Redação Pragmatismo
Compartilhar
Esquerda 25/Nov/2014 às 10:44
64
Comentários

Foro de São Paulo: mitos, verdades e alucinações

O que é o que faz o Foro de São Paulo? Trata-se de uma organização secreta comunista? É verdade que o seu objetivo é implementar o “bolivarianismo” na América Latina? Conheça mitos e verdades sobre o tema que provoca alucinações na extrema-direita brasileira

foro de são paulo lula encontro
Lula discursa no 19º encontro do Foro de São Paulo (divulgação)

O Foro de São Paulo, composto por partidos e movimentos de esquerda da América Latina e Caribe, como o PT, o fórum desperta o medo e a desinformação. Saiba qual é a origem dessa organização, quem são seus membros e o quais seus planos para o futuro.

O que é o Foro de São Paulo?

É uma organização que junta vários partidos e movimentos sociais populares e de esquerda da América Latina e do Caribe. Ele foi fundado em 1990 pelo PT do ex-presidente Lula e pelo Partido Comunista Cubano de Fidel Castro, entre outros.

O Foro é uma organização comunista?

Não. As organizações que fazem parte do Foro são, sim, de esquerda. E também é verdade que alguns partidos comunistas são membros, mas o Foro em si não pertence a nenhuma corrente específica. Ele se autodeclara como sendo de esquerda, anti-imperialista, socialista e democrático.

O que faz o Foro de São Paulo?

É um fórum de debates que discute as alternativas à visão neoliberal da economia e da política. Esses grupos e partidos de esquerda trocam experiências e conhecimento a respeito de como construir políticas sociais. Explico melhor: no final dos anos 80, com a queda da União Soviética, parecia que a esquerda estava destinada a acabar. Alguns até sugeriam que a visão neoliberal da sociedade – baseada na utopia de que o livre mercado seria capaz de promover crescimento econômico para todos – era o “fim da história”. O Foro surgiu justamente para oferecer um contraponto a essa visão.

Ouvi dizer que o objetivo do Foro é implementar o comunismo na América Latina e que já está fazendo isso em vários lugares, como na Bolívia e na Venezuela. É verdade?

Não. Como já dissemos, o Foro de São Paulo apenas reúne seus participantes de dois em dois anos para discutir questões que sejam pertinentes aos seus membros. E em vários países há governantes de partidos integrantes do Foro sem que isso tenha significado o fim da democracia. No Chile, por exemplo, onde Michelle Bachelet, socialista, governou por um mandato para dar lugar a um presidente conservador em seguida (Sebastián Piñera, do Renovação Nacional).

foro de são paulo encontro
O 18º encontro do Foro de São Paulo (divulgação)

Que países são governados por políticos que fazem parte do Foro?

Vários países da América Latina e do Caribe. Os principais são Brasil, Uruguai (Pepe Mujica), Argentina (Cristina Kirchner), Bolívia (Evo Morales), Chile (Michelle Bachelet), Peru (Ollanta Humala) e Equador (Rafael Correa) e outros.

É verdade que as FARC fazem parte do Foro de São Paulo?

Não. As FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, grupo guerrilheiro) tentaram participar de duas reuniões em 2004 e 2008, mas não conseguiram porque foram impedidos e não fazem parte do grupo. Em 2008 inclusive quem barrou a presença das Farc foi o PT, que ocupava a secretaria-executiva da entidade.

Dizem que o Foro era secreto até 1997. Verdade?

O Foro nunca foi secreto. Talvez ele fosse desconhecido porque a esquerda latino-americana começou a crescer no final dos anos 90, mas, pelo menos desde 1995 os jornais brasileiros sabiam da existência do grupo e noticiavam seus encontros, mesmo que fosse de maneira discreta.

