Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 31/Oct/2014 às 17:08
41
Comentários

O PSDB se tornou um partido golpista?

Inconformados com o resultado das urnas, PSDB entra com pedido junto ao Tribunal Superior Eleitoral de “auditoria especial” do resultado das eleições

aécio dilma terceiro turno urnas
Campanha de Aécio pede auditoria no sistema de apuração de votos. Início do 3º turno? (Imagem: Pragmatismo Político)

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) protocolou no final da tarde desta quinta-feira (30), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma petição com requerimento de auditoria no sistema de apuração de votos das eleições deste ano. Coordenador jurídico da campanha de Aécio, Sampaio alega que a iniciativa se justifica devido à quantidade de dúvidas que teriam sido suscitadas, “sobretudo nas redes sociais”, quanto à lisura do processo eleitoral.

Assinada também pelo delegado nacional do PSDB, João Almeida dos Santos, a petição é iniciada com a lembrança de que, na última terça-feira (28), o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, proclamou oficialmente o resultado provisória das eleições, diante da inexistência de pedidos de impugnação e de ocorrência de inelegibilidade. Dizendo reconhecer que o tribunal exerceu sua função no sentido de garantir “o desejo real do povo brasileiro”, a petição faz a ressalva de que “há muito” a questão da segurança da urna eletrônica é posta em dúvida.

Golpe

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, classificou a atitude do PSDB de pedir uma auditoria especial da apuração dos votos da eleição presidencial junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como algo “lamentável, coisa de golpista e mau perdedor”. “É uma coisa ridícula, não há qualquer questionamento sobre qualquer coisa relativa ao segundo turno da eleição”, completou o petista. O PSDB protocolou o pedido de auditoria especial nesta quinta-feira (30).

Humberto disse que o PSDB tenta forçar um “terceiro turno” após perder as eleições por cerca de 3 milhões de votos. “Seja criando dificuldades para a presidente, seja patrocinando essas coisas de impeachment”, disparou. O parlamentar também qualificou o pedido como sendo “uma atitude criminosa”, que se assemelha a uma “tentativa de golpe”.

Como exemplo do que seria esta tentativa de golpe, Humberto destacou a revista Veja que chegou às bancas dois dias antes da eleição, com a denúncia de que tanto a presidente Dilma Rousseff como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento do esquema de desvios de recursos em contratos firmados pela Petrobras junto a empreiteiras e prestadoras de serviços.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Salomon Postado em 31/Oct/2014 às 17:21

    Isso é coisa da fadinha da floresta.

  2. Natália MS Postado em 31/Oct/2014 às 17:22

    Quanto chorume desse PSDB.....Bem coisa de playboy mesmo, que não sabe ouvir não e tenta a qualquer custo desqualificar os fatos...afff

  3. Tasu Postado em 31/Oct/2014 às 17:32

    É tomar cuidado com este povo!!! Botar logo na cadeia. Desde a época da UDN eles tinham costume de ganhar no grito. Botar bomba nas casas dos adversários. São muitos os casos na minha terra natal.

  4. poliana Postado em 31/Oct/2014 às 17:35

    típico de coxinhas mimadinhos q n sabem perder! vão tentar de tudo pra retomar o poder! coitados! eles perderam a chance de ouro em 2014, aí já sabendo quem voltará em 2018, estão desesperados e até em impeachment já falaram. engraçado q desde 2002 nunca se comportaram dessa forma vergonhosa. aceitaram as derrotas e ponto! mas como em 2014 eles já estavam considerados vitoriosos, qdo viram q todo o esforço foi por água abaixo e estavam derrotados, partiram pra essas babaquices! aceitem a derrota e pronto queridos coxinhas! agora só em 2026! acordem pra vida. VCS PERDERAM!! É PT POR MAIS 4 ANOS NO PODER! ACEITEM LOGO Q DÓI MENOS E PAREM DE MIMIMIMIMI. estamos num estado democrático de direito, em q a vontade da MAIORIA deve prevalecer sobre a vontadeda MINORIA. viva a democracia!!! aceitem logo q perderam e ponto final! palhaçada viu! o serra pelo menos saiu dessa de cabeça erguida...mas o aécio é um playboyzinho mimadinho mesmo viu! ridículo!

