Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 07/Oct/2014 às 15:55
26
Comentários

Eleitor que não apertou mão de Aécio registra B.O por racismo

Morador que se recusou a estender a mão a Aécio Neves sofreu xingamentos racistas e foi ameaçado. Fábio lançou um desafio aos seus agressores: “Vocês que se julgam superiores, subam o morro um dia. Vamos dialogar?”

aécio neves mão fábio martins
Músico Fábio Martins foi vítima de racismo por não apertar a mão de Aécio Neves (Foto: Douglas Magno/O Tempo)

O presidenciável Aécio Neves subiu a favela do aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, para uma caminhada em um dos seus últimos compromissos de campanha no primeiro turno. Acompanhado, naturalmente, de um batalhão de assessores e fotógrafos, estendeu a mão para o músico Fábio Martins, que se recusou a cumprimentar o tucano. Fábio justificou a sua atitude (relembre aqui) que, ao mesmo tempo, lhe rendeu apoio e repúdio nas redes sociais. No entanto, algumas manifestações passaram do limite da crítica e descambaram para ameaças e ofensas raciais. Leia, a seguir, o novo desabafo de Fábio Martins a respeito da repercussão do seu ato na última semana.

por Fábio Martins, em seu Facebook

Quinze minutos de fama?

Ameaças, injúrias, racismo. Entre outras coisas é o que venho enfrentando desde sexta feira quando neguei cumprimentar um político!

Me calei fiz questão de não responder individualmente insultos que venho recebendo, pois acredito e ponho fé no direito das pessoas se posicionarem perante qualquer situação (democracia é isto!) e foi somente o que fiz perante o candidato, me posicionei!

Fui taxado como mal educado (e realmente é mal educado quem nega um cumprimento a qualquer um que seja), mas só queria deixar bem claro que um candidato me estender a mão três dias antes de uma eleição, cercado de jornalista em um aglomerado onde jamais havia pisado, nunca representaria uma cordialidade e sim uma ação a qual, tivesse aceitado o aceno do político, estaria dizendo gestualmente pra todos que concordo com ele e o apoio, e foi sem hipocrisia que tomei minha atitude, que foi política sim, mas não partidária (não defendo bandeiras).

Também não sou apolítico, pois faço política todos os dias quando saio de casa para trabalhar, quando convivo com meus vizinhos e temos que seguir e respeitar leis, como fiz ontem quando sai para votar!

De injúrias, como partidários do tal candidato vem postando em vários sites que repercutiram o acontecido, não acho necessário me defender, pois o que pensam de mim não me importa, só queria deixar bem claro que trabalho desde os 14 anos de idade e entre familiares meus estão advogados, professores, enfermeiras, músicos, poetas, pedreiros, diaristas, entre outros profissionais, todos criados na comunidade e que como eu passaram dificuldades sim, mas jamais precisaram utilizar bolsa família ou qualquer outro recurso governamental para sobreviver (não tirando o direito dos necessitados de usufruir de tais recursos, claro).

Sobre meus textos

Sou eu mesmo quem os escreve, diferente de colocações classistas de alguns que se acham “superiores” e que até hoje parecem viajar na utopia de que favelados são todos analfabetos, drogados, ladrões, sem recursos culturais, como mostram os personagens destas novelas imprestáveis exibidas por canais de tv!

Vocês “Superiores”

Subam o morro um dia, vamos dialogar?

Quem sabe assim possamos achar explicações para os carrões dos filhos teus que à noite não param de encostar na entrada da favela pra buscar droga e assim alimentar o tráfico!

Apertaria com convicção a mão de um que tivesse coragem de por a cara!

Sobre citações racistas e ameaças à minha integridade física pouco vou falar, pois este tipo de gente não merece meu tempo, nem respeito, então simplesmente tenho dado print nas conversas e postagens do gênero e farei um B.O. para me defender de qualquer coisa que possa vir a me acontecer, pois infelizmente parece que ainda vivemos na época da repressão militar ou em um feudo!

Aí tenho de ouvir de uns espertos que consegui meus Quinze minutos de fama, que já posso me candidatar para vereador na próxima eleição, brincadeira viu!

As únicas coisas que quero é que minha mãe durma tranquila (coisa que não faz desde sexta, quando saio as noites pra trabalhar) e que eu tenha liberdade e saúde para seguir em busca dos meus ideais…

Paz para todos!

