Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 09/Oct/2014 às 15:59
72
Comentários

Resposta de um nordestino contra o preconceito viraliza na internet

“É muito fácil julgar o voto de um povo pobre dirigindo uma Hilux até o escritório de sua empresa”. Resposta de cearense contra as manifestações de ódio e intolerância aos nordestinos se torna viral na internet

O cearense Braulio Bessa Uchoa resolveu responder aos incontáveis ataques direcionados aos nordestinos após a abertura das urnas no primeiro turno das eleições de 2014. As manifestações de preconceito ocorreram em razão da vitória de Dilma Rousseff na região.

Braulio – fundador da Nação Nordestina no Facebook, página que conta com mais de 1 milhão de curtidas – inicia seu vídeo-resposta lendo algumas mensagens de ódio e de intolerância que se disseminaram nas redes sociais, como as que sugeriram que o Nordeste fosse separado do Brasil, para em seguida rebatê-las com uma sensatez que é, naturalmente, incompreensível pelos ignorantes e cegos de preconceito. No Facebook, o vídeo se tornou viral e já foi compartilhado por mais de 135 mil usuários. Assista abaixo.

Vídeo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pedro Postado em 09/Oct/2014 às 16:26

    Não vão falar sobre os que elegem Bolsonaro, Tiririca, Feliciano? Porque vejo petistas a todo tempo xingando os paulistas por conta de seus eleitos. Denunciar discriminação só é útil quando convém aos interesses do PT.

    • Zé Mané Postado em 09/Oct/2014 às 17:24

      Cuidado com o que diz. Eu não vi aqui ninguém chamar você de tucano, vi? Mas Paulo Freire (nordestino) já falava nessa de oprimido virar opressor. Calma, Sr. Pedro!

    • Hélio Postado em 09/Oct/2014 às 17:44

      errado, isso só foi dito em resposta ao preconceito disseminado pelos intolerantes, agora fazem-se de vitimas né? ah me poupe, o preconceito contra nordestino não vem de hoje não, vc sabe bem disso, portanto temos sim total direito de resposta, estão somente provando do próprio veneno, não é bom julgar as escolas dos outros? então aguenta, quem diz o que quer deve está preparado para ouvir o que não quer.

    • Renato Francisco Clemente Postado em 09/Oct/2014 às 19:21

      Voce quer justificar um erro com outro. Bolsonaro não tem perdão, mas discriminação também é imperdoável.

    • Carol Postado em 10/Oct/2014 às 04:58

      Talvez estejam lamentando, mas não vi ninguém atacando ninguém com palavras fortes como essa contra nenhum sulista. Sou de Minas e nós, únicos do país que podemos falar sobre Aécio Neves, não o elegemos assim como elegemos o seu opositor em primeiro turno. Não somos burros ou ignorantes, e que conhecemos Aécio mais que vocês.

      • Regina Postado em 10/Oct/2014 às 16:40

        Gostei....se vcs mineiros não querem Aécio, pq nós de sampa iríamos querer? Mas, voto é voto e a maioria dos paulistanos na cegueira, puseram cabresto, estão sem visão periférica. Quem começou com esta estória de discriminação foi o ex presidente FHC, só pra constar.

    • martini Postado em 10/Oct/2014 às 11:41

      Eles não precisam falar disso pra mostrar o quão são superiores.

    • Nanaro Postado em 10/Oct/2014 às 15:48

      Acho que você se confundiu Pedro. Ele fala de preconceito quanto a região (norte nordeste) e não quanto a políticos. Certamente quem pragueja contra os nordestinos deve ser carente de senso porque escolhe esses 3 como deputados.

  2. Wladimir Postado em 09/Oct/2014 às 16:32

    Pedro, você está querendo que o xinguem? Pelo seu comentário parece estar provocando o pessoal.

