:05

      Não Thiago, coxinha é covarde, o máximo que são capazes de fazer é chorar na cama que é quentinho, ou se enforcarem em um pé de alface.

    • Helena/S.André SP Postado em 18/Nov/2014 às 14:35

      É isso aí, Thiago! Vai ter gente morrendo de inveja. Queria ver a cara do invejoso FHC e do Jorge Bornhausen. Vai ser a glória!

    • Milena Blarke Postado em 19/Nov/2014 às 12:43

      Vão abrir petição na we the people de novo, falando que a ONU se tornaria "bolivariana", porque é só o que esses caras sabem falar.

    • juca deschamps Postado em 19/Nov/2014 às 13:35

      Prá quem gosta de merda, taí um banquete!

    • Jorge Postado em 21/Nov/2014 às 18:03

      PETROLÃO

  4. leonardo Postado em 18/Nov/2014 às 13:27

    Tomara que lula seja eleito e que vá dialogar pessoalmente com o estado islâmico.

    • Mario Postado em 18/Nov/2014 às 14:33

      Sua frase já diz tudo sobre você: raso. Tente novamente e, por gentileza, desenvolva mais o pensamento.

      • Fatima Postado em 19/Nov/2014 às 11:23

        Toooooooooooooooooooma!! kkkkk inveja mata .Adorei sua resposta pra esse coxinha oculto kkkkk

  5. Eduardo Postado em 18/Nov/2014 às 13:38

    NÃO QUERO NEM SABER SE VAI OU NÃO, EU QUERO É QUE ELE NÃO ACEITE.... ELE TEM É QUE SER NOSSO PRESIDENTE EM 2018.....OU VOCÊS ACHAM QUE TERÃO MOLEZA.... TUCANO SÓ NA FLORESTA....

    • Andre CdE Postado em 19/Nov/2014 às 05:27

      Criticar o PT faz a pessoa ser automaticamente um psdbista?

      • Thiago Teixeira Postado em 19/Nov/2014 às 11:22

        Sim. E coxinha.

      • Andre CdE Postado em 19/Nov/2014 às 14:06

        Qtos partidos políticos existem no Brasil? Só 2?

  6. Eduardo Postado em 18/Nov/2014 às 13:40

    para isto tem que ter provas contra ele, e isto é igual a projetos de um certo candidato. Não tem.

    • José Ferreira Postado em 18/Nov/2014 às 16:00

      Tem sim, mas o PT faz de tudo para não serem aprovados.

  7. Guilhermo Postado em 18/Nov/2014 às 13:56

    Vergonha da humanidade caso isso venha a acontecer.

    • Deisi Postado em 18/Nov/2014 às 14:07

      Inveja de coxinha se isso acontecer, chora, chora, chora, Coxinhada recalcada.

      • João Carlos Postado em 18/Nov/2014 às 14:31

        Deisi, não é coxinha, é só desinformado.

      • Guilhermo Postado em 18/Nov/2014 às 16:05

        Só faltou me mandar "beijinho no ombro pro recalque passar longe"! Mas sério Deisi, não acho que o Lula seja uma boa opção para ocupar o maior cargo da ONU. Também não creio que isso algum dia vai acontecer... Agora, se acontecer, sentirei um pouco de vergonha da humanidade, mas seguirei minha vida. ;-)

    • Fatima Postado em 19/Nov/2014 às 11:26

      Vergonha a humanidade tem é de voce. Todo mundo orgulhoso pq um homem como LULA ser sondado pra ONU e vc com esse mimi bem se vê ja esta chorando por conta. chere coxinha o choro é livre enquanto isso ORGULHO desse analfabeto; do Brasil para a ONU

    • Asdrubal Floriano Lanpeta Postado em 19/Nov/2014 às 13:58

      Vergonha deves ter na tua incapacidade de realizar 5% do que ele fez...

  8. Deisi Postado em 18/Nov/2014 às 14:17

    Se isso acontecer acho que o FHC, que morre de inveja do Lula não aguentaria, morreria sim desgosto.

    • Deisi Postado em 19/Nov/2014 às 11:02

      Guilhermo, você pode achar que ele não seja uma boa opção, eu acho excelente, um retirante nordestino que foi presidente do Brasil por duas vezes, seus programas sociais, tem reconhecimento da ONU. Recebeu 28 títulos Doutor Honoris Causas, é um grande líder político, mesmo com todo o PIG e seus golpes eleitoreiros conseguiu reeleger a Dilma. Depende de ponto de vista, Mas gostaria que ele não aceitasse, porque quero ver ele subir a rampa do planalto em 2018. Só resta seguir sua vida mesmo, eu sigo a minha, com um grande orgulho de ter o Lula com um brasileiro que diminuiu a miséria no país. Já que insiste, "beijinho no ombro que o recalque passa longe".

