André Falcão
Colunista
Compartilhar
Eleições 2014 29/Oct/2014 às 11:00
49
Comentários

O ódio perdeu, o povo venceu

dilma odio perdeu povo venceu

André Falcão*

Acabou. Mas não há como sair-se dessa contenda eleitoral o mesmo de quando se entrou. O amadurecimento é inevitável. Dizem que o país agora está dividido. Bobagem. O Brasil sempre o foi. A diferença é que agora a divisão está escancarada. Essa exposição de hoje deve-se em grande parte às redes sociais, ou à internet, mesma. Diz-se na rede ― não confundir com a natimorta Rede, da patética Marina Silva, ― o que pessoalmente não se diria com tanta facilidade.

Nesse sentido, uma das melhores ferramentas das redes sociais é o que lhe permite bloquear aquele(a) que não sabe respeitar o outro e à sua opinião; que é grosseiro(a), ou inconveniente, ou deselegante, ou não tem espírito democrático, ou simplesmente lhe falta educação, ou tudo junto. A importância dessa ferramenta permite-lhe não apenas livrar-se do(a) chato(a), como preservar aquela amizade ou trato pessoal que julgue valer ser mantida. Foi e é muito usada por mim, o que me priva de mais dissabores, e a ele(a), do incômodo que lhe pareciam causar minhas postagens. Faz-se até um bem, como se vê.

Leia aqui todos os textos de André Falcão

A vitória de Dilma, além de representar não apenas a melhor, era também a única alternativa que tínhamos para o país continuar avançando na superação de suas diversas carências seculares, e alcançou um trunfo só aparentemente à margem dessa conquista: representou, também, a vitória contra o ódio, a intolerância, a falta de espírito democrático, de respeito ao outro e à sua opinião; desnudou, expondo da epiderme às vísceras, uma parcela da sociedade brasileira que é predatória, hipócrita, racista, xenofóbica, cruel, mesquinha, pretensiosa, arrogante, mal-educada, intolerante, preconceituosa e ignorante (em ambos os sentidos), não raro, outrossim, também patética, ridícula, vexaminosa.

Um extrato da sociedade que consegue (incrível!) cometer o surpreendente equívoco de imaginar que o pobre nordestino não sabe escolher o melhor para si! Isto foi dito, em português claro, pelo sociólogo e ex-presidente FHC, por alguns jornalistas de TV e revistas, e é repetido pelos abestados (no dizer do ex-palhaço, cantor e deputado federal por São Paulo, Tiririca) que lhes seguem. Sequer se dão ao trabalho de apurar que Dilma teve quase tantos votos no Sudeste quanto no Nordeste. Eu falei como eles são. E se eu sempre tive orgulho de ser nordestino, dá pra imaginar como me sinto depois da surra que demos no ódio?

Ah! Parabéns, povo de Maceió! Parabéns, periferia! Você também venceu!

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 29/Oct/2014 às 11:06

    Queria deixar minha solidariedade ao povo do nordeste. Esse povo tão sofrido, tão oprimido por esse governo do PT que nada faz a não ser usá-lo como massa de manobra e curral eleitoreiro. O governo opressor do PT prefere manter sob controle usando o instrumento do medo(a pior das ditaduras), dando à essa parcela da população uma esmola irrisória(bolsa família) ao invés de levar desenvolvimento e investimentos capitalistas para a região do sertão. Ao invés de dizer que o povo nordestino tem condições intelectuais, físicas e sociais de produzir e de se desenvolver, obriga esse povo a receber quase nada. Fica minha total solidariedade aos nordestinos

