Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 06/Oct/2014 às 22:28
51
Comentários

FHC diz que eleitor de Dilma é ignorante

“Não é porque são pobres que apoiam o PT e Dilma, é porque são menos informados”, diz FHC. Ex-presidente tucano se esquece, porém, que não conseguiria se eleger duas vezes presidente da República sem o voto dos menos favorecidos

fhc dilma aécio eleições
FHC chama eleitor de Dilma de desinformado e esquenta a disputa do segundo turno da eleição presidencial (divulgação)

Kiko Nogueira, DCM

A vantagem de Dilma sobre Aécio no Nordeste tirou do armário a velha conversa do separatismo no Brasil e o melhor do nosso racismo maroto, nosso racismo moleque.

As manifestações são as mais desprezíveis possíveis, mas podem ser resumidas no seguinte: o bolsa família é para miserável burro morto de fome vagabundo vão viver às próprias custas e não encham nosso saco senão não daremos mais nosso dinheiro de impostos para vocês meritocracia.

Fulano escreveu, por exemplo, que “esses nordestinos desgraçados parecem que não sabe [sic] que a culpa da falta de água é da lazarenta da Dilma”. Outro, que “nordestino safado vota em Dilma vamos fazer outro país”.

SAIBA MAIS: Nordestinos se tornam alvo de ataques nas redes sociais após vitória de Dilma no NE

Quando a coisa parecia não poder piorar, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu sua valiosa contribuição ao debate da, digamos, “qualificação” do voto.

Numa entrevista a Josias de Souza e Mario Magalhães, do Uol, FHC conseguiu classificar os eleitores petistas (43,3 milhões de almas) como uma imensa massa desprovida de discernimento.

“O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, afirmou.

O PT está “apoiado em setores da sociedade que são, sobretudo, menos informados […]. Geralmente é uma coincidência entre os mais pobres e os menos qualificados.” Se há uma falha do PSDB, considera o ex-presidente, é de não conseguir dialogar com esse pessoal.

Foi-lhe recordado que aquela abordagem ecoava a do brigadeiro Eduardo Gomes e da UDN na campanha para a presidência de 1950. O brigadeiro xingou de “marmiteiros” os eleitores do rival Getúlio Vargas.

Essa eleição foi pródiga em trazer à luz questões prementes. Levy Fidelix, por exemplo, prestou um enorme serviço ao combate à homofobia — embora involuntário — com sua diatribe homofóbica muito louca num debate.

FHC ganha o status de guru do que o jornalista Elio Gaspari chama de “demofobia”, medo do povo. Além da generalização estúpida sobre os adversários, passa a ideia de que o pessedebista é o oposto: um tipo bem informado e, por coincidência, mais rico.

Provavelmente, também por coincidência, de São Paulo, já que os desfavorecidos de Minas e Rio deixaram Aécio Neves em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Já no Nordeste é aquela lama moral e intelectual.

Bastaria um papo com um taxista nos Jardins para Fernando Henrique mudar de ideia sobre esse personagem que votou em seu partido. Ou dar uma boa olhada no Facebook para ver a quantidade de aecistas despejando clichês higienistas num idioma remotamente parecido com o português, que beleza.

Aécio teve uma sacada interessante — ele ou seu marqueteiro — ao reabilitar FHC e desfilar com ele por aí. Puxou aplausos para o homem na Globo. Em 2010, Serra fez questão de escondê-lo. Em circunstâncias normais, alguém com um discurso fora de órbita como esse seria novamente posto na geladeira. Como não vivemos em circunstâncias normais, FHC passa a ser mais mais atual do que nunca.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. EDER BARBOSA Postado em 06/Oct/2014 às 22:31

