Redação Pragmatismo
Eleições 2014 05/Out/2014 às 13:36 COMENTÁRIOS
Eleições 2014

Os votos de Dilma, Marina e Aécio

Publicado em 05 Out, 2014 às 13h36

Dilma vota e acredita em segundo turno: "A hipótese que tenho trabalhado desde o início da eleição são dois turnos". Aécio se diz pronto para governar: "Estou com muita fé e muito respeito". Marina confia que irá ao segundo turno: "Vamos ganhar, ganhando; coerente com nossos princípios"

dilma aécio marina voto segundo turno
Dilma, Aécio e Marina votam e acreditam em segundo turno (Imagem: Pragmatismo Político)

DILMA

A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, votou por volta das 8h45 de hoje (5) na Escola Estadual Santos Dumont, na Vila Assunção, zona sul de Porto Alegre. Ela estava acompanhada do candidato à reeleição ao governo estadual Tarso Genro, que vota no mesmo local, e do candidato ao Senado, Olívio Dutra.

Na chegada, ela cumprimentou os mesários. Depois de votar, ela fez o V da vitória, mostrou o comprovante de votação e disse que é um incentivo ao voto.

Mais cedo, Dilma tomou café da manhã com aliados políticos em um hotel no centro da capital gaúcha. Ela disse que não considera a hipótese de ganhar no primeiro turno e sempre trabalhou com a possibilidade de disputar o segundo turno. Dilma preferiu não indicar quem prefere enfrentar no segundo turno, porque isso seria “desrespeitoso”.

“Trabalho com dois turnos. A hipótese que tenho trabalhado desde o início da eleição são dois turnos. O resto só as urnas vão definir o que acontecerá e como acontecerá”, destacou. “Não sou eu quem tem que preferir [quem enfrentar]. É o povo. Não sou instância de decisão neste caso. Não tem como me decidir diante de um candidato ou de outro”, acrescentou.

MARINA

A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, votou na manhã deste domingo (5) às 8h39 (10h39 no horário de Brasília) em Rio Branco, no Acre, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Marina foi à zona eleitoral acompanhada pelo pai e o marido, e levou pouco mais de um minuto para votar.

Marina entrou na sala de votação às 8h37, cumprimentou mesários e posou para fotos após votar, sinalizando “V” de “vitória” com os dedos. Na chegada ao colégio eleitoral, ela foi recebida por militantes aos gritos de “Marina”. Marina chegou ao Acre para votar na noite deste sábado (5) e participou de carreata pelas ruas da capital acriana.

Em entrevista coletiva realizada após Marina votar, a candidata disse estar “confiante” com o segundo turno. Ela também fez provocação a seus adversários, a quem Marina vinha atribuindo a origem de acusações contra ela.

“A nossa melhor defesa [é] a melhor defesa da ética na política, do desenvolvimento sustentável, da educação de qualidade com educação de tempo integral, do passe livre, do 13º salário para os que recebem o Bolsa Família. A melhor defesa, a melhor resposta, é o voto”, disse. “Não quis ganhar a eleição apenas na base, enfim, da calúnia, do boato”, disse.

AÉCIO

Após aparecer em segundo lugar nas pesquisas para o primeiro turno, o candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, votou na manhã deste domingo em Belo Horizonte (MG).

Usando camisa azul, Aécio entrou sorrindo na sala de votação por volta de 10h20, cumprimentou os mesários e levou menos de um minuto para registrar seu voto.

Ao lado da mulher, Leticia Weber, ele então posou para fotos fazendo sinais de positivo e de vitória.

“Estou com muita fé e muito respeito, mas estou pronto, se chegar ao segundo turno, para governar o Brasil”, disse o candidato na rede social, pouco depois de votar.

As últimas pesquisas Datafolha, Ibope, Vox Populi e CNT/MDA antes da eleição deste domingo mostraram uma inversão na disputa pelo segundo lugar, com Aécio aparecendo pela primeira vez com vantagem numérica sobre Marina Silva (PSB), embora a situação ainda seja de empate técnico entre os dois.

com Agência Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS