Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 06/Nov/2014 às 19:21
45
Comentários

Alceu Valença diz que Mainardi tem "pensamento mais largo que profundo"

Alceu Valença usa o Facebook para rebater discurso preconceituoso de Diogo Mainardi e diz que pedido de desculpas do ex-colunista da Veja “não convenceu”. Músico ressaltou ainda personalidades nordestinas que “orgulhariam qualquer região do nosso país e qualquer outra nação”

alceu valença diogo mainardi nordeste
Alceu Valença rebateu comentário de Mainardi contra nordestinos (Imagem: Pragmatismo Político)

Foi através de sua página no Facebook que o músico pernambucano Alceu Valença rebateu hoje as declarações polêmicas do jornalista Diogo Mainardi sobre o povo nordestino. “Só hoje assisti ao vídeo onde Diogo Mainardi declarou seu ódio preconceituoso contra nós, nordestinos. Bovinos, subalternos, retrógrados, mal educados fizeram parte do seu menu de ofensas. Em seguida, vi seu pedido de desculpas que, sinceramente, não me convenceu. A história brasileira está repleta de personalidades nordestinas que orgulhariam qualquer região do nosso país e de qualquer outra nação”, escreveu o cantor.

VEJA TAMBÉM: Diogo Mainardi é denunciado ao Ministério Público por comentários racistas

Em seguida, iniciou uma lista de personalidades nascidas na região, entre intelectuais, músicos, escritores e revolucionários.

A postagem já soma mais de 24 mil curtidas. Entre os comentários, fãs de todo o país declaravam apoio ao músico e repudiavam o discurso de Mainardi.

Entenda o caso

Após oficializada a reeleição da presidente Dilma Rousseff, o jornalista Diogo Mainardi comentou o resultado do pleito criticando os eleitores da Região Nordeste, onde Dilma avançou sobre o oponente, Aécio Neves. Classificou a população do local como “bovina”, “retrógrada”, “subalterna” e “pouco educada. “Essa eleição é a prova de que o Brasil ficou no passado”, disse o colunista na noite do dia 26 de outubro.

Depois da repercussão negativa de seu discurso, Mainardi gravou um vídeo no qual se retrata publicamente e pede desculpas ao jogador de futebol Hulk, paraibano, e a todos que se sentiram ofendidos. “Sei que o termo bovino ofendeu muita gente, peço mais uma vez desculpas, mas gostaria de esclarecer que há décadas e décadas nós usamos os termos curral eleitoral e voto de cabresto para designar compra de votos”, disse o jornalista.

Diário de Pernambuco e Portal Imprensa

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 06/Nov/2014 às 19:33

    pois é meu caro e grande alceu...esse pedido de dsculpas tb n nos convenceu. esse indivíduo é desprezível e merece ser punido por ter dito tamanhas atrocidades a respeito do bravo povo nordestino. e para aqueles q compactuam com o posicionamento desse infeliz, eu só tenho a lamentar! são tão pobres de espírito e desprezíveis como ele. ORGULHO DE SER NORDESTINA!

  2. Raquel Constan Postado em 06/Nov/2014 às 20:07

    Qualquer figura publica (de bom senso) deveria pensar duas vezes antes de emitir uma opinião ou transmitir uma mensagem. Claro que há o desejo pessoal, mas falando para pessoas em larga escala a repercussão se torna muito maior. Por mais que ele não goste do povo Nordestino, deveria respeita-los, porque antes de serem Nordestinos, são seres humanos e isso é o que mais importa. Não existe um país perfeito uma uma política perfeita, o ser humano se encontra em um processo de evolução para modificar seus pensamentos e hábitos. O Brasil é plural, muito e maravilhosamente lindo em sua diversidade. Há muita coisa ruim no Brasil? Sim, há. Mas o povo sendo maioria é capaz de transformar as mudanças que deseja. Isso é o que faz a humanidade viver! Intolerância, preconceito e argumentos baseados em falta de respeito não levam a nada, só serem pra causar brigas e ódios, uma perda de tempo!

