Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 05/Nov/2014 às 12:54
55
Comentários

Aula de história para crianças de 6 anos

Sobre democracia: como uma mãe explicaria para a sua filha o sentido de se protestar em defesa da instauração de uma intervenção militar (e de como crianças de 6 anos são mais sábias que adultos golpistas)

impeachment dilma protesto intervenção militar
Líderes do PSDB, Geraldo Alckmin e Aécio Neves se posicionaram contra manifestantes que pediram “impeachment” de Dilma (Imagem: Pragmatismo Político)

Kika Castro, em seu blog

– Mamãe, por que esse povo todo tá gritando?

– Eles querem que a presidente que foi eleita na semana passada saia e o candidato que perdeu entre no lugar dela.

– Uai, mas se ele perdeu, não pode ganhar, né?

– Não pode mesmo, filhinha. Quando a gente joga um jogo e você perde, tem que aceitar. Tentar ganhar no próximo jogo. Se você força a barra pra ganhar de qualquer jeito, tá roubando.

– Então esse povo aí quer roubar no jogo?

– Mais ou menos isso… Eles pedem até que o Exército ajude a tirar a presidente eleita, pro candidato que perdeu entrar no lugar dela.

– Os soldados?!

– É. Isso a gente chama de “golpe”. Aconteceu isso uma vez, há 50 anos atrás, exatamente. Tinha um presidente eleito chamado Jango. Bom, na verdade, ele era vice-presidente, mas na época os vices também eram eleitos, separadamente, sabe? Aí, quando o presidente renunciou (quis deixar o cargo, por livre e espontânea vontade), o Jango virou presidente. Depois de um tempo, acusado de ser comunista (não vou te explicar o que é isso agora, filhinha), ele foi tirado do poder pelos “soldados”. Antes disso, tinha um povo, igual esses aí, que ficava fazendo marchas pela cidade, que eles chamavam de Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Ficavam falando que o presidente era comunista, que o Brasil ia virar Cuba, que o governo não respeitava os “valores da família” etc. E pediam ajuda ao Exército para tirar o presidente na marra.

– E ele foi tirado?

– Foi. Os caras do Exército começaram a governar o país no lugar dele, e proibiram as eleições, o povo não pôde mais escolher quem governaria o país. E aí começou o que a gente chama de ditadura militar. Foi um período ruim no nosso país e demorou 21 longos anos. As pessoas eram presas, e eles machucavam elas de verdade (muitas vezes até matavam) só porque pediam o fim da ditadura. As pessoas não podiam escrever o que quisessem, até os discos tinham que passar pelos censores antes de serem lançados. Os censores trabalhavam para o governo e decidiam se as ideias das pessoas podiam ser publicadas do jeito que elas queriam ou não. As pessoas também não podiam se manifestar livremente, ir para a rua para fazer marchas e pedidos.

– Uai, mas então esse povo não ia conseguir marchar! Então por que esse povo quer a volta da ditadura hoje, mamãe?

– Por que são loucos! Ou não estudaram história. Se hoje vivêssemos numa ditadura militar, eles jamais poderiam estar aí, fazendo essas passeatas ridículas. Como vivemos em plena democracia, até esses maus perdedores têm liberdade pra sair por aí, pedindo coisas idiotas. Mal sabem eles que, na época da ditadura, além de poderem ser presos e torturados por saírem às ruas desse jeito, eles ainda iam viver numa economia com muito mais problemas que a de hoje, que depois deixou o Brasil quase falido. A educação e a saúde eram ruins e o país já era corrupto. Milhares de inocentes foram mortos.

– Mas por que eles não aceitam que a presidente foi eleita?

– Porque são maus perdedores. Ela foi eleita por poucos votos de diferença, mas foi a maioria do povo que escolheu, ponto. Eles dizem que o governo dela é corrupto e que é uma ditadura, que estamos virando Cuba e que os “valores da família” não estão sendo respeitados, porque ela apoia que quem machuque gays só por serem gays seja preso…

– Uai, mamãe, era a mesma coisa que falavam nas marchas que você citou antes?!

