Redação Pragmatismo
Compartilhar
Geral 21/Nov/2014 às 17:37
42
Comentários

Chefes das Forças Armadas condenam radicais: "o Brasil é uma democracia"

Chefes das Forças Armadas frustram os manifestantes golpistas que pedem intervenção militar e destituição da presidente Dilma: "Os militares de hoje estão totalmente comprometidos com a democracia e não vão voltar ou apelar para um golpe"

forças armadas dilma democracia impeachment golpe
Chefes das Forças Armadas rechaçam golpe: “estamos inseridos na democracia e não vamos voltar”

Dirigentes que integram as Forças Armadas rechaçaram a possibilidade de os militares da ativa atenderem aos pedidos de intervenção e destituição da presidente Dilma Rousseff (PT) do poder. O pleito é fomentado por alas conservadoras e direitistas que promovem passeatas desde a vitória de Dilma sobre Aécio Neves (PSDB) em outubro passado.

Um dos argumentos é que a reeleição da petista consumará a instauração de um golpe de teor comunista no Brasil. Segundo o comandante da Marinha, os militares de hoje estão totalmente comprometidos com a democracia e não vão apelar para um golpe.

Os três chefes das Forças Armadas do Brasil foram ouvidos pela colunista da Folha, Monica Bergamo. O general Enzo Peri, o brigadeiro Juniti Saito e o almirante Julio Soares de Moura Neto retrataram um ambiente de absoluta normalidade institucional.

“Os militares estão totalmente inseridos na democracia e não vão voltar. Isso eu garanto”, disse o almirante Julio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha. “Os militares só voltam em seu papel institucional, que é o que têm hoje”, afirmou.

VEJA TAMBÉM: Hitlernautas ameaçam a democracia no Brasil

Saito, por sua vez, criticou os radicais. “São opiniões de extremistas”, afirma, antes de sentenciar. “É algo impossível de acontecer. Só quem poderia tentar fazer isso é o pessoal da ativa. E, como nós não queremos nada nesse sentido, não há a menor chance de essas ideias evoluírem.”

Peri também rechaça a pregação golpista. “Nós vivemos há muitos anos em um ambiente de absoluta normalidade.”

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rafael Martini Postado em 21/Nov/2014 às 17:52

    Esses homens têm compromisso com o país, sabem respeitar a democracia e as nossas instituições e estão ao lado do povo brasileiro. Provavelmente são conservadores e direitistas (que costumam ser maioria entre os militares) e não compactuam com essa extrema direita que, espumando de raiva pela boca, quer derrubar a presidenta a qualquer custo. Quanto a estes últimos, aliás, que aumentem a dose de Rivotril e vão chorar na cama, que é lugar quente.

    • Rodrigo ferreira Postado em 21/Nov/2014 às 22:17

      Bacana....energia, alimentos, combustivell tudo mais caro e dilma vai aumentar mais ainda! parabens por votar no 13! quem brevemente estara na cama, chorando são voces que votaram nela, chorando de fome, fome dói, por que as esmolas recebidas, com a inflação presenteada por ela pós eleição, já não dar pra nada! hehehehe.....

      • Luiz Henrique Postado em 22/Nov/2014 às 13:56

        Ao contrário, meu jovem.... Dilma está acabando com a fome neste país. Já somos referência para outros países, segundo a ONU (FAO).

      • poliana Postado em 22/Nov/2014 às 15:43

        ZzzzzzzzzzzzzZZZZZzzzzzz. Chora coxinha...

      • Clovis Postado em 22/Nov/2014 às 16:33

        Se Aécio não conseguiu vencer a Dilma em meio a tantos escândalos e com toda a mídia a seu favor, vai ganhar de quem? Ainda bem que não ganhou, senão estaríamos curtindo uma boa recessão muito maior, roubariam 10 vezes mais e ainda ele teria em quem colocar toda culpa.

      • Ceíta jansen Postado em 22/Nov/2014 às 20:01

        Para de chororô coxinha derrotado, parece até que aecim e aquela corja de canalhas iam melhorar a situação do Brasil, ou você é um verdadeiro alienado ou é daqueles que odeia tanto o PT que torce contra o Brasil...#aceitaquedoimenos...ahahahahhahhha.

