Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 14/Nov/2014 às 12:12
27
Comentários

Delegados da Operação Lava Jato atacam Lula e Dilma e exaltam Aécio

Revelação aponta politização na Lava Jato. Delegados da operação fizeram campanha para Aécio Neves nas redes sociais durante as eleições e debocharam de Lula e Dilma. Profissionais da área jurídica criticaram as posturas dos Delegados da Polícia Federal

delegados pf criticam lula dilma pt
Delegados da PF envolvidos nas investigações Lava Jato criticam Lula e Dilma e elogiam Aécio nas redes sociais

Jornal GGN

Ainda durante as eleições, delegados federais da Operação Lava Jato compartilhavam nas redes sociais elogios ao senador Aécio Neves (“Esse é o cara”) e ataques ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma (“Fora PT”, “o comunismo e o socialismo são um grande mal que ameaça a sociedade”, etc). Os perfis não eram públicos, mas acabaram vazando para o Estadão.

Segundo a reportagem, os delegados compartilharam a reportagem da revista Veja sobre a delação premiada e o depoimento de Paulo Roberto da Costa, segundo o qual o PT receberia 3% das propinas.

No dia 18 de outubro, o delegado Igor Romário de Paula, da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, escreveu “Esse é o cara!!!”, nos comentários de uma foto de Aécio Neves. Igor comanda a equipe de investigações e se reporta diretamente a Rosalvo Franco, superintendente da Polícia Federal do Paraná.

grupo facebook OCC

O delegado participa de um grupo do Facebook chamado de “Organização de Combate à Corrupção” cujo símbolo é uma caricatura de Dilma, com dentes incisivos para fora da boca e cobertoapor uma faixa vermelha com a inscrição “Fora PT”.

Coordenador da Lava Jato, o delegado Márcio Anselmo chama Lula de “anta” em um comentário. O comentário é endossado pelo delegado Maurício Grillo, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários e responsável por apurar as denúncias de grampo na cela de Yousseff.

Delegados da Lava Jato exaltam Aécio e atacam PT na rede
Por Julia Dualibi, Estadão

Durante a eleição, perfis de policiais que investigam o escândalo na Petrobrás chamam Lula de ‘anta’ e replicam conteúdo crítico a Dilma

Delegados federais da Operação Lava Jato, força-tarefa que investiga o esquema de corrupção na Petrobrás envolvendo empreiteiras e partidos, entre os quais o PT, usaram as redes sociais durante a campanha eleitoral deste ano para elogiar o senador Aécio Neves, candidato do PSDB ao Planalto, e atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora, Dilma Rousseff, que disputava a reeleição.

Em manifestações feitas em perfis fechados no Facebook aos quais o Estado teve acesso, delegados da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, órgão onde estão concentradas as investigações, compartilharam propaganda eleitoral do então candidato tucano que reproduzia reportagens com o conteúdo da delação premiada do doleiro Alberto Youssef, segundo a qual Dilma e Lula teriam conhecimento do esquema de desvios – o teor desses depoimentos está sob segredo de Justiça. Os policiais ajudaram ainda a divulgar notícias sobre o depoimento à Justiça de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, no qual disse que o PT recebia 3% do valor de contratos superfaturados da estatal.

“Esse é o cara!!!!”, escreveu no dia 18 de outubro o delegado Igor Romário de Paula, da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, ao comentar uma montagem com várias fotos de Aécio, nas quais ele aparece ao lado de diferentes mulheres. As investigações da Lava Jato estão sendo conduzidas por delegados vinculados a Igor de Paula. Ele responde diretamente a Rosalvo Franco, superintende da Polícia Federal do Paraná.

Delegado PF Mauricio Grillo
Delegados da PF envolvidos nas investigações Lava Jato criticam Lula e Dilma e elogiam Aécio nas redes sociais

O delegado, que atuou na prisão de Youssef, participa de um grupo do Facebook chamado Organização de Combate à Corrupção, cujo símbolo é uma caricatura de Dilma, com dois grandes dentes incisivos para fora da boca e coberta por uma faixa vermelha na qual está escrito “Fora, PT!”. Esse grupo se autoproclama um instituto cujo objetivo é mostrar às pessoas que “o comunismo e o socialismo são um grande mal que ameaça a sociedade”.

