Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 06/Oct/2014 às 20:38
47
Comentários

Vitória de Dilma no Nordeste gera onda de comentários preconceituosos

A exemplo da eleição anterior, vitória de Dilma no Nordeste desencadeia onda de comentários raivosos e racistas contra nordestinos nas redes sociais

dilma preconceito nordeste
Preconceito contra nordestinos nas redes sociais se acentua após vitória de Dilma no Nordeste (Imagem: Pragmatismo Político)

Dilma Roussef e Aécio Neves vão disputar a Presidência da República no seguno turno das eleições 2014. Mas a vitória esmagadora da petista sobre o tucano nas regiões Norte (onde ela teve 50,52% dos votos e Aécio, 28,26%) e Nordeste (onde Dilma ganhou com 59,58% dos votos e o tucano, 15,40%), gerou uma onda de comentários preconceituosos nas redes sociais contra os moradores da região.

Um Tumblr foi criado na madrugada desta segunda-feira para reunir as mensagens ofensivas. A página “Esses nordestinos” critica e ironiza a postura dos internautas que usaram o racismo para reclamar dos resultados.

Nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, Aécio manteve-se à frente da petista. Ele venceu com margem apertada no Sudeste, onde terminou com 39,4% e Dilma com 32,43%; no Sul, com 47,21 contra 36,32 para a presidente e no Centro-Oeste, onde obteve 40,99 das intenções e a candidata do PT, 32,55% dos votos válidos.

O racismo é crime previsto na Lei nº. 7.716/89, que pune a prática e a incitação de discriminação de raça, cor, religião e também procedência nacional. A pena varia de dois a cinco anos de prisão e multa. O racismo também é crime inafiançável.

Extra

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Vitor Postado em 06/Oct/2014 às 21:17

    Engraçado esse povo do Sudeste que se diz superior ao povo do Nordeste por não votar na Dilma, e que os culpa por toda má decisão política do país, acabou por eleger Alckmin no primeiro turno, mesmo com todas as crises que São Paulo vem enfrentando. Tenho vergonha de viver na mesma região que pessoas com esse tipo de mentalidade. Qual é o problema de usufruir do Bolsa Familia? É um programa que sim, ajudou e muito a população brasileira carente, mas ao invés de olhar pelo próximo, apenas pensam em si mesmo e continuam com aquele pensamento de "é só trabalhar que consegue" "é tudo vagabundo". É Brasil, mostra a tua cara

    • Flávio Loureiro Postado em 06/Oct/2014 às 23:14

      Vitor, respeito é uma via de mão dupla. "Esse povo do Sudeste"? Você acaba de afirmar que não gosta de dividir espaço territorial com "eleitores do Alckmin". Para compreender e viver a democracia, você precisa urgentemente aceitar que existem visões políticas diferentes da sua. Discriminar por preferência políticas não é "mais nobre" do que discriminar por procedência regional. Cada um tem uma experiência de mundo. É justamente o que há de mais bonito na política.

      • Larissa Postado em 07/Oct/2014 às 08:10

        Aiii meu Deus...aqui a pouco vai dizer que o pessoal do sudeste tbm sofre preconceito, aiii sudeste tears...na boa cara, juro que não acredito que vc seja burro, mas sim está se aproveitando de uma frasesinha para fazer uma falsa simetria e demonizar o cara. Sim meu amor, em SP, aonde vieram as piores ofensas, vcs elegeram o Alckmin no primeiro turno, elegeram o Serra e tiraram o Suplicy, claro q a votação n foi 100%, mas quem votou em Alckmin e foi na internet dizer q nordestino é burro, é aquele típico burrinho q se acha o intectual.

      • Rodrigo Postado em 07/Oct/2014 às 11:55

        (Outro Rodrigo) Flávio, sou nordestino, morei por 10 anos em SP. Fui discriminado por uns, muito bem recebido por tantos outros, assim como, apesar de Salvador-BA ser minha terra natal, já fui mal recebido por lá, em função de meu sotaque, hoje morando no interior, ser diferente do da Capital (como se fosse "turista" e como se turista não devesse ser bem recebido). Minha decepção com os eleitores de hoje é justamente essa: se você vota diferente de mim, é "reaça ou revoluça", é "coxinha ou pastel de vento", é "filhote da ditadura ou de Fidel", é "tucanalha ou petralha". Não sabemos nos assumir como cidadãos, iguais, muito menos nos dispomos a cobrar os políticos eleitos, a não ser que eles sejam do "outro lado", pois o "nosso lado" é formado de pessoas perfeitas e impassíveis de crítica.

    • ejedelmal Postado em 07/Oct/2014 às 06:04

      Quase isso. Não é bem o "Povo do Sudeste", mas "A EliteZINHA do Sudeste" agregada ao "Povo de São Paulo", que defendem o próprio carrasco, pois ele também tem família e tem de levar o lentinho das crianças.

    • Gabriel Gabo Postado em 07/Oct/2014 às 08:56

      Vitor, eu não entendi qual é a sua posição. Ou fode ou sai de cima, bicho. Larissa, adorei seu comentário. Casa comigo!

      • Vitor Postado em 08/Oct/2014 às 21:03

        Desculpa a dupla interpretação, mas quando disse ter vergonha, disse ter vergonha de morar com pessoas que se dizem superiores as outras, e sim Flávio, eu respeito, quando se tem bases para votar em tal candidato, não quando se vai pela massa ou quando não há pesquisa nenhuma feita em torno do mesmo. E Gabriel, acho que minha posição ficou bem clara, sou contra o Alckmin como vereador, e sou a favor da Dilma

  2. Rodolfo Postado em 06/Oct/2014 às 21:27

    É impressionante o nível de alienação desse povo do sudeste! Gostaram mesmo do governo corrupto de FHC né? Estes deveriam ler o príncipe da privataria, é uma ótima pedida. È debil mental e não vive nesse mundo quem é brasileiro e não percebe as mudanças, não vê os dados e não vê que esse pais tem se desenvolvido, não de forma exorbitante, mas vamos ser realistas, 500 anos de mazelas não se cura em 12. Os coxinhas se queixam de muitas coisas, como a reforma tributária, mas em 8 anos FHC aumentou de 27% para 36% a carga tributária, isso dito por Ciro Gomes, que era do PSDB e Ministro da Fazenda de FHC. FHC fez caixa 2 para eleição 2 vezes e ninguém fala. FHC privatizou as telecomunicações, a Vale do Rio doce, o Bamerindus - que financiou a primeira campanha eleitoral dele em 1994- e tinha planos de privatizar a petrobras. FHC foi envolvido em esquema fraudulento de vendas de títulos da dívida externa brasileira (tudo muito bem explicado no livro que citei). Com a privataria, Fernando Henrique aportou equivalente a 220.215 bilhões, segundo Ciro Gomes. Só que não tem capacidade de interpretação ou de refletir, ou quem é desse esquema de ladrões, ou quem é vira-lata o suficiente e traidor da nação - como o próprio FHC- e quer entregar o país aos EUA é que votará em Aécio. Vocês tucanos não acham que são poucos seus argumentos contra o caixa 2 e aquela história de Delúbio Soares e os 50 milhões? E o km do Rodoanel do governo de São Paulo que custa 50 milhões? Só ai já morreu, não adianta discutir, em corrupção vocês não se comparam com o PT, me façam o favor.

  3. Leonardo Postado em 06/Oct/2014 às 21:45

    Esse pessoal do sul e sudeste são uns alienados mesmos, tem que se espelhar no Piauí e Maranhão.

  4. Stella Postado em 06/Oct/2014 às 22:02

    Mais uma vez esse preconceito contra o meu povo.Isso é revoltante! É muito fácil sair falando besteiras pela web, quero ver se portar como cidadão de verdade. Nós somos livres para escolhermos quem quisermos nas urnas, seja lá quem for. É preciso respeito acima de qualquer coisa. Estamos numa democracia e o fato de Aécio ter vencido aí embaixo, n faz de vcs melhores. Isso vindo de um povo que deu mais de 240 mil votos para Maluf...

