Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 21/Oct/2014 às 16:24
53
Comentários

Jornal afasta colunista que sugeriu "trancar as domésticas no dia da eleição"

Colunista que ataca pobres e nordestinos é afastado de jornal. Ao defender voto contra Dilma no próximo domingo, Anderson Magalhães sugeriu que "tranquemos em casa nossas empregadas" e não deixemos que os porteiros saiam dos prédios

colunista anderson magalhães pobre dilma
Anderson Magalhães, colunista ‘anti-pobre e anti-nordestino’, é afastado de jornal (Fotos: Eduardo Romano)

O colunista social Anderson Magalhães foi afastado do jornal O Diário de Mogi, do município de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, depois de ter publicado uma coluna defendendo voto contra o PT e ofendendo nordestinos, pobres e empregadas domésticas na edição nº 15 da revista Actual Magazine, que circula na região.

VEJA TAMBÉM: Médica diz que ofensas contra nordestinos são “apenas desabafos”

Em seu texto, intitulado “Desespero”, ele prega voto contra o PT no próximo domingo 26, sugere “trancar nossas ‘secretárias do lar’ em casa, interditar as casas de forró e proibir os porteiros de saírem dos prédios”. Defende que Salvador viva apenas do que produz: dendê, cocada e Luiz Caldas. E que os pernambucanos sejam sustentados apenas de R$ 97 do Bolsa Família e dos direitos autorais de “Morena Tropicana”, música de Alceu Valença.

O colunista idealiza ainda que os estados nordestinos de Alagoas, Piauí e Maranhão fiquem de fora do cenário eleitoral “por falta de fórum privilegiado” e que o voto desses estados só seja validado caso a população formule “uma frase inteira sem erros de concordância e com todos os plurais”. Esquece, porém, de colocar plural em uma frase da própria coluna, quando pede que “Dilma e sua corja perca seus votos” – quando o correto seria “percam”.

Depois da publicação da coluna, Magalhães publicou em suas redes sociais que havia sido “mal interpretado” e que sua intenção era apenas a de ser “irônico”. Em nota, o jornal afirma que “discorda totalmente das opiniões emitidas pelo colunista”, informa não ter responsabilidade pelo conteúdo veiculado na revista e diz que Anderson Magalhães “não é mais colunista deste jornal”, onde assinava a coluna “Beatz”.

SAIBA MAIS: Resposta de um nordestino contra o preconceito viraliza na internet

Em artigo anterior, também na Actual Magazine, o colunista já havia manifestado seu mal estar com os brasileiros que passaram a andar de avião. “E tudo isso começou quando Lula e sua equipe — todos muito acostumados a andar de ônibus desde os tempos de calango — chegaram ao poder”, escreve, saudosista: “Foi-se o tempo que bastava apenas chegar ao guichê, comprar a passagem e embarcar…”. O cenário atual, para ele, é um terror: “Hoje é gente brotando dos ralos e carregando aquelas sacolas plásticas lotadas de cacarecos comprados em camelô e nos mercados de genéricos. O Brasil virou uma grande loja de R$ 1,99. Pelo menos é o que eu vejo nos aeroportos”

Brasil 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Felipe Peters Berchiellif Postado em 21/Oct/2014 às 16:31

    Não votarei na Dilma(Nem no Aécio) mas este cidadão é a legenda do eleitor médio do Aécio,fala merda pra cacete,vota pelo motivo errado(Ódio ao adversário e não pela virtude do eleito) e na real usa a eleição como desculpas para propagar a merda que tem na cabeça,pior é saber que infelizmente como ele há muitos,ainda mais na internet,basta ver a adesão que Bolsonaro,o retardado,tem na internet,pior,o senso comum das pessoas ainda dizem que gente assim "fala a verdade e tem coragem de dizer oque o PT quer esconder".

    • poliana Postado em 21/Oct/2014 às 17:25

      desculpa me intrometer felipe...mas é pra impedir q esse tipo de indivíduo eleja seu candidato,q muito provavelmente tem a mesma mentalidade q ele, q acredito piamente q vc deve votar. acho um grande erro anular o voto, mas de qq forma, respeito sua opinião!

      • Wallid Postado em 21/Oct/2014 às 19:01

        Perfeito Poliana!É obrigação nossa deter essa onda fascista!