No dia 17 de outubro, Igor de Paula também compartilhou um link da revista inglesa The Economist que defendia voto em Aécio. Na notícia, lia-se: “Brasil precisa se livrar de Dilma e eleger Aécio”.

Entre o 1.º e o 2.º turnos, o delegado também divulgou duas propagandas eleitorais de Aécio. A primeira acusava o PT de perseguir o juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na Justiça Federal do Paraná. A outra era uma reprodução de uma frase do tucano criticando Dilma, num dos debates na TV: “Que triste o País onde a presidente da República é que determina quem será investigado”.

Delegado PF Marcio Anselmo
Delegados da PF envolvidos nas investigações Lava Jato criticam Lula e Dilma e elogiam Aécio nas redes sociais

Ex-Coordenador. “Alguém segura essa anta, por favor”, declarou o delegado Marcio Anselmo, coordenador da Operação Lava Jato, em uma notícia cujo título era: “Lula compara o PT a Jesus Cristo”. Ele também falou sobre habeas corpus que foram impetrados nos tribunais a favor dos investigados. “Vamos ver agora se o STF aguenta ou se vai danieldantar”, declarou, numa referência ao banqueiro Daniel Dantas, que teve a prisão revogada pela Corte em 2008.

Ele também compartilhou uma notícia sobre hospedagem de Lula na suíte mais cara do Copacabana Palace. “Assim é fácil lutar contra azelite!!!”, escreveu. Na reta final do 2º turno, fez comentários em outra notícia, na qual Lula dizia que Aécio não era “homem sério e de respeito”. Escreveu: “O que é ser homem sério e de respeito? Depende da concepção de cada um. Para Lula realmente Aécio não deve ser”. O delegado apagou há poucos dias o seu perfil no Facebook.

Abaixo do comentário de Anselmo, o delegado Maurício Grillo, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários, aproveita para se manifestar: “O que é respeito para este cara?”. Ele é responsável por apurar a denúncia de grampos na cela de Youssef. Grillo também compartilhou propaganda eleitoral do PSDB, como a que dizia que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobrás. “Acorda!”, escreveu ele ao comentar a reportagem com o título: “Lula e Dilma sabiam de tudo”. Em outro post, Grillo comentou um vídeo no qual uma apoiadora de Dilma está descontrolada, xingando universitários: “As pessoas que apoiam o PT. kkkkk. Alto nível”.

Delegado PF Marcio Anselmo
Delegados da PF envolvidos nas investigações Lava Jato criticam Lula e Dilma e elogiam Aécio nas redes sociais

A delegada Erika Mialik Marena, em cuja delegacia, a de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos do Paraná, estão os principais inquéritos da operação, manifestou-se em uma notícia sobre o depoimento do ex-diretor da Petrobrás à Justiça Federal. “Dispara venda de fraldas em Brasília”, comentou a delegada, que usa o codinome “Herycka Herycka” no Facebook. Anselmo comenta logo depois: “Haja fraldas”.

Anselmo também se manifesta sobre a prisão da doleira Nelma Kodama: “Bye, bye, Japa… vai trabalhar na cadeia agora”.

A Operação Lava Jato foi deflagrada em 17 de março. No alvo das investigações estão doleiros, integrantes da Petrobrás, empreiteiras e executivos – quatro pessoas já firmaram acordos de delação premiada.

Sem resposta. Os comandos da Polícia Federal no Paraná, onde atuam os policiais da Lava Jato, e em Brasília, sede do órgão, não comentaram as manifestações dos delegados nas redes sociais no período eleitoral.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 14/Nov/2014 às 12:44

    Notável a imparcialidade da nossa polícia.