      • SERGIO Postado em 22/Nov/2014 às 23:16

        OS COXINHAS NÃO SE EMENDAM MESMO! VAI TRABALHAR E DEIXA A PRESIDENTA FAZER O MESMO!

      • Ari Amaral Postado em 23/Nov/2014 às 01:23

        Rodrigo Ferreira, Você sabe qual foi o percentual de aumento do combustível desde 2003, quando Lula assumiu o governo para o primeiro mandato? Busque na internete e e me informe, para que eu possa comparar com o percentual dos 8 anos do partido que você certamente queria que ocupasse a presidência novamente! Você vai se surpreender!

      • josé antonio Postado em 23/Nov/2014 às 10:03

        comentário extremamente infantil, precisa se informar um pouco mais rodrigo

      • Mendes Postado em 23/Nov/2014 às 19:54

        O PSDB é o partido mais sujo do Brasil!

      • Flavio Postado em 24/Nov/2014 às 15:06

        Sai do Brasil e procure um pais com ditadura !

      • José Postado em 03/Jan/2015 às 11:50

        Isso, mesmo, coxinha!! Chora bastante!! Faz bem ao coração!! Vais chorar mais 12 anos com Dilma e Lula.........................hahahahahahahah!!!!!!!!!!!!!!

      • Elias Montakis Postado em 13/Mar/2015 às 15:04

        Rodrigo, muda para Miami! La tem um monte de coxinhas iguais ou piores do que voce!

    • Daniel Postado em 23/Nov/2014 às 17:49

      Seu post deixa claro o maior câncer da herança comunista no Brasil, a segregação de pensamentos. Enquanto vc e o povo brasileiro continuar fazendo da política um grande jogo de futebol, estaremos fadados a continuar nesta situação em que estamos. Com idh abaixo de muitos países falidos. Não podemos vestir a camisa de um político ou partido, devemos vestir a camisa do povo. Pois não existe time ganhador e time perdedor. Existe um político roubando e o povo pagando.

      • Thiago Lopes Postado em 24/Nov/2014 às 20:46

        Daniel, o que é povo? O que vc está chamando de povo? Se está falando da classe trabalhadora, então seu discurso está muito parecido com um discurso comunista, se é que vc sabe o que é isso.

      • Elias Montakis Postado em 13/Mar/2015 às 15:07

        Mas que droga! Tem coxinha nesta coluna! Daniel,Rodrigo, analfabetos politicos!

    • pedro amarildo vieira Postado em 10/Dec/2014 às 10:37

      Bando de inúteis ! O Brasil deveria acabar de vez, com todos os politicos pilantras e com essa milicada conveniente e vagabunda,lacaia dos corruptos. VÃO TUDO PARA A PQP ! BANDO DE LESA PÁTRIA ! Onde que esses TOUPEIRAS fardados,estão vendo DEMOCRACIA?Bando de vendidos ! COVARDES !

      • jorosiljrs Postado em 05/Aug/2015 às 07:09

        Pra escrever esse monte de asneiras, certamente vc nem faz ideia do q está acontecendo mundo à fora. Ñ olhe só pro seu umbigo meu caro!

    • Orlando Pinheiro Postado em 25/Feb/2015 às 21:07

      Seu comentário foi de lavar a alma. Parabéns!

  2. Marcus Martins Postado em 21/Nov/2014 às 17:52

    Os Militares são os patinhos feios da Democracia. Sem Direito à associação e a reivindicar, sem lobby no congresso, não têm vozes na Democracia. Várias questões os afligem, eles não estão vivendo em outro plano. Como eles podem ver suas questões postas? Por que não há uma lei prevendo o reajuste dos Militares baseado na inflação do ano anterior? Por exemplo. Não podem fazer greve e nem podem se tornar um movimento social (assim prevê a Constituição). Os militares querem mais Democracia também!

