Redação Pragmatismo
Compartilhar
Injustiça 25/Nov/2014 às 11:05
15
Comentários

Condenados à morte, homens ganham a liberdade após 39 anos de injustiça

Dois homens ganham a liberdade após 39 anos presos injustamente. Eles estiveram a um fio de perderem as suas vidas na cadeira elétrica. A testemunha admitiu que foi forçada pela polícia a afirmar que Ricky Jackson e Wiley Bridgeman foram responsáveis por um assassinato ocorrido em 1975

Wiley Bridgeman ricky jackson presos injustamente
Wiley Bridgeman e Ricky Jackson ficaram quase 40 anos presos injustamente (AP / Phil Long)

Durante a luta dos negros em defesa de seus direitos civis, entre os anos 1960 e 1970, nos Estados Unidos, o FBI, em conjunto com as polícias de cada estado, promoveram uma verdadeira caça à população negra, independente da existência ou não de crime.

Desde a queda das leis de segregação racial, foram aparecendo diversos casos de gente presa que teve seu processo constituído com base em testemunhos falsos, geralmente conduzidos e coagidos pela própria polícia.

É um método tradicional usado pela polícia dos EUA, no Brasil e em quase todos os países. O testemunho ou a confissão feita sob tortura ou ameaça.

Foi o caso de Wiley Bridgeman e Ricky Jackson. Um garoto, com 13 anos em 1975, testemunhou contra os dois, então jovens, afirmando que eles haviam matado um empresário branco Harry Franks em 19 de maio de 1975, em Cleveland, junto com o também preso irmão de Bridgeman.

Os três estiveram por um fio para perderem suas vidas na cadeira elétrica. Foram sentenciados, naquela época, à pena de morte. Contudo, a lei capital de Ohio foi declarada inconstitucional pela Suprema Corte dos EUA em 1978.

As penas, em virtude da inconstitucionalidade da lei, foram convertidas em prisão perpétua. E só em 2011 foi levantada uma suspeita sobre a prisão dos rapazes, através de uma reportagem publicada na revista Scene em 2011.

Essa reportagem questionava, principalmente, o depoimento de Eddie Vernon. Vernon, que agora tem 52 anos, descreveu recentemente, em audiência, as ameaças da polícia para que ele testemunhasse contra os três. Foi esse depoimento que libertou Wiley e Rick. O Irmão de Wiley já havia sido solto em 2003, tendo em vista a fraude do processo com relação ao seu caso.

Emoção

“A língua inglesa nem serve para descrever o que estou sentindo”, disse Jackson à imprensa. “Estou eufórico. Você se senta na prisão por tanto tempo e pensa nesse dia, mas quando ele realmente chega você não sabe o que vai fazer, você apenas quer fazer alguma coisa”.

Wiley Bridgeman afirmou nunca ter perdido a esperança de que seria libertado um dia. “Você continua lutando, continua tentando”, disse, emocionado

VEJA TAMBÉM: Condenados por estupro são inocentados após 30 anos presos injustamente

Causa Operária

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. vilmar Postado em 25/Nov/2014 às 11:57

    esses caras devem receber indenização por estes 39 anos de cadeia injusta.

    • Renan Keller Postado em 25/Nov/2014 às 13:27

      Não existe dinheiro que compre o tempo. O tempo para o ser mortal é finito. A única coisa que pode ser feito pelo ser humano é este aprender a conviver em uma sociedade heterogênea, respeitando as diversidades opostas as suas referente ao sexo, cor, classe, etc. Essa é a única forma de evitar que ocorram casos futuros onde o ser humano que sofre preconceito fique em uma redoma, impedido de viver livremente.

      • Marcelo Nascimento Postado em 25/Nov/2014 às 16:05

        Concordo, mas o fato é mais uma questão moral e de justiça do que algum tipo de indenização. Mortes, estresse, perda de tempo ou doenças não são de alguma forma indenizadas, mas cabem algum grau de punição.

  2. vilmar Postado em 25/Nov/2014 às 12:00

    caramba mas não tem jeito, os brancos querem segurar o povo negro nem que seja na prisão, mesmo sendo por injusta causa, ave maria cheia de graça....

  3. vilmar Postado em 25/Nov/2014 às 12:05

    os caras perderam suas juventudes inteiras na prisão, a gora soltos só restam alguns anos de vida por está acima de 65 anos de idade... covardia sem tamanho.

  4. Thiago Teixeira Postado em 25/Nov/2014 às 12:25

    Engraçado que isso não acontece com loiros ... estranho né? Deve ser coincidência ou teoria do "vitimismo" a proporção de Negros condenados a morte injustamente e assassinatos estúdios por parte de uma polícia americana elitista (geralmente quem puxa o gatilho são policiais brancos, pura coincidência). Essa esquerda ...

    • woldnei Postado em 25/Nov/2014 às 12:53

      Se você para e analisar a Historia, acredito que chegará a conclusão de que os negros mataram e matam muito menos do que os brancos, observe: escravidão, segregação, racismo, violência, falta de assistência médica, corrupção e entre outros modelos de violência, que o cidadão negro é mais prejudicado do que o branco.

    • Polato Postado em 25/Nov/2014 às 13:07

      http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI152842,51045-Os+irmaos+Naves+e+um+dos+maiores+erros+judiciarios+do+pais

  5. Gilmar Gonçalves Sudré Postado em 25/Nov/2014 às 12:46

    Sei que se houvesse punição por falso testemunho e/ou condenação para os policiais que forjaram a incriminação, provavelmente estes condenados passariam o resto de suas vidas presos, pergunto: mesmo com uma possível indenização do Estado para reparar os danos, esse valor paga a preciosa liberdade que o ser humano têm direito.

  6. Salomon Postado em 25/Nov/2014 às 13:14

    O pessoal que se ajoelha, louva e bate continência para os Estados Unidos, achando que se trata de um modelo de sociedade e justiça, não têm a menor ideia da realidade. Vão tomar no Manhattan Connection seus desinformados.

  7. Janaína Alves Postado em 25/Nov/2014 às 14:06

    Não dá nem.pra comentar de tanta raiva q dá....

  8. lety Postado em 25/Nov/2014 às 17:50

    que crueldade este camarada tque acusou eles pq nao foi procurar defender eles ne?

  9. Marc Postado em 25/Nov/2014 às 20:08

    Se a policia americana mais bem treinada e bem paga, comete este tipo de erro, imagina o que acontece aqui...

  10. Terra Postado em 25/Nov/2014 às 20:19

    Adorei essa " Vao tomar no Manhattam" foi demais. Vou usar agora. kkk

  11. SILVIO MIGUEL GOMES Postado em 30/Aug/2016 às 07:40

    FBI e Policiais foram muito filhos da puta. E isso acontece em todas as áreas de poder. AGORA SABEMOS que Slobodam Milosevic é inocente. No entanto, o Governo Americano divulgou que ele era um genocida, um criminoso, para justificar o bombardeio e intervenção da OTAN. GRANDES CANALHAS OS PODEROSOS. TODOS ELES. ISSO ACONTECE agora no Brasil com os grandes canalhas da grande imprensa, com a Rede Globo na frente