Redação Pragmatismo
Compartilhar
Educação 14/Nov/2014 às 11:18
79
Comentários

Cai a máscara de Geraldo Alckmin

Logo após a eleição, verbas são cortadas sem menor explicação, e o Programa Residência Educacional, amplamente utilizado na campanha eleitoral como um dos grandes investimentos em educação, simplesmente é cancelado

alckmin suspende residencia educacional SP
Governo Alckmin suspende programa Residência Educacional (Imagem: Pragmatismo Político)

Marina Fogaça*, Pragmatismo Político

Estagiários provenientes dos cursos de licenciatura de Universidades de todo o estado de São Paulo, receberam nesta 4ª feira, uma notícia bastante desagradável: seus contratos de estágio seriam rescindidos a partir do dia 18/11, sem maiores explicações.

O comunicado lançado pela Secretaria Estadual de Educação, dizia que o Programa Residência Educacional estaria suspenso para “avaliação de impacto”, e todos os estagiários teriam seus contratos rescindidos em 18/11, sendo o dia 17/11, o último dia de estágio. O que indignou os estagiários, é que essa “suspensão” ocorreu sem nenhum aviso prévio, visto que os contratos de muitos deles foram firmados no mês de gosto, e valeria pelo menos por um ano. Inclusive, alguns seriam chamados agora no final do ano para iniciarem seus estágios.

O Programa Residência Educacional foi instituído pelo Decreto Nº 57.978/2012, fazendo parte do Programa Educação – Compromisso de São Paulo, com a finalidade de atender as escolas prioritárias que apresentaram baixos índices de desempenho nos resultados do SARESP nos anos de 2010, 2011 e 2012, para aprimorar a qualidade da Educação oferecida aos alunos da rede estadual paulista, elevando os índices de desempenho nos processos de avaliação subsequentes, através do acompanhamento dos professores em sala de aula, auxiliando no dia-a-dia e também propondo atividades diferenciadas de ensino.

Através dos projetos desenvolvidos e das práticas inovadoras trazidas das pesquisas ocorridas nas Universidades, o programa vinha contribuindo de maneira significativa para o bom desempenho das práticas cotidianas, com o residente em sala de aula, o professor podia dar mais atenção para os alunos que apresentavam algumas dificuldades, já que eles são muitos. Outra forma de atuação dos residentes era através de propostas diferenciadas de ensino, nas quais os residentes traziam novas ideias e formas de encarar os conteúdos, tornando as aulas mais atrativas para os estudantes – e, dessa forma, contribuindo para a aprendizagem destes.

Embora o programa estivesse se desenvolvendo de maneira bastante produtiva, conforme avaliações das equipes escolares, inesperadamente foi “suspenso” sem maiores explicações, o que vem causando transtornos aos residentes, pois estes, mediante assinatura do termo de compromisso, acreditavam que o estágio seria mantido até meados do ano que vem. Muito estagiários vinham realizando planos com a bolsa recebida, como: a primeira habilitação, curso de inglês, aparelho ortodôntico, compra de livros, entre outros. Com a rescisão repentina dos contratos, muitos estão apreensivos em não poder honrar com os compromissos assumidos, visto que contavam com a bolsa em seu orçamento mensal. Porém, o maior impacto, sem dúvida, é na formação desses estagiários, pois conforme alguns depoimentos, sentiram-se profundamente desrespeitados pelo atual governo estadual. Muitos dos estagiários que estavam desenvolvendo excelentes projetos nas escolas confessaram perder a motivação em seguir da carreira do magistério.

Após ser questionada por uma estagiária da decisão, a FUNDAP (Fundação de Desenvolvimento Administrativo – órgão que administra contratos no governo do estado de São Paulo), alegou ser por motivos políticos.

Fica o questionamento: seriam esses motivos, os mesmos que levaram o governo a cortar outras verbas destinadas à educação? As quais: Mutirão trato na escola, Rede de suprimentos, Programa escola da família, entre outros.

Aonde foi parar aquele governo que se orgulhou durante todo o período eleitoral por realizar grandes investimentos em educação? Acabando com programas inovadores e com grandes chances de sucesso, é que se melhora a qualidade da educação? As respostas teremos nos próximos quatro anos.