    • Dida Dias Postado em 07/Oct/2014 às 09:08

      Perfeito, Estela! Sou do RS e fiquei com vergonha de elegermos Lasier Martins, um retardado mental que ganhou o senado por 2% a mais que o digno, coerente e inteligente Olívio Dutra. Também elegemos Jardel, um jogador de futebol sequelado mental e o nosso deputado mais votado foi Luiz Carlo Heinze, aquele que se referiu a índios, quilombolas e homossexuais como "tudo que não presta" e que, em uma audiência pública sobre a demarcação de terras indígenas no país, orientou os agricultores a contratarem seguranças privados para se defenderem dos índios. Muitos de nós estamos estarrecidos e ainda não nos recuperamos do choque.

    • Jurandy Postado em 07/Oct/2014 às 13:17

      Concordo com você em partes, mas na atual conjuntura votar na Dilma, ou é idiota ou é muito idiota.

      • poliana Postado em 07/Oct/2014 às 13:30

        e votar em aécio, ou é anencefalia, ou é estupidez!!! e aí jurandy, vai fazer o q?

  5. Pedro Postado em 06/Oct/2014 às 22:06

    Pragmatismo Político incentivando a cultura do ódio em época de eleições. Lamentável.

    • glaucia Postado em 07/Oct/2014 às 00:48

      Concordo plenamente....

    • ejedelmal Postado em 07/Oct/2014 às 06:09

      O Pragmatismo Político é incompetente nisso, em relação à campanha perpretada pelo PiG.

      • Salomon Postado em 07/Oct/2014 às 09:15

        O Ministro da propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, comparava os judeus a ratos. Deu no que deu. o Ministro da propaganda de Aécio Neves, FHC, compara os nordestinos a desinformados. Quem, afinal, fomenta o ódio e o preconceito? História magistra vitae (a história é mestre da vida). O nordestinos construíram São Paulo. Esse turma de brasileiros mais abastada, não consegue explicar, com dados objetivos, o motivo pelo qual vota no Aécio. Se não conseguem, só o preconceito explica. É preciso arejar a consciência desses brasileiros que não precisam do Estado. Ensinar-lhes o que é solidariedade. Ensinar-lhes o que é igualdade. Quando os europeus fugiram da perseguição e da guerra na Europa, vieram para o Brasil, que os acolheu. Ganharam terra. Ao contrário dos ex-escravos no RJ. os europeus ganharam um lar. Era um Brasil de pobres e negros. Agora esses mesmos descendentes de italianos, polacos, germânicos ...têm preconceito contra esses brasileiros que os aceitaram. Vontade de embrulhar o FHC, o Aécio, o Alkimin e os preconceituosos num mesmo papel e mandá-los de presente à 1945, na Alemanha. Se o Aécio ganhar, vão querer a volta do Lula, um nordestino, para salvar o país do caos.

    • Farias Postado em 07/Oct/2014 às 09:09

      Se o site tivesse inventado isso, mas... mas esse tipo de preconceito é irracional demais; aliás, todo tipo de preconceito né!? "o preconceito é a incapacidade de perceber que somos todos iguais" Sou nordestino, baiano e não tenho vergonha. Qual o problema de votar em Dilma? Isso prova que não somos um bando de alienados plimplim que engole tudo que uma midia suja joga na nossa cara! bjos

  6. JAQUELINE Postado em 06/Oct/2014 às 22:22

    SOU DO SUL E SINTO MUITO POR ESSE RESULTADO, GOSTARIA MUITO QUE DILMA JA TIVESSE GANHO NO 1º TURNO, AQUI É UMA GENTE MUITO ELITISTA, O PRECONCEITO NÃO É SÓ COM NORDESTINOS, NÃO É COM POBRES, PRETOS, E QUEM NÃO TEM O CARRO D ANO, É VERGONHOSO. MAS NAS FÉRIAS VÃO PARA O NORDESTE! AMO O NORDESTE E SEU POVO, MOREI NO CEARÁ E MEU CORAÇÃO E PENSAMENTO SEMPRE ESTÁ POR LÁ. AQUI TEM GENTE BOA, MAS POUCAS, O RESTO NÃO FICOU SEM COMER, MAS NÃO SE CONSTRANGE EM USAR O BOLSA CAPS DAS FEDERAIS. DESPOLITIZADOS E RAIVOSOS.