      • Aldo Mota Postado em 21/Oct/2014 às 19:04

        Não acho um grande erro anular o voto, você tem que votar em algum candidato que você confie e não no menos pior e se não confia em nenhum dos dois, é simples, anule.

      • Hávila Postado em 21/Oct/2014 às 22:34

        Uai, gente, vai ver que o rapaz vai estar fora do domicilio eleitoral. E mesmo que não esteja votar branco ou nulo é direito dele.

    • leonidas laranjeira Postado em 21/Oct/2014 às 17:57

      Como diria o Silvio Santos, bem colocado gostei!

    • N. Shuiti Postado em 21/Oct/2014 às 19:03

      Meus caros: Abster-se ou INUTILIZAR o voto, nesta situação que há somente "dois" candidatos, não deixa de ser uma "opção de voto". O "voto nulo" é um voto para o candidato que vai ganhar.

      • Francisco-Sá Postado em 22/Oct/2014 às 11:10

        Votar nulo ou em branco e qbster-se de votar é direito do eleitor. Mas não tem o direito de falar merda, ofendendo e discriminando gruipos sociais e regionais, como fez esse parasita social, que sempre viveu de puxar saco de ricos e famosos. Talvez agora ele tenha mesmo perdido a mamata e tenha que trabalhar de verdade para sobreviver. Talvez esse caráter vil e podre possa ser salvo. Deus é maior. Sangue de Jesus tem poder.

    • anita Postado em 27/Dec/2014 às 17:35

      parabens!!!!! vc falou td que eu queria falar .

  2. KARINA BB Postado em 21/Oct/2014 às 16:33

    Estou com tanta raiva e tao nauseada com o que acabo de ler aqui que vou me abster de expressar toda a minha revolta

  3. eu daqui Postado em 21/Oct/2014 às 16:33

    E vc tranque sua boca por resto da vida. Ao menos enquanto não conhecer a realidade do próprio país. Ao contrário: aqui onde trabalho os leitores do PT estão nos escalões mais altos da instituição.

  4. Ana Gabriela Postado em 21/Oct/2014 às 16:44

    Sabe o que é pior disso tudo? É saber que muita gente pensa assim mesmo. Que triste! Tanta imbecilidade sendo falada. E o elemento ainda diz ironicamente que foi mal interpretado. Deus nos acuda viu!

  5. Fernando Yanmar Narciso Postado em 21/Oct/2014 às 16:52

    como diria outro grande "filósofo", hj qualquer miserável pode ter um carro

  6. Denisbaldo Postado em 21/Oct/2014 às 16:56

    PP, por que vocês dão espaço para estes lixos??? Sinceramente eu preferiria nunca ter ouvido falar deste personagem.

  7. Antonio Palhares Postado em 21/Oct/2014 às 17:02

    O cara é "cronista social". Mais um cretino fundamental QI de ameba defecando pela boca. Os cães ladram, a caravana passa e a Dilma ganha.

  8. poliana Postado em 21/Oct/2014 às 17:21

    é por causa de gente com essa mentalidade estúpida q eu vou morrer votando no pt e vou lutar até o dia q conseguir ver o psdb como cachorro morto!

    • poliana Postado em 21/Oct/2014 às 17:55

      minoria luis?? vc tem acompanhado as eleições 2014 desde o início???e nesse 2º turno?? veja os depoimentos nas redes sociais e em diversos sites, dakeles q se declaram eleitores de aécio e depois vem aki dizer q é uma minoria!!! digo e repito: PSDB JAMAIS!

    • José R. Postado em 21/Oct/2014 às 18:46

      Não é, em primeiro lugar, o ódio ao PT ou a Lula ou a Dilma que anima aquela porção de classe média que se identifica na candidatura de Aécio, é muito mais do que isso: é um verdadeiro ódio de classe para o povo que levanta a cabeça, o profundo desprezo para os pobres que afirmam sua dignidade e direitos, é a raiva e o terror pelas conquistas dos últimos. Essa porção de classe média - de alma, ideologia e métodos fascistas - não vive de vida própria, sobrevive somente na mortificação, aniquilação e negação do outro.