– Isso, a mesma coisa que falavam há 50 anos, contra o presidente Jango. E, depois, deu no que deu…

– Então xeu ver se entendi: esse povo aí reclama que a presidente, que deixa até eles pedirem a saída dela, é uma ditadora. Pra combater a ditadora, eles pedem ajuda do Exército, pra tirar ela à força e colocar um cara que nem foi eleito no lugar dela. E defendem a ditadura, que, se existir de verdade, nem vai deixar que eles saiam por aí fazendo marchas e vai sair machucando e matando as pessoas só por pensarem diferente?!

(É, filhinha, você só tem 6 anos, mas é mais esperta que todos eles juntos!)

Ps.: Já se passaram três dias desde o protesto que reuniu 2.500 pessoas em São Paulo, das quais uma parte pedia intervenção militar para retirada da presidente da República reeleita democraticamente. Dois dos principais líderes do PSDB, Geraldo Alckmin e Aécio Neves repudiaram os pedidos de impeachment contra a presidente Dilma. O músico Lobão, por sua vez, tentou amenizar o tom dos protestos afirmando que “qualquer ditadura é injustificável”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Vanderlei Postado em 05/Nov/2014 às 13:27

    A UCRANIA conhece bem este tipo de golpe

  2. poliana Postado em 05/Nov/2014 às 13:37

    hahahahaha! brilhante pragmatismo!! excelente aula de história! será q os coxinhas terão a capacidade e a maturidade de uma criança de 6 aninhos pra entender essa lição!?

    • LUCIARA Postado em 05/Nov/2014 às 14:34

      E você acha que esse povo lê?

      • poliana Postado em 05/Nov/2014 às 19:53

        é, aí já n poderemos fazer mais nada né?! leitura é o mínimo q podemos esperar dessas pessoas q se dizem inteligentes por votarem no psdb!!!

      • Celio Bernstein Postado em 06/Nov/2014 às 14:51

        Se nem livros de história esse povo lê (no máximo faz uma decoreba para "passar" nas provas escolares), imagine ler todo este texto!

  3. jonas Postado em 05/Nov/2014 às 13:46

    (não vou te explicar o que é isso agora, filhinha) Se ela explicasse, a menina ia ter um visão diferente do "golpe"

    • Davide Postado em 05/Nov/2014 às 13:57

      Jonas, explica ai o que é o comunismo. Por favor.

    • Gabriel Gabo Postado em 05/Nov/2014 às 14:20

      É verdade, né? Quem em sã consciência iria escolher o comunismo já que teria a maravilhosa opção de militarismo?

      • jonas Postado em 05/Nov/2014 às 14:41

        Concordo, o militarismo do Brasil mais conhecido como "ditamole" é anos-luz mais brando que o terror chamado Comunismo

    • Mozart Postado em 05/Nov/2014 às 15:06

      Uma ideia mal aplicada não é uma má ideia, não só por isso. O comunismo "comunismo puro", no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esfera política e econômica da vida. Enfim, comunismo não é essa besta de sete cabeças dita por ai, certo que sua aplicação é complicada e tudo, mas dá pra extrair coisas boas. Enfim, todos reaças da vida tentam confundir comunismo com ditadura... fato!

      • Ricardo Postado em 05/Nov/2014 às 19:50

        Certo é que ainda não descobrimos como implantar o Comunismo que, ao contrário do que alguns pensam, não é regime de governo, mas modo de produção. Não há a dicotomia "democracia x comunismo", mas democracia x autoritarismo ou totalitarismo (alguns ainda apontam a dicotomia "democracia x autocracia"), estes últimos que podem ser de esquerda ou de direita. Comunismo se contrapõe a modo de produção capitalista; verifica-se, portanto, no plano da economia, e não da política. Mas vai explicar pra alguns...

    • Kris Postado em 05/Nov/2014 às 16:06

      Você claramente não faz idéia do que seja o comunismo. primeiro porque associar comunismo e governo é ridículo, já que o comunismo dispensa a necessidade de governo. Até a wikipedia sabe mais sobre isso que você. Outra coisa, o comunismo prega a igualdade entre as pessoas de forma democrática. é uma idéia belíssima, só não funciona porque, infelizmente, o ser humano é uma espécie egoísta, por isso somente o capitalismo funciona. Comunismo é para sociedades evoluídas, coisa que não somos e duvido se seremos algum dia.