    • Fernando Postado em 07/Oct/2014 às 12:26

      Assino embaixo, Jaqueline. Sou sulista e me sinto cada vez menos à vontade em minha terra natal. A pretensão e a ignorância deram as mãos nessa parte do Brasil e formam uma nova classe de fascistas ao melhor estilo europeu. Parece que este câncer político-ideológico está nos genes desta gente. Vejo isto com muita tristeza até mesmo em familiares. Por aqui, a aparência vale mais que o conhecimento, a usura e o nepotismo são tidos como naturalíssimos e todo e qualquer privilégio é sempre bem-vindo porque os genes europeus os legitimam, tornando-os seres quase de outra dimensão, dada sua especialidade. Só que este processo se desnuda na realidade que não conseguem jogar para debaixo do tapete: tráfico de drogas e mortalidade por violência gerada por motivo fútil encabeçando as estatísticas nacionais; amontoados de fichas sujas - tal como toda a AL do PR; guerras entre gangues de times de futebol que se instalam nos estádios e continuam pela semana afora matando e atocaiando; polícia corrupta que se ali ao narcotráfico e que é morta pelo narcotráfico por quebrar tratos; estudo de má qualidade; cultura setorizada, elitizada e mercantilizada, etc, etc, etc. Mas são "europeus"! Juram que são...

  7. Patrocinio Postado em 06/Oct/2014 às 22:27

    FHC declarou que os votos de Dilma vieram dos GROTÕES (pessoas de classe desniveladas, ignorantes). O que esperar se um sociólogo do PDSB faz esse tipo de comentário? Ele não pode esquecer que no governo dele (FHC) foi que empurraram o povo para esses grotões, pois ele só governava para os ricos. Que horror FHC isso é muito preconceito !!!!!!!!

    • poliana Postado em 07/Oct/2014 às 11:02

      eh justamente por isso q ele vai tomar pau de novo!! n se preocupe patrocínio! pergunta se ele conhece uns "grotões" chamados LEONARDO BOFF, CHICO BUARQUE, TOM ZÉ...mas enfim...nojo desse sujeito e toda sua corja!!!!!!!!!!!!!!

  8. Leandro Rodrigues Postado em 06/Oct/2014 às 22:49

    São Paulo elegendo o Alckmin,Marco Feliciano,Tiririca e Russomano...o Rio elegendo Bolsonaro,Cidinha Campos... Que moral que esse povo tem pra falar dos nordestinos?????

    • Rosa Postado em 08/Oct/2014 às 22:05

      CONCORDO,e olha que sou de São Paulo.

  9. Natália Postado em 06/Oct/2014 às 22:55

    Pedro, quem está incentivando o ódio é esse senhor defecando pela boca...Chamando todos os eleitores de um partido de ignorante é algo muito pesado para um ex presidente da república...

  10. Natália Postado em 06/Oct/2014 às 22:58

    Desculpa, respondi a matéria do FHC no link errado..Pragmatismo, por gentileza, coloca um link de alteração nesse site né

  11. Bruno Tavares Postado em 06/Oct/2014 às 22:58

    A "IMTELIJENCIA'' destes sulistas formados pela a revista Veja e o Jornal Nacional É DO TAMANHO DO UNIVERSO

    • Flávio Loureiro Postado em 06/Oct/2014 às 23:18

      Sr. Bruno, agora explique a diferença moral os twitters da reportagem acima e o seu comentário ironizando a inteligência dos sulistas. Sinceramente, não consigo enxergar distinção.

