Redação Pragmatismo
Compartilhar
Internet 30/Oct/2014 às 17:02
47
Comentários

O que Chico Buarque pensa sobre ofensas na internet

Foi agredido nas redes sociais? Sofre com comentários ofensivos? O cantor e compositor Chico Buarque tem um conselho para você

chico buarque comentários internet
Chico Buarque (reprodução)

por Catraca Livre

As eleições de 2014 foram marcadas por uma explosão de ódio na internet brasileira. Os posicionamentos políticos divergentes aqueceram os ânimos fazendo com que insultos e comentários pejorativos transbordassem nas redes sociais.

O clima ainda é de ressaca eleitoral. Aos pouco, amigos e familiares vão se reconciliando e fazendo as pazes. Se você ainda está triste por conta de algum insulto via web, sinta-se consolado por Chico Buarque, que aconselha: “Você não deve ter raiva de quem tem raiva”.

VEJA TAMBÉM: Chico Buarque fala sobre racismo

Em um registro bem-humorado, um dos maiores nomes da música popular brasileira relata a reação que teve ao ler comentários ofensivos na internet dirigidos a sua pessoa.

Vídeo:

O vídeo faz parte do projeto “Chico: Bastidores”, lançado em 2011.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 30/Oct/2014 às 17:19

    Lamento Chico por você ver o quanto a sociedade atual está com os valores invertidos. Note, por exemplo, as vaias e xingamentos sofrido pela Sra. Dilma Rousseff quando do seu aparecimento na Copa do mundo. Eu concordo que pessoas não gostem de alguém, mas há que se respeitar uma pessoa mais velha que tem uma história de vida, que passou por tortura para que se permitisse haver uma real democracia no país. Para se ter uma idéia da inversão há aqueles que gostariam de voltar para ditadura, é coisa de cinema americano. Isto é cinema americano, as pessoas são desprovidas de raciocínio por porcarias como esta e o resultado é este: falta de educação, de respeito e selvageria em geral.

    • Imaculada Postado em 30/Oct/2014 às 19:23

      Muito bom seu comentario!!Tbm achei muita falta de respeito com a presidenta por ocasiao da copa, Uma vergonha!!!É preciso respeito!!!

    • Marta Postado em 30/Oct/2014 às 22:01

      Rodrigo, vc é o cara ! Mas olha, esse vídeo do Chico é uma graça...Para vc ver como um gênio lida com o ódio...Uma verdadeira lição.

      • Everton Postado em 01/Nov/2014 às 13:19

        Justamente como devemos ser, para vida ser melhor!

      • I B Melo Postado em 02/Nov/2014 às 21:45

        Concordo, vale a lição não se deve ter raiva de quem tem raiva

    • Leinad Postado em 31/Oct/2014 às 12:27

      As vaias e xingamentos sofridos pela Sra. a Presidente(a),como queira Dilma Rousseff quando do seu aparecimento na Copa do mundo, foi um ato alienado politico do publico ali reunido. Obs: se eu sou contra a Copa do mundo, não compactuo com os fatos; portanto não participo de qualquer ato referente ao mesmo não iria ao estadio portanto as vaias de quem as fizeram foram para si própio ou para si mesmo

    • Milton Pereira Postado em 31/Oct/2014 às 13:08

      Desculpe Rodrigo. As vaias para Dilma, na copa do mundo, partiram da mesma elite que hoje votou em Aécio e sua malfadada campanha. Porque, não se engane, naquele jogo de abertura, só alguns poucos privilegiados, ganharam ingressos ou puderam comprar. Outra coisa, me mostre os novos valores éticos do PSDB... Caso consiga fazer uma lista com mais de 1 item, favor me apresentar antes de 2018, caso contrário. Votarei novamente no PT.

    • Everton Postado em 01/Nov/2014 às 13:18

      Nessa ocasião, eu fiquei em casa imaginando, por que as pessoas foram a festa feita pela Presidenta e vaiaram ela? A resposta deve ser esta Rodrigo, como você disse: "falta de educação, de respeito..."

    • I B Melo Postado em 02/Nov/2014 às 21:44

      Fizeram o mesmo com Lula no Rio de Janeiro. Essas pessoas perderam ou nunca tiveram senso de liturgia do cargo a ponto de compreender o momento certo para dizer o que pensam. Sendo que nenhum momento é certo ou adequando para ofender e ofender nunca foi forma de manifestação civilizada. Quando muito é apenas exemplo de desequilíbrio ou baixo nível cultural.

