Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 03/Oct/2014 às 16:57
45
Comentários

Resposta aos agressores de Melissa Gurgel e do povo nordestino

Carta aberta aos ofensores de Melissa Gurgel e do povo nordestino: “guardem para si o intragável sentimento de superioridade até que ele dê conta de enforcá-los”

miss brasil ceará preconceito melissa
A cearense Melissa Gurgel, Miss Brasil 2014 (divulgação)

Nathali Macedo, DCM

Sou nordestina mesmo. Com direito a sotaque arrastado e tudo. Não tenho cara de cidadã francesa, falo “oxente” todo dia e não me considero nem um pouquinho menor do que esses sulistas metidos a besta que têm depreciado a origem cearense da Miss Brasil recém eleita e o povo nordestino como um todo.

E não é de hoje que me enojam esses episódios de injúria virtual contra o povo de minha terra.

Só esperei, roendo as unhas, um momento em que a oportunidade pudesse me presentear com a atenção de vocês, já que, inevitavelmente, todo esse preconceito nojento seria algum dia inescrupulosamente destilado em rede nacional. E o foi, infelizmente.

O sangue nordestino que me corre nas veias – deste povo acolhedor e cheio de amor pra dar – não me deixaria responder a estas ofensas com outras ofensas. Basta-me, entretanto, responder com as maravilhas que o meu povo tem, que só tornam mais cristalina a repugnante ignorância daqueles que depreciam o povo nordestino. Pois bem.

VEJA TAMBÉM: OAB pede investigação de mensagens preconceituosas contra Miss Brasil e nordestinos

Sou o nordeste de Gonzaguinha e de Gonzagão, que nos representam muito mais e muito melhor que as cantoras francesas apreciadas por estes tantos brasileiros desabrasileirados.

O Nordeste de Jorge Amado e Gregório de Matos. Sou o nordeste de Tom Zé, cuja genialidade talvez não se adeque à mediocridade das mentes pequenas dessa gente que diz que não temos nada de valioso.

A impressão que tenho é que todo esse ódio irracional de alguns brasileiros contra outros decorre da ideia de que a própria brasilidade, em seu sentido mais íntimo, é motivo de negação.

Quando vejo sulistas – muitos deles moradores de lugares, ao seu ver, com cara de Europa – falando, aos quatro ventos, que “pensava que no Nordeste só havia gente feia”, penso no quanto estas pessoas precisam, urgentemente, se aceitar enquanto povo brasileiro.

Sou o Nordeste de Raul Seixas. É, Raulzito, que prefere ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. O cara das canções imortais entoadas por um monte de sulistas preconceituosos metidos a besta que falam mal do nordeste nas redes sociais sem sequer desconfiar a honrosa origem de seu ídolo.

Aprender a gostar da própria cultura, das próprias raízes, compreender que o povo nordestino – que tanto julgam feios, pobres, ignorantes e inferiores – são, também, o retrato da brasilidade que tanto lhes diz respeito, embora dificilmente compreendam.

E que nossa cultura, nossa música, nossos artistas conterrâneos e nosso povo têm um valor imenso e invisível aos olhos de brasileiros pseudoeuropeizados e cegos pela ignorância.

Por que, lamentavelmente, o Brasil está para o mundo como o Nordeste está para o Brasil: subjugado e inferiorizado, mas que guarda uma riqueza cultural (e de muitas outras ordens) incomensurável.

É como se o povo brasileiro que se coloca neste lugar de superioridade em relação aos nordestinos não enxergasse como o mundo os coloca em um lugar de inferioridade enquanto brasileiros. E o quanto negar isto não vai resolver nada.

E se não compreendem isto, e tampouco se aceitam como povo brasileiro, que parem de destilar isto nas redes sociais como se fosse natural.

Que guardem para si o intragável sentimento de superioridade até que ele dê conta de enforcá-los. Por que o preconceito tem muitas faces, todas elas abomináveis. E, principalmente, por que quem não se aceita, uma hora precisa se engolir a seco.

