Redação Pragmatismo
Eleições 2014 05/Out/2014 às 13:47 COMENTÁRIOS
Eleições 2014

Paula Lavigne não será presa por tirar foto de seu voto

Publicado em 05 Out, 2014 às 13h47

Paula Lavigne publica foto de urna com seu voto nas redes sociais. A ex-mulher de Caetano Veloso apagou a foto após ser alertada por internautas

paula lavigne voto urna
Paula Lavigne tira foto da urna durante o voto. TRE diz que ela não será presa porque não foi pega em flagrante (reprodução)

A produtora musical Paula Lavigne publicou uma foto de seu voto na manhã deste domingo em um perfil na rede social Instagram. Na imagem, Paula mostra a urna com a imagem do candidato do Psol a deputado estadual, Marcelo Freixo.

Além da foto, a produtora e ex-mulher do cantor Caetano Veloso, ainda declara voto a Jean Wyllys (Psol), Romário (PSB) e Marina Silva (PSB).

Logo após a postagem, pelo menos três usuários comentaram a foto postada na rede social de compartilhamento de imagens alertando a produtora de que é proibido fotografar a urna eleitoral.

Minutos após a postagem, Paula Lavigne retirou a foto de seu perfil no Instagram.

Na cabine de votação é proibido portar celular, máquina fotográfica, filmadora ou qualquer outro aparelho que possa comprometer o sigilo do voto. O eleitor deve deixar o equipamento desligado com o mesário da seção na hora de votar. Saiba o que pode e o que não pode no dia da eleição.

A pessoa que realiza fotos da zona eleitoral e da urna pode ser enquadrada pela legislação eleitoral e ser condenada a até dois anos de detenção.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não haverá punição para eles. “A Resolução 23.339 de 2013, do Artigo 88, diz que é expressamente proibido o registro do voto. No entanto, a punição só ocorreria se a pessoa estivesse sendo flagrada fazendo o registro. Se isso ocorresse, o presidente da mesa iria pedir que a pessoa entregasse o aparelho a ele. Caso ela se negasse a seguir sua ordem, poderia ser impedida de votar e responder a um processo por crime de desobediência.”

com agências

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

COMENTÁRIOS