    • Juliana Postado em 29/Oct/2014 às 12:21

      Sou baiana, soteropolitana, formada, pós-graduada, nasci, me criei e vivo aqui, tenho excelente condição econômica e social, trabalho numa grande empresa, pago meus impostos e votei DILMA. Tudo o que menos precisamos como nordestinos é esta atitude condescendente, retrógrada, que enxerga nordestinos como miseráveis castigados pela seca (alô, São Paulo! Talk about karma) e esquecidos do Brasil como de fato acontecia na época dos governos de direita, há anos atrás. Essa atitude preconceituosa, ignorante e que nada acrescenta, a atitude de quem vê o seu PRÓPRIO POVO, de seu próprio país, com inferioridade e distância. Socorro! Votei Dilma e considero que a maioria dos eleitores de Aécio são cães raivosos que só fazem repetir as falácias que ouvem, terroristas e ignorantes políticos. É tão fácil enxergar! Você considera que quem votou em Dilma é inocente e estúpido? Pois considero o mesmo de quem votou em Aécio.

      • KARINA BB Postado em 29/Oct/2014 às 12:33

        PARABENS JULIANA,O PEREIRETE PRECISAVA OUVIR ISSO, S2 pelo seu coment,,muito sensata

      • Felipe Peters Berchielli Postado em 29/Oct/2014 às 13:01

        Que murro no queixo do Pereira UHAEHUAEHUAEAEUAEHUAE

      • Thiago Teixeira Postado em 29/Oct/2014 às 13:21

        Esquece essa gente ignorante Juliana, nem dê corda!

      • poliana Postado em 29/Oct/2014 às 14:21

        o pereira voltou!!!!!???? achei q tinha se enforcado com a reeleição de dilma! o bichinho já tava cantando vitória assim q começou o 2º turno! coitado!kkkkkk...e ainda teve coragem de votar aki. juli minha conterrânea, n dê ouvidos ao pereira...preferi nem responder a esse comentário estúpido dele...deixa espumar pela boca, ele e a tucanalha ainda n aceitou a derrota! kkkkkkkkkk

      • Eduardo Postado em 29/Oct/2014 às 17:47

        Sou paulista e, a exemplo daquele imbecil do Diogo Mainardi, prefiro ser chamado de brasileiro antes de paulista, povo que reelegeu o PSDB de maneira avassaladora por mais 4 anos, caindo de cabeça numa crise hídrica que, ao que tudo indica, é incontrolável ao passo que em outro paralelo vão se enraizando novas rodovias e mais pedágios para delírio da arrecadação de empreiteiras que outrora ganharam o leilão promovido pelo titio Covas e Alckmin. Ah sim, Juilana. Meus parabéns pelo comentário e minhas desculpas em nome dos paulistas conscientes em virtude do terrorismo praticado aos nordestinos em função do resultado eleitoral. Se um dia o Nordeste virar um país independente, como esses idiotas manipulados querem, faço questão de ser nordestino. Um abraço e mais uma vez parabéns pelo post.

      • Thiago Lopes Postado em 29/Oct/2014 às 21:39

        Ih, Pereira, poeria te ido dormir sem essa hein hahahahaha Como se dizia antigamente na escola: depois dessa eu cuspiria no chão e sairia nadando

    • Salomon Postado em 29/Oct/2014 às 12:53

      Pereira, sua inteligência tem limites, mas sua burrice, não. Você é o que a ciência chama de débil mental fronteiriço. Vá se tratar.

      • eu daqui Postado em 29/Oct/2014 às 14:08

        E é por causa dessa desnecessaria intolerancia insultuosa com a divergencia que, quando a direita voltar, teremos a ferocidade de um Medici de novo.

    • clark Postado em 29/Oct/2014 às 13:16

      Sua solidariedade aqui não serve. Você mal sabe o que é ser nordestino, mal sabe o que é bolsa família e muito menos sabe o que é democracia. Leve sua solidariedade aos moradores do sudeste e sul ora bolas.. lá votaram em massa na Dilma também... Brasil inteiro escolheu..aceite!

