Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 15/Oct/2014 às 17:42
110
Comentários

Debate da Band foi decisivo para não votar em Aécio Neves

Aécio se exaltou ao ser confrontado com temas como a violência contra a mulher e o nepotismo. O candidato também não explicou por que tanto fala em 'meritocracia, se nunca dependeu dela para galgar posições

aécio neves silas malafaia
O pastor Silas Malafaia comemorou o desempenho de Aécio Neves no debate da Band (Pragmatismo Político)

Lola Aranovich*, em seu blog

Se faltava alguma coisa para não votar em Aécio Neves (PSDB), agora, depois do debate de ontem (14), na Band, não falta mais. Não há nada de meritocracia, termo que ele repetiu inúmeras vezes, num candidato que, desde jovem, só dependeu de QI (quem indica) para galgar posições. Parece piada um filhinho de papai, neto de Tancredo, se colocar como modelo de mérito. Como alguém sugeriu no Twitter: a última vez que Aécio dependeu da meritocracia, ele era um espermatozoide.

VEJA TAMBÉM: Dilma Rousseff e Aécio Neves durante a juventude

Contudo, para mim, o que chocou mais no debate foi o machismo escancarado de Aécio. O sorriso debochado com que tratou Dilma ecoou o dedo em riste a Luciana Genro no primeiro turno. O jeito com que Aécio se dirigiu aos eleitores, como “dona de casa” e “trabalhador”, soou como uma divisão de outro século. Como cereja no bolo, o tuíte de um de seus grandes apoiadores, Pastor Malafaia: “Já está saindo uma ordem de prisão a caminho da Band contra Aécio por espancamento à mulher, pede pra ele não matar Dilma kkkk”. Sim, esse tipo de piada no momento em que Dilma perguntou ao candidato tucano sobre a violência contra as mulheres. Isso num país em que 15 mulheres são mortas por dia, todos os dias, quase sempre pelo parceiro ou ex.

SAIBA MAIS: Silas Malafaia: “sou Aécio desde criancinha”

Espero que Aécio tenha aproveitado bem a primeira semana após a arrancada espetacular do primeiro turno. Porque a semana passada foi a melhor semana. Ela não volta mais. Foi um clima de já ganhou (que já vimos com Marina e que não se concretizou), de todos juntos contra o PT, de pesquisa fraudulenta que lhe dava 17 pontos de vantagem, de tudo o que não vai se manter. Porque as pessoas vão ver que o governo realmente não está grande coisa, mas pode piorar muito com a volta do PSDB.

O trabalhador vai, sim, associar o PSDB com privatizações e terceirizações e queda do salário mínimo e aí não vai ter “alternância de poder é tão legal” que dê jeito. Tanto que soou como desespero messiânico Aécio dizer, no debate, que o povo lhe pede para “libertar” o país do PT.

Ontem foi mesmo o dia do desespero. Doeu aos ouvidos ouvir Aécio aplicar um teste do DNA no Bolsa Família para atestar que a paternidade do programa é de FHC e, a maternidade, de Ruth Cardoso. Dói porque vem de um partido que, quando não está em período eleitoral, chama o programa de “Bolsa Esmola”. E depois ainda fica indignado quando o povo suspeita que, com a volta do PSDB ao poder, o Bolsa Família pode ser chutado pra escanteio. O que faz o povo pensar assim? Seria o fato de que grande parte dos eleitores tucanos chama quem recebe o benefício de “vagabundos”?

É importantíssimo para a estratégia tucana desvencilhar Aécio do PSDB. Para isso, vale tudo: desde uma obsessão em não discutir o passado, em particular os anos FHC (“não vamos olhar no retrovisor, vamos olhar pro futuro”, repetiu no debate), ao discurso que sua candidatura está acima de um nome ou de um partido e representa todo um projeto (o projeto de tirar o PT do poder, mas ele não diz com todas as letras).

O anti-petismo é vendido com uma embalagem de “mudança”, de “nova política”. Ontem recebi uma mensagem de uma leitora que dizia:

“Eu eu era uma quase analfabeta política, apesar dos já 28 anos nas costas. Me interessava pouco, me declarava apolítica no maior orgulho. Eu tinha ódio do PT sem saber. Aquele ódio inexplicável típico da classe média confortável na alienação. Votei na Marina no primeiro turno, mas dizia que se desse Aécio com Dilma no segundo, eu votaria nele. Bom, aí veio o segundo turno e, com ele, as inúmeras discussões nas redes sociais. Percebi que as pessoas que defendem o PT são muito mais esclarecidas e politizadas do que os tucanos/anti-PT de plantão, que, muitas das vezes, caem em argumentação vazia e cheia de preconceito e ódio. Passei de Aécio para o voto nulo. E agora, finalmente, do voto nulo para Dilma. Estou imensamente feliz e aliviada de ter me libertado desse ódio irracional ao PT que, claro, é um partido que tem, sim, muitos problemas, mas que ainda é muito melhor para a população do que o PSDB.

