Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 25/Oct/2014 às 20:48
12
Comentários

Dilma ganha direito de resposta na Veja

Justiça pune tentativa de golpe da Veja. Revista está obrigada a publicar um texto com a explicação de que não há provas do conteúdo da reportagem de capa antecipada pela publicação

revista veja dilma direito resposta
Justiça determina que Veja publiquei direito de resposta em razão de última capa da revista envolvendo Dilma (Pragmatismo Político)

O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu neste sábado direito de resposta à campanha da presidente Dilma Rousseff na Veja. O site deverá publicar imediatamente um texto com a explicação de que não há provas do conteúdo da reportagem de capa da última edição da revista.

Segundo o ministro afirma na decisão, “o direito de resposta não possui contornos de sanção, mas o exercício constitucional da liberdade de expressão, por meio do mesmo veículo, conquanto se aviste ofensa grave e/ou afirmação sabidamente inverídica”.

VEJA TAMBÉM: Tribunal Superior Eleitoral diz que capa da Veja é “peça de propaganda política”

Antes da decisão do ministro, a Procuradoria Geral da República tinha emitido parecer favorável à concessão do direito de resposta.

Sobre o pedido da coligação de Dilma para que o direito de resposta fosse publicado também na versão impressa, o ministro determinou que isso seja decidido pelo plenário do TSE.

Ele determinou ainda à Editora Abril, responsável pela revista, que apresente defesa em 24 horas.

Confira a íntegra do direito de resposta cuja publicação foi determinada pelo ministro:

DIREITO DE RESPOSTA

Veja veicula a resposta conferida à Dilma Rousseff, para o fim de serem reparadas as informações publicadas na edição nº 2397 – ano 47 – nº 44 – de 29 de outubro de 2014.

A democracia brasileira assiste, mais uma vez, a setores que, às vésperas da manifestação da vontade soberana das urnas, tentam influenciar o processo eleitoral por meio de denúncias vazias, que não encontram qualquer respaldo na realidade, em desfavor do PT e de sua candidata.

A Coligação “Com a Força do Povo” vem a público condenar essa atitude e reiterar que o texto repete o método adotado no primeiro turno, igualmente condenado pelos sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por terem sido apresentadas acusações sem provas.

A publicação faz referência a um suposto depoimento de Alberto Youssef, no âmbito de um processo de delação premiada ainda em negociação, para tentar implicar a Presidenta Dilma Rousseff e o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ilicitudes. Ocorre que o próprio advogado do investigado, Antônio Figueiredo Basto, rechaça a veracidade desse relato, uma vez que todos os depoimentos prestados por Yousseff foram acompanhados por Basto e/ou por sua equipe, que jamais presenciaram conversas com esse teor.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Olga Postado em 25/Oct/2014 às 21:09

    assistiram o JN? deu como certo o depoimento do dolero... manipulou a informação e eles não deveriam tocar nesse assunto de novo, estão dando crédito a um bandido reconhecido e mostrou a revista Veja como vitima... não concordo com violência nem com os atos de vandalismo, mas de ai a que sejam os coitadinhos...Eles deveriam deixar esses fatos para segunda feira!!!

    • Rogerio Postado em 25/Oct/2014 às 23:21

      Estão desesperados para derrotar a Dilma. Quanto ao direito de resposta, esquece. O STF veta e pronto.

    • Cícero Postado em 27/Oct/2014 às 11:01

      A Globo extrapolou nestas eleições. Reportagem exibida ontem durante a votação: "Coxinhas brasileiras fazem sucesso em dia de eleição em Lisboa"

  2. Samael Postado em 25/Oct/2014 às 21:31

    A Veja manipulou informações? Claro que sim, mas vai tomar no cu todos aqueles filhos dp que juaram a sede da Abril. Porra! Foi a desculpa perfeita pra eles falarem da matéria o dia inteiro e ainda dar um ar totalmente contrário. Porra mulecada, q mancada gigante!

    • Denisbaldo Postado em 25/Oct/2014 às 22:01

      Concordo em parte com você, afinal de nada adianta vandalismo nesta hora. Mas de um jeito ou de outro o JN iria crucificar o PT em cima desta matéria da Veja. Não tem muito o que fazer, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

    • poliana Postado em 25/Oct/2014 às 22:36

      Concordo samael. Inclusive esse ato estupido pode prejudicar dilma na votação. A imprensa vociferou q o grupo q atacou a abriu apoia a reeleição de dilma. A todo instante a imprensa falava isso...dando a entender q o pt poderia estar por tras dos ataques..q merda viu. Povo inconsequente. Agora ja foi..só nos resta esperar o desfecho de toda essa guerra...digo...dessa novela eleitoral. Exaustivo viu...

  3. samael Postado em 25/Oct/2014 às 21:33

    *zoaram

  4. Sophie Postado em 25/Oct/2014 às 22:30

    Quero ver o Jornal Nacional dando essa notícia amanhã... E logo em seguida noticiar a vitória da Dilma!!! Não a manipulação de informação!! O povo não é besta!!! O povo tem capacidade de discernimento, o povo sabe qual a diferença entre uma denúncia consiste com provas legais e entre um golpe eleitoral feito pela grade mídia... Eu sou totalmente contra a qual quer forma de violência, mas confesso q fiquei com muita raiva dessa Veja, revistinha sofrível, sem credibilidade, manipuladora, presta um desserviço ao jornalismo sério,mascarada, vergonhosa.... Devia se retratar não somente à presidenta Dilma, mas tbm em respeito ao leitor. Por adiantar sua edição e publicar as vésperas da eleição uma reportagem dessa de cunho maquiavélico (Desculpas Maquiável, sei q esse não seria o termo apropriado) sem provas legais, com o intuito somente de prejudicar uma campanha cujo eleito deve chegar ao posto de forma honrada.. E não com uma mãozinha da Veja. Repudio e indignação total. VEJA faça um jornalismo responsável !!! Mate a cobra e mostre o pau! Cadê as provas???? Agora, todo esse desespero pra virar meme na internet... Que papelão!!! Quero ver o Arnaldo Jabour comentar esse papelão da Veja!!! #Sóqñ Mais fácil o sertão virar mar....kkkkkkkkkkk

  5. olavo Postado em 25/Oct/2014 às 23:27

    responde dentuça ROUBEI SIM.EU E O LULA pronto acabou

  6. poliana Postado em 26/Oct/2014 às 16:00

    E por acaso vc acha q no caso em tela n cabe direito de resposta meu filho? Pelo amor!!!!!!!

  7. poliana Postado em 26/Oct/2014 às 18:32

    A resposta eh cinica ne? Verdadeira e etica foi a capa da revista!

  8. André Postado em 26/Oct/2014 às 22:46

    Acabou a eleição e vocês perderam. O choro é livre....rsrsrs