  2. Pereira Postado em 29/Oct/2014 às 11:11

    A campanha do amor venceu: O amor a Marina silva com 12 minutos contra 2 no He, um verdadeiro massacre contra a reputação da mesma. O amor a Aécio neves, acusado de usuário de drogas(as mesmas drogas que a esquerda quer liberar). O amor ao governo se são paulo, que foi o culpado por alterações climáticas e a consequente falta d'agua. O amor a imprensa, tentando de todas as formas calar jornalistas de oposições com listinhas do bem(negras). O amor a petrobrás, afinal estavam apenas desviando recursos para a causa socilaista que é a melhor do mundo. E por aí vai..... É O AMOR !!!!

    • Luiz Souza Postado em 30/Oct/2014 às 04:42

      Alterações climáticas? Só há três países no mundo que não podem dar essa desculpa pífia. Um deles é o Brasil. Rapidinho os bananas acharam água e inventaram uma adutora, né? O PSDB é aquele que não come por ter medo de machucar o escapamento no momento de obrar. Não realizam, comemoram pagamento de dívida. Pensam muito pequeno num país gigante. Medrosos, mentirosos, corruptos e deletérios, a começar pelo finado Covas.

  3. Victor Hugo Postado em 29/Oct/2014 às 11:22

    "(...) representou, também, a vitória contra o ódio, a intolerância, a falta de espírito democrático, de respeito ao outro e à sua opinião; desnudou, expondo da epiderme às vísceras, uma parcela da sociedade brasileira que é predatória, hipócrita, racista, xenofóbica, cruel, mesquinha, pretensiosa, arrogante, mal-educada, intolerante, preconceituosa e ignorante (em ambos os sentidos), não raro, outrossim, também patética, ridícula, vexaminosa." Deve estar falando de si. Ridículo essa polarização. Estão rachando o país, querem uma guerra civil.

  4. Pereira Postado em 29/Oct/2014 às 11:23

    Voltando ao valente povo nordestino. Nós do sul, fizemos nossa parte, renegamos a tirania do PT. Nós, em nossa maioria, soubemos que vocês são oprimidos e enganados por essa gente que está no governo. Gostaríamos que nossos irmãos nordestinos tivessem muito mais que uns reais por mês, gostaríamos de ver sua região altamente desenvolvida. Com universidades, indústrias, agronegócio e empresas. Gostaríamos que se fizessem como por exemplo em las vegas, onde de um deserto se fez uma região altamente produtiva. Em fim, nós do sul continuaremos a luta. Um dia acho que a direita(a verdadeira) libertará vocês. É um sonho, mas um sonho bem possível.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 29/Oct/2014 às 13:04

      Parece que o Sul e Sudeste não fizeram um bom trabalho... Dilma conseguiu 20% dos votos absolutos no Nordeste e 25% no Sul + Sudeste.

    • alan Postado em 29/Oct/2014 às 13:13

      De acordo com dados fornecidos pelo TSE, a vitória do PT foi garantida por eleitores do Sul e Sudeste, com 26,6 milhões dos votos totais obtidos por Dilma — mais de 2 milhões a mais do que os obtidos no Norte e Nordeste (24,5 milhões de votos). então alienado não fala besteira, o povo do sul não tem moral e dignidade para fala nada que o diga Tiririca um otimo... Brasileiro,“Preconceitos são como ervas daninhas que crescem entre as pedras: é mais difícil erradicá-los quando a mente não foi fertilizada pela educação.” Charlotte Brontë, escritora inglesa .

      • poliana Postado em 29/Oct/2014 às 14:28

        n adianta falar alan! eles simplesmente n aceitam esse fato! pra essa corja, dilma só foi reeleita por causa da região nordeste!!! eles insistem em ignorar o fato de q MINAS GERAIS E RIO DE JANEIRO foram FUNDAMENTAIS para a vitória de dilma. 2 dos 3 maiores colégios eleitorais do país ajudaram a reeleger a nossa presidente. dois grandes estados da região SUDESTE...se a maioria nos rio e em mg, dilma jamais seria reeleita. sem contar os milhões de votos q o pt teve, mesmo ficando atrás de aécio, nas regiões sul e sudeste. só em sp foram mais de 8 milhões de votos. mas a cegueira e memória seletiva dessa corja insiste em direcionar seu ódio ao povo nordestino. coitados! digno de pena esse tucanato brasiliero!

