Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 28/Oct/2014 às 21:53
24
Comentários

Instituto de pesquisa Sensus deve explicações ao Brasil

O Sensus é o grande derrotado da eleição e deve explicações ao Brasil. O instituto chegou a apontar vitória de Aécio Neves com 17 pontos de vantagem e seu diretor garantiu que a reeleição de Dilma seria "algo impossível". Todas as pesquisas do Sensus foram contratadas pela revista IstoÉ

sensus errou aécio pesquisa
Instituto Sensus sempre apontou Aécio como o vencedor das eleições de 2014 (Pragmatismo Político)

Ao contrário do que aconteceu no primeiro turno, os maiores institutos do país acertaram o resultado das eleições 2014. Pode-se dizer que o Datafolha cravou o resultado em sua última pesquisa, realizada no sábado. O instituto colocou a presidente com 52% dos votos, enquanto Aécio somou 48%. Na apuração final, Dilma obteve 51,64% e o tucano ficou com 48,36%.

O Ibope, por sua vez, acertou com a ajuda da margem de erro, que era de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Em seu último levantamento, o Instituto apontou a presidente com 53% dos votos válidos, enquanto Aécio somou 47% na pesquisa divulgada no sábado.

Considerando o limite da margem de erro, o MDA, contratado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) também não errou. Na pesquisa do instituto, Aécio teve 50,3% dos votos. Como a margem de erro era de 2,2 pontos percentuais, ela poderia ficar com 48,3%. Mais ou menos o que ele deve ficar. Foi por pouco.

Sensus

O Sensus é o grande derrotado da eleição e deve explicações ao Brasil. O instituto, que chegou a colocar Aécio Neves 17 pontos a frente de Dilma neste segundo turno e, há quatro dias, disse que o tucano venceria a eleição com 9 pontos de folga, apontou em sua última pesquisa vitória do tucano com cinco pontos de vantagem sobre Dilma: 52,7% a 47,9%. O resultado de Aécio acabou ficando mais de quatro pontos abaixo, e o de Dilma, três acima. O diretor do instituto, Ricardo Guedes, chegou a afirmar que a reeleição de Dilma era “algo impossível”. As pesquisas do Sensus foram todas contratadas pela revista IstoÉ.

Há dez dias, investidores ouvidos pelo jornal O Valor denunciaram que as pesquisas do Instituto Sensus – dando vitória a Aécio por larga margem – visariam favorecer manobras especulativas no mercado. “Alguém ganhou muito dinheiro com isso. Não faz sentido soltar pesquisa com mercado aberto e a pesquisa mostrar uma vantagem de votos desse tamanho”, disse a fonte do jornal.

Ainda durante o segundo turno, o jornalista Fernando Brito revelou, em seu blog, que a história do Sensus está recheada de acusações e fraudes e até o próprio PSDB chegou a representar judicialmente contra o instituto.

É importante que não se varra para debaixo do tapete o papel vergonhoso desempenhado pelo Sensus nas eleições de 2014 e que o instituto responda pela sucessão de erros. O eleitor, ou boa parte dele, pretende saber por que foi enganado.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. Vicente Postado em 28/Oct/2014 às 10:31

    Liberdade de imprensa não pode se confundir com direito de mentir. É preciso haver limites. Esse caso e o caso da Veja (que todas as eleições cria factóides que depois não se comprovam) são exemplos claros de abusos cometidos com a desculpa de liberdade de expressão;

    • Celio Bernstein Postado em 29/Oct/2014 às 16:34

      Isso mesmo. Não confundamos liberdade de expressão/imprensa com libertinagem.

  2. Márcia Postado em 28/Oct/2014 às 10:36

    Feio,muito feio!!!

  3. Wilson Postado em 28/Oct/2014 às 10:44

    O resultado da pesquisa provoca uma imensa falta de credibilidade neste instituto. Será que nas próximas eleições alguém irá contratar esta empresa ? Talvez a Veja o faça alegando que houve fraude nas eleições etc.....

  4. Luis Carlos M de Lima Postado em 28/Oct/2014 às 11:05

    Prove que houve fraude ! Eu fui fiscal e acompanhei o processo, eu tenho os dados das cessões q fiscalizei. eu tenho os zerasmas, Eu tenho o BU de todas as urnas com os numeros de votos válidos, brancos e nulos, abstenções. Aqui Aécio levou uma bela surra !