      • Roger Postado em 05/Nov/2014 às 19:44

        O comunismo não funcionou até hoje por duas coisas: 1. o péssimo uso que ditadores fizeram e fazem das ideias do comunismo; 2. a sabotagem feita pelas grandes corporações, aliadas por governos capitalistas e - sim, por que não - pelo clero, não por acaso tratado por Marx como o ópio do povo, já que a Igreja SEMPRE teve o rabo preso com governos e classes dominantes. Obviamente, uma sociedade igualitária não convinha a seus privilégios e sanha por controlar rebanhos. O comunismo de Marx e Engels ainda está por vir. Até hoje, só foi denegrido por deturpadores ávidos por montanhas de dinheiro e poder.

    • Pablo Postado em 06/Nov/2014 às 21:59

      Jonas, você continua devendo uma explicação do que é socialismo. Considerando que é parte vital da sua opinião a respeito, gostaríamos de ver sua resposta.

    • Jurandy Postado em 07/Nov/2014 às 15:49

      Parabéns jonas Vivi naquela época e minha vida não mudou nada. Quem foi perseguido eram os figurinhas baderneiros. Naquela época não havia corrupção, roubalheira, gangues que explodem caixas eletronicas, narcotráfico, etc. Hoje assista um jornal televisionado, e quais as noticias que você vai ter? exatamente as acima citadas. Qual era o melhor regime? Ou você conhece um caso de um cidadão de bem, trabalhador e cumpridor de seus deveres cívicos ser perseguido? Não acredite em tudo que te contam, lê ou enxerga.

  4. Sueli Postado em 05/Nov/2014 às 14:17

    Só acho uma coisa, embora minha opinião pessoal também seja semelhante ou seja, ditadura nunca mais, tenho que ter a serenidade de aceitar que eles pensem diferente e tenham direito de se manifestar democrática e ordeiramente.

  5. Deisi Postado em 05/Nov/2014 às 14:51

    Eu presenciei e vivi os anos sórdidos da ditadura, fico inconformada que os inconformados com os resultados das urnas cogitem sua volta. Considero todos que estiveram pedindo intervenção militar são filhotes da ditadura, faltaram as aulas de história ou são leitores da Veja, chego a essa conclusão infelizmente. Cito algumas coisas que vi e não consigo esquecer, quando estava no terceiro ano os professores perguntavam aos alunos se os pais eram do MDB ou ARENA, me lembro que um aluno disse que o pai era do MDB, desde ai sua casa era vigiada por um milica 24 horas. Já no ensino médio em 1979, quando teve eleição da UNE, os alunos foram impedidos de votar porque nos portões dos cursinhos e universidades havia um cordão com homens do DOPS impedindo à entrada. Meu esposo contou-me uma história que um amigo que era contra a ditadura e nem pertencia a luta armada só expressou sua opinião num bar de uma cidade do interior. Foi seguido e nunca mais foi visto depois desse dia. Mesmo cidades pequenas eram cheias de militares infiltrados e disfarçados até de mendigo, muitos donos de bares eram ameaçados e muitas vezes seus filhos eram seguidos se não falassem tudo que ouviam em seus estabelecimentos. Eu agradeço a Deus por ter encontrado uma pessoa de esquerda que me convenceu com alguns argumentos o que é uma ditadura, porque na época era impossível aprender em sala de aula o quão terrível e doloroso foram esses 21 anos longos da história. Só lamento que esses jovens outros nem tanto podem se quer conceber a ideia da volta de um regime onde não existe liberdade.O que é pior um filhote da ditadura o filho do Bolsonaro, ir para o ato com revolver na cintura, por mais que eu tente não consigo entender. Acho que nem Freud explica! O que me faz ter um pouquinho de esperança é que ainda tem uma criança de seis anos e uma mãe que explica a diferença entre ditadura e democracia. Eu tenho orgulho dos meus filhos pois consegui passar para eles que democracia que foi conquistada com sangue, luta, lagrimas e dor jamais pode ser perder. Agradeço a Deus que meus filhos assimilaram bem o que eu transmiti a eles, chegaram à universidade mas não se deixaram corromper nem por professores e nem por colegas. Um fez Direito e passou em concurso publico, minha filha está fazendo mestrado em literatura popular. De toda turma só meu filho e um amigo pensavam diferente, já minha filha teve mais sorte além dela tem mais quatro amigas. Democracia= Liberdade, Ditadura nunca mais!

