Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 02/Oct/2014 às 09:48
8
Comentários

Justiça barra vídeo do Porta dos Fundos que cita Garotinho

Vídeo do Porta dos Fundos mostra uma paródia de propaganda eleitoral em que um candidato aponta uma arma para um homem e promete "soltá-lo sem sequelas" caso seja eleito

porta dos fundos garotinho
Justiça considerou vídeo do grupo humorístico Porta dos Fundos ofensivo ao candidato Anthony Garotinho (reprodução)

A coordenadoria de fiscalização da propaganda do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) ordenou que o Google, que controla o site de vídeos YouTube, retire do ar uma reprodução do grupo de humor Porta dos Fundos considerado ofensivo ao candidato ao governo do Rio de Janeiro, o ex-governador Anthony Garotinho (PR).

Na gravação intitulada “Você me conhece”, dois atores simulam uma propaganda eleitoral na TV. Ao apontar uma arma a um refém, o candidato fictício pede voto e diz: “Assim que eleito, prometo soltar o Marcelo sem nenhuma sequela”. Ao fim, acrescenta: “Para governador, Garotinho”.

O vídeo, que já foi retirado do ar, começou a ser veiculado na última segunda-feira e já tinha mais de 600 mil visualizações. A pena de multa diária foi determinada em R$ 100 mil.

VEJA TAMBÉM: Barraco na Rede Globo com Anthony Garotinho

Para a juíza eleitoral, Daniela Barbosa, “o acesso ao vídeo em referência poderá trazer consequências danosas ao candidato, maculando sua imagem junto à população, de cuja manifestação no pleito eleitoral depende sua candidatura”,

A magistrada admitiu ainda que o fato de um dos atores do grupo, Gregório Duvivier, declarar apoio a candidatos do PSOL nas eleições desse ano também pesou na decisão. “O que se tem é verdadeiro excesso desse direito, abuso desmedido com único interesse de prejudicar o candidato Anthony Garotinho e fazer verdadeira propaganda eleitoral negativa”, disse a juíza.

Os créditos finais do vídeo, no entanto, assinalam que Duvivier não participou da elaboração do roteiro ou da direção da peça.

O Dia

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Surfista Pensante Postado em 02/Oct/2014 às 09:53

    Porta dos Fundos = PIG...

    • Rubens Postado em 02/Oct/2014 às 19:02

      Porta dos Fundos não é uma pessoa só. Lá dentro tem direita, esquerda, meio, frente, trás...

  2. Pedro Postado em 02/Oct/2014 às 10:06

    As pessoas acham que ter liberdade significa estar livre de qualquer regulação. Liberdade de expressão não significa que todos podem dizer o que quiserem sem sofrer as consequências do que dizem. É uma relação natural de ação e reação: para cada palavra dita existe uma em oposição. Ter liberdade de expressão requer bom senso e o abuso dele deve ser punido sim. O grande problema é que pessoa nenhuma sabe usar de sua liberdade de expressão sem abusar dela, por isso é necessário que a justiça interfira.

    • Gabriel Gabo Postado em 02/Oct/2014 às 11:01

      É isso que você entende sobre ~LIBERDADE~ de expressão?

      • Carlos Postado em 02/Oct/2014 às 11:33

        É o que eu entendo como liberdade de expressão também. Tem limite até onde pode-se ir. Eu gosto do porta dos fundos, mas assim como toda comédia brasileira, eles acham que podem sair apontando e expressando tudo que da na telha. Não é bem assim. Não gosto do garotinho, mas entre o porta dos fundos falar e provar algo que justifique um certo tipo de falacia e falar algo da boca para fora, tem uma distancia enorme.

    • Renato Z Postado em 02/Oct/2014 às 20:22

      No direito brasileiro assim como qualquer ordem jurídica no mundo não existe direito absoluto. Isso quer dizer que, as pessoas podem até ser livres para se manifestar, dentro da legalidade é claro, e quando manifestados devem arcar com a responsabilidade daquilo que está sendo dito, escrito, telegrafado. O Porta dos Fundos foram livres sim para criar, editar e publicar o vídeo, diferente da ditadura militar onde as produções artísticas deveriam passar por um crivo, hoje não há essa obrigatoriedade, ou seja, eles foram livres para se manifestar, agora devem arcar com a responsabilidade do seu feito. Concluindo concordo com o Pedro.

  3. Rafael Postado em 02/Oct/2014 às 12:00

    O grande problema é que na midia não podem mais aparecer " fatos reais " que ja da nisso. Televisão não mostra a verdade.

  4. KARINA BB Postado em 02/Oct/2014 às 13:37

    NEM ACREDITO Q VOU ESCREVER ISSO,tenho repulsa e hogeriza de toda a familia garotinho,porem devo reconhecer q ele esta certo,se fosse comigo eu tb processaria,,,,pra que usar o nome dele,bastava ter insinuado,todos iriam entender