  2. Benete Postado em 30/Oct/2014 às 18:05

    Delícia de pessoa!!! É isso mesmo!!! "Bora rir" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Natália MS Postado em 30/Oct/2014 às 18:07

    Esse tipo de atitude com adolescentes é até compreensível, mas você relatar atitudes como essas com pessoas maduras, pais de famílias e até avós, chega a ser ainda mais assustador.Às pessoas sobem no seu pedestal imaginário e para se sentirem superiores tentam a qualquer custo desqualificar o outro, seja, materialmente , intelectualmente, fisicamente e agora até pela região onde mora...Com isso só mostram sua total ignorância diante dos fatos, caso a vitória de Dilma na região Nordeste tivesse sido devido ao bolsa família, Dilma também teria ganhado em São Paulo, pois São Paulo é o segundo estado com maior número de beneficiário do bolsa família...Já dizia Chico Xavier:"conheci pessoas tão pobres que a única cisa que tinham era dinheiro"

    • Luci Postado em 31/Oct/2014 às 00:40

      Concordo plenamente.As pessoas em vez de criticar tanto o nordeste os culpando pela vitória da Dilma simplesmente pelo bolsa família deveriam ser informar mais.

    • Igor Postado em 02/Nov/2014 às 23:07

      Só queria expor um ponto de vista: idade não significa maturidade... atitudes infantis, injustas e violentas partem dos mais diversos tipos de pessoas, independente de idade, educação, ou do que for! Há crianças altamente sensatas.

  4. Elaine Aparecida Pereira Postado em 30/Oct/2014 às 18:16

    Concordo com o Rodrigo, eu que nasci durante a Ditadura e lutei pela democracia não consigo aceitar o desrespeito que se tem com Dilma e com todos em geral,pois os valores estão invertidos. A falta de respeito dos jornalistas me choca e tenho certeza que a população segue o exemplo desses bossais.

  5. Francisco Postado em 30/Oct/2014 às 18:54

    Chico Buarque... Genial como sempre e em menos de dois minutos destruindo os tais 176 de Qi de um pobre Roger Moreira. Isso opinando. No quesito música... Nem tem por onde começar e o Roger já morreu. E tarde.

  6. Patricia Thome Postado em 30/Oct/2014 às 18:59

    Nao achei nada de engracados neste Video. Voce diz que as pessoas estao bebadas, porque ?porque elas te criticaram? Chico vc é aplaudido pelo artista que é, mas a razao pela qual voce apoia Dilma é algo lamentavel digno de vaia!!!

    • Rivia Postado em 31/Oct/2014 às 18:10

      Patricinha Atençào você deve ouvir novamente o vídeo e verá que ele ri de dizerem que ele bebeu, o que não o faz já algum tempo.

    • Oldair de Oliveira Postado em 31/Oct/2014 às 20:53

      Permita-me discordar de você, Patrícia Thomé. Ele, como artista, como cidadão tem o direito à opinião, que pode ser diferente da sua, diferente da minha, diferente de outros milhões. Mas, liberdade de expressão vale principalmente para aqueles pontos de vista que divergem dos nossos. Ou só a sua opinião, ou a minha, que está certa e vale? Alguns lidam com a diferença com a vaia, com o porrete, com o muque, com um revólver, com um tanque , com um exército inteiro, depende muito da força que tem. Mas, no final, são pequenos (ou grandes) ditadores. Dê poder a esses autoritários enrustidos e veja o que eles fazem com um país.

    • Jena Postado em 02/Nov/2014 às 02:11

      Patrícia, ele não falou isso, você entendeu errado, ele quis dizer que criticaram ele e falaram que o voto dele era devido a bebida, mas ele nem bebe mais. As pessoas estão julgando as outras sem saberem o que falam. O que dá na cabeça, já é dito. E digno de vaia é o seu comentário. Pessoas como você, ignorantes e que não prestam atenção, julgam sem saber. Você acabou de dizer que ''pessoas estão bêbadas'', mas você nem se quer prestou atenção no vídeo. E sobre voto, estude. Estude e muito! Falta muita história brasileira na sua cachola. ( Espero que não aconteça igual ao vídeo, e que você entenda o meu comentário.)

    • Leonardo Santos de Lima Postado em 03/Nov/2014 às 00:08

      Patrícia, creio que não entendeste bem o que ele diz no vídeo. Ele dá risada justamente do fato de as pessoas o chamarem de bêbado por ele ter as suas opiniões políticas e não o contrário, além de falar que chamá-lo assim é uma injustiça, porque nem bebe mais...hehe. E este vídeo é antigo, do ano de 2011. Ali ele não se refere às críticas por apoiar a reeleição da Dilma, embora tenha apoiado e, na minha opinião, fez muito bem.