  3. Eduardo Postado em 06/Nov/2014 às 22:18

    Não sou nordestino, sou mineiro, e me orgulho muito disto, mas o que me dá orgulho mesmo é ser brasileiro e tanto o nordestino, quanto o mineiro, o capixaba, o carioca, o paulista, o gaucho, o goiano, o amazonense etc.... o são, então que esse porcaria continue falando besteiras e amargando ódio, mas que nós o povo brasileiro que ama este país não seja obrigado a sofrer para que minorias como a que ele pertence, ou acha pertencer possa ser feliz.... perdeu coisa feia.

    • Raimundo Carlos Postado em 06/Nov/2014 às 22:31

      Bonito de sua parte se posicionar assim. Parabéns, concordo com tudo que você disse.

    • Elizabeth Aquino Marques Postado em 07/Nov/2014 às 00:30

      Penso também como você, Eduardo ...Já passou da hora de ficar com esse ti, ti ,ti, pois quem fica alimentando esse ódio que alguns cometeram , são exatamente iguais a eles...Somos todos brasileiros , não importa de que região...Vamos promover a paz e não o ódio... Temos é que nos unirmos para acabar com a corrupção escandalosa do nosso País ...

      • Vanusa Maria de Melo Postado em 07/Nov/2014 às 01:24

        Ninguém está alimentando ódio algum, estamos tentando esclarecer as pessoas sobre o atraso que esse pensamento representa. Se você realmente pensa que rebater o discurso de ódio contra parte da população é ser igual a quem produziu o pensamento, se isso não é apenas uma frase feita vazia, é urgente que repense a ideia. Como se promove paz sem discutir os problemas que a impedem? Paz não é um produto de supermercado que a gente pega, paga e usa, isso é construção, e bem complexa. Sabe aquela da "paz sem voz"? Então...

  4. Daniel Borges Postado em 06/Nov/2014 às 22:27

    É chegada a hora de desqualificar personalidades sem importância no cenário intelectual brasileiro! Diogo Mainardi cresceu e se firmou por darmos importância à suas opiniões preconceituosas e sem qualidade. Um cara que, veladamente, odeia o Brasil e seu povo deve ser esquecido e colocado em seu devido lugar: na escuridão do esquecimento daqueles que se importam com o Brasil e com seu povo!

    • Luiz Cleive Almeida Postado em 07/Nov/2014 às 00:47

      Discordo inteiramente, mas respeito seu ponto de vista ....

    • Palexandre Postado em 07/Nov/2014 às 02:10

      Concordo plenamente. Colocá-lo no esquecimento inclui boicote à suas publicações.

  5. Dalva Postado em 06/Nov/2014 às 22:44

    O que esse "jornalista" disse sobre o nordeste, foi apenas uma das infinitas idiotices que ele sempre diz, só que dessa vez ele conseguiu se superar. Mal sabe ele que o retrógrado, subalterno, mal educado e BOVINO, é a imagem dele no espelho. Sujeito sem escrúpulos, só merece desprezo!

  6. Maria Helena Postado em 06/Nov/2014 às 23:08

    À parte a antipatia que tenho pelo Mainardi, estão fazendo tempestade em copo d'água. Assisti ao programa e a leitura que fiz não é essa que estão, não sem oportunismo e demagogia, fazendo. Segundo meu entendimento, Mainardi não se volta contra os nordestino, mas contra esta situação, ainda tão atual, do velho coronelismo. Regiões mais dependentes do governo federal são, tradicionalmente, governistas. De forma mais cordial, tanto ao nosso gosto politicamente correto, criou-se o termo "qualunquismo" para traduzir este fenômeno. Para regiões secularmente dependentes, e ainda hoje dependentes, tanto faz se o governo é de velhos coronéis, ou se é de uma autoproclamada ala progressista, o que importa é garantir o aporte de verbas federais, razão pela qual, em sua maioria, votam com o governo da vez.