    • N. Shuiti Postado em 21/Oct/2014 às 19:12

      O Luís está certo. Ele vota no Aécio por que ele é de direita (ele não concorda com as idéias de esquerda). Eu voto Dilma por que eu sou de esquerda. Sob esta ótica se pode ver que até o Bolsonaro tem seus "fiéis" seguidores.

    • Eliane Postado em 21/Oct/2014 às 19:50

      Corretíssima também jamais votarei nessa corja, gostam de falar do escândalo da Petrobras, mensalão não sei mais o que mas esquecem que o PSDB está no 3º lugar no ranking dos mais corruptos, enquanto o PT está no 9º.

    • poliana Postado em 21/Oct/2014 às 21:25

      luiz, e eu voto no pt por seguir a mesma ideologia política dele. mas já expliquei várias vezes aki o pq de o psdb n ter meu voto jamais...apenas indaga tua memória e veja os 8 anos tenebrosos q tivemos com o governo tucano...de qq forma, se vc gosta da bandeira ideológica do psdb, é um direito qvc tem de votar no partido. mas tenha certeza, q hj, vc faz parte de uma minoria de eleitores q vota consciente, e sabe em quem está votando. q conhece a história do partido político e sua ideologia. mas n é isso q estamos vendo nas eleições 2014. esta está reduzida à ódio, racismo e fascismo. é realmente lamentável. mas enfim..vote no candidato q vc acha q tem as melhores propostas para o brasil, dentro da bandeira ideológica de seu partido, q farei o mesmo no domingo. vamos as urnas no domingo, meu caro. é o q devemos q fazer! e independente de quem seja eleito, torço para q o brasil cresça e q faça um bom governo. ser pé frio, torcer contra e pra q tudo der errado,e encarar a política como futebol é q acho lamentável!

  9. Murilo Postado em 21/Oct/2014 às 17:34

    Este senhor não aguenta ter que pagar decentemente sua auxiliar doméstica, porteiro e etc. Ou seja, todas as conquistas destinadas ao trabalhador. É bom respeitar o lugar deles, porque sem eles a nação para, por serem a base da economia.

    • Fernanda Fontenele Postado em 21/Oct/2014 às 19:12

      Será que as empresas aéreas tbm pensam assim, ? Quem impulsionou as empresas foi justamente o pobre que idiotas como esse aí acusam. Imbecis mesmo. Cérebro de ervilha.

  10. Paulo Postado em 21/Oct/2014 às 17:40

    Um gay sendo preconceituoso com outras minorias? É isso mesmo? Se é contra a reeleição da Dilma e quer falar sobre isso, que apresente argumentos consistentes, depreciar os eleitores dela não ajuda em nada e prova simplesmente que ele não tem o quê argumentar. Vai ter que procurar outro jornal para escrever,kkkkkk

    • João Paulo F. de Assis Postado em 23/Oct/2014 às 20:47

      É sim Paulo. Nada mais me estranha. Já vi um gay em Barbacena MG fazer uma careta de nojo quando viu passar um gay negro. Estávamos num ponto de ônibus, e o gay seguiria para uma viagem de recreio. Vi esse mesmo gay em outra ocasião sofrer bullying num ponto de táxi da cidade, ao dizer que o namorado da sobrinha dele a trocara por ele, e um dos taxistas retrucou: então sua sobrinha deve ser um canhão, para o namorado trocá-la por você. Ou seja, sofre preconceito, e é preconceituoso. Evidente que não me refiro a todos os gays, pois todas as generalizações são odiosas.

  11. Everton Postado em 21/Oct/2014 às 17:53

    É cada uma... mais cara de pedreiro do que ele tem, impossível! kkkkkkk Tatuagem tribal fajuta. E acha que é 'chic' fazer foto com blazer sem camisa. Só Jesus na causa...

  12. Fabio Postado em 21/Oct/2014 às 17:55

    Com relação a este " jornalista" nem vou comentar, pois já fizeram isso muito bem. Agora o jornal dizer que não tem qualquer responsabilidade pela publicação é um absurdo! Claro que tem! Ou vão dizer que foram pegos de surpresa? Onde está o editor?

  13. Deisi Postado em 21/Oct/2014 às 17:58

    Felizmente foi afastado pelo dono do jornal, mas não é de impressionar, aqui no SBT tem um que o transito complicado é por causa do Lula, afinal hoje pobre tem carro e impede os outros de chegarem em seus compromissos mais rápido. Mas essa é a mídia porca! E tenho certeza que quase à totalidade dos eleitores do Aero pensam da mesma forma.