    O AÉCIO TEVE A MESMA VOTAÇÃO DO SERRA, EM 2010. NAQUELA ELEIÇÃO, NO PRIMEIRO TURNO, SERRA TEVE 32,64% DOS VOTOS E AGORA AÉCIO TEVE 33,55%. UM AUMENTO DE APENAS 0,94%, MENOS DE UM POR CENTO. A MUDANÇA DOS VOTOS EM SP, OCORREU EM FUNÇÃO DE MARINA, QUE NESTA ELEIÇÃO SUBIU DE 4 MILHÕES PARA 6 MILHÕES E DILMA DESCEU DE 8 MILHÕES PARA 6 MILHÕES. PORTANTO TEMOS DE DEIXAR DE FAVORECER O AÉCIO, POIS ELE NÃO TEVE NADA DIFERENTE DO SERRA EM 2010. AGORA PARA ONDE VÃO OS VOTOS DA MARINA, QUE NÃO SÃO DELA, MAS DE UM CERTO DESCONTENTAMENTO DE PARCELA DA POPULAÇÃO, MAIS POR DESINFORMAÇÃO DO QUE POR RAZÕES REAIS, EU DIRIA, VÃO PARA TODOS. VÃO PARA DILMA, PARA AÉCIO PARA BRANCOS E NULOS E PARA ABSTENÇÃO. DILMA TEVE 8.370.457 VOTOS A MAIS QUE AÉCIO. E SÃO VOTOS FECHADOS, NINGUÉM TIRA UM VOTO DELA, POIS OS ELEITORES DO PT TEM VOTOS CONSISTENTES NINGUÉM TIRA. PORTANTO, O AÉCIO, TEM DE CORRER ATRÁS PARA CONSEGUIR MAIS DE OITO MILHÕES DE VOTOS PARA "EMPATAR" COM DILMA. CONSIDERANDO QUE O PSOL JÁ VEM DECLARANDO ATRAVÉS DE SEUS DEPUTADOS, APOIO A DILMA NO SEGUNDO TURNO, E MESMO ELEITORES - EU CONHEÇO UM MONTE DE ELEITORES DE LUCIANA GENRO - JÁ DECLARAM VOTOS A DILMA, A PRESIDENTA JÁ BEIRA OS DEZ MILHÕES DE VOTOS DE FRENTE. AÉCIO É QUE ESTÁ EM SITUAÇÃO DIFÍCIL E NÃO A PRESIDENTA. RESSALTE-SE QUE ENGANA QUEM PENSA QUE O ALCKMIM GANHOU DE LAVADA EM SP, NÃO GANHOU, BASTA OLHAR OS NÚMEROS DO RESULTADO DA ELEIÇÃO EM SP: 36% OPTARAM POR ANULAR O VOTO, VOTAR EM BRANCO OU NÃO IR VOTAR. 21,35% VOTARAM EM SKAF, 18,22% VOTARAM EM PADILHA E OUTROS 3,33% VOTARAM NOS CANDIDATOS DOS PARTIDOS MENORES. "PORTANTO, 78,88% NÃO VOTARAM NO PSDB", APENAS 21,12% DO ELEITORADO PAULISTA VOTOU EM ALCKIMIN. É PRECISO EXPLICAR AO POVO, "QUE ESTE 57,31%" QUE TEVE O ALCKIMIN SÃO OS VOTOS VÁLIDOS, EXTIRPADOS OS NULOS, BRANCOS E A ABSTENÇÃO. DO TOTAL DO ELEITORADO PAULISTA, "78,88% NÃO QUER SABER DO PSDB". O QUE FALTA AO "PT" É CONQUISTAR ESTE ELEITOR OU PARCELA DELE. SE CONSEGUIR AUMENTAR A VOTAÇÃO DA PRESIDENTA EM 2%, JÁ GARANTIU A REELEIÇÃO. O MESMO OCORRE EM PERNAMBUCO, ONDE DILMA PRATICAMENTE EMPATOU COM MARINA. LÁ DILMA NÃO ENFRENTOU MARINA, MAS UM "CAIXÃO" MUITO POPULAR, QUE MARINA NAQUELE INSTANTE REPRESENTAVA, "MAS ESTE CAIXÃO ESTÁ ENTERRADO, FOI ENTERRADO ONTEM". ENTENDO COM TODA CLAREZA QUE A MAIOR PARTE DESTE "ELEITORADO DO CAIXÃO DE EDUARDO CAMPOS", DA COMOÇÃO DA SUA MORTE, VAI MESMO É PARA DILMA, QUE FEZ MUITO POR PERNAMBUCO E LULA VAI TER UM PAPEL PREPONDERANTE NESTE ELEITORADO. NÃO VEJO PORQUE FICARMOS TRISTES, AO CONTRÁRIO DEVEMOS ESTAR MUITO FELIZES, "A PRESIDENTA, LUTANDO CONTRA CINCO CANDIDATOS QUE A AGREDIA O TEMPO TODO, LUTANDO CONTRA A MÍDIA DESONESTA, DEU UMA SURRA NO PSDB" COM QUASE NOVE MILHÕES DE VOTOS SOBRE O AÉCIO. ESTA É A VERDADE! "SE CADA UM DE NÓS ELEITORES DE DILMA FORMOS ATRÁS DE PELO MENOS MAIS UM ELEITOR, QUE NÃO VOTOU NELA NESTA ELEIÇÃO, ELA ESTARÁ REELEITA" E COM FOLGA! QUEM ESTIVER DE CABEÇA BAIXA, LEVANTA SACODE A POEIRA E VAMOS EM FRENTE, RUMO À VITÓRIA

