Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 03/Nov/2014 às 20:39
45
Comentários

Boa sorte aos emigrantes!

Desejo aos emigrantes que tenham muita sorte, pois lá terão dificuldade para arrumarem empregos e problemas com a imigração. Terão que limpar suas próprias casas, lavar seus banheiros e fazer a própria comida

derrota aecio emigrantes vitoria dilma
(Imagem: Pragmatismo Político)

Cristina Luna*

Após 50 anos do golpe de 1964 e 29 anos depois do fim da ditadura, a nossa democracia avança aos tropeços, mas avança. Nosso sistema eleitoral é um dos mais eficientes do mundo e norte-americanos e europeus o analisam, a fim de resolver os seus problemas em época de eleições. Por isso, dói ver cidadãos brasileiros pregando impeachment logo depois do resultado e destilando ódio contra nordestinos, nortistas, pobres e negros.

Dizem que irão emigrar para os Estados Unidos ou Europa, talvez imaginando fundar uma comunidade a la Leblon, quem sabe presidida pelo Manoel Carlos…

Desejo a eles que emigrem e que tenham muita sorte, pois lá terão dificuldade para arrumarem empregos e problemas com a imigração. Terão que limpar suas próprias casas, lavar seus banheiros e fazer a própria comida. Talvez não tenham carros e nem montadores para os armários comprados nas lojas: terão que montá-los com as próprias mãos.

Talvez se surpreendam ao descobrirem que nesses países, desempregados e mais pobres recebem auxílio financeiro dos governos. Mesmo na Alemanha, uma das maiores potências capitalistas, há similares do bolsa família, pagos a indivíduos que não trabalham ou que exercem alguma atividade profissional, mas que têm renda reduzida.

Ah, existe também o dinheiro da criança: o “Kinder Geld”.

Alerto também a esses brasileiros, que tenham cuidado: como já viveram os horrores dos fascismos e da Segunda Guerra esses países possuem leis contra a incitação ao ódio e têm a tolerância como um dos valores cultivados. Lá, a cidadania funciona melhor e os emigrados terão que lidar com isso.

Assim, gostaria muito que nós, brasileiros (os que votaram em Dilma e no Aécio), exercitássemos mais a tolerância e o respeito aos cidadãos e à democracia, que, ao meu ver, deve ser conservada e aprofundada, apesar da resistência de muitos patriotas que não conhecem sequer o significado de uma Res Pública.

*Cristina Luna é carioca, professora de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e colaboradora em Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. gustavo Postado em 03/Nov/2014 às 22:34

    Que texto ridículo. Não consegue sequer esboçar um entendimento do processo de insatisfação que se generaliza, alimentado em grande parte pela hipocrisia que não é mais disfarçável. Só podia mesmo ser publicado num site comprometido com mentiras governistas.

    • KARINA BB Postado em 03/Nov/2014 às 23:55

      Ridiculo é vc gustavo,saiba q aqui um lixo como vc pode comentar a vontade e vomitar imbecilidades como esta,va no site da veja pra vc ver se os coments la sao livres !!!! Va tomar um banho que tu ta fedendo a merda,e o fedor nao vem da sua bunda e sem da sua boca seu filhote de lobao

      • Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 02:21

        Não lhe conheço p dirigir agressões pessoais, mas já se nota que não deve ser menos risível que esse texto tosco. Vou discutir o que com vc? E a Veja, a qual não leio, tem todo o direito de ser oposição, tal como este site de ser a extensão da página do PT. Talvez este aqui seja apenas o modelo de imprensa de cabresto que os petistas autoritários tanto sonham.

      • Bela Antonia Postado em 04/Nov/2014 às 15:39

        O carinha Gustavo, é do tipo, nada sei, nada entendo ... mas vomito, vomito sem parar. Quando a alienação chega as raias da loucura.