  9. João Carlos Postado em 18/Nov/2014 às 14:30

    Se você afirma isso, deve ter provas. Tem? Se não tem...

    • Paulo R.K Postado em 19/Nov/2014 às 14:33

      Tem e concretas só visitar o aeroporto e ver se tu entra na fazenda do TITIO...

  10. Alberto Postado em 18/Nov/2014 às 14:51

    Quanta inveja e despeito , kkkkkkkkk

  11. Laila Fernandes Postado em 18/Nov/2014 às 15:17

    Só de fazerem a matéria a tucanada começa a ficar nervosa... Se for eleito então... Já estou imaginando a cara do príncipe da privataria e do Aecínico.... Se ele for eleito vai ser maravilhoso!!! Não só para o Brasil, mas para o mundo... Lulaaaa.... Dilmaaaa.... É a revolução silenciosa da classe trabalhadora.

  12. paulo angelo do vale Postado em 18/Nov/2014 às 15:36

    Lula é apessoa ideal para este cargo. Tem a simpatia da maioria do mundo e os cinco grandes não demonstram que Lula lhes é antipático. Muito pelo contrário! E Lula vai colocar o Brasil onde nem sonhou estar. No topo do mundo diplomático! Viova o Brasil!

    • Andre CdE Postado em 19/Nov/2014 às 06:28

      Aí que tu se engana, meu caro! O Brasil sempre sonhou com isso. Desde Getúlio Vargas há o sonho, por exemplo, de ter fazer parte do Conselho Permanente de Segurança da Onu.

  13. Marcos Postado em 18/Nov/2014 às 15:47

    Parem. O próprio Lula já disse que não quer saber disso. Ok, no jogo político vale até dizer que não quer enquanto se costura a aliança pra depois dizer "todos me pediram, fui obrigado a aceitar". Mas, principalmente, vejam o histórico do cargo. Quase todos os secretários-gerais foram diplomatas de carreira ou chanceleres. E o mais importante: nenhum deles havia exercido um cargo de chefe de Estado ou de governo antes de comandar a ONU (um deles se elegeu presidente depois de deixar a ONU, outro disputou uma eleição mas perdeu). Ou seja, o histórico do Lula não se é adequado. Por mais que eu goste da ideia.

  14. marizete ribeiro Postado em 18/Nov/2014 às 20:39

    Lula pode tudo que ele quiser, Secretário da ONU, Presidente do Brasil, Lula é o cara e tem a cara do Brasil.

  15. AlexSilva Postado em 18/Nov/2014 às 21:08

    Concordo com vc Luís... vai com Deus. Aliás se depender de mim começo a campanha agora mesmo... kkkkkkk

  16. Flora Beliski Postado em 18/Nov/2014 às 21:30

    TA AI UM INVEJOSOS KKKKKKKKKKKKK CESAR VÃO TER QUE ENGOLIR MAIS ESSA KKKKKKKKKKKKKK

  17. Fabricio Moreira Postado em 18/Nov/2014 às 23:31

    Se ele conseguir certamente ganhará o Prêmio Nobel da Paz, aí meu amigo, FHC, Serra, PSDB e quadrilha ilimitada não se conterão em inveja.

  18. Andre CdE Postado em 19/Nov/2014 às 06:23

    Que vá pra ONU! Assim não se candidata a presidentE de novo. Vá enganar os trouxas lá de fora dessa vez!

  19. Luiz Carlos Soares Postado em 19/Nov/2014 às 10:58

    Ainda daria tempo de ele fazer um curso intensivo de inglês e outro de relações internacionais, pois o que parece é que durante tanto tempo em que teve tempo disponível, nem ele nem sua mulher, pensaram em estudar um pouco para se habilitarem a grandes saltos. E não me venham dizer que é o resto do mundo que precisa aprender o português de Garanhuns prá entenderem o que ele fala!

  20. Caio Postado em 19/Nov/2014 às 11:01

    Interessante. Mas não acho que o Miliband bate o Cameron.

  21. Douglas Postado em 19/Nov/2014 às 11:02

    Pronto! o Banco mundial que se prepara para a pilhagem: ATENÇÃO SENHORES COLABORADORES DO BANCO MUNDIAL: FECHEM AS PORTAS QUE O BARBA ESTÁ QUERENDO VIR POR AQUI!