*Marina Fogaça é graduanda em Ciências Sociais pela Unesp Araraquara e colaborou para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Walter Postado em 14/Nov/2014 às 12:28

    O nordestino não sabe votar será?????????????????????????????

    • DJ Neew Dê Loná Postado em 14/Nov/2014 às 17:17

      Sem contar que o paulista elegeu Tiririca e Pastor Feliciano e depois falam que nordestino não sabe votar, só observo a arrogancia paulista. Obs. Moro em SP, sei do que estou falando.

      • Nina Postado em 15/Nov/2014 às 11:20

        Sou paulista e tenho vergonha dessas asneiras que este povo coxinha fala! Posso dizer tranquilamente que neste bosta eu não votei e ainda bem que a Dilma ganhou, pois seria capaz do cheirador do Aécio fazer a mesma merda coisa no ambito federal!

    • Rodrigo Postado em 14/Nov/2014 às 18:24

      (Outro Rodrigo) Quem sabe fazer contas, perceberá que, no Sul e Sudeste, Dilma teve quase 2 milhões a mais de votos que no Norte e Nordeste. Quem parar para refletir, perceberá que o resultado seria o mesmo, caso a apuração começasse no N e NE e terminasse contabilizando os votos do S e SE. Neste caso, então, com 2 milhões de votos a mais do que teve no N e NE, poderíamos dizer que no S e SE as pessoas não saberiam votar? Tudo, pois, é questão de equivocada perspectiva, falsamente interpretada pelo incauto.

      • Ghassan El-Kadri Postado em 14/Nov/2014 às 21:09

        Muitíssimo bem, Rodrigo !

      • Katty Rasga Postado em 15/Nov/2014 às 10:12

        Verdade. Questão de perspectiva.

    • Kleiton Postado em 14/Nov/2014 às 20:11

      Se o "sulzão" do País quisesse, Dilma não teria sido reeleita. Sou nordestino e votei em Aécio, pois, para mim, chega de um mesmo Partido por vários mandatos consecutivos no Executivo federal. E, por ser nordestino, vejo a miséria sendo mantida no cabresto com programas assistencialistas sem controle e sem fiscalização. Mas dizer que os nordestinos reelegeram Dilma é burrice. Os colégios eleitorais no NE são pequenos. Mesmo com grande votação proporcional no NE, Dilma não teria sido reeleita se as demais regiões, com imensos colégios eleitorais, realmente não quisessem. O Brasil quis Dilma, ponto final. Como eleitor de Aécio, isso é claro para mim. E quem não votou ou votou nulo não conta no saldo de "manifestação de vontade", pois abriram mão de "fazer parte". E vamos deixar de "mimimi". Agora é aguentar mais quatro anos de petismo no poder. Ou mais doze anos, se Lula voltar. Democracia é assim. Todo mundo afunda junto.

    • Danny Postado em 14/Nov/2014 às 22:16

      sim ...claro que sabemos....foi colocado o Tiririca e o geraldão....

  2. eu daqui Postado em 14/Nov/2014 às 12:29

    Esse cara tinha máscara, è? Só se tinha máscara pra cego voluntário. Pra mim ele sempre se mostrou com a cara dele mesmo.

  3. Luh Ferreira Postado em 14/Nov/2014 às 12:38

    Participo do programa residente educacional e na escola em que contribui pude trazer novas experiências para os alunos e também novas perspectivas para os professores que adoraram a ideia do programa, depois do que aconteceu, pois fiquei sabendo por email de uma outra para outra, revejo meus conceitos referente a profissão, o Estado já não valoriza há anos o professor que está lá todos os dias, (ganhando uma miséria, e muitas vezes com atraso de salário, sim pois tem professor que as vezes fica até 03 meses com salário retido), mesmo assim tenta dar o seu melhor contribuindo para educação do individuo, e agora mais uma vez o Governador deixa claro que a Educação não é sua prioridade, acabando repentinamente com um programa fundamental para as Escolas Públicas Estaduais, sim pois um povo que não pensa é facilmente manipulado (Orwell). Indignada.