    • Alberto Postado em 04/Nov/2014 às 02:04

      Gustavo... vai engraxar os coturnos do Bolsanaros, ler artigos deprimentes do Olavo de Carvalho , rir das piadas ofensivas e sem graça do D. Gentili e pentear a barba do Lobão...

      • Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 02:27

        Não sr. Esses todos estão comprometidos com o atraso, mais ou menos no nível de Marilena Chaui.

    • Saban Postado em 04/Nov/2014 às 06:03

      Gustavinho boiolinha lambe botas do Bolsonaro e do LoBobão!!!

      • Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 09:48

        Olha como são agressivos... autoritários, não aceitam divergência. Típico de quem é comprado.

    • Thiago Teixeira Postado em 04/Nov/2014 às 06:53

      Eu também estou descontente com a reeleição do Picolé de Xuxu e não estou nas ruas fazendo mimimi ou querendo desmerecer a democracia. Porque os tucanos podem? São mais que os outros? O voto de Aécio e Marina tem mais peso? Quem votou em Dilma merece ser retalhado e assistir a tudo isso?

      • Denisbaldo Postado em 04/Nov/2014 às 08:00

        O próprio Geraldo Alckmin não é a favor dessas manifestações. Está ficando muito claro que uma parcela muito pequena do Brasil compactua com esses métodos. São os Bolsonaristas. Quem diria que um dia assistiríamos ao Lobão em uma campanha pró Golpe militar no mesmo carro de som que o Bolsonaro sendo aplaudido por uma bando de titios e titias e suas proles órfãos da ditadura??? Hahahahaha!

      • Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 09:43

        Pelo q entendi, pedem a saída de Dilma caso seja comprovado seu envolvimento com o saqueio da Petrobras.

      • Seu Zé Postado em 04/Nov/2014 às 10:48

        Gustavo, mais uma vez: se informe antes. Dessa forma você não será levado a sério. Quer tumultuar apenas? Se for isso, me desculpe por tomar seu tempo e perder o meu. Abraços!!!

      • Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 11:56

        Querido, você cobra de mim o que até agora não ofereceu. Dê uma olhada nesses comentários todos e veja se há como responder a tantos desrespeitos pessoais. Tenha certeza de que quem está rasgando tempo aqui sou eu. No mais, as últimas manifestações no Brasil mostram que não há pauta única e pensamento único. Há os extremistas idiotas que pedem intervenção militar, mas tenha certeza que são uma minoria ridícula, apesar de que é a que mais é divulgada na imprensa. Em meio a contradições, normais num movimento pouco articulado e numa população pouco politizada, observa-se principalmente a indignação generalizada ao governo petista, bastante caracterizado pelo populismo hipócrita, pela banalização da corrupção, pelo apoderamento do Estado e por alianças perversas. A história mostra que as ondas conservadoras acontecem como reação aos fracassos de movimentos de esquerda, o qual no Brasil é indevidamente representado pelo PT. Se vc não consegue perceber que é importante para o país ter a divergência ao pensamento único e superficial do petismo, paro por aqui.

      • raine Postado em 06/Nov/2014 às 20:01

        Tu é acima da média gato!!!!! thiago teixeira..E quanto esse gustavo ,numa sociedade devemos respeitar as normas , regras e valores.Se nos tornamos etnocentrismo achando que nossa opinião ou modo de viver estar acima dos outros isso levado ao extremo toma rumo desastroso, racismo, intolerancia

    • André Postado em 04/Nov/2014 às 09:34

      O senhor é algum técnico, engenheiro, analista que tem alguma prova que as urnas forma fraudadas. Se assim o tiver vá a justiça eleitoral e denuncie, mas paute a sua denuncias em aspectos técnicos e em provas, não em achismo ouvi falar e vídeos falsos com denuncias absurdas. Cabe a quem acusa fornecer provas, mas o senhor deve saber disso, ou pelo menos deveria. Imagine se pudemos por uma denuncia sem fundamento fazer uma auditoria na sua vida, isso sim meu seria uma ditadura. E o senhor tem sempre a opção de se mudar ir para um lugar em que se sinta bem, caso esteja extremamente inconformado e indignado. Tenha um ótimo dia reaça.

      • Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 10:15

        Já foi denunciado, meu caro, mas o ministro nomeado pelo PT não aceita fazer sequer uma auditoria. Há indícios fortes, e uma desconfiança popular, mas só uma auditoria pode esclarecer se há ou se não há fraude. Lembrando que auditoria é apenas uma averiguação, o que não foi permitido pelo TSE antes das eleições e já alimentou desconfianças. Pelo visto, deve realmente ter falcatrua, porque o medo de esclarecer é grande. Não vou embora. Vá você para alguma ditadura com eleições de mentira, se é o que tanto admira.

      • André Postado em 04/Nov/2014 às 17:32

        Onde está seus indícios? Onde está as provas, irredutíveis. Você leu a denuncia do Carlos Sampaio uma piada de mal gosto, vai ver o Olavo de Carvalho reaça e para de encher o saco aqui. Podiam fazer uma auditoria na sua declaração de imposto para ver se está tudo certo mesmo, não é?

    • Bela Antonia Postado em 04/Nov/2014 às 16:00

      Eu e minha família, vivemos na Alemanha, alguns anos, durante o doutorado, de meu marido. Vi as politicas de bem estar social, imensas, ao vivo. Vi muitos brasileiros, aproveitarem o "Kinder Geld", o auxílio desemprego e outros benefícios. Vi os alemães, adorarem os brasileiros. Vi e ouvi, a odontologia brasileira, ser elogiadissíma. Vi e ouvi, o diretor de um grande hospital (onde, meu marido foi internado) elogiar demoradamente a Medicina brasileira, referẽncia mundial no tratamento de leucemias. Vi brasileiros e alemães trabalharem alguns meses, para logo usufruir, o auxilio-desemprego. Vi um prédio, ao lado do nosso, habitado, por pessoas, que não podiam trabalhar.Identificamos, alcoolistas, prostitutas, tráfico de drogas e etc. mantidos pelo governo.e recebiam semanalmente, a Assistentes sociais e médicos de família. Bem... eu vi, eu vi, muito mais.

    • Valter Augusto Postado em 04/Nov/2014 às 23:22

      Processo de insatisfação que se generaliza?Nem tanto assim,para os mais pobres que agora podem comer carne 6 vezes por semana.É a classe mé(R)dia que está insatisfeita.E não é pra menos:o PT faz transferência de renda com o $$ dela,e não dos ricos.O PT não taxa os ricos,não há imposto para grandes fortunas,um dos ítens do programa do pt quando ele ainda era esquerda. Agora,seu tom é emocional demais!Vc fez acusações sérias que não pode provar.O site é uma extensão do partido?Se for assim porque ele permite que vc se manifeste em suas páginas?

  2. Denisbaldo Postado em 03/Nov/2014 às 22:38

    Muitos tem defendido o fim do governo Dilma para que a democracia seja preservarda, afinal nao seria saudavel para a democracia ter o mesmo partido no governo sucessivamente. Soh para explicar a esses 'jenios', a democracia eh o meio, eh um instrumento utilizado para atingir os fins. Atingir a justica social, o desenvolvimento, a cidadania. A democracia estah sendo exercida em sua plena forma, afinal todos podem escolher seu governo livremenete. Mas para eles democracia significa 'ganha aquele que eu gosto de vez em quando pelo menos'.

    • Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 02:23

      A democracia só ganharia com uma auditoria nas urnas eletrônicas. Se não há fraude, por que tanta resistência?

      • Celio Bernstein Postado em 04/Nov/2014 às 02:50

        Será porque talvez não há motivo, razão ou circunstância para fazer uma auditoria? Ou será que alguém vai querer gastar tempo, dinheiro e demais desgastes com auditoria só por causa de birra de perdedores?