    • Edvaldo Postado em 14/Nov/2014 às 17:16

      Acho que devem ser afastados de suas funções! Se tomam partido, não sevem para ao nobre serviço de polícia!

      • jose Postado em 15/Nov/2014 às 09:18

        Kkkkkkkk

      • Eduardo Postado em 16/Nov/2014 às 21:34

        Concordo com você, o empregado em empresa estatal, e a PF é uma, é concursado e em todas tem um regulamento, e todos são obrigados a respeita-lo.... acho que insubordinação é o nome a ser dado a estas ofensas e acusações.... e duvido que no regulamento interno da PF não tenha algo a respeito.

  2. Tchekowski Postado em 14/Nov/2014 às 16:15

    Notável como a direita raivosa perdedora de quatro eleições seguidas só enxerga mesmo o que quer ver. Os delegados, investigadores de casos relevantes, publicaram no Facebook todo o seu ódio contra acusados pinçados de depoimentos que corriam em segredo de justiça. Eu que pensava que a Veja e o PSDB tinham gasto rios de dinheiro para acusar, julgar e condenar Dilma e Lula, agora percebo que receberam as informações ilegais de graça, direto de "profissionais" que colocaram as suas preferências políticas acima do cumprimento legal de suas obrigações. Aqui não difamamos juízes. São eles mesmo que se difamam, como o próprio JB, maior exemplo do "subiu pra cabeça" e seu banheiro milionário, como também no caso recente da agente de trânsito com o juiz que provou ser um deus.

    • jose Postado em 15/Nov/2014 às 09:19

      Kkkkkkkkkkk

  3. ricardo Postado em 14/Nov/2014 às 16:16

    Eles votaram no Aécio, apoiaram ele, atacaram a Dilma e PT (o que pessoalmente não acho positivo, mas várias pessoas fizeram isto assim como outros atacaram Aécio/PSDB) e.. claro !!!!! Todos manipularam a operação Lava jato para atacar o probrezinho do Governo... Até onde sei a operação Lava jato começou um tanto antes das eleiçõe (março/2014). Fala sério !!!!! Se eles apoiassem a Dilma e mesmo assim tivesse feito o mesmo trabalho, o que vocês estariam falando?!?!?!?!

    • Divina Rocha Corte Postado em 14/Nov/2014 às 18:00

      Concordo com você em parte, acho que eles devem votar em quem eles quiserem, só não acho que devem ficar emitindo opiniões em redes sociais em caso como esse. Porque dá a entender que eles estariam trabalhando não como obrigação em apurar os fatos mas sim em represália ao governo.

  4. Igor Postado em 14/Nov/2014 às 16:32

    Quero ver é nos Estados Unidos um membro de uma instituição pública se posicionar da mesma forma que os delegados do Brasil citados na reportagem.

  5. mauricio augusto martins Postado em 14/Nov/2014 às 17:46

    A Verdade é que uma Instituição deste porte, jamais deveria ter em seus Quadros, pessoas partidárias desta Natureza, pois dá a perceber o quanto Instituições até então sérias, foram Aparelhadas e continuam assim, ajudando com isto nossa Instabilidade Institucional da PF, e a falta de credibilidade no exterior e domesticamente, e não é de hoje, como conseguiam "Mandar" em tucanalhas, querem agora através de Golpes, elegerem seus obedientes interlocutores...maumau

  6. aquino Postado em 14/Nov/2014 às 18:21

    Triste esses dois delegados, que não sabem ser éticos em suas profissões, desrespeitando o chefe da nação em que eles fazem parte e trabalham para apurar ilegalidades e tem de ser imparciais, nem isso sabem fazer. Que profissionais sem ética.o Ainda bem que estamos mudandos graças aos governos Lula e Dilma que tão colocando a sujeirada toda pra fora dos tapetes, e não os governos anteriores , que ainda hoje escondem tudo. Ainda bem que Minas também acordou, falta só o povo de São Paulo saber quem é na realaidade os governos do PSDB.