E para todo aquele que, de alguma forma, já sentiu-se preconceituoso em relação a qualquer canto do Brasil – ainda que, por vergonha ou covardia, não o tenha demonstrado, meu recado é apenas um, com o sotaque baiano do qual não abro mão: assumam o samba, assumam o sangue negro, assumam essa brasilidade, por vezes, tão nordestina.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Anderson Postado em 03/Oct/2014 às 17:07

    Faço de suas palavras as minhas.

  2. poliana Postado em 03/Oct/2014 às 17:24

    PERFEITO Nathali! Suas palavras foram brilhantes! Tenho nojo desse povinho sulista e sudestino q acha q o brasil gira em torno deles, e q o resto eh um lixo! São todos antipáticos, nojentos, e tem a audácia de se acharem superiores a todos, e por vezes, europeus! Deveriam calar a boca e pensar duas x antes de ofender e despejar sua arrogância nata e preconceito em cima do bravo povo nordestino. Mas fazer o q? Se eles querem se sentir superiores, se eles se sentem no direito de ofender a todos nós, problema deles. Fodam-se todos vcs, sulistas e sudestinos, e aceitem q vcs n são superiores e melhores q ninguem...aceitem q a mulher mais bonita do brasil é uma nordestina e pronto! No mais, recolham-se em sua insignificância! Passar bem....

    • Eliane Postado em 04/Oct/2014 às 00:26

      Lixo? Antipáticos, nojentos? Acho perfeita a colocação da Melissa... Mas ... Você não está sendo menos preconceituosa do que aqueles que foram preconceituosos com a Melissa e com o povo nordestino. Sou sulista, sim... mas jamais rotularia o povo de nenhum estado desse país como "todos antipáticos, nojentos, e tem a audácia de se acharem superiores a todos, e por vezes, europeus! " . Post infeliz esse seu...

    • Anderson caze Postado em 04/Oct/2014 às 10:32

      "São todos nojentos e antipático " me desculpe mas vc sair por aí destilando preconceito contra todos os sulistas e sudestinos não te diferencia dos mesmos que atacam melissa, sou sudestino, filho de retirarantes pernambucanos, e alagoanos, viajei mais de dez anos pelo Brasil conheço o norte e nordeste, sul e sudeste e centro oeste, e nunca descriminei ninguém, para mim a mulher paraibana e a maranhense, são as mais bonitas do nordeste, mulher feia existe em todos os cantos do mundo. Adoro o nordeste, principalmente a Bahia que muito me encantou, portanto esse seu comentário de nada te diferencia dos mesmos que discriminaram a melissa gurgel, Vc é tão preconceituosa quanto eles, essas pessoas que discriminaram ela NÃO ME REPRESENTA, E ACREDITO QUE SUAS PALAVRAS TB NÃO REPRESENTA O POVO NORDESTINO ENTÃO CUIDADO COM AS PALAVRAS PARA NÃO PASSAR DE OPRIMIDO A OPRESSOR Sem mais

    • michel Postado em 04/Oct/2014 às 15:23

      calma calma. ja ta exagerando.. vou começar a acreditar realmente que o nordestino é o que estão dizendo..

    • Anna Postado em 05/Oct/2014 às 01:22

      Quanto ódio, hein Poliana? Atacando preconceito com mais preconceito, generalização com mais generalização. "Fodam-se todos vcs, sulistas e sudestinos [...]" Absolutamente lamentável.

    • André Postado em 05/Oct/2014 às 07:53

      É assim que tu combate o preconceito? Com generalização, grosseria, ódio e mais preconceito? Vá se tratar, menina!

    • Fabio Postado em 05/Oct/2014 às 09:52

      Quanto ódio no coração Poliana. Existem babacas em qualquer lugar do mundo inclusive no Nordeste. Aliás você parece ser um grande exemplo de babaca nordestina. Nasci no Rio, mas amo o Brasil como um todo e reconhece virtudes e defeitos em todos os estados que conheci. Felizmente são mais virtudes que defeitos.

  3. Elias Feitosa Postado em 03/Oct/2014 às 17:28

    Ochente tem muito prazer ter nascido la mais precisamente na Paraiba e sabendo mais está maravilhosa e bela gata representando a nossas região estou mais feliz. Liga não isto é inveja amanha todo se resolve ochente!

  4. Janice Postado em 03/Oct/2014 às 17:28

    Isso mesmo. Amei que vc disse, sou do PR e não aceito esse tipo de atitude.. Acho abominável qualquer tipo de preconceito.

