Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 13/Oct/2014 às 16:30
34
Comentários

Revista Veja fez propaganda para Aécio, diz TSE

Tribunal Superior Eleitoral considera que a Veja fez propaganda eleitoral pró-Aécio. Revista terá de retirar do ar peça que favorece a candidatura do presidenciável tucano

Por decisão do ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral, a Coligação Com a Força do Povo, da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), conseguiu uma limitar que obriga a revista Veja a retirar do ar uma propaganda no rádio que favorece a candidatura de Aécio Neves (PSDB). Na peça, a Veja afirma que Aécio vai tirar a Petrobras das mãos de uma “quadrilha”.

Em sua decisão, o ministro sustentou que examinou o áudio e entendeu que houve divulgação de conteúdo eleitoral na grade da programação normal do rádio, em desacordo com a regra contida no artigo 44, da Lei nº 9.504/97, segundo a qual a propaganda eleitoral nos meios eletrônicos restringe-se ao horário gratuito.

VEJA TAMBÉM: Professores de Minas Gerais alertam sobre riscos de eleger Aécio Neves

“A propaganda da Editora Abril, no trecho ‘Aécio Neves (…) promete tirar a Petrobrás das mãos de uma quadrilha’, incorre em propalar, de forma clara, discurso empreendido pelo candidato Aécio Neves sobre tema em voga e polêmico, que vem sendo o cerne das discussões entre os dois candidatos na disputa pelo cargo de presidente da República, tudo isso sob forma de divulgação da nova edição de sua revista”, entendeu o relator.

“(…) entendo que a transmissão dessa publicidade por meio de rádio, ou seja, de um serviço que é objeto de concessão pelo Poder Público e de grande penetração, desborda do seu elevado mister de informar, com liberdade, para convolar-se em publicidade eleitoral em favor de uma candidatura em detrimento de outra”, acrescentou Gonzaga.

De acordo com a representação de Dilma, a Veja fez uso de expediente semelhante em 2006. Na ocasião, a revista teria pago pela publicação da capa de sua edição em diversos outdoors para promover apoio ao candidato à Presidência do PSDB, Geraldo Alckmin. Naquele ano, o TSE determinou a retirada das propagandas.

A defesa de Dilma ainda conseguiu junto ao TSE a apresentação do contrato de compra do espaço da propaganda no rádio para contabilizar o tempo de veiculação ilícita favorável a Aécio. Com isso, pretende solicitar a perda do dobro do tempo na propaganda eleitoral em rádio a Aécio, como punição.

Jornal GGN

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Onda Vermelha Postado em 13/Oct/2014 às 16:39

    A Revista Veja fazendo propaganda do Playboy? Qual é a novidade? Hehehe! Denúncia: Esse pequeno documentário de 8 minutos de duração trata das relações entre o Governo de Minas Gerais e a mídia no país, Rede Globo à frente, e de como ele se utiliza de seu poder econômico para conter críticas e assim, construir a imagem do Governador Aécio Neves através de investimentos publicitários. Por favor, divulguem! Ainda há tempo de evitar que um farsante como o Aécio Neves chegue a Presidência do Brasil. Veja em http://www.youtube.com/watch?v=BixdPe_Jqxw

    • Ecthor Postado em 13/Oct/2014 às 17:33

      o interessante é a falta de coerência enquanto a carta capital faz propaganda para o PT por que a veja não pode ???

      • Fernando Postado em 13/Oct/2014 às 17:56

        Cara, você leu o texto todo ou só a manchete?

      • Alexandre Postado em 13/Oct/2014 às 17:58

        O rádio é concessão pública. Se a veja quiser publicar 200 páginas com fotos photoshopadas do Aércio, problema dela... Mas no rádio não.

      • Walter Postado em 13/Oct/2014 às 18:03

        A carta capital alega em seus editais, claramente, que é pró-dilma e é uma revista de esquerda. Já a Veja diz que é parcial, neutra e objetiva. Cadê a neutralidade ? Os leitores da Veja, em sua grande maioria, acham que é uma revista escrita por especialistas e cientistas políticos neutros. O que não é verdade ...

      • Renato Postado em 13/Oct/2014 às 18:10

        Pq o meio de divulgação foi o rádio

      • Eduardo Postado em 13/Oct/2014 às 23:38

        não adianta nada retratação, tirar isto ou aquilo, é como um tapa na cara, depois que é desferido, a ardência no rosto é maior que a da palma da mão do agressor, a punição teria que ser suspensão da publicação, aí sim haveria retratação do prejuízo causado.

      • rafa Postado em 14/Oct/2014 às 22:58

        acho q vc nao entende o q pod ser caracterizado como propaganda

    • vigilante Postado em 13/Oct/2014 às 18:20

      A Veja ofendendo seus desafetos ? Que novidade... A Carta não faz isso. Tem classe. Coisa que falta a essa classe-média anti-petista de SP...

      • Carlos Postado em 14/Oct/2014 às 14:45

        E é por isso também que você, a Marilena Chauí e toda a turminha do lado obscuro da força odeiam a classe média?

      • rafa Postado em 14/Oct/2014 às 23:01

        é q a classe mérdia v mta tv, joga mt joguim eletronico e le pco, principalm le pco coisa q prest, carlos - daí fica burra

    • Gabriel Postado em 13/Oct/2014 às 18:54

      Aqui só tem PESTISTA retardado. Bando de burros

      • Wyliam Postado em 14/Oct/2014 às 10:59

        buga buga

      • rafa Postado em 14/Oct/2014 às 23:02

        bobo chato feio p vc tb, biel

    • Candy Postado em 13/Oct/2014 às 19:16

      Agora é só esperar Gilmarzinho Mendes caçar essa decisão, como fez com a outra do TSE que deu direito de resposta ao PT contra a Veja.