    • André Luiz Bezerra Postado em 07/Oct/2014 às 03:10

      Você está enganado meu amigo a Dilam está fazendo muita besteira e vai perder e já perdeu !

      • Gabriel Gabo Postado em 07/Oct/2014 às 08:50

        KKKKKKKKKKKK. Você pareceu aquelas crianças mimadinhas: "Ela não vai ganhar por que eu não quéio" Avápaputaquepariu, como eu me divirto com os comentários desse site kkkkk

    • João Grillo Postado em 07/Oct/2014 às 07:15

      Por tabela, sobrou para os eleitores mineiros que disseram não ao Mensalão Mineiro, aeroportos clandestinos e helicocas da vida pregressa da turma tucana...

    • Antonio Palhares Postado em 07/Oct/2014 às 09:39

      Éder Barbosa. Bom dia e parabens. Voce fez uma análise lúcida e coerente, bem balizada da situação. Vai acontecer exatamente isto.Basta somente metade dos votos da Marina e a Dilma será reeleita.Para o bem do Brasil.

      • Mariza Mendes Postado em 08/Oct/2014 às 12:24

        Concordo com essa avaliação do Eder e do Antonio, em gênero e número, e assino embaixo. Vamos confiantes para a vitória de Dilma!!!

    • Joao Carlos Holland Barce Postado em 07/Oct/2014 às 13:35

      Os desinformados das MENTIRAS veiculadas pelo PIG (Partido da imprensa golpista .), que plantam informações falsas ou tendenciosas nas cabeças dos ouvintes.

  2. Natália Postado em 06/Oct/2014 às 22:52

    Inteligente e bem informados são aqueles quem elege Tiririca, Maluf, Feliciano, e continua com a hegemonia do PSDB,mesmo o caos em que se encontra São Paulo né cara pálida..Esse cara é um frustrado mesmo, tenta desqualificar o PT de qualquer forma, já que o governo dele não teve se quer 1/3 do mérito que teve o PT..Sejamos compreensivo cm esse senhor....

    • EDUARDO Postado em 07/Oct/2014 às 02:24

      COITADO É UM INVEJOSO... NÓS ELEITORES DE DILMA SOMOS TÃO IGNORANTES QUE ELEGEMOS LULA CONTRA ELE, E LULA BOTOU ELE NO BOLSO AO COLOCAR O BRASIL NUM PATAMAR NUNCA ANTES ESTADO.... COITADO REPITO O NEGÓCIO DELE É DEFENDER A LIBERAÇÃO DA ERVA MALDITA PARA PODER FICAR NA MÍDIA....

  3. Ana Postado em 06/Oct/2014 às 23:41

    O melhor texto que li sobre essa reação dos idiotas no twitter, e realmente não estamos sob circunstâncias normais, por que a quantidade de gente propagando esses absurdos só aumenta...

  4. enganado Postado em 07/Oct/2014 às 01:21

    Caro pilantra FHC: " ... “Não é porque são pobres que apoiam o PT e Dilma, é porque são menos informados”, diz FHC. ... " Como todos sabemos és ateu de carteirinha, mas DEUS na sua infinita sabedoria, não permite que o povo que você cita, menos informados, é sua salvação. Por que? Imagina se estes Pobres fossem bem informados, lógico que você já não estaria morado no BRASIL há muito tempo, seria expulso em menos de 24 horas. Sabes por que? Bem dizia o jornalista Hélio Fernandes: A única pessoa que era digna que usava o nome Cardoso faleceu e que você conseguiu destruir o BRASIL em 8 anos, aquilo que construímos desde 1500. Portanto como Brasileiro/Nacionalista/Honesto convido você sair de minha Pátria, pois este espaço é para pessoas dignas e honradas. Adeus tá! Cafajeste.