  5. Renata Postado em 03/Oct/2014 às 17:33

    É isso mesmo. Enquanto alguns enchem o peito pra falar que são descendentes de italiano e sequer falam esta língua eu me orgulho de ser brasileira e nordestina. Aqui não tem complexo de vira-latas não. Amo meu Nordeste!

    • rodrigo Postado em 03/Oct/2014 às 17:46

      Cuidado com a generalização, para nao cair no mesmo erro daqueles que você crítica. Sou gaúcho e nao tenho nenhum preconceito ou sentimento de superioridade com quem quer que seja, e acredito que a grande maioria das pessoas aqui tbm não. Cuidado pra nao dar mais voz do que uns idiotas merecem, dessa forma eles parecem muitos, e ate se multiplicam. ..

  6. Angeli Postado em 03/Oct/2014 às 17:41

    Nordeste do melhor (e mais lindo) ator brasileiro, que conquistou a todos com seu talento, brilho e postura ética e engajada, Irandhir Santos. Viva o Nordeste!, Viva Pernambuco!, por nos presentear com essa delícia ...

  7. Sueli Oliveira Postado em 03/Oct/2014 às 17:43

    Não sou nordestina, sou brasileira e estou com a Miss Brasil!!!

  8. Lidy Postado em 03/Oct/2014 às 17:46

    Eu sou do sul, mas fico enojada com esses preconceituosos, metidos a algo que n são. Parabéns a vcs... povo lindo...linda miss mereceu.

  9. assalariado. Postado em 03/Oct/2014 às 17:47

    Melissa Gurgel, nasci na parte sudeste do Brasil e, isso pra eu é de menos. No entanto, uma das coisas que mais tenho bronca é quando um sujeito em nome da suposta superioridade, de uns sobre os outros, acaba sendo nada além de um bairrista, que não consegue entender a vida e suas diferenças sociais, para além do 7º andar do seu próprio umbigo. Esse tipo de gente tem lugar reservado na roda do moinho, a qual esta submetido a sua ignorancia politica, numa sociedade dividida em luta de classes. É o chamado complexo de vira latas. Lula explica neste video, na campanha eleitoral de 2010: http://www.youtube.com/watch?v=or-LDiB5Ww4

    • renato carneiro Postado em 03/Oct/2014 às 17:58

      sou paulistano e amo o nordeste e o norte do meu pais e também o seu povo, sou solidário a melissa gurgel as ofensas que lhe foram impostas. mas não generalize. porque vermes tem em todos os lugares. é melhor não mexer muito senão eles se multiplicam.

  10. Vinícius Postado em 03/Oct/2014 às 18:19

    Sou do Sul, vergonha do meu povo quando acontecem essas coisas. Parabéns Nathali.

  11. Fred Delgado Postado em 03/Oct/2014 às 18:54

    Como disse o pernambucano Bezerra da Silva: "malandro é malandro e mané é mané". O pior é que sempre aparece um ou outro mané se achanado malandro.

  12. Eliane Maria de Souza Postado em 03/Oct/2014 às 21:48

    Adorei o texto. Sou mineira e admiro incansavelmente a cultura nordestina. Além dos grandes artistas citados no texto, destaco: João Gilberto, Gil, Caetano, Gal, Bethânia, os Chico´s César, Science,etc, além de grandes autores: Jorge Amado, Ariano Suassuna,Ferreira Gullar, e tantos outros artistas brilhantes, que é inimaginável pensar que ainda existem brasileiros que pensam que nordestinos são inferiores. Somos a cara do Brasil. Pobres, ricos, brancos, negros, índios, bonitos, feios, não importa.Somos uma nação. Simples assim.

  13. luiz henrique Postado em 03/Oct/2014 às 21:50

    Sou do nordeste de: José de Alencar, Rachel de Queiroz, Barata Cascudo, Castro Alves, Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro, Glauber Rocha, Torquato Neto, Chico Anísio, Clovis Bevilacqua, Fagner, Belchior, Ednardo, Zé Ramalho, Alceu Valença, Capiba, Geraldo Azevedo, Djavan, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Betânia, Gal Costa, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos...