    • poliana Postado em 29/Oct/2014 às 14:23

      "irmãos nordestinos"!!!!!???? kkkkkkkkkkk!!! pereira, menos viu...bem menos! falsidade e hipocrisia são facilmente detectáveis no meioi virtual! menos..n precisamos de um irmão como vc e parte de sua corja sulista e sudestina não! estamos muito bem, obrigada! bem menos viu querido!

    • Luiz Souza Postado em 30/Oct/2014 às 04:49

      Seus oligarcas tiveram 502 anos para desenvolver a região. Você falando de nós, nordestinos, é como o tal Pondé falando de mulher: percebe-se a falta de expertise.

  5. Carol Ferraz Postado em 29/Oct/2014 às 11:32

    Aecim perdeu porque foi arrogante, fomentou o ódio, não conseguiu dialogar com a população, se dizia o "mudancista", mas só apresentava como "proposta" a continuidade das coisas. Perdeu porque foi intolerante, preconceituoso. Perdeu porque não tinha argumentos. Os votos do Nordeste não dariam, sozinhos, a vitória à Dilma. Não se esqueça de que fez toda diferença ele ter perdido No Rio e em Minas ( 2 e 3 maiores colégios eleitorais). Faça uma reflexão e, se preciso, leia a entrevista da Cult e a da Folha que apontam exatamente esses erros. Ou Folha de São Paulo e Cult são oposições com listinhas pra você? Se vocês quiserem ganhar a próxima eleição, é necessário rever, além das políticas podres do PSDB, o discurso ultrapassado e preconceituoso.

  6. Danila Postado em 29/Oct/2014 às 11:37

    Que título podre!!! O próprio governo fazendo um esforço danado para acabar com esse negócio de "Brasil dividido"... e vcs ainda estão nessa de amor x ódio, bom x ruim... e blá blá blá.

  7. Pereira Postado em 29/Oct/2014 às 11:38

    Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Matheus 11:28. A luta contra a opressão dos nordestinos pela tirania do PT continua.

    • poliana Postado em 29/Oct/2014 às 14:30

      apela pra bíblia agora vai fracassado.

  8. Felipe Postado em 29/Oct/2014 às 11:43

    Acho que o autor da matéria se enganou no título. O ódio venceu e de lavada, infelizmente. Essa é uma antiga manobra política para vencer eleições: dividir para ganhar. Colocar um povo contra o outro e fazer o ódio ganhar a eleição no nome da incompetência do governo em fazê-la de forma limpa. O autor se equivocou também na segunda parte do título: o povo perdeu, sempre perdeu e continua perdendo, independente de quem é o governador. O povo ainda sofre, é oprimido, há falta de saúde, de emprego, porém violência de sobra. Te pergunto, meu amigo... Quem ganhou, além dos políticos?

  9. Thiago Teixeira Postado em 29/Oct/2014 às 13:20

    Dilma, pegue o mapa político de votações no Brasil e invista proporcionalmente nos estados que votaram na senhora. Sul, Centro-oeste, coxinhas (pleonasmo de paulista) e capixabas que se danem.

    • eu daqui Postado em 29/Oct/2014 às 14:10

      Quando a direita voltar, se é que alguém tem dúvidas de que ao tucano de rapina vai voltar bem logo e com ferocidade proporcional aos antecessores, vc vai dar a mesma sugestão?

      • Celio Bernstein Postado em 29/Oct/2014 às 15:49

        Os políticos da direita sempre deram prioridade ao eixo Centro-Oeste, Sudeste e Sul em seus (des)governos. O Norte e Nordeste foram (e ainda são) vistos pelos conservadores como mão-de-obra barata.