  5. Gil Moretto Postado em 07/Oct/2014 às 05:37

    Nordeste é REAL-BRASIL … estou com voces e fiel dessa "nordestinidade" do Brasil. Obrigado pelo exemplo! Assim como voces estou indo votar na Dilma! E Lula em 2018!!!!

  6. Guilherme Silva Postado em 07/Oct/2014 às 08:55

    Não tenho bolsa familia, não uso Fies, Pro-uni e nem vou ao SUS. Mas tenhos os números e os números dizem que a vida dos mais necessitados melhorou e quando vou votar eu penso nas pessoas que precisam mais e não somente em mim. E claro minha consciência segue limpa por não ser um egoista e sem medo de perder nada, pois o PSDB não volta nunca mais!

  7. Gabriel Gabo Postado em 07/Oct/2014 às 09:02

    Já dizia Gustavo de Nikiti: "Veja quem George Bush (altere por quem você preferir) vota, porque se ele gosta é por que é uma bosta"

  8. Salomon Postado em 07/Oct/2014 às 09:17

    O Ministro da propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, comparava os judeus a ratos. Deu no que deu. o Ministro da propaganda de Aécio Neves, FHC, compara os nordestinos a desinformados. Quem, afinal, fomenta o ódio e o preconceito? História magistra vitae (a história é mestre da vida). O nordestinos construíram São Paulo. Esse turma de brasileiros mais abastada, não consegue explicar, com dados objetivos, o motivo pelo qual vota no Aécio. Se não conseguem, só o preconceito explica. É preciso arejar a consciência desses brasileiros que não precisam do Estado. Ensinar-lhes o que é solidariedade. Ensinar-lhes o que é igualdade. Quando os europeus fugiram da perseguição e da guerra na Europa, vieram para o Brasil, que os acolheu. Ganharam terra. Ao contrário dos ex-escravos no RJ. os europeus ganharam um lar. Era um Brasil de pobres e negros. Agora esses mesmos descendentes de italianos, polacos, germânicos ...têm preconceito contra esses brasileiros que os aceitaram. Vontade de embrulhar o FHC, o Aécio, o Alkimin e os preconceituosos num mesmo papel e mandá-los de presente à 1945, na Alemanha. Se o Aécio ganhar, vão querer a volta do Lula, um nordestino, para salvar o país do caos.

    • neuza Postado em 07/Oct/2014 às 10:00

      Salomon, os imigrantes europeus foram os primeiros a receber políticas de cotas no Brasil, algo que os negros nunca tiveram, foram jogados nas ruas, sem nenhum amparo. E hoje, os descendentes dos imigrantes são contra qualquer tipo de política afirmativa, e ainda fazem o discurso da meritocracia.

  9. j.junior Postado em 07/Oct/2014 às 09:50

    Tá pirando. Esses mesmos eleitores o elegeram; é só contradição. Esse tem essas péssima mania de atacar; por exemplo, chamou os brasileiros de caipiras, os aposentados de vagabundos, ou seja é mais um sem noção na galaria dos frustrados.

  10. Marlos Postado em 07/Oct/2014 às 10:02

    Ignorante é o pobre que vota no PSDB.

    • Olga Postado em 07/Oct/2014 às 10:56

      E o rico que lucra com isso!!!

  11. ademar Postado em 07/Oct/2014 às 10:12

    É visível que está havendo uma grande distorção das palavras pronunciadas pelo Fernando Henrique, o autor do texto, e também em muitos comentários aqui, fazem de suas interpretações afirmações não ditas por FHC, na opinião e FHC os votos para o PT são a parcela de eleitores mais pobres e por consequência menos informados, esta é a afirmação, nela não há discurso de separatismo, preconceito. É a opinião de FHC ele pode estar certo ou não, porém estão lhe atribuindo conforme suas interpretações pessoais, tirem as frases do FHC deste texto e vejam exatamente o que ele diz. Rememorando, FHC é julgado como separatista, preconceituoso, por uma frase que não remete a isto, mas Marilena Chauí dizer que odeia a classe média é majestosos.....