  5. Carolina Postado em 31/Oct/2014 às 17:38

    PSDB perdeu!!!! Fim. E graças a Deus perdeu, por que o esperar de gente que não sabe perder e faz um alarde por perder. Perdeu Aécio, agora manda a empresa arrumar a sua cama pra ti se recolher.

  6. Denisbaldo Postado em 31/Oct/2014 às 17:53

    A UNICA COISA QUE SE ESPERA DE UM HUMILHADO EH MAIS HUMILHACAO.

  7. Pedro Postado em 31/Oct/2014 às 17:55

    Golpe? Centenas de urnas dando problema, mal funcionamento, séries de laudos técnicos apontando vários erros grosseiros e o TSE caga e anda pra tudo isso. Sem falar que em Santa Catarina houve um caso de urna quebrada que deixou de contabilizar 287 votos, que foram anulados e o candidato Dóia Guglielmi (PSDB) perdeu no primeiro turno, votos estes que poderiam tê-lo dado a vitória. Não entendo como poderia se tratar de golpismo quando, sabendo-se dos problemas que ocorrem com as urnas e cada vez mais frequentes, um candidato de oposição solicitasse uma nova apuração, levando em conta que é um direito garantido. Todos sabem que as urnas não são passíveis de auditoria, não há uma segunda forma de computar os votos, apenas o comprovante que a urna fornece ao final. Não há testemunho. Qualquer tipo de irregularidade passaria desapercebida e isso faz mal não somente para partido A ou B, mas sim para o povo brasileiro.

    • Pedro Postado em 31/Oct/2014 às 17:57

      Provavelmente o PSDB não quer impugnar as eleições, mas quer colocar em xeque a confiabilidade e segurança das urnas eletrônicas.

      • caren Postado em 31/Oct/2014 às 23:32

        qualquer forma de meio de se votar ,pode se fraudar,,,mas q Golpismo sujo!!! não sabe perder, nãooo entra no jogo!!!,,,quando fhc ganhou 2 vezes, também foi fraude??os 20 anos do psdb em SP é fraude???

      • Donizeti Postado em 01/Nov/2014 às 00:22

        Isso, Pedro, e denegrir a imagem do Brasil lá fora com argumentos pífios do tipo " se os Estados Unidos não adotaram urna eletrônica é porque não é confiável". Complexo de vira-latas.

    • Denisbaldo Postado em 31/Oct/2014 às 18:22

      ACORDA COXINHA, ISSO EH PURO DESESPERO. PSBOSTA, PARTIDO SEM APOIO POPULAR.

      • Denisbaldo Postado em 31/Oct/2014 às 18:26

        E outra, centenas de urnas!!!! Hahahaahaa! Cada urna processa 300 votos e voces perderam por uma diferenca de 3 milhoes de votos!!! SABE FAZER CONTA COXINHA??? Vai defender o Fernandinho Beira Mar que voce tem mais chances de ganhar a causa. COXINHAS, VOCES SAO PATETICOS MAS NOS FAZEM RIR MUITO! Hahahahahahaha!

    • Ana Paula Postado em 31/Oct/2014 às 19:33

      Quanto mais vocês choram, mais me divirto!!!! kkkk! Ah, antes que eu me esqueça: a palavra DESAPERCEBIDA não existe. O correto seria DESPERCEBIDA.

    • Chico Lobo Postado em 31/Oct/2014 às 20:12

      sim, o mesmo percentual de urnas com defeito das últimas eleições... Pior que isso são os incompetentes ficais Tucanos que em tempo habil não pediram impugnação da urna com os juizes eleitorais de suas circunscrições. Agora reclamam. Para pedir recontagem, a justiça eleitoral vai pedir a assinatura dos fiscais das urnas suspeitas... se não tiver, by by... Como já era de se eserar dos tucanos, apenas ganham para trabalhar, mas nao trabalham