    • guess who i am Postado em 21/Nov/2014 às 18:22

      N podem fazer greve mas fazem todo ano, hein? A polícia militar faz parte do pilar de sustentação do estado democrático de direito. Sem ela, esse msmo estado vira um caos, uma barbarie. N há nenhum atentado a democracia a proibição de os militares fazerem greve! Eles eh q a desrespeita qdo partem pra esse absurdo! Basta ver o caos q um estado da federação se torna qdo a corporação entra em greve! Absurdo eh a polícia militar desrespeitar a nossa constituição e partir pra essa estupidez. Isso sim fere a nossa democracia!

      • Marcus Martins Postado em 21/Nov/2014 às 18:24

        A reportagem é sobre as Forças Armadas! Eu estou falando sobre as Forças Armadas!

      • Marcus Martins Postado em 21/Nov/2014 às 18:30

        Por essa particularidade, é que se deve ter Lei que proteja os Direitos dos Militares. Eles não podem ficar à mercê da boa vontade de governos. Exemplo: se o país precisa economizar, basta não reajustar os salários dos Militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) estes não poderão reclamar. É justo?

      • Marc Postado em 21/Nov/2014 às 19:00

        Amigos militares, ganham bem, de sargento pra cima, pode crer, tem um série de regalias, transferência pra faculdades públicas, para eles e seus familiares. Todos os governos jogam uma fortuna, nesse pessoal que só brinca de soldado, são ineficientes. E só pra não esquecer, queremos que a comissão da verdade aponte mais criminosos do passado.

      • Andre CdE Postado em 22/Nov/2014 às 00:28

        Marc, para de falar besteira! Só quem ganha razoavelmente bem são os oficiais. E sobre a faculdade, só se consegue transferência para faculdade pública, caso o militar estude numa faculdade pública, seja transferido, daí ele pode se transferir para outra faculdade pública.

      • Andre CdE Postado em 22/Nov/2014 às 00:30

        E só pra finalizar: dependente de militar tem, no máximo, desconto em ALGUMAS faculdades CONVENIADAS.

  3. victor Postado em 22/Nov/2014 às 00:17

    Até pq não é querendo falar, mas as Forças Armadas estão se valorizando cada evz mais. Fazem missões internacionais, estão comprando caças, tanques e submarinos, além de aumentar mais a presença do exército em alguns eventos, como foi na Copa! Sei lá, acho que estão tendo um papel mais importante e fundamental no país, espero que a Dilma continue...

  4. MARIA Postado em 22/Nov/2014 às 18:02

    O POVO NÃO É MAIS BOBO COMO EM 64 !HOJE EXISTE INTERNET! NADA MAIS FICA ESCONDIDO! PRINCIPALMENTE PENSAMENTOS... "DEMOCRACIA SEMPRE!"

  5. enganado Postado em 22/Nov/2014 às 20:33

    Não ACREDITO nos MILITARES que habitam aqui no BRASIL, minha Pátria. Olha aqui não precisa de Golpe para pelo menos enquadrar a Direita, basta uma conversa no pé do ouvido e coisa vai ... ! Vamos! Façam a rede Globo cumprir a Constituição, vamos, vamos, ... quero ver! Os 7 bi que o Aecínico ROUBOU do estado de Minas de Gerais, mesmo sendo chamado pelo Tribunal de Contas, assinou o uma porcaria de papel e NÃO cumpriu NADA! E daí! Então que história é essa de Guardiões da Constituição? Constituição é só para o PT? Que negócio é esse de Domínio do Fato? O JB e a Globo pintaram com a Constituição e NADA! Ninguém cumpre? POR QUE? Por essas e ouras que a nossa CONSTITUIÇÃO atende pelos nomes de PROSTITUIÇÃO da DIREITA e ainda a chamam de GIBI. NÃO ACREDITO em Patriotismo dessa gente! Gostam mesmo é da Direita e de dos EUA! Se querem saber , "Ontem o Imperador Pedro II me perguntou se eu tinha entendido alguma coisa, pois aqueles Militares que juraram fidelidade ao Império no Baile da Ilha Fiscal na noite de 14.11.1889; Proclamaram a República no dia seguinte, 15.11.1889". Para quem não sabe; o Travesseiro do leito da morte do Imperador era recheado com as Terras de BRASIL. Que ironia, hein!

