Mailson Ramos
Colunista
Compartilhar
Eleições 2014 21/Oct/2014 às 12:26
30
Comentários

Domingo é dia de decisão: Dilma Rousseff ou Aécio Neves?

eleicao dilma rousseff aecio neves

Mailson Ramos*

No próximo domingo (26/10), o Brasil retornará às urnas para eleger o presidente da república. Nos estados em que também houve segundo turno para a disputa ao governo, as expectativas se assomam ao duelo decisório pelo Palácio do Planalto. Nesta semana serão jogadas todas as cartadas, todas as vãs filosofias que um dia de nada serviram, mas ganharão, a partir de agora, uma importância fenomenal. Fenomenal pela efemeridade da disputa. Entretanto, é preciso repetir mais uma vez que o país está decidindo, segundo os rumos de sua jovem democracia o caminho para o futuro. Não é simplesmente a decisão entre Dilma do PT e Aécio do PSDB: é a decisão por um futuro mais digno.

E ainda em caráter de proêmio, dirijo a palavra aos eleitores desacreditados que votaram nulo ou em branco por não acreditarem no sistema político vigente, nos programas de governo dos candidatos ou na expectativa democrática cantada e decantada pelas autoridades: autoridade não exerço senão pelo livre arbítrio e consciência dos meus deveres, sobretudo o dever da cidadania. E disto sabendo, não me atreveria a exigir dos senhores e senhoras a obrigação de votar, além do que já o é. Mas a construção coletiva e social do Brasil não abdica do vosso auxílio. O país conta com a opinião de cada um sobre o seu futuro. E anular ou votar em branco – em minha humilde concepção política – é colocar na inércia um direito de eleger um representante. Cada um tem a sua opinião, é preciso respeitar, mas nem sempre concordar.

Desde a redemocratização o Brasil se acostumou a ver disputas aplacadas pelo poderio de uma das forças concorrentes à presidência da república. Estas eleições de 2014 trazem consigo uma perspectiva de indecisão que foge ao raciocínio lógico, aliás, faz-nos duvidar dos institutos de pesquisa (que erraram como nunca), brigar com os órgãos de imprensa e encher as mídias sociais de avatares com marcas de candidatos e manchetes de repulsa contra os adversários; mas não é simplesmente isso. O palco ciberespacial escolhido para o show de leva-e-traz provou que todos os outros meios de comunicação, tradicionais e ainda impávidos (TV, rádio e jornal), convergiram para um só lugar. Foi na rede que o discurso dos media foi amplificado. Saudável e às vezes com o limite extrapolado, as discussões continuam fervilhando como água a 100°C. Político nenhum pôde se gabar de não ter bebido desta água e até mesmo ter se queimado com ela.

Leia aqui todos os textos de Mailson Ramos

Em todos os anos eleitorais, os candidatos começam a campanha com aquele grave e célebre juramento: ‘Faremos uma campanha limpa, apresentando propostas em vez de denegrir a imagem do adversário’. As promessas começam a não ser cumpridas desde o pleito. As brigas de parte a parte ferem inclusive o senso crítico de quem assiste a um debate, por exemplo. É impossível diferenciar uma resposta agressiva e irônica de uma proposta de governo. Fere-se inclusive a humanidade dos adversários. E isso vale para as duas candidaturas. Nosso sistema político e o imaginário criado pela mídia caracterizam a pessoa eleita como vitoriosa. Não deixa transparecer que sobre aquela carga de conquista há também a responsabilidade de dirigir uma nação com o tamanho dos seus problemas, como é o Brasil.

Dilma Rousseff e Aécio Neves, nestes últimos dias, dedicarão parte do tempo dos seus programas na TV e no rádio para conclamar os eleitores, sobre todos os aspectos, a não desistir de ir às urnas no domingo. Porque eleição se faz com apoio e clamor popular, mesmo quando o cenário é indefinido como apontam as pesquisas. Provavelmente ainda haverá tempo para algumas rixas e provocações naturais ao sistema de disputa presidencial brasileiro. Aos poucos o clima de decisão passa a pautar as manchetes na imprensa, determinar a velocidade do fluxo de informações nas mídias sociais, silenciar os assuntos que não fazem referência às eleições. E domingo é dia de votar.

*Mailson Ramos é escritor, profissional de Relações Públicas e autor do blog Opinião e Contexto. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político. Contato: [email protected]

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. GabrielG Postado em 21/Oct/2014 às 12:33

    Dilma coração valente!

  2. Eduardo Postado em 21/Oct/2014 às 12:35

    Vale croma qui em campanha eleitoral????