    • Éric Postado em 09/Oct/2014 às 17:56

      não nos tornemos opressores, apenas respondemos à altura do insulto, não confunda as coisas. por muito tempo o nordestino se envergonhou da zombaria a ponto de morar no sudeste e esconder que era nordestino falando que era do norte, CHEGA! hoje estamos no mesmo patamar de igualdade,portanto, exigimos respeito às nossas escolhas se quiserem que aceitemos as suas sem criticar. graças ao acesso a informação que nos permite hoje acompanhar o que acontece em todo o Brasil temos embasamento suficiente para mostrar aos intolerantes que se acham superiores que ele não são donos da verdade e nem do Brasil com isso, não vamos permitir a censura dos meios de comunicação propagada pelo tal Aécio. só pra finalizar.... não troco meu "oxente" pelo "ok" de muita gente.

  3. Deisi Postado em 09/Oct/2014 às 16:40

    Se o Brasil for dividido e o Nordeste ficar independente, irei para lá sem duvida. Dividirei o pão, serei bem recebida e acolhida por esse povo guerreiro e trabalhador, se o nordeste for independente.

    • Jane Postado em 09/Oct/2014 às 17:59

      será muito bem vinda.

    • Vera Postado em 09/Oct/2014 às 18:43

      E um povo inteligente demais.Tudo que é premio cientifico que se ganha lá fora, tem nordestino no meio. Eu sou sulista, mas adoro o povo do nordeste. Com eles não tem tempo ruim.

      • Sidney Postado em 11/Oct/2014 às 14:25

        Te amo Vera. Sou nordestino e sei que esse preconceito idiota é de uma elite medíocre que roubou o país por muitos anos. Valeu

      • eu daqui Postado em 13/Oct/2014 às 09:38

        Obrigada por seu reconhecimento e pela parte que me toca, Vera. Mas aqui tem muita aberração também. Basta dizer que é a região mais feminicida do país.

    • João Postado em 09/Oct/2014 às 20:53

      Eu não. Nada contra o Nordeste, sei que tem um grande povo e riquezas nacionais e culturais, mas já morro de calor no Leste Paulista. Acho que me mudaria para o Uruguai, lá é mais frio e o pessoal parece gente boa também. Melhor do que esperar o neolibenazismo do PSDB voltar

      • kali Postado em 10/Oct/2014 às 09:59

        Não tem problema, se vc quer frio procure o circuit odo frio nordetino, Campina grande, Garanhuns e outras cidades serranas... não tem neve mais te um friozinho bom....

    • Nonato Pinheiro Postado em 10/Oct/2014 às 17:50

      O Nordeste já foi REPÚBLICA DO EQUADOR. Aí o imperador, sustentado pela Inglaterra, mandou sufocar o movimento. Muitos cearenses foram fuzilados, todos os domingos, naquela praça entre o Forte Schoonenborg e a Santa casa de Misericórdia, ao pé de um "baobá" que ainda existe lá. Os fiés, após a Missa na Catedral da Sé, eram obrigados a assistirem aos fuzilamantos...Até que a Igreja e outros cidadãos de bem, solicitaram às autoridades representantes do IMPERADOR para que fossem suspensas aquelas sessões macabras e que os fuzilamentos passasem a ser executados no interior do Forte. Os combatentes que morreram na luta, no interior do meu Estado foram abandonados no campo de batalha. As autoridades imperiais proibiram que se fizessem os sepultamentos, com a "ordem de que deviam ficar ali para os urubus comerem" Eu conheço alguns desses trechos principalmente do Ceará e do Piauí. Temos alguns heróis de Minas que figuram na nosssa História, sendo O Joaquim José da Silva Xavier, o dentista, o mais conhecido. Se algum dos senhores forem a Fortaleza (Scoonenborg, holandês) irão encontrar uma PRAÇA TIRADENTES, com uma estátua de nosso herói fardado, e não com aquele rosto de JESUS com uma corda no pescoso. Deixo aqui, um pequeno trecho da História do Brasil que poucos conhecem! Alguém sabe quem chefiou e quem proclamou a REPÚBLICA DO EQUADOR, e que é tido como herói conhecido nacionalmente? Um pouco de História de nossa Pátria faz bem! É bom conhecer um pouco de nossa História! Deixo aqui minha contribuição para uma pausa para reflexão e aprender com uma experiência! Um grande abraço a todos.

    • eu daqui Postado em 13/Oct/2014 às 09:33

      Mas se acontecer e vc não é nordestina nata será estrangeira por aqui.............