    • André Postado em 24/Nov/2014 às 23:46

      Vai ler a veja ou algum artigo do pig. O FHC foi o maior ladrão que esse país já viu. E está ai livre, falando as merdas que sempre falou. Caso tenha se esquecido, das pérolas que este ladrão falou como chamar aposentado de vagabundo, isto que esse cara se aposentou com 35 anos e recebe 22 mil da usp.

    • enganado Postado em 25/Nov/2014 às 00:42

      2002 - 1500 = 502 anos, pois este é o número que a sua Direita HONESTÍSSIMA rouba no BRASIL. Acho que seu probleminha não político, é Matemática lá na escolinha da Dona Teteia, ou seja, fazer conta de subtração!

    • enganado Postado em 25/Nov/2014 às 00:48

      Concordo! Só estou esperando o Aópio chegar do tratamento de desintoxicação na Colômbia para mudar de fornecedor, e mais, vou até andar de helicóptero para me refrescar e ir até me encontrar com uns amigos em Cláudio-MG.

  6. MARIA Postado em 23/Nov/2014 às 10:27

    ESSA HISTORIA DE IMPEACHMENT, GOLPE SÓ SERVE PARA FORTALECER: LOBÃO E CORGIA, GANHANDO OU TENTANDO GANHAR ESPAÇO MA MIDIA, BONSONARO,FELICIANO E CORGIA, QUERENDO FAZER PROPAGANDA ELEITORAL, VICE DO AÉCIO E CUPULA( ALCHIMIM ,AÉCIO,FHC ETC...),SEM COMENTARIOS!OS NOMES FALAM POR SÍ, ENTÃO VAMOS PARAR DE DAR A ELES O QUE ELES QUEREM "ESPAÇO, FAMA ,DINHEIRO,CARGOS E PIOR PODER!", VAMSO ESPERAR A PRESIDENTA ( ELEITA DEMOCRATICAMENTE PELA MAIORIA DO POVO!, POIS, SE O POVO QUISER ELES NÃO DEIXAM TIRA-LA DO PODER ISSO É FATO! OS MESMOS 51,64 TEM O DIREITO DE FAZER VALER SUAS VONTADES E PRINCIPALMENTE OS NORDESTINOS QUE FORAM MUITO EXPRESSIVOS NAS ELEIÇOES, E ELES SABEM DISSO! ENTÃO SUGIRO," VAMOS COMEÇAR UMA CAMPANHA QUE IRA MEXER COM TODO O PLENÁRIO: PLEBISCITO VAMOS FAZER VALER NOSSO VOTO.

  7. Alda Postado em 23/Nov/2014 às 12:43

    Até onde se sabe FORÇAS ARMADAS" são formadas por todas as polícias. ..Exército, Aeronáutica, Marinha, PF, PM.... todas armadas.

  8. luca Postado em 24/Nov/2014 às 15:35

    o que acontece e que no governo do pt nao se acobertou os pilantras como fhc que e o maior safado da historia, sempre fez. agora essa cambada de babaca esqueceu de como era o brasil antes, como se o pt tivesse criado a corrupçao, e fosse so ele envolvido nos escandalos, o psdb ta atolado ate o pescoço, como um tucano pode condenar a corrupçao de qualquer outro partido? sempre estiveram no poder e nao fizeram nada, que nao fosse privatizar e roubar o dinheiro publico so em uma obra do metro de sao paulo roubaram sozinhos, mais do que no mensalao todo, e ainda que bater no peito e pregar honestidade? colocam pra concorrer a presidencia um cara atolado em rolos e ate suspeito de envolvimento com narcotrafico, "suspeito" por que mexeram os pauzinhos como e de praxe. entao amigos se vamos limpar, tem que pegar de mamando a caducando,por que o que ta acontecendo e jogando tudo em um so e se fazendo de santo.