    • Rose Postado em 04/Oct/2014 às 12:43

      Faço minhas as suas palavras,Luiz Henrique e acrescento: Sou do NORDESTE de: Romero Britto (artista plástico) Walter Carvalho (cineasta) Herbert Viana (vocalista do Paralamas do Sucesso) Geraldo Vandré (cantor e compositor) Elba Ramalho (cantora) Roberta Miranda (cantora e compositora) Pedro Américo (pintor) Assis Chateaubriand (magnata,pioneiro da tv no Brasil) Augusto dos Anjos (poeta) Mayana Neiva (atriz) Mike Deodato (desenhista) Shiko (desenhista) Toddy Holland (fotógrafo) José Américo de Almeida (escritor) Todos estes nomes são apenas algumas citações de personalidades ilustres da nossa região. Como se não bastasse,ainda temos a melhor culinária e as mais belas praias do Brasil. Parabéns Nathali pelo excelente texto,sua atitude representa o pensamento de quem tem inteligência para argumentar e não se conforma com a mediocridade dos ignorantes. .

  14. BETI Postado em 03/Oct/2014 às 22:48

    Sou do sul, mas nutro um grande carinho por tudo que é do nordeste. TERRA LINDA DE UM POVO ALEGRE E GENEROSO!

  15. Larissa Postado em 04/Oct/2014 às 00:27

    só acho que não há necessidade de se generalizar, sou do sul, não tenho qualquer tipo de preconceito, desde que me respeitem respeitarei também, é lamentável que ainda existam episódios como estes, porém a generalização nunca é resposta!

  16. ju Vicznevski Postado em 04/Oct/2014 às 00:41

    Melissa, desculpa, mas tenho que te dizer que tua carta é carregada de preconceito e generalização... E assim como alguns brasileiros bairristas que ignoram as raízes de outras culturas brasileiras, você está ignorando que a influência européia também faz parte da construção cultura, econômica e social do nosso país.

    • Ju Vicznevski Postado em 04/Oct/2014 às 17:42

      Retificando: *Nathali

  17. camila Postado em 04/Oct/2014 às 02:18

    belíssimo texto, mas por que fala de sotaque baiano n final da carta, se ela é cearense?

  18. Camila Postado em 04/Oct/2014 às 02:23

    Devia ter falado de Fagner, Belchior, Ednardo, Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz e etc. Tudo bem, não foi ela que escreveu... mas a mensagem tá valendo!

  19. Dulce Cabral Postado em 04/Oct/2014 às 02:26

    "Porque, lamentavelmente, o Brasil está para o mundo como o Nordeste está para o Brasil: subjugado e inferiorizado (...)"? Você tem toda a razão em se expressar contra a forma aviltante com que muitos nordestinos e não só, são tratados por alguns brasileiros. Mas com esta frase, você conseguiu expressar a mais rara pérola de vira-latismo que já ouvi. Para defender a sua região do preconceito de alguns brasileiros não havia necessidade de colocar a nação brasileira de joelhos perante o mundo algo que, aliás, não corresponde à verdade. Sou européia e nunca conheci ninguém que tivesse essa visão do Brasil, bem pelo contrário. Trate-se urgentemente desse complexo de vira lata menina porque não tem qualquer razão de ser.