    • poliana Postado em 14/Nov/2014 às 13:57

      luh, a educação nunca foi prioridade pros governos psdebistas! veja o q o psdb fez com a usp em sp! veja como eram as nossas universidades públicas na era fhc...muito triste essa notícia. eu sinto muitíssimo mesmo pela classe dos professores de sp q vão tomar mais esse rombo em sua profissão, em sua rotina profissional. é inacreditável como q o geraldo alckmin consegue enrolar os paulistas, se fingindo de bom moço! até agora n acredito q esse cara foi reeleito no 1º turno com 70% dos votos viu...inacreditável.

      • Luh Ferreira Postado em 14/Nov/2014 às 18:05

        poliana, estou vendo tudo isso, e sinceramente acredito que venham mais surpresas por aí, infelizmente.

    • lorena Postado em 14/Nov/2014 às 16:20

      me adc no face Lorena Capita vamos atras de nossos direitos fizemos ate um, grupo

    • Mônica Postado em 15/Nov/2014 às 09:25

      Palmas para você! Povo que não pensa é massa de manobra. Então, por que investir na Educação? Sou professora. Lamento muito por isso Luh Ferreira, mas se você tem a profissão no coração, lute, não desista! Pois imagine quantas crianças se beneficiarão com sua boa vontade... Abraço.

    • Ivan Leal Postado em 15/Nov/2014 às 11:41

      Mas infelizmente essa é a política do PSDB. Moro em MG e foi isso por anos o governo do PSDB vem fazendo com os professores e com a educação em MG. Felizmente, começamos a nos libertar do domínio PSDBista no estado. E também, graças a essa política o aécio perdeu aqui em Minas. Agora me pergunto, será que realmente é o mineiro e o nordestino que não sabem votar? Não gosto de fazer esse questionamento, pois as pessoas votam conforme identificação com as propostas dos candidatos, mas fica uma reflexão...

      • Wilson Postado em 16/Nov/2014 às 09:47

        Esse povo coxinha é retardado. Só querem contradizer o governo Dilma-Lula e nunca utiliza de argumentos que se preze. Fica evidente que são completos direitistas por fecharem os olhos as cagadas que os partidos de direita fazem.

  4. Cauê Postado em 14/Nov/2014 às 12:46

    A Dilma vai fazer exatamente o que ela disse que o Aécio iria fazer. Genro, Luciana.

    • Ghassan El-Kadri Postado em 14/Nov/2014 às 21:04

      Cauê você tem problemas de VISÃO?...

    • roberto Postado em 15/Nov/2014 às 23:16

      O que o Aécio disse não, pois ele não teve coragem, quem disse foi então futuro ministro Armínio Fraga.

  5. Soraya Postado em 14/Nov/2014 às 12:51

    Orgulho de você, Marina!

  6. Gabriel Postado em 14/Nov/2014 às 12:57

    Oh Luís, aqui é uma notícia do Alckmin, por que falar da Dilma? Mas já que insiste, irei com vc desbravar tal assunto. Dilma não tomou medidas neoliberais, ou seja, ela não diminuiu a intervenção do estado no nosso país. E enquanto medidas nocivas ao povo, a economia esta crescendo lentamente, e nesse ponto tem 2 saídas, uma seria aumentar a inflação (como a taxa de juros), a outra seria deixar como esta, o que ocorreria um aumento do desemprego. A proposta do PSDB para isso era, diminuir o salário mínimo, assim abaixando os gastos das grandes empresas, e dos salários de funcionários públicos. Então na minha visão a Dilma não fez medidas contrárias a que se propôs durante a eleição. Se são medidas boas ou ruins, ai já fica pra vc decidir qual lhe agrada. Abraços.

    • Tchekowski Postado em 14/Nov/2014 às 16:18

      Inclusive, durante a eleição, ela falou que o aumento da gasolina seria em novembro.

    • Thiago Postado em 14/Nov/2014 às 17:59

      Bravo!

    • luccysilva72 @gmail.com Postado em 14/Nov/2014 às 19:15

      Parabéns Gabriel pela sua inteligencia,adorei sua resposta a altura dos que sabe o que diz. Tem gente que não sabe o que diz e o que esta falado.