  9. eu daqui Postado em 25/Nov/2014 às 09:29

    Estam não é e nem nunca foi democracia. O que não pretexta nenhuma forma de golpe: ao contrário, torna-o ainda mais injustificado.

  10. Francisco Postado em 25/Nov/2014 às 13:48

    Esse general se borra é de medo da Presidente, rs rs. Nem as medalhas da Força, ganha por esses senhores que meteram a mão no baleiro, teve coragem de reclamar a devolução. Mas deixa assim, eram todos inocentes, culpado era o carequinha, pegou quarentinha e calado, he he.

  11. Renê Torres Postado em 14/Dec/2014 às 03:21

    Quando procurarem serviços públicos (polícia, judiciário, escolas, hospitais, dentre outros),lembrem-se que o resultado que aí está é fruto, sobretudo (o que não quer dizer, exclusivamente), do atual governo. Se estão satisfeitos: ÓTIMO !!!!! Estamos no "caminho certo". Quanto aos militares, pobre classe, nem a dignidade das próprias famílias conseguem defender. Eis o país que aí está: https://www.youtube.com/watch?v=ObAEeWBRYxo

  12. Oscar Polezelo Postado em 09/Mar/2015 às 23:23

    Engado, tu quebrou mesmo o pau cara! Avante pátria amada e com Democracia mesmo meio esperneando devido aos atrasados coxinhas de plantão.

  13. eduardo de paula barreto Postado em 11/May/2015 às 16:48

    . O TRIO TORPE Os jovens dos dias atuais Se lembrarão quando adultos Que testemunharam o mais Infame golpe do mundo oculto E contarão para as suas crianças Que descobriram durante a infância Quais eram as características Dos usurpadores de governos E tais crianças ao sabê-lo Sentirão nojo da política. Aprenderão que para um golpe É necessário muito dinheiro E que isso se resolve Com apoio de grupos estrangeiros Que tenham interesses comerciais E estratégicos nos países os quais Não se submetem ao seu controle E que em vez de misseis balísticos Eles usam a Mídia, a justiça e políticos Que tenham índole torpe. Então basta convencer a opinião pública De que a sigla que no processo eleitoral Conquistou a presidência da República Transformou-se num partido ilegal E assim promover o impeachment Daquele que for o Presidente E dar o poder para os golpistas Para finalmente fazer o Brasil Voltar a ser servil Diante das nações imperialistas. Eduardo de Paula Barreto 11/05/2015 .

  14. maria perpétua mol bessa Postado em 04/Aug/2015 às 20:12

    Ainda bem que temos militares integros, éticos e democratas comandando as nossas forças armadas,e reconhecem a honestidade e o esforço de nossa presidenta em trabalhar para o bem do nosso pais.E os golpistas ,que tratem de se acalmar,porque não permitirão que o nosso pais perca o rumo da democracia .

  15. Robson Postado em 03/Sep/2015 às 04:02

    OS MILITARES APOIAM A DILMA POR UMA QUESTÃO OBVIA: O GOVERNO PETISTA TEM UM PROJETO DE ESTADO, E ISSO ENVOLVE A REFORMA E AO APARELHAMENTO DAS FORÇAS ARAMAS, QUE ESTAVAM ABANDONADAS A PRÓPRIA SORTE POR DECADAS, COMPLETAMENTE SUCATEADA NOS GOVERNO FHC. HOJE, O GOVERNO COMPROU NOVOS CAÇAS SUECOS GRIPEN, E A POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DELES EM TERRITÓRIO NACIONAL, REATIVOU A MARINHA MERCANTE BRASILEIRA COM A CONSTRUÇÃO DE NOVAS FRAGATAS E COM O PROJETO DO SUBMARINO NUCLEAR BRASILEIRO E HOUVE TAMBÉM O APARELHAMENTO DO EXERCITO COM NOVOS BLINDADOS. PORTANTO, ESSAS COXINHAS MALUCAS PODEM TIRAR O JUMENTO DA CHUVA, QUE AS FORÇAS ARMADAS NÃO VÃO CUSPIR NO PRATO QUE ESTÃO COMENDO!!!