Acredito que essa racionalização ainda vá ocorrer com muita gente. Só espero que a tempo.

A desculpa mais esfarrapada que vi nessas eleições é para explicar o baixo número de votos de Aécio em Minas no primeiro turno. Afinal, Marina foi cobrada por jornalistas por não vencer nem no estado, o Acre (no final, ela acabou tendo o maior número de votos por lá). E é só ver o imenso peso que Eduardo Campos tem em Pernambuco (o único estado do Nordeste onde Dilma não ganhou).

VEJA TAMBÉM: Gregorio Duvivier desiste de anular voto por causa de “ódio ao PT”

No entanto é formidável: Aécio foi governador de Minas entre 2003 e 2010. Foi eleito senador pelo estado. Tem toda a mídia mineira tradicional a favor. Qual a desculpa para que a população do estado não vote nele? Os correios! Foi o correio “corrupto” que não entregou os santinhos. Porque o cidadão precisa muito ser lembrado que um ex-governador concorre à Presidência da República.

Quando derrotar alguém é mais essencial que a vitória de um grupo (ou “projeto”, como preferem), a história raramente termina bem. Uma possível vitória do PSDB teria o sabor amargo da de Collor em 1989. Não veríamos comemoração alguma. Apenas a comemoração de derrotar o inimigo, mas não uma festa por ter vencido. Porque, como sabemos, se o PSDB voltar, não haverá vencedores.

Contudo, passado o susto do início do segundo turno, creio que não volta. Não pode voltar.

*Lola Aranovich é Professora da Universidade Federal do Ceará e cronista de cinema

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Onda Vermelha Postado em 15/Oct/2014 às 17:50

    Háháhá! Acredito que ficou tão “escancarado” que o Aécio se saiu mal no debate da Band que ele sequer se utilizou das imagens no seu programa eleitoral exibido agora a pouco no horário da tarde. Enquanto isso, o programa da Dilma usou e abusou do expediente ampliando a repercussão do debate reforçando a ideia de que ela foi superior a seu adversário. Perdeu Playboy! Perdeu! É Dilma, de novo, para o Brasil seguir mudando com distribuição de renda e liberdade de expressão! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=4G4V_Ki0RYg

    • Jarbas Rocha Postado em 15/Oct/2014 às 20:26

      É mesmo! Agora que estou vendo isso também. Ele não usa as imagens por que tem medo...

      • carlos Postado em 16/Oct/2014 às 12:17

        No programa da noite ele usou sim muitos trechos do debate. Aécio foi bem melhor que Dilma no debate.

      • Rosa Postado em 16/Oct/2014 às 13:01

        Ele usou alguns trecho no programa exibido à noite. Mas teve o cuidado de fazer a edição e mostrar apenas o que lhe interessava. Se a pessoa não assistiu, pensa que ele foi muuuuuito bem, como o Carlos deve ter pensado.

      • Renato Postado em 16/Oct/2014 às 23:30

        Foi melhor mesmo e muito... Iria votar nulo, mas depois dessa vou de Dilma que Aécio sem condições...

    • Marco Postado em 16/Oct/2014 às 16:46

      Penso que no momento o governo ideal para o Brasil é o atual da Presidente Dilma Rousseff, Ela sim e uma Mulher de Política que tem uma historia política de longas datas, uma Mulher centrada e de posicionamento firme e decidida. Não podemos voltar ao passado onde o País esteve quase que numa recessão total, onde o poder de compra da classe mais humilde não existia e a educação era um caos, o país vivia numa situação de extrema pobreza e os pobres não tinham acesso ao ensino superior. Por isso penso que o melhor governo para o Brasil ainda continua sendo o governo do PT, o governo de Dilma Rousseff.