    • Monica Postado em 22/Oct/2014 às 11:39

      E eu vou com você!

  4. Elaine Postado em 09/Oct/2014 às 16:42

    Nossa, Sr Pedro, que comentário sem sentido algum! O senhor sugere que petistas (se é que o são) não deveriam denunciar preconceito?

    • Nonato Pinheiro Postado em 10/Oct/2014 às 18:16

      João, isso não é problema! Temos tres tipos de clima no Ceará. Pode escolher a região serrana, com aquele friozinho gostoso de 20 25 graus: Serra de Baturité, onde existem cidades bem antigas, como Guaramiranga, Aratuba! Temos, também, a Serra Do Setevão, Município de Quxadá, onde você pode descansar na Casa de Repouso, antigo mosteiro beneditino, que foi construído pelos monges alemães. Mas os monges voltaram para sua Pátria na Europa, em 1915, devido a uma gfrande seca, a respeito da qual a Escritora Raquel de Queiroz escreveu um romance, "O QUINZE." O monastério, então passou à administração da Arquidiocese de Fortaleza, que,por sua vez o passou a uma ordem religiosa feminina alemã que o transformou na CASA DE REPOUSO. Como faz muito tempo que não ando lá, não sei como é que está agora. E ainda tem a Serra Grande, ou Ibiapaba, também de clima agradável, a Serra do Apodi, etc. Todas essas Serras tem um clima gostoso. AH! Sim! A escritora Raquel de Quel de Queiróz é da 'SERRA AZUL', também do Município de Quixadá, quente este, devido a umas enormes pedras que o cercam. Acho bom que continuemos a ser o BRASIL VARONIL! Há tanta cousa boa me nossa Pátria! O problema é que só se divulga problema! E quem não quer curtir as Serras e o sertão, podem vir curtir uma praia 24 meses ao ano!!! Um grande abraço aos meus conterrâneos do Sul, Centroeste, Norte e etc! !

  5. Igor Postado em 09/Oct/2014 às 16:46

    O Pedro não compreendeu o sentido do post, o intuito não é fomentar discussões fúteis e preconceituosa, que pelo visto ele adere !

  6. poliana Postado em 09/Oct/2014 às 16:50

    Pode vim deise..vc será muito bem acolhida pelo maravilhoso povo do nordeste. E as portas da minha casa, tb estarão abertas a vc e a sua família.

    • maria Postado em 29/Oct/2014 às 02:09

      vcs são todos uns idiotas eu sim sou a favor da separação nordestinos não são gente são bichos eles votaram na dilma e porque eles so sabem contarem ate 13

    • eu daqui Postado em 10/Nov/2014 às 12:14

      Tá vendo aí, pobriana, no que dá seu raivoso extremismo de esquerda repleto de antisulismo, antibranquismo, antitudo e nazitudo? Receba aí em cima da "maria" a reação à altura de seu infeliz complexos vingancistas........

  7. Cleonilda Camargo Postado em 09/Oct/2014 às 16:58

    Maravilhoso, mas teríamos que extirpar do NE antigas oligarquias representadas, por exemplo, pela família Sarnento, família Magalhães e Collor, que tanto nos exploraram. Assim, tudo seria perfeito, como nos indica o poeta.

  8. Deisi Postado em 09/Oct/2014 às 17:05

    Obrigada Poli, não conheço o nordeste ainda, pretendo ir com minha filha que faz mestrado em literatura popular, no ano que vem ela terá que ir em eventos. Mas mesmo sem conhecer, acho o povo nordestino maravilhoso. Sem contar as belezas das praias, festas e cultura desse povo guerreiro.

    • Roselene Postado em 09/Oct/2014 às 22:17

      Também amo o nordeste dos nordestinos.

  9. Douglas P. Postado em 09/Oct/2014 às 17:07

    Chupa essa preconceituosos!! Tapa na cara com classe e sensatez.