  6. Renato Postado em 05/Nov/2014 às 15:18

    Jonas, parece q vc tb precisa de umas aulas de História. O texto não é sobre a defesa do socialismo mas sim uma crítica aos seus parceiros de analfabetismo histórico que defenderam a intervenção do exército pq perderam uma partida do jogo político. O Jango NUNCA se assumiu comunista simplesmente pq NÃO ERA COMUNISTA. As "reformas de base"(dá um google que vc aprende) estavam próximas às políticas da esquerda pq eram para os mais pobres, defendendo por exemplo a reforma agrária (outro google) e a "lei de remessas de lucros" (mais um). O Jango era um ex-ministro do trabalho do Vargas, que de comunista não tinha nada, mas de populista, muito.

    • jonas Postado em 05/Nov/2014 às 15:41

      Sim, medidas essas que iam destroçar o país muito mais que o militarismo, dá um pesquisada no google, coisa que os seus parceiros analfabetos em economia não entendem.

      • R.R.Rocha Postado em 05/Nov/2014 às 15:45

        "Muito mais que o militarismo"??? Explique-se mais...

      • Sílvio Postado em 05/Nov/2014 às 16:55

        Jonas, é melhor você ficar quieto. Está na cara que você não dá conta. "Economia" do neoliberalismo é "como manter os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mai pobres". Atenda aos conselhos do pessoal e vá estudar.

      • jonas Postado em 05/Nov/2014 às 17:57

        Sílvio, se você me fala uma asneira dessa sobre o neoliberalismo (palavra engraçada, kkkkk), recomendo que VOCÊ vá estudar (virou moda essa frase) sobre a escola austríaca, pare de ler Karl Marx, que é simplesmente um idiota e o pior filósofo que já passou na terra, ou seja lá o que você considere que ele seja, e procure autores da Escola Austríaca de economia para entender bem como se tira um país da miséria.

      • Celio Alves Postado em 05/Nov/2014 às 19:38

        Ou seja, "Menos Marx, mais Mimimises". kkkkkkkkkk

      • Daniel Postado em 05/Nov/2014 às 22:30

        Olá Jonas! Também gostaria de ler suas explicações sobre como as reformas de base e as medidas que Jango queria adotar destroçariam o País.

      • Mauro de Souza Lima Postado em 06/Nov/2014 às 00:04

        Você deve ser um gênio, né cara. Me diz aí, já produzistes alguma coisa que se aproveite? Qual é o legado que tú vais deixar para as próximas gerações? O do cara que tú chamou de idiota já está por aí a mais de 150 anos influenciando as gerações. E tú vais deixar o que para elas? Xingamentos, palavrões? Se tem algum idiota nessa estória, não é o Alemão não.

      • Gelo Postado em 06/Nov/2014 às 00:43

        Jonas toma remédio para vermes, algo está desenvolvendo em seu intestino, o que te faz defecar pela boca.

  7. Ana Paula Postado em 05/Nov/2014 às 15:19

    Gostaria de um post sobre o que é o bolivarianismo e como funciona. Porque sobre democracia, ditadura militar e ditadura comunista existem vários post.

  8. Vinicius P Borges Postado em 05/Nov/2014 às 16:00

    Renato relaxa cara, a pessoa não é capaz de diferenciar comunismo de stalinismo, ja eu penso que a grande maioria dos economistas, no minimo estudaram Marx.

    • Gomes Postado em 05/Nov/2014 às 16:36

      Deturparam Marx né?

    • Andre CdE Postado em 06/Nov/2014 às 05:14

      É sempre assim né? Se o regime falhou, batiza-se ci;m o nome do ditador: Maoismo, Stalinismo. Qdo a merda feder, será Dilmismo???

