Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 31/Oct/2014 às 18:25
55
Comentários

A farsa do mesário que denunciou "urna fraudada"

Suposto mesário da cidade de Campina Grande divulgou foto de um Boletim de Urna “provando” que a urna de sua seção já estava com 400 votos a favor de Dilma antes da votação. Uma breve análise comprovou que a denúncia não passava de uma mentira

mesário farsa campina grande
Foto publicada por suposto mesário em Campina Grande/PB – cidade foi uma das poucas em que Aécio Neves venceu no Nordeste (reprodução)

Um dos casos citados da fraude nas eleições amplamente repercutidas nas redes sociais foi o de um suposto mesário de Campina Grande chamado Ricardo Santiago, que publicou no Facebook uma foto de um Boletim de Urna “provando” que a urna de sua seção já estava com 400 votos a favor do PT antes do início da votação.

O boletim de urna é uma impressão feita em papel por cada urna eletrônica de votação. Antes do início da votação, ou seja, antes das 8 horas, o presidente da seção, na presença dos demais mesários, emite a chamada zerésima que mostra que não existe voto registrado. E, ao final da votação, é emitido um novo boletim com os votos computados.

SAIBA MAIS: Inconformado com resultado das urnas, PSDB pede auditoria da eleição

O dito mesário publicou foto desta “zerésima” que já exibia a quantidade inicial de 400 votos totalizados para Dilma e “zero” para o candidato Aécio Neves. O seu post foi compartilhado milhares de vezes nas redes sociais juntamente com inúmeros comentários.

O site E-farsas.com, que existe desde 2002 e busca desmistificar histórias que circulam na internet, afirma que o post não passou de uma mentira. De acordo com o site, o boletim da urna fotografado por Ricardo Santiago apresenta o número 16589 e o código de identificação 725.847.686.947.768.967.103.448.

Transparência do TSE

“Já falamos aqui no E-farsas que as urnas eletrônicas não são 100% seguras, mas para conseguir fraudar uma urna seria preciso da ajuda de muita gente (que vigia todo o processo eleitoral). No caso dessa suposta denúncia, podemos afirmar com certeza de que se trata de farsa!”, diz a matéria publicada no site por Gilmar Lopes, dia 28 de outubro.

Com base nas informações da foto postada pelo dito mesário Ricardo Santiago, o E-farsas.com aponta que o “denunciante” não mostrou a seção e a zona eleitoral de onde o boletim supostamente teria sido impresso. Mas ainda assim, segundo o site, a numeração correspondente à votação do Aécio Neves possui somente um dígito. Os demais campos numéricos possuem quatro dígitos, o que já denuncia a manipulação.

Mas a prova irrefutável é o código de identificação de carga de número 725.847.686.947.766.967.103.448, mostrado no papel impresso. Por meio desse número é possível rastrear a origem da tal urna supostamente fraudada.

Como estabelece a lei, o Código de Identificação de Carga é criado no momento de configuração da Urna Eletrônica para uma determinada seção e não se repete. É um número público, ou seja, está disponível para acesso de qualquer cidadão, inclusive pela internet. Além disso, esse código único fica armazenado no banco de dados dos TREs, que só recebem os resultados das votações de urnas que apresentarem esse código. “Essa chave é tão específica para cada urna que se o mesmo equipamento fosse configurado algumas horas antes (ou depois), seu código já seria outro”, ressalta o site.

Com base nesse código, o E-farsas afirma que a urna do Campina Grande, na Paraíba, citada pelo suposto mesário é na verdade do Rio de Janeiro. O site, além de apontar a mentira, foi verificar a votação real da urna citada: 144 votos para Dilma e 172 votos para Aécio, totalizando 353 votos. Ao contrário do que dizia o post que mostrava 400 votos.

Dayane Santos, Vermelho

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Tags

Comentários

  1. poliana Postado em 31/Oct/2014 às 18:45

    q indivíduo irresponsável! deveria ser preso esse 'muleque'!! causou toda uma comoção nacional em torno da lisura do pleito, pra depois desmascararem essa brincadeirinha dele! q bom q conseguiram provar essa farsa!!! tinha q ser coxinha!!!..qta infantilidade meu deus!