    • Rogerio Postado em 07/Nov/2014 às 15:03

      Sim, mas veja. Acaso ele se voltou contra a população mineira ou carioca? Os motivos alegados para o voto dos nordestinos são os mesmos alegados para o voto destes estados? E além do que, o que esperava Mainardi? o nordestino vota no PT pelo investimento feito na região, não somente em programas assistenciais.

    • Luiz Souza Postado em 10/Nov/2014 às 06:43

      Mas em 94 e 98 eles não foram bovinos. Rá!

  7. Deisi Postado em 06/Nov/2014 às 23:29

    Ele é um suíno desprezível!

    • Luis Postado em 06/Nov/2014 às 23:48

      Suíno,não!!!Ele é um porco bovino para ter pensamentos largos:de ponta a ponta!!!

      • Stella Postado em 07/Nov/2014 às 00:22

        Ei, não ofendam os pobres animais. hehe

    • DIVINO Postado em 07/Nov/2014 às 14:02

      POR FAVOR MAIS RESPEITO COM OS SUINOS...

  8. Leici Postado em 06/Nov/2014 às 23:41

    As desculpas de Mainardi não convencem mesmo, porque são só da boca pra fora. É óbvio que ele só pediu desculpas devido a repercussão negativa. Na verdade essa é a maneira dele pensar, que o caracteriza, isso não mudará da noite para o dia (se é que um dia mudará... só por um milagre).

    • Luiz C. Almeida Postado em 07/Nov/2014 às 00:51

      O Mainardi, usou adjetivos muito fortes p/qualificar o/povo nordestino. Isso eu concordo. No mais, em mais umas 3 ou 4 eleições, dado à dependência deste povo, das esmolas do governo, o PT vai continuar no poder , roubando mais e mais / sempre .... E viva o Povo Brasileiro ...

      • Edinho Postado em 07/Nov/2014 às 16:30

        Só por curiosidade, quais seriam as esmolas que o PSDB concede aos eleitores paulistas para estar no governo há duas décadas?

  9. Grego79 Postado em 06/Nov/2014 às 23:42

    Vi esse sr Diogo Mainardi comentando a possível reeleição da presidente Dilma, dias antes da eleição, e ao finalizar o comentário deu um "soquinho" na parede, ou numa estante, não sei, simbolizando a conhecida superstição "bater na madeira" , aquilo foi tão ridículo! Alguém estudado, representando um veículo de comunicação se prestar a uma atitude dessa é no mínimo um idiota. Apesar que, ele é funcionário de uma empresa televisiva que constantemente ataca o governo reeleito e o Partido dos Trabalhadores, isso todos nós já sabemos, mas, quanto ao jeitinho tosco desse cidadão,...lamentável. Não poderia esperar coisas boas vindas desse sr. Diogo Mainardi.

  10. Isabel Cristina Reboucas Postado em 07/Nov/2014 às 00:10

    Tenho a certeza de que Dilma ou Aecio. Não vão ser o salvadores da Pátria. A Dilma por sua vez , teve todo tempo do mundo e não fez. Sei tbm que o PT . Não é um partido dos meus sonhos, mas quero aqui registrar . Que vivemos numa democracia. Então se o PT ganhou vamos res o respeitar os resultados das urnas. É esperar que nessa nova oportunidade o PT , faça o que o povo do espere dele. Transparência , coragem , lucidez , e muito respeito . Se m ficar martelando em que região Brasileira o PT ganhou ! E tudo Brasil!!! Vamos aguardar um excelente governo. O nordeste , norte , sul , leste , oeste e a conchichina ! Somos todos Brasileiros. E vamos torcer para que possamos avançar , em educação , saúde , salários mais dignos e igualdade social . Pronto já está de bom tamanho . Vamos entregar o o nosso País Brasil minha gente nas mãos de Deus. E vamos esperar pelo melhor sempre.

  11. maria alice notonha Postado em 07/Nov/2014 às 00:34

    Ele tem que saber que não está aqui por acaso. Já deve ter aprontado muito em vidas passadas e vontinu aprontando. Mas não se preocupe vc ainda vai agradecer muito ao nordeste , nsot esqueça disso. marque o dia de hoje, pq aquele la de cima, não dorme!

