Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 05/Oct/2014 às 22:31
48
Comentários

Dilma e Aécio disputam o segundo turno das eleições 2014

100% das urnas apuradas: Dilma e Aécio farão a disputa presidencial no segundo turno; Marina cai. Será a quarta eleição seguida em segundo turno entre petistas e tucanos

dilma aécio eleições 2014
Segundo turno em 2014 é entre Dilma e Aécio

Pela quarta vez seguida, PT e PSDB vão protagonizar a disputa presidencial no segundo turno, desta vez com a atual presidenta, Dilma Rousseff, e o senador e ex-governador Aécio Neves. Com 99,5% dos votos apurados, Dilma aparecia com 41,57% dos votos válidos (43,1 milhões) e Aécio, com 33,58% (34,8 milhões). A candidata Marina Silva, que segundo pesquisas aparecia em segundo até os últimos dias de campanha, soma 21,31% (22,1 milhões).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu os tucanos paulistas José Serra (2002) e Geraldo Alckmin (2006). Em 2010, foi a vez de Dilma derrotar Serra. As duas eleições anteriores, ambas entre Lula e Fernando Henrique Cardoso, foram vencidas pelo candidato tucano no primeiro turno.

Por enquanto, os dados mostram resultados relativamente próximos dos registrados no primeiro turno de 2010. Naquela votação, Dilma recebeu 46,9% dos válidos, Serra teve 32,6% e Marina, 19,3%.

VEJA TAMBÉM: Como, quando e onde foi que Marina Silva errou?

Entre os demais candidatos, Luciana Genro (Psol) aparece com 1,6%, Pastor Everaldo (PSC) tem 0,75%, Eduardo Jorge (PV) fica com 0,63%, Levy Fidelix (PRTB) soma 0,44%, Zé Maria (PSTU) tem 0,09%, Eymael, 0,06%, Mauro Iasi (PCB), 0,05% e Rui Costa Pimenta, 0,01%.

Dos quase 115 milhões já apurados, os votos em branco somam 3,84% e os nulos 5,8%. As abstenções totalizam 19,39%.

RBA

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Eduardo Postado em 05/Oct/2014 às 23:49

    É DILMA 13 DE NOVO, NO SEGUNDO TURNO, POIS NÃO EXISTE TERCEIRO TURNO... O BRASIL NÃO PODE VOLTAR PARA TRAZ.... APESAR DE TER 34% DOS BRASILEIROS COM SAUDADE DA CARESTIA, DA INFLAÇÃO ALTA, DOS PLANOS ECONOMICOS, DOS ARROCHOS SALARIAS, DOS EMPRÉSTIMOS AO FMI, DO TIRAR AS CHINELAS PARA ENTRAR NA CASA BRANCA ETC.... SÓ QUE 34% NÃO É MAIOR QUE 44% ENTÃO É DILMA DE NOVO PRA ALEGRIA DO NOSSO POVO..... O AEROPORTO VAI VOLTAR PARA CRAUDIO.....

    • Irres Ponsável Postado em 06/Oct/2014 às 13:57

      Rapá..... refaz estas contas. Tá tudo errado....

  2. Rafael Postado em 06/Oct/2014 às 08:53

    Fico muito feliz com isto! Deixou bem claro que o Brasil precisa de mudanças certas e não de apostas em novas politicas! Agora é só torcer para um segundo turno limpo e com muita honestidade! Espero ver debates mais claros e objetivos!

  3. Rodrigo Postado em 06/Oct/2014 às 09:12

    (Outro Rodrigo) Agora, ambos são "best friends forever" de Marina...

    • poliana Postado em 06/Oct/2014 às 12:54

      A marina deveria fazer como em 2010 e ficar ketinha no canto dela. No 1* turno ela foi massacrada por ambos os candidatos. Qq deles q ela apoiar, ela vai ser duramente criticada..a briga no 2* vai ser feia..quero só ver...