    • Salomon Postado em 07/Oct/2014 às 10:41

      Ademar, é evidente, e da mais solar evidência, que Marilena Chauí nunca disse que "odeia a classe média". Ela apenas fez uma análise filosófica do comportamento da classe média paulista. Entretanto, é igualmente evidente que os "informados" que votam no PSDB não conseguem dizer, nem sequer argumentar, acerca do motivo do seu voto. Provo: apresente você (bem informado) os motivos pelos quais prefere Aécio!

  12. Antonio nunes Postado em 07/Oct/2014 às 10:14

    Isso é de uma infelicidade tão grande, um sociólogo que se diz inteligente, discriminando um povo que forma uma grande parte em São Paulo e que boa parte desse povo deve ter votado no candidato a governador do PSDB. Não é de hoje que esse sujeito faz isso, acostumado a boa vida, vive com renda desse próprio povo que ele discrimina, que ajudou e muito no progresso de São Paulo. É uma pena, termos pessoas como essa que não sabe avaliar o que é sofrimento que só da valor a status.

  13. Jairo Postado em 07/Oct/2014 às 10:23

    Os chamdos "bem informados" são aqueles que leem Veja, Folha de São Paulo, Estadão e companhia? Na minha opinião, não. Talvez sejam os mais mal informados. Acredito que estes não desejam fazer diferente, afinal é mais cômodo permanecer lendo aquilo que vai ao encontro dos seus preconceitos.

  14. VALENTIN Postado em 07/Oct/2014 às 10:49

    SOCORRO!!!!!!!!!! Pode me prender, então sou um ignorante. Porque se votar na DILMA me faz assim, quem elegeu Russomanno, Tiririca e Feliciano os mais votados de SÃO PAULO são o que INTELECTUAIS???? e o Norte Nordeste são IGNORANTE???? FHC Graças a Deus então sou um tremendo IGNORANTE com MAISCULA!!!!!!!!!! amém

  15. HELIO OLIVEIRA Postado em 07/Oct/2014 às 11:09

    FHC é tão inteligente que a rede globo enganou o otario por muitos anos, o babaca achava que era o pai do filho da jornalista da globo que mora na Espanha, ai ficou debaixo dos pes da rede globo ate D. Dulce falecer, tevi que ter o DNA, ai a inteligencia aflorou kkkkkk

  16. Olga Postado em 07/Oct/2014 às 11:11

    Seja de desinformado, informado, pobre, rico, da élite, do povo o Senhor FHC deve saber que voto é voto, e pela democracia é que valem o mesmo. Sejam de quem for, voto é voto, isso é o que conta. Mas, no só de informação vive o homem!!! Também tem a ética, qualidade que não precisa de informação sino de consciência, tem a visão de pais que muito desejam, tem os valores próprios de cada um e o reconhecimento dos valores dos governantes, tem o anseio de um mundo melhor e mais justo, tem uma nova consciência dos direitos e tem o reconhecimento concreto, fruto das vivencias do cotidiano, de que o caminho já começou a ser transitado, de que outro Brasil é possível !!! e isso, não precisa de informação sino de viver, pensar e agir de acordo!!!

  17. poliana Postado em 07/Oct/2014 às 11:13

    naro, fala isso pro chico buarque, pro leonardo boff, pro tom zé...vc acha q eh só o usuário do bolsa família q vota no pt n é!!!??? vcs está se saindo tão preconceituoso e ignorante qto esse belo príncipe q um dia já foi o nosso presidente (infelizmente!!!)..eh por toda essa arrogância e estupidez sulista e sudestina, q vcs tucanos vão tomar outro "pau" nas eleições!!! aguardemos o 2º turno meu querido!!!!!!!!!

    • Denisbaldo Postado em 07/Oct/2014 às 14:15

      Reaça coxinha ou direita mortadela?

    • poliana Postado em 07/Oct/2014 às 17:09

      ah, claro, naro..rico e classe média q vota no pt é pq se sentem culpados por pagarem tantos impostos, por terem vencido na vida num país de miseráveis. os demais, são ignorantes e votam pq recebem esmolar do governo. n é isso? claro...