  2. KARINA BB Postado em 15/Oct/2014 às 17:56

    Independente da corrupçao do PT e do PSDB,acho que Aecio nao sera bom para a maioria dos brasileiros,governara para um pequeno grupo que quer eleger esse infeliz de qualquer jeito

    • Andreia Postado em 16/Oct/2014 às 20:20

      Irar fazer um governo para elites,e não para o povo brasileiro

  3. André Pinnola Postado em 15/Oct/2014 às 17:59

    Sugestão a um site tão bom como o Pragmatismo Político: não dar espaço pra figuras como Malafaia, Bolsonaro e Feliciano. De tanto a imprensa e até mesmo a esquerda falar deles, mencioná-los mesmo que para mostrar suas posturas reprováveis, eles ficaram muito mais conhecidos e hoje aumentaram sua base de eleitores.

    • Luiz Nogueira Postado em 15/Oct/2014 às 19:55

      Excelente percepção e lamentavelmente certa. Não se pode colocar esses sujeitos em evidência, ainda que com o propósito de criticá-los, pois isso fortalece os grupos ultraconservadores que os apoiam.

      • Emerson Tavares Postado em 16/Oct/2014 às 08:52

        Sempre defendi isso, não dar importância a veja, globo e esses falsos pastores.

      • Helio Postado em 16/Oct/2014 às 09:58

        Tb concordo com vcs 2! Mesmo nos espaços em que são criticados, esses caras acabam ganhando adeptos. Quanto menos mencionarmos essas figuras, mais enfraquecidos ficarão.

    • Joca Postado em 17/Oct/2014 às 08:23

      Tao com medinho da concorrencia. Aecio presidente 2014, pra colocar o país nos trilhos, Bolsonaro presidente 2018, pra mandar esse bando de hipocritas, arrogantes e bandidos direto pra cadeia, ou melhor mandem pra Cuba, assim n preciso pagar pela comida dessa raça despresivel do PT.

      • Rogerio Nascimento Postado em 17/Oct/2014 às 16:08

        E vc ainda vem falar de hipocrita e arrogancia, realmente o ser humano é desprezivel e prepotente como vc...

      • Jazz Postado em 20/Oct/2014 às 02:09

        Bem Cuba é o quarto pais da America em IDH ocupa a posição de numero 44 com 815 pontos, ocupando uma posição de IDH muito alto ao lado dos países europeus, o Brasil ocupa a posição de numero 79 com 744 pontos... Se a gente usar outro índice O índice Gini veremos que o Brasil ocupa a terceira posição de baixo para cima e cuba ocupa a quarta posição de cima para baixo em relação ao mundo, Ai me pergunto, o que seria Cuba se não tivessem embargo? Se quiserem me dar uma passagem só de ida para cuba passo meu endereço. Realmente o trabalhador tem medo do que Aécio pode fazer com o brasil, Alem de ser uma cuba pode ser um quintal onde o mundo vem deixar o lixo.

      • Sergius Kaiser Postado em 21/Oct/2014 às 09:15

        Tenho medo sim...aécio é a figura da incompetência, ele FALIU MINAS GERAIS, o estado esta quebrado, e tomou uma sonora surra nas urnas mineiras, Bolsonaro é só mais um idiota a serviço dos fascistas como voce. Hipócita, arrogante e bandido tem mesmo que ir para a cadeia! porque os tucanalhas estão soltos???? desprezível sua atitude de se apresentar somente com um pseudònimo. MOSTRA A CARA JOCA... OBS: Voce conhece Cuba???, ja esteve lá???? Sabe de nada inocente, tapado...

  4. Natália Postado em 15/Oct/2014 às 18:01

    Cara, eu não sei explicar o prazer e a felicidade em ler isso: Percebi que as pessoas que defendem o PT são muito mais esclarecidas e politizadas do que os tucanos/anti-PT de plantão, que, muitas das vezes, caem em argumentação vazia e cheia de preconceito e ódio. É bem por aí mesmo! Tenho muito orgulho deles! E isso só faz, cada vez mais, FHC engolir a sua infeliz e errônea conclusão...

    • Poliana Postado em 15/Oct/2014 às 18:39

      E você tinha alguma dúvida quanto a isso Natália?! Não vejo um discurso coerente vindo dos eleitores do PSDB! Mal sabem o significado de estado mínimo, tampouco conhece a ideologia política do partido! Pior ainda, sequer pensam em como seria Aécio Neves como presidente da república. Apenas repetem frases clichês prontas de ódio cego ao PT... Analfabetismo político faz parte dos eleitores tucanos de modinha... mas segundo o príncipe, são os eleitores do PT que são ignorantes!!!!