      • Rodrigo Postado em 06/Oct/2014 às 13:50

        (Outro Rodrigo) Pois é, bateram tanto nela e agora ambos fazem "coraçãozinho" com as mãos e bradam: "ei, miguxa, era só zuêra! Volta!". E estava fazendo a seguinte contagem, Poliana: olhando a votação de alguns Estados, votos brancos, nulos e abstenções, chegam a quase 30% ou até mais, do eleitorado - este ano, estou incluído na abstenção, por justificar. É quase 1/3 dos eleitores! Por alto: na Bahia, dava pra eleger Senador ou um governador! Em SP, é o dobro dos votos de Skaf e quase a votação de Serra ou quase o dobro da de Suplicy. Em MG, elegia governador e Senador. No RJ, é mais do que o 1º colocado teve e mais que os votos de Romário! Como vamos mudar isso? Eu, vou providenciar, o quanto antes, a transferência de meu domicílio eleitoral. E quanto aos demais de nós, todos, brasileiros? Como instigar a população a superar a desilusão ou indiferença ao processo eleitoral?

      • Rodrigo Postado em 06/Oct/2014 às 13:54

        Pois é. Bateram tanto e, agora, ambos fazem "coraçãozinho" com as mãos e a chamam, dizendo: "ei, miguxa, era só zuêra! volta! tem cargo pros seus correligionários e pra você". E busquei ver a votação de alguns Estados, sendo que votos brancos, nulos e abstenções, chegam a quase 30% ou até mais, do eleitorado - este ano, estou incluído na abstenção, por justificar. É quase 1/3 do eleitorado! Por alto: na Bahia, dava pra eleger Senador ou um governador! Em SP, é o dobro dos votos de Skaf e quase a votação de Serra ou quase o dobro da de Suplicy. Em MG, elegia governador e Senador. No RJ, é mais do que o 1º colocado teve e mais que os votos de Romário! Como vamos mudar isso? Eu, vou providenciar logo a transferência de meu domicílio eleitoral. E quanto aos demais de nós, o que podemos fazer, para instigarmos mudança quanto a esse estado de desânimo ou indiferença para com o processo eleitoral? Uma parcela de importância representativa, com números bastantes a decidir uma eleição ou a eleger candidatos, preferiu não se manifestar, de alguma forma. E nós todos, juntos?

  4. Natália Postado em 06/Oct/2014 às 09:29

    Essas pesquisas usaram mesmo Marina como Marionete, Marina sai praticamente com a mesma votação que teve em 2010, ou seja, nunca teve aquilo tanto de voto.....Colocaram ela para confronto direto com o PT, deixando Aécio na dele sem confronto e deu no que deu..Agora os coxinhas estão fervorosos com a grande expectativa da volta do PSDB....

    • poliana Postado em 06/Oct/2014 às 12:56

      Grande expectativa natalia? Vc acha q o psdb ja ganhou? Como assim? Agora já imagino as "pesquisas" de intenção de votos do datafolha dando empate tecnico entre dilma e aecio no 2* turno..vcs vão ver...

  5. Stella Postado em 06/Oct/2014 às 09:58

    É, essa eleição é de Aécio. Os eleitores de Marina estão revoltados com o PT...eles não votarão em Dilma. Vamos trocar 6 por meia dúzia.

    • poliana Postado em 06/Oct/2014 às 12:59

      Issooooo..canta vitória antes do tempo..massaaaaaaa.faça como os marineiros q disseram q a "morenaça" seria eleita presidente da república!

      • Stella Postado em 06/Oct/2014 às 13:21

        Poliana,fiz apenas uma constatação. Só vejo as pessoas reclamando do PT. Não quis dizer que gostaria de Aécio no poder, n é essa minha vontade. Não apoio e nunca apoiaria o PSDB...votei em Luciana Genro e votaria de novo.

      • poliana Postado em 06/Oct/2014 às 13:43

        Stella, desde antes do 1* turno q o pessoal diz q o povo ta revoltado com o pt e n votaria em dilma. Olhaí a quantidade de votos q ela teve no 1* turno...n tem nada decidido ainda..se o 2* turno fosse contra marina, aí sim a coisa estaria feia pro pt, pois o eleitorado de aecio, JAMAIS, votaria em dilma..agora voltamos a msma polarização histórica e tradicional do nosso cenario politico nacional. Eh pt x psdb...vamos a luta no 2* turno. Vamos aguardar o desfecho dessa história!

  6. Rafael Postado em 06/Oct/2014 às 10:30

    Os eleitores que votaram na Marina viu que ela foi o alvo do PT e de certa maneira sofreu diversos ataques desleais! O PT conseguiu derrubar a Marina, mas qual vai ser o preço que o PT vai pagar no 2º turno por ter apontado todas as armas para a Marina????