  10. Gilmar Postado em 09/Oct/2014 às 17:29

    Nordeste melhor lugar do mundo, sou catarinense mas conheço todos os estados do Nordeste e amo de paixão, o povo é gentil e ordeiro, as melhores músicas são oriundas do Nordeste, Raul Seixas, Elba Ramalho, Zé ramalho, Alceu, Dorival Caimi, Moraes Moreira, Nando Cordel, enfim centenas e centenas, parabéns ao povo do Nordeste, lá existem muitos sulistas morando que fizeram fortunas portanto, é inadmissível a discriminação, na verdade acho que não é discriminação e sim inveja de não ser ou pertencer ao Nordeste.

    • Patricia Gomes Postado em 10/Oct/2014 às 13:04

      Obrigado por nos dar este orgulho. O nordeste agradece!

    • Foda-se Postado em 13/Oct/2014 às 11:05

      Chupa bola de Joquei de jumentio!

  11. Graça Postado em 09/Oct/2014 às 17:40

    Sou carioca do tempo em que o carioca era malandro e a carioca "fácil", abomino, fico revoltada com esses preconceitos! Amo meus irmãos nordestinos sempre tão amáveis e suas cidades lindas e maravilhosas. Tenha certeza que Suassuna está lhe aplaudindo. Ah! e Cabral teria descoberto o Nordeste!!!

  12. Salomon Postado em 09/Oct/2014 às 17:42

    Imagine o sudeste pagando imposto de importação ao nordeste. Como diz um certo ex presidente, nordestino, de fama mundial: "o nordestino agora anda de cabeça erguida". Muitos estão deixando o sul e sudeste e voltando para casa. O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão.

    • asdf Postado em 09/Oct/2014 às 17:57

      Você quer dizer " ... São Paulo vai virar sertão.". Vai chegar uma hora que os paulistas serão os retirantes.

  13. Jonas Schlesinger Postado em 09/Oct/2014 às 18:18

    Meus parabéns, colocou os terroristas em seu devido lugar. Depois dessa vou dormir tranquilo. Porque sei que os terroristas paulistas tomaram no rego. Boa noite.

  14. Rafael Silva Postado em 09/Oct/2014 às 18:40

    Meu povo venham pro Nordeste, vamos tomar um água de coco deitando numa rede em Jericoacoara... Todos são bem vindos ao meu Ceará quem tanto amo e tenho orgulho de ter nascido. Sou nordestino com orgulho e respondo ao preconceito ignorando quem não tem nada a acrescentar.

  15. Mabel Postado em 09/Oct/2014 às 19:21

    Meus Parabéns estou com vc !!!!!! Elba Ramalho, Ze ramalho, luis Gonzaga estão todos felizes pela música declamada....Tô contigo e não abro....Tamujunto

  16. Ivete Postado em 09/Oct/2014 às 19:22

    Sou gaúcha, e se o Brasil for dividido, juro que me mudo correndo para o Nordeste. Gente boa, simples, trabalhadora estão aí, nesta terra maravilhosa.abraço a todos os nordestinos e nordestinas.

  17. maria lucia Postado em 09/Oct/2014 às 19:23

    Eu me mudo pra la....

  18. PONCION FERREIRA DA SILVA Postado em 09/Oct/2014 às 19:24

    MEU AMIGO E IRMÃO BRÁULIO, FICO MUITO FELIZ QUE TENHA SAÍDO EM DEFESA DO NOSSO NORDESTE, SOU DO PIAUÍ, TERRA DE GENTE DECENTE E QUE TRABALHA, ORGULHOSO QUE SOU DE SER NORDESTINO, SEUS VERSOS REALÍSTICOS TRANSFORMAM NOSSOS ESPÍRITOS EM VERDADEIROS GUERREIROS, OBRIGADO

  19. Jan Mesquita Postado em 09/Oct/2014 às 19:55

    Parabéns pelo vídeo! Genial. Sou paulista e vale lembrar que os que estão em São Paulo e não são nordestinos e nem índios, são frutos de imigrantes pobres, vindo da Europa, sem ter o que comer e vieram para o Brasil tentar uma vida melhor em terras desconhecidas. Então, xô preconceito. Que todo mundo olhe para o próprio rabo, em vez de sentar em cima do seu e ficar zombando do outro. Aliás, quem zomba os nordestinos são pessoas que não conhecem o nordeste e desconhecem seu crescimento acelerado. Em breve terão que perdir emprego para os nordestinos, pois São Paulo está sucateada e ano a ano o PIB diminui.