      • Inês Postado em 16/Oct/2014 às 00:38

        Somos os desinformados! Informados são o Ronaldo, o Alexandre Frota, o Latino...

      • Natália MS Postado em 16/Oct/2014 às 14:16

        Poliana essa é outra Natália, agora vou usar Natália MS...Quanto a isso nunca tive dúvidas que os anti PT, nem se quer sabem o que falam, não tem uma bandeira, um projeto, simplesmente votam para tirar o PT do poder..Por isso não têm argumentos e só ficam ou arrotando ignorância e mesquinhez, papagaios de piratas...

      • Vivi Gomes Postado em 16/Oct/2014 às 17:07

        Verdade Polina...quando questiono as pessoas que conheço por que votam no PSDB, só ouço insultos ao PT. Não fundamentam os motivos de seu voto ao PSDB, não sabem descrever com clareza se quer os projeto que essa legenda defende! O mais interessante é que também não fundamentam suas críticas ao PT, falam de corrupção blá blá e não sabem que o PSDB está entre os primeiros da listas dos partidos por índice de corrupção. Criticam os Programas Sociais e nunca se quer leram uma linha destes programas tão poucos reconhecem o quanto beneficia a populaça brasileira.

    • Luana Postado em 15/Oct/2014 às 18:49

      Percebo que um tucano não consegue falar do porque vota em Aécio sem citar o PT, a Dilma ou o Lula e querer culpá-los por toda a corrupção do país, como se fosse possível! Parece que não sabem porque votam nele, não usam palavras como "projeto", "planos", "objetivos" do candidato nem mesmo do partido. É muito mais um #foraPT do que qualquer outra coisa.

    • Cíntia Postado em 15/Oct/2014 às 19:05

      Essa parte está sendo vivida por muita gente nesse País! Aconteceu comigo também! Percebo muito ódio e provocação por parte dos "anti-PT" e só! Não há um só argumento coerente. É tudo muito vago da parte deles!

    • Natália MS Postado em 16/Oct/2014 às 14:09

      Olá Natália eu também sou Natália, e comento no pragmatismo, que susto achei que você era uma anti PT...Vou começar usar um complemento no nome..Concordo contigo, esse povo anti PT, não defende, uma bandeira, um projeto, um partido, eles simplesmente tem uma forte ojeriza ao PT, e por isso ficam arrotando ignorância ...

  5. Onda Vermelha Postado em 15/Oct/2014 às 18:02

    Num raro registro dos “tempos bicudos”, o Jornal Nacional da Rede Globo numa reportagem comovente e “premiada” de 22 minutos de duração, exibe o mal do desemprego, da miséria e da fome em 2001, período em que o Brasil era governado pelo PSDB de Fernando Henrique Cardoso. Agora pare, pense e reflita! Que país você deseja para seus filhos e netos? Quer voltar ao passado? Penso que não! Lembre-se: segundo a FAO, órgão da ONU, em 2013, o Brasil deixou o Mapa da Fome! É Dilma, de novo, para o Brasil seguir mudando com distribuição de renda e liberdade de expressão! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=-A9zEQ1-ODQ

    • Onda Vermelha Postado em 15/Oct/2014 às 18:33

      Sim. Pertencia Naro. Ela já era "golpista". Tanto que só recentemente veio a público para admitir que apoiou a Ditadura de 1964. Entretanto, hoje como ontem, como disse "raros registros" como esse ainda passam pela peneira dos "aquários" das redações. Aliás, veja esse notícia "fresquinha" de hoje em http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/157068/Disputa-eleitoral-provoca-nova-baixa-na-imprensa.htm

    • Mauro Postado em 15/Oct/2014 às 22:50

      Valeu pelo vídeo!! Vou guardar e mostrar para aqueles que dizem que tem que ensinar a pescar...

    • Allan Ribeiro Postado em 16/Oct/2014 às 10:15

      Para você ver, a realidade dura era tão escancarada que não tinha como esconder. Ela teve que dar sua versão.

  6. Regina Postado em 15/Oct/2014 às 18:08

    Nossa como o pragmatismo esta se mostrando uma pagina extremamente tendenciosa. É desanimados ver uma pagina como a de vocês se posicionando tão abertamente. Acredito na liberdade de posicionamento político mas acho que os meios de comunicação não podem ser usados pra alavancas o alter ego de uns e outros. Acho que as noticias devem chegar de ambos os lados. Primeiro o pragmatismo político de posicionou contra a situação política do Brasil sendo um dos vínculos impulsionadores das manifestações nas ruas do país. Já na época da política, vocês voltaram a levantar a bandeira do PT. Agora isso????