  14. Andre Postado em 21/Oct/2014 às 18:30

    Dar voz ao cretinismo dá nisso - seja ele de que partido for. Este tipo de gente merece ser execrada de uma sociedade, pelo bem geral.

  15. Reinaldo Postado em 21/Oct/2014 às 18:48

    Uma pessoa assim (o sr. Anderson Magalhães), não tem noção daquilo que está escrevendo e pensando. Escreve asneiras. Criou ódio das pessoas que andam de avião. Quer dizer que o brasileiro não pode melhorar financeiramente? Que homem ridículo e pobre. Com os termos "mal interpretado" e "peço desculpas", essas pessoas se saem muito bem, pois não há lei neste país que puna esses preconceituosos. Isso é triste e aterrorizador.

  16. KARINA BB Postado em 21/Oct/2014 às 18:50

    GENTEEE Q HOMEM CAFONA KKKKKK BREGAAAA,BLAZER SEM CAMISA KKK RIDICULO,,,,,E DEVE TA SE ACHANDO PUTS ,VAI SER BREGA ASSIM NA CASA DA ANA ANA MARIA BRAGA,,,,,

  17. Dagoberto Postado em 21/Oct/2014 às 19:10

    Citando uma frase dita no facebook: "A melhor propaganda contra o Aécio são os próprios eleitores do Aécio”

    • Deisi Postado em 21/Oct/2014 às 19:37

      Disse tudo Dagoberto!

    • poliana Postado em 21/Oct/2014 às 20:56

      perfeito dagoberto!

  18. André George Postado em 21/Oct/2014 às 19:18

    Além de desinformado e desconhecedor do próprio País em que vive, este senhor - com problemas de concordância - é muito cafona: repara só na triste sequência de fotos! Essa postura independe de partido, sendo uma questão de caráter, quesito no qual este senhor deixa por demais a desejar.

  19. Regina Postado em 21/Oct/2014 às 19:29

    aconselho que ele nao vote em Aécio que é apoiado por Feliciano e Malafaia que são contra os homossexuais. Fica a dica!

  20. Leici Postado em 21/Oct/2014 às 19:39

    Quando a gente acha que já viu tudo de pior, aparece um sujeito desses...

  21. poliana Postado em 21/Oct/2014 às 21:01

    rodrigo, já cansei de dizer aqui, o pq de meu voto ser do pt! eu gosto da ideologia do partido e me identifico com ela. diferentemente do psdb q tem uma ideologia diametralmente oposta à minha. n gosto da ideia de estado mínimo, tenho pavor das privatizações, sei o quão prejudiciais elas foram ao nosso país. vc leu "a privataria tucana"? pois então..a ideia de estado mínimo pode dar certo nos tigres asiáticos, mas indaga tua memória e verá q tivemos 8 anos de privatizações q só dilapidou o nosso patrimônio público (foram 166 estatais vendidas a PREÇO DE BANANA), sem qq retorno e investimentos em políticas públicas. poderia passar a noite lhe dizendo aki pq q eu n voto no psdb,mas n estou a fim. n perco meu tempo debatendo com coxinhas como vc...boa noite! sim...sou ignorante né? inteligente e muito sábio é vc, um negro, de direita e eleitor do psdb! parabéns querido. vá trabalhar na sua auto estima, q é melhor!!! está aí a minha resposta pra vc!!!!!!

    • Deisi Postado em 22/Oct/2014 às 01:34

      Perfeita Poliana! O que me faz ter um fio de esperança é pensar que existem pessoas como meus filhos, você e grande parte dos amigos jovens dos meus filhos, eu sou de esquerda desde 1979, acompanhei todas lutas e conquistas em todos esses anos. Sou apaixonada por politica e graças a uma moça que há muitos anos não vejo me apaixonei pela ideologia de esquerda, aliás nem sei se ela continua com o mesmo pensamento. Já faz tempo que ignoro o Rodrigo, não vale a pena, combinei com ele que não leria nem um comentário dele, nem ele os meus. Eu disse uma vez que ele usa o PP para elevar sua autoestima, ele é apelão, Uma vez ele me humilhou, porque pra ele não basta um debate de ideias tem que humilhar, o pior não é um negro ser de direita e sim ser contra cotas, depois dessa decidi não ler comentário nenhum de coxinha. Conheço todos, Carlos Prado, Matheus B., Pereira, Naro e o tal Jonas, quando não sei que é coxinha, leio um depois não mais, garanto a você minha tática é ótima.

