Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 13/Nov/2014 às 16:59
11
Comentários

Dobra o número de norte-americanos que imigram para a América Latina

Número de norte-americanos que imigraram para países da América Latina e do Caribe dobrou na última década, revela estudo. A situação seria resultado da crise econômica que atravessou os EUA

america latina imigrantes norte americanos
Imagem: Pragmatismo Político

Revista Fórum

Segundo estudo realizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o número de pessoas naturais dos Estados Unidos que imigraram para países da América Latina e do Caribe dobrou na última década. A situação seria resultado da crise econômica que atravessou o país, diz o estudo intitulado “Tendências e padrões da imigração latino-americana e caribenha de 2010 e desafios para uma agenda regional”.

O levantamento feito pela Cepal mostra que a imigração de norte-americanos para a América Latina se dá em todos os países, menos a Venezuela. No México, o censo de 2010 registrou a entrada de 740 mil cidadãos dos EUA, um aumento de 106%. Na República Dominicana, o crescimento registrado foi de 712%, com a chegada de 24,5 mil norte-americanos. Na Argentina, o número subiu 81%, além de 93% no Uruguai e 68,6% no Brasil.

A Cepal aponta uma tendência no crescimento de intercâmbio inter-regional, que aumentou 3,5%. Argentinos, venezuelanos, costarriquenhos e dominicanos foram os que mais se deslocaram dentro da região. Brasil e México possuem, na ultima década, um fluxo migratório predominante, não proveniente da América Latina e Caribe. No Brasil, prevaleceu a vinda de portugueses e, no México, de norte-americanos.

O estudo constata uma contradição: ao mesmo tempo em que as trocas de informação e comércio se tornam mais densas, cria-se cada vez mais barreiras para impedir a circulação de pessoas. As políticas anti-imigratórias não impedem a circulação das pessoas entre os países, porém, cria uma situação de ilegalidade com menos direitos e condições precárias de vida e trabalho.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Paulo Figueira Postado em 13/Nov/2014 às 17:17

    Que venham os que desejam trabalhar e nos ajudar em nosso desenvolvimento. Enquanto isso os nossos apátridas sonham com Miami.

  2. guess who i am Postado em 13/Nov/2014 às 17:18

    o mundo dá voltas hein! quem diria...

  3. Rogério Postado em 14/Nov/2014 às 04:17

    Bienvenidos gringos!!!

  4. enganado Postado em 14/Nov/2014 às 11:06

    Pelo visto o LULA/PT/DILMA são macumbeiros de verdade, se isto de emigração norte americana em direção a A. Latina for correta, deve ter sido feito um trabalhinho muito forte em um Pai de Santo para que tal ocorresse, e não esquecendo que a vitória a Sra. DILMA nas eleições deve ser também fruto dessas macumbas. Engraçado, macumba me lembra um presidente de Direita que fazia suas magias no Palácio da Alvorada, mas suas maracutaias eram tão fraquinhas que foi expulso da presidência. Adivinhem quem é! Que venham os GRINGOS, somos um país de NORDESTINOS do estado do Rio de Janeiro (excluindo o Espirito Santo) para Norte, que os receberão como irmãos e de braços abertos para somarmos forças de trabalho. Aviso: Não apareçam por São Paulo e os estados do Sul Maravilha, porque serão considerados TRAIDORES/DESERTORES/APÁTRIDAS da verdadeira Pátria deles; EUA/iSSrael.

  5. José Ubaldino Motta do Am Postado em 14/Nov/2014 às 11:23

    Que não venham agentes da CIA

  6. Gabriel Postado em 14/Nov/2014 às 18:41

    Que povo burro! somente a pobreza vem pra américa latina, por aqui temos chavismo, bolivarianismo, kirchnernismo e outros nismos. parem de ler esta merda, sejam mais inteligentes

    • Denisbaldo Postado em 15/Nov/2014 às 10:39

      Au au au au au. O vira-lata está em fúria. Agora temos também o Bolsonarismo, Lobismo, Olavismo, Azevedismo, Vejismo, etc...

      • Eduardo Postado em 16/Nov/2014 às 22:12

        Enquanto houver democracia no Brasil, podem juntar todos eles, que o povo sabe quem é por ele, e não deixará eles ganharem o poder.

      • mani Postado em 17/Nov/2014 às 00:49

        Hahaha muito bem lembrado.

  7. vilmar Postado em 17/Nov/2014 às 08:06

    o brasil tem que fazer um muro igual os estados unidos fizeram pra barrar a entrada de imigrantes, estes caras vem pra cá pra depois querer tomar conta das nossas terras...

  8. Rodrigo Postado em 17/Nov/2014 às 22:18

    É um sinal que a concentração de renda, principalmente no mercado financeiro, que quando vai a falência é rapidamente socorrido pelo dinheiro do povo. Causa estragos bastante significativos, não sou socialista no sentido mais amplo, mas acho que o capitalismo está mostrando falhas, e nestas falhas sempre quem perde é povo. Em se perdendo saem como loucos tentando procurar um lugar onde possam manter a mínima dignidade. Pois muitos brasileiros não sabem mas cerca de 30.000 pessoas não tem onde morar em NY. Enquanto que os banqueiros estão muito bem, obrigado, depois da crise de 2008. Ah, é que a mídia nunca mostra este lado dos americanos, pois eles não recebem para fazer isto. Recebem para mostrar que eles são muito melhores do que nós, o que é uma grande falácia.