    • Marcos Postado em 31/Oct/2014 às 20:39

      Pedro, você deve ser eleitor robô da Veja. Onde VC viu que tem vários erros técnicos grosseiros? No Facebook? Essa é a fonte? PelamordeDeus! Um exemplo de como você foi enganado mais uma vez pela farsa: http://www.e-farsas.com/fraude-em-urna-eletronica-da-400-votos-para-dilma.html

    • Ricardo Postado em 31/Oct/2014 às 22:25

      Cara, eu conheço vários servidores (nota: entraram por CONCURSO PÚBLICO, e não por indicação política), e todos eles atestam a lisura da contagem; há uma série de controles, não é "assim" para fraudar (aliás, e os analistas estrangeiros?! Se foi fraude, por que não falaram nada?! O PT controla os organismos internacionais também?!). Se o sistema não é confiável, porque o PT e seu aliados não venceram em diversos estados (como em SP e RS?!); e por que todo mundo apontou que esse é o Legislativo MAIS CONSERVADOR desde 1988?! Num regime presidencialista, é uma maneira estranha de burlar o pleito... Mas tudo bem, cada um acredita no que quiser. Eu prefiro acreditar nos Analistas de Informática do TRE que conheço, que são muito melhor qualificados para comentar sobre as merdas que andam escrevendo na net. Abraço.

      • Joao Postado em 01/Nov/2014 às 18:49

        A urna não foi rejeitada só nos eua, mas em outros 50 países.o bom desse movimento todo é que pelo menos estão jogando luz sobre o problema. Há anos especialistas já levantam inúmeras falhas nas urnas e ninguém noticia, uma recontagem em uma urna que não imprime um comprovante é o mesmo q nada, obvio que será o mesmo resultado, afinal é um software que será executado novamente com os mesmos parâmetros, se der algo diferente aí que vai ficar estranho.. A resposta do tse é semelhante a de grandes empresas quando um hacker aponta falhas, a empresa ao invés de corrigir manda prender o hacker.. lamentável para o processo democrático..

    • Ricardo Postado em 31/Oct/2014 às 22:28

      Eu não sei qual a tua idade, mas tu imagina que no tempo do voto de papel era mais confiável?! Que garantia vc tinha que o voto EM BRANCO que vc colocava naquela urna de lona permaneceria EM BRANCO até o final?!

    • caren Postado em 31/Oct/2014 às 23:37

      é 3 milhões de 500 mil votos com problemas,,,ah,vá....., aceitem, q dói menos,........deve ter muitos problemas de unas em SP !!!.., em todas as eleições ,se tem algum problema de urna, como se tinha nos papeis, no tempo do papel ... pt ganhou, contra tudo , vejas e imprensa sujas.......as urnas só corroboram a vontade da maioria !!!!......

  8. Olga Postado em 31/Oct/2014 às 18:00

    Imagina, eles tem duvidas de uma instituição publica como o TSE, eles tem é inconformismo com o resultado, e antes NÀO foi assim porque o Brasil estava em ruínas, agora que o pais esta em franca melhoria e os porcentuais melhoraram, e sabem que tem respaldo de bi...agora eles o que querem é por mãos na massa!!! Adoram o poder e o dinheiro !!! O resto é resto mesmo.

  9. José Carlos Postado em 31/Oct/2014 às 18:04

    Esse caso (fortuito) da urna defeituosa em SC vai ser revisto, segundo o próprio STE. Aconteceu com uma ÚNICA urna. A propósito, nesta pendenga estão envolvidos dois candidatos a deputado do... Psdb! Eu não sou contra auditar urna que não funcionou, mas todo o processo acho chororô de quem perdeu. E os fiscais do partido, por que não reclamaram antes?

  10. Questionador Postado em 31/Oct/2014 às 18:14

    Engraçado, no primeiro turno o candidato do PSDB, que nem vou citar o nome pra não dar ibope, estava bem atrás e de forma surpreendente chegou ao segundo turno. Não ouvi ninguém questionando a credibilidade das urnas??? Muito curioso isso! Quando ganha funciona, quando perde não presta... Rs Não é mais o partido dos tucanos e sim do Mimimi.....