      • Denisbaldo Postado em 04/Nov/2014 às 07:53

        Não há resistência alguma Gustavo, há bom senso, isso sim. Por que então não fizemos auditoria no primeiro turno quando o Aécio deu uma virada espetacular contrariando TODOS os institutos de pesquisa??? Por que não fizemos auditoria no primeiro turno em São Paulo quando o Sr. Geraldo Alckmin venceu as eleições no primeiro turno com uma margem super apertada??? RESPONDA!!! RESPONDA!!! RESPONDA!!!

      • Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 09:39

        Como q não há resistência? E outra... os indícios de irregularidades são muitos, assim como a desconfiança. Não vejo nenhum problema em analisar o processo, transparece-lo e propor alterações.

      • Seu Zé Postado em 04/Nov/2014 às 10:45

        Gustavo, as urnas eletrônicas não permitem auditoria. No máximo o resultado total, novamente. Eu sei que a internet é livre, mas é importante se informar antes de emitir comentários. Talvez, digo talvez por não o conhecer, você possa contribuir para um debate importante, mas não com informações distorcidas.

      • Denisbaldo Postado em 04/Nov/2014 às 10:47

        Não respondeu as minhas perguntas porque não tem resposta. As urnas só são irregulares quando o PSDB perde a eleição. Por que o PSDB não entra com um recurso no STF com relação a decisão do TSE??? RESPONDA! RESPONDA! RESPONDA!

      • Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 11:25

        Não sou o PSDB, mas acho que vai entrar no STF sim. E Seu Zé, o dispositivo da urna permite sim uma auditoria para saber se há brechas no sistema para invasões via internet. Como sabemos, as urnas não têm conexão com a internet na cabine de votação, mas a transmissão à Brasília é feita por uma linha aberta e completamente vulnerável. Você sim que deve se informar.

      • Erick Postado em 04/Nov/2014 às 14:59

        Caro Gustavo, não vai responder sobre a eleição de Geraldo Alckmin em São Paulo no primeiro turno com quase 60% dos votos? Ou sua indignação é seletiva?

      • Alberto Postado em 04/Nov/2014 às 17:50

        Gustavo...não votei no Picolé de Chuchu e nem por isso mudarei do estado de SP e saírei as ruas pedindo recontagem de votos ou impeachment, entendeu?

  3. Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 02:32

    E sobre a última frase do texto... o Pt é que exerce relações republicanas, né mesmo? Rsrs

    • Saban Postado em 04/Nov/2014 às 06:04

      Gustavo... Chupa aqui, chupa!!!

      • gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 09:41

        Relaxa, cara. Teu carguinho comissionado tá garantido.

    • Denisbaldo Postado em 04/Nov/2014 às 08:20

      O que seria de nós, seres inteligentes e superiores, se não fossem os imbecis iguais a você para nos divertirem neste site??? Hahahahaha! Seja bem vindo freguês! Pega a senha e espera na fila por mais 12 anos, porque depois tem LULALÁ!!!

      • Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 09:51

        Veremos.

    • Guidi Postado em 04/Nov/2014 às 09:57

      Nossa que cara chato. Pelo amor de Deus! Vai estudar um pouco muleque! Vai ler livros de historia e estudar sobre politica interna e externa. Ta teno comunistas em baixo da cama?

      • Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 10:17

        Quem precisa estudar e se emancipar do discurso petista, sempre único e superficial, é você.

  4. Anders Postado em 04/Nov/2014 às 07:28

    Eu convivi com esses paulistanos em Londres. Os caras se acham aqui mas la fora não tem nenhum tratamento especial, tinha uma amiga paulistana classe media alta e loira que se achava mas em Londres ninguém dava a minima, era mais uma, tinha que ralar como todo mundo.