  3. Karina BB Postado em 21/Oct/2014 às 12:40

    Sou classe média, moro no Recreio, bairro considerado "nobre" do RJ. Sou estudante de direito, não dependo dos PGMS sociais do governo, sou apartidaria E VOTO EM DILMA ROUSSEFF!

    • rafael Postado em 21/Oct/2014 às 12:53

      Você falou tudo! Sua classe social, sua região, escolaridade e que não depende dos PGMS! O mais incrível é apartidaria e ao mesmo tempo Burra pra kcete!

      • Karina BB Postado em 21/Oct/2014 às 13:23

        Ta bom Rafael, inteligente é quem vota no PSDB, ta bom então, nem vou debater, respeite meu voto em Dilma, assim como respeito seu voto em Aécio... COMBINADO?!!? Ou você vai tentar me intimidar??? Heim?!?!? Aprenda uma palavra que você ainda não conhece: DEMOCRACIA!

      • rafael Postado em 21/Oct/2014 às 14:19

        O PT acabou com a democracia linda! Queria ter o sonho dela retornar mas a politica do medo prevalece! O voto de cabresto só vai acabar quando secar a fonte e a miséria tomar este país! Como já falei, o meu sonho é alcançar a classe média e não a classe média me alcançar!

      • Milena Postado em 22/Oct/2014 às 08:15

        Este rafaécio é ignorante com mulher!

    • Rogerio Postado em 21/Oct/2014 às 13:21

      Karina, estou com você. Também não dependo dos programas de transferência de renda, a vida me foi generosa, mas tenho milhões de irmãos que precisam. VOTO DILMA!!!

      • Deisi Postado em 21/Oct/2014 às 14:20

        Também sou classe média, tenho casa própria, carro, meu esposo tem um salário bom, meus filhos estudaram em Universidades Públicas, UEL e UNESP, mas não usaram ENEM, meu filho passou em concurso público, minha filha faz mestrado e não dependo de nenhum programa do governo. Para mim não faria diferença que viesse ganhar a eleição, mas para milhões de brasileiros que viviam à margem da sociedade, não tinham comida, casa, filhos sendo doutores, Faz muita diferença! Vi um depoimento de uma mulher, que graças ao Programa Luz Para Todos, teve a chance de ver o filho dormindo. Mas reaça não consegue pensar em ninguém a não ser neles próprios, também cultivar ódio extremo ao PT, resumindo são um bando de egoístas odiosos.

      • Cícero Postado em 21/Oct/2014 às 19:49

        Karina, como diria o Lula, este rafael é ignorante com mulher! Não perca tempo com ele. Ele está possuído pelo desespero. Segunda-Feira ele está na fila de embarque para Maiami. Vamos direcionar nosso tempo para aqueles que conseguem ouvir.

    • Luiz Henrique Postado em 21/Oct/2014 às 18:05

      Karina, primeiramente, eu respeito seu voto e não digo você está errada. Não sou a favor do aécio e nem da dilma e procuro saber a verdade sem deixar me influenciar por emoções devido ao fato de que é sério e muito manipulado. Tem muitas pessoas que vão votar na dilma, eu as pergunto: e o que ela fez de bom para o brasil, me diga o que ELA fez, não o que os deputados, e etecétera fizeram durante esses quatro anos, a resposta de fato é sempre a mesma, NADA. O que o aécio fez, bom, muitas coisas, tirou o direito de férias premium dos professores, diminuiu seus salários e os tirou o direito a merenda, além de vários outros ruins que não mencionarei agora. Fato é, quem sabe de verdade o que está acontecendo entende o quão certos eles estão quando se xingam e o quão errados estão quando (e se) dizem algo se sí mesmos. Infelizmente chegamos ao ponto de escolher o menos pior

      • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 06:13

        pesquise e descobrirá facilmente O QUANTO dilma fez de bom, luiz.

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 06:07

      SOU FORMADO EM JORNALISMO E LETRAS e estive em 19 países tendo morado em 3. voto em luladilma sem piscar. só há 4 agências de informação no mundo - todas de multizilionários amigos de multizilionários. gente que CRÊ em william bonner só pode ser muito burramente ignorante, xará.

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 06:08

      vá ler o que o MUNDO diz de lula, xará. converse com estrangeiros.

  4. Weslei Prado Postado em 21/Oct/2014 às 12:44

    Dilma Rousseff. Não pelo pouco que ela fez em 4 anos, mas pelo que eu espero que ela faça nos próximos 4.

  5. rafael Postado em 21/Oct/2014 às 13:13

    Olha, quem quiser votar na Dilma tenho uma sugestão! Procure um Cubano que queira sair de Cuba (Tipo Todos) e troque de lugar com ele! Vá para Cuba e viva o sonho de ser miserável, mas sem levar o país inteiro junto para a merda!

