Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 08/Oct/2014 às 19:10
19
Comentários

Grande mídia de Minas Gerais realiza ato pró-Aécio

Imprensa mineira se mobiliza em defesa de Aécio Neves e jornalistas são surpreendidos com “convocação” para participar abertamente da campanha do presidenciável tucano

eleicao-aecio-neves

Vinícus Gomes, Fórum

Jornalistas e profissionais ligados à administração de jornais e revistas foram surpreendidos nessa terça-feira (7) quando viram em seus computadores uma “convocação”, via intranet, para aderirem à campanha do presidenciável do PSBD. O responsável pelo chamado a “uma caminhada a favor do candidato Aécio Neves”, no sábado (11), “com todos vestidos de azul ou amarelo” é o Diários Associados, grupo de mídia fundada por Assis Chateubriand. A marca é proprietária, entre diversos veículos, dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, O atual presidente, Álvaro Teixeira da Costa, chegou a subir no palanque de Aécio e do também tucano derrotado no primeiro turno pelo PT em Minas Gerais, Pimenta da Veiga. A convocação está sendo realizada por apoiadores da campanha tucana por meio de redes sociais e Whatsapp.

VEJA TAMBÉM: Professores de Minas Gerais alertam sobre riscos de eleger Aécio Neves

Em resposta conjunta, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e o Sindicato dos Empregados da Administração das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Belo Horizonte divulgaram nota repudiando a ação da Associados e esclarecendo aos trabalhadores que ninguém pode ser obrigado a participar de ato de campanha de nenhum candidato a cargo eletivo: “Qualquer tipo de pressão deve ser denunciada para que sejam tomadas de medidas jurídicas cabíveis para resguardar o direito ao voto dos eleitores. As duas entidades também esclarecem que os Diários Associados não falam em nome dos trabalhadores. O voto dos mineiros é livre”.

aécio neves minas imprensa mídia
O empresário Álvaro Teixeira da Costa (no detalhe), presidente dos Diários Associados, empresa que controla os jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, subiu no palanque de Aécio Neves e Pimenta da Veiga durante a campanha, em setembro (Fórum)

Segundo Kerison Lopes, que preside o sindicato dos jornalistas mineiros, desde seu início a cobertura da campanha presidencial foi tendenciosa, mas nada parecido ainda havia ocorrido. “Assim que viram a ‘convocação’, diversos jornalistas e profissionais que trabalham nas áreas administrativas de jornais e revistas nos procuraram [os sindicatos] manifestando indignação, por isso divulgamos a nota de repúdio, ninguém pode ser coagido [a aderir à campanha de Aécio].

Procurada por Fórum para comentar a respeito da convocação, a Diários Associados afirmou que “no momento não havia ninguém para dar uma resposta”.

Os jornalistas mineiros já estão acostumados a toda sorte de interferência e cerceamento em suas funções. Em 2006, o então presidente do sindicato mineiro dos jornalistas, Aloísio Lopes, disse: “A imprensa mineira é totalmente favorável ao governador Aécio Neves […] O governador está blindado na mídia. Ninguém fala mal. Tenho recebido de repórteres a informação de que há orientação para não se questionar o governo.” Dois anos antes, o sindicato já havia requerido ao Ministério Público Federal a apuração de suposta interferência do governo de Minas em veículos de comunicação, atribuindo o afastamento de alguns jornalistas a pedido de Andrea Neves, irmã de Aécio e coordenadora de comunicação de seu governo.

SAIBA MAIS: Os 66 tuiteros processados por Aécio Neves

“Quem mais sofreu ao longo dos 13 anos com o governo de Aécio Neves [e seu sucessor Antônio Anastasia] foram os jornalistas”, afirma Lopes. “Nós fomos os primeiros a serem calados, sendo muitas vezes impedidos de exercer a liberdade de expressão que é tão cara à nossa categoria”, complementou.

Em uma recente entrevista, Teixeira da Costa foi definido como alguém que “vive e respira jornal e jornalismo desde os primeiros anos de vida”. Perguntado, em forma de pingue-pongue, sobre um político contemporâneo de destaque, sua resposta foi: Aécio Neves.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Fernando Yanmar Narciso Postado em 08/Oct/2014 às 19:17

    e dilma dançaste!

  2. poliana Postado em 08/Oct/2014 às 19:56

    Hahahaha..pq será hein? Patétcos! Dignos de pena!

  3. Natália Postado em 08/Oct/2014 às 20:14

    A época mais uma serviçal da Globo, já publicou pesquisa dando Vitória a Aécio...Mesmo que fosse vitória a Dilma,não acreditaria...

    • poliana Postado em 08/Oct/2014 às 20:39

      Natalia..eh a época né? Desconsidera! Acho q o vexame q os institutos de pesquisa deram no 1* turno, n os fizeram tomar vergonha na cara né? Pelo visto a tentativa de manipulação da massa com essas pesquisas tb vai continuar no 2* turno. Ô povinho sem vergonha. Ainda tem gente q fala q é o pt e dilma q estão desesperados! Faz-me rir...