  12. Reginaldo Menezes Postado em 07/Nov/2014 às 01:26

    Aporrinha não Alceu, Mainardi é um jumento que já dá até bom dia, mas ainda não desaprendeu a relinxar.

    • DIVINO Postado em 07/Nov/2014 às 14:10

      POR FAVOR MAIS RESPEITO COM QUEM TRANSPORTOU A MAE DE JESUS...

      • poliana Postado em 07/Nov/2014 às 17:15

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkk...ri alto agora! Kkkkkkk

      • Luiz Souza Postado em 10/Nov/2014 às 06:41

        Divino!

  13. Tatiana Postado em 07/Nov/2014 às 04:27

    pq q ue a garot do estadio foi punida e ele não?

    • renata Postado em 07/Nov/2014 às 08:57

      ÓTIMA PERGUNTA!!!!!!!

  14. Ceição Postado em 07/Nov/2014 às 06:45

    Justificar que o bovino foi associado a "curral eleitoral" e "voto de cabresto", eh no minimo querer falar bonito parafraseado com categorias pre conceituosas!!!

  15. Luiz Riccetto Neto Postado em 07/Nov/2014 às 08:46

    Não gosto de ver ataques injustos e articulados, contra pessoas indefesas. Basta se observar as legendas partidárias dos deputados federais que fizeram a representação para saber a intenção da distorção do comentário. Qualquer operador do direito sabe que o crime imputado ao jornalista exige o dolo específico, e que para analisa-lo não se pode tirar uma palavra isolada da frase e nem do contexto. Para qualquer cidadão de inteligência mediana, é perceptível que a palavra "bovino" foi utilizada no sentido do histórico VOTO DE CABRESTO (cf. Livros de história usados na época em que se tinha melhor educação), pois é sabido que os bovinos criados para o corte são conduzidos por mangueiras que os levam ao destino daqueles que os criaram justamente para esse fim, no caso, o voto. Tenho certeza que o representante do Ministério Público que analisar a representação, não deixará de contemplar o CONTEXTO e irá opinar pelo arquivamento, que certamente será acompanhado por decisão judicial. Ainda vivemos num Estado democrático de direito, ameaçado por uma ditadura de esquerda radical, mas enquanto for só uma ameaça, impera-se a democracia, a liberdade de imprensa e o princípio da legalidade.

    • DIVINO Postado em 07/Nov/2014 às 14:16

      BELAS PALAVRAS, MONTA UM BARRACAO E VAI MORAR COM O MAINARDI...

    • Grego79 Postado em 07/Nov/2014 às 23:52

      Luiz Riccetto Neto, parece que a publicação a cima nada tem a ver com denuncia feita ao ministério publico, essa informação está em outro post, e outra coisa, sabemos que o jornalista foi rispido sim com os nordestinos. acontece que a presidente Dilma perdeu muitos votos aqui no sudeste por exemplo por conta da manipulação midiática, tanto escrita quanto áudio visual! Vi tanta coisa no facebook e em alguns Blogs a respeito da presidente e o Partido dos trabalhadores que é absurdo, e muita gente indo na onda dos manipuladores. E quem disse que no PT tem santo? E quem garante que no PSDB tem santo? Podemos garantir que todos os políticos do PRB e PSC são anjos? E pode ficar tranquilo, não vão implantar o comunismo no país, pense em cada brasileiro e nossa cultura. A gente tem que se unir e cobrar aquilo que nos foi prometido, isso sim! Vamos participar um pouco mais desse estado democrático né. Mas sejamos honestos, sem picuinhas, sem rancores.

  16. Claudio Postado em 07/Nov/2014 às 08:55

    Pensamento largo e empáfia profunda!

  17. gelson Postado em 07/Nov/2014 às 09:43

    Sempre achei esse Mainardi, rídiculo!