    • Francisco Valderi Carvalh Postado em 01/Nov/2014 às 09:37

      O Pior de tudo isto, é que esse indivíduo, Aécio Neves, além de tramar essa farsa, ainda pede auditoria nas urnas eletrônica e nesta eleição. Esse sujeito não tem respaldo e nem moral pra nada. É o político mais sujo que já conheci, e ainda envolve outros idiotas falsificadores. Esse elemento merecia perder o mandato de Senador, porque, o de presidente, jamais ele conseguira porque ele não tem méritos e nem condição moral.

      • Tom Souza Postado em 01/Nov/2014 às 14:02

        Se o Aécio foi responsável por essa calúnia, imagine como deveria estar a consciência da Dilma com tanta sujeira e mentira nessa campanha. Acrescente isso à péssima atuação como presidente. Nossa economia está no vermelho, pela primeira vez desde o plano real, VÁRIOS veículos de comunicação estão provando isso (pra não ficarem enchendo o saco só da Veja) e os ladrões, que eles chamam de "heróis nacionais" estão sendo soltos novamente. Se o Aécio for esse elemento sujo como você diz, então REALMENTE merece perder o mandato de vereador. Mas então que a Dilma, que comprovadamente É uma incompetente e está afiliada a um partido COMPROVADAMENTE CORRUPTO, seja cassada também. Ou vamos usar de dois pesos e duas medidas aqui?

      • Daniella Postado em 01/Nov/2014 às 14:41

        Tom Souza: nossa economia ta no vermelho?? Ah va se f. seu idiota. Tirou isso de onde?? Fica repetindo as m. que escuta e não sabe nem o que fala. Criticas comsistentes ao governo Dilma qualquer um da propria esquerda tbm tem. Mas ficar repertindo umas porcarias nada a ver para justificar o outro candidato? Tenho pena de mandar vc se f. não. Não mesmo. Saco, tá cansando já!

      • Rodrigo Lima Postado em 01/Nov/2014 às 15:10

        Tom Souza, desculpe-me mas política é coisa séria! Não dá pra ficar de um lado ou de outro torcendo, bem ou mal, mesmo no erro, como um fanático. Evidentemente, devemos ser positivos e realistas, entretanto, não dá pra ficar tapando um lado e descobrindo o outro. Deve-se buscar o peso certo para as coisas. Faça um balanço verdadeiro, pesquise sobre cada candidato. Descubra o que você puder dá vida de cada um deles. Busque fontes diversas, matérias de outros países. Fuce a vida desses cidadãos ! E você descobrirá que, além do Aécio não ser um homem sério e isento de processos, ele também não é um vereador e, sim, um senador da república com mandato até 2019 que está entre os mais ausentes do senado e, desde sua entrada em votação2010, nenhum projeto de sua autoria foi apresentado em votação. Como pode um incompetente como ele ser melhor que uma gestora profissional, economista experiente e engenheira como Dilma!? É só uma reflexão de tantas outras.

      • ANA MARIA NUNES CAVALCANT Postado em 01/Nov/2014 às 15:14

        É que aqui em Campina Grande-PB, na qual moro e me envergonho por isso, esse grupo é acostumado a fraudar resultados, o CHEFE, é o CASSADO, justamente por essas irregularidades, mas os Paraibanos deram o troco que mereciam. E o Cássio Cunha Lima perdeu feio aqui, e me sinto feliz por fazer parte do grupo que o derrotou...

      • Ueiner Postado em 01/Nov/2014 às 15:15

        Avisa ao amigo Tom Souza que Aécio é Senador. Att. -.-

      • Ilson Roberto Postado em 01/Nov/2014 às 15:20

        Perfeito. É lamentável o que ocorreu nesse pleito presidencial. Falam sapos e lagartos dos ativistas de esquerda, mas, na verdade o que estamos presenciando é a verdadeira face da direita (elite e classe média brasileira). Nossa elite não se conforma com as mudanças em favor dos mais necessitados, isso tem causado imenso dissabor por parte de quem sempre fez e desfez dos miseráveis, agora que não tem mais o direito quase que supremo sobre o povo, tentam através de golpes reverter a situação favorável que grande parte da população vivencia.