  10. Pereira Postado em 29/Oct/2014 às 14:15

    "Você considera que quem votou em Dilma é inocente e estúpido? " Não, pelo menos não os nordestinos. Os nordestinos são pessoas oprimidas com o instrumento do medo. Ou eles tem a esmola que o PT da ou tem nada. Qual investimento capitalista que o PT levou para lá ? Qual indústria, qual empresa, qual universidade ? Imaigna um centro universitário/científico no meio do sertão ? um jovem que nasce por lá não precisaria ir até as grandes cidades para estudar. Nem a máfia do MST quer terras por lá. E por quê? Porque se o desenvolvimento chegar os votos vão embora, e a direita verdadeira volta. Isso dona Dilma e seu Lula não querem nem em seus mais terríveis pesadelos, pois serão desmoralizados por seus pares no foro do são paulo. O bom para essa gente do PT é o socialismo que cria castas de governantes cada vez mais ricos e poderosos, em detrimento do povo que se espreme num coletivo ou em certos lugares até brigam por comida em filas como na Venezuela(aliada do PT). Mais uma vez fica a minha solidariedade, respeito e carinho com o povo nordestino.

    • poliana Postado em 29/Oct/2014 às 14:35

      qta estupidez em suas palavras pereira!!!!! poderia passar a tarde aki enumerando qtas universidades federais o governo do pt trouxe para o nordeste...qtos cursos técnicos e qtas empresas vieram pra cá desde o inicio do governo do pt, há 12 anos...coisa q o psdb jamais fez...mas realmente, n vou perder meu tempo com vc, pq sei q vc está espumando por todos os poros do seu corpo! chupa essa viu moço..é o pt por mais 4 anos no poder...E VC JÁ VIU AS NOTÍCIAS DE HJ, Q DIZEM Q LULA VOLTARÁ EM 2018? preciso lhe falar mais alguma coisa??? então..boa tarde querido!!!

  11. Pereira Postado em 29/Oct/2014 às 14:18

    Se os eleitores de Dilma são estúpidos ? sim, alguns são. Aquela gurizadinha de DCE de universidade que não lê nem gibi do pato donald, e se acha o detentor do futuro brilhante da nação. Aqueles playboizinhos como guilherme boulos que manobra gente que não tem onde morar por causa do governo que ele mesmo apoia. Esses são estúpidos e burros, os idiotas úteis de Lênin.

  12. Pereira Postado em 29/Oct/2014 às 14:34

    Para finalizar dona juliana. Se você acha que está tudo bem com o sertão nordestino, só posso lamentar e dizer que você é inimiga do seu proprio povo. Eu cidadão de direita quero desenvolvimento para sua terra ; você quer bolsa família. Quem pensa mais no coletivo ? Você Juliana, usa seus títulos para dar um ar de superioridade à sua fala; eu não recorro ao meu mestrado para isso. Quem recorre mais a meritocracia ? um sulista branco "preconceituoso, racista, machista" ou uma nordestina que "sofre preconceito" ?

  13. Pereira Postado em 29/Oct/2014 às 14:58

    Poliana, em primeiro lugar essa eleição tem indícios de fraude. Essa urna eletrônica está longe de ser confiável e Aécio vencia até 90 % da apuração. Toffoli se trancou com técnicos de sua escolha para fazer a apuração sem fiscalização alguma. Não acho que a culpa de se reeleger uma criminosa é do nordeste e sim do próprio Aécio que deu ouvidos a marqueteiros analfabetos, que lhe disseram que em MG e RJ iria ser lavada. Não suporto a ignorância desses discuros separatistas e de desrespeito com nordestinos. Dúvido que tuma jr tivesse dito coisas do tal muro, mas se disse estou decepcionado, pois seu livro assassinato de reputações é uma obra magnífica.