  22. Adilson Pascoal Reis Postado em 22/Oct/2014 às 00:25

    A VOCÊ POLIANA MEUS PARABÉNS, NÃO SEI A SUA IDADE MAIS EU AOS 64 ANOS FICO ORGULHOSO DE PESSOAS COMO VOCÊ.AMO POLÍTICA ACREDITE SE QUISER DESDE MEUS 5 ANOS APRENDI COM MEU PAI,AJUDEI A ELEGER JÂNIO A GOVERNADOR E DEPOIS A PRESIDENTE,SABE QUEM MAIS AJUDOU A DERRUBAR ESTE GOVERNO UM ENTREGUISTA CHAMADO TANCREDO NEVES E AS FORÇAS OCULTAS QUE JÂNIO TANTO FALOU ERA OS USA,O PAÍS FICOU NA ÉPOCA LOTADO DE AGENTES DA CIA,OU SAI OU MORRE,E FOI O TEMPO DO "CONCILIADOR" FAZER FORTUNA,A FAMÍLIA INTEIRA NUNCA PRESTOU,E DEPOIS MAIS TRAIÇÕES CONTRA J.GOULART E AS VERGONHAS COM OS MILITARES,VOTO EM DILMA PORQUE SEI QUE ELA AMA ESTE PAÍS E SUA POPULAÇÃO,VOTO EM DILMA POIS É BEM INTENCIONADA,E QUER O MELHOR PARA "TODOS"VOTO EM DILMA PORQUE É COMPROVADO QUE DE CADA 100 MULHERES POLÍTICAS 95 PRESTAM, E DE CADA 100 HOMENS POLÍTICOS 101 NÃO VALEM NADA.AGUARDEM SE ESTE SEM "CARÁTER" GANHAR AS ELEIÇÕES O BRASIL INTEIRO VAI CHORAR E VAI CHORAR "MUITO" MAIS DE QUANDO O POVO ILUDIDO PELA GLOBO E TODA A MÍDIA PODRE ENFIOU "GOELA" ABAIXO,O PLAY BOY ALAGOANO/CARIOCA,VIOLENTO,ESTUPRADOR,DROGADO,CORRUPTO,MENTIROSO DO COLLOR,E SE NOSSO POVO TIVESSE O MÍNIMO DE "CARÁTER" NÃO DARIA UM VOTO A ESTE AÉBRIO, POIS COMPROVADAMENTE É (10) DEZ VEZES PIOR QUE O DE 1989.OBS. "TODO" O DINHEIRO DAS PRIVATIZAÇÕES DOS 8 ANOS DO PSDBOSTA " S U M I U "povo bobinho,né ???

  23. Adilson Pascoal Reis Postado em 22/Oct/2014 às 00:38

    DILMA, DILMINHA, DILMAIS, para o bem do BRASIL

  24. Adilson Pascoal Reis Postado em 22/Oct/2014 às 00:44

    PORRA,LIBERAÇÃO A BASE DE TARTARUGA????????????

  25. Fábio de Oliveira Ribeiro Postado em 22/Oct/2014 às 10:37

    Coitado do tucano. Ele se acha tão esperto, mas não passa de um criminoso rastaquera. Proibir cidadão de votar é crime eleitoral. Instigar este crime também é crime. Portanto, o tucano esperto cometeu crime e forneceu a prova material do crime. Ha, ha, ha...

  26. eu daqui Postado em 22/Oct/2014 às 11:40

    VAMOS INVEJAR A IDEIA DO CARA E LHE DAR UMA DOSE DO PRÓRPIO VENENO TRANCANDO, NO DIA DO PLEITO, TODOS OS BANQUEIROS, AGIOTAS, ESPECULADORES, DONDOCAS, CAFETÕES, LAMBECÚS, CORRUPTOS, DROGADOS E TRAFICANTES? Ou será que a vitória de Dilma ficaria até sem graça porque fácil demais?