  7. MARIA Postado em 14/Nov/2014 às 21:02

    SERA! QUE ESTAMOS PRESTES A VER UM GOLPE DE GOVERNO PARA ENTRAR PARA A HISTORIA, MAS, EM 64 A IGREJA FOI ENGANADA E O FICAMOS NAS MÃOS DA DITADURA MAIS DE 30 ANOS ! CUIDADO COM O QUE ESTÃO TENTANDO FAZER!

  8. Elizabeth Aquino Marques Postado em 14/Nov/2014 às 23:04

    Vocês querem ludibriar o povo com mentiras...A corrupção nesse país já está sendo vista no exterior...E lá vocês não vão poder impedir a verdade...

  9. enganado Postado em 14/Nov/2014 às 23:58

    Porque será que esses delegados machões (machões por não Lei para o Partido da PF e andam com revolver na cinta) não investigam: Denúncias: 1) Caso Sivam; 2) Pasta Rosa; 3) Compra de votos. A reeleição de FHC; 4) Vale do Rio Doce; 5) Privatização da Telebras; 6) Ex-caixa de FHC; 7) Juiz Lalau; 8) Farra do Proer; 9) Desvalorização do real; 10) Sudam e Sudene; 11) Mensalão do PSDB; 12) Lista de FURNAS (nome do Aecínico); 13) TRENSALÃO do PSDB; 14) Aeroporto de Claudio/MG; 15) Não aprovação das contas de MG Pelo Tribunal de Contas=5 bi, hein! Aópio. Das duas, UMA, são TODOS CORRUPTOS levando grana do PSDB/DEM/CIA/NSA/MOSSAD e/ou fazem parte do impeachment que já está preparado pelo Exército e vão assumir algum cargo público onde a grana roubada fala mais alto.

    • Eduardo Postado em 16/Nov/2014 às 21:40

      ...e apoiam o quem.... Estas picuinhas me fez definir o voto.... o voto um direito democrático de opinar, mas existe voto e voto.... existe o voto torcedor e o voto que elege.... o meu é o que elege, desses aqui na matéria é o voto torcedor... que ficam depois da eleição reclamando do juiz.... mas o jogo já passou....

  10. enganado Postado em 15/Nov/2014 às 10:07

    Caro Mario Presos?!? Como?! Se todos votaram no Aético! Todos tem ao seu lado STF, PSDB, Eduardo Cunha, DEM, Clube Militar, GAFE+rede bunderante, banqueiros, ... etc. Ponha a mão em um delegado desses, experimente! Pode escolher: vai pra vala com a boca cheia de formiga e/ou condenado por desembargadores que puniram aquela agente trânsito, e mais, não vai durar seis meses vivo dentro da cadeia. Todos os que escrevem aqui não tem noção da crueldade dessa gente de Direita; para se ter uma ideia: lembra do PC Faria? Vala! Blogueiro de Sta. Catarina, suicidaram ele. A Presidente DILMA escapou de ser morta, só DEUS sabe porque. Então meu amigo, esse delegados lhe matam num piscar de olhos, ou pensa que a Direita faz o que faz sem respaldo das ARMAS: cel Telhada, Bolsonaro, Clube Militar, ... . Olha, vai continuar assim até o final dos 4 anos da Presidente DILMA, isto se ELA conseguir terminar o mandato. Vai piorar! Aguardem! Não se esqueça que o PT "NÃO CARREGA ARMAS e NÃO TEM ARMAS".

  11. Carlos Postado em 15/Nov/2014 às 17:58

    Petista quase todos naum prestam, deveriam ser todos presos.

    • José Carlos Postado em 21/Nov/2014 às 06:00

      Tenho orgulho de ser Petista seu reacionário, conservador e retrógrado da direita ensandecida. Ganhamos de vocês, do PIG (Partido da Imprensa Golpista), do TSF , dos empresários, dos delegados da Op. Lava a jato etc, etc, agora só em 2018. Em suma a inveja é uma m....!!

