Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 01/Oct/2014 às 09:20
6
Comentários

Ibope: Dilma tem 14 pontos de vantagem e vence no 2º turno

Assim como todos os outros institutos, Ibope confirma tendência de crescimento de Dilma Rousseff. Aécio Neves se aproxima de Marina Silva

dilma marina aécio pesquisa ibope
Dilma supera Marina com certa folga no primeiro turno, diz Ibope. Presidente também vence no segundo. Aécio entra na briga (Imagem: Pragmatismo Político)

A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) confirmou os números da pesquisa Datafolha. Ambas foram divulgadas quase que simultaneamente. No Ibope, Dilma Rousseff tem 14 pontos de vantagem sobre Marina Silva, no Datafolha a vantagem é de 15 pontos.

Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) têm 1% cada um e os outros candidatos somam 1%. Votos brancos e nulos somam 7% e indecisos são 7%.

Confira os números do Ibope:

Dilma Rousseff (PT) 39% [+1 em relação ao levantamento anterior]
Marina Silva (PSB) 25% [-4 em relação ao levantamento anterior]
Aécio Neves (PSDB) 19% [manteve o índice em relação ao levantamento anterior]

SEGUNDO TURNO

Na simulação de segundo turno, Dilma e Marina estão empatadas no limite da margem de erro, com 42% e 38%, respectivamente. Na pesquisa anterior, ambas as candidatas tinham 41 pontos. Em um cenário com Aécio Neves, a atual presidente vence por 10 pontos de vantagem, 45% a 35%. Se o confronto direto ocorresse entre Marina e Aécio, a ex-ministra de Lula teria 38%, e o ex-governador de Minas Gerais, 34%.

Dilma lidera em todas as regiões

A presidente apresenta mais intenções de voto nas cinco regiões do país. A maior vantagem é no Nordeste, a segunda região em número de eleitores do Brasil, onde alcança 56%. Marina tem 24%; Aécio, 9%.

Nos três Estados da região Sul, Dilma lidera isolada e apresenta tendência de crescimento: tem 39%; Aécio, 26%; Marina, 16%.

No Sudeste e no Centro-oeste, região que reúne o maior número de eleitores, aparece com ligeira vantagem: tem 30%; Marina, 29%; Aécio, 25%.

A pesquisa foi contratada pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a TV Globo. Para realizá-la, o Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Brahir Postado em 01/Oct/2014 às 11:05

    Se o Ibope diz que vence também no segundo, é pq vence no primeiro, aguardemos o Golpe da Quinta feira ansiosamente na querida Rede Grobo ^^ dependendo do Teor do Golpe, que os Trabalhadores sigam o exemplo da CUT/SP e vamos parar tudo !!! se o Mercado esta apostando tudo, os trabalhadores devem fazer o mesmo !!! cadê a paralisação GERAL dos Sindicatos, Movimentos Sociais contra a manipulação clara da Mídia e do Mercado Financeiro?

  2. eduardo Postado em 01/Oct/2014 às 12:14

    E o avião já apareceu o dono?? O aeroporto de craudio as chaves fica com o titio..... (não sou eu que digo é o que tá na imprensa)

  3. poliana Postado em 01/Oct/2014 às 16:37

    Perceberam q a pesquisa foi clara ao constatar q dilma LIDERA a intenção de votos em TODAS AS REGIÕES DO PAÍS, n perceberam "queridos" sulistas e sudestinos???? Pra depois n fazerem como em 2010 e proferirem ódio contra os nordestinos nas redes sociais, ok?? Vamos ver o desfecho desta história...até mais!

  4. poliana Postado em 01/Oct/2014 às 16:47

    E se aécio neves for mesmo pro 2* turno, ele merece dá um pé na bunda de fhc e sua corja, já q o deixaram pra trás na corrida presidencial qdo perceberam o crescimento de marina diante do espetáculo q a mídia criou em torno da morte de campos. E agora senhor príncipe? E se seu pupilo, depois de sua traição, for ao 2* turno? No lugar do aecio eu me fecharia com os tucanos mineiros e bateria a porta nas caras falsas da corja tucana paulista! Qdo barco tava afundando todos o abandonaram e foram pra aba dakela fundamentalista..agora q o fenômeno passou e aécio voltou a ter chances, o príncipe e a ala tucana de sp vão voltar pra ele com o rabinho entre as pernas? Vão pedir desculpa pela falsidade? Não né...são todos farinha do mesmo saco...

  5. poliana Postado em 02/Oct/2014 às 19:40

    Naro..vc esqueceu q estamos na quase vespera das eleições?! Vc acha msmo q algum desses insttutos, inclive o datafolha, iria se comprometer com o publico e perder sua credibilidade com uma pesquisa "fake" na vespera das eleições? N seja birrentinho naro solbo..entenda o momento da pesquisa...

    • poliana Postado em 02/Oct/2014 às 19:47

      Institutos*; inclusive*. Desculpe os erros. Tô teclando do cel.