Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 21/Nov/2014 às 12:11
70
Comentários

Como parar a máquina do golpe?

midia globo folha veja gilmar mendes
O futuro da República está nas mãos da mídia, a partir das conclusões de Gilmar Mendes (Imagem: Pragmatismo Político)

J. Carlos de Assis, GGN

O espectro de um golpe contra as instituições ronda o país, como assinalou Luís Nassif em coluna desta semana. O que se prepara, contudo, não é um golpe militar clássico. É um golpe jurídico-midiático pelo qual se tentará responsabilizar a Presidenta por alguma irregularidade inventada em suas contas de campanha e que a mídia golpista se encarregará de expandir até a dimensão de mais um escândalo a ser coroado por um impeachment. Os militares não se meterão. Ainda traumatizados com as sequelas de 64, se comportarão como guardiães da Constituição. Já os guardiães civis, o Supremo, estabelecerão a agenda conforme os ditames de sua consciência e de sua audácia.

O futuro da República não está nas mãos da Presidenta reeleita, mas nas mãos da Veja e do Sistema Globo, a partir das conclusões de Gilmar Mendes sobre as contas de campanha de Dilma. Nunca tão poucos tiveram tanto poder em relações às instituições brasileiras sem o suporte de um único voto. É o domínio absoluto do poder privado sobre o público, apoiado por uma instância burocrática do Estado que se comporta como acima do bem e do mal. O cenário favorece a aventura golpista. A escalada de corrupção na Petrobras e o espetáculo das prisões de seus diretores e empreiteiros criaram o ambiente no qual, para o povo, todos são culpados até prova em contrário, ou até mesmo com prova em contrário.

Entretanto, essa crise tem uma dimensão internacional que está passando ao largo dos debates. O tema do alinhamento internacional do Brasil surgiu na campanha com alguma clareza a partir de pronunciamentos de Armínio Fraga, o então futuro ministro da Fazenda indicado por Aécio, e de figuras como o embaixador Rubem Barbosa, assessor da Fiesp. Ambos, assim como o ex-chanceler Luís Filipe Lampreia e Paulo Sotero, criticaram e criticam abertamente a estratégia brasileira de aproximação e fortalecimento dos BRICS e da Unasul. Todos esses quatro defendem o alinhamento total do Brasil com os Estados Unidos e a Europa Ocidental, descartando os BRICS e a Unasul como diversionismo ideológico dos governos do PT.

É estranho, pois na medida em que esses ideólogos supostamente defendem, na retórica, posições favoráveis ao empresariado, na realidade estão bloqueando o único caminho que teremos, a partir de agora, para escapar do aprofundamento da recessão. Estamos no vale de um ciclo de demanda e não temos perspectiva de aumento do consumo e da produção para puxar um novo ciclo. Uma aproximação maior do que já temos com os EUA, como um tratado de livre comércio do tipo proposto por esses ideólogos, não nos traria absolutamente nada de positivo no campo das relações econômicas externas. O objetivo deles é aumentar suas vendas para nós, enquanto nós não temos qualquer perspectiva de aumentar nossas vendas para eles, seja de commodities, seja de alguns parcos manufaturados. Aliás, mesmo sem TLC já temos um gigantesco déficit comercial com os EUA, imaginem com ele.

Um TLC com a União Europeia seria ainda pior. A Europa está numa longa recessão, e nada indica que, por razões econômicas e políticas, venha a sair dela a curto ou médio prazo. O objetivo singular da política externa europeia, assim como a norte-americana, é ampliar suas vendas e gerar superávits comerciais. Não podendo, por imposição da Alemanha, fazer uma política fiscal expansiva, e à vista da armadilha de liquidez na política monetária a única esperança dos países da euroárea de aumentar a demanda para seu setor produtivo é pelas exportações. É por isso que estão desesperados por fazer um TLC com o Brasil e o Mercosul. Do lado de cá, contam com a cumplicidade de ex-diplomatas e economistas que racionalizam o interesse deles, não os nossos.

