Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 10/Oct/2014 às 15:56
11
Comentários

Lula pede provas e diz que “denúncias só aparecem em ano de eleição”

“Para acusar petistas, não é preciso ter provas, basta insinuar. Todo ano de eleição é a mesma coisa”. Lula reage às acusações do ex-diretor da Petrobras e cobra a apresentação de provas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que as denúncias de corrupção não podem abaixar a cabeça dos petistas, após a divulgação dos áudios dos depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef detalhando um suposto esquema de corrupção na estatal.

“Toda eleição é a mesma história. Eles começam a levantar denúncias e, com denúncias, não precisam provar nada, só insinuar. Acusação de corrupção não pode abaixar cabeça de petista”, disse o ex-presidente na quadra do sindicato dos bancários no centro de São Paulo. “Toda eleição é a mesma coisa, já estou de saco cheio”, acrescentou.

VEJA TAMBÉM: Ministério Público: Vazamento de delação interfere no processo eleitoral

Costa e Youssef afirmaram em depoimentos à Justiça, no âmbito de um processo de delação premiada, que “grandes empresas” eram contratadas pela Petrobras com sobrepreço de, em média, 3 por cento, e que esses recursos eram repassados a integrantes de PT, PP e PMDB. O doleiro e o ex-diretor também ficariam com parte dos recursos.

Lula também comentou declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, que afirmou que os eleitores do PT são menos informados. As declarações de Fernando Henrique viraram tema do primeiro programa da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, no segundo turno da campanha, em que ela enfrenta o tucano Aécio Neves.

“É cultura deles, não é pensamento só do Fernando Henrique. O que eles não sabem é que quem não vota neles não é burro… O que esse povo não gosta é que pobre agora anda de cabeça erguida”, disparou Lula.

“Votar na Dilma é botar fim no preconceito da elite”, acrescentou. “Não é a Dilma que quer ser candidata a presidente, nós que precisamos dela para não haver retrocesso. O que deixa eles mais nervosos é que fizemos mais pela educação em 12 anos do que eles em cem.”

Ao cumprimentar os candidatos derrotados do PT em São Paulo Alexandre Padilha, a governador, e Eduardo Suplicy, ao Senado, Lula disse que o partido precisa entender o que aconteceu de errado no Estado, onde o PT perdeu em regiões historicamente ligadas ao partido.

“Precisamos encarar esse problema de frente, temos história na periferia e no interior (de São Paulo). Faltou política, debate com diferenciação”, disse Lula. “Não podemos admitir que um tucano nos chame de corruptos.”

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas na noite desta quinta mostraram Aécio à frente de Dilma na preferência do eleitorado. De acordo com os dois institutos, o tucano tem 51 por cento dos votos válidos, contra 49 por cento da petista.

Lula fez eco ao primeiro programa de Dilma no horário eleitoral obrigatório do segundo turno, que foi transmitido na quadra dos bancários para os militantes petistas, e lembrou os problemas enfrentados pela economia no período de Fernando Henrique.

O ex-presidente disse que as ideias tucanas quebraram o país três vezes e são “travestidas de nova”. Ele também afirmou que nos governos do PSDB o Fundo Monetário Internacional (FMI) dava palpite na economia, o sistema financeiro queria ganhar sem investir na produção, a educação era privilégio da elite e o desemprego fazia parte da situação normal.

Reuters

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pedro Postado em 10/Oct/2014 às 17:28

    Burro é o Lula por se cercar de ladrões e corruptos. Esse vai ser o preço que ele vai pagar daqui pra frente por desejar o poder só pelo poder.

    • Peterson Silva Postado em 10/Oct/2014 às 19:07

      Perfeito.

      • marilia canabrava Postado em 11/Oct/2014 às 21:49

        O Lula pode até ser chamado de ingênuo, pois, como toda pessoa ética e decente tende a acreditar no seu semelhante. Infelizmente, ninguém traz uma estrela dizendo que "sou do mal". Vejo muita gente xingando o Lula, a Dilma e o PT, mas que são tão ou mais corruptos que os que erraram nos Governos do PT. Poucos são os que podem atirar a primeira pedra. Estranho é que não vi ninguém chamando de corrupto o FHC e a Direita que entregaram quase que de mão beijada 63% da Petrobras pros estrangeiros e vender, "na bacia das almas" as empresas mais rentáveis do Brasil, também pra estrangeiros. Hoje já podemos nos orgulhar de ter a Petrobras de volta, não toda, mais boa parte dela o Lula conseguiu recurar à um custo bilionário. E o Pre-sal quase vai pro "sal" também se o Lula não tivesse decidido enfrentar a pressão da Direita brasileira no Congresso. Então, quem é o corrupto nessa história. Provavelmente será a mídia que é aliada dos mais interessados em tudo o que o Brasil tem. os americanos e ingleses. Uma viagem pelo site do Clube dos Engenhieiros da Petrobras ( http://www.portalclubedeengenharia.org.br/info/em-defesa-da-petrobras) pode lhe ajudar, sr. Pedro, a ver c/ outros olhos o Brasil que o Lua, a Dilma e o PT e todo brasileiro que acreditam num Páis melhor e mais decente, estão tentando recuperar e desenvolver, para todos nós. A responsabilidade da sua indignação eu transfiro p/ a mídia corrupta que hoje quer destruir nossos valores e tudo de bom que temos, p/ ficarmos ns mãos da Cia, que vem tentando se apoderar do Brasil há muito tempo (Getúlio Vargas, Militares, Jânio Quadros, FHC).