  20. Salomon Postado em 09/Oct/2014 às 20:11

    Desde o início das eleições venho defendendo a tese de que a imensa maioria dos eleitores do Aécio são preconceituosos. Isso por que não existe um motivo racional para votar nesse playboy do Leblon. Aqui em Minas ele perdeu feio. Foi escurraçado. Literalmente expulso. Só mineiro trouxa votou nessa cara. O pessoal que vota no Eecioporto escondeu o preconceito até onde deu. Colocaram para fora o ódio pela boca do seu príncipe FHC. Engraçado que agora os que querm a separação (secessão) são os nordestinos. Fica o norte e nordeste com o crescimento, inflação baixa, pleno emprego, projetos sociais; enquanto os separatista paulistas ficam com o que mais gostam: racionamento de água, racionamento de energia elétrica, juros altos, desemprego, recessão, inflação, choque de gestão, FHC, medidas impopulares....o escambau..

    • Flávio Loureiro Postado em 10/Oct/2014 às 11:06

      Salomon, no mínimo infantil o seu argumento de tachar de "preconceituoso" quem tem visão política diferente da sua. Antes tudo fosse tão simples, mas não é. Respeito é uma via de mão dupla. Conheço muito "playboy" que é engajado nas causas sociais - nem um pouco "irracional".

  21. gerson dos santos Postado em 09/Oct/2014 às 20:27

    Sou do sul, moro em Santa Catarina, moro num país chamado Brasil, porém cheio de preconceitos, aqui no sul não é diferente, aqui em Santa Catarina os ditos de olhos azuis se acham acima de Deus, melhor que Deus, mais superior que Deus. Aqui alguns de olhos azuis, te olham com um olhar demoníaco, achando que você é um ser de outro planeta.. FHC foi infeliz, malfadado, hipocrita, demoníaco porque promove o preconceito, este sujeito deveria morrer logo, pois só traz transtornos ao mundo, FHC, promove o genocidio, promove a guerra entre pessoas do mesmo país, FHC quer uma guerra civil, onde nordestinos e sulistas se matem. Para que? Para este miseravel escrever suas teses fraudulentas, escrever seus livros que a maioria são plágios. FHC não merece o respeito de ninguém, se alguém o ver por ai no nordeste: Cuspam na cara dele, é o que este porco merece.

    • Antônio Postado em 25/Dec/2014 às 22:36

      O destino já puniu este verme, quando tirou dona Rute Dele

  22. Miriam Leite Garcia Postado em 09/Oct/2014 às 22:14

    Texto lindo! Parabéns desta gaúcha de Bage, que ama o Brasil por inteiro, cada canto com suas mazelas e belezas. Se o Brasil tivesse menos preconceito e mais generosidade, suas riquezas seriam divididas para o bem de todos. Um dia isso acontecerá, ninguém me tira essa esperança.

  23. HILÁRIO Postado em 10/Oct/2014 às 00:48

    Puxa vida, o povo tem que parar de ofender o outro pelo fato de ter votado nesse ou naquele, se fosse para votar em um só, não teria mais de u candidato. Independente de que região a pessoa seja, tem que respeitar o mesmo de exercer sua democracia. O bom para mim, de maneira nenhuma, é obrigado a ser o bom pra vc. portanto, temos que aprender a conviver com as diferenças, abraços a todos

  24. Paulo Postado em 10/Oct/2014 às 08:16

    Ah, muito triste essa historia toda. Sou filho de baiano com mineiro, nascido e criado em sao paulo: se separar o pais, eu posso ter passaporte nordestino para visitar minha familia lah? Lamentavel esse preconceito: soh uma observaçao, no Rio Grande do Sul, deu Dilma.