Leia também:
Governo Dilma foi o que mais combateu a corrupção, diz Datafolha
12 pedidos de impeachment contra Dilma são rejeitados pela Câmara

Já o Brasil tem amplas perspectivas de integração econômica e financeira com os BRICS, puxando no mesmo movimento a Unasul. Eles já são nossos maiores importadores e continuarão a sê-lo. É essa perspectiva que incomoda Washington. O objetivo central da estratégia norte-americana nessa altura do século é cercar e confinar Rússia e China no seu círculo asiático. A participação brasileira nos BRICS, sobretudo com a criação do Banco de Desenvolvimento dos BRICS, confronta diretamente essa política. Nossos primeiros movimentos de autonomia externa desafiam os EUA. Basta ver como foi nos últimos anos o progresso da OTAN sobre o Leste europeu para concluir que eles não medem consequências para perseguir seus objetivos estratégicos. Na verdade eles não tem qualquer escrúpulo com relação a consequências de suas políticas expansivas, como atesta a desestabilização da Ucrânia, da Líbia, do Egito, do Iraque, do Afeganistão.

Washington não precisa de intervir diretamente no Brasil para tentar desarticular os BRICS. Mas ele pode se aproveitar da crise política em curso para estimular seus aliados internos a perseguir a via do golpe já que a via da eleição se mostrou inviável. Pode dar-lhes suporte financeiro e de informação (afinal, a Petrobras foi grampeada pelo Governo americano). E pode dar a cobertura internacional que seria necessária para um golpe jurídico-midiático, formalmente legal.

Entretanto, temos que pensar nos possíveis desdobramentos. Um golpe que resultasse no afastamento de Dilma implicaria também o afastamento de dezenas de parlamentares da situação, por suposto envolvimento nas mesmas irregularidades. Seguir-se ia, pela Constituição, uma nova eleição em 90 dias. Teria de ser impedida por algum meio “jurídico” a candidatura de Lula. E teria que ser armada uma eleição com a vitória garantida de um preferido. Bom, suponhamos que no bojo de uma crise gigantesca as coisas tivessem esse curso. Como seria o novo Governo? E como se comportaria a economia? Algum idiota pode pensar que voltaríamos ao business as usual. Eu não apostaria nisso. Prefiro pensar que estou enganado ou, em último caso, que forças políticas sábias ajudem a controlar a situação, pois creio que isso ainda é possível.

*J. Carlos de Assis é economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 12:34

    Com a excessão da VEJA e do gilmar mendes, todas as outras marcas estão aparelhadas pela esquerda. Essa mídia esquerdista que põe essa cortina de fumaça de mentiras para impedir que a verdade chegue ao grande público. Golpe é manter um governo que apoia a invasão de guerrilheiros para treinar organizações paramilitares como o MST. Por que a grande mídia esconde isso do povo ?

    • Pedreira Postado em 21/Nov/2014 às 13:37

      Pereira, você é uma piada sem graça. Perdeu o jogo e quer ganhar no tapetão..

    • Vicente Postado em 21/Nov/2014 às 14:29

      Pereira, estou muito enganado, ou estás dizendo que a Globo está aparelhada pela esquerda? Se foi isso que disseste, eu nem farei comentários. É como dizer que o sol é escuro, ou que o sal é doce. Cai na real.

    • Marcio Postado em 21/Nov/2014 às 15:38

      Cuidado quando você estiver caminhando pela grama... Se você se descuidar e cair de quatro fica o resto da vida pastando!

      • Jefferson Postado em 21/Nov/2014 às 21:42

        Marcio, como usastes as palavras sabiamente!

      • Anderson Nicolau Postado em 22/Nov/2014 às 09:27

        E se a grama mudar de cor, vai passar finge.

      • Anderson Nicolau Postado em 22/Nov/2014 às 18:20

        *E se a grama mudar de cor, vai passar FOME .