    • Isabele Postado em 04/Oct/2014 às 05:36

      Para sentir esse, como diz você, "complexo de vira-lata" não basta apenas ser brasileiro. É preciso, além disso, estar longe de casa, imerso no universo europeu. Sou professora em uma universidade francesa e vejo constantemente o que povoa a mente desse gente de origem gaulesa. Felizmente posso afirmar que apenas pessoas pouco antenadas (e não está relacionado com escolarização, como é, em geral,o caso do Brasil) e de grande individualismo ainda têm essa visão de Brasil "coitado". Imagine você que esta mesma semana fui responsável por um stand do Brasil, que ficou ao lado de um stand de Portugal. Duas coisas chamarm atenção: mesmo tendo recebido mais recurso$ e tendo mais pessoas à frente, o último foi, segundo o cônsul de Portugal, um "vexame" diante do que se via ao lado (eu!!); outro ponto interessante foi o comentário, ao acaso, de uma das responsáveis portuguesas, dizendo que Portugal já fora um das mais ricas nações do mundo, e que fora dona do Brasil. Pois, Dulce, repito: ser brasileiro e estar imerso nestas terras do outro lado do oceano é que faz perceber que AINDA há, por parte do mundo inteiro, o carimbo "Coitado" em nossa terra. É inegável. Entretanto, estamos progredindo! O que muitos países europeus levaram séculos para conseguir, nós levamos décadas. Somos, sem pretensões de ego, o país mais promissor do mundo - pois matéria-prima é o que faz tudo acontecer, e em praticamente todas as áreas temos de sobra. O "complexo de vira-lata" foi-nos imputado á ferro pelos europeus, que por séculos trataram a nossa também origem negra e indígena como inferior. É fácil dizer que somos bons. Disso eu sei e o mundo todo sabe! Difícil é educar meu povo e libertá-lo dessa afirmação de inferioridade que permeia o (in)consciente coletivo nacional e fazer com o que o seu povo (europeu) dê-se conta de que as "grandes conquistas" das quais se orgulham fazem parte do passado - nem um pouco recente, aliás. Difícil é imputar no meu povo consciência social; o fato de merecerem estar aqui e exigirem aquilo que os dominadores - em geral descendentes de europeus- alardeiam como uso exclusivo deles. É, cara Dulce, falta ao meu povo educação, em todos os níveis. Pois assim perderemos o "complexo de vira-lata" de orientação europeia que nos ensinaram e obrigaram a ter. Ah... Só pra ter certeza de que fui clara: meu povo e eu, de fato, concordamos com você: não tem qualquer razão de ser.

    • Gabriel Postado em 04/Oct/2014 às 06:16

      Dulce,concordo com você. Brasileiro tem complexo de vira-lata forte, enraizado. Triste.

      • andrea Postado em 04/Oct/2014 às 07:29

        Concordo, sou mineira e sempre achei que nos também sofremos este tipo de preconceito, principalmente pelos cariocas que nem sabe pronunciar a nossa língua corretamente usa x no lugar do s e fala tudo errado: cule, mule e acho que é lindo falar assim sem falar que é o estado onde mais se pronuncia palavrão no diálogo diario

    • Luciano Postado em 04/Oct/2014 às 06:16

      Liga não Nathali,eles sabem que evacuamos do mesmo geito.A merda é sempre igual.Liga não..........

  20. sandra pacheco costa Postado em 04/Oct/2014 às 08:05

    sinto vergonha por estes canalhas, de alguma f.orma, estarem falando em nome de sulistas.sou do rio grande do sul e tenho a maior admiração do nordeste, das pessoas que lá moram, suas tradições, suas músicas, gastronomia,praias,sotaque e, principalmente o povo. caloroso,receptivo e bem representado por essa menina linda

  21. marita Postado em 04/Oct/2014 às 08:32

    Acho que não entenderam o que é complexo de vira-latas...

  22. andrea Postado em 04/Oct/2014 às 09:43

    Concordo com boa parte do que escreveste, porém não se justifica o preconceito que sofres fazendo comentários tão preconceituosos qt aos que lhe magoaram... sulistas metidos a besta... sou gaúcha e tb muito sofri preconceito em função de minhas raízes, ouço diariamente piadinhas com relação a sexualidade das pessoas que nasceram no mesmo território que eu. Acho que apelaste em vários momentos. Se não queres ser ofendida, não ofenda, seus argumentos são pequenos... Respeito o povo nordestino, sua cultura é linda, porém nem melhor ou pior que do resto do país. o que faz alguém pensar que no norte, sudeste, sul, centro oeste só existem preconceituosos???? assim como é inacreditável que alguém pense que só existe gente feia no nordeste tb é péssimo pensar q no Sul só existem pessoas sem noção...NÃO UNIFORMIZE CABEÇAS ...simples assim, respeito e admiração mútuos!

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 06/Oct/2014 às 10:04

      Não voce não sofre preconceito por ser gaucha,essas piadinhas regionais existem com todos os povos,inclusive o paulista,voce dificilmente verá seu povo execrado na internet por causa de uma eleição.