  25. Edson Antonio Postado em 10/Oct/2014 às 08:34

    Sou paulista. Nasci em São Bernardo do Campo, mas moro, orgulhosamente, na Bahia, há 32 anos. É uma pena ouvir falar desse preconceito que os sulistas tem do nordeste. Principalmente os paulistas, que tem na sua população, grande quantidade de nordestinos ou descendentes deles. Há que se entender, que o voto no atual governo, hoje, é justamente da classe mais pobre mesmo, mais necessitada de assistências por parte do governo (não quer dizer que concordo 100% com a atual forma de assistencialismo). São votos de pessoas quem precisam do SUS, ao invés de poderem ser assistidos por hospitais particulares, que precisam de escola e merenda gratuita, ao invés de escolas particulares, com motoristas levando os filhos... Isso fica claro quando percebemos onde ela ganhou ou perdeu no 1º turno. É fato que o nordeste sempre foi menos favorecido de ações governamentais, de incentivos, etc. Após o atual governo, essa realidade tem mudado e, claro, incomoda as classes que, por muitos anos, usufruíram e aproveitaram da riqueza e potencial que tem o Brasil, em benefício próprio. Por isso é normal essa onda de volta "PSDB". Os ricos (mas pobres de espírito) e preconceituosos, querem voltar a ter a rédea da economia e voltar aos juros altos, inflação, arrocho salarial... Situações que favorecem os ricos ficarem mais ricos e, consequentemente, os pobres mais pobres. Não tenho dúvida que a atual política, onde as classes C e D ganharam poder aquisitivo, contribuiu para a circulação de dinheiro e consequentemente, aquecimento da economia. Temo, realmente, que volte àqueles dias, em que essas classes voltem a mendigar emprego e salário digno.

  26. Fran Mota Postado em 10/Oct/2014 às 10:02

    Imagina o nosso Nordeste separado do nosso Brasil...Nordeste terra que tudo dá...já diziam os índios para que morrer de trabalhar se a terra há de satisfazer minhas vontades sem precisar se matar de trabalhar para ganhar uns vinténs e viajar para relaxar nos verdes mares de nossos litorais...........ah! Sertão de dentro e sertão de fora que graças seus caminhos levavam para o outro lado do Brasil as carnes aqui produzidas para saciar os desejos dos nossos brasileiro...

  27. Fernanda Postado em 10/Oct/2014 às 11:01

    O que eu acho engraçado, é que quando muitas pessoas tiram férias, correm para onde? Querem conhecer as belezas de onde? Querem tomar sol aonde? Tiram um monte de fotos, postam nas redes sociais, falam mil maravilhas da viagem e na primeira oportunidade destilam o preconceito enraizado pelos nordestinos. Sou Paulista, não conheço muito do nordeste, mas sempre admirei as belezas que existem no nosso país, principalmente no nordeste. Com certeza as pessoas que postaram comentários falando que o povo nordestino é burro e pobre, esquecem que aqui embaixo também existe a burrice e a pobreza. Só que pra mim a pior pobreza é a de espírito, burro é quem não respeita o seu próximo. Se prestarmos atenção já está acontecendo: O SERTÃO VAI VIRAR MAR E O MAR VAI VIRAR SERTÃO. Independente da parte da política, não concordar com algumas coisas é um direito de todos, mas aí agredir toda uma parte do país... Pra que? O que se ganha com isso? O Brasil não vai mudar em 4 anos com a presidência seja da Dilma, seja do Aécio. As vezes me pego pensando, como um país vai mudar, se as pessoas não mudam a maneira de pensar, com toda essa falta de respeito, com todos esses preconceitos enraizados em cada um, com tanta ignorância? Meu Deus.....

  28. Sergio Postado em 10/Oct/2014 às 11:24

    Pessoal. vamos tentar não se entregar a esta luta de partidos. Somos todos brasileiros e devemos nos apoiar uns aos outros e não fazermos enfrentamentos desnecessários, que é o que estes candidatos querem. Sou capixaba e filho de bahiano. Sou do sudeste e filho de nordestino, e feliz por ter meu sangue brasileiro com tantas diferenças. Quero continuar tendo orgulho da minha nação forte e lutadora, mas que a luta continue sendo na leitura, análise de cada fato para mostrarmos poder nas urnas, sem necessidade de nos degladiramos em defesa de quem não merece todo este esforço.