    • Tchekowski Postado em 21/Nov/2014 às 16:07

      Pereira: você já experimentou transar com alguém, viver em família, observar a natureza, tomar um banho de mar, curtir um futebol? Você já notou que a sua vida nos últimos meses é só frustração pelos resultados que a democracia lhe ofereceu? Não sei se você tem condições de consultar com um analista, um psicólogo ou psiquiatra, mas seria bom. Invasão de guerrilheiros para treinar o MST? O MST está ASSENTADO, cara! E produzindo alimento sem agrotóxico para o mundo inteiro! Nem você acredita no que escreve. Penso que você seja freguês do Pragmatismo porque é somente aqui é que lhe dão atenção, que lhe respondem quando você se manifesta. Tudo bem. Nós aqui queremos ajudar as pessoas, principalmente a quem precisa. Prova disto foram os últimos governos democráticos e populares que tiraram o Brasil do mapa da fome. Mas porquê cargas d'água o PT, que conquistou o poder pelas urnas, depois de quatro vitórias seguidas iria importar guerrilheiros? Você acha que a "veja" não conhece a "denúncia" de invasão guerrilheira no Brasil? E se ela desse a mínima credibilidade a esta estupidez, já não teria alardeado? Cara: vai lá pro Yahoo. Ali você vai ser feliz pois todos "pensam" igual a você, pobre criatura.

    • Angela Postado em 24/Nov/2014 às 02:44

      A mídia não publica porque isso é paranóia sua, Pereira. Rivotril ajuda.

    • DOMENICO Postado em 24/Nov/2014 às 11:43

      PORQUE NAO EXISTE. E PURA FANTASIA DOS COXINHAS. PORQUE SE FOSSE VERDADE E FOSSE CREIVEL JA ESTARIA PUBLICADO. ENTENDESTE?

    • Luiz Souza Postado em 25/Nov/2014 às 03:58

      Monkey see [Olavo], monkey do.

  2. Priscila Postado em 21/Nov/2014 às 12:36

    Espero que esta tentativa de golpe seja um fracasso. Mas fico apavorada só de pensar que isso pode acontecer. E a Presidenta Dilma? Pq ela não se manifestou ainda? Não consigo entender o silêncio...

    • Angela Postado em 24/Nov/2014 às 02:46

      Porque não adianta falar com essa corja. Só ouvem o que querem ouvir. Como dizia JC, "sepulcros caiados".

  3. Marcus Martins Postado em 21/Nov/2014 às 12:40

    Gilmar Mendes em entrevista, afirma mesmo sem ter acesso ao processo da Petrobrás, que o caso é pior que o mensalão. Como pode um ministro do STF julgar sem ter acesso ao processo e ao contraditório? Se o caso chegar ao STF, já sabemos o posicionamento do nobre ministro. Campanha para que haja eleição, pelo POVO, dos Ministros do STF.

    • Sertão Postado em 24/Nov/2014 às 15:17

      Gilmar Mendes é aquele que ligou para o Ricardo Teixeira e ameaçou acelerar os processos contra ele caso não levasse a seleção tetracampeã para beijar a mão do FHC?

  4. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 12:43

    "É um golpe jurídico-midiático pelo qual se tentará responsabilizar a Presidenta por alguma irregularidade inventada " Inventada ? Foi o conservadorismo que inventou os desvios de verba na Petrobrás ? Foram os "fascistas" brancos da elite que inventaram o valérioduto ? Antes o PT era o partido da moral com seu moralismo de cueca; agora tenta se colocar ao mesmo nível dos outros. Agora é a "corrupção do bem", se não há propina, então não há obras de melhorias. Essa forma de transformar a corrupção em mal necessário é marca de socialistas que vivem vendendo essa porcaria de futuro paradisíaco do comunismo.

    • Afonso Postado em 21/Nov/2014 às 13:42

      A corrupção na Petrobrás existe segundo a investigação em andamento há mais de 15 anos quando os fascistas brancos da elite estavam no poder. E foram eles sim que inventaram o valerioduto lá em Minas com Eduardo Azeredo.

  5. Priscila Postado em 21/Nov/2014 às 12:46

    Concordo contigo Marcus Martins, o povo deve escolher o Ministro do STF!!!