  12. victor Postado em 15/Nov/2014 às 18:14

    Tá na cara de te cunho político essas investigações. A dúvida que surge agora é, será que se for encontrada denúncias contra nomes psdbistas, ou da oposição esses delegados e a PF vão divulgar???

    • Eduardo Postado em 16/Nov/2014 às 21:45

      NÃO CABE AOS DELEGADOS DIVULGAR OU NÃO, CABE à JUSTIÇA... E ESTA TEM QUE DIVULGAR, SE DE QUE PARTIDO FOR. GRADE DE CADEIA NÃO ESCOLHE BANDIDO PARA FICAR ATRÁS DELAS.

  13. Deisi Postado em 15/Nov/2014 às 19:24

    Muito bom o partidarismo dos delegados da policia federal, inclusive fazendo campanha para o candidato do psdb, isso vem demonstrar que a policia federal tem independência. Com a prisão dos grandes empreiteiros e a promessa da presidente Dilma que não ficará pedra sobre pedra, muitos nomes de políticos de nome serão pegos em corrupção na operação lava jato. O Moro não contava com o rumo que as coisas estão tomando, irá tomar muito cuidado e cumprirá a lei, delação premiada deve ser sigilosa, não pode vazar em vésperas de eleições. Golpe só vale se for contra o PT, o psdb tem imunidade de investigação que vai muito além da parlamentar. Contra o psdb, não é permitido vazamento pro PIG.

  14. Eduardo Postado em 16/Nov/2014 às 21:44

    ele foi sabatinado pelo senado federal, onde tinha todo tipo de partido, até o que você parece defender, que é o mais sujo de todos, basta pesquisar no Google, o mesmo que quiseram censurar, mas, como não é um empresinha jornalistica de Minas Gerais, não conseguiram e ainda foi chamado de "muito sensível"....se ele Presidente do TSE que é ministro do STF também se não engano, foi aprovado por todos.... e pelo visto ele pelo menos tem carteira da OAB.....

  15. marilia canabrava Postado em 17/Nov/2014 às 09:28

    A conclusão disso é que a corrupção está em quem deveria cumprir c/ ética e profissionalismo o seu papel de investigar, em vez de querer voltar no tempo e reinstalar um governo podre e traidor da Pátria, como foi o de FHC, que instalou, oficialmente, a CIA americana no Brasil, p/ esconder suas falcatruas, dar aos EUA, acesso aos Segredos de Estado do Brasil. A verdade é que os dólares jorravam aqui p/ pagar os delegados da PF, que eram comandados diretamente pela CIA. Está doendo na PF a atitude cívica do PT, que dispensou a CIA c/ sua bolsa recheada, do nosso território e os delegados, que ainda se consideram subordinados ao Obama, queriam que, mesmo à força dessa campanha suja e corrupta do PSDB/DEM, e endossada integralmente pela PF, que a História se repetisse. Se isso não for corrupção e crime de lesa pátria, o que é então? Pegunta: quem é o comandante em chefe da Polícia Federal? Se é o Ministério da Justiça, é o Governo. E, se é o Governo, por que é que não firam tomadas providências enquanto esses desvios tão graves estavam acontecendo?

  16. Rodrigo Postado em 17/Nov/2014 às 12:25

    É, nota-se que nos EUA os funcionários públicos têm a mesma liberdade que aqui, só um cego veria assim. Veja o caso do Snowden, por exemplo. Deixe de ser alienado.

  17. Thiago Teixeira Postado em 17/Nov/2014 às 19:05

    O cambada de COXINHAS e DELEGADOS BABACAS: " VOCÊS PERDEEEEEEERAM AS ELIÇÕES". Aceitem isso e vão cassar o que fazer.

    • leonardo Postado em 17/Nov/2014 às 19:46

      O PT venceu a eleição e nao pode ser investigado?

      • Thiago Teixeira Postado em 18/Nov/2014 às 12:15

        Pode. Desde que TODOS sejam investigados e REPERCUTIDOS.