  18. Fernando Postado em 07/Oct/2014 às 11:33

    FHC falando que quem vota no PT é desinformado e pobre chega a ser risível. FHC posa de intelectual mas não conta que toda sua carreira foi construída em cima de um roubo intelectual que foi devidamente desmascarado pelo professor Dr. Nildo Ouriques da UFSC, que provou que as "teorias" de centro do pernóstico velhaco não passam de uma adaptação e compilação da tese de um economista e professor mexicano da década de 60 cujos livros eram proibidos no Brasil mas que ele, FHC, teve acesso, plagiou e adaptou ao modelo neoliberal que já vinha sendo gestado desde aquelas priscas eras. Agora, quanto ao eleitorado apoiar Aécio por Marina estar fora do páreo, tenho cá minhas ressalvas. Ontem mesmo gastei o dia conversando com coxinhas, uns mais outros menos convictos e o que ouvi foi de pasmar: TODOS, absolutamente TODOS - e foram bem mais de 30 pessoas - votaram em Aécio no primeiro turno embora não nutrissem grande simpatia pelo tucano. Confessaram sem delongas que por convicção seu voto iria para Marina mas como viram-na despencar meteoricamente nas últimas semanas resolveram praticar o voto útil votando no tucano. Resumo da história: É bem possível que o contingente de novos eleitores de Aécio não tenha esta adesão vertiginosa esperada depois da derrota de Marina porque uma boa parte do eleitorado dela já votou nele - isto significa que ele não tinha tantos eleitores assim - e muitos dos que votaram em Marina já se desiludiram com ela depois de aderir à campanha de Aécio no segundo turno pela total incoerência. Acho mesmo que incoerência é a palavra-chave nesta nova fase da eleição pois tornou-se a marca registrada de Marina e seu eleitorado, desiludido, não vai engolir mais esta virada de casaca. Votarão em Aécio somente aqueles movidos pelo ódio alimentado pela mídia ao PT mas, no final das contas, acho que as mudanças não serão tão substanciais assim. Ainda tem o fator de o PSB declarar seu apoio à Dilma "independente do que pensa a candidata Marina. Esperamos que ela seja coerente e assuma a mesma posição que o partido (PSB) que a acolheu". Estas foram as palavras do presidente do PSB ontem à noite. Temos um racha e um pontapé na bunda de Marina chegando aí. Esse mercenarismo incoerente é a cara dela. E vai custar-lhe, talvez, seu futuro político. Ou, quem sabe, ela se transforme num bastião do eleitorado evangélico, com quem se identifica plenamente. Quanto à Dilma, já passou da hora de lidar com fidalguia com estes parasitas tucanos, demos, mídia e afins. Há um ditado popular que diz: "quem cala, consente". É hora de arregaçar as mangas e partir para a luta porque do lado de lá a porradaria vai ser forte mas eles esquecem que tem telhado de vidro muito, muito frágil e que qualquer grão de areia pode acabar com a carinha de bom moço do mineiro do heliococa. Sem contar o trensalão, mensalão mineiro, privataria tucana, etc, etc.

  19. Stella Postado em 07/Oct/2014 às 11:37

    Bem, se eles são menos informados é pq o senhor FHC tbm tem uma parcela significativa de culpa para que isso ocorresse, não? Um homem que também passou 8 anos governando esse país vem falar de gente "menos informada". Grande sociólogo!

  20. Karine Jung Postado em 07/Oct/2014 às 13:10

    Aécio não vive falando da qualidade da educação mineira aos quatro cantos do país? Por que será que justamente lá, em Minas, a Dilma ganhou?

  21. Marina Postado em 07/Oct/2014 às 13:23

    E a culpa da falta de estudo/informações é de quem?! Da sua incompetência inclusive, que passou anos no poder e não investiu nada pra melhorar

  22. AQUINO Postado em 07/Oct/2014 às 15:45

    PENSO QUE TODOS OS QUE ESTÃO FALANDO DE DILMA E LULA, DEVERIAM FAZER UMA REVISÃO NA HISTÓRIA DO BRASIL. NÃO TENHO MAIS O QUE FALAR. DILMA E LULA SEMPRE.

  23. GAUCHO Postado em 07/Oct/2014 às 16:38

    Dois governos bem conhecidos. Dois governos que ja tiveram oportunidades. Vamos comparar números?

    • José Ferreira Postado em 07/Oct/2014 às 17:00

      Poderia ter um terceiro conhecido, mas a população aceitou novamente o Fla-Flu político do PSDB com o PT.