  6. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 12:48

    "criticam abertamente a estratégia brasileira de aproximação e fortalecimento dos BRICS e da Unasul" Essa aproximação tem que ser cortada imediatamente. Não se pode ter relações com países como a Rússia que tem um presidemnte maluco que quer invadir e anexar territórios soberanos, bem como financia terrorismo islâmico com armas e logísitca. Não se pode ajudar países como Cuba que são ditaduras sanguinárias que ja mataram, torturaram e prenderam sabe-se lá quantas pessoas. Não se pode nutrir relações com países como a China que explora seu povo com trabalho escravo.

    • Rodrigo Postado em 21/Nov/2014 às 13:47

      Me diga o que os EUA fizeram no Iraque? Por que foram ao Vietnam? Nao defendo nenhum dos lados, acho que se pudermos vender para os dois melhor.

    • Daniel do Nascimento Duar Postado em 21/Nov/2014 às 14:15

      Que eu saiba que espionou e não duvide, espiona, o Brasil foi os EUA, não foi Cuba, nem Venezuela, nem Bolívia, nem Argentina, nem o Chile, foi o EUA. Mais, o EUA matou milhões de pessoas após 1945, inclusive lançando 2 grande bombas, destruindo crianças, mulheres, idosos, cachorro, gato, galinha, etc. Esteve em guerra no Vietnam, Coreias, Paquistão, Iraque,Iran, Kuwait, Afeganistão produziu o terrorismo, pelo qual o mundo paga o pato.

  7. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 12:55

    "na realidade estão bloqueando o único caminho que teremos, a partir de agora, para escapar do aprofundamento da recessão" Como é ? Então o péssimo momento econômico que o Brasil vive é culpa dos EUA e da europa ocidental ? A recessão que esse governo causou é por pura incompetência e despreparo da presidente. O remédio agora é se vender para a política neo comunista da Rússia com o BRICS ? Saem de um suposto domínio Americano e mostram a bunda para a Rússia que bela solução.

    • Luciano Postado em 21/Nov/2014 às 13:46

      Outubro/2014 teve o menor índice de desemprego desde que se criou a série histórica. A recessão está na sua cabeça que só ouve a Mirian Leitão.

  8. Marcus Martins Postado em 21/Nov/2014 às 12:59

    Matéria no Brasil 247 diz que Gilmar Mendes aprovou (frouxidão) flexibilização (o PSDB adora essa palavra) para as licitações da Petrobrás.

  9. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 12:59

    "Seguir-se ia, pela Constituição, uma nova eleição em 90 dias. Teria de ser impedida por algum meio “jurídico” a candidatura de Lula" Depois é o conservadorismo que tem mil teorias da conspiração.

  10. Parreira Postado em 21/Nov/2014 às 13:07

    Caraca... esse pereira é um idiota lunático? Se alguém aqui o conhecer pessoalmente, verifique se ele anda tomando corretamente os remedinhos que o psiquiatra prescreveu, porque senão ele vai surtar de vez e periga começar a, literalmente, comer cocô, se já não o estiver fazendo.

  11. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 13:08

    Aliás a VEJA anda batendo recordes de vendagem, enquanto programas apadrinhados da esquerda como o CQC, que fez aquela idiotice na passeata do dia 15/11, nunca tiveram índices de audiência tão baixos.

    • Gabriel Gabo Postado em 21/Nov/2014 às 13:31

      Amigão. Primeiro: trabalhei dois anos no Meio e Mensagem, e pelos dados do IVC, a Abril está falindo devidamente pelo seu carro chefe: a Veja. A circulação em dois anos, caiu 8%. Parece baixo, mas pelo contrário, é um dos índices mais altos entre os veículos de comunicação do Brasil. Isso é um dado, não é achismo igual ao seu. Segundo: você não conhece muito bem sobre a história da televisão no Brasil pelo jeito. A Band foi fundada por João Saad e sua família mantém a gestão até hoje, principalmente pelo seu filho, João Carlos Saad, que fez campanha declarada publicamente contra o PT e a eleição do atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Terceiro: você acha que o repórter do CQC foi idiota por qual motivo? O que você acha do Senhor barbado respondendo as perguntas igual à uma criança, fazendo chifrinho, entre outras? E o rapaz, que não sabe qual a procedência impeachment? O que você acha?