  5. Rodrigo Albuquerque Postado em 28/Oct/2014 às 11:10

    O que iriam esperar de um instituto de pesquisa pertencente a Clésio de Andrade...vice de Aécio Neves e réu no mensalão tucano?

  6. ricardo Postado em 28/Oct/2014 às 11:11

    Eis uma coisa que deveria ser sumariamente proibida: Pesquisas eleitorais... Se os partidos quiserem fazer para ele traçarem suas estratégias eles que a façam e não publiquem... Sempre penso que estas pesquisas influenciam muita gente. Não votei na Luciana Genro ou Eduardo Jorge, mas aposto que os percentuais deles seriam maiores se não houvessem pesquisas eleitorais. O lado ruim é que se realmente houvesse uma fraude na contagem dos votos (o que pessoalmente não acho, embora acho que deveriam reavaliar o modo de votar e a tecnologia das urnas eletrônicas) ela seria bem mais difícil de ser detectada...

    • Davi Postado em 28/Oct/2014 às 17:24

      Verdade. Não votei na Luciana justamente porque algumas pesquisas apontavam para a possibilidade da Dilma levar no primeiro, então quis ajudar para isso ocorrer. E olhe que nem de perto me considero um eleitor desinformado. Abraços

  7. Rick Postado em 28/Oct/2014 às 11:39

    Quem financia essa pesquisa é a RBS, a mesma da tv globo que apoiou a ditadura, e agora apoiou a candidatura de Aécio Neves. O fato da Globo apoiá-lo é justificativa suficiente pra eu jamais considerar votar nesse cara

  8. Daniela Postado em 28/Oct/2014 às 11:40

    Tem que prestar explicações mesmo. E mais um fato que eu gostaria de saber... o que vão fazer a respeito daquela urna que já chegou com 400 votos para a candidata Dilma. Ou ainda reivindicar os erros das urnas, não é de hoje que sabemos o quão confiável são nossas urnas eletrônicas! E esses apaixonados cegos pelo PT me poupe de respostas, quero alguém com a mente clara sem cegueira de politicagem. Alguém neutro, que também não vai falar bem de Aécio Never...Por que quando é pestista que reivindica é militância e quando é outros é fascismo? Tou cansada dessa de petista apaixonado pela causa errada! Não quero saber de Aécio, quero saber sobre o que rola no meu Brasil. A manipulação do PT tá clara, queremos saber sobre os casos duvidosos.

    • Maria Clara Postado em 28/Oct/2014 às 14:44

      Querida, olhe bem a imagem e verá que é uma montagem mal feita. Os números de votos totais e os votos da Dilma foram grosseiramente colados..

    • poliana Postado em 28/Oct/2014 às 14:59

      Cala boca coxinha idiota! Pára de mimimimi. Aceita logo q dói menos querida!

    • KARINA BB Postado em 28/Oct/2014 às 16:06

      Daniela, VTNC,,alienada do krlho q acredita em tudo que le,,VC SIM É UMA TIPICA BOVINA

      • Deisi Postado em 29/Oct/2014 às 00:00

        Pior que ser bovina é ser um reaça suino.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 29/Oct/2014 às 09:58

      Faz o seguinte Daniela,entra no site www.e-farsas.com e da uma olhada se essa imagem é real. Voce não sabe como funciona? Em toda seção ficam fiscais dos partidos interessados,NUNCA que isso ocorreria sem um deles gritar,muito menos os mesários,e pior,"TENTEI CHAMAR A POLICIA MAS NÃO CONSEGUI" HUAEHUAEHUAEUAEHUAEHUAEHUAEUAEUH,em quase todas as seções,senão todas ficam policiais,mas eu entendo,proibiram o rapaz de ir a policia mas deixaram ele acessar o Twitter.

  9. KARINA BB Postado em 28/Oct/2014 às 11:40

    A Dilma ja começou arregando,disse que a regulacao da midia vai ficar pra segundo plano,e agora ela devis ir à justiça contra esse instituto e a revista istoe,votei nela espetando certas atitudes ,e ela ja recuou,NAO VOTO MAIS NO PT,CANSEI !!! Anulo meu voto,,,,,,,toda eleicao é a mesma coisa,esses 51 milhoes q votaram nela,clamam pela derrocada da midia golpista e manipuladora,ela nao ouviu,e ainda vai encher o rabo de verbas desses vagabundos que vivem as nossas custas,e ainda esculacham o povo ,,,CANSEI ,FODA SE O PT,milhoes de pessoas wuerendo ver globo,veja e afins na falencia e ela finge q nao houve,!!!!!