    • Karian BB Postado em 21/Oct/2014 às 13:26

      De um tempo de ler a veja e pare de ouvir Jabor, porque seu discurso de comunismo, cuba, bolivarianismo já está muito batido. Pare de ser robô de repetição, pense como um imbecil mas ao menos tenha suas próprias ideias.

    • Natália Postado em 21/Oct/2014 às 14:07

      Rafael, seu comentário é de uma pessoa pobre de espírito e cultura. Acho que, antes de falar de Cuba, deveria visitar o país, que é lindo e tem pessoas maravilhosas! E apenas para te dizer: nem todo Cubano quer sair de Cuba... Mas muita gente de fora que ir pra Cuba. É só ver o número MÍNIMO de Cubanos do mais médicos que deixaram o programa... E não falo só de Brasil. Então, concordo com a Karina: pare de ler veja. Abra sua mente e coração. O mundo é melhor que isso. E É DILMA 13 DIA 26!!!!!

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 06:18

      quem te contou sobre cuba foi o william bonner, xará, ou você já esteve lá, e conversou com toda a gente? já leu a constituição cubana?

  6. Vanessa Postado em 21/Oct/2014 às 13:24

    Que cansaço... Por que você não vai para os EUA? Precisam de gente como você por lá para lamber o bumbum do Obama.

  7. Joseph Postado em 21/Oct/2014 às 14:03

    Sou empresário, mas não sou burro. VOTO DILMA 13!

  8. poliana Postado em 21/Oct/2014 às 14:38

    sou dilma 13!!!!!!!!!!!!!! vai dar tudo certo!!!!!!!!!!!!!!!!! vamos as urnas amigos!!!!!!!! vai dar tudo certo!

  9. Sandra Postado em 21/Oct/2014 às 15:27

    Também sou 13, minha mãe é 13, meus irmãos são 13, com muito orgulho.

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 06:21

      nossa, vcs sao 15 em casa!! rsrs brincadeira... dia 26 = 13 x 2!!! é nóis, sandroca!!!

  10. Natália Postado em 21/Oct/2014 às 17:37

    Vai dá Dilma, porque Presidência da República, é coisa séria, não é coisa para moleque baladeiro!É 13 NELES!!!

  11. poliana Postado em 21/Oct/2014 às 17:58

    achei esse depoimento de um internauta e meio q responde a pergunta título da matéria: "Pra tirar o PT do poder, tu votarias em um candidato processado por desviar R$ 4,3 bi da saúde em Minas? Pra tirar o PT do poder, tu votarias em um candidato que construiu 5 aeroportos em cidades com menos de 25 mil habitantes em Minas? Um deles custou R$ 14 mi e fica na fazenda de seu tio. Pra tirar o PT do poder, tu votarias em um candidato que, nos quatro anos como senador, foi um dos mais ausentes e apresentou menos projetos que o deputado Tiririca? Pra tirar o PT do poder, tu votarias em um candidato conhecido por censurar a imprensa mineira que ousou denunciar casos de corrupção no governo dele? Pra tirar o PT do poder, tu votarias em um candidato que tentou censurar o Google, Yahoo! e Bing, movendo processo pra retirada de links que o relacionam ao uso de drogas e ao desvio de verbas da saúde? Pra tirar o PT do poder, tu votarias em um candidato que pagou R$ 56 mil ao ex-ministro do STF Ayres Britto pra arquivar a investigação sobre o aeroporto "ilegal" na fazenda de seu tio? EU NAO VOTARIA!!!! EU VOTO DILMA 13"

  12. Cícero Postado em 21/Oct/2014 às 19:41

    Quem compara vota 13! Não importa se é operário, advogado, professor, etc.

  13. Lu Peixoto Postado em 21/Oct/2014 às 22:52

    Sou revisora de uma grande empresa farmacêutica em São Paulo. Sempre estudei no ensino particular e, como xs poucxs privilegiadxs de minha época escolar, iniciei meu curso superior em uma universidade federal em Minas sob o governo de FHC (sim, durante a grande greve de quase seis meses), e saí dela sob o de Lula. A diferença é gritante. Aliás, a diferença no País inteiro é gritante. Ainda estamos a caminho da oportunidade pra todxs, mas a semente já foi plantada. Não voto por mim apenas, voto por nós. Todxs. #Dilma13

  14. rafa Postado em 22/Oct/2014 às 06:29

    a globo fez sexo em todas as posições com a ditamole melecal. porque será então que não te contou dos superfaturamentos que foram a norma durante toda a ditamole???

  15. rafa Postado em 22/Oct/2014 às 06:30

    é sobre o mentirão? a dilma disse q a mulher em q ele bate é bonita?