      • rafa Postado em 14/Oct/2014 às 23:03

        gilmar mente

    • Valter Augusto Postado em 14/Oct/2014 às 10:54

      Valeu pelo link,mano!

  2. Raul Gomes Postado em 13/Oct/2014 às 16:58

    Policial mineiro pede a prisão de Aécio. Isso merece um post aqui neste site. https://www.youtube.com/watch?v=IpTIheiuEpo

  3. MAX Hertel Postado em 13/Oct/2014 às 17:06

    Esse negócio de apenas deve ser feita no horário eleitoral que diga-se de passagem é injusto, para todos os casos, essa proibição é chamada de censura!

    • rafa Postado em 14/Oct/2014 às 23:04

      vc devia se informar sobre ética jornalista e regras do jogo, aliás, nao inventado por lula nem por dilma, e válido pra todos desde ha mt.

  4. Onda Vermelha Postado em 13/Oct/2014 às 17:07

    Aqui esta a "verdadeira propaganda" para esse cidadão! Sem meias palavras! Vamos ser simples e diretos! Esse é o candidato Aécio Neves flagrado bêbado nas ruas do Rio de Janeiro. Dirigindo com habilitação vencida apreendida pela Operação Lei Seca! Reflita! Agora analise e pense se é este playboy baladeiro que você quer ver na Presidência da República de seu país e como "exemplo" para nossos filhos e netos. Veja https://www.youtube.com/watch?v=4VZwLHDioS8

    • Eduardo Postado em 13/Oct/2014 às 23:50

      cachaça.... é bem menos perigosa que outras drogas....

    • Luiz Postado em 14/Oct/2014 às 09:46

      Meu filho... Isso é uma eleição, não a escolha do Papa.

      • Onda Vermelha Postado em 14/Oct/2014 às 11:24

        Ah, sei! Duvido que se fosse a Dilma que estivesse nesse "estado d'alma" trocando as pernas depois de uma noite na "balada" você não estaria aqui apontando seu dedo hipócrita dizendo que ela não tem uma "estatura de homem público" para ocupar o posto mais importante da nação. Esse vídeo já está correndo o Brasil e não tem nada que você possa fazer para impedir. Vá chorar na cama que é lugar quente! Ok?

    • Onda Vermelha Postado em 14/Oct/2014 às 11:16

      Naro, o Lula "analfabeto" construiu e/ou ampliou 13 universidades federais, mais que dobrou o número de universitários no ensino superior, criou outras centenas de escolas técnicas. E aí? Quantas universidades seu ídolo FHC criou em 8 anos? NENHUMA! Vá chorar na cama que é lugar quente! Ok?

    • Rocken Postado em 14/Oct/2014 às 20:25

      você fala do fanatismo dos outros mas diz que uma pessoa que escreve muito bem é analfabeta, e agora você deve estar pensando, nossa que absurdo achar que o Lula escreve bem mas você nunca leu um texto dele, eu lamento informar mas você teve sua mente doutrinada por pessoas e pela mídia sobrevivente de uma DITADURA

    • rafa Postado em 14/Oct/2014 às 23:07

      lula nao recusou bafômetro nem abafou imprensa. e nao cheira nem trafica. nem construiu aeroporto com dinh púb

  5. Ana Paula Postado em 13/Oct/2014 às 17:18

    Isso eu já sabia...

  6. Agamenon Postado em 13/Oct/2014 às 17:18

    A veja, a globo e afins precisam ser destruídas para o bem da nação Brasileira!!!

    • rafa Postado em 14/Oct/2014 às 23:10

      aecistas sao fãs d bbb comunas LEEM

  7. Deisi Postado em 13/Oct/2014 às 18:42

    É incrível o oportunismo da mídia brasileira, pior é ouvir de coxinha que isso é censura, a Veja usa de concessão publica uma rádio para promover o playboy. Realmente é pra acabar.!

  8. KARINA BB Postado em 13/Oct/2014 às 20:09

    Gente as pessoas estao contaminadas pelo odio,,votem em seus candidatos,mas parem de atacar quem nao comunga das mesmas escolhas,aqui no RJ nos lugares onde estao os de classe mais rica,é proibido dizer q vota no PT,ou ate mesmo tocar no assunto,quem ousa expor sua opinião é constrangido,eu estou assustada com esse clima,chega a dar nojo

    • Eduardo Postado em 13/Oct/2014 às 23:53

      O pior é que ser procurarmos as origens destes "pseudos elite", são todos de pais humildes e trabalhadores que deram a vida para que os filhos fossem algo na vida.... agora ficam excretando goma como se fossem melhores que os outros.

    • Onda Vermelha Postado em 14/Oct/2014 às 11:11

      Karina não sei exatamente a que constrangimento você está sendo submetida, mas não me intimido com isso. Pelo contrário! Vou para o debate. Temos os argumentos e força de nossos ideais. A verdade está ao nosso lado. Os tucanos e seus aliados NÃO tem argumentos para se julgarem portadores da ética, da moral e dos bons costumes. Esta semana minha esposa foi abordada pela professora em sua academia de malhação que tentou defender o voto no Aécio, e foi imediatamente REPELIDA com argumentos simples lembrando o desemprego da Era FHC. Na mesma hora a professora se calou. É simples assim.