      • Gustavo Postado em 09/Oct/2014 às 12:08

        Manipulação no 1 turno em que colocava Aécio com menos votos do que tinha?! ta serto (y) champz, você está conspirando de maneira correta ¬¬

      • poliana Postado em 09/Oct/2014 às 12:21

        Sua memória eh bastante seletiva n eh gustavo?

  4. Pedro Postado em 08/Oct/2014 às 20:17

    "Participe!". Engraçado, não estou vendo ninguem ser obrigado a participar ou demonstrar apoio nem nada. O que estou vendo é um convite de uma associação. Qual é o alarde nisso tudo? Se fosse para Dilma, o Pragmatismo estaria publicando essa notícia também??

    • Pablo Postado em 08/Oct/2014 às 21:56

      Acho que lhe faltou um pouco de sensibilidade, e parece que você se equivocou com um detalhe: nenhuma associação convidou ninguém! Diários Associados é uma empresa. É o patrão deles, para ser mais exato! E foi feito na intranet. Você não acha que isto seria uma forma, talvez branda, de coação?

    • Rodrigo Postado em 09/Oct/2014 às 09:55

      E se o teu patrão lançar uma nota destas, vc vai independente do candidato ou não?

    • Maurício Postado em 10/Oct/2014 às 18:29

      Estaria na Veja daí.

  5. Sheyla Postado em 08/Oct/2014 às 20:19

    Isso aqui em Minas é normal! A imprensa é toda comprada pelo Aécio...

  6. Janio Veiga Postado em 09/Oct/2014 às 00:50

    Penso que isso é só o início, pois até médico aqui de Cáceres-MT está constrangendo (ou obrigando) secretária a usar a expressão "fora Dilma" em seu jaleco. Será que estamos diante de uma nova onda facista em nossa história? Uns se consideram os bons, puros e honestos e outros são considerados os maus, imundos e corruptos. Primeiro é o constrangimento, depois a pressão ameaçadora e depois é a execução - isto é o facismo!

  7. Diego Postado em 09/Oct/2014 às 09:11

    Eu sou CONCURSADO e estou tranquilo, e você Minduim? Caro amigo paga pau de patrão, quantos meses acha que vai se manter no seu emprego, quando as demissões e o estrangulamento dos salários começarem a ser regra no governo tucano? Seis meses, um ano? Você estará esbravejando contra um presidente que criará uma situação econômica de total liberdade para as empresas demitirem quando, onde e como quiserem, e eu continuarei trabalhando, tranquilo no cargo que conquistei com MEU ESFORÇO, passando em concurso público. Pense nisso! A não ser que você é que seja patrão, aí eu entenderia esse seu pensamento reducionista e tendencioso.

    • poliana Postado em 09/Oct/2014 às 12:18

      Perfeito diego! Faço das suas as minhas palavras. O nosso está garantido!!!!! Mas se querem votar no aecio, mesmo sendo pobres ou de classe média, vão em frente. Todos pobres com mania de grandeza. Lindo pra cara dessa gente!

    • Igor Postado em 09/Oct/2014 às 12:37

      "Tranquilo". Com a eventual volta dos tucanóides reajustes dos servidores e concursos público serão a última das prioridades.

    • poliana Postado em 09/Oct/2014 às 18:23

      pelo menos o desemprego n nos assusta igor. já ouviu falar em ESTABILIDADE?????

  8. Antonio nunes Postado em 09/Oct/2014 às 11:22

    O dia que o povo começar a perceber o quão essa mídia tendenciosa é danosa a democracia, talvez não de tempo pra consertar mais. Todos veem não é de hoje o quanto essa mídia tenta influenciar o eleitor atacando um partido quando os dois partidos tem gente suja por traz. Temos só duas ferramentas nas mãos mas que pode significar muitos estragos, o voto e o boicote, enquanto estivermos dando audiência pra essa grande mídia vai ser sempre isso ai, o povo entra na deles e continua fazendo o que eles querem, ou seja querem continuar acima da lei e da ordem. o povo que se dane.

  9. Fillipe Miranda Postado em 10/Oct/2014 às 01:55

    Em Minas são vários os Goebbels de Aécio. A TV Alterosa, afiliada do SBT de propriedade do Diários Associados faz campanha aberta. Como exemplo, em um dos programas de nome TV Verdade (sic), o vídeo exibe 3 segundos da Dilma era da época em que estava com câncer e ainda de peruca. A imagem de Marina era outros 3 segundos em uma palestra, em imagem com pouca resolução. Para Aécio deram 10 segundos com imagens de sua última carreata. O apresentador Ricardo Carlini com tom temeroso alertava sobre necessidade de mudança na política. Ficou óbvio o tom tendencioso.

  10. mauricio augusto martins Postado em 10/Oct/2014 às 17:18

    Já era "esperado" não tendo os Funcionários Públicos para aplicar o Terrorismo, partiu para o "sub" Funcionário Público, o presidente do Jornal, por isto, e pra isto que a Verdadeira Imprensa deve ter a responsabilidade de Resguardar a Liberdade de Expressão e o árduo Trabalho dos Jornalistas, que ultimamente somente através de Blogs os únicos Defensores do Brasil, podemos saber a Verdade e legitimar o Direito a Informação, no artigo Constitucional, fora isto está sendo uma despudorada Barbárie...maumau