      • Rodrigo Postado em 21/Nov/2014 às 13:51

        Boa, o coxinha deveria se envergonhar. O problema eh que os gansos nao tem vergonha.

      • Luiz Souza Postado em 25/Nov/2014 às 04:10

        Reinaldo Azevedo deve estar arrependido quando dizia que a esquerda deveria fazer as próprias revistas ao invés de patrulhar a ideologia nefasta de Veja. Pelo que você diz, boa parte dos leitores da revista da Marginal abandonaram-na em busca de novos e mais claros horizontes. Eu fiz isso ainda no primeiro governo FHC.

    • Ranieri Postado em 21/Nov/2014 às 13:53

      Idiotice foi a própria passeata! O CQC é um programa de comédia... Estava no lugar certo

    • Vieira Postado em 21/Nov/2014 às 14:00

      O golpe já fracassou. Se tivesse algo contra a presidenta com certeza teria sido divulgado ainda na campanha. O que estamos vendo agora já é campanha para 2018.

  12. Priscila Postado em 21/Nov/2014 às 13:18

    Pereira, pq vc não vai ler a Veja, ao invés de estar aqui escrevendo besteiras? Leve junto seu amigo Cesar Souza! Vc não cansa? A maioria dos leitores deste site tem opinião própria e não são manipulados pela Globo ou Veja... Não perca seu tempo!

  13. Marcus Martins Postado em 21/Nov/2014 às 13:22

    Tem um filme muito bom chamado "Fama Para Todos", não queremos tanto. Esta outra metade do Brasil quer participar do capitalismo, mas não somente recebendo a fatia ruim. Queremos a parte boa também. O Brasil do PSDB é para poucos. A "parte inteligente" do Brasil acha que nós, que sentimos o gostinho bom de ter uma vida melhor, ficaremos quietos? Queremos mais Democracia!

  14. Priscila Postado em 21/Nov/2014 às 13:24

    Por causa da Globo e Veja, o Collor venceu as eleições em 1989 e qual foi a consequência? E ainda foi utilizado os mesmos argumentos contra o Lula que utilizam hje contra a Dilma, que iriam transformar o Brasil em um país comunista... Estou até agora esperando este tal de comunismo! rsrs Ah, e a Globo apoiou a Ditadura Militar, esqueceu desta parte? Ainda demorou anos pra fazer apenas um "pedido de desculpa"... Globo e Veja não tem mais crédito, somente tolos pra dar ibope

  15. Priscila Postado em 21/Nov/2014 às 13:31

    Ainda bem que a "parte inteligente" é minoria...

  16. Gustavo Postado em 21/Nov/2014 às 13:49

    Também acho que teve fraude. Como pode um playboy irresponsável ter tantos votos? Principalmente depois de anunciar o Fraga....

    • guilherme Postado em 21/Nov/2014 às 18:53

      exato. golpe foram esses votos válidos em aécio.

  17. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 14:07

    "Me diga o que os EUA fizeram no Iraque? Por que foram ao Vietnam?". Os Eua libertaram o iraque de um tirano sanguinário que matava indiscriminadamente minorias como os curdos, xiitas , cristãos e opositorres políticos com uma guerra que matou o menor número de vítimas civis da história. foram ao Vietanam para morrer e manchar a imagem de seus país por causa de um maluco chamado Lindon jonson que obedecia ordens da elite americana que têm por objetivo até hoje de manchar a imagem de seus próprio país.

  18. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 14:11

    "você acha que o repórter do CQC foi idiota por qual motivo? ". Ele tentou manipular um rapaz ingênuo para transformar um tapa numa agressão cruel. fez a mesma coisa que fizeram o estadão , a folha e todas as mídias : pegaram 2 ou 3 que levantaram faixas a favor de uma intervençaõ militar em "supostas lideranças" da passeata. Quebraram a cara e não conseguiram levarar essa mentira adiante e pagaram o mico de ter que colocar o incidente único como manchete principal.