Diogo Antonio Rodriguez, CartaCapital

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 25/Nov/2014 às 10:56

    É uma organização que tem por objetivo interferir na política de países soberanos. Ou seja, as decisões que se tomam nesse encontro, servem como balizador político para os países da américa do sul e central, desrespeitando a autonomia e privacidade dos mesmos com interferência estrangeira. Hugo chávez, em vídeo, admite que conheceu Lula em ocasião do Foro de são paulo. Resumindo: Foro de São paulo é uma organização que tem por fim implantar o socialismo do tipo bolivariano/castrista em toda a américa latina, com políticas intervencionistas decididas em comun acordo com as esquerdas dos países membros. Foi escondido pela mídia durante anos até 2005, quando Lula admitiu sua existência.

    • Juliano Postado em 25/Nov/2014 às 11:35

      Interferência do "consenso de. Washington" pode?

      • Fulano Postado em 25/Nov/2014 às 12:03

        Cara você leu o que está escrito no texto?

    • Bruno Postado em 25/Nov/2014 às 12:29

      Vai me dizer que tu acredita também no "decálogo de Lenin" (que nunca existiu)??? Esses embustes udenistas me cansam.

    • MiXeL Postado em 25/Nov/2014 às 12:45

      Indignação seletiva!

    • marau Postado em 25/Nov/2014 às 12:56

      Somente Washington pode interferir na soberania do quintal....

    • Rafa Postado em 25/Nov/2014 às 13:15

      O pior cego não é o que não quer ver, mas o que vê coisas que não existem. Sai dessa teoria da conspiração, Pereira lol

    • Rivotril Postado em 25/Nov/2014 às 14:33

      Pereira está delirando! Precisa tomar drogas pesadas para os delírios passarem. Coitado

    • FIDEL Postado em 25/Nov/2014 às 15:19

      ''Ele se autodeclara como sendo de esquerda, anti-imperialista, socialista e democrático''. vc não leu o texto né o FDP. vei9o direto botar chorume nos comments

    • Diogo Postado em 25/Nov/2014 às 15:40

      O Foro de São Paulo não pode interferir na soberania de nenhuma nação....Mas a Casa Branca pode né??????

    • Amaral Postado em 25/Nov/2014 às 16:21

      Leva a mal não meu caro, mas quem interfere nas políticas de governo de países "soberanos" é o mercado financeiro especulativo internacional, que impõe as diretrizes e metas de investimentos aos governos que optaram por serem dependentes do investimento externo. Assim, impedem, só pra citar um exemplo, que esses países, como o Brasil, desenvolvam ciência e tecnologia que possam ser competitivas. Isso, claro, não diminui a responsabilidade desses governos. A histeria só atrapalha...

    • Nayara Postado em 25/Nov/2014 às 16:52

      Sinto cheiro de OLAVETE!!! hahahah por favor, amigo!!!

    • Bernardo Postado em 25/Nov/2014 às 18:41

      Me dá vergonha de ter o mesmo sobrenome que você cara... o pior cego, é o que sabe ler, mas não entende bem as palavras.....

    • Tiago Silva Postado em 25/Nov/2014 às 21:49

      Então tinha que acabar o G 20, a maçonaria e o FMI! Não que todos os seus membros sejam de direita, reacionários que não querem perder seus privilégios injustos... mas estes também querem influenciar com todo tipo de pressão ou politicagem!!! Kkkkkkk

    • João Batista Postado em 26/Nov/2014 às 13:05

      Pereira, Pereira... você existe mesmo? não se cansa de abrir sua boca?

    • Tânia Postado em 13/Jul/2015 às 18:22

      Muito bem, é isso mesmo. Os que só têm blogues, revistas, sites e jornalistas vermelhos como fonte, desconhecem completamente essa verdade. É preciso que as pessoas saiam dessa redoma vermelho sangue para conhecerem o mundo aqui fora, do qual são poupados pela vermelhada que pretende mantê-los na ignorância enquanto lhe colocam o cabresto.

  2. Dinio Postado em 25/Nov/2014 às 10:57

    Sugiro que quem replica como o Loro da Loira Azeda da Globo "Bolivarismo", se informem sobre as "políticas Bolivarianas" da Inglaterra, Alemanha, Suécia, Autrália, para verem quanta asneira o PIG põe nestas cabecinhas para continuar com seus assaltos na Mídia no Brasil.

