Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 20/Nov/2014 às 13:35
14
Comentários

Esquerda continua predominante na América Latina, diz professor

Futuro da integração regional foi salvo pelos últimos resultados das urnas, diz professor. Vitórias de Dilma, Evo Morales e vantagem do sucessor de Mujica no Uruguai representam fortalecimento do Mercosul e da Unasul

esquerda américa latina
Ciclo da esquerda na América Latina deve continuar. É o que revela o resultado das últimas eleições (Efe)

A América Latina passou por diversos processos eleitorais em 2014. Além do Brasil, Bolívia, El Salvador, Costa Rica, Panamá e Colômbia escolheram seus novos mandatários, faltando apenas o Uruguai, que deve realizar seu segundo turno ainda neste mês.

Para o professor de Relações Internacionais de Universidade Federal do ABC Igor Fuser o recado que as urnas deram com a vitória de Evo Morales com mais de 60% na Bolívia, de Dilma Rousseff no Brasil e a ampla vantagem que o candidato da Frente Ampla Tabaré Vazques tem para o segundo turno no Uruguai foi que o ciclo progressista no continente vai continuar.

“Claro que as realidades dos países são diferentes, mas se você pegar um denominador comum, podemos apontar que aquele ciclo de governo mais a esquerda que teve início com primeira eleição de Chávez na Venezuela em 1998, foi confirmado nas urnas, ao contrário do que muitos analistas afirmavam”, comentou em entrevista ao site Candeia.

O futuro da integração regional

Para muitos analistas, a política externa era o que mais afastava os programas de governo de Dilma e Aécio. Enquanto a primeira significava uma continuidade de política mais voltada à integração sul-americana, o tucano pensava em um alinhamento com os Estados Unidos.

“Estava muito claro que uma eventual vitória das forças de direita significaria um grave retrocesso em tudo que avançamos nessa área nos últimos 15 anos. O Mercosul, a Unasul e outras iniciativas de integração tenderia a um esvaziamento até se tornarem completamente irrelevantes. Eles foram salvos pelo resultado nas urnas”, disse.

Brasil de Fato

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 20/Nov/2014 às 14:25

    Infelizmente para a democracia isso é verdade. Nunca se censurou tanto, nunca se perseguiu tanto, nunca se roubou tanto, nunca se torturou tanto, nunca se incentivou tanto o banditismo, nunca se incentivou tanto o conflito de classes e raças como hoje em dia com a esquerda no poder. Esses psciopatas vieram para fazer tudo pela manutenção do poder e aniquilar inimigos do partido.

    • tiago Postado em 20/Nov/2014 às 15:10

      q??? A ascensão da esquerda na América do Sul é a resposta ao imperialismo!!

      • Renan Postado em 21/Nov/2014 às 10:45

        A resposta de um suposto imperialismo promovendo outro imperialismo.

  2. Pereira Postado em 20/Nov/2014 às 14:29

    Estamos nas mãos das decisões do Foro de são paulo. Estamos nas mãos de narcoguerrilheiros que sustentam tal organização, que entre outros objetivos têm: A intervenção política em todos os países da A.Sul e Central e a consolidação do socialismo nefasto via revolução. Deus nos ajude !!!!

    • Pedro Postado em 21/Nov/2014 às 13:05

      hahaha! depois de ler a biblia pega uns livrinhos de historia por favor.

      • Renan Postado em 21/Nov/2014 às 14:20

        Melhor não pegar Pereira, se não você vai ficar igual o Pedro, porque os livrinhos do MEC omitem a informação sobre o foro, que o próprio LULA assumiu existir. Se você pegou livrinho de história, vai virar mais um bobo que escreve hahaha e kkkkk nos comentários. Eles são empíricos, só que querem acreditar quando experimentarem na pele, por enquanto estão anestesiados e quando ela parar de fazer efeito, vão sentir as dores, e maiores, porque o estrago já está sendo feito, só não sentido.

  3. H.F Null Postado em 20/Nov/2014 às 14:48

    Pereira, você é esquizofrênico.

  4. Pereira Postado em 20/Nov/2014 às 15:17

    "q??? A ascensão da esquerda na América do Sul é a resposta ao imperialismo!!" E depois é a direita que gosta de usar clichês batidos.

  5. Pereira Postado em 20/Nov/2014 às 15:20

    "FAVELIZAÇÃO DA AMERICA LATRINA CUBA AGRADECE OS TROUXAS QUE A IDOLATRAM." Que nada, quem agradece é a Rússia de Putin e os financiadores do socialismo no mundo: Elite ocidental, metacapitalistas como George soros e fundações como Rockfeller, ford e maccarthur. Essa turma da esquerda trabalha para a elite americana e não sabe.

  6. Lucas souza Postado em 20/Nov/2014 às 15:52

    Não acredito que a vitória convicta do candidato Aécio Neves seria um devaneio para a política externa do país, tampouco acredito que essa política da petisca é contundente para a realidade lá fora. Os países da América do Sul estão verdadeiramente afundados!

  7. Weslei Prado Postado em 20/Nov/2014 às 16:23

    "Blá blá blá coxinha fascista", "mimimi vão pra Cuba". Essas novas "direita" e "esquerda" e seus clichês, um querendo impor, em cima do outro, seus ideais como se fosse A Verdade Absoluta. Vocês precisam sair um pouco dessa bolha ideológica de vocês. PS: Antes de me julgarem, como fazem sempre, eis aqui um Anarquista que não acredita no sistema Político Ideológico atual.

    • R.R.Rocha Postado em 21/Nov/2014 às 09:56

      Você até começa bem seu comentário... mas caga tudo no final. Não passa de mais um levantando uma bandeira de forma dogmática...

  8. Targino Silva Postado em 22/Nov/2014 às 11:43

    A miaoria esmagadora do mundo é capitalista, o mundo sempre viveu em crise, promovendo guerras e exploração dos mais pobres. Culpa de quem? Do socialismo de Cuba e da Venezuela e da Bolivia. É a fabula do lobo e o cordeiro. Gente lerda.

  9. Frederico Postado em 23/Nov/2014 às 20:32

    reaças everwhere