  7. LIRA LIMA Postado em 30/Oct/2014 às 19:43

    LAMENTO CHICO, TENHO TODA SUA OBRA EO MAIOR RESPEITO POR ELA....MAS DEU PRA SENTIR QUE VOCÊ É MUITO CÍNICO. É BEM CAPAZ DE DIZER QUE NÃO SABIA QUE TINHA FANS NO BRASIL.......LIRA LIMA

    • Jena Postado em 02/Nov/2014 às 02:14

      Ele também não disse isso, ele estava se referindo à internet. Assista o vídeo novamente.

  8. Eduardo Postado em 30/Oct/2014 às 19:50

    Escrevi dias destes passados, que se não concorda com as regras não dispute o jogo.... porque disse isto, como vir falar que urnas não são seguras, como a Globo e as mídias de direita fazem jogo sujo pro seu candidato, e uma das únicas coisas que Dilma fez.... venceu as eleições e todas as mazelas que tentaram contra ela.... e agora querem gritar que não valeu.... as regras foram claras e quem mais as tentou desrespeitar não foi Dilma, ela só fez vencer...

  9. Natália Postado em 30/Oct/2014 às 20:03

    corrigindo:São Paulo é o segundo estado com maior repasse de verba do bolsa família!

  10. geraldo silva Postado em 30/Oct/2014 às 21:17

    Pois é, meu caro Chico. Você é uma das pessoas mais admiráveis deste país. Um exemplo de inteligência, integridade, bom caráter e respeito à opinião das outras pessoas. Além de ser o MAIOR compositor da MPB. Quanto às pessoas que te atacam, resta-nos o sentimento de piedade para com elas. São uns pobres coitados.

  11. Jéssica Postado em 30/Oct/2014 às 22:27

    Humor acima de tudo! Concordo contigo meu nobre Cantor Chico! De que vale odiar né... vamos rir o ódio é um atraso na vida de qualquer um! Dilma foi a maioria, e a maioria vence não adianta!

  12. Elisabeth Postado em 30/Oct/2014 às 23:45

    Comentários de gente que desconhece o imenso valor artístico de Chico. Chico só tem que rir mesmo. Pois é celebridade. Diante de tudo que já fez, tornou-se indestrutível!

  13. DONIZETI Postado em 30/Oct/2014 às 23:50

    Ah Chico, amo Chico, estás protegido em meu sentimento Chico, muito obrigado Chico, no mais... ria Chico, pura rotina...ouro de mina!

  14. Matheus Postado em 31/Oct/2014 às 00:57

    Esse vídeo é de 2011, de quando ele estava lançando o álbum Chico. Nada contra a postagem, mas podia deixar isso claro.

  15. Manoel Postado em 31/Oct/2014 às 01:15

    Como seríamos governados por um presidente que tem tanta gente hipócrita, arrogante e agressiva ao seu lado? O Brasil de hoje nos envergonha com esse tipo de comportamento dessa parcela de gente que vaia a representante do país aos olhos e ouvidos do mundo. Ninguém é obrigado a gostar dela ou de quem que quer que seja, mas respeito tem-se que ter pelas pessoas, principalmente por quem nos representa. Deus nos livre desse gente que já mandou por mais de 500 anos neste país e quem estuda sabe da história. Principalmente, dos absurdos que ocorreram em Minas Gerais no Brasil império. Deus nos livre.

  16. Mario Guimaraes Postado em 31/Oct/2014 às 02:43

    A maioria das pessoas nao sabem porque foram as ruas protestar. Sem noção. Chico Buarque Brasileiro de Holanda vota em quem ele quiser e pronto.

  17. Horácio Passamanik Postado em 31/Oct/2014 às 05:31

    Foi uma campanha de ódio principalmente gerado pela mídia e pelas elites disseminando o preconceito gostaria de saber se alguém antes do governo de LULA E DILMA se preocupou com esses cidadãos do norte e nordeste e outros que foram incorporados a cidadania da vida e que geraram frutos dos programas sociais do PT para o próprio Brasil viva o pais da DIversidade.

  18. Danielle Novais Postado em 31/Oct/2014 às 09:08

    É isso mesmo meu querido Chico, com muito bom humor, que venceremos essa fase de agressão e ódio, pois a alegria é uma força que nos impulsiona a superar os momentos de tribulação.

  19. Nivea Postado em 31/Oct/2014 às 10:25

    Internet virou terra sem lei. Um lixo.

  20. testemunha binocular Postado em 31/Oct/2014 às 11:46

    Gênio.

  21. Ana Neves Postado em 31/Oct/2014 às 12:12

    Algumas pessoas querem a DEMOCRACIA, mas, agem como DITADORES!!! Só rindo mesmo!! PARABÉNS, CHICO BUARQUE! Esse sabe o que diz.