    • Eumesmo Postado em 25/Nov/2014 às 13:40

      O Pessoal acha que "bolivarianismo" é por que vem da Bolívia. Sério mesmo.

      • RsouzaDuraes Postado em 26/Nov/2014 às 02:54

        Pior são esses Bolivarianistas que querem associar Simón Bolívar com Socialismo HAHAH.Bando de escrotos ENBUSTEIROS !! Sério mesmo.

  3. Pereira Postado em 25/Nov/2014 às 11:03

    Na vedade o foro de são paulo foi uma ideia de Frei betto, consolidada por Lula e Fidel castro. O PSDB foi convidado a participar mas se recusou, pois adotou um esquerdismo moderado. Os tucanos sempre calaram sobre o encontro e foi um dos principais agentes de ocultação da reunião. Ocultou porque via em seus participantes velhos aliados do tempo das ditaduras sulamericanas e não quis "atrapalhar" as diretrizes.

  4. Pereira Postado em 25/Nov/2014 às 11:12

    Hugo chavez conheceu Lula quando foi apresentado por Raúl heyes(um dos homens forte das FARC) num dos foros realizado da nicarágua se não me engano.

    • Marcello Postado em 25/Nov/2014 às 14:18

      E a roupa que eles usavam, lembra também?

      • Monica Postado em 25/Nov/2014 às 23:58

        Hauahuahahahahauahuaa Aposto que até o perfume de Chavez ele lembra...

    • Bernardo Postado em 25/Nov/2014 às 18:46

      Pede Pro Olavo fazer um trabalho astrológico para descobrir se isso é verdade. Acho que a configuração do mapa astral do foro de São Paulo foi feita de forma indevida pelo Olavão de Carvalhão.

  5. Vinicius rodrigues Postado em 25/Nov/2014 às 11:20

    É verdade pereira?! Meu deus! Foi lá mesmo que eles se conheceram? Então é certeza que estamos vivendo uma ditadura comuno-bolivariana mesmo, afinal lula e chavez se conheceram no foro de São Paulo! Na moral pereira, vai chupar um prego.... Teórico da conspiração do caramba...

    • Nayara Postado em 25/Nov/2014 às 16:55

      rsrsrs... Ele é mais uma cria do Olavo de Carvalho, me faz passar mal de tento rir!

  6. Pereira Postado em 25/Nov/2014 às 11:30

    "Teórico da conspiração do caramba..." Teoria da conspiração é achar que uma manifestação democrática sem incidentes(tirando a provocação do demitido reporter do CQC) quer golpe militar. Isso é teoria da conspiração.

    • marau Postado em 25/Nov/2014 às 13:04

      A pior conspiração é a ignorância de quem pauta sua informação nos veículos da grande mídia. Estes sim uma vertente para o fascismo

    • Gianluca Postado em 25/Nov/2014 às 13:35

      Isso não é teoria da conspiração, querido, isso é o que estava escrito nas faixas de quem estava lá.

      • Renato Postado em 25/Nov/2014 às 18:29

        Sério? Aonde? Os próprios movimentos estão barrando quem for INTERVENCIONISTA, veja que nem de golpe concreto se fala, se tem eles não são permitidos e não fazem parte dos organizadores. Achar que uns gatos pingados intervencionistas viúvas dos militares vale como golpe, mas a mera organização de partidos de esquerda com vistas a intervir em outros países, ou seja, organização internacional que emite diretrizes para governos nacionais, quase que os unificando ideologiamente, não significa golpe. Tem que ter faixas, como são ingenuos esses componentes do foro, eles não usam faixa, não usam tanques. Usam canetas e meios democráticos. Ninguém vai promover uma ditadura barulhenta por aqui, esqueçam, mas é só começar a observar que tudo está articulado para que os meios sejam cada vez mais tomados, vozes sejam caladas, e a democracia pura e respeitável tenha acabado. Agora, um cara com uma faixa, está articulando o quê? a direita nem articulada é, cara. Agora, a esquerda, são mais de 3 décadas, e em anteriores, culturalmente com ajudinha dos militares e o senhor Golberi do Couto e Silva, não te espanta que tenha sido a menos violenta das ditaduras Sul-Americanas?