FM.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. mauricio augusto martins Postado em 07/Oct/2014 às 16:15

    N U S S A!!!, que Maravilhoso "Desenho" para coxinhas, não é a toa que a Gloriosa MINAS GERAIS, libertou-se de seu maior algoz perseguidor, o Espírito de Tiradentes ainda está com Eles, FABIÃO, tens aqui um Grande Fã(grande pela a Grande Admiração)...maumau

    • Paola Postado em 09/Oct/2014 às 11:01

      Eu, que não votarei na Dilma nem por decreto presidencial - e talvez até tente o Aécio-, achei maravilhosa a atitude do amigo acima, principalmente sua carta aberta (que deu para ver que ele não fez aquilo por partidarismo ou falta de educação, mas por consciência e ideais políticos). Mas daí vem o PRIMEIRO comentário e acaba com tudo, repetindo essa história de coxinha bla bla bla reaça bla bla bla *baba escorrendo* ... Pelamordedeus, parem de generalizar. Parem de estereotipar. Parem de classificar as pessoas em uma forma imaginária. É a mesma m***a que dizer que todo petista é petista pq vive do bolsa família.

  2. Ronaldo Chagas Postado em 07/Oct/2014 às 16:18

    Ganhou minha admiração, não precisa fazer parte da propaganda do político. Procure seus direitos parceiro, boa sorte e paz pra você também.

  3. Rossi Postado em 07/Oct/2014 às 16:22

    sabias palavras

  4. Rafael Postado em 07/Oct/2014 às 16:30

    Muito mimimimimimimi!

    • Vanderson Postado em 07/Oct/2014 às 20:14

      Desqualifica o discurso do cara porque não tem competência de produzir um bom texto?

  5. Natalia Alencar Postado em 07/Oct/2014 às 16:31

    Geeeente... Não sei se digito ou bato palmas. =) Uma bofetada na cara dessa gente preconceituosa. Parabéns para o Fábio.

  6. Felipe Peters Berchielli Postado em 07/Oct/2014 às 16:44

    Alguém sabe me dizer o porque que sempre que algo ocorre com algum "anonimo" como foi este caso sempre tem um espirito de porco para falar ,"Ja pode ser candidato a vereador" ou "Ja pode posar na playboy" se for mulher.

    • Peterson Silva Postado em 07/Oct/2014 às 16:53

      Porque não têm nada interessante para falar e aí partem pra desqualificá-l@.

    • poliana Postado em 07/Oct/2014 às 16:56

      "apenas" preconceito contra o pobre e contra a mulher felipe. algo bastante comum no brasil! somente os homens, de preferência da elite ou da classe média alta, branco e da região sul e sudeste é q pode ser levado a sério no país e ter suas opiniões respeitadas.

  7. poliana Postado em 07/Oct/2014 às 16:52

    "Subam o morro um dia, vamos dialogar? Quem sabe assim possamos achar explicações para os carrões dos filhos teus que à noite não param de encostar na entrada da favela pra buscar droga e assim alimentar o tráfico"! APLAUSO! FOI A MELHOR PARTE DO TEXTO! UM TAPA COM LUVA DE PELICA NA CARA DA NOSSA HIPÓCRITA SOCIEDADE!

    • Bruno Postado em 08/Oct/2014 às 10:48

      Da nossa hipócrita sociedade não.Mas um tapa na cara do segmento hipócrita,elitista,racista,anti-democrático e reacionário da nossa sociedade.Garanto que a maioria dos brasileiros são que nem o Fábio.

  8. José Ferreira Postado em 07/Oct/2014 às 16:55

    Era só apertar a mão dele, oras. O Padilha passou na calçada de casa, e eu estava na sacada, e nem por isso fui deselegante com ele. Só fiquei na minha. Se ele tivesse me cumprimentado eu aceitaria, mas meu voto ele não iria levar de jeito nenhum. O tal do Fábio está sendo presunçoso e deselegante.

    • KARINA BB Postado em 07/Oct/2014 às 18:13

      Presunçoso e arrogante é vc ,,,FABIO MARTINS VC ME REPRESENTA adorei seu texto,,,muito bem escrito,PARABENS

    • Paulo Postado em 07/Oct/2014 às 19:03

      outro doido pra apertar o pinto do aécio.

  9. Charles Arthur Postado em 07/Oct/2014 às 17:46

    Fábio Martins, tens total meu respeito, eu no seu lugar daria era uma cuspida, ainda fizesse pouco, ninguém é obrigado a apertar mão de bandido.

    • José Ferreira Postado em 07/Oct/2014 às 17:51

      Por isso que não corri atrás do Padilha.

  10. Pedro Postado em 07/Oct/2014 às 18:51

    Queria ver se fosse a Dilma no lugar... Hipocrisia é f!#@!@#

  11. Eduardo Postado em 07/Oct/2014 às 19:37

    SEI NÃO, EU TAMBÉM NÃO APERTARIA A MÃO DELE, ME DA ASCO SÓ DE VER A DISSIMULAÇÃO DELES QUERENDO PASSAR A CONVERSA NAS PESSOAS MAIS HUMILDES, POSANDO DE BONS MOÇOS E DEPOIS ARROCHAR SALÁRIOS, CORTAR PROGRAMAS SOCIAIS, PRIVATIZAR ENSINO.... É ISTO QUE VÃO FAZER... SÓ SABEM FAZER ISTO, POIS É ISTO QUE DÁ VANTAGENS PARA OS AMIGOS..... É POR ISTO QUE TEM TANTA GENTE METIDA A ELITE QUERENDO ELE.... SÓ QUE NÃO VÃO TER... É DILMA 13.

  12. Vando Juvenal Postado em 08/Oct/2014 às 00:57

    Candidato caô caô Bezerra da Silva Ele subiu o morro sem gravata dizendo que gostava da raça Foi lá na tendinha Bebeu cachaça e até bagulho fumou (...) Fez questão de beber água da chuva/ Foi lá no terreiro pediu ajuda E bateu cabeça no congá/ Mas ele não se deu bem Porque o guia que estava incorporado disse esse político é safado Cuidado na hora de votar!

  13. Bruno Postado em 08/Oct/2014 às 10:54

    Vota no Aécio porque vc é tão hipócrita quanto esse cretino.Quer dar uma de sem partido mas defende a mesma ideologia elitista desse safado.Aécio abomina a demagogia e corrupção de seus adversários e não as suas próprias.

  14. Fernanda Postado em 08/Oct/2014 às 12:23

    Eu acho engraçado, o rapaz está sendo criticado só porque ele não quis apertar a mão do político? Tá certinho, não quer cumprimentar?... É um direito dele e pronto. Alguém perguntou para o candidato quantas vezes ele já foi lá naquele local, apertar as mãos dos moradores e perguntar quais as necessidades da comunidade? Ele não foi mal educado coisa nenhuma, na minha opinião ele não é e não foi hipócrita. Agiu com a verdade na qual ele acredita e vive todos os dias. Ele exerceu um direito dele. Sem educação é quem está perturbando a paz do rapaz e aposto que essas mesmas pessoas não receberam e nem irão receber nada por isso.

  15. Eliana Postado em 08/Oct/2014 às 15:12

    Talvez ele tenha perdido a oportunidade de fazer reinvidicações ao candidato Aécio e, assim amarrar alguns compromissos em público com o candidato. E, todos os candidatos, sem exceção alguma agem como o candidato Aécio!

  16. Eliana Postado em 08/Oct/2014 às 15:14

    Errata:- reivindicações

  17. eu daqui Postado em 09/Oct/2014 às 15:30

    Só faltava agora não se poder mandar na própria mão............

  18. Wiliam Oliveira Postado em 10/Oct/2014 às 15:12

    Se o próprio Fábio admitiu ter sido mal educado, o que dizer? Sinceramente, faria o mesmo, pois da mesma forma que não perderia tempo retribuindo seu cumprimento, não tem qualquer sentido fazer qualquer tipo de reivindicação para um candidato que visita uma favela (como se as demandas não fossem conhecidas e tal visita tenha sido inédita). A postura do Fábio neste assunto é um belo exemplo de como se faz política além do voto. O cara deu seu recado, tanto para grande parte da nossa hipócrita e incoerente sociedade quanto para qualquer candidato que pense em fazer algo do tipo. Paremos pra pensar se as pessoas mais pobres querem mesmo ser lembradas apenas nestas épocas... Só acho absurdo crucificaram o cara pela sua honestidade e tentarem colocar qualquer tipo de político em um patamar de santidade.