      • Felipe Peters Berchielli Postado em 07/Oct/2014 às 09:36

        A diferença é que eles merecem,os nordestinos através da urna votam em quem quiser,sem juizo de valor,os sudestinos e sulistas que julgam-se superiores por isso merecem sim uma gozada na cara,e sim são leitores de VEJA,FSP e fãs do Bonner e acham-se o máximo por isso.

  12. Chris Postado em 07/Oct/2014 às 00:15

    Não entendo juma coisa a respeito dessa estatística tão divulgada: Sudeste e Sul "fechados" com Aécio ? E MINAS, estado que o teve como (des)governador por 2,5 mandatos seguidos (ele fez um sucessor) ? Aqui ele perdeu. Até tomate na cara quase levou. Teve até foto na FSP demonstrando o desprezo de um morador de uma favela que recusou cumprimentá-lo. O estado elegeu Pimentel, que será sem dúvida, um grande expoente petista. A perda de um Governo de 12 anos é uma derrota que fará a diferença no próximo pleito. Sem desrespeitar os demais brasileiros, nós mineiros é que decidiremos a eleição, já que há essa polarização entre norte e sul...

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 07/Oct/2014 às 09:35

      E o Rio?E o Rio Grande do Sul? Não foi só o nordeste que votou na Dilma.

  13. Luiz Souza Postado em 07/Oct/2014 às 04:10

    E eu pensei em votar em legendas, exceto para deputado federal, mas uma paulistana típica acabou me forçando a mudar de ideia em cima da hora. Um casal estava consultando as listas de candidatos, assim como eu. O marido estava indeciso e a esposa tratou de citar alguns nomes: - Eu vou votar no Russomanno. - Ah, vota no Kid Bengala. Hahahahaha!!! - Leci Brandão... MI-SE-RI-CÓR-DI-AA!!! Senti o bafo de ódio no ar. Saí de perto. Já havia votado nela uma vez, mas algumas ideias não-factíveis dela fizeram-me repensar um segundo voto. Mas como nunca houve motivos para que a deputada fosse odiada e, mesmo assim, certas pessoas a odeiam, subi as escadas e tratei de digitar 65035 mesmo sabendo que sua vitória era certa.

  14. Macunaíma Postado em 07/Oct/2014 às 04:25

    White Trash, não liguem para eles.

  15. Felipe Peters Berchielli Postado em 07/Oct/2014 às 09:34

    Eu acho que voto de ninguem deve ser desrespeitado,por mais que não concorde,como é o caso do Alckmin em SP,nem por isso vou dizer que seu eleitor é burro, oque eu acho é que tanto eleitor de Dilma,Aécio,Alckimin,etc, são quase que todos adeptos do senso comum. Agora ficar uma turminha daqui do Sudeste sempre com a mesma ladainha nazista em cada eleição que o PT ganha(isso vem desde o Lula) é no minimo sem noção,gente que não conhece sua realidade,gente que poderia se reunir em um site de merda chamdo Stormfront e ficar la propagando o White Power e se masturbando entre si.

    • Vera Postado em 08/Oct/2014 às 09:14

      Tirando a parte do site e da masturbação (isso aí já seria uma questão pessoal, eu não me meto nisso), concordo com o restante. Acima de candidato A ou B, a democracia é que precisa ser defendida, porque é extremamente valiosa.

      • Felipe Peters Berchielli Postado em 08/Oct/2014 às 09:20

        Falei masturbação no sentido que os racistas encontrem seus iguais e ficam no seu mundinho falando suas "verdades" um para o outro assim inflacionando seus próprios egos.