    • Armando Postado em 25/Nov/2014 às 18:42

      Kkkkkkk que idiota!

  7. Tadeu Postado em 25/Nov/2014 às 11:48

    Ligando o modo "Logica Pereira"... Eu conheci o Patati e o Patata em uma viagem de carnaval para São Luis do Paraitinga. Desta forma eu tbm sou palhaço e me apresento unicamente para chamar a atenção do publico infantil... Desligando o modo "Logica Pereira". Então, teoria da conspiração é FODA. E falta de informação junto com teoria de conspiração é MAIS FODA AINDA !!!

  8. ricardo Postado em 25/Nov/2014 às 12:09

    Acho hilariante o Pereira falar algo que a esquerda não quer ouvir e ficam tudo brabinho... heuheuehueheu. E daí se o Lula e o Chaves se conheceram no Foro de São Paulo ?!?!?!? Isto não é factível ?!?!?! Isto prova que vivemos em uma ditadura comuno-bolivariana ?!??!?!?! E vocês acreditam realmente que o Foro de São Paulo não deu idéias para estes governos de esquerda no continente ?!?!?!?! Qual seria o problema ?!?!?!?!

  9. assalariado. Postado em 25/Nov/2014 às 12:11

    O foro de SP, na minha compreensão politica de esquerda, nada mais é que, o Socialismo do século 21, ao pé da letra e da literatura marxista de sociedade. E não aquele capitalismo de Estado, travestido de "comunismo" que, ruiu junto com o muro de Berlim, em 1989. Oras bolas, por que a direita a nivel mundial pode se organizar política e ideologicamnete e as esquerdas, não podem? Só quem desconhece as ideologias economicas -(capitalista, socialista e comunista)-, Isto mesmo, no Brasil existem por volta de 30 partidos politicos. Porém, todos tem raiz nessas três forma de organização social, politica, economica e, porque não dizer, militarmente. Em resumo, diria que, a luta de classes é o norte dessas ideias. E ainda tem pessoas que acham que a luta de classes no Brasil e no mundo findou.

    • Gianluca Postado em 25/Nov/2014 às 13:36

      "...por que a direita a nivel mundial pode se organizar política e ideologicamnete e as esquerdas, não podem?" - disse tudo!

  10. Pereira Postado em 25/Nov/2014 às 12:11

    Tadeu, eu já coloquei o vídeo que prova pelo menos uma conversa entre PT e FARC...no Foro. tem um dito popular que diz : "onde há fumaça, há fogo'. Se você conversar com palhaço no carnaval que é aberto a todo o mundo, ok, não necessariamente você é palhaço. Agora, uma reunião secreta(só para membros), financiada com dinheiro sabe-se lá de onde e escondida da grande mídia. Alguma coisa suspeita há.

  11. Pereira Postado em 25/Nov/2014 às 12:13

    ricardo, o problema é que eles cortam os meus comentários. eu coloquei o link do vídeo em que chavez admite a conversa entre ele, farc e PT .

  12. Pereira Postado em 25/Nov/2014 às 12:21

    Cai sempre naquela : "eu acho que vi um gatinho" .... A convenção do PCdoB em que dilma discursou tinha uma enorme foto de Lênin e Marx. E ainda acham que o Pt não é comunista. Eu dou muita risada com isso. É a mesma coisa : tem cheiro de M.... parece M .... Tem gosto de M ..... háaa sei lá !!!! É M...?

    • Mauro Lima Postado em 25/Nov/2014 às 18:23

      E se for, qual é o problema? Você quer proibir o PT de ser comunista?

    • Madrasta do Texto ruim Postado em 26/Nov/2014 às 00:08

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH "Dilma oi a uma convenção do PCdoB em que tinha uma foto de lênin e Marx! QUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Mas fio, antes ela foi à Igreja Universal, e tinha uma foto de Jesus Cristo lá.... e aí, como faz? Ela também é Jesusista-palestiniense?