    • poliana Postado em 06/Oct/2014 às 13:02

      Hahaha..só o pt q bateu na marina ne? Aevio foi um super amigão dela no 1* turno ne? Nunca a criticou..só teceu elogios à "morenaça"...memoria bastante seletiva a sua hein...

      • Rafael Postado em 06/Oct/2014 às 13:39

        Não Poli, mas você deve concordar que em certos momentos o PT direcionou todas as armas para a Marina! TODAS e até deixando o Aécio de boa comendo pelas beradas! Agora é confronto direto e o Aécio não é o Serra, vai aproveitar todos os deslises e vai apelar diretamente nos debates!

      • poliana Postado em 06/Oct/2014 às 14:05

        Sim..até pq, num determinado momento, marina passou a ser a grande adversária do pt. Eh natural no jogo político q esses ataques ocorram..mas aécio pra "recussitar" sua candidatura, tb bateu horrores na marina..ela de fato, foi o grande saco de pancadas dos principais canfidatos, inclusive da "nanica" luciana genro rafael. Qq posicionamento q a marina adote a partir de agora, ela será muito criticada. O proprio presidente do psb falou isso ontem no canal livre. Se ela ficar omissa, vai ser criticada pela omissão. Se apoiar dilma vai ser criticada pq ta apoiando quem tanto lhe bateu no 1* turno...e se apoiar aecip vai dizer q ela ta se aliando à direita..e aí, marina vai fazer o q? Apoiar aecio seria a nova politica dela? E outra..parte do eleitorado de marina votou nela como voto de protesto, por n kerer essa continuidade na polarização ptx psdb...então n ache q o eleitorado dela irá receber aecio de braços abertos pq n será assim msmo. Entaum rafael..n cante vitoria antes do tempo n..n há nada definido ainda...

  7. Victor Hugo Postado em 06/Oct/2014 às 10:47

    Reeleição nunca é bom. Manutenção do poder pelos mesmos é pior ainda. O governo deve ser para todos. Já que ninguém governa assim, melhor dar a chance para uns e para outros alternadamente, apesar de desiludido com a política e cm o fanatismo de boa parte que só enxerga méritos em uns e deméritos em outros. Maniqueísmo cego e pernicioso.

  8. Fernando Yanmar Narciso Postado em 06/Oct/2014 às 11:37

    n tenho palavras pra mostrar o quanto fiquei decepcionado com esse resultado...

  9. Cristiane Carvalho Postado em 06/Oct/2014 às 11:48

    Se eu não estivesse no mesmo barco, diria que quero que o Aécio ganhe, que o povo se ferre e aprenda a diferença entre um modelo de governo e outro. Mas, estamos todos no mesmo barco, por isso espero que Dilma vença mais uma vez.

  10. Natália Postado em 06/Oct/2014 às 11:54

    Exatamente Cristiane, tem um lado meu que torce para o Aécio.Plantaram a endemia da corrupção no PT, e isso não é só das classes mais abastadas....Caso o Aécio ganhe o povo sentirá na pele a diferença de um governo para o outro..Infelizmente estamos sim no mesmo barco....

  11. Danila Postado em 06/Oct/2014 às 11:58

    Mundando a mira em 3, 2 ,1. Reforce a segurança Aécio, rsrs.

    • KARINA BB Postado em 06/Oct/2014 às 13:37

      Que insinuaçao leviana heim danila !!!!!!!!!!!! É POR CAUSA D PESSOAS COMO VC QUE EXISTE ESSA CULTURA DO ÓDIO ENTRE OS PARTIDOS POLITICOS,,,,,

      • Danila Postado em 06/Oct/2014 às 15:03

        É até engraçado ver vc falando isso. Está sempre incitando ódio e intolerância nos seus comentários, usando inclusive xingamentos para quem discorde de sua opinão... e agora vem me rotular de "culpada pela cultura de ódio entre os partidos"? Kkkk... deve ser mesmo uma piada. E francamente... não entendi tamanho descontentamento com o q eu disse. Falei mentira?? É nossa atual situação política.