    • Emerson Postado em 15/Nov/2014 às 00:57

      - Ela não diminuiu a intervenção do estado na economia, ela simplesmente não teve mais controle do BC nesse final de ano. - Ela jamais disse que iria aumentar a inflação ou os juros. - Ela disse que a inflação estava controlada. E não está. (E não me venha comparar com FHC. o país estava uma bosta naquela época ainda por causa da ditadura+Collor, e por causa da moeda desvalorizada. E o FHC não foi lá aquelas coisas no segundo mandato.) - Ela condenou Marina Silva, dizendo que iria aumentar os juros, e tirar a comida do povo. (Aumentou os juros, e a comida já começou a aumentar o preço) RESUMINDO, pra mim, Alckmin e Dilma sofrem do mesmo problema. PARTIDO COM TEMPO DEMAIS NO PODER. Deveriam botar outro partido pro estado de SP (seja PT ou qualquer outro partido que seja viável) e outro partido pro país nas próximas eleições (seja PSDB ou qualquer outro partido que seja viável). Mania tosca de puxar sardinha só pra um lado. Isso não é nem militância, é puxação de saco mesmo. A Dilma e o Alckmin levaram tudo nas coxas nesses 4 anos e não tiveram coragem de assumir isso.

    • Rarofra Postado em 15/Nov/2014 às 01:31

      Putz cara... Essa não era a proposta do PSDB. A proposta era cortar custos, aumentar juros e com isso tentar recuperar o superavit primário e o controle da inflação pra recuperar a credibilidade e só depois crescer. Ou seja, um passo atrás pela promessa de dar dois a frente depois. O salário minimo é reajustado baseado no crescimento do PIB. Se o país não cresceu, o salário não ia aumentar... Na prática o país não tá crescendo com a Dilma e ela também está diminuindo investimentos, então o resultado é praticamente o mesmo para o povo. A diferença é que ela confia menos na iniciativa privada, o que vai por um lado fazer o país demorar mais pra crescer de novo e por outro garantir um controle maior sobre a economia. A escolha é sua de qual método seguir, mas pro trabalhador que ganha um salário mínimo a mudança é irrisória de um plano pro outro.

    • Luiz Souza Postado em 15/Nov/2014 às 03:02

      O aumento que já deveria ter sido feito, conforme tendência mundial de alta. Até a grande mídia noticiou dessa forma.

    • Luiz Souza Postado em 15/Nov/2014 às 03:08

      Seguindo os preceitos do "professor Covas" e José Serra, que cancelou o Escola Da Família. Tive muita sorte de frequentar escola estadual nos governos Montoro, Quércia e Fleury, antes da hecatombe educacional tucana.

    • Luiz Souza Postado em 15/Nov/2014 às 03:11

      Para a minha sorte, quando o Professor Aloprado Covas causou a hecatombe educacional paulista, eu já havia terminado o ensino médio. Pude estudar entre os governos Montoro e Fleury, passando pelo governo Quércia.

    • Luciano Postado em 15/Nov/2014 às 12:42

      Vamos acordar...ficar brifando por dous lixos e achar q um eh melhor fo q o outro eh o puro reflexo da ignorancia.

    • Rafael Postado em 15/Nov/2014 às 13:10

      Pois e.. Mais funcionario publico ja nao ganha bem e ainda querem baixar nossos salarios? o engraçado e que quando o tucano tinha tudo pra mudar o Brasil o que fizeram? Colocaram o juros a 40% am. Ja que ele que baixar o salario, por que nao baixa o dele mesmo? e dos deputados que ganham 23 mil por mes pra nao fazer nada? e isso que me deixa puto, baixar o nosso salario pode... mais os deles nao baixam. Mais o que tu falou esta certo. Abraço Man

    • Gabriel Postado em 16/Nov/2014 às 22:20

      Rarofra, vc esta enganado, o vice Aloysio Nunes durante a candidatura falou que o salário mínimo estava muito alto, prejudicando o setor empresarial e industrial, procure que você encontrará tais notícias. Como vc mesmo disse, ele planejavam cortar custos, você já deve imaginar o que isso significa. Isso é pior ou melhor que afundar a economia, aumentar o juros para os endividados. Isso é questão de escolha e concordo com vc na sua pontuação "A escolha é sua de qual método seguir, mas pro trabalhador que ganha um salário mínimo a mudança é irrisória de um plano pro outro."

  7. Priscila Postado em 14/Nov/2014 às 13:01

    É vdd, a mim tbém nunca enganou! E essa minoria paulista que se acha mais esperta que os nordestinos? Esse cara é um palhaço, deve rir da nossa cara, principalmente dos paulistas.