  19. Natália MS Postado em 21/Nov/2014 às 14:11

    Que sorteio foi esse que sorteou o Gilmar Mendes para prestação de contas do Governo, esse cara para ver o PT na lama é capaz de tudo e mais um pouco, isso é preocupante mesmo, acredito que a Dilma deva está tomando as providencias em relação a isso!

  20. Natália MS Postado em 21/Nov/2014 às 14:14

    Pereira: o moleque pede impeachment da Presidente e não sabe se quer nome do vice e ainda diz que com o impeachment haverá outra eleição...Tá esquecendo que o CQC é um programa de humor, e essa manifestação é COMÉDIA, COMÉDIA!

  21. Jacqueline Postado em 21/Nov/2014 às 14:25

    Cade o ministro da justica? O TSE atropela o próprio regimento e antes de um piscar de olhos do PT, este "juiz" muito justo, atacado de febre de justica se abocanha de uma terefa que por lei nao pode ser sua e que todos sabemos, é no mínimo inadequada para este "isento" cidadao. Todo mundo sabe, inlclusive lá em Catuípe, que este camarada é o famoso "cacador de comunistas" o "aniquilador do PT"...Pois bem, mais uma vez parece que o lobo mau , pelo menos por ora, conseguiu, pois com certeza, vai achar ALGUMA COISA IRREGULAR nas contas da campanha do PT e da Dilma. Se nao achar, inventará. Cade o ministro da justica pra, pelo menos, esbocar um ahhhhhh?

  22. Priscila Postado em 21/Nov/2014 às 14:27

    CQC é comédia e o Pereira também... Um vírus golpista e desinformado passando pela web...

  23. aquino Postado em 21/Nov/2014 às 14:36

    Esse senhor é um zé ninguem, ele faz mal ao nosso BRASIL.

  24. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 14:41

    Quanto à editora abril, eu não sei seus balanços financeiros. O que digo que a VEJA está na mão do povão e vende uma enormidade. Está todo o mundo comentando e os únicos incomodados com isso são petistas fanáticos que ainda acham que que dilma e Lula nada sabiam do petrolão que levou até agora 10 bilhoes podendo chegar a 21. Veja não mentiu quando noticiou as propinas da empresa holandesa meses antes de antecedência, propinas essas fortemente negadas pelo governo e por graça foster que após o MP holandês divulgar uma multa milionária, o governo mudou de ideia e admitiu a robalheira.

  25. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 14:43

    O CQC quis transformar um tapa numa agressão cruel, tentou transformar 2 ou 3 pessoas que pediam intervenção militar em lideranças da "direita fascista golpista" e pagaram um king kong do tamanho da arrogância e truculência da militância paga do PT .

  26. vladimir Postado em 21/Nov/2014 às 14:45

    Pelo jeito que vai a coisa, só os EXTRATERRESTRES pra salvar o mandato da Dilma ...

  27. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 14:49

    A mídia transforma uma manifestação sem um único incidente de mais de 10 mil pessoas, há quem diga na PM que haviam 40 mil, numa marcha com 3,5 mil. tentam transformar um tapa num ato de tortura. E a ainda essa molecagem de esquerda diz que a mídia é direitista. É pra rir !!!!

  28. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 14:53

    "Que eu saiba que espionou e não duvide, espiona, o Brasil foi os EUA". Saiba que no caso leaks boa parte era verdade. A mídia de esquerda não cita o vazamento de documentos que comprovam a infiltração de milhares de terroristas islâmicos no Brasil. E o que o governo faz com esses terroristas ? finge que não vê. isso era verdade.

  29. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 14:57

    "o EUA matou milhões de pessoas após 1945, inclusive lançando 2 grande bombas, destruindo crianças, mulheres, idosos, cachorro, gato, galinha, etc. Esteve em guerra no Vietnam, Coreias, Paquistão, Iraque,Iran, Kuwait, Afeganistão produziu o terrorismo, pelo qual o mundo paga o pato." Se somar todas as mortes que os EUA estiveram envolvidos, mais a todos os animais(pato galinha etc) Acho que não daria nem 10% do que o socialismo ja matou com Fidel castro, Hugo chávez, Stalin, Lênin, Mao tsé tung, Pol Pot, Kim jong un, Ho chi min, Nicolau ceaucescu, Slobodan milosevic entre outros ditadores comunistas de quinta categoria.