    • poliana Postado em 29/Oct/2014 às 16:11

      agora vai apelar pra fraude nas urnas né?! tá bom..continuem com o mimimi...aceite logo q dilma está reeleita. como se o psdb fosse um pobrezinho inocente de saber q houve fraude e n fazer nada. toda eleição é isso..fraude nas urnas e mimimi...pelo amor..e concordo plenamente com vc sobre a incompetência dos marqueteiros do aécio e do psdb...vcs perderam a grande chance de tirar o pt do poder...tinha o apoio de absolutamente TODOS os meios de comunicação, da marina silva, da viúva de eduardo campos, de todos os partidos q concorreram no 1º turno (exceto o psol)...e ainda assim perderam...agora vc vai renovar suas esperanças pra lutar contra LULA EM 2018???? n né? vai continuar apelando pra historinha de fraude nas urnas. e é óbvio q aécio começou ganhando...a apuração das urnas começou no sul do país, onde ele liderou nos 3 estados...depois chegou ao sudeste, onde ele teve o maior colégio eleitoral do seu lado...mas foi qdo dilma começou a encostar por conta dos votos do rj e de mg...e a partir daí começou a apuração no nordeste...então, o q vc achou q aconteceria? cantou vitória antes do tempo pelo simples sorriso do william bonner no estúdio né?!? aceite q o psdb perdeu mais uma vez e teremos o pt no poder por mais 4 anos pereira...e já sabe o q vai acontecer caso o lula realmente volte em 2018 né???

      • poliana Postado em 29/Oct/2014 às 16:14

        ah, e vc tem razão..nossas urnas eletrônicas n são seguras e confiáveis não..bom mesmo é aquele método arcaico de marcar um "x" num papelzinho né?! esse aí é impossível de fraudar...mas nossas urnas eletrônicas q são terríveis.

  14. Jonata Postado em 29/Oct/2014 às 16:02

    Estava pensando o que comentar nisso aqui. Poderia passar horas escrevendo assim como muitos, pois a tanto o que se falar. Mas uma coisa eh certa, ninguém para ouvir. Vivam pobre e morram pobre as migalhas de um governo desonesto e manipulador. Uma pena ter que cruzar hemisférios para o afago de meus pais.

  15. eu daqui Postado em 29/Oct/2014 às 16:23

    Sei não. Se o PT não rever seus radicalismos, o ódio vai continuar crescendo de ambos os lados. E voltará com a direita mais adiante munida de raiva proporcional à raiva que a gerou.

  16. Jefferson Postado em 29/Oct/2014 às 16:24

    Eu sou do Paraná e votei Dilma!!Sabe eu já estou tão "anojado" com tantos comentários aqui e ali de pessoas que votaram no Aécio que já quase desejei que ele tivesse ganhado mesmo para por esse povo no lugar que merecem, NA LAMA, NA RUA E NA MISÉRIA , não consigo entender como tem tanta gente cega e ignorante e principalmente sem memória nesse país , parabens nordestinos , mil vezes parabens vcs livraram esse país de uma uma coisa tão grande e horrivel que nem tenho a palavra a ser usada.E principalmente glória a nosso Deus que teve misericórdia do seu povo!!!

  17. Pereira Postado em 29/Oct/2014 às 16:41

    "tinha o apoio de absolutamente TODOS os meios de comunicação". Hhehehehe mas que absurdo !!!!! A mídia está 80 % aparelhada pela esquerda, com a exceção de 2 ou 3 mídias escritas e mais dúzia de jornalistas. Conte quantos colunistas de esquerda tem na folha por exemplo. Na folha até articulistas sem cérebro como Leonardo sakamoto(que não merece escrever nem em gibi) e Guilherme boulos(o coxinha vermelho) tem coluna. A Record cujo dono Edir macedo, e é o dono também do PRB que é da base aliada (quase venceu no RJ), da afagos insesantes no governo . Jornalistas da Globo não escondiam a satisfação da reeleição da guerrilheria. As bandeiras de esquerda desfilam sem pudores nas novelas globais. Ninguém da grande mídia cobrou fiscalização na apuração duvidosa do Tofoli. Em que mundo você vive ? sobrou a Veja que é uma das únicas mídias escritas que restou.

