Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 08/Oct/2014 às 18:01
15
Comentários

Lula rebate FHC: "hoje nordestino anda de cabeça erguida"

Lula rechaça afirmação de FHC sobre “voto de ignorantes em Dilma” e mensagens de preconceito contra nordestinos nas redes sociais. “Quem faz afirmações deste tipo imagina o Nordeste da década de 90”

fhc voto dilma 2014 preconceito
Eleitor protesta contra declaração de FHC. Ex-presidente afirmou que votos em Dilma são de “desinformados” (divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) redigiu nota oficial, divulgada em sua página do Facebook, para rechaçar o preconceito contra eleitores do Norte e Nordeste do Brasil por terem conferido vitória expressiva a Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno das eleições presidenciais, realizado neste domingo (5). “É lamentável o preconceito que vem à tona depois de um processo democrático tão importante”, escreveu Lula, em menção às postagens preconceituosas em redes sociais que pedem a separação do Nordeste do restante do país e que acusam os cidadãos nordestinos de entregarem seus votos em troca de programas assistenciais, além de associar o voto no PT à preguiça e à falta de educação formal.

VEJA TAMBÉM: Auditora Fiscal é denunciada após propor uma “bomba atômica no Nordeste”

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), padrinho político de Aécio Neves (PSDB), também deu sua contribuição às acusações contra o Norte e o Nordeste: em entrevista a blogueiros conservadores (relembre aqui), o tucano afirmou que o PT está “apoiado em setores da sociedade que são, sobretudo, menos informados. Geralmente é uma coincidência entre os mais pobres e os menos qualificados”.

Confira abaixo a íntegra da resposta de Lula ao preconceito:

É lamentável o preconceito que vem à tona depois de um processo democrático tão importante, como as eleições do último domingo. É um absurdo que o Nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes ou desinformados por seus votos. Primeiro porque isso é fruto de preconceito lastimável, segundo porque mostra um desconhecimento profundo da atual situação do Nordeste brasileiro. Quem faz afirmações deste tipo imagina o Nordeste da década de 90 ou de antes, onde reinavam a fome, o desemprego e a falta de oportunidade. Por isso muitos, como eu, tiveram que abandonar sua terra natal e migrar para outras regiões em busca de melhores condições de vida.

Hoje, o nordestino anda de cabeça erguida porque não é mais tratado pelo governo como cidadão de segunda categoria. Das 18 universidades criadas nos 12 anos de governo, 7 são no Nordeste. A região conta hoje com 62 extensões universitárias. Mais de 16 mil estudantes dessas universidades foram estudar no exterior com o Ciência sem Fronteiras. Dos 20 milhões de empregos criados no país, quase 20% foram no Nordeste. 141 escolas técnicas foram implantadas na região, representando 33% do total no país. A mortalidade infantil, que era um dos principais problemas da região, caiu a menos da metade. Os nordestinos, hoje, não são mais personagens de tristes reportagens sobre as migrações para os grandes centros urbanos. Eles podem viver nas suas terras de origem com dignidade e oportunidade.

Somos todos brasileiros e temos que nos unir para continuar construindo um país mais solidário, mais justo, com mais oportunidades para todos, independente de cor, crença, religião ou região do país em que cada um tenha nascido. As pessoas deveriam ser agradecidas pela diversidade do nosso grande país. Essa é a nossa riqueza.

Lula

RBA

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. KARINA BB Postado em 08/Oct/2014 às 18:24

    O mais abominavel é ver que todo esse odio e preconceito esta sendo creditado na conta do proprio PT,dizem q sao os fakes do PT que estao comandando essa onda de odio,,sinceramente,o odio esta tirando das pessoas a capacidade de raciocinar, esses perfis sao todos verdadeiros e ja esta tudo provado,,,,,,,isso de faje foi plantado pelo PSDB,e aqui tem um monte de robozinhos da midia que acreditam nisso,,,gente ,,odio iracional nao da neh,,,vamos ter coerencia ,,,senao vira piada,,,

    • Rubens Machuca Postado em 27/Jul/2015 às 18:59

      Talvez o FHC, tenha se equivocado qto aos votos não foi dos ignorantes sim, ele deveria ter comentado que foram votos " Manipulados", por Bandidos do PT. O povo Nordestino é um POVO TRABALHADOR e HONESTO, o que esse VAGABUNDO do lula não o é, O povo nordestino deveria sim é protestar contra esse bandido que nunca trabalhou na vida ( 19 anos já estava no sindicalismo). Acordem, aqueles que defendem esa corja que SAQUEARAM o Brasil.

      • Lena Postado em 29/Jul/2015 às 05:41

        Sou paulistana, formada, minha familia também e não nascemos ontem para acreditar nas bobagens que FHC fez e continua fazendo. Só não "PRIVATIZOU" (roubou, deu para amigos) tudo que tinha sido feito com dinheiro da nação porque não fez o sucessor. Agora quer destruir o que vem sendo construído. Acabar com a fome a gente sabe quem fez! Ignorante é quem não percebe isso.

  2. Natália Postado em 08/Oct/2014 às 18:53

    Pois é Karina, esse ódio pelo PT, já está fora do comum...O que a imprensa de um país não faz né...A Globo dita quem amar e odiar....