    • Juan Castro Postado em 01/Nov/2014 às 15:30

      Tem nada de brincadeira isso. Os caras se dão ao trabalho de fazer essas coisas com objetivo muito bem planejado: atiçar o ódio da massa e provocar reações violentas.

    • Juliana Postado em 01/Nov/2014 às 16:48

      Também sou mesária e tal fato é impossível de acontecer. Antes de iniciar a votação, emitimos a Zerésima constamos assim que os candidatos estão todos zerados (sem voto algum) caso isto ocorra, a urna é imediatamente substituída. Aceitem que dói menos.

    • Emilio Postado em 02/Nov/2014 às 08:43

      O problema maior é que ele não existe, pode procurar no FB que não encontra.

      • Ronaldo Azevedo Postado em 03/Nov/2014 às 01:07

        Mas só acreditou quem era contra ou quem acredita em Papai Noel, Bicho Papão, Lobisomem, Mula Sem Cabeça, Veja, Globo, Lobão...

    • Marcio Postado em 03/Nov/2014 às 14:16

      PSDB VIROU A MAIOR PIADA NACIONAL.

  2. Leici Postado em 31/Oct/2014 às 19:03

    Esse indivíduo já está apto a ser contratado pela Veja. A "revista" adoraria ter um sujeito mentiroso como ele para criar boatos e denúncias sem provas ou com provas falsas.

    • RAUL Postado em 04/Nov/2014 às 13:52

      Sabe se lá se ele já não pertence a Veja?

  3. Pedro Paulo Postado em 31/Oct/2014 às 19:10

    Essa pessoa tem que ser indiciada e condenada .Não pode ficar sem punição tanto ele quando o site.

  4. Deisi Postado em 31/Oct/2014 às 19:19

    Depois são os eleitores do PT que são ignorantes, esse idiota achou que iria enganar quem com essa farsa tipica de coxinha. Com a investigação iriam descobrir o golpe do moço, assim a Veja que manipula noticias para ganhar no grito ou através de um golpe. Perdeu playboy! Perderam coxinhas! Só resta chorar na cama que é quentinho!

  5. Reinaldo Vieira Postado em 31/Oct/2014 às 19:47

    E por isso que o Brasil não vai pra frente....

    • Celso Postado em 01/Nov/2014 às 18:13

      Concordo plenamente Reinaldo, o Brasil está amarrado dos pés para as mãos com os representantes que temos lá no Congresso Nacional, nossos criadores de leis e fiscais, cruzam os braços em benefício próprio. Será que eles não sabem que o Brasil necessita urgentemente de mudanças, mudanças na legislação para punir pessoas corruptas, irresponsáveis a ponto de colocar em questão todo o resultado eleitoral irresponsavelmente sem sofrer se quer uma prisão temporária? Será que eles não têm conhecimento dos anseios da sociedade ou é porque preferem fingirem não saberem para de alguma forma beneficiarem-se. Quando o legislativo brasileiro "compreender" que lugar de irresponsáveis e corruptos é na cadeia, seremos a mudança, um novo Brasil.

  6. MARCOS NASCIMENTO Postado em 31/Oct/2014 às 20:16

    Em um país "democrático" como a Coréia do Norte este mesário seria jogado aos leões ! PQP ! Quanta gente irresponsável e mentirosa que não quer o bem do país e espalhou trocentas mentiras sobre o PT! Nossa presidenta merece uma medalha por ter suportado tantas calúnias e difamações pela internet e fora dela. E até agora se tem visto os fanáticos tucanos (que perderam a chance de recuperarem seus empregos públicos a 20 mil reais por mês!) desesperados criando N situações para denegrir o processo eleitoral brasileiro fazendo com que seja a vergonha do Mundo. Aprendam a perder tucanalhas ! Voltem em 2018 com Alckmin à presidente e de vice o Aécio e eu quero ver o LULA dar um banho em vocês e ganhar no primeiro turno com 51,13% dos votos válidos !

  7. Vicente Postado em 31/Oct/2014 às 20:38

    Isso que esse rapaz fez não é crime? E tem mais: daqui a 10 anos ainda vai ter gente falando "em 2014 houve urna que já largou com 400 votos pra Dilma, eu lembro que vi a foto do boletim na internet". O que se ganha com esses boatos mentirosos?

    • Cristina Silva Postado em 01/Nov/2014 às 16:57

      é crime, sim. Não sou advogada e não entendo das penalidades, mas vamos ouvir os advogados. Talvez seja fake... dai, a dificuldade de identificar a autoria. Mas é crime! Só falta o país desfazer a ideia de impunidade. Falam tanto da impunidade dos políticos e se esquecem da corrupção disseminada no cotidiano, no trânsito, nas filas, nos relacionamentos, na internet... Mas sabemos que a intenção de tais atos é desestabilizar o governo de Dilma. Estão preocupados com o bem-estar de todos? Claro que não! Comportamento compatível com o PSDB.

  8. sleiman v m n Postado em 31/Oct/2014 às 22:12

    Tenho percebido que esses coxinhas jamais tentam convencer alguém, senão pela mentira. E isso quer dizer muita coisa...

    • antonio Postado em 01/Nov/2014 às 14:47

      Pois é: eles não têm o que argumentar. Só sabem xingar e manipular.

    • Eliza Postado em 01/Nov/2014 às 19:28

      Esse coxinha devia responder a processo de crime eleitoral, ou no mínimo calunia e difamação...

  9. Lino Postado em 31/Oct/2014 às 23:33

    Esse cidadão é que deve ser investigado por esse ato irresponsável, que tenta colocar sob suspeita o TSE. Respeitem a vontade democrática do povo brasileiro.

  10. Márcio Postado em 01/Nov/2014 às 00:47

    Leici, o pior é que aqueles urubus ficaram por um tempão na tv veja explorando essa farsa. São muito baixos.

  11. Eduardo Postado em 01/Nov/2014 às 01:10

    Foi tudo brincadeirinha.... pelo amor de Deus, estão brincando com coisa muito séria. São investido milhões em um eleição e vem um não sei como me referir a este, e tenta colocar dúvida onde não tem. É caso de polícia e de Joaquim Barbosa.

    • clovis Postado em 03/Nov/2014 às 10:50

      O Capitão do Mato, vulgo joaquim barbosa, só persegue petistas. Caiu do cavalo, agora vai ter que advogar para defender tucanos ladrões.

  12. Marcos Postado em 01/Nov/2014 às 09:01

    Esse garoto vai longe, pode ser um futuro chefe de redação da Veja.

    • Yule Cristina Postado em 01/Nov/2014 às 17:33

      Então não vai a lugar algum, pois Veja não resiste a virada de 2016, acredito que até julho de 2015 já fechou sua latrina e, já estará repousando no lixão onde é seu lugar na história. O que me entristece é se ele for realmente de Campina Grande/PB, pois o nordeste foi tão achincalhado pelos caciques do PSDB. Mesmo a Seção sendo do Rio de Janeiro, podem ter usado um nordestino, só para provar que são realmente ignorantes.

  13. Luciano Gomes Postado em 01/Nov/2014 às 13:21

    Tem que ser punido pela brincadeira sem graça. Essas "fraudes " são prejudiciais a democracia.

  14. Ernst Mann Postado em 01/Nov/2014 às 13:32

    tava na cara....mas o rapazola, cumprirá pena? pelo menos vai carpir um lotinho?

  15. Tamara Postado em 01/Nov/2014 às 13:44

    Já está preso? Vai ser processado? Colocar o processo democrático em xeque é fato grave. Deve vir a público e se retratar.

  16. Márcio Matos dos Santos Postado em 01/Nov/2014 às 14:06

    A justiça eleitoral pode fazer alguma coisa com relação ao suposto mesário?

  17. carol Postado em 01/Nov/2014 às 14:08

    Cadeia pra esse horem. Ele é um irresponsável e provocou uma comoção sem sentido. Eu não sou fascista, mas esse tipo de atitude não pode se repetir. Cadê o TSE?