    • Gianni Postado em 13/Oct/2014 às 11:16

      Exatamente! Afinal, se ele idôneo e tem a consciência limpa, porque ele não vai depor à Policia Federal? Já que a PF esta há mais de 7 meses convidando este ser a depor e sem resposta. Não tem que convidar, tem que intimar e pronto!

  2. Onda Vermelha Postado em 10/Oct/2014 às 18:50

    Hehehe! A versão do Alberto Youssef de que a pauta do Congresso Nacional foi trancada para pressionar o Lula para a nomeação do Paulo Roberto Costa já caiu por terra porque a pauta no período não foi trancada por 90 dias. Muito pelo contrário, está repleta de votações! Inclusive de emendas que exigiam quórum altíssimo e inúmeras Medidas Provisórias de interesse do executivo foram aprovadas. O mentiroso vai ter que arranjar outra versão para justificar suas falcatruas. Resta saber se o "isento" JN da Rede Globo hoje irá apresentar essa contradição. Duvide-o-dó! Aliás, se essa parte do depoimento é falso, o que nos garante que o restante é verdadeiro? Veja em http://www.brasil247.com/pt/247/poder/156490/Lideran%C3%A7a-do-PT-contesta-vers%C3%A3o-de-Youssef.htm

  3. Deisi Postado em 11/Oct/2014 às 08:48

    O Lula disse tudo, o velho golpe da mídia mais uma vez vem em véspera de eleição, eles querem ganhar no grito.Ganhar ou perder eleição faz parte da democracia, mas essa oposição e mídia golpista e oportunista faz jogo rasteiro. Melhor seria que houvesse debate de idéias e não ganhar através de golpe, mas isso é pratica tanto da oposição como do pig.

  4. Vanderlei Postado em 12/Oct/2014 às 01:11

    Aqui vai virar uma UCRANIA

  5. Fabio Hideki Postado em 12/Oct/2014 às 15:42

    Para mim, um dos maiores problemas do Brasil e de vários outros países da America Latina, é a imprensa golpista. Os "blogueiros sujos" tem feito o que podem, mas ainda é preocupante o número de pessoas que sequer desconfiam dos interesses da grande mídia. Eu acho que existe espaço para um blog sujo com uma linguagem mais fácil de ser digerida. Utilizando-se memes e vídeos curtos. Afinal, esses que consomem os jornalões e periódicos, apenas dão uma olhada na manchete. E mesmo o Facebook, que seria um lugar de criação de conteúdo, carece de pensamentos mais verticais. Eu aprecio os textos longos, bem escritos e com argumentações pertinentes. Mas existe uma parcela grande da população, que não tem paciëncia para ler e refletir tanto. E essa parcela é que torna esse segundo turno equilibrado. O voto de um eleitor que frequenta esse espaço, vale o mesmo de outro que não vai além das manchetes de jornais. Para vender a desconstrução do PIG, acho que os blogueiros sujos poderiam pedir a ajuda de marketeiros. Nesse caso, vender uma idéia, não é muito diferente de vender um produto. Eu, apesar de querer ajudar, infelizmente não tenho perfil para isso. A minha área é outra. Convencer alguém na conversa está muito difícil. Dentro do meu círculo social, quando revelo o meu voto na Dilma, sou demonizado. E quando questiono as intenções do PIG, sou ignorado.

  6. Paulo Postado em 13/Oct/2014 às 09:10

    Falou tudo, aonde estão as provas? Jogar no ventilador em época de eleição é muito conveniente para quem quer eleger o outro candidato. As pessoas não se dão o trabalho de ler, de ir atrás de informações, a primeira notícia que aparece é a que vale. Independente de Dilma ou Aécio, o jogo tem que ser limpo, com argumentação consistente e não na base da ''rasteira''.

  7. HENRIQUE TAVARES Postado em 13/Oct/2014 às 12:01

    "Denúncias só aparecem em tempo de eleição". Então o mesmo vale para o Aécio, certo?

  8. Leonardo Postado em 13/Oct/2014 às 12:20

    A culpa é duzamercano, dazelite , do FHC , da CIA, ......