  18. eu daqui Postado em 07/Nov/2014 às 09:47

    Sua musicalidade, Alceu, é uma das coisas que fazem o nordeste e o país inteiro brilhar. Por isso os nordestinos verdadeiramente resolvidos não precisam de orgulho: a gente já tem gente como você.

  19. Luciana Conde Postado em 07/Nov/2014 às 10:23

    A tua vida e a tua obra musical Alceu Valença , tem um significado muito maior do que palavras de uma pessoa preconceituosa .

  20. MARIA Postado em 07/Nov/2014 às 14:32

    É COM MUITO PRAZER QUE ,PARABENIZO O SR. ALCEU VALENÇA, SOU FÃ ,E SEI QUE ,DEPOIS DE DÉCADAS OS NORDESTINOS ESTÃO TENDO VEZ NO BRASIL, ALGUEM TINHA QUE FAZER ALGUMA COISA POR ELES, E TALVEZ ATÉ CONCORDAR COMO A LEI ROBIN HOOD, O SENHOR JORNALISTA DEVE ESTAR DE PORRE OU DORMINDO A POLITICA É SIM UMA TROCA , NÃO PENSE QUE SE O PSDB GANHASSE IA SER DIFERENTE, TAVEZ FOSSE PARA ELES, PARA COM ESSA IDÉIA DE ACHAR QUE AS COISAS VÃO MUDAR NA POLITICA É SEMPRE UMA TROCA VC DA SEU VOTO E ALGUEM GANHA SABE? SIMPLES ASSIM BOBINHO! NÃO COMPRE BRIGA COM AMIGOS OU INIMIGOS POR POLITICAS, PORQUE ELES (POLITICOS), NÃO FAZEM ISSO! VC TÁ POR FORA CORTA ESSA,ALCEU PARABENS !VC MOSTRA QUE É UM AUTENTICO BRASILEIRO COMO POUCOS UM PATRIOTA! PARABENS !AGORA SENHOR JORNALISTA,EU ME RECUSO A ACREDITAR QUE SUAS PALAVRAS SÃO DE CORAÇÃO CONTRA OS NORDESTINOS É SÓ PARA APARECER NÉ? ESPERO!

  21. leonardo Postado em 07/Nov/2014 às 18:49

    Esse Alceu gosta tanto do nordeste, que foi morar no Rio!!!

    • eu daqui Postado em 01/Feb/2016 às 13:19

      Eu gosto do Chile mas moro no Brasil. Ainda não encontrei a contradição.

  22. Miguel Postado em 08/Nov/2014 às 10:40

    Sinceramente, nunca tinha ouvido falar desse tal de Diogo Mainardi até o dia seguinte ao segundo turno. Tive que pesquisar no wikipedia para saber que era comentarista da revista Veja. O fato é que não costumo nem mesmo mais assistir televisão. Então, caros amigos, deixem de consumir essas porcarias que só transmitem ódio, vingança, rancor, preconceito e tantos outros sentimentos negativos. Se querem mudanças, comecem primeiro em vocês mesmos.

  23. Dinha Postado em 08/Nov/2014 às 19:33

    Ele tem que ser preso lá na Itália!

  24. Luiz Souza Postado em 10/Nov/2014 às 06:40

    Para o opressor, modelo de preto é Mussum e modelo de nordestino é José Wilker, por razões mais do que óbvias. Salve Alceu!

  25. Carlos Postado em 10/Nov/2014 às 22:29

    Não tenho nada contra o nordeste para mim o câncer do Brasil é o Rio de Janeiro. Ser bonzinho com todo mundo é impossível.

  26. Orlando Pinheiro Postado em 15/Jan/2016 às 05:38

    Vejam que no "pedido de desculpas" o sujeito continua ofendendo, ao dizer que "há muito tempo usamos os termos curral eleitoral e voto de cabresto para designar a compra de votos". Quer ele dizer, então, que os votos dos nordestinos foram vendido? Quer ele dizer, "se desculpando" que os nordestinos são venais? Ora faça o favor. Sr. "jornalista", a sua emenda ficou bem pior que o soneto.