  16. poliana Postado em 07/Oct/2014 às 10:58

    alguém tinha dúvidas q isso iria acontecer??? esses sulistas e sudestinos são um nojo!!!!!!!! bando de gentinha ridícula, antipática e arrogante, q se sente dona do país!!! só "ESQUECERAM" de dizer q o rio de janeiro, o rio grande do sul, e MINAS GERAIS, tb votaram em peso na dilma, não foi "queridos"!? como é q aécio perdeu duas vezes em seu próprio berço político????????? de cara perdeu o governo do estado depois de 12 anos no controle, e no 1º turno!!! e pra piorar a situação, perdeu tb na eleição presidencial!! ué, mas n era em minas q aécio tinha 92% de aprovação???!!! alguém me explica isso!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkk...sulistas e sudestinos nojentos, ACEITEM Q VCS N TEM O PODER DE DECIDIR O DESTINO DO BRASIL! vcs n mandam em nada e n são superiores a ninguém!! recolham-se em sua insignificância, e praparem-se para o 2º turno!!! bando de gentinha ridícula e idiota! nojo de vcs!!!!! morram todos sus infelizes!!!!!!!!!!

    • André Postado em 10/Oct/2014 às 18:14

      Se tu virar muçulmana, tua vaga no estado islâmico já está garantida...

  17. Aderlane Caires Postado em 07/Oct/2014 às 12:18

    PeTralhas preferem destruir as empresas públicas do que privatizá-las.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 07/Oct/2014 às 13:49

      Tudo a ver com o assunto do post,parece comentário do G1,em que nego reclama do PT em pagina do Flamengo.

    • poliana Postado em 07/Oct/2014 às 13:53

      mais uma alienada! uma pobrinha defendendo a tucanalha hein!! lindo pra sua cara!! quem vê falando assim, até pensa q é da elite!!!!

  18. Nicolau Postado em 08/Oct/2014 às 08:11

    O FUNDAMENTO DO COMUNISMO SE BASEIA NOS ANALFABETOS, PARASITAS E PATIFES FRACASSADOS NA VIDA! POR ISSO QUE A COMUNISTA DILMA GANHA SEMPRE NO NORTE E NORDESTE!!!

  19. Vera Postado em 08/Oct/2014 às 09:10

    Eu sou nordestina e totalmente contra qualquer tipo de preconceito, que a própria palavra já diz "é um conceito antecipado, apressado, sobre algo", que se pode entender claramente como sendo "elaborar um conceito sobre algo antes de conhecê-lo, sem qualquer parâmetro ou fundamentação lógica". Claro, sempre será um desastre. Por isso, eu nem me sinto atingida por essas pessoas que, com certeza, não representam toda a população de uma região. Mas lamento bastante, principalmente por essas pessoas que dizem coisas sem pensar, pois a principal característica da espécie humana, que a distingue das outras espécies, é a capacidade de raciocínio e consequente uso da lógica, que fará com que as pessoas respeitem as diferenças e vivam harmoniosamente, cultivando os sentimentos mais positivos possíveis.

    • Rosa Postado em 08/Oct/2014 às 22:11

      Concordo um gênero, número e grau, e olha que nem sou nordestina, mas se fosse, me orgulharia muito.

  20. Rosa Postado em 08/Oct/2014 às 22:19

    E depois dessa manchete o que querem os sulistas discutirem aqui? “Eu que fui um dos mais votados em São Paulo e eles estão chamando os nordestinos de burro. São uns abestados mesmo!” Tiririca também lembrou que o Sudeste elegeu Marco Feliciano, Bolsonaro, Clarissa Garotinho e foi a região que mais votou em Levy Fidelix. Maluf mesmo com o registro cassado, agradeceu São Paulo por ter sido o oitavo mais votado e disse que sabe que sempre pode contar com o perspicaz povo paulista.

  21. Rosa Postado em 08/Oct/2014 às 22:24

    Da primeira vez que Tiririca ganhou e um repórter cheio de marra perguntou: "Pq vc não se candidatou em seu Estado?" E Tiririca com toda sua sapiência respondeu: " Pq o povo de lá não é abestado" Toma essa inteligentes!

  22. Paulo Postado em 22/Oct/2014 às 00:00

    Gostei muito do comentário da internauta jaqueline, pois ela falou muito d q eu queria falar, sou cearense trabalho no setor hoteleiro e vejo como os sulistas ficam encantados com o nordeste quando chegam aqui.