  22. Isabel Postado em 19/Nov/2014 às 11:08

    Eu Espero tanto que Lula nao aceite pois precisamo dele no Brasil/ América Latina!!!

  23. Edson Antunes Postado em 19/Nov/2014 às 11:23

    aguenta o despeito dos coxinhas!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!

  24. Marcelo Quintão Postado em 19/Nov/2014 às 11:34

    Em termos de forças progressistas, Lula protagonizou a maior decepção histórica deste país ao jogar por terra todo o apoio dos que esperavam dele tudo que o PT prometeu antes de chegar ao poder.

  25. daniel lima Postado em 19/Nov/2014 às 11:39

    IsTo é uma discussão sobre futuro do Brasil/ humanidade ou uma bando desorganizado cheio emoções reprimidas querendo esbravejar sua insatisfação consigo? Por gentileza e preservação cognitiva, sustentem argumentos que não se restrinjam a luta coxinha X petralha. Já deu, a humanidade é muito mais que o meu próprio umbigo. Vou parafrasear o grande filósofo inglês Bertrand Russell : "Opiniões defendidas apaixonadamente são aquelas para as quais não há boas justificativas."

  26. Carlos Postado em 19/Nov/2014 às 12:01

    Olha, considerando todas as particularidades conjunturais elencadas pelo autor do artigo, até eu poderia ser cotado para o cargo. Mas afinal, de onde surgiu essa ideia?

  27. Joel Postado em 19/Nov/2014 às 12:02

    Deixa o Lula aqui, 2018 está próximo.

  28. Carlos Eduardo Postado em 19/Nov/2014 às 13:39

    Aí os coxinhas piraaaaa!!!!!!!!!!!!!!

  29. zero Postado em 19/Nov/2014 às 13:59

    Seria o máximo ! Sö isso ! O resto já disseram . E olha seria uma grande escolha.

  30. Gerson TF Postado em 19/Nov/2014 às 16:33

    Apesar das armadilhas da direita fascista e da mídia comprometida, o mundo viu as mudanças que transformaram o Brasil em um país de gente livre e não de exploradores e explorados. Os reacionários, torturadores e órfãos da ditadura vão babar de ódio! Chupa essa bala, FHC! Chupa, direita!

  31. Gerson TF Postado em 19/Nov/2014 às 16:43

    Não antes de você e das pessoas que você defende, meu caro. Informe-se antes de opinar. Obviamente, não vale ler a Veja ou a mídia comprometida. Informe-se aqui, neste site mesmo.

  32. Luiz Vieira Postado em 19/Nov/2014 às 17:22

    Depois daquela história com a Libia e Irã, vocês acham mesmo que os EUA vão votar sim pelo nome dele? Tenho minhas sinceras dúvidas.

  33. Oaladino Dendriticus Postado em 19/Nov/2014 às 17:50

    Isso é injúria. Dá cadeia. Quem sabe você esteja interessado numa celinha.

  34. MALU Postado em 19/Nov/2014 às 18:59

    E viva o Brasil! para aqueles que querem tudo para si, para seus filhos e /ou seus parentes, casa, bom emprego, curso superior, formação profissional. Lula chegou e fez com seu projeto de governo , sem ninguém precisar ir embora do Brasil, "todos são brasileiros e tem direito a estudo, trabalho e casa própria, energia, saúde...

    • Rosane Postado em 20/Nov/2014 às 06:23

      Olha só MALU, fala por ti. Eu tenho 49 anos e trabalho desde os 12 anos. A minha casa ninguém me deu não, foi fruto do meu trabalho. Quanto à saúde, bem.... fazem cinco anos que espero me chamarem para uma consulta no otorrino, faz uns três que espero por um exame que meu ginecologista pediu. Algumas coisas melhoraram sim, mas não está esta maravilha toda não.

  35. Georges Postado em 19/Nov/2014 às 19:10

    Hahahaahahahahahahah..... os coxinha pira! E aquele sociólogo que um dia passou na porta da Sorbonne agora vai praticar o tão esperado "harakiri à baiana"!