  9. RICARDO Postado em 05/Nov/2014 às 18:23

    Este povim, não conhecem regime algum......... pergunto o que é DITADURA, REGIME MILITAR, COMUNISMO, DEMOCRACIA, mas vou dizer algo, é graças a DEMOCRACIA, seus bestas que estão nas ruas a protestar, vão fazer isto em outro tipo de REGIME...

  10. Celio Bernstein Postado em 05/Nov/2014 às 19:54

    Protestar para pedir intervenção psiquiátrica ninguém quer...

  11. Nopp Postado em 05/Nov/2014 às 23:51

    Antes de tudo aprender o conceito de estado democrático...

  12. Roosevelt Postado em 06/Nov/2014 às 01:32

    Escola Austríaca?! Você está falando de Mimimises, tá com vergonha de pronunciar o nome, ao mesmo tempo que tenta aparentar ter conhecimento maior sobre o assunto ao citar dessa forma. Todos aqui sabem quem foi Mises e sabem qual foi o seu fim, até um liberal que se prese não o citaria, muito provavelmente citaria Keynes ou Ford. Se você tivesse o mínimo de noção nunca criticaria a filosofia de Marx, sua leitura é crucial para qualquer bom economista, ou você nunca ouviu falar de O Capital?!

  13. Onda Vermelha Postado em 06/Nov/2014 às 01:56

    Háháhá! Nossa oposição não é apenas PATÉTICA! Agora está apresentando sua real faceta: GOLPISTA! Será que se cansou de "brincar" de democracia? Chuuupa tucanada! Coxinhas e reaças daqui a quatro anos, em 2018, vocês tentam novamente!★★★★ O PT é TETRA! ★★★★ Sugestão: aceita que doe menos! Afinal, 2018 é logo ali! Hehehe! Advertência: Quem brinca como fogo pode acabar se queimando. Experimenta só se enveredar pelo golpismo...Vamos TODOS PRA RUA! Ok? Essa palhaçada já deu! Xô! Volta pro canil!

  14. Pereira Postado em 06/Nov/2014 às 09:49

    mamãe, mamãe ? o que é filho ? Se a ditadura é tão ruim, por que esse pessoal da esquerda apoia o Fidel castro ? Ele foi eleito democraticamente ? ... Não sei te explicar meu filho. Por que o povo cubano não tira ele então ? Ahhh, não sei meu filho deve ser porque um povo que não tem comida e é oprimido não consegue derrubar ditadores.

  15. Pereira Postado em 06/Nov/2014 às 09:54

    Mamãe, Mamãe ? O que esse pessoal de esquerda quer na verdade ? Eles querem o socialismo meu filho. O que é socialismo mamãe ? Bom, socialismo é uma ideologia que não deu certo em lugar nenhum do mundo. Funciona mais ou menos assim: Um grupo de pessoas que se julgam mártires do povo, mentem que, se caso no poder chegar, distrbuiram todas as riquezas do país igualmente para todas as pessoas. Por que eles mentem mamãe ? Porque para eles o que importa é o poder e monopolizar as riquezas que deveriam ser de todos.

  16. Pereira Postado em 06/Nov/2014 às 09:56

    Mamãe mamãe ? se esse tal de socialismo é tão ruim, por que esse pessoal vive querendo isso? É porque eles são pagos pelo governo dominante, eles acreditam que assim vão conseguir um carguinho e um empreguinho junto ao governo, serão da turminha dos valentões do pátio da escola, entendeu filho ?

  17. Pedro Otávio Postado em 06/Nov/2014 às 10:07

    Explicativo: https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t34.0-12/10805120_804082912964323_1599437304_n.jpg?oh=446c96bab9b581873729842597a6be68&oe=545DB0CA&__gda__=1415416234_24667ddd457251aaec9f47c436bdd5cb

  18. Pereira Postado em 06/Nov/2014 às 10:13

    Mamãe, mamãe ? e esse negócio de ditadura no Brsail, aconteceu mesmo ? Sim, meu filho, mas foi até certo ponto necessário. Por quê ? Porque nosso presidente Jango estava aliado com governos socialistas com o da união soviética, que também era uma ditadura. Esse jango recebia dinheiro do Fidel castro que vinha da URSS para treinar guerrilheiros no nosso Brasil.