  23. Rose Postado em 04/Oct/2014 às 10:33

    É uma pena perceber que alguns sulistas alienados ainda tenham uma visão tão deturpada do meu amado Nordeste,cujo litoral abriga as praias mais exuberantes do Brasil. O que mais me intriga é o seguinte: se sulistas e sudestinos se acham tão superiores porque há tantos: cariocas,paulistas,catarinenses,mineiros e gaúchos vivendo aqui? Talvez estes sejam menos ignorantes que os próprios conterrâneos. A cidade de João Pessoa-PB é um lugar extremamente agradável de se viver. Conhecida como a capital mais arborizada do Brasil e a segunda do mundo,tem praias e pontos turísticos magníficos.Amo essa terra! Apesar das muitas oportunidades que tive de morar no exterior,eu não troco um centímetro desse lugar por nenhuma outra região do país ou do mundo. Os pessoenses são extremamente cultos,inteligentes e preservam suas raízes. Deus me deu o privilégio de nascer em João Pessoa,tive muita sorte e me orgulho disso. Não condeno os preconceituosos,porque cada vez que eles nos hostilizam condenam-se a si mesmos. E como bem diz os sábios versos de uma música sertaneja... "Há um ditado muito certo,já dizia meu avô Na boca de quem não presta,o que é bom não tem valor"

  24. Aristóteles Postado em 04/Oct/2014 às 10:46

    Nathali: agora te amamos e admiramos ainda mais. Você reúne a beleza com a inteligência da mulher brasileira. Não basta ser mulher; tem que ser Nathali! Abração do Aristóteles e da Joana Darc, aqui do oeste do Paraná.

  25. Ricardo Postado em 04/Oct/2014 às 11:17

    "O sangue nordestino que me corre nas veias – deste povo acolhedor e cheio de amor pra dar – não me deixaria responder a estas ofensas com outras ofensas." "...falo “oxente” todo dia e não me considero nem um pouquinho menor do que ESSES SULISTAS METIDOSA BESTA". Nordeste é show e o povo também. Mas não esse texto em sua totalidade.

  26. Deisi Postado em 04/Oct/2014 às 14:01

    Perfeita definição de sulistas que se acham superiores aos outros, são tudo que você falou e mais um pouco. Parabéns pela coroa! Toda beleza da mulher brasileira representada por uma nordestina, os sulistas em sua grande maioria são um bando de recalcados e invejosos.

    • Ju Vicznevski Postado em 04/Oct/2014 às 17:49

      Quanta ignorância!!

  27. velhos baianos Postado em 06/Oct/2014 às 10:00

    O maior intelectual brasileiro, Ruy Barbosa, era nordestino. Mas pra quem prefere os blogueiros da Veja...

  28. Felipe Peters Berchielli Postado em 06/Oct/2014 às 10:01

    Quer coisa mais nordestina que a São Paulo? Terra que essa gente ajudou a construir e que possuem muitos conterraneos aqui,ao contrário de alguns paulistanos eu tenho orgulho do legado que nordestinos,japoneses,italianos,portugueses,e todos os outros povos que residiram aqui deixaram e ainda deixam. Infelizmente o ódio ao PT + preconceito latente da margem a pessoas lamentáveis,que acha que SP é a elite por eleger o Alckimin,pobres coitados,são cegos e não percebem,e isso não é defesa ao PT,não votei no PT mas que esse existe esse ódio existe,daqui a pouco ser petista será crime.

  29. raphael_subversivo Postado em 06/Oct/2014 às 13:12

    Terra atrasada é essa SP de fascistas, ignorantes, alienados, fervorosos fundamentalistas da religião Tucana, eu sou de SP, e esse povo daqui é insuportável, eta nordeste, terra agradável com um povo simpático e alegre, se for pra reclamar de algum lugar desse Brasil, é exatamente desses nazistas do Sul/Sudeste, metidos a arianos, que para os europeus só servem pra limpar privada, querem se dizer quase estrangeiros, mas mal dominam o inglês, racistas com sangue negro nas veias, infelizmente, como demonstra nossas eleições, a grande maioria daqui de Sp tem exatamente essa personalidade descrita, nascem no ''lixo do mundo'', que é o que é o Brasil para seus ídolos, e acham que são superiores, lamentavel.