  11. Luís Fernando Postado em 31/Oct/2014 às 18:20

    COXINHAS: o contra-ataque. PERDEU PLAYBOY!!!

  12. KARINA BB Postado em 31/Oct/2014 às 19:00

    Ele nao se conforma com o pe na bunda que levou em MG,genteee parece criança mimada,,todas as farsas ja foram desmascaradas,inclusive a dos 400 votos que era um recibo de loterica,,HOAX ,acho que deveriam incluir as eleicoes em SP,por mais que aquela gente fosse conservadora,Alkimim nao conseguiria se reeleger no prim turno,muito menos com uma margem tao alta,tendo um candidato como o SKAF,,,,,Isso é tudo jogo de cena pra desestabilizar o governo,na vdde eles nao kerem contagem nenhuma,so idiotas nao percebem isso,,tenho certeza que se a midia fosse imparcial e mostrasse os pidres tambem do psdb,o Aereo nao teria mais que 30% dos votos

    • Ricardo Postado em 31/Oct/2014 às 22:30

      Recibo de Lotérica! HUAHUAHUAHUAHUAHUA! Cara, a eleição já passou há uma semana e esse pessoal ainda me diverte! The zuera never ends!!! Os tucaninhos nunca podem morrer! Quem mais poderia me fazer rir tanto?!

    • Ricardo Postado em 31/Oct/2014 às 22:31

      Recontagem?! Vão perder de novo. Bah, pessoal parece que gosta de sofrer... Parece aquele torcedor que gosta de ver o replay do gol que desclassificou seu time...

    • Mônica Souza Postado em 01/Nov/2014 às 00:46

      A mídia não mostra a denúncia do policial civil, nem o avião de cocaína. Aecioporto é um cheirador meu namorado tem uma amiga que é enfermeira em Minas que presenciou várias vezes Aecioporto drogado com cocaína e traque, nessa ocasião os funcionários do hospital era obrigados a assinar terno de sigilo, mas a globo não fala isso.

  13. Daniel .s do Nascimen Postado em 31/Oct/2014 às 20:48

    No 1 turno quando Aécio passou Marina valeu é coisa de golpista , coisa normal , do PSDB .

  14. Ana Lucia Postado em 31/Oct/2014 às 21:13

    É um absurdo. Todos sabem que não houve nada de errado. Inclusive eles. O que estes bocós estão querendo, de fato, eu não sei.Fizeram o que fizeram e quem pensava diferente venceu tudo.Se alguém tivesse que fraudar alguma coisa, seriam eles, que tem proteção da mídia e da justiça . Uma auditoria, só viria a confirmar o resultado.Confirmado o resultado, eles farão o quê?Os resultados estão disponíveis na internet, caso houvesse irregularidades, existem os fiscais dos partidos e as atas( qualquer anormalidade estaria ali) , que os mesmos assinam ao final da votação de cada seção e inclusive levam cópias. Agora pensar que eles estão fazendo papel de burros, que não aceitam a derrota... Não. Seria tomá-los por imbecis além da conta . Uma tentativa de continuar delimitando campos entre PT e PSDB? Talvez. Aguardemos atentos, boa coisa é que não é!!!!! E se não for, faremos com que seja mais um tiro no pé!!!!

  15. Rodrigo Postado em 01/Nov/2014 às 00:02

    Acho que dava para fazer de novo o segundo turno, desta vez calando a boca da Veja com suas calúnias e a Globo com suas mensagens subliminares de apoio (certamente a mídia faturaria muito com um governo PSDB, por isto tanto empenho). Assim a Dilma ganharia com uma margem maior ainda.

  16. Paula Postado em 01/Nov/2014 às 01:19

    Trabalho nas eleições a alguns anos e afirmo que o processo é sério. Há treinamentos e sempre somos informados sobre a importância de um processo eleitoral. Seria muito difícil acontecer erros em uma proporção dessa sem que os ficais de prédios e outros trabalhadores (mesários, fiscais, presidentes de mesa) que por sinal tb tem suas preferencias políticas não tomassem providências. A imprensa tb ajuda muito a sujar o nome do nosso país incentivando e alardeando notícias desse tipo. Mais digno seria saber perder.

