Redação Pragmatismo
Compartilhar
História 31/Oct/2014 às 13:14
42
Comentários

As fotos inéditas da morte de Che Guevara

Imagens nunca antes vistas da morte de Che Guevara são encontradas em uma caixa de charutos

che guevara foto inédita

Fotos de Ernesto “Che” Guevara tiradas por Marc Hutten após sua morte, algumas delas inéditas (veja abaixo), foram achadas em uma caixa de charutos por Imanol Arteaga, o neto de um ex-missionário na Bolívia ao qual o fotógrafo deu a cópias de suas imagens, temendo que elas fossem confiscadas.

SAIBA MAIS SOBRE A MORTE DE CHE GUEVARA AQUI

Hutten, correspondente da agência de notícias France Presse (AFP), foi um dos poucos jornalistas a documentar a morte de revolucionário argentino.

Arteaga, que vive na província de Zaragoza, no nordeste da Espanha, explicou que ele deu as fotos para seu tio, Luis Cuartero, porque era o primeiro europeu de confiança que estava de partida para o continente.

Che, vida e morte

Ernesto Guevara de la Serna nasceu em 14 de junho de 1928, em Rosário, na Argentina. Proveniente de família de classe média alta, formou-se em Medicina na Universidade de Buenos Aires, em 1953. Foi o primogênito dos cinco filhos de Ernesto Lynch e Celia de la Serna y Llosa.

No dia 9 de outubro de 1967, foi assassinado por tropas da Bolívia. Companheiro de Fidel Castro, sonhava em estender a revolução cubana para todo o continente latino-americano.

Imagens:

Che Guevara: ritrovate foto inedite del suo cadavere
Che Guevara: ritrovate foto inedite del suo cadavere

com Ansa Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. enganado Postado em 31/Oct/2014 às 14:46

    De onde você estiver meu caro CHE! Leia! Naquela época quem mandava na Bolívia era o Patiño, por sinal entregou as minas de estanho aos EUA, mas agora vemos que a sua luta contra a dominação norte-americana deu certo, hoje o presidente, podemos afirmar. É BOLIVIANO, mesmos com todos os erros, e aqui também, na Argentina, Equador, Venezuela, Nicarágua. Nada foi em vão, assim ressalto que ser Nacionalista para imprensa-empresa-press_tituta-anglo sionista você se torna Comunista comedor de criancinhas e responsável pela Sovietização de seu país. Mas CHE morreste de olhos abertos pois devia estar olhando/encarando para os agentes da CIA presente ao seu fuzilamento pelos paus-mandados meganhas do exército da Bolívia. Como sempre os exércitos tupiniquins obedecendo a CIA-NSA-... . Um dia isso irá acabar! Che proteja CUBA!

    • Luiz Postado em 31/Oct/2014 às 15:59

      Mataram o Che, mas não seus sonhos....

      • carlos Postado em 01/Nov/2014 às 23:58

        Che era isso...apenas um sonhador...so e somente so isso....inspirou as piores ditaduras socialistas da America Latina.......a morte dele foi em vão sim....lutou por algo que não se concretizou...vivemos hoje na sombra da ditadura do proletariado que vem destruindo os sonhos de prosperidade dos povos latinos

    • Thais Postado em 31/Oct/2014 às 18:29

      Hasta siempre, Compañero Che!

    • Marcelo OR Postado em 31/Oct/2014 às 20:58

      E viva la revolucion!

    • Filipe Pereira Postado em 01/Nov/2014 às 04:36

      "Mata-me, mas saiba que está matando um Homem."

    • Tahia Sarapo Postado em 01/Nov/2014 às 18:37

      emocionei-me com tuas palavras

    • Eduardo Postado em 01/Nov/2014 às 22:48

      Muito bom ★★★★★

    • Dida Postado em 01/Nov/2014 às 23:56

      Saudações camarada ! E que as conquistas de Che Guevara avancem sempre cada vez mais e jamais retroceda. Haja coragem, união e amor pela humanidade para sermos tão revolucionários quanto foi Ernesto Che Guevara. Creio que ele esteja no coração na força de muitos homens e mulheres, militantes, políticos ou não que defendem a soberania e união da América Latina ! Abraço !

    • Dulce Postado em 05/Nov/2014 às 01:46

      "Mas CHE morreste de olhos abertos pois devia estar olhando/encarando para os agentes da CIA presente ao seu fuzilamento pelos paus-mandados meganhas do exército da Bolívia..." Que para sempre ele seja lembrado pela sua batalha! Viva a Che!

  2. Denilson Bloemer Wessling Postado em 31/Oct/2014 às 16:09

    Tropas da Bolívia a serviço da CIA, assassinos da liberdade, da beleza, da leveza da vida justa, o mundo tornou-se mais feio neste infeliz dia, obrigado che...

    • Bruno Postado em 31/Oct/2014 às 18:55

      Podemos dizer o mesmo de Bush e Obama. A diferença é que eles matam milhares e milhares com o poder de suas assinaturas num papel autorizando massacres em nome da "democracia" americana.