  29. Patricia Gomes Postado em 10/Oct/2014 às 11:29

    Somos Brasileiros, abraçamos nossa causa...Sou nordestina, moro no sul, e com muito orgulho digo que construí relações muito bacanas. O preconceito vem de gente pequena, com ou sem estudo, que não sabe separar a "boca do nariz" (se é que me entendem). Se pararmos para pensar sobre a guerra no Iraque e Palestina ali os que grandes se deixaram dominar por uma milícia armada e que, por razões políticas de paísies que se dizem contra a guerra, #sqn, alimentam mais ainda a destruição. Isso que acontecde com nosso Brasil...uma quantidade pequena de cabeças de vento se acham no direito de oprimir e condenar, mas não tem a mínima inteligência de perceber o básico, dependem 90% do consumo que nós nordestinos produzimos. Isso não é guerra política, isso é guerra contra preconceito. Gente inteligente age como tal e só assim não teríamos siglas dominando as mentes dos fracos e lá dentro de Brasília seríamos privilegiados com pessoas honestas e de bom caráter. Antes de pensar em política, pense no que você representa ao seu país!

  30. Nelson Postado em 10/Oct/2014 às 11:49

    O q esta acontecendo?sempre vivemos unidos falamos o mesmo idioma,em Sampa curtimos musica,comida cultura nordestina,andamos pela rua,temos amigos mineiros,paranaenses,cariocas,temos amigos do norte,do sul do leste, do nordeste,sou paulista meus filhos tem mãe baiana,primos baianos ,sou paulista gosto do meu estado,não gosto da generalização q está ocorrendo.vivemos no mesmo barco,se ele afundar estamos ferrados.a politica não pode nos dividir,divididos ficamos mais fracos.fora Dilma ,FHC,Aécio,Sarnei,Lula,fora todos vcs q vivem sem nada produzir.viva o povo brasileiro,esse sim é ordeiro,gentil,trabalhador,trabalhamos 6 meses por ano para esses parasita,agora eles vem pregar a homofobia,o politicamente correto,discriminação contra a ou b.essa eleição vai passar e nos povo teremos q viver juntos e trabalhar juntos.não vamos cultivar ódio.vamos educar nossos filhos dentro do respeito,honestidade,direitos e deveres só assim construiremos um pais melhor para nossos netos,sejam eles do sul o do norte,do leste ou do oeste,não queremos aqui um oriente médio,uma Bósnia.quero tomar cerveja em Praia do Forte,comer uma buchada em Lagarto.tomar um vinhos nas serras gauchas.sem esquecer o franguinho com quiabo com uma pinguinha bem minerinha.viva o Brasil é isso q importa.

  31. Beatriz Postado em 10/Oct/2014 às 11:53

    Pessoal,que coisa mais triste..parem com isso,todos somos iguais e acima de tudo brasileiros.Não existe essa separação,eu sou de Minas Gerais e adoro o povo Nordestino,já estive em joão Pessoa,Natal, Fortaleza,Maceió,Bahia e nunca ví um povo tão hospitaleiro,tão inteligente,vamos parar com essa bobagem,pois os políticos é que ganham com isso.Um abração á todos!

  32. Davi Doss Postado em 10/Oct/2014 às 16:32

    A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: Art 1/ CF/88

  33. velhos baianos Postado em 10/Oct/2014 às 20:26

    Braulio... Que tal fazermos um boicote aos produtos desses estados, que são vendidos aqui na nossa região ?

    • poliana Postado em 12/Oct/2014 às 19:15

      tô contigo irmão!!!

      • eu daqui Postado em 10/Nov/2014 às 12:16

        Pelamordedeus, senhor Nabo Solto. Tenha pena desta terra que já tem problema demais !!!

    • Maria Edineusa B. káteb Postado em 02/Nov/2014 às 00:36

      clara .Nós é que somos independentes,eles dependem de nós pra tudo .Tudo mesmo .

  34. Júlio Postado em 13/Oct/2014 às 16:16

    Sou paulista. Todas as vezes que fui ao nordeste fui muito bem tratado e respeitado. No entanto, frequentemente vejo as pessoas em São Paulo se referindo aos nordestinos de maneira pejorativa. Isso é um preconceito ridículo, real e que está presente no discurso anti-Dilma sim!