    • Carmen Postado em 22/Oct/2014 às 14:04

      Gostei da ideia...kkkk

  27. José Postado em 22/Oct/2014 às 12:51

    Hahahahahahahaha... Tucano mimado. Espera domingo, vai chorar embaixo da saia da mamãe e depois vai pra cadeia pelos crimes que cometeu nesse lixo de coluna. Além de ignorante e racista, ainda é analfabeto e quer dar sermão nos outros. Domingo te respondo na urna!

  28. enganado Postado em 23/Oct/2014 às 00:21

    Esse Anderson tem toda pinta de viado, bom mesmo para ser exorcizado pelo pastor (aquele pastor que não gosta de gays) e confidente do Aético Never. Voto: DILMA 13!

  29. Azuir Ferreira Tavares Fi Postado em 23/Oct/2014 às 13:39

    Dilma 13 é merecimento, garra, ternura e dignidade.. DILMA ESTA TANTO FAZENDO, DEUS NOS DÊ BENÇÃO PRA VER Vivemos um novo tempo, é de renda Distribuir. Superando cada contratempo, construindo o porvir O Brasil esta acontecendo, esta mudando pra valer. Dilma esta tanto fazendo, Deus nos dê benção pra ver É um mudar verdadeiro, os heróis fizeram sonhar Dilma de vestido vermelho, gloriosa em todo lutar. Ela vai tudo percorrendo, é cumpridora do dever. Dilma esta tanto fazendo, Deus nos dê benção pra ver Deus nos quer assim, num Processo de Humanizar. De batalhar sem fim, fazendo nosso Brasil melhorar. Cubanos amigos atendendo, Médicos jamais esquecer. Dilma esta tanto fazendo, Deus nos dê benção pra ver Médicos Cubanos é Saúde, Prouni, Enem, Educação. Novo Brasil de plenitude, pro povo ter a realização. Eu Humano estou vendo, o Brasil mudando como que. Dilma esta tanto fazendo, Deus nos dê benção pra ver Tem de se estar atento, pra gente ver e acompanhar. Pra ser feliz a contento, da terra e gente orgulhar. Conscientemente vivendo, a testemunhar o acontecer. Dilma esta tanto fazendo, Deus nos dê benção pra ver A Internet faz tudo mostrar, de notícia e cultural. Pra gente melhor se informar, e entender no total. Vivendo somando aprendendo, e o Brasil a crescer. Dilma esta tanto fazendo, Deus nos dê benção pra ver Temos de tudo acompanhar, de início meio e fim. Cidadania olho vivo a somar, estamos ficando assim. De tudo estamos sabendo, há compromisso de saber. Dilma esta tanto fazendo, Deus nos dê benção pra ver Toda Hora é de decisão, cada patriota tem de somar. Brasileiro é povo irmão, e tem de o pão partilhar. Ninguém pode ficar sofrendo, a igualdade é um dever. Dilma esta tanto fazendo, Deus nos dê benção pra ver Azuir Filho e Turmas de Amigos: do Social da Unicamp, Campinas, SP, amigos de Rocha Miranda, Rio de Janeiro, RJ e Amigos de Mosqueiro, Belém do Pará.

  30. L. Souza Postado em 24/Oct/2014 às 17:18

    E o pior é que muita gente segue o conselho. Força Dilma, não nos abandone!

  31. Luiz Souza Postado em 25/Oct/2014 às 19:15

    Ando igual a Regina Duarte: com medo duma volta do chorume fascista ao poder.

  32. Luiz Souza Postado em 25/Oct/2014 às 19:26

    No dia em que vi uma bandeja de camarão no supermercado por meros R$ 3,50, lá no segundo mandato de Lula e vi um Audi estacionado na favela e vi o Projeto CIngapura sem ter onde enfiar carro, tive a certeza do caráter inclusivo do governo PT. Muito mais podia ser feito, mas já é mais que um governo empresarial tucano conseguiria fazer.

  33. Luiz Souza Postado em 25/Oct/2014 às 19:30

    O cara é uma mistura de João Kléber com Fábio Arruda. PQP!

  34. Flávio Prieto Postado em 21/Nov/2014 às 12:32

    Gente assim tem um monte de seguidores na mídia e em redes sociais ... pois é! São os 'formadores de opinião' ...