    • Everton Postado em 01/Nov/2014 às 13:07

      Bush já matou mais que Che, e você vem com esse papo furado!

      • Rodrigo Postado em 13/Nov/2014 às 16:36

        (Outro Rodrigo) Então tá bom então, né? Vamos à cadeia e veremos quem matou, estuprou, sequestrou menos. Após tal liberemos os que tiverem cometido menos crimes. E, eu, Advogado, vou adotar essa tese, tendo por paradigma o Dr. Abdelmassih: quando um cliente for estuprador, vou alegar que ele estuprou menos, então deve ser liberado. Não pode ficar sendo oprimido assim.

    • Selton Postado em 03/Nov/2014 às 16:34

      O neoliberalismo mata mais gente que Guevara em Sierra Maestra.

  3. ricardo Postado em 31/Oct/2014 às 16:15

    Eis um exemplo de um cara que fazia qualquer coisa pelo que acreditava, coisas boa e más... admiro ele por algumas coisas, mas quem idolatra este cara ou é cego ou não conhece ele direito. E tem muito material contra e a favor dele.

  4. Claudio Postado em 31/Oct/2014 às 16:29

    Não se faz uma revolução sem morte carossssss !!!!!!!!

    • carrapicho Postado em 31/Oct/2014 às 17:00

      "É proibido matar: todos os assassinos serão punidos, salvo se matarem grandes quantidades e ao som de trombetas." - Voltaire

  5. ANTONIO CABRAL FILHO Postado em 31/Oct/2014 às 16:40

    MATARAM UM CORPO, MAS LIBERTARAM UM IDEAL !!

  6. Wilkerson Postado em 31/Oct/2014 às 17:07

    Um dos melhores momentos da historia!

  7. André Campello Postado em 31/Oct/2014 às 19:35

    Che teve o seu tempo e a sua história. O seu contexto político era bem distinto do atual. Não há mais espaço para as asneiras socialistas que boa parte dos acéfalos vêm vomitar nesta página. A própria União Soviética solapou. Cuba vive mendigando. Coréia do Norte é um farrapo comparado à Coréia do Sul. Quem não for socialista até os 20 anos, não tem coração; mas quem depois dos 30 ainda não se tornou capitalista é porque perdeu a razão!

    • João Postado em 31/Oct/2014 às 20:25

      E as grandes nações capitalistas vivem tão bem, mas as custas do seu povo, as custas da desigualdade social e da fome. Quando não conseguem fazer isso com seu próprio povo, eles submetem os povos de nações mais pobres, principalmente da África e da Ásia à condições desumanas de trabalho e de vida. Triste época em que o capital se sobrepôs ao social, e que quem defende a bandeira do segundo é rotulado de asno

    • daniel Postado em 01/Nov/2014 às 03:29

      Cuba vive mendigando,por causa do embargo americano EUA que ainda de varias formas tem a America Latina como seu fundo de quintal,se não fosse o embargo, em relaçao ao Brasil eles seriam uma potencia assim como a Coreia do Norte. A China e socialista e comunista por que eles nao embargam a China??

    • EduAssis Postado em 01/Nov/2014 às 11:36

      Você não deve é pensar que depois dos 30 devemos ser gananciosos e egoístas, é possível vivermos o capitalismo de uma maneira socialista. Não é preciso ter pobres para dar sabor as nossas conquistas.

    • Tahia Sarapo Postado em 01/Nov/2014 às 18:43

      é a resposta chavão dos nazi fascistas capitalistas.Rússia está lá,Cuba sofre o embargo mais cruel dos tempos para estrangular a economia. Você crê em suas palavras.Porque não diz que quer ficar rico,explorar o outro e ir a Miami?Típico de capitalista,nem atual é essa frase dita à exaustão como se fora um pensamento inteligente.Pense como defender o capitalismo sem atacar Cuba,Rússia , Coréia e China

  8. André Postado em 01/Nov/2014 às 02:37

    "Lutam melhor os que têm belos sonhos"

  9. Aristóteles Postado em 01/Nov/2014 às 10:09

    Obrigado, Che! Pelo exemplo de que não está morto quem peleja; que se deve agir com energia, sem perder a ternura; obrigado pela chama inapagável em torno da vergonha na cara e da máxima de se lutar pela Pátria que a gente tanto ama! Essa pátria é universal, sem fronteiras!

  10. Flávio Loureiro Postado em 01/Nov/2014 às 11:07

    Não me parece coerente criticar a ditadura militar e apoiar este senhor ao mesmo tempo. Ambos defendem pesada militarização e confisco de direitos. Ambos são totalitários. Imagina se toda a América do Sul fosse tal qual Cuba, uma grande miséria, onde só vence na vida quem é "líder de partido". Fidel pode usar Lacoste. Capitalismo para ele, socialismo para o povo. Revolução dos bichos. "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros".