    • raphael_subversivo Postado em 04/Nov/2014 às 07:52

      Eles tem razão quando dizem que o Brasil é atrasado, esse modelo feudal e aristocratico de sociedade só dá pra encontrar no século XXI nos paises que foram explorados, ai eles vão para o ''''mundo desenvolvido'''' e veem como o Brasil é uma mãe pra eles.

      • Celio Bernstein Postado em 04/Nov/2014 às 12:58

        Por isso mesmo eles prometem ir, mas não vão. Sabem que, ao contrário daqui que podem posar de "aristocráticos" (risos), lá fora terão que fazer serviços nada agradáevis para sobreviver. São parecidos com aqueles filhos rebeldes de 30 anos que moram na casa dos pais, não concordam com as regras da casa imposta pelos pais, mas não arredam o pé de lá.

  5. Vicente Postado em 04/Nov/2014 às 07:48

    Muito bom texto! Exatamente: nos EUA e Europa existe menos desigualdade social que aqui. E o salário mínimo é maior do que o nosso. Essa gente que disse abandonar o Brasil caso Dilma fosse reeleita ou é muito ignorante e não sabe o que se passa no resto do mundo, ou é muito cínica e fica dissimulando, na esperança que alguém acredite. Vai, Lobão, pros EUA!!! Te darão um emprego no Mc'Donalds, se tiveres sorte.

  6. Ramón Postado em 04/Nov/2014 às 09:05

    Texto fala sobre tolerância e as pessoas continuam se xingando nos comentários. Mais amor galere.

  7. Jay Bird Postado em 04/Nov/2014 às 10:37

    Há muito tempo faltava dizer isso: o país que tem mais programas sociais é a Alemanha !

  8. Pablo Postado em 04/Nov/2014 às 12:53

    Gustavo, você somente agrediu com seu primeiro comentário, o que, a meu ver, justifica plenamente os ataques e xingamentos diretos que recebeu nas respostas. Eu diria que você escolheu o idioma e a pauta da conversa. O texto, por sinal, é bom. Eu diria que você está sendo preconceituoso ou intelectualmente desonesto ao julgá-lo, considerando que o texto é de uma opinião diferente da sua. Com relação a questão das urnas, não há, realmente, qualquer indício ou razão para suspeitar de que tenha havido qualquer tipo de fraude, e há vários motivos para não se realizar uma auditoria infundada. Principalmente porque a simples realização da mesma levantaria dúvidas quanto à lisura do processo, além de, potencialmente, divulgar partes do funcionamento que se prefere manter em sigilo para "não facilitar" potenciais fraudadores. Sobre o canal aberto, chega a ser banal a transferência de conteúdo sigiloso em canais seguros criados dentro de canais abertos de comunicação. Será que você nunca usou https, por exemplo? As desconfianças de parte da população são alimentadas por pessoas desonestas que querem manipular as pessoas em prol de seus próprios interesses, contra a democracia e contra as próprias pessoas que usam. Os 3 mais importantes institutos de pesquisa praticamente acertaram nas últimas pesquisas o percentual que foi apurado nas urnas. Somente a pesquisa que o Aécio usou dava números muito diferentes. Sobre a suposta "insatisfação generalizada", também é uma impressão falsa, ampliada, favorecida e instigada pela grande mídia em função de seus próprios interesses imorais.

  9. Natália MS Postado em 04/Nov/2014 às 16:10

    Muito realista esse texto..O brasileiro se puder paga até para lavar suas cuecas, agora devido as rigidez das leis trabalhistas que isso tem melhorado um pouco...Esse Gustavo ai deve ter ficado frustrado com o texto, só isso, é mais um sonâmbulo sonhando com a estátua da liberdade!

  10. Bruno Postado em 05/Nov/2014 às 00:30

    Olha, discordo, e muito, do que foi dito a favor do nosso sistema eleitoral. Até o Paraguai já rejeitou a tecnologia das urnas brasileiras pela vulnerabilidade do sistema.