Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 08/Oct/2014 às 18:24
19
Comentários

PV e PSC declaram apoio a Aécio Neves

O PV de Eduardo Jorge e o PSC do Pastor Everaldo declararam, nesta quarta-feira, apoio ao candidato tucano Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais de 2014

eduardo jorge pastor everaldo
Eduardo Jorge e Pastor Everaldo estão com Aécio no segundo turno (Imagem: Pragmatismo Político)

O Partido Verde, que obteve 630 mil votos na eleição presidencial de domingo (5) com o candidato Eduardo Jorge, decidiu nesta quarta-feira (8) que apoiará Aécio Neves (PSDB) no segundo turno.

O secretário de Relações Institucionais do partido, Fabiano Carnevale, postou uma mensagem em seu perfil no Facebook informando que, na reunião realizada hoje em Brasilia, a direção do PV resolveu, por 32 votos a 6, declarar apoio ao tucano.

O placar significa que, dentre as lideranças verdes presentes na reunião, 32 escolheram Aécio e outros seis optaram por Dilma.

VEJA TAMBÉM: PSOL libera eleitores mas “desaconselha” voto em Aécio Neves

Além de Dilma e Aécio, ele ficou atrás de Marina Silva (PSB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).

A decisão de hoje difere da posição tomada pelo partido em 2010. Na ocasião, o PV ficou em terceiro lugar com a candidata Marina Silva, mas optou pela neutralidade no segundo turno — travada na ocasião entre Dilma e José Serra (PSDB).

Pastor Everaldo

Após mais de duas horas de reunião às portas fechadas, senadores e deputados do PSC também decidiram apoiar a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República. O partido, que teve Pastor Everaldo como candidato no primeiro turno, ficou em quinto lugar nas eleições presidenciais, com 780 mil votos.

Pastor Everaldo explicou que o senador tucano pediu seu apoio na segunda-feira (6), mas, antes de oficializar a posição, precisou ouvir representantes do PSC nos Estados e nas bancadas da Câmara e do Senado.

Silas Malafaia

Além dos ex-presidenciáveis, outro nome forte na comunidade religiosa declarou voto no candidato do PSDB no segundo turno. Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, disse que agora é “Aécio desde criancinha” (veja aqui). No primeiro turno, inicialmente, o pastor apoiou a candidatura de Everaldo e, dias depois, anunciou voto em Marina Silva.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 08/Oct/2014 às 18:36

    O apoio do psc já era de se esperar, até pelas ideias apresentadas durante a campanha no 1* turno...mas o pv??? Jamais imaginei q o pv apoiaria o psdb um dia..mas....vivendo e aprendendo viu...n entendi o pq desse apoio aos tucanos no 2* turno.

  2. Stella Postado em 08/Oct/2014 às 18:43

    PV apoiando PSDB?? era só o q faltava hahahahah. Ai, ai, ai.

    • Rodrigo Postado em 09/Oct/2014 às 10:03

      (Outro Rodrigo) Stella, sem qualquer ironia, apenas para demonstrar a quantas andam as alianças, no Maranhão, Lobão Filho, candidato de Sarney, era apoiado pelo PT, ao que o PC do B, vencedor, era apoiado pelo PSDB. Em Alagoas, o PC do B apoiou Collor e Renan Filho. Em 2012, PT e PSDB fecharam alianças em 54 cidades do interior de SP, bem como aliançaram-se PT-PSB-PSDB na mesma eleição municipal, em Belo Horizonte. Já no Pará, neste ano de 2014, aliançaram-se PMDB-PT-DEM. A última notícia de gente coerente que tive, sim, foi de Erundina, que não aceitou se aliar a Maluf, em 2012 (quando saiu da chapa de Haddad), nem a Aécio, em 2014. Posso discordar de algumas das posições dela, mas não vou negar coerência à mesma.

  3. Edurdo Postado em 08/Oct/2014 às 18:44

    De verde o PV só tem o nome, assim como o PSDB (social democracia só no nome). Para mim nenhuma surpresa, o PV é um partido de aluguel, isso mesmo que vc leu, A-L-U-G-U-E-L, navega para onde o vento sopra, por exemplo, em SP eles estão com o PSDB desde sempre, com o Pena mandando no partido, mesmo assim ninguém ouve um critica sequer ao assunto da falta de água.

    • Natalia Alencar Postado em 09/Oct/2014 às 10:26

      Concordo!!! Dava até nojo do parceirismo entre o Alckmin e o Natalini nos debates... Nojo.

  4. Oscar R. Postado em 08/Oct/2014 às 18:50

    E o PV fecha a conta ao som de "Mais do Mesmo" do Legião Urbana!

  5. Victor Postado em 08/Oct/2014 às 18:55

    Creio que a combinacao Neoliberalismo e meio ambiente nao funciona muito bem ...

  6. paulo Postado em 08/Oct/2014 às 18:55

    pq o pragmatismo politico nao posta a noticia da nova pesquisa eleitoral que saiu hoje que aecio está na frente? pq nao posta noticia do avião que foi pego com 180 mil com cabo eleitorais do PT? tudo bem que o site apoia o PT mas isso tambem ja é alienação!

    • Lucas Postado em 08/Oct/2014 às 19:21

      Por que você não posta aqui pra gente ver então?

    • Administrador
      Moderação Postado em 08/Oct/2014 às 21:26

      Olá, Paulo. Pragmatismo Político publicou todas as pesquisas, sem exceção, de todos os cinco grandes institutos de pesquisa do Brasil (Ibope, Datafolha, Vox Populi, CNT/MDA, Sensus) nas eleições de 2014. Foram mais de 50 levantamentos divulgados por este sítio durante todo o ano, independentemente do candidato que estivesse a frente ou atrás na disputa. Não publicamos trackings de partidos políticos, como muitos sítios fazem, nem pesquisas que não sejam realizadas pelos institutos mencionados. Continuaremos a divulgar todos os levantamentos que os cinco institutos realizarem até o final da campanha eleitoral. Amanhã, aliás, estão previstos Ibope e Datafolha e você poderá acompanhar os resultados por aqui. Boa noite.

      • Rodrigo Postado em 09/Oct/2014 às 10:20

        (Outro Rodrigo) Moderação, quando publicada a notícia sobre o dito assessor tucano, discordei quanto ao "silêncio da grande mídia". À exceção de, até o momento de minha pesquisa, Globo, Band e Folha,desde do dia em questão a manhã a notícia já era amplamente divulgada por Estadão, Terra, R7 e Exame. Foi, então, divulgada tardiamente pela Rede Brasil, já no fim do dia, sendo a fonte que este site usou para reproduzir matéria. De toda sorte, concordei com a preocupação do site, com a necessidade de divulgação, vez que o procedimento destoava totalmente daquele trazido pelos §§ 5º a 7º, art.31, RESOLUÇÃO Nº 23.406 (INSTRUÇÃO Nº 957-41.2013.6.00.0000 – CLASSE 19 – BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL, Relator: Ministro Dias Toffoli), como esclareci ao momento. E, ontem, conforme traz Paulo, em questionamento específico e não respondido, um dito assessor petista teria sido flagrado na mesma situação, tendo, também, alta e quase idêntica soma apreendida. Não seria o momento de realmente demonstrar proceder diferenciado daquele afirmado à "velha mídia", não sendo, assim, uma "nova velha mídia"? Como costumo dizer, gosto do presente blog especialmente pela liberdade que confere nos comentários, mostrando-se democrático, ao que, de outro lado, já fui censurado em grande blog dito de direita. Então, mesmo sabendo ser impossível plena isenção, que busquemos, a cada dia, ao menos nos aproximar dela. Que não valoremos expedientes que nós mesmos criticamos. ("Assessor de campanha petista está entre os presos com dinheiro em avião em Brasília", Hoje em dia, 08/10/2014 08:39 - Atualizado em 08/10/2014 08:39)

    • poliana Postado em 09/Oct/2014 às 07:57

      Pesquisa?? Depois do fiasco do 1* turno, vc ainda acredita em pesquisas? E da revista epoca? Kkkkkkk

  7. Natália Postado em 08/Oct/2014 às 20:18

    Pesquisa da revista Época, mais uma serviçal da rede Globo, mesmo que estivesse dando vitória a Dilma não acreditaria....

  8. Robson Lopes Postado em 08/Oct/2014 às 21:04

    Eduardo, até tu brutus?

  9. Vinicius Postado em 08/Oct/2014 às 21:28

    Assim como o Partido dos Trabalhadores, o Partido Verde e o Partido da Social Democracia não são exclusividade brasileira. Canada, Inglaterra, Portugal entre outros têm seus PTs, PVs e PSDs. Os partidos verdes sempre tendem a ser mais pró social democracia do que trabalhadores. Sinceramente não vejo com tanto espanto. Olhando o cenário nacional, um das grandes bandeiras do nosso PV é a liberalização ou, no minimo descriminalização da maconha. Uma das figuras mais importantes do PSDB - FHC - é muito engajado na causa. Isso, ao meu ver, já bastaria para uma aliança programática/pragmática. Não seria estranho o PSDB dar ao PV o espaço para tentar difundir essa bandeira. A ver...

    • Renan Postado em 09/Oct/2014 às 09:11

      Bem dito Vinícius. O PSDB tem uma agenda bem parecida com as das esquerdas Européias, como todo partido da Social Democracia. Aqui no Brasil que o espectro Político é bem confuso (Partido dos Trabalhadores se dizendo não ser de esquerda, Social democracia sendo tido como extrema-direita) que as pessoas não conseguem entender que existe uma intima relação, principalmente no que diz respeito a agenda cultural, uma pequena diferença é que o PSDB não tem em seu estatuto a legalização do aborto (o que não impede que muitos de seus membros sejam a favor, como é o caso), o PV tem. E na economia o PV é bem mais Estatista (até porque para se ter uma política ambiental eficiente, principal plano do partido, é preciso de um estado policial forte), o que não quer dizer que o PSDB não seja, e bem mais do que se imagina.

  10. Rafael Postado em 08/Oct/2014 às 22:09

    Vai pro site da veja, la vc vê tudo isso

  11. André Postado em 09/Oct/2014 às 00:06

    Toma, vermelhada! Ficaram babando ovo do Eduardo Jorge, agoea ele fechará com o tucano.

  12. Felipe Peters Berchielli Postado em 09/Oct/2014 às 09:50

    O Eduardo Jorge é sim um cara alinhado a esquerda,basta ver suas bandeiras,o apoio ao PSDB é natural,o PT sempre cagou para o PV,e sinceramente,talvez o PT pague pela arrogancia,o PSOL não apoia o PT porque também sempre cagaram pra eles,o PT só se junta com quem pode manter o partido no poder,não com os partidos alinhados ideologicamente,então mesmo que vença fica a lição para o PT,seja menos arrogante.