  19. Pereira Postado em 06/Nov/2014 às 10:17

    mamãe mamãe ? E esse negócio de tortura existiu ? sim, meu filho infelizmente. O exército torturou algumas pessoas ligadas à essas guerrilhas que te falei. E esses guerrilheiros eram maus ? sim, meu filho. Eram o diabo em pessoas, matavam, sequestravam e assaltavam e as pessoas que eles torturam nada tinham haver com o cenário político da época.

  20. Pereira Postado em 06/Nov/2014 às 10:20

    mamãe mamãe? tem alguém conhecido que fez parte desses guerrilheiros hoje ? Sim filho, aos montes. Nossa presidente, vários jornalistas e deputados e pessoas ligadas à entidades institucionalizadas.

  21. Pereira Postado em 06/Nov/2014 às 10:29

    mamãe , mamãe ? Em que essa ditadura foi ruim então ? Filho, foi ruim porque de certa forma apartir de uma coisinha chamada AI-5 os militares traíram o povo. Prometeram eleições, mas os políticos que poderiam assumir o governo, Carlos lacerda ou Juscelino Kubschek, eram considerados injustamente despreparados. mesmo assim, filho, com toda essa ruindade de ditadura, os militares sabiam que mais dia menos dia teriam que largar o poder, e largaram pacificamente em 1985 sem tiros sem prender ninguém. Já os socialistas não largam o osso tão fácil, eles só querem se manter no poder a qualquer custo. Vale mentir, roubar, sequestrar, falsificar, omitir e principalmente : oprimir o povo com as migalhas que restam(bolsa família).

  22. Pereira Postado em 06/Nov/2014 às 10:32

    última pergunta mamãe ! Esse pessoal de sábado pedia esse golpe militar ? Não meu filho, apenas 1 manifestante carregava uma faixa com esse pedido. Mas como te disse filho, para eles vale mentir, enganar e distorcer a realidade. 99,99% das pessoas queriam apenas lisura nas eleições e investigações contra a presidente.

    • R.R.Rocha Postado em 06/Nov/2014 às 10:39

      Caramba... pensei que o vômito de informações rasas e desencontradas tinham acabado. Ledo engano!!! Quanta besteira escrita de uma só vez... patético!!!

    • Silva Postado em 06/Nov/2014 às 12:47

      Mamãe, Pereira era o manifestante pedindo a volta da ditadura, era sim! Sabe de nada inocente!

  23. Thiago Teixeira Postado em 06/Nov/2014 às 12:04

    Mamãe, mamãe? Quem paga esse Pereira para ficar disseminando papinho tucano nas redes sociais?

    • poliana Postado em 06/Nov/2014 às 14:50

      melhor ignorar thiago..deixa falando sozinho...

    • eu daqui Postado em 06/Nov/2014 às 15:28

      Ele pode estar falando sem pagamento. Ou vc fica disseminando papinho petista por dinheiro?

  24. Jorge Postado em 06/Nov/2014 às 13:41

    Vou te falar. Cada maluco que aparece. E acha que tem razão kkkk

  25. Pereira Postado em 06/Nov/2014 às 17:01

    O dia que eu depender de grana de partido político seja de direita, centro ou esquerda, por favor me enterrem, pois já faleci.

  26. Pereira Postado em 06/Nov/2014 às 17:11

    "rasas e desencontradas tinham acabado. Ledo engano!!! Quanta besteira escrita de uma só vez... patético!!!". Rasa e patética é essa sua colocação. Isso não passa de um ardil psicológico vagabundo do tipo: "vou desqualificá-lo e ridicularizá-lo, porque não consigo rebater, logo ao ridicularizá-lo estou isento de apresentar uma resposta".

    • Pablo Postado em 06/Nov/2014 às 21:58

      Pereira, como você só fala merda e não apresenta argumento de verdade, ninguém iria conseguir debater com você! Vai se tratar para ver se deixa de ser retardado!!!

  27. Márcio Postado em 07/Nov/2014 às 00:19

    Pereira...Pereira.... você só diz besteira.....

  28. raine Postado em 10/Nov/2014 às 00:59

    Amei esse post....coxinhas coxinhas salve a ''cadeia alimentar''. Desejo vida longa para os coxinhas!!!