Lucien de Campos
Colunista
Mundo 03/Nov/2014 às 20:37 COMENTÁRIOS
Mundo

A Guerra Fria ainda não acabou

Lucien de Campos Lucien de Campos
Publicado em 03 Nov, 2014 às 20h37
Guerra Fria não acabou avioes russia sobrevoa europa
(Reprodução)

Lucien de Campos*

Nesta semana, mais precisamente nos dias 29 e 31, aviões militares russos sobrevoaram o espaço aéreo da Europa, chegando aos limites de Portugal. Os russos sobrevoaram em zona aérea internacional, mas com jurisdição portuguesa.

Conforme comunicado da OTAN, foram quatro grupos de aviões militares russos nos quais realizaram “manobras militares significativas”. Após alguns avisos da Forca Aérea Portuguesa, os aviões russos foram escoltados por dois cacas F-16 portugueses.

Desde a crise na Ucrânia, EUA e União Europeia impuseram sanções à Rússia. Os sobrevoos no espaço aéreo europeu são de fato, uma resposta de Putin. E não somente uma resposta, foi uma demonstração de poder. Definitivamente, os russos pretendiam testar o poder de reação dos membros da OTAN. De certa forma, foi um movimento muito bem estudado pela Força Aérea Russa, chegando com facilidade aos limites aéreos da Europa.

Provocação? Diversos analistas portugueses definem este acontecimento assim. Porém, visualizo que pode ter sido somente um teste, arriscado sim, mas com objetivo de impor um aviso. Em palavras mais informais, um aviso “Olha, estamos aqui!”.

Diante deste fato, pode-se imaginar que venha ocorrer algum incidente diplomático, num futuro próximo. As forças armadas norte-americanas defenderam que os voos militares russos aumentam as tensões e representam uma ameaça à segurança. Contudo, pode ser que os EUA não responde na mesma moeda. Os norte-americanos têm outros problemas a resolver no momento, desde sua economia interna até o avanço do Estado Islâmico no Oriente Médio.

Mas, se a Rússia converter este teste na prática, e até mesmo atacar acidentalmente um membro da OTAN, o contexto pode mudar, deixando os EUA na obrigação de responder. Sinto que a Guerra Fria ainda está presente. Resta-nos aguardar os próximos acontecimentos.

*Lucien de Campos é mestrando em Diplomacia e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa e colaborador em Pragmatismo Político

Fonte:

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2014-11-01-EUA-dizem-que-voos-russos-sobre-a-Europa-aumentam-tensao

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS