Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 15/Oct/2014 às 12:41
8
Comentários

Professor mineiro: “Hoje, dia do professor, sinto-me humilhado”

Em desabafo, professor concursado em Minas Gerais chama Aécio de carrasco e diz que o governo do tucano “promoveu a covardia institucional e a semiescravidão dos educadores”

aécio neves educação minas gerais
Professores de Minas Gerais não votam em Aécio, diz educador (Pragmatismo Político)

Bellini Rosário da Fonesca*

Este texto é para ti, Aécio Neves, carrasco dos educadores em Minas Gerais.

Hoje é dia do professor e sinto-me extremamente humilhado por ser educador e ainda não ver meus direitos reconhecidos nesse governo tucano que promoveu a covardia institucional e a semiescravidão em nossos quadros.

Em 2007, o então governador Aécio Neves sancionou uma arbitrária lei denominada LEI 100. O que significa? Essa lei tornava efetivados todos os servidores que estivessem em exercício nas escolas públicas estaduais no presente dia da publicação do dispositivo.

Simplesmente, o então governador passou em cima da prerrogativa da Constituição que estabelece (a única forma de ingresso permanente no serviço público é via concurso). O coronel simplesmente entregou uma esmola e um presente de grego a seus subordinados, porque este ano, o STF determinou que todos os que foram efetivados de forma fraudulenta fossem demitidos. Existe aí um grande problema, porque, por um lado, dezenas de milhares de professores perderão seus empregos nas próximas semanas, e por outro, o governo tucano protela em nos nomear.

VEJA TAMBÉM: Professores de Minas Gerais alertam sobre riscos de eleger Aécio Neves

Estudei com determinação para o concurso em 2012 e fui aprovado. Mesmo assim, ainda não fui nomeado e empossado devido a esta covardia do nosso ex-governador Aécio Neves.

Outra questão diz respeito ao status de coronel que foi dado às diretoras de escola que abusaram de sua autoridade, levando professores e serviços gerais a passarem toda forma de humilhação, assim como um salário de fome que não cumpre a determinação do Ministério da Educação, em relação ao piso salarial da categoria.

Poderia ficar longas linhas a dizer de toda covardia que sofremos por aqui, como a tal mentirosa meritocracia, pois este indivíduo acabou com nosso biênio e quinquênio e diz que paga bônus para as escolas que obtiverem êxito em sua provinha de fachada.

Sou professor aprovado dentro do quadro de vagas no último concurso público e exijo meus direitos, exijo que a lei seja cumprida, pois não é pedir favor a ninguém. Se estou aprovado foi por mérito meu e quero ainda fazer minha pós graduação, Mestrado e Doutorado. Mas como posso estudar se sou concursado e ainda vivo de contrato? Se vejo meus colegas que cumprem tripla jornada merendarem as sobras dos alunos, mesmo assim sem nenhuma inspetora os vir merendando.

Estou muito triste e dispenso qualquer saudação neste dia. Penso que a melhor maneira de nos respeitar é dizer um grande NÃO a este sujeito, no dia das eleições. Dizer a ele que o Brasil, a duras penas, está mudando e que a Constituição Federal deve ser respeitada.

Deixo aqui meu desabafo como forma de alerta para que não repitamos o erro de votar nesses inimigos da democracia disfarçados de pai dos pobres.

A melhor maneira de um aluno ou ex-aluno me homenagear é não votar nesse escravagista para que nossa profissão possa ter reconhecimento e que, então, eu não tenha tanta vergonha de ser professor quando somente tenho lutado por dignidade e melhores dias. Muito triste e espero verdadeiramente que o futuro não repita os erros deste tenebroso passado.

*Bellini Rosário da Fonesca, professor concursado, mas que se encontra contratado em uma escola pública devido aos desmandos do governo Aécio

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. KARINA BB Postado em 15/Oct/2014 às 13:02

    Aecio nunca precisou trabalhar na vda,e nunca o fez realmente,recebeu cargos publicos com salarios altissimos,foi um pessimo senador,pdssimo governador,enfim,eu acho que ele quer apenas fazer do Brasil ,,,um brinquedinho,pura vaidade,ele NUNCA teve dificuldades pra nada,sempre se elegendo usando o avo e os tal do dornelles,sinceramente,esse cara é despreparado demais,e se eleito for,sera apenas por um motivo "fora PT" ,ou seja,ñ sera por merito,o olhar dele é esquisito,o cara fala se movimentando pra frente e pra tras,so vejo videos dele assim,como se estivesse desconfortavel com alguma coisa,nao é crime ser playboy,mas falta lhe experiencia de vida pratica,,,vivencia de dificuldades ,entende.....governar o Brasil como ele quer fazer qualquer um consegue,,,ate eu consigo

    • eu daqui Postado em 15/Oct/2014 às 13:33

      Tem essa historia de vida e quer tirar a estabilidade dos servidores para que somente fiquem aqueles que atendem aos interesses privados das autoridades coatoras.........

  2. Marcos Vinicius Postado em 15/Oct/2014 às 14:35

    Contra fatos não há argumentos.

  3. Sandra Postado em 15/Oct/2014 às 14:39

    Eis um verdadeiro DITADOR disfarçado de bom moço. Fora outras coisas não mencionadas, ainda existe a questão da internet que é proibida para os servidores. Os Educadores mineiros estão vivendo sob repressão. Por favor, Povo Brasileiro, vamos varrer este sujeito do mapa. Sigam o exemplo dos mineiros, esse cara não merece um mínimo de respeito, muito menos que vc dê a ele uma procuração para decidir a sua vida.

    • Antonio nunes Postado em 15/Oct/2014 às 15:42

      Um sujeito herdeiro, nunca teve que se esforçar por nada, dono de uma riqueza imensa em minas, tratado a pão de ló e strogonoff mesmo assim ainda desviou recursos com certeza não foi para os pobres, cala a boca da imprensa, abafa tudo o que lhe pode trazer algum prejuizo. Será que é isso que muita gente, essas sim desinformadas ou teimosas pensam em votar? muita gente esta sendo induzida, já tivemos um playboy na presidência e a experiência não foi nada agradável.

  4. Sandra Postado em 15/Oct/2014 às 14:41

    Liberdade ainda que tardia.

  5. Ingrid Postado em 15/Oct/2014 às 17:07

    Hoje é dia do professor e nos professores do Brasil inteiro nos sentimos humilhados.

  6. poliana Postado em 15/Oct/2014 às 18:09

    Realmente muito triste ouvir esse depoimento vindo de um verdadeiro guerreiro brasileiro. Eh muito triste saber q uma classe profissional com a dos professores, n tem o devido reconhecimento no país, e ainda vive sob essa constante humilhação. Será lamentável ver o aecio neves eleito presidente da republica. E mais lamentável ainda, saber q essas notícias n são divulgadas na grande mídia. Muito triste! Deus nos proteja desse homem e sua corja tucana! Vai dar tudo certo.