  13. Thiago Teixeira Postado em 25/Nov/2014 às 12:31

    E dai que existe Foro? Não pode? Quem deseja discutir, debater, assistir palestras ligadas a esquerda são criminosos? Essa mídia golpista aliada com os retardados da direita pensam que mandam no Brasil, por eles, teria apenas encontro de desempregados e favelados anônimos enfileirados para entrar numa câmera de gás.

    • marau Postado em 25/Nov/2014 às 13:09

      Somente o instituto Millenium tem o direito de promover eventos políticos...

      • carem Postado em 26/Nov/2014 às 00:12

        é o milênio é um perigo..ditadura fascista de extrema esquerda......então ,se é assim, eles não podem se reunir, nem a Globo pode tero Merval, A. Garcia, etc....

  14. Heitor Postado em 25/Nov/2014 às 12:48

    Queria saber se vocês falam asneiras na inocência ou de propósito, meu irmão de 14 anos tem mais clareza e lucidez sobre política em geral do que esse Pereira, essa pessoa fica usando a psicodelia argumentativa do Olavo fica viajando nas idéias problema que muitas vezes não consegue sustentar o argumento de sua própria idéia pois na maioria é tudo achismo.

  15. Anderson Postado em 25/Nov/2014 às 13:01

    Lendo esta matéria me dou conta de uma coisa, precisamos de uma reforma política JÁ onde organizações como esta deveriam ser desfeitas para dar lugar a organizações serias que visam não seus interesses próprios através de manipulação mas que tem como objetivo principal o bem estar do ser humano.

  16. Bruno Baumler Postado em 25/Nov/2014 às 13:02

    MEU DEUSSS!!S!S11! FUJAM PARA AS COLINAS, É O CÂNCER ORGANIZADO EM FORMA DE REUNIÕES!!11!

  17. Pereira Postado em 25/Nov/2014 às 13:51

    "E dai que existe Foro? Não pode? Quem deseja discutir, debater, assistir palestras ligadas a esquerda são criminosos? " Pode , pode, o problema é quando as esquerdas se juntam para dar pitaco na política de outros países, desrespeitando a soberania de cada um. Outro problema é a participação de entidades criminosas como as FARC.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 25/Nov/2014 às 16:50

      "É verdade que as FARC fazem parte do Foro de São Paulo? Não. As FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, grupo guerrilheiro) tentaram participar de duas reuniões em 2004 e 2008, mas não conseguiram porque foram impedidos e não fazem parte do grupo. Em 2008 inclusive quem barrou a presença das Farc foi o PT, que ocupava a secretaria-executiva da entidade." Demorei muitos anos pesquisando as FARC,pedi favores,corri risco de vida,mas ta aí,uma informação valiosa que consegui as duras penas de que as FARC não fazem parte do Foro de SP(MENTIRA SÓ ROLEI O MOUSE PRA CIMA).

  18. Pereira Postado em 25/Nov/2014 às 13:53

    "Isso não é teoria da conspiração, querido, isso é o que estava escrito nas faixas de quem estava lá." E quem me garante que isso não são infiltrados de esquerda ? teoria da conspiração é hugo chavez dizer que os EUA infectam líderes sulamericanos de câncer.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 25/Nov/2014 às 16:53

      Verdade,inclusive a URSS foi na verdade um regime americano disfarçado de anti americanismo para demolir a esquerda por dentro,o nome real de Josef Stalin é John Stain,famoso agricultor do final dos anos 20,Leon Trostky na verdade é Lion Tree e Vladmir Lenin chama-se Luis Inacio,esse é sulamericano,Marx é um americano travestido de alemão que secretamente escreveu O capital com o intuito de difamar a esquerda,assim como os esquerdistas deram o troco,a Ditadura Militar foi a esquerda operando pelas cortinas,eu conhecia o Médici desde pequeno,aquilo foi uma criatura comunista.