    • poliana Postado em 28/Oct/2014 às 14:57

      Mas kari, a dilma sempre se posicionou contrariamente à regulação da mídia. Os próprios jornalista sempre frisaram isso nos debates. O boris casoy foi um deles...ela acabou de ser reeleita. E a 1* coisa q ela prometeu foi a reforma política, q o povo brasileiro sempre exigiu. Vamos ver como esta será feita. Tenha calma! N se revolte nem entregue os pontos. Vamos ver como será o gov dilma nos próxinos 4 anos.

  10. Andre Postado em 28/Oct/2014 às 13:14

    O choro é livre tucanalha !!! kkkkkkk

  11. poliana Postado em 28/Oct/2014 às 14:53

    "Todas as pesquisas sensus foram contratadas pela revista isto é". Preciso falar mais alguma coisa!!!! Kkkkkk

  12. poliana Postado em 28/Oct/2014 às 15:07

    Saudações cesar souza!!! Demorou pra aparecer e começar o mimimi...fike a vontade querido. O freguês eh sempre bem vindo. N foi vc q disse q dilma iria vazar?! Chupa essa criança!!! Antes era o golpe comunista...depois a petrobras...agora eh a fraude nas urnas!? Kkkkkkk..desabafa criança...o choro eh livre!!! Aceita logo q dói menos! Eh pt por mais 4 anos! O resto eh mimimimimimimimimimimimi.

  13. stella Postado em 28/Oct/2014 às 23:12

    E ainda houve quem dissesse que o sensus era imparcial hahahahahahahahahahahahah

  14. enganado Postado em 29/Oct/2014 às 00:18

    Minha gente este institutos são pagos para isso mesmo, terrorismo eleitoral! Isso é uma orquestra bem preparada, comandada dos EUA/iSSrael, para fomentar dúvidas, discussões, deslegitimar a Sra, DILMA. Não vai deixar de ser assim tão cedo! Vão mudar de tática? Vão! A tal reforma política vai deixa-los mais vulneráveis. Como? Imaginem Voto Distrital! O gRobo vão ter 200 páginas, é aí que os Merdal's vão quere sacanear a coisa, pois as pesquisas de boca de urna foram proibidas porque os partidos de esquerda bateram firme, até conseguirem. Pergunto. Qta gente deixou de votar nas eleições pela descrença criada por esses institutos que pintaram o pior quadro possível. Se passar o voto NÃO obrigatório, penso que não deixar que isso ocorra nunca, pois fazer a cabeça dos mais bobos e função de uma gRobo de plantão. Atrelado a isso temos a LEI dos Médios que regulará uma essa nojeira de gRobo's que temos por aqui. Por isso que o MERDAL e MERDALZINHO (Camarotti) falam em impeachment, não que mudem as regras do jogo, desta vez quase que ganham o poder. Na hora que se apossarem do poder, vamos virar Japão, lá o Partido Liberal ficou 40 anos no poder, no México o PRI nem se fala! Esse presidente mexicano de agora, o OBAMA disse que se o mesmo não vencesse, os EUA iriam intervir no México. A mÉRdia aqui esconde isso, mas qualquer Merdal da gRobo=Waack (judeu) sabe de cor e salteado as sacanagens dos EUA/iSSrael. Então minha gente o que corre por trás destes institutos é coisa muito sabida, um liga para o outro e combina o resultado. Enfim todos tem o mesmo perfil, são um bando fdp que recebem ordens dos EUA para manipularem o Brasil em TUDO. Infelizmente aqui tá cheio de PSDB/DEM/FHC/Aébrio/Álvaro Dias ...etc.

  15. Victor Hugo Postado em 29/Oct/2014 às 11:30

    Pedem provas porque sabem que não têm. Talvez o dia que a eleição puder ser auditada. Quando a urna der recibo do voto. Mas acho que isso não interessa ao governo, que vem desestruturando direitos e garantias fundamentais.

  16. Thales Postado em 29/Oct/2014 às 13:59

    Uai, datafolha e ibode falaram que a Dilma teriam uma vantagem maior no primeiro turno do que realmente teve e o Sensus errou o Aécio para mais no segundo.