    • poliana Postado em 07/Oct/2014 às 13:40

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..pois eu acho q ele e o fhc poderiam viajar mais de avião, juntinhos, no maior estilo best friends...vai q.........rsrsrsrsrsrs

  12. poliana Postado em 06/Oct/2014 às 12:57

    Dilma tem a máquina nas mãos e lula..vamos ver com o q o psdb vai vir nesse 2* turno..ansiosa pela batalha...vamos ver como tudo isso terminará...

  13. Leandro Rodrigues Postado em 06/Oct/2014 às 13:13

    Trocar o "pior" pelo "menos pior" não é nada animador...tanto a Dilma quanto o Aécio não eram o que eu queria...

    • poliana Postado em 06/Oct/2014 às 13:46

      Vc está dizendo q a volta das privatizações eh menos pior do q o q temos hj?

  14. poliana Postado em 06/Oct/2014 às 13:19

    Naro..se vc n acreditava q marina fosse pro 2* turno, então vc está dizendo q os institutos de pesquisa realmente mentem na tentativa de manipular a massa? Pq cada vez q uma pesquisa dizia q aecio estava empatado tecnicamente com dilma (lembra dessa do datafolha?), ou q dilma havia ultrapassado dilma, vc vibrava e dizia q acreditava nas pesquisas sim..vc lembra o qto a gente discutiu sobre isso aki?

    • poliana Postado em 06/Oct/2014 às 13:45

      Ou q marina * haviaultrapassado dilma....

  15. Vanderlei Postado em 06/Oct/2014 às 13:41

    A mídia é a grande máquina do PSDB. São Paulo é o berço, mesmo os Paulistas diminuindo a qualidade de vida eles não percebem que são manipulados.

    • poliana Postado em 06/Oct/2014 às 14:08

      E isdo n impediu de o psdb ser derrotado nos ultimos 12 anos...a mídia perdeu muito do seu poder com o surgimento das redes sociais...aecio pode ter a elite e a grande midia a seu favor..mas dilma tem a máquina nas mãos e o lula...o aecio vai vim com kem? Com o fhc? Realmente..vamos ver o desfecho dessa historia...a briga vai ser duríssima no 2* turno...

      • poliana Postado em 06/Oct/2014 às 14:13

        Isso*. Desculpaos erros..to teclando do cel.

  16. Natália Postado em 06/Oct/2014 às 14:34

    Já começou a campanha pró Aécio, a Globo não disfarça mesmo, o comentário do Alexandre Garcia chegou a ser patético, disse ele:os partidos nanicos como o do pastor, Levy Fidelix tendem a votar em Aécio, já os partidos mais de esquerdas como o Eduardo Jorge e Luciana genro* pausa para gaguejar* tendem a votar branco e nulo...kkkkkkkkkkkkkk,,,Só rindo mesmo...Poliana, nessa campanha temos uma diferença:agora Dilma não é mais novidade, e Dilma está sendo muito mais atacado do que Lula...

    • poliana Postado em 06/Oct/2014 às 17:20

      Naro..e vc acha q quem eh q tem o grande poder de manipulação do grande publico? A rede globo ou a cultura? Ou o sbt ou a record? Vc quer comparar a audiência de todos eles JUNTOS com a audiência da rede globo? E vc acha q algum programa dessas emissoras tem o mesmo poder de influência q o JORNAL NACIONAL? é serio isso q vc está falando naro?

  17. Isaac Postado em 06/Oct/2014 às 16:08

    Dois candidatos bem mais ou menos para o segundo turno. Um até que cuida bem da galinha, mas não distribui os ovos; o outro até que distribui bem os ovos, mas não cuida da galinha. Povo já perdeu, independente de quem ganhar.

  18. Pereira Postado em 06/Oct/2014 às 16:20

    Aécio só não vencerá a eleição se não quiser. Tempos iguais no horário político. Declarações desastradas da "presidenta" em relação ao combate ao estado islâmico extremista. Sem contar o passado de crimes de Dilma e os acordos criminosos do Foro de são paulo. PSDB só não vence se não quiser. E acho que não quer mesmo !!!

  19. Pereira Postado em 06/Oct/2014 às 16:22

    A mídia está dominada de cima a baixo pela esquerda, esse é o único empecilho para Aécio.