      • poliana Postado em 26/Nov/2014 às 22:40

        Kkkkkkkkkkkkk...felipe, meu filho, vc me fez chorar de tanto rir agora, cara! Socorroooo! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. Marx Postado em 25/Nov/2014 às 14:07

    Vinicius rodrigues toma papudo hauauhauhahuahuahuauhuhaauhauhauhauhahu

  20. eljunior Postado em 25/Nov/2014 às 14:21

    "nos mostraremos inimigos para que não vejam o tamanho de nossa força"

  21. Pereira Postado em 25/Nov/2014 às 14:25

    "pelo menos desde 1995 os jornais brasileiros sabiam da existência do grupo e noticiavam seus encontros, mesmo que fosse de maneira discreta." Desafio a qualquer um a me trazer uma reportagem da mídia brasileira sobre o foro de são paulo entre 1990 e 2004. Desafio !

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 25/Nov/2014 às 16:54

      Desafio qualquer um a me trazer uma noticia do caso Roswell.

      • Tiago Silva Postado em 25/Nov/2014 às 21:55

        Roswell era parente de Maxwell lateral da seleção??? Kkkkk... É muita gente desinformada e medrosa junto!!!! Tudo isso é medo de conhecer o que não seja coxinha???? Kkkkkkk

      • André Postado em 25/Nov/2014 às 22:57

        O Pereira ai sabe de tudo, vai falar que foram os comunistas que inventaram um arma capaz de destruir o mundo e colocar um vídeo do Olavo de Carvalho explicando o que aconteceu...rsrss Cada uma que me aparece, imagine se esse cara tivesse vivido nos tempos da guerra fria, como fala bobagem.

  22. Marcos Duarte Postado em 25/Nov/2014 às 16:00

    Eu também não vejo problema em se reunirem, mesmo que seja para implantar uma política falida em quase todos os aspectos e que levou à falência econômica TODOS os países que a adotaram... Cuba, Venezuela, Equador, Bolívia o Chile se salvou, temporariamente, pois não houve continuidade... Mas não deveria haver problema em criticar também, pois esta esquerda NADA pragmática não deveria se achar dona da verdade... E quando não tem argumentos partem para ironia... Só isto!

  23. Ciih Postado em 25/Nov/2014 às 19:02

    Sempre tem um fascista querendo colocar minhocas nas cabeças que eles creem sejam tão vazias quanto as deles! O que me deixa indignada é que, sempre tem uma pessoa que assiste Rede Globo, lê Veja, Exame, etc e, se acha preparada para vir até uma página dizer seus imprópérios como se fossem a maior das verdades! Histeria coletica, só pode! Gardenal neles!

  24. Leonardo Ribeiro Postado em 26/Nov/2014 às 00:59

    Essa árvore frutífera é prolífuga e prolixa...

  25. Celio Bernstein Postado em 26/Nov/2014 às 01:17

    Vocês sabiam que o próximo plano do Foro de SP é criar um clone do Stalin a partir dos fios do bigode do ditador para criar uma nova União Soviética?????? Abrão os óleos, há corda, Braziu!!!!!111111

    • Celio Bernstein Postado em 26/Nov/2014 às 02:01

      Ah, vou colocar uma tag [IRONIA] para o meu comentário anterior, pois o problema em identificar um comentário irônico vem tanto do lado esquerdo quanto o direito. Vlw, flw!

  26. gustavo Postado em 26/Nov/2014 às 17:43

    Ufa! Então é só isso? Acho que posso ficar tranquilo...

  27. Leandro Postado em 06/Dec/2014 às 21:26

    O Foro é uma organização comunista? Não? Contraditório não é? Ele foi fundado em 1990 pelo PT do ex-presidente Lula e pelo Partido Comunista Cubano de Fidel Castro, entre outros. Ah então a verdadeira resposta é sim! CLARO QUE É UMA ORGANIZAÇÃO COMUNISTA! PT/Lula+ PARTIDO COMUNISTA DE FIDEL CASTRO QUE FUNDARAM.