    • enganado Postado em 21/Nov/2014 às 17:26

      Pereira 8,5 milhões de pessoas foram mortas devido as Intervenções Humanitária dos EUA, no século 20, isto sem contar a 2ª WW. Só no Iraq os EUA assassinaram 750.000 crianças, fora os 4 milhões de pessoas sem teto. O USArmy dizimou o Iraq.

  30. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 15:04

    A globo e a família marinho esconderam junto com toda a mídia a existência do Foro de são paulo. A maior ajuda que a mídia já deu para a esquerda socialista.

  31. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 15:07

    Vejam as estatísticas de tiragens publicadas por Luis nassif : http://jornalggn.com.br/noticia/os-numeros-de-circulacao-das-revistas-semanais-entre-outubro-e-marco

  32. Gustavo Postado em 21/Nov/2014 às 15:36

    É golpe pra todo lado!

  33. Roberto Postado em 21/Nov/2014 às 15:41

    "que obedecia ordens da elite americana que têm por objetivo até hoje de manchar a imagem de seus próprio país." Esse Pereira dói demais, afe

  34. Heitor Postado em 21/Nov/2014 às 15:57

    Pereira volte para o colo do senhor Olavo por favor.

    • Tchekowski Postado em 21/Nov/2014 às 16:27

      Que venham com o golpe. A massa historicamente excluída que pela primeira vez foi enxergada por algum governo e que soube dar a resposta nas urnas, vai saber também dar a resposta nas ruas e nos campos. E não será como essa meia dúzia de coxinhas brancas que destilam ódio sem nenhum argumento. Que tentem, como vêm fazendo desde que o governo democrático e popular assumiu o poder. Até agora só assistimos de camarote o desespero de uma minoria que não se conforma com as derrotas seguidas. A nossa força não vive sentada acessando a internet, pois tem de trabalhar duro pelo seu sustento. Então, quer venham de novo com essas ideias que só funcionaram há mais de 50 anos por uma conjunção de fatores que não mais existe. Daí teremos a verdadeira revolução, onde a maioria oprimida há de vencer aos seus eternos carrascos.

  35. Priscila Postado em 21/Nov/2014 às 16:09

    Seu discurso é fanatismo Pereira. O que vc está fazendo aqui neste site? Vai ler a Veja, comente lá!

  36. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 16:28

    Pereira: você já experimentou transar com alguém, viver em família, observar a natureza, tomar um banho de mar, curtir um futebol? Diga isso para quem escreve o site. eu sei que o ganha pão do pessoal do site é mentir em favor do governo. Tchekowski, você me lembra o desenho do piu piu e frajola. "Eu acho que eu vi um gatinho" . Putz, o ministro das comunas da Venezuela entra no Brasil ilegalmente para fazer "acordos" com uma organização que nem sequer tem personalidade jurídica como o MST. Um país que está na mão de um psicopata ditador que está levando um país exportador de petróleo ao caos. E tudo que você faz é dizer que eu tenho que transar com alguém e ver futebol ? você acha que usar esse ardil psicológico vagabundo e mentiroso contra mim vai te fazar entender melhor as coisas ? Não se engane, mandar eu olhar futebol não vai aumentar seu conhecimento da realidade, quando muito aumentará sua vulnerabilidade em relação ao seu algoz esquerdista.

  37. Pereira Postado em 21/Nov/2014 às 16:38

    Tchekowski, pare de molecagem, para de clichês feitos("o governo do povo", "viva a revolução"), pare com teorias conspiratórias de golpes. Pare de achar que mais de 10 mil pessoas são meia dúzia como noticiou a mídia esquerdista. Pare de achar que os protestos contra o governo vão acabar, só aumentarão. Ninguém aguenta mais tanto desmando e desrespeito com a democracia e com o povo pobre.