  8. Priscila Postado em 14/Nov/2014 às 13:09

    Qual é o partido dele mesmo? hã hã fiu fiu fiu

  9. Celio Bernstein Postado em 14/Nov/2014 às 13:31

    Caiu a máscara somente para os bobos (que caíram na casca do ovo), porque os demais paulistas conhecem bem a cara do sr. Alckmin.

  10. Tchekowski Postado em 14/Nov/2014 às 16:25

    Esse é o amigo da grande mídia. Só aumenta as despesas com a globo e a "revista" veja. Transformou São Paulo em terra árida, vendeu a água dos paulistas e ao invés de investir distribuiu os lucros entre os acionistas da SABESP. Muito fácil se reeleger eternamente quando a mídia nem cita o seu nome diante de tantos descasos. Acompanhem o noticiário para ver se alguém vai mais falar sobre esses cortes na educação.

    • poliana Postado em 14/Nov/2014 às 18:33

      Mas ainda há aqueles qinsistem q a globo eh pro pt! Inacreditável!!!!

    • Ghassan El-Kadri Postado em 14/Nov/2014 às 21:24

      A ditadura que este indivíduo nefasto implantou em S. Paulo só foi possível graças à cumplicidade da grande mídia.

      • Katty Rasga Postado em 15/Nov/2014 às 10:19

        E não é? ! Nem que fosse um governo bom. Haveria de haver uma troca para configurar DEMOCRACIA. Um partido tanto tempo assim no poder é ditadura; assim como no estadual, o fedetal.

    • natalina Postado em 14/Nov/2014 às 23:03

      Tchekowski voce disse tudo, sabe que hoje a pp globo já está noticiando aumento na tarifa da água, como isso é possível uma vez que estamos no meio dessa crise e o desabastecimento é uma realidade que estamos enfrentando, alguém pode explicar isso, e só ficam malhando o pt , me parece que 70% dos paulistanos são mesmo cegos

  11. Caio Postado em 14/Nov/2014 às 17:05

    Pode cair, a imprensa aliada, veja, folha de sp, cola dnovo, asism como estão colando na crise hidrica.

  12. Caio Postado em 14/Nov/2014 às 17:07

    Pode até cair, mas a imprensa aliada: Veja, Folha de SP, cola dnovo. Assim como o blindam na crise hídrica.

  13. alcione Postado em 14/Nov/2014 às 17:11

    KKKKKK... paulistas, vocês pagaram de otários. Depois, os nordestinos é que não sabem votar....

    • Ghassan El-Kadri Postado em 14/Nov/2014 às 21:34

      Esse comportamento com relação aos paulistas precisa cessar. Estamos agindo como nossos adversários: preconceito rebatido com preconceito...Uma minoria considerável de meus conterrâneos paulistas votou Dilma nos dois turnos. Portanto, companheira Alcione "(..) paulistas, vocês pagaram de otários.", vírgula...

      • poliana Postado em 15/Nov/2014 às 12:27

        O comportamento de vcs paulistas para com os nordestinos eh q tem q parar ghassan!

  14. Dulce Cabral Postado em 14/Nov/2014 às 17:18

    Ai Luís essa coxice até dá dó! Dilma durante a campanha disse que em Novembro a gasolina ia aumentar. Quanto aos juros foram aumentados em 0,25% e foi decisão do BACEN que tem autonomia para o fazer. Foi a melhor altura para fazer? Não! Mas já que tinha de ser feito para se evitar males maiores, então que se faça. O que você acha que o playboy do Leblon ia fazer se tivesse ganho? Você nem consegue imaginar, mas eu consigo porque vivi isso em Portugal! Para além disso, a notícia é sobre o governador de São Paulo e você vem com a Dilma? Homem, a sua coxice é tão grande que você nem consegue ver como essa notícia sobre Alckmin é grave porque falta completamente à promessa feita em campanha?

    • Kleiton Postado em 14/Nov/2014 às 20:05

      O conselho do Bacen não tem autonomia, como você disse. Afinal, a maioria absoluta dos membros são do... Governo Federal. Pense bem.