  35. Onda Vermelha Postado em 13/Oct/2014 às 18:16

    Denúncia. Em entrevista ao programa Roda Viva, o senador Álvaro Dias (PSDB/PR) revelou o pensamento tucano sobre o programa Bolsa-Família: "O Bolsa Família não tira ninguém da miséria. Mantém na miséria, porque ESTIMULA A PREGUIÇA, inclusive... há gente que NÃO QUER TRABALHAR porque não quer ter carteira assinada para não perder o Bolsa Família. Essa é uma verdade" - disse o tucano. http://aecioneves.blogs.sapo.pt/21591.html

    • eu daqui Postado em 10/Nov/2014 às 12:17

      E ainda mantém na miséria.........

  36. vigilante Postado em 13/Oct/2014 às 18:17

    O tucano leviano e irresponsável, por aqui, é você.

  37. Luciano Postado em 18/Oct/2014 às 15:28

    Eu sinto um grande respeito pelo povo da região norte e nordeste pois tambem tenho sangue nordestino, a familha de meu pai é da Bahia gosto do sotaque,do jeito de ser e da gentileza deles.

    • eu daqui Postado em 10/Nov/2014 às 12:18

      Que gentileza? A do estado mais homofóbico e feminicida do país?

  38. odenicio Postado em 21/Oct/2014 às 22:23

    Parabéns macho pelo seu discurso, o Brasil é um só corpo e jamais será dividido.

  39. Osmar Sand Postado em 28/Oct/2014 às 08:59

    Não tem terceiro turno. Quem deu vitória a Dilma foi o Brasil e não só o nordeste. Sou do Sul e sou Dilma. Democracia é isto... Parabéns ao Brasil. Parabéns a todas as regiões...

    • [email protected] Postado em 06/Nov/2014 às 12:19

      Meus queridos e amados irmãos, tenho 77 anos de idade e o tempo que Deus me tem dado de vida veio cheio de experiências, desilusões e tudo o mais que vocês possam imaginar!!! Mas foi, através do tempo vivido que aprendi que é preciso haver muita fé, esperança e um grande amor em nossos corações e que saibamos nos unir de NORTE A SUL, de LESTE A OESTE para, assim termos uma imensa vontade de ELEVAR 0 nome da nossa Pátria amada BRASIL, pátria esta que, queiramos ou não, tem sua grande extensão territorial, graças aos bravos DESBRAVADORES que a conquistaram para nós!!! Finalizo deixando aqui consignado o meu afeto e dizendo também que sou de origem da roça gaúcha(SOLEDADE) e casada com um POTIGUAR, ao qual tenho um profundo amor e reconhecimento por tudo que ele me proporcionou e se hoje sou advogada agradeço a Deus por ter dado a ele condições de pagar a minha inesquecível UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES!!! meus filhos amados vamos parar de discutir e vamos a luta,através de muito trabalho e, palavreando SOCRATES digamos juntos: "DE-ME UMA ALAVANCA QUE MODIFICAREI O MUNDO" AMÉM!!!

  40. Viviane Postado em 05/Feb/2015 às 12:46

    Acho que o povo do norte e nordeste não deveria perder tempo discutindo com gente que não sabe o que quer da vida, infelizmente as pessoas só escutam o que elas querem. Há muito brasileiro ai que não faz nada pelo país, muito menos pela própria vida mas quer colocar defeitos e culpas em quem nem conhece ou sabe como leva a vida. Enquanto as pessoas se atacam porque votaram em fulano ou ciclano, os irresponsáveis continuam se fartando do dinheiro que todos tanto nordestinos quanto qualquer outra parte do país dá de inúmeras maneiras a quais todos são cientes. Brasil não vai pra frente porque cospe no prato que come e sai cantando glória, não respeita seus próprios nativos, não dá valor a própria cultura porque tem vergonha e sempre acha que os outros países são melhores, mesmo que sejam não procura se corrigir ou dar valor aquilo que tem. Mas vendem o país e as pessoas como se fossem produtos pra quem vem de fora. Acho ridiculo a revolta de pessoas contra nordestinos ou pessoas do Brasil que nunca viram na vida, parecem animais irracionais, se atacam por nada, tanta discussão que não leva ninguém, muito menos o país para algum lugar.