Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 21/Oct/2014 às 17:53
2
Comentários

A importância da continuidade administrativa num país como o Brasil

No Brasil, ainda repleto de desigualdades sociais, todo governo devia ser uma sequência do anterior, independentemente de qual partido esteja no comando. O acirramento político, no entanto, deturpa esse sentido utilitário da continuidade administrativa

fhc lula dilma brasil

ALE – Pragmatismo Político

Não se reinventa a roda. Todo governo devia ser uma sequência do anterior, independentemente de qual partido esteja no comando. No Brasil, ainda repleto de desigualdades sociais, cada governante procura fazer o máximo, excetuando-se os casos de pura megalomania, quando o gestor, por mera vaidade, abdica até de compartilhar com seu(s) antecessor(es) o mérito de haver concluído obras importantes.

Portanto, o normal é realizar o que não pôde se feito anteriormente (não necessariamente no tocante às obras inconclusas), dando prosseguimento aos benefícios para a sociedade.

O acirramento político, no entanto (e infelizmente), deturpa esse sentido utilitário da continuidade administrativa. Cada partido valoriza o que fez e deprecia os partidos adversários pelo que não fizeram.

Uma nova filosofia de gestão pública, baseada primordialmente nos critérios técnicos, adaptados àquele sopro humanista que não pode faltar e imune às amarras da política convencional, representaria, de fato, o NOVO TEMPO que todos os homens públicos “viciados” proclamam como obra que assinarão como sua. Contudo, nenhum deles reúne condições para se autodenominar agente dessa inédita era.

Nem Marina é o NOVO; nem Aécio, Lula e Dilma são o novo. Se se empenharem bastante, poderão alçar à condição de arautos da nova política. Por enquanto, os menos velhos e, por conseguinte, os mais credenciados a se tornarem anunciadores do tão propalado novo tempo da política são Lula e Dilma.

Em palavras mais claras: as grandes novidades da política brasileira, de cinquenta anos para cá, foram Lula e Dilma, queira ou não a grande mídia brasileira.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Natália MS Postado em 21/Oct/2014 às 18:19

    Aécio está hoje na minha cidade, faz ato em clube nipônico,para empresários, latifundiários e derivados.Lula chega amanhã, sem Dilma, e faz caminhada no o bairro nova lima,(bairro bem pobre), e depois faz comício no Aero Rancho (bairro pobre também).Sentiram a diferença né!!!

    • Carlos Postado em 23/Oct/2014 às 02:07

      Sim um é esperto e o outro nem tanto, Lula ou a Dilma são pobres? Pobres são utilizados apenas isso............