    • Rita De Cássia Postado em 14/Nov/2014 às 20:22

      Isso mesmo!!O PSDB governa desse jeito aí,em Minas fez um prêmio de produtividade mas paga em suaves prestações e esse ano nem pagou,o que sei é que faz muita propaganda e pouca ação,só uns poucos que usufruem desse governo o resto fica só no sonho mesmo!!

  15. Nelo de Carvalho Postado em 14/Nov/2014 às 17:25

    Não entendi, o que a mentira de um tucano da Opus Dei tem a ver com a Dilama. Ou melhor, entendi sim, é mania da direita fascista tentar querer se igualar a esquerda. A direita sabe que vive da mentira, é má, é violenta, engana e desconstrói, e faz acreditar a todo um povo ou nação de que todos os políticos são iguais. A pior das mentiras vindo da direita é fazer acreditar aos incautos que todos somos iguais em política. Não! Não somos!

  16. Paulo Cesar Postado em 14/Nov/2014 às 17:27

    Paulista reclamando de falta de água e agora sem professor e o cara reeleito em primeiro turno! tem mais é que bater palma.

  17. Robinson Postado em 14/Nov/2014 às 18:05

    Sinto um orgulho muito grande, de não fazer parte do "bobos" que acreditaram na mascara deste sujeito!

  18. carmen tavares Postado em 14/Nov/2014 às 19:28

    Eles tem mais que pedir impchtman é desse cara.Mais parece que eles gostam?fazer o que?

  19. Neide Izabel Moreno Munho Postado em 14/Nov/2014 às 19:46

    A Dilma estourou o partido bem diferente...Acorda Brasil..

  20. Luciana Postado em 14/Nov/2014 às 19:52

    Eu já sabia,dias piores virão para a Educação Paulista,aguarde e confira!

  21. Sirley Postado em 14/Nov/2014 às 20:18

    Vc queria que o combustível tivesse o mesmo valor nos 4 anos mais??? Se vc fosse uma pessoa bem informada saberia que o último reajuste se deu em novembro/2013. Ta querendo muito cara.

  22. Luzia Oreste Postado em 14/Nov/2014 às 20:26

    Quem não concordar com esta situação, colabore com este movimento, que é uma petição online: https://secure.avaaz.org/po/petition/Ao_Governador_Geraldo_Alckmin_Volte_atras_com_a_decisao_de_cancelar_o_Projeto_Residencia_Educacional/?dvpfEdb&pv=0. Obrigada.

  23. Luiz Claro Postado em 14/Nov/2014 às 21:21

    Estou muito triste em saber disse por outras pessoas e não pela FUNDAP, eu fazia parte desse programa de estagio, estava adorando trabalhar no colégio e ajudar os alunos. e mais, na minha cidade, hoje demitiram professores e funcionarios das escolas, pleno novembro, uma semana antes das provas. estou odiando esse governo.

  24. Marcel Faria Postado em 14/Nov/2014 às 22:32

    O problema dos paulistanos é que eles não aceitam que fizeram cagadas. Agora tem que achar um bode expiatório para justificar sua burrice. Fala sério! Só mesmo sendo muito cego é que não viu a calhordice do alkimim. Agora chora!

  25. Carlos Alberto Postado em 14/Nov/2014 às 22:55

    Com todo respeito, não é possível que alguém politizado não "previa" que os combustíveis teriam seus preços reajustados, aliás em momento algum isto foi escondido dos eleitores. Com certeza a energia elétrica também sofrerá reajustes, uma vez que as termelétricas estão a todo vapor (todos sabem da seca histórica) - também já foi afirmado pelo Governo.

  26. Guilherme Postado em 14/Nov/2014 às 22:57

    Boa noite Marina. Sou aluno de Licenciatura em Física e fui contemplado com esse estágio do Programa de Residência Educacional. Seu texto me deixou com algumas dúvidas e peço a gentileza de esclarecê-las: 1) Todos os contratos foram rescindidos ou apenas alguns? 2) Como você obteve essas informações contidas no texto, pois não fui informado do cancelamento do meu estágio e não encontrei essa notícia em nenhum outro lugar. 3) Você pode me passar os links para que eu possa ler com mais atenção. Agora fiquei preocupado.

  27. Paulo Henrique Postado em 15/Nov/2014 às 00:11

    Depois é o nordestino que não sabe votar.