    • poliana Postado em 29/Oct/2014 às 17:01

      "Jornalistas da Globo não escondiam a satisfação da reeleição da guerrilheria." oiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!????? tá pereira, juro q desisti depois dessa! tudo bem, a globo é petista né?! william bonner tava realmente rindo de felicidade qdo soube q dilma estava reeleita. ok! tudo bem...acho q a militância do pt se equivocou qdo gritou: "o povo n é bobo, abaixo a rede globo", ou qdo mandou o bonner tomar nakele lugar...realmente, vc tem razão..a globo e o william bonner são pro pt!

  18. Pereira Postado em 29/Oct/2014 às 16:51

    Agora que tava fácil tava, isso eu concordo. Aécio não demonstrou a ilegalidade do PT, pois para a lei eleitoral, qualquer partido subordinado a entidades internacionais é ilegítimo. O PT é subordinado às decisões do Foro de são paulo que é uma organização internacional fomentada por narcoguerrilheiros. Dilma já deveria ter sofrido impeachment a muito tempo, pois emprestou dinheiro público do BNDES para Cuba, Venezuela e Angola sem autorização do CN, isso é crime !! Dilma sabia das falcatruas na Petrobrás e até agora nada foi feito, mas ainda tem tempo.

    • Thiago Teixeira Postado em 29/Oct/2014 às 19:14

      COXINHEITOR NA VEIA!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. Pereira Postado em 29/Oct/2014 às 16:58

    em 2018 estará mais fácil ainda, pois esse governo não é o da maioria, pois milhões se abstiveram de votar. O congresso está mais equilibrado do que nunca. O meu medo é que podemos não chegar em 2018 sem PNPS por exemplo e já estarmos na fila da comida como na Venezuela. Podemos estar com censura da mídia e com TV estatal oficial. A oposição pode estar na cadeia com as mais diversas desculpas e leis esdrúxulas. Esse é o meu medo, pois se houvesse democracia séria no Brasil Aécio venceria agora já.

    • poliana Postado em 29/Oct/2014 às 21:05

      2018 vai ser mais fácil ainda sim..até pq vcs psdebistas vão enfrentar um senhorzinho super fraco sem qq apelo frente o eleitorado. meio desconhecido tb...um tal de luiz inácio lula da silva...já ouviu falar? um qq do meio político. vc tem sempre razão pereira. fato q em 2018 será muito mais fácil!

  20. raphael_subversivo Postado em 30/Oct/2014 às 08:04

    São massa de manobra, lobotomizados fieis da mídia e das elites, mesmo que não pertençam a ela, representam essa ideologia conservadora, anti-popular e individualista.

  21. raphael_subversivo Postado em 30/Oct/2014 às 08:08

    Achei engraçado dizerem que o PT é subordinado a forças externas, o que dizer do PSDB e seus filhotes? todos adestrados, submissos e lacaios fieis dos EUA/UE, não poderiam ser mais vassalos de seus senhores gringos, e acham que podem falar de alguém no quesito soberania...soberania do Brasil nunca foi uma questão sequer válida para os conservadores...

  22. ademar Postado em 03/Nov/2014 às 11:11

    É estranho, o texto do André só fala em ódio e diz combater o ódio, a maioria dos comentários aqui também, Lula falou em ódio a campanha toda, e Marilena Chauí nem preciso comentar. Será que é este o País que queremos , qual a sociedade que queremos e estamos construindo???

  23. raphael_subversivo Postado em 05/Nov/2014 às 15:09

    faço deles caricatos propositalmente, mas não de modo irônico. Pra que vou fazer um texto sério e acadêmico aqui com uma galera que nem nas aulas de historia do fundamental foram?!

  24. Denise Marquez Postado em 13/Jan/2015 às 18:43

    O povo não venceu, o povo se ferrou de vez.