  36. Rocha Postado em 19/Nov/2014 às 19:43

    Lamento tanta baixaria. Será que alguém aí acredita que coisa errada, corrupção e coisas do gênero só acontecem agora? se pensam, desculpem, mas vocês são todos SEM NOÇÃO. Quanto ao ex presidente Lula, querendo vocês ou não, querendo a tucanada depenada ou não, LULA foi o ÚNICO PRESIDENTE NA HISTÓRIA DESSE PAÍS, que nos tirou das rédeas do massacre do FMI e dos mandos e desmandos dos EUA. Deixou nosso país e nosso povo de cabeça erguida perante o mundo, deixando de ser submisso, de andar de joelhos e pires nas mãos. Gostem ou não, no mundo inteiro, os presidentes, até os dias atuais RESPEITAM esta figura. Portanto queridos irmãos, sejamos críticos quando necessário, mas com respeito e responsabilidade. Quem aí quer ser chamado de ladrão? cade a prova, quem tem na mão ou presenciou o mal feito? não se acusa absolutamente ninguém de nada sem que tenhamos a prova concreta. E não adianta acusar por que alguém falou ou disse que viu alguma coisa. TEM QUE TER A PROVA. QUEM TEM? e se tem, porque até agora nunca apresentou? só fala. Procurem algo de útil e decente para fazer. Honrem a nação, e se valorizem como povo educado e culto que vocês se dizem.

  37. Giliard Postado em 19/Nov/2014 às 20:20

    Pq a galera fica pensando na inveja, que os outros vão ter!!! Que povo louco!!! Hahahahahahah não vai mudar nada em minha vida nem na de ninguém!!! Se não mudou até agora não muda mais!!! Eles hahahha todos milhonarios e eu cada vez pior!!! Esperos que vcs tenha melhorado !!! Pq comigo não muito bom não!!! Boa sote a todos!!!

  38. Ricardo C. Bergamaschi Postado em 19/Nov/2014 às 20:30

    Não acho que Lula seja "o cara", mas ainda assim é melhor que os ultra-direitistas que põe o mundo a lamber as botas americanas...

  39. Rosane Postado em 20/Nov/2014 às 06:16

    No Brasil agora é assim, se você ama o PT, então tu és um cidadão esclarecido, inteligente e coisa e tal. Se não ama é coxinha, imagino que ser coxinha é fazer parte da classe média pra cima, ser do PSDB e amar o FHC. Quem não faz parte de nenhum dos dois grupos devem ser ET's vivendo clandestinamente neste país. Esse é o meu caso. Sou pobre, mas não recebo bolsa familia, minha mãe é analfabeta e meu pai era semi analfabetol.Trabalho desde os 14 anos, completei os estudos as minhas custas, meu único bem é uma casa que comprei com o dinheiro do meu trabalho. Portanto não sou coxinha, e tb não amo o PT. Agora vamos ser realistas, o Lula como secretário Geral da ONU é uma piada, e de mau gosto. Mas, como o PSDB quer muito voltar a governar o Brasil ter o Lula bem longe seria bem bom pra eles, e pros desvairados dos petistas ter o "LULA LÀ" seria a glória, eles até se uniriam por essa causa. Resta saber quantas petrobrás mais vão ter que ser desmanteladas pra comprar os votos para eleger o Lula.

    • Sérgio Salvador Postado em 03/Dec/2014 às 18:33

      . Você é daqueles oprimidos que amam seu opressor. Pensa que assim será um deles. Pibre diabo, tolo e enganado ...

  40. Gilmar Francischini Postado em 20/Nov/2014 às 13:01

    Esses São os meus Presidente - LULA DILMA - SEMPRE - Estamos com vocês - E o Povinho do PSDB piram....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  41. Alexander De Large Postado em 20/Nov/2014 às 15:21

    ONU uma óva ! É Lula em 2018 no Brasil ! Coxinhas aos prantos...

  42. Luiz Mourão Postado em 23/Dec/2014 às 19:41

    O inconveniente de tal candidatura seria NÃO ter Lula para Presidente em 2018... Como Dilma não mais poderá ser reeleita, QUEM a sucederia??? Lula é, certamente, o candidato mais forte no Brasil para enfrentar Alckmin (Aébrio Never já era...), até mesmo porque, em SP, Lula é muito forte... A menos que Dilma, com a ajuda de Lula DESDE JÁ, posso criar um sucessor; nos moldes que Lula fez com Dilma... Particularmente, gosto de Mercadante mas ainda é cedo para O POVO o consagrar.. Tudo vai depender de Dilma e Lula, e seu empenho em formar esse sucessor...

  43. Sebastião Vito Meurer Postado em 31/Mar/2015 às 08:45

    Pergunto e se for uma articulação estratégica em tirar o Lula das próximas eleições?

  44. Leda Postado em 25/Jun/2015 às 16:27

    Acho que Lula tem muito potencial para este cargo, me digas o por que de tantos prêmios notorios?Mas gostaria de vê-lo novamente presidente para concluir seu lindo trabalho começado e seguido a risca pela querida Dilma. Quevenha#Lula2018!