  20. Pereira Postado em 06/Oct/2014 às 16:24

    E ainda temos o mensalão , escandalos na petrobras para formar outro mensalão. Tá facil demais para o PSDB vencer.

  21. Pereira Postado em 06/Oct/2014 às 16:25

    Espero que se o PSDB verncer que se privatize tudo que puder e reduzir esse estado monstro que quer se meter em tudo da vida privada dos cidadãos.

  22. Sandra Postado em 06/Oct/2014 às 16:29

    Na minha opinião, Aécio nunca esteve em 3º lugar. Jogaram com as pesquisas colocando Marina lá em cima prá forçar o embate do PT sobre ela deixando o Aécio em segundo plano. Com isso, além de terem dado margem para o Aécio crescer, ainda despertaram o ódio da Marina, que com certeza vai apoiar Aécio. Não vai ficar neutra como em 2010. Foi uma jogada inteligente. Mas eu continuo confiante, perdemos a batalha, mas não perdemos a guerra.

  23. Natália Postado em 06/Oct/2014 às 16:44

    Concordo contigo Sandra, foi uma jogada de mestre mesmo, usaram a Marina de marionete e deixaram o Aécio quase morto na campanha, e morto na política não tem pecado né....Agora o Aécio entra na campanha com muito mais gás e limpo aos olhos de muitos!"

  24. poliana Postado em 06/Oct/2014 às 17:16

    Naro..as pesquisas sô foram verdadeiras msmo nessa reta final como tinha te falado..mas durante todo o processo eleitoral, bem antes de campos morrer e logo dpois da sua morte foi tudo mentira. Por isso sempre questionei esses institutos ta vendo? N passam de uma tentativa de manipulação de massa.Eu realmente acho q esse tipo de pesquisa deveria ser proipido..inclusive em váriosssss estados, elas mentiram na cara dura!!! Mas fazer o q? Vamos ver como será a receptividade da população para com as pesquisas a partir de agora...

  25. Natália Postado em 06/Oct/2014 às 22:48

    Já imagino sim Poliana,eu acredito na vitória de Dilma, com muita dificuldade, mais as expectativas para volta do PSDB estão a flor da pele....

    • poliana Postado em 07/Oct/2014 às 13:44

      eu sei como é natalia...tb acho q esse ano vai ser uma disputa acirradíssima, mas no final, com certeza acredito na vitória de dilma. sobre uma possível volta do psdb ao poder, bem, obviamente q dá medo né? afinal, é ele quem está disputando com o pt...mas te confesso q fiquei, e ainda estou, tão anestesiada de felicidade e incredulidade por akela louca fundamentalista e sua corja evangélica assembleana terem ficado de fora, q eu tô pronta pro q der e vier. claro q torço muito pro pt ganhar outra vez, mas prefiro ver um 2º turno sendo disputado pela polarização tradicional, pt x psdb, do q ver a corja de marina silva, malafaia e feliciano assumindo a presidência! essa corja me faz até ter apreço pelos tucanos..por aí vc tira o quão eu amo essa gente!!!!!!!

  26. Pereira Postado em 07/Oct/2014 às 14:40

    Dilma vencendo a esquerda vence. Se marina vencesse a esquerda venceria. Se aécio vencer a esquerda não perde. Essa é a situação política do Brasil.

  27. Pereira Postado em 07/Oct/2014 às 14:48

    "E vc acha q algum programa dessas emissoras tem o mesmo poder de influência q o JORNAL NACIONAL? é serio isso q vc está falando naro?" É muito engraçado. A satisfação que esse tipo de fala me traz, compensa a preguiça que tenho de escreve aqui. JN ????? Que JN minha filha. A dilma tinha 12 minutos no HP contra 2 de marina. Atacou e destruiu a campanha de Marina como quis, sem contar nos bilhoes de reais do dinheiro público gastos em propaganda. Nem com 10 JN's a Dilma perderia para a Marina. Isso que o JN é pró Dilma e PT. comparar o HP da Dilma com o de Marina é a mesma coisa que jogar um time com 11 jogadores contra um com 7.

    • poliana Postado em 07/Oct/2014 às 18:49

      pereira, JN É PRÓ DILMA E PRÓ PT!!!!!!!!!!!!!!!!???????????????????? vc realmente disse isso??????????????? tá, parei por aki! agora quem ficou com preguiça de escrever fui eu!!!