  38. jair Postado em 21/Nov/2014 às 16:42

    Há idiotas e troglos, acólitos do detrito sólido da maré baixa, que sofrem de alguns transtornos e vêm descarregar suas idiotices aqui nesse espaço. Sugiro ao cesar e ao pereira que chafurdem na veja e demais representantes do monopolio pigal, ai invés de vociferar vitupérios neste espaço.

  39. Beatriz Postado em 21/Nov/2014 às 16:42

    Falta de respeito de quem não respeita a Democracia, se acham melhores do que a maioria, o supra-sumo da ignorância. Dilma foi eleita pela vontade da maioria, vamos lutar sim, se necessário for, para manter a democracia. Tem PT bandido? tem sim? tem PSDB que não é bandido? deve ter, uai. O que não podemos mais tolerar é este judiciário imoral, esta politicagem imoral e esta mídia imoral. Reforma política é necessária com a discussão e participação popular.

  40. Roberto Postado em 21/Nov/2014 às 16:43

    Até parece que o Pereira está pelo povo pobre... kkkkkkkkkkk

  41. Gonçalves Postado em 21/Nov/2014 às 19:01

    É Incrível como um cara que se declara "Direita" vem com sua cara de pau nessa página expurgar tanta idiotice. Eo pior, se perde em toda sua retórica, eu acho ótimo estas pessoas se manifestarem pois agora não só sentimos o Mau Cheiro e sim sabemos quem são os que Fedem.

  42. Onda Vermelha Postado em 23/Nov/2014 às 01:53

    É Dilma SIM porque EU não penso só em mim! A regra é clara! Quem legitimamente conquista a maioria dos votos nas urnas GOVERNA! Quem perde vai para a oposição e DEVE aceitar o resultado advindo da soberania popular. Simples assim! Isso é tão claro que nem deveria ser necessário repetirmos tantas vezes esse mesmo princípio como nessas últimas semanas que seguiram ao segundo turno. De forma que aquele que prega o Impeachment de uma mandatária reeleita a menos de um mês sem nenhum elemento concreto que o embase ou faz uso de subterfúgios supostamente legais, flerta com o mais puro e sórdido golpismo. Presta um desserviço ao país, provoca instabilidade institucional e insegurança jurídica. Além disso, precisa compreender, urgentemente, o verdadeiro sentido e valor da democracia para todos os cidadãos deste país. Ei Golpistas! Qual é? Qual foi? Será que já se cansaram de “brincar” de democracia? Respeitem as regras do jogo! NÃO OUSEM TESTAR OS LIMITES E A DETERMINAÇÃO DAQUELES QUE A ELEGERAM. Dilma Rousseff(PT) é a Presidente eleita de fato e de direito. Chefe das Forças Armadas e da Nação, e assim será até 2018!

  43. Miguel Postado em 24/Nov/2014 às 09:15

    O título da matéria é "como parar o golpe?". E lá vem uma enxurrada de informações que parece demonstrar que o golpe é inevitável. Afinal, esse tipo de matéria ajuda em quê? Caro Sr. J. Carlos de Assis, de que lado o Sr. está? Sinceramente, esse tipo de matéria dá moral apenas aos golpistas. Li toda a matéria procurando a opinião do autor de como parar o golpe e não vi uma solução sequer, apenas apresentou os problemas, em tom alarmista.

  44. Sertão Postado em 24/Nov/2014 às 16:41

    Para ilustrar: o Brasil querer TLC com USA e UE é como um cidadão pobre que tem uma esposa muito bonita querer entrar para um clube de milionários sem escrúpulos achando que eles vão deixar ele ganhar dinheiro: com certeza vai sair pobre e ainda vão comer a mulher dele até se cansarem.

  45. Luiz Souza Postado em 25/Nov/2014 às 03:55

    O EI decapitou mais meia dúzia de oficiais do SAA de Assad - quem realmente combate os facínoras - e os vagabundos só falam de Petrobrás?

  46. Pereira Postado em 25/Nov/2014 às 11:23

    "Pereira 8,5 milhões de pessoas foram mortas devido as Intervenções Humanitária dos EUA, no século 20," 8,5 milhoes de mortes stalin matou com o socialismo nos primeiros 2 anos de governo soviético.