  28. dagoberto Postado em 15/Nov/2014 às 07:57

    Engraçado ou coincidência o aumento do combustível ver exatamente após a eleição. Porque baixar fez o aumento em outubro sabendo wireless as fibras da Petrobras estão péssimas. O rombo da corrupção sa Petrobras já deveria ter sido coberto bem antws

  29. j Ferreira Postado em 15/Nov/2014 às 09:18

    Analfabeto político é uma desgraça. Aprende antes de falar. Neoliberalismo não chega nem perto das asneiras que escrevestes. Leia um pouco para não fazer tanta vergonha.

  30. Mônica Postado em 15/Nov/2014 às 09:29

    PSBD corja!!! Conseguimos tira-los de Minas .......Imagina, se o salvador da Pátria(Aécimmm) p / elite branca, ganha p/ presidente? Rsss.. Eu realmente não entendo onde esses eleitores revoltados com vitória da Dilma, encontram solução neste Aécio. PSBD nunca mais!!!

  31. raul Postado em 15/Nov/2014 às 10:22

    Esse manja de economia

  32. amanda Postado em 15/Nov/2014 às 10:38

    Pragmatismo, o Alckmin é escroto sim, mas por favor apressam a usar vírgula, que foi difícil prestar atenção no conteúdo de tanta vírgula esquizofrênica

  33. Nazareno Postado em 15/Nov/2014 às 10:41

    Caiu a mascara de quem. Vocês ainda acreditam em papai noel????

  34. Claudete Postado em 15/Nov/2014 às 10:50

    Professores não sabem votar.muitos deles votaram no Alckmin mesmo sabendo do que ele e ou não é capaz.

  35. MARIA Postado em 15/Nov/2014 às 10:52

    A IGNORÂNCIA QUE "ATRAVANCA" O PROGRESSO (ODORICO PARAGUAÇU).ESSA É A PRIMEIRA MEDIDA DA " DIREITA " PARA PODAR O NOSSO DIREITO DE PENSAR! FUTURAMENTE DE AGIR.

  36. Marinaldo Waitman Postado em 15/Nov/2014 às 11:43

    Verbas para manter a Revista Veja, Folha de S. Paulo, Estadão continuam né Governador!

  37. Fernando Postado em 15/Nov/2014 às 13:26

    PSDB pra vc vê é um partido que maqueia tão bem que vc acha que são honestamente falando melhores que todos e que até não são corruptos ... Aqui em SJC o nosso Prefeito vendeu o sistema de TRANSPORTE ALTERNATIVO para as empresas de onibus e nem comunicaram a transaçao e ainda pediam o apoio para reeleiçao p prefeito o tal de Blanco, ainda bem que passou em branco e o Carlinhos ganhou .

  38. Roberto Pedroso Postado em 15/Nov/2014 às 15:36

    Geraldo é um péssimo administrador mesmo assim foi reeleito em primeiro turno,o povo de São Paulo votou maciçamente em Aécio,mesmo com tantas crises (crise da água da saúde publica,na educação de base,em setores ligados a área da cultura)no estado comandado pelo governador do PSDB, talvez a imprensa paulista que valoriza muito mais a cobertura dos acontecimentos nacionais em detrimento da cobertura das crises regionais que assolam o estado impedindo assim o debate e discussões de temas acerca dos problemas de nosso estado que são tão caros a população. Agora eu me pergunto onde estavam os jovens que ocuparam as ruas em Junho do ano passado em São Paulo?Não possuem titulo de eleitor?Ou aqueles movimentos foram apenas protestos de ocasião gerados por uma juventude despolitizada e entediada que só queria reclamar de tudo e de todos de forma pueril?Creio que ficarei sem resposta.

  39. Georges Postado em 15/Nov/2014 às 17:56

    Esses caras são completamente esquizofrênicos. Criticam o governo dizendo que a Petrobras é deficitária, mas quando a empresa reajusta os preços a níveis anda baixos perante o mercado global, começam a chiar... ora, será o benedito? Tirando a Venezuela que bóia num mar de gasolina, em todo o mundo paga-se muito mais caro por combustível...