  22. juarez Postado em 31/Oct/2014 às 13:18

    Sou mineiro e sei que aecio e pior que dilma compro as radios e os jornais de minas para falar so bem do seu governo o estado esta falido meu povo tenho do do pimentel na hora que assimir vai sair toda podridao dos tucanos de minas

  23. enganado Postado em 31/Oct/2014 às 14:28

    Pois é meu caro Chico, lá atrás qdo recusava em aparecer na tela da tv gRobo (anos de chumbo) não era à-toa, sua bondosa alma de poeta e músico já falava que as coisas iriam piorar por parte da imprensa-empresa que apoiava os milicos-gorilas da nação. Mas hoje mais vez podemos constatar que seus instintos sempre estiveram corretíssimos em suas prerrogativas, pois os mesmos que lhe agridem, agridem também a mim e a todos que votaram na Madrinha do BRASIL, Presidenta DILMA. Entre você, meu Caro Chico e o cel. Telhada tem gente que gosta mortes/torturas/corrupção/a favor da censura/falta de educação e respeito, não digo ao cargo da Presidente, mas como mulher-mãe-avó-torturada (nua no pau-de-arara/soco de um capitão que arrancou os dentes, humilhada, ou será que esses valentões aguentariam um pau-de-arara com choques no saco?) defendem FHC=Azeredo=Alckmin=Aébrio e tem o desplante em dizer que isto é MUDANÇA! Pode ser que estão transferindo a grana roubada na época do FHC para outra agência bancária no exterior, e que mudança hein! Caro Chico parabéns não só pelas músicas antológicas, mas também principalmente pela fidelidade de suas convicções, aliás que NUNCA mudaram; e mudar por que? A razão sempre esteve do mesmo lado no BRASIL, não dá para se ter dúvida onde ela nunca existiu. Aguardo como admirador uma nova música: “Apesar de Você II”. Que DEUS o ilumine! Obrigado.

    • Neusa Pallione Leite Pint Postado em 31/Oct/2014 às 22:07

      Menos ódio, menos rancor, mais amor é do que precisamos num tempo amargo como esse. Sou Professora e eu não poderia votar no PSDB. Infelizmente, o Brasil é um país muito preconceituoso e, até então, eu conhecia o preconceito racial, socia, sexual e religioso, mas descobri que existe um outro que é o preconceito político. Parte da população não sabe o que é democracia e insiste em querer mandar na opinião dos outros. Não aceitar que a maior parte da população votou e escolheu uma candidata para ser presidenta, é apoiar a ditadura militar. Vaiar a Presidenta na Copa foi um desrespeito . Tenho um grupo de teatro há 36 anos. Faço um trabalho voluntário com alunos e ex alunos de uma escola pública de São Paulo e você, Chico, sempre foi minha fonte inspiradora, através de suas músicas maravilhosas, Seja qual for a peça, você está sempre presente. Sabe por quê? Porque você é o gênio da música popular brasileira. O Brasil precisa de você, nós precisamos de você. Beijos. Ver site grupo de teatro Antídoto. ê

  24. Gilberto Postado em 31/Oct/2014 às 14:50

    Grande Chico, só tenho que aplaudi-lo e sorrir. E o resto: Bom, o resto, são apenas lixo, que não respeitam a opinião dos outros e nada mais.

  25. Cláudia Luz Postado em 31/Oct/2014 às 15:36

    Mais fã ainda deste artista e humano genial

  26. Mary Postado em 31/Oct/2014 às 17:32

    um pré-histórico que tá aí sendo lembrado e ouvido por diversas gerações, enquanto muitos "ninguéns" o insultam. É isso aí Chico: continue dando belas gargalhadas de todo esse ódio irracional!!!

  27. Claucio Postado em 01/Nov/2014 às 12:57

    Se John Lennon foi e se sempre será o "cara" internacional, Chico é o cara nacional...prá raiva e ódio...muita dose de alto astral...

  28. juliana Postado em 01/Nov/2014 às 14:07

    Ameeeiii!!! Quero gargalhar como vc nos tantos ataques pessoais q ando recebendo por ter votado na Dilma.

  29. Aristóteles Postado em 01/Nov/2014 às 15:24

    "Não vale a pena ter raiva de quem tem raiva!. Esta frase do Chico Buarque traduz tudo o que sinto com relação a gente que tem ódio na mente e no coração.

  30. hilda Postado em 01/Nov/2014 às 19:48

    Parabéns Chico gente como você que o Brasil precisa para crescer com dignidade ;firme aos seus ideais .

  31. Nelson Postado em 04/Nov/2014 às 10:55

    Que privilégio ter, no povo brasileiro, cabeças e posturas como o Chico Buarque. Obrigado!