Redação Pragmatismo
Compartilhar
Documentário 04/Nov/2014 às 12:08
9
Comentários

Documentário: O Homem que Engarrafava Nuvens

O Nordeste é a mais bela poesia do Brasil. O documentário O Homem que Engarrafava Nuvens mostra como os nordestinos são capazes de resistir com bravura a coisas muito piores do que ofensas pós-eleitorais. Assista a íntegra abaixo

o homem que engarrafava nuvens nordeste
O Homem que Engarrafava Nuvens – O Nordeste é a mais bela poesia do Brasil (Imagem: Pragmatismo Político)

Eis que, passeando a esmo pelos canais mais recônditos da tevê, até a mais cética das criaturas pode ser convidada a acreditar na força providencial das coincidências. O acaso revelador aconteceu nesta noite de segunda-feira no improvável Curta! (canal 56, na NET) quando este desavisado escrevinhador surpreendeu a si mesmo estacionando diante de um documentário brasileiro enigmaticamente intitulado O Homem que Engarrafava Nuvens.

O dito engarrafador de nuvens é Humberto Teixeira, “o doutor do baião”, na homenagem de seu parceiro Luiz Gonzaga – Humberto, o inspirado letrista que, em Asa Branca, escreveu o mais belo verso da MPB, aquele que fala: Quando o verde dos teus olhos/Se espalhar na plantação/Eu te asseguro não chore não, viu?/Que eu voltarei, viu?/Meu coração.

A direção de Lírio Ferreira, aquele de Baile Perfumado, de 1997 (o encontro do mascate Benjamin Abrahão com o dândi Lampião), e a fotografia de Walter Carvalho já teriam credenciado suficientemente o filme, que é de 2009, cuja narrativa segue o fio da dolorosa romaria da filha de Humberto na paisagem geográfica e humana que esclarece seu múltiplo talento e sua controvertida personalidade. A filha é a atriz Denise Dumont.

Assistir à celebração do ritmo – o baião – que irriga nossas raízes musicais por figuras que vão de David Byrne a Silvana Mangano (cantora de cabaré em Anna, de Alberto Lattuada) serviu de terno contraponto pós-eleitoral aos desatinados de ódio, aos golpistas de papel, ao preconceito obstinado contra esses nordestinos capazes no entanto de resistir, com bravura e com poesia, a coisas muito piores do que a cara feia das loiras platinadas do Leblon e dos Jardins.

Assista a íntegra:

Nirlando Beirão, CartaCapital

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. KARINA BB Postado em 04/Nov/2014 às 13:33

    Por mais que se explique a necessidafe do bolsa familia ,ja que o nordeste possui uma topografia difetente das outras regioes do Brasil,o clima nao permite muita evoluçao na agricultura,chove pouco,etcetcetc as pessoas nao entendem ou nao querem,brasileiros celebres ja se manifestaram a respeito disso ,atraves de artigos ,mas os raivosos como sherazade q ao falar sobre isso o fez com tanto odio em suas palavras e em seu rosto visivelmente deformado por esse odio,que deu a impressao q se um nordestino aparecesse na sua frente,ela seria capaz de matar a pessoa,,este é o retrato da chamada direita no Brasil,esses tiroa vao sair todos pela culatra,em 2018 o PT yera armas suficientes pra ganhar mais uma ,

    • eudaqui Postado em 04/Nov/2014 às 14:05

      Falta de chuva nunca foi pretexto pra coitadismo. No nordeste chove pouco? O que dizer do Atacama aqui do lado? Alguém ali recebe bolsa? Ali se investe em irrigação pra gerar produção e, consequentemente, postos de trabalho. Ah, claro ! Mas é diferente: claro, como não? Os atacamenhos são chilenos. Pequenino detalhe, né?

      • Gustavo M Postado em 06/Nov/2014 às 01:20

        eudaqui, você realmente conhece as condições do clima e das populações do Nordeste E do Atacama? É sempre bom ter certeza antes de fazer comparações assim.

      • vilmar Postado em 06/Nov/2014 às 09:08

        teu comentario deixa claro que vc não entede nada de politica, não sabe o que é investimento, não sabe o que é preconceito, não sabe o que abadono, por parte do ghonverno, baseado em região e grupos etnicos. e os mal informados como você sempre culpam as vitimas como sempre...

      • Terra Postado em 06/Nov/2014 às 13:55

        Porque vc tambem nao reclama da dinheirama do congresso e do senado, qto eles gnham, bolsa pra ajuda moradia, e bolsa viagem, e etc etc como esses politicos pega o dinheiro e vc vem relcamar de um dinheiro pra acabar com a miseria no qual tirou o Brasil da dependencia international de ajuda! Pela primeira vez Brasil tem ficha limpa na ONU. Vai se informar pra depois ciriticar., tambem a Dilma esta incluinda na homenagem as mulheres desse seculo quem fez diferenca no mundo. Entao isso e brincadeira!

  2. só uma coisa Postado em 04/Nov/2014 às 15:19

    mas é só no Nordeste que tem Bolsa Família? (curioso pra ver esse doc)

    • luzia Postado em 05/Nov/2014 às 23:11

      Dilma e Aecio teem o poder do convencimento, fizeram tudo bem feito, e agora que acabou as eleições o povo brasileiro ainda continua em guerra politica. PAREM COM ISTO, eu sou mais Brasil de ponta a ponta. Sinceramente estes dois chefes de quadrilha + Lulinha são a escoria da politica brasileira. Se fosse em outro país com leis atuantes, não haveria cadeia suficiente para tanta roubalheira desta raça, aposto que riem de nós pelas costas, todos eles nos chamam DE PRESAS ELEITOREIRAS. Amem o povo brasileiro e não a partido politico, eles não merecem pois nos tratam como imbecis, cobrem, cobrem e cobrem, diz o ditado que a pena (escrita) é bem mais eficiente que a espada. Amo voces todos brasileiros.

  3. Iramar Figueredo Postado em 06/Nov/2014 às 11:14

    Sou nordestino e vejo claro quanto a agua que agora falta em São Paulo, somos tratados como cidadãos de segunda classe por ignorantes preconceituosos que não enxergam um palmo a frente do seu nariz. Porque está faltando agua no estado mais rico do nosso país? Falta de investimento e planejamento estratégico!!!

  4. Kinha Postado em 06/Nov/2014 às 14:03

    Que dica maravilhosa! Acabei de assistir ao doc e fiquei emocionadíssima com tamanha riqueza de informações e sensibilidade.