  18. marco Postado em 01/Nov/2014 às 14:18

    Cana nesse irresponsável, coloca eles para lavar louças e descascar batatas na penitenciária. ..

  19. Sandra Maria de Paiva Postado em 01/Nov/2014 às 14:28

    Não concordo com muita coisa que ai esta, mais discordo com todo este recalque de perdedor despejado na rede! O 2° lugar é o primeiro lugar do Perdedor! Deveriam aceitar a derrota que doí menos!

  20. Elisabete Postado em 01/Nov/2014 às 14:47

    Tom Souza, Aécio não é vereador, é senador.

  21. Bruno Postado em 01/Nov/2014 às 14:49

    Isso sem dizer que em nenhum BU seria mostrado somente o primeiro nome do candidato, no caso "Dilma" ao invés de Dilma Roussef.

  22. Ivonete Postado em 01/Nov/2014 às 14:59

    Gente, imagina o tanto de sujeira que está aparecendo depois das eleições, todas ligadas ao PSDB, eleitores do Aécio, imagina esse homem como Presidente? Como são capazes de planejar e executar tantas sujeiras, o que fariam se fossem eleitos? Tenho até medo de pensar.

  23. Elenice Postado em 01/Nov/2014 às 15:07

    Tom Souza POSTADO EM 01/NOV/2014 ÀS 14:02 A quais veículos de comunicação se refere? GLOBO e seus filhotes, VEJA, O GLOBO, BAND, RECORD ou SBesTeiras? Ora faça-me o favor moço!

  24. alex pirez Postado em 01/Nov/2014 às 15:36

    Bom o site efarça deve ter buscado as informações no TRE ou TSE logicamente que eles não entregariam provas que comprovasse a fraude num mecânismo que eles batem no peito e dizem q e seguro, mas ja existem artigos e estudos feitos por doutores na area da infotmacão por universidades como de Brasilia, e USP que comprovam que elas são manipuladas e podem sim ser fraude, acontece q nao foi so esse cara q veio na rede social fazer isso ouve varias pessoas de estados diferentes e casos diferentes dizendo ate q votaram no luga deles! O TSE e uma farça e manipulado pela cupula do governo... o PT so sai do poder o dia q voltarem a vota com cedulas...

  25. Eddie Postado em 01/Nov/2014 às 16:16

    Com todo respeito. Detesto julgar ou rotular pessoas, mas devo abrir uma exceção no caso deste indivíduo. Esse é burro! Independentemente de qualquer outro fato, cabe a única pergunta: Qual é o mesário que recebe uma urna fraudada antes do início da votação e a utiliza, assim mesmo, sem notificar o erro? A denúncia em si já é um tiro no próprio pé?

    • Cassy Postado em 02/Nov/2014 às 08:29

      Essa notícia, ridiculamente falsa, já nasceu fadada ao fracasso! Há anos, meu irmão é Mesário e antes de se iniciar a votação, é impressa a zerésima provando que a urna não possui votos. Se acontecer qualquer problema, existem coordenadores que são chamados para fazer a notificação e fazer a troca da urna. Se essa urna já contabilizava 400 para Dilma e 000 para Aécio, ele não conseguiu registrar a denúncia com os coordenadores ou a polícia!!! Estranho, não? E essa secção continuou a votação com essa urna supostamente batizada??? hahahahahahahah. Desde que eu vi essa piada não levei a sério. O problema é que muita gente leva, compartilha e divulga provocando a revolta e a dúvida na população. Isso que aconteceu foi muito sério. Colocou em cheque a lisura do pleito eleitoral. O TSE, o governo e a polícia precisam tomar uma providência e punir esse irresponsável! Cadeia para esses e outros irresponsáveis que ficam na net espalhando o ódio e xenofobismo, pois racismo é crime nesse país! Ficam achando que estão anônimos e não vão ser pegos!!! Perdeu vc e seu candidato playboy!!!