  40. Junior França Postado em 15/Nov/2014 às 19:02

    Desanimado de ver as pessoas brigando enquanto os políticos aqui dão risada. Trabalho com eles e vou dizer uma coisa, eles adoram você defender o seu candidato como se fosse sua mãe ou pai, como se você conhece-se eles. Enquanto você ai briga por um politico que você não tem a menor ideia de quem é, como pensa e age, eles mesmo aumentam salarios e regalias que nunca nenhum de voces vao ganhar, enquanto voces brigam o salarios dos 39 ministros foi de 29 mil para 35 mil fora as regalias, enquanto isso desembargadores ganham salarios de ate 700 mil por mes em varios estados e os politicos nem precisa falar. Ahh, ta achando que o país esta bom, que esta melhorando aos poucos? entao senta ai na mesa e ao invés de ficarem arrotando que seu candidato é melhor que o outro, peguem a calculadora e façam as contas de quanto voces pagam de impostos, somem aí os 30% da conta de energia da sua casa que é arrancado pelo ICMS, os 25% da conta de telefone e todos os outros impostos, inclusive os que ganham acima de R$1.700,00 reais que começam a pagam imposto de renda que vai de 7,5% ate incríveis 27,5% para quem ganha acima de R$ 4.463,81 que é um salario que esta longe de ser os 27 mil de um deputado ou 700 mil de um desembargador. Ai então depois disso, sai nas ruas e olhem para os lados e veja se TODOS brasileiros recebem em troca um país de acordo com o que voces pagam de impostos. Parem de brigar pra ver qual deles é melhor porque TODOS fazem parte do SISTEMA, e o SISTEMA é corrupto como um todo, ao invés de brigarem pra ver qual o candidato é melhor ou menos pior, vê se vai na câmara de vereadores da sua cidade acompanhar uma votação, ou vá na prefeitura da sua cidade e peça a copia de um empenho em que a compra de alguma coisa o valor foi bem acima de mercado e analise, denuncie no MP. Brasil esta assim porque o povo trata políticos como Deuses, são facilmente manipulados por eles e não cobram o país pelo que pagam, ficam comparando um politico com o outro e esquecem que são estuprados com impostos.

  41. Bruno Postado em 17/Nov/2014 às 08:23

    Psdb e o seu velho compromisso com a educação pública:Destruir a educação pública PARA QUE INSTITUIÇÕES PARTICULARES ENCHAM A BURRA DE DINHEIRO.

  42. Thiago Teixeira Postado em 17/Nov/2014 às 19:08

    Cadê a marcha contra o Alckimin? Bando de paulisTUCAnos morféticos.

  43. Roberto Pedroso Postado em 18/Nov/2014 às 10:34

    Complementando o comentário do senhor Thiago acima eu como paulista também estou aguardando a marcha pedindo o impeachment do governador, por incompetência e improbidade administrativa.

  44. Alice K. O. da Silveira Postado em 24/Nov/2014 às 02:17

    É isso que dá votar no Geraldo Alckmin, meu contrato também foi rescindido dia 18/11/2014. Houve aviso por parte da diretoria de ensino para todas escolas com convênio no programa Residência Educacional. A moça que trabalha na secretaria da escola onde eu estagiava, me perguntou se eu tinha recebido o e-mail, e eu disse que não. Tal ato foi decidido dia 21/11/2014, sem explicação, sem algum aviso antecipado, para que os residentes educacionais pudessem procurar algum emprego. Tudo porque o sr. Geraldo Alckmin não quer pagar as férias para os estagiários. Cortando a verba para a educação Geraldo Alckmin, porque não suspende o seu próprio salário, não foi você, infeliz candidato do PSDB, que em 2013 aumentou o seu próprio salário, bem como de seu próprio secretário. Ou aumentando a jornada de trabalho dos professores. E qual será a primeira iniciativa na educação para 2015, sr tucano? Pois assim como no início do ano letivo deste ano, o ano que vem, também teremos diversos professores temporários, para que não se crie um vínculo empregatício. Porque tem tanta raiva da educação pública? Só porque fez uma faculdade particular e não conseguiu entrar numa universidade pública? Se te serve de consolo - sua faculdade onde o excelentíssimo governador estudou é muito boa...

  45. Alice K. O. da Silveira Postado em 24/Nov/2014 às 02:26

    E tem mais: o que raios a Folha de S.P. está fazendo que ainda não veiculou isso??? Fiquei esperando, segunda, terça... sábado, domingo e até agora nada, esta foi a primeira coluna que encontrei.