  11. Edmilson Postado em 01/Nov/2014 às 14:12

    " o tempo é o senhor da razão" . ..é sempre bom lembrar da frase de Maquiavel sobre o inevitável ciclo entre a ordem e o cáos e máxima que diz: o ativista de, hoje, pode se transformar no conservador e até reacionário de amanhã. Logo, reconheço que em seu tempo Tche foi um grande líder. Admirado por muitos...odiado por outros. Assim caminha a humanidade desde Sócrates, Heráclito, Lock, Marx. ..até Lula, Romários e Tiriricas

  12. Mauro Negrette Postado em 01/Nov/2014 às 14:38

    Tem militares que são dignos de pena, heim?! Tem algum aí,ainda , apontando a arma para o defunto... Mas era assim mesmo: Muitos militares tinham um medo gigantesco, dos valentes guerrilheiros...

  13. ROBERTO CORRÊA DE ANDRADE Postado em 02/Nov/2014 às 20:49

    O legado de Che Guevara, o sonho dele (na fonte): http://www.youtube.com/watch?v=RAJLJ8ogk_s

  14. ROBERTO Postado em 02/Nov/2014 às 20:51

    O problema não está no regime, está nas pessoas. Se virarmos um país comunista, só mudará de mãos o poder. Continuaremos nas mãos de corruptos, ambiciosos, malignos, vestidos com outras cores. Por isso é melhor lutar para que as pessoas mudem do que mujdar para um regime que nem liberdade lhe dá.

  15. Pereira Postado em 03/Nov/2014 às 10:16

    Esse assassino aí, tentou fazer guerrilha no congo e foi expulso, tentou na nicarágua e levou meia dúzia de chute no traseiro, quando saiu desse último país se juntou com outro assassino que foi Fidel castro(Filho do maior latifundiário da américa) brigaram e foi preso na Bolívia. E ainda acham que um excremento humano desses merece alguma nota honrosa.

    • Lucas Postado em 26/Jan/2016 às 18:59

      Cara na boa. Qual o teu problema? Tu realmente acha que vir nesse portal ficar arrotando o que você acredita vai mudar algo no pensamento das pessoas que frequentam essas páginas? Se você acredita nisso, tem sérios problemas, desculpa se te ofendi. Saudações.

  16. Pereira Postado em 03/Nov/2014 às 10:20

    "Bush já matou mais que Che, e você vem com esse papo furado!". Mas que absurdo, a guerra do iraque foi a que menos vida de cívis foi perdida. Os mortos eram todos apoiadores de Sadam hussein. Sem falar nos curdos e outras minorias salvos pelos EUA, às quais Sadam hussein massacrava. Bush foi o melhor presidente que o Iraque já teve.

  17. Pereira Postado em 03/Nov/2014 às 10:27

    Os caras ainda acham que a CIA que ajudou os militares na A do sul. Coitados, nunca leram um livro de Ladislav Bitman. A KGB falsificou tudo que podia para encriminar os EUA, sem falar nas dezenas de agentes secretos que plantavam na A do sul. Nos Eua nem se sabia o que acontecia por aqui. A suposta participação dos EUA nas ditaduras da A do sul é uma mentira que é contada a mais de 40 anos.

    • Gleison de Souza Postado em 23/Nov/2014 às 17:14

      Foi verdade sim a verdade sempre vem a tona os EUA sempre tiveram o papel preponderante de iniciar vários, golpes de destabilizar governos na America, do sul com o intuito próprio de seus interesses principalmente financeiros

  18. Rodrigo Postado em 13/Nov/2014 às 16:28

    (Outro Rodrigo) Nova censura, Pragmatismo? Por que esconder a exigência de pedido de desculpas que o grupo gay da Bahia faz aos líderes cubanos? Por que não abordar o tema, em vez de seguidamente censurar minhas postagens em tal sentido? Diz-se, aqui, haver a defesa de direitos humanos e o respeito, a tolerância e mesmo a promoção do respeito à dignidade de todos, independentemente da orientação sexual, ao que há grave omissão e grave censura quando tal tema, face a Che e Fidel, é suscitado. É só pra inglês ver?

  19. Graça Postado em 23/Nov/2014 às 18:56

    Matem um ser humano voltado às causa populares, aos mais explorados e ganhem um mito. Che foi morto, mas seus ideais não! A cada nova geração, mais e mais admiradores surgem. Ô direita burra!!

    • Zbgniew Brzezinski Postado em 22/Jan/2016 às 18:50

      Quantos mais a Esquerda matou? Só na China de Mao foram quase 100 milhões...

      • Lucas Postado em 26/Jan/2016 às 19:01

        Bem que a esquerda fez em eliminar uns coxinhas. Não foi o suficiente, olha a bosta que o mundo está hoje.

  20. Zbgniew Brzezinski Postado em 22/Jan/2016 às 18:49

    Che Guevara, o Osma bin Laden da Esquerda!