  3. Anônimo Postado em 08/Oct/2014 às 20:41

    Odio nacional quem tinha era FHC. Tanto é que os aliados de FHC tinham doutorados nas maiores universidades americanas: Berkeley (Pedro Malan, Andrea Calabi); Harvard (Chico Lopes, Edward Amadeo, Gustavo Franco); MIT, Massachusetts Institute of Technology (Eliana Cardoso, André Lara Resende, Pérsio Arida); New School for Social Research de Nova York (Pio Borges); Princeton (Armínio Fraga, Francisco Gros); Yale (Edmar Bacha, Geraldo Brindeiro). Um certo jornalista disse sobre a aliança da privataria. “Eles não agem como brasileiros, porque pouco lhes interessa a miséria, a fome e a morte de nossa gente”, escreveu no Correio Braziliense na época o jornalista Mauro Santayana. “Se ainda continuam aqui, é porque aqui é mais fácil ganhar o dinheiro que investirão em sua pátria de escolha, os Estados Unidos.”

  4. Eliene Postado em 08/Oct/2014 às 21:38

    VCs já imaginaram a APOSENTADORIA mais bem paga no BRASIL do mais novo VAGABUNDO. Adivinhem que é? lembram do passado quem chamou os aposentados de vagabundos? Diga-se de passagem, é um vagabundo que tem mais de uma aposentadoria.

  5. Miss Bella Postado em 08/Oct/2014 às 21:44

    Tentei evitar, mas o meu eu-politizado não estava me deixando em paz. Minha visão sobre estas eleições: você que diz que vai votar no Aécio porque quer mudança, meu caro, minha cara, você não entende bosta nenhuma de política. Se você quisesse mudança meeeesmo, real e efetiva e não um simples favorecimento à sua classe social, você votaria na Luciana Genro, por exemplo. No entanto, esta conseguiu apenas 1% dos votos. O que aconteceu, então? Este país não anseia desesperadamente por mudanças? O tal do Levy Fidelix deu a resposta a esta enigmática pergunta, ao verbalizar publicamente a opinião da elite ferida, que deseja ansiosamente ser favorecida de alguma forma, mesmo que isto custe o sucateamento da economia, a volta da pobreza extrema, o racismo, homofobia e principalmente a desigualdade social. Aliás, pelo que tenho visto, a desigualdade social agrada a muita gente, não acham? A informação confiável, de órgãos públicos nacionais e internacionais comprovam a real situação do nosso país, a parte boa e a parte ruim. É esse tipo de informação que deve moldar o seu voto, não a opinião da TV, por exemplo. Abra a cabeça e pense coletivamente ao votar. Bom segundo turno a todos e um viva à democracia (por mais torta que ela seja)

  6. Eduardo Postado em 08/Oct/2014 às 22:22

    se tem alguém ignorante nesta história o que dizer dos que construiram SãoPaulo... que elegem o tucano que esta prestes a matar um estado todo de sede por falta de investimento no fornecimento de agua.....quando votam neles são inteligentes quando votam em Dilma são ignorantes.... os cães continuam a ladrar e a caravana continua em frente é DILMA 13.....

    • Elias Postado em 09/Oct/2014 às 15:00

      Eduardo, votarei Dilma 13 pela continuação de um trabalho que acredito estar bem feito em várias áreas e não por ser Petista, sou Paulistano de Classe alta, e com muita bagagem cultural e acadêmica também, São Paulo está com seca iminente por fal de chuvas 80% e 20% por falta de investimentos, porém partes do nordeste brasileiro vive com a seca há anos e nunca deixaram de existir, agradecemos a preocupação, mas São Paulo dará jeito nisso com sua pr´pria força okay!!

      • poliana Postado em 09/Oct/2014 às 18:34

        mas é um antipático e arrogante mesmo??? 80% da falta de água em sp é por causa da falta de chuva??? faz-me rir!!kkkkkk... e ainda tem a cara de pau de dizer q vai votar em dilma! q falso meu deus!!! e quem pediu teu curriculum aki filho??? apenas mais um coxinha paulistano!!! arrogância nata define!!!!!!

  7. Janio Veiga Postado em 09/Oct/2014 às 01:49

    Tenho Licenciatura e Bacharelado em Letras, Bacharelado em Teologia e em Direito, Especialização em Direito Público e Doutorado em Letras, sou professor universitário e voto Dilma.

  8. josé fernandes Postado em 09/Oct/2014 às 08:26

    lamento que Fernando Henrique um sociólogo tenha esta postura, sou nordestino moro em são paulo, sou pastor formado em teologia e voto Dilma 13 porque estamos construindo um pais com mais igualdade social.

  9. Tchekowski Postado em 09/Oct/2014 às 16:46

    O Rio Grande do Sul também elegeu Dilma no 1º Turno. Mas o deputado estadual mais votado foi o "racista do ano" Luis Carlos Heinze, que declarou que "índios, quilombolas e homossexuais são tudo o que não presta" além de incitar a violência contra qualquer um deles. O Luis homofóbico, também conhecido como Heinze Hitler, fez 162 mil votos e apesar de ser o mais votado, seus eleitores são minoria num estado que tem 11 milhões de habitantes, embora isto não diminua a vergonha. Seriam também os gaúchos ignorantes e desinformados por optarem por Dilma?

  10. Junior Postado em 27/Jul/2015 às 20:15

    Quem e que esta polarizando esta discussao levando para o lado do preconceito? Eu acho que isto e tipico de quem nao tem mais nenhum argumento para fugir da ameaca de para na cadeia de tantas falcatruas em que esta metido. Desculpem mas o Lula esta num enrosco tao grande que precisa achar outros problemas para tirar a atencao sobre ele. E a maior alegria dos brasileiros sejam eles nordestinos, caicaras, negros,indios e ver este homem na cadeia o mais breve possivel.

  11. Leonardo Postado em 17/Aug/2016 às 05:52

    Então é idiota, funcionário público, sindicalista ou professor.