  17. Aristóteles Postado em 01/Nov/2014 às 10:18

    Senhores Tucanos: parem de encher o saco e, vamos trabalhar! Terminada a campanha, a vida continua para todos nós trabalhadores; por que para vocês que não estão acostumados com a labuta a coisa é diferente? Em 2018 vai ter mais couro no lombo mas, até lá... Como diz aquela música do Chico Buarque: "Vá trabalhar, vagabundo!".

  18. stella Postado em 01/Nov/2014 às 11:06

    Coisa feia não saber perder.

  19. Állison Batista Postado em 01/Nov/2014 às 14:25

    De fato, a pergunta posta no título da matéria traz fortes indícios de uma afirmação... Eu gostaria muito era de ver o PSDB cassado no país, por conta de suas inúmeras sujeiras, em especial a mais recente do Ronaldo Caiado, que foi - infelizmente - eleito senador por Goiás... Ele e o Mendonça Filho fizeram questão de derrubar o Programa Nacional de Participação Social, que abriria o maior passo para a moralização dos Poderes... Pobres goianos... o pessoal pró-crescimento e pró-desenvolvimento foi vencido novamente pela bancada ruralista e pela bancada dos sem educação - esta propagada pelo governo Marconi Perillo... desde 12 anos atrás! E o pior, outros estados com condições melhores caíram nas garras desta corja que não é investigável. Por que não cassar todos eles?

  20. L. Souza Postado em 02/Nov/2014 às 08:59

    Mas depois a gente faz um ato também... E assim por diante, até 2018 ou até nunca mais. Depende.

  21. Pedrao Postado em 02/Nov/2014 às 10:57

    Golpista e se duvidar, com ajuda da embaixada americana no Brasil. Quando um fenômeno se repete em vários paises sul americanos ao mesmo tempo, no caso, ataque midiático, rebeldes nas ruas, pode saber que as maos sujas do Tio Sam estao por detrás, assim como na OperaÇão Condor.

  22. Cícero Postado em 02/Nov/2014 às 18:02

    Primeiro o Aécio dá aquela entrevista, posando de bom moço, reconhecendo a derrota e pregando a união do país. Depois o PSDB pede esta auditoria insinuando manipulação do resultado. São um bando de canalhas que não têm compromisso com a democracia e com o país. Estão mais uma vez apostando no caos.

  23. Pereira Postado em 03/Nov/2014 às 10:32

    O lula perguntou onde o Aécio estava quando Dilma lutava em guerrilhas comunistas. A resposta era que talvez assistindo desenhos animandos uma vez que Aécio tinha 10 anos de idade. Acharama pen drive de urna até em lata de lixo por aí. Tofoli que nunca foi nada na vida, a não ser um advogadozinho de porta de cadeia do PT, se tranca na sala com técnicos de sua confiança, atrasa a apuração e ainda ficam brabinhos quando alguém desconfia de vigarice. Nunca houve atraso na divulgação da apuração por causa de fuso horário. ELEIÇÃO FRAUDADA !!!! AUDITORIA INDEPENDENTE JÁ !!!!

    • poliana Postado em 03/Nov/2014 às 14:44

      eita pereira...vc tá ficando tão paranóico, louco e revoltado, como o lobão, o reinaldo azevedo, o olavo de carvalho, o constantino e cia...cuidado com sua sanidade viu...se cuida meu filho!

  24. Norton Assunção Postado em 04/Nov/2014 às 10:49

    Independente de quem ganhou a verdade é que as urnas eletrônicas não inspiram a confiança do eleitor, acho que o PT estaria fazendo a mesma queixa e o Aecio tivesse sido eleito, por isso sou a favor desta auditoria acho que ela deveria se tornar uma regra, Todas as Eleições cada partido deveria nomear um profissional técnico capaz atestar a lisura do sistema, não vejo nenhum problema, como cidadão e eleitor me sentiria melhor...

  25. rosane Postado em 04/Nov/2014 às 17:43

    Seria, se tivesse algum argumento que corroborasse esse pedido, se não, é só despeito mesmo.