  24. Morgana Mafra Postado em 07/Oct/2014 às 17:16

    Ironia, quando o nordeste votava majoritariamente na Arena, no PFL atual DEM, não eram discriminados e nem taxados de desinformados.

    • poliana Postado em 07/Oct/2014 às 18:09

      ironia nada morgana, oportunismo, falsidade e hipocrisia mesmo! tudo q define o tucanato e sua corja sulista e sudestina!

    • poliana Postado em 07/Oct/2014 às 20:49

      imagina morgana...é hipocrisia, oportunismo e falsidade mesmo! essa é a verdadeira faceta de fhc e sua corja sulista e sudestina!

  25. juliano Postado em 07/Oct/2014 às 21:43

    muito pelo contrario seu agente americano. depois do advento da internet a maioria da muito bem informados.

  26. Márcio Postado em 08/Oct/2014 às 09:59

    Acho que o FHC tá se tornando um Pelé da política. Só abre a boca pra falar asneira.

    • velhos baianos Postado em 08/Oct/2014 às 13:01

      Mandou bem !

    • André Postado em 08/Oct/2014 às 16:55

      Bolsonaro ou melhor Naro Solbo (o cara é um plágio de um outro doente de direita) poderia por favor ir ler a veja!!! Grato.

    • Andre Postado em 09/Oct/2014 às 15:25

      Não parece, sabe os seus argumentos são tão iguais aos deles Bolsonaro... Ah desculpa, confundi você com aquele outro fascista de direita., quis dizer Naro Solbo

    • Andre Postado em 10/Oct/2014 às 16:26

      Claro, fascistas tem complexo de superioridade, apesar de ser um bando de derrotado. Alias ver ler Olavo de Carvalho vai... A terra é o centro do universo para algumas pessoa fazer o que, tipo o que o seu mestre disse. Bom vocês chamam ele assim né...rsrsrsrsrs

  27. drpouck Postado em 08/Oct/2014 às 10:06

    e esse que cara que vai ser nosso presidente o sr aecio faz parte de um partido que só gosta de rico e branco.e a nossa capital vai ser os bares do leblon

  28. Andre Postado em 08/Oct/2014 às 14:12

    Um babaca sempre diz babaquices e eu não a mínima para que um babaca fala. Deve ser uns desse cretinos que não tem casa própria que mora e paga aluguel caríssimo para morar um bairro de classe média. Estudou na escola particular a vida toda inclusive a faculdade, Makenzi provavelmente. Caro cretino, sou engenheiro graduado em uma universidade federal, sempre estudei em escola publica, ganho mais que você, tenho uma mulher linda um bom emprego. E você é só um derrotado que vive reclamando da vida pondo a culpa do seu fracasso nas outra pessoas. Vai trabalhar seu vagabundo, pare de reclamar e por a culpa de seu fracasso nos outros se DERROTADO!!!

    • Andre Postado em 09/Oct/2014 às 15:22

      Pois é, o babaca aqui não errou nada o que disse sobre você, não é? É eu posso ser um babaca bem sucedido para você. e você é uma babaca preconceituoso e derrotado para mim !!! Ponto de vista...(não disse isso aqui mesmo) e liberdade de expressão (parece que já vi você falando isso também) !!! Quem ri por último, ri melhor....rsrsrs

    • Andre Postado em 10/Oct/2014 às 16:21

      Mas não foi exatamente isso que o seu ídolo fez??? Desqualificar os outros chamando-os de ignorantes por não votar no candidato dele e seu inclusive. Agora te desqualificar de maneira nenhuma, apenas é o que você, é um preconceituoso e no meu ponto de vista derrotado. E não vi o "nobre" deputado Bolsonaro falar que eu estava errado nada do que disse sobre a vossa pessoa. Eu não perderia meu tempo em desqualificar aquilo que não tem qualificação......rsrsrsr

  29. Jason Postado em 28/Oct/2014 às 14:15

    Eu concordo e assino em baixo.

  30. Robson Postado em 28/Jul/2015 às 09:26

    ESSE VELHO GAGA PERDEU UMA BOA OPORTUNIDADE DE FICAR COM O APARELHO EXCRETOR FECHADO

O e-mail não será publicado.