Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 15/Oct/2014 às 20:30
9
Comentários

Ibope: Aécio 51%, Dilma 49%

Ibope apresenta mais uma vez números idênticos aos do instituto Datafolha. Dilma Rousseff e Aécio Neves estão tecnicamente empatados

ibope dilma aécio
Ibope: Dilma e Aécio estão tecnicamente empatados na disputa presidencial (Imagem: Pragmatismo Político)

O instituto Ibope divulgou nesta quarta-feira (15) a sua segunda pesquisa para o segundo turno das eleições presidenciais de 2014. O levantamento apresentou números idênticos aos que foram revelados mais cedo pelo Datafolha. Aécio Neves (PSDB) tem 51% dos votos válidos e Dilma Rousseff (PT) soma 49%. Em votos totais, considerando brancos, nulos e indecisos, o tucano tem 45% contra 43% da candidata petista.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 12 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01097/2014.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 15/Oct/2014 às 20:38

    Esses números representam o cenário anterior ao debate de ontem. Por que será que a bolsa despencou e o dólar disparou hoje?

    • Rafael Postado em 16/Oct/2014 às 06:50

      Essa pesquisa foi realizada na semana passada. As dessa semana provavelmente serão divulgadas na próxima segunda.

  2. Gustavo F. Postado em 15/Oct/2014 às 20:46

    Desnibaldo, é possível que o debate de ontem ainda não tenha sido assimilado completamente pelo eleitorado. Não é só o debate que exerce influência, mas a repercussão dele. De todo modo, não espere mudanças tão radicais no quadro eleitoral. A maioria dos eleitores, tanto de Dilma quanto de Aécio, já declarou, de acordo com as próprias pesquisas, que está com o voto definido. Essa eleição será mesmo apertada. Quem vencer, o fará por diferença pequena.

  3. Natália Postado em 15/Oct/2014 às 21:42

    Também acho que a diferença será pequena, mas isso que o Denisbaldo disse tem tudo a ver, sabemos que o mercado tem alergia ao número 13..

  4. Stella Postado em 15/Oct/2014 às 21:43

    Triste...

  5. KARINA BB Postado em 15/Oct/2014 às 22:08

    Mas esse cara é um canalha mesmo neh,contratar um instituto literalmente comprado por ele pra induzir as pessoas atraves da mentira,tal instituto deu 17% a frente,pra ele,como alguem pode dizer q vai votar nesse " ser " por sua "honestidade"

  6. Onda Vermelha Postado em 16/Oct/2014 às 00:01

    Me desculpem os discordam de mim, mas acho que casa caiu para o Playboy baladeiro! Aécio garante o emprego: da família! Durante o debate de ontem (14), realizado na Rede Bandeirantes, a Presidenta Dilma acusou Aécio Neves de praticar o nepotismo ao nomear parentes para cargos públicos em Minas Gerais. O tucano negou e desafiou a Presidenta a informar onde trabalha a irmã dele. O Conversa Afiada publica, com auxílio da Rede Brasil Atual, a lista dos familiares de Aécio que Dilma citou no debate: - Oswaldo Borges da Costa Filho (genro do padrasto do governador), presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico e Minas Gerais; - Fernando Quinto Rocha Tolentino (primo), assessor do diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/MG); - Guilherme Horta (primo), assessor especial do governador; - Tânia Guimarães Campos (prima), secretária de agenda do governador; - Frederico Pacheco de Medeiros (primo), secretário-adjunto de estado de governo; - Andréia Neves da Cunha (irmã), diretora-presidente do Serviço de Assistência Social de Minas Gerais (Servas); - Ana Guimarães Campos (prima), servidora do Servas; - Júnia Guimarães Campos (prima), servidora do Servas; - Tancredo Augusto Tolentino Neves (tio), diretor da área de apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Veja em http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/10/15/aecio-garante-o-emprego-da-familia/

  7. Rogério Postado em 16/Oct/2014 às 05:24

    Percemeram algo no ar? Dão vantagem numérica ao Aécio mas na margem de erro. Isso porque estão com receio de outro vexame. Se der Dilma eles argumentam que foi dentro da margem de erro. Espertos não? Vamos ver no Vox. E nas urnas…

  8. Sandra Postado em 16/Oct/2014 às 08:26

    Penso que somente nas últimas pesquisas vamos ter um quadro mais real. Por enquanto, é manipulação.