  26. Neto Postado em 01/Nov/2014 às 16:23

    Isso eu já sabia desde a primeira postagem. Investiguei e tudo não passava de uma montagem. Tbm tem esse detalhe "tentei chamar a polícia mas não deixaram, o que faço?" que significa o quanto esse cara é idiota e não entende de crime eleitoral, pois, se fosse verdade, haveria todo respaldo da justiça eleitoral. Ele devia ser processado isso sim.

  27. Fabio S Postado em 02/Nov/2014 às 12:14

    OK, tudo bem, mas cadê a polícia? Cade o processo contra esse indivíduo? O Brasil está ficando um lugar muito perigoso, se não começar a punir TODO tipo de crime. Parte dessas manifestações insufladas que vemos tem muito a ver com falta de punição. Agora aqui, tudo é permitido, de estacionar o carro na calçada a ameaçar a vida da presidente da república no facebook. Onde vamos parar?

  28. wagner Postado em 02/Nov/2014 às 12:32

    Gente, por mais inocente q seja uma pessoa jamais iria acreditar nessa mentira,nao era preciso nem se dar ao trabalho de provar essa fraude,pois se isso fosse vdd os mesarios teriam chamado policia rede globo sbt e muitos outros pra provar a fraude, acreditar nisso é a mesma coisa q acreditar q Lula e Dilma nao sabem dos roubos e falcatruas para desviar dinheiro para o PT.Abaços a tds Brasileiros q mesmo em lados opostos querem do seu jeito o melhor para o Brasil.

  29. Luiz Henrique anjolim Postado em 02/Nov/2014 às 13:16

    Sou mesário, presidente de seção, e o TRE é muito exigente nas orientações e ações durante a votação, antes de iniciar a votação é emitida a zerésima onde consta todos os candidatos zerado de votos, durante o dia várias pessoas do TRE passam na sala, inclusive a juíza. Já votei em candidato que ganhou e em que perdeu. Porém, nunca duvidei da Justiça Eleitoral, isso é despeito !! Aceitem a derrota nas urnas e vamos trabalhar pelo Brasil independente de regionalismo.

  30. JOSÉ EDISON DIAS Postado em 02/Nov/2014 às 13:26

    ...e será que este pulha foi mesmo mesário? Ele devia saber que existe um caderno com os nomes de todos os eleitores de uma secção. Se todos votarem, o que raramente ocorre, o resultado da urna tem que bater com o caderno que fica sob exercício dos 1º e 2º mesários- o presidente e o secretário de uma secção eleitoral têm funções outras dos referidos cargos. Ficarei atento ao posicionamento e ação do STF ou TRE quanto a esta tentativa, aí sim, de fraude englobando vários crimes muito sérios, inclusive conta a segurança da nação e lisura da lei.

  31. Ubiratan Postado em 02/Nov/2014 às 15:09

    Se a polícia quiser ela descobre. Investigação e cadeia neles. Cadeia para todos os crimes da internet(vírus, preconceito, boato, ete.) A fofoca não é legal mas, é diferente de boato, e, este deve ser combatido. Tá na hora de exigir CPF para criação de e-mail, site e perfil. E deveria ser punido, quem cria e quem compartilha.

  32. Mário Prada Postado em 02/Nov/2014 às 18:20

    Esse seria o primeiro que seria esmagado se o regime fosse militar. Militar odeia traidor.

  33. José Martins Postado em 03/Nov/2014 às 01:38

    É com base em denúncias falsas que pedem auditoria eleitoral. Não passa de um desrespeito com o eleitor e com a democracia. Se existe alguma suspeita de fraude é porque essa direita tentou alguma coisa e não deu certo. Fraude, mentira, manipulação, corrupção e ódio é com essa turma.

    • Jota machadinho Postado em 04/Nov/2014 às 11:17

      Paulatinamente a máscara de toda a tucanalha e seus agitadores de plantão, vai caindo por terra! Já levaram o 4º chocolate na OCTOBERCACAU e não tomam vergonha!Fregueses de canequinha perdedores contumases!

  34. Filipe Postado em 06/Nov/2014 às 11:36

    Aham... Sua matéria deve ser tão confiável quanto o IPEA.