    • Alexandre Postado em 15/Oct/2014 às 18:29

      Concordo com vc Regina. Para uma mudança de pensamento e talvez até ideologia, procurei muito na internet algum site que me desse uma clareada nas ideias e acabei parando aqui. No começo até achei interessante o posicionamento do site, mas com o passar do tempo acabei vendo que aqui só se prega a cartilha do PT. Não se tem troca de informações ou mesmo questionamento de temas. Aqui só se vê esse tipo de reportagem tendenciosa e partidária. Só volto aqui pra ver se muda alguma coisa, mas tá sempre igual. Melhor não voltar.

    • Poliana Postado em 15/Oct/2014 às 18:37

      Imparcial e honesta é a rede globo e cia, não??? Afinal, o pragmatismo paga de imparcial né e é visto por milhões de pessoas diariamente e tem um enorme poder de manipulação sobre a massa! Que coisa não!!!!

    • Rogerio Postado em 15/Oct/2014 às 20:21

      Não existe imprensa pura e imparcial (nem mesmo as pessoas o são), isso é um mito. O que deve existir é uma imprensa plural, cada meio de comunicação declara sua predileção e o leitor/eleitor escolhe o que ler, faz suas ponderações e escolhe apoiar este ou aquele candidato, projeto, medida, ideologia etc. A pluralidade traz a contradição, que traz o embate, que traz a discussão, que por fim leva a um posicionamento consciente e cidadão.

      • Rocken Postado em 16/Oct/2014 às 01:50

        perfeito, mas mesmo sendo o obvio faltou citar que o Brasil acabou de sair de uma ditadura e por isso nossa grande imprensa tende a ser unilateral, a maioria não percebe isso

      • Uziel Postado em 16/Oct/2014 às 20:59

        Por isso mesmo Rogério, temos que lutar com Dilma no próximo mandato para que as reformas que o povo precisa para o Brasil ser cada vez mais justo saiam do papel. Coloco entre elas a Política Agrária, Tributária e Imprensa para que a pluralidade de ideias aconteça de forma JUSTA e IMPARCIAL!

    • Marcelo Postado em 15/Oct/2014 às 21:07

      Precisamos de um ambiente crítico, aliado a um pequeno estado de bem estar social, o governo do PT proporciona isso, já o PSDB...

      • Gerson Postado em 16/Oct/2014 às 01:11

        Imparcialidade? hahahahaha Existe isso? Sobre o pretexto da imparcialidade é que a grande mídia destila sua parcialidade. A simples escolha de um tema já revela a negação de outro. A honestidade consiste justamente na transparência sobre o posicionamento.

      • Marcus Postado em 16/Oct/2014 às 01:37

        Isso não existe no PSDB, não tem dialogo. É tudo de cima para baixo. Venderam estatais sem uma consulta ao povo. As estatais existem graças ao dinheiro dos nossos impostos. Ou o estado tem outra fonte de recursos????

    • Lucas Postado em 15/Oct/2014 às 23:32

      Regina, sabemos as merdas que o PT fez durante o seu governo, tanto que quase 25% dos votos válidos (27 milhões de votos) foram para candidatos alternativos ao PT/PSDB (Marina com 22 milhões de votos, Luciana, Everaldo e outros com 3 milhões e 700 mil votos), e 37 milhões de votos (Contra 34 milhões do Aécio) foram votos brancos, nulos ou abstenções. Isso significa que 61 milhões de brasileiros, quase metade do eleitorado, não querem mais PT ou PSDB no poder.Mas é o segundo turno, e infelizmente temos que escolher entre os candidatos "lançados" pela maioria da população: Dilma ou Aécio. Aécio no poder significa PSDB no poder, significa Privataria tucana no poder e desempregos no Brasil. De forma alguma eu me orgulho em votar em Dilma, mas se isso for necessário para impedir os tucanos de voltarem ao poder, que assim seja.

  7. Marcos Galdeano Postado em 15/Oct/2014 às 18:20

    Não tem como o Aécio Neves perder essa eleição. Ele será o nosso novo presidente do Brasil. Fora PT, Fora Dilma, Fora Lula

    • Onda Vermelha Postado em 15/Oct/2014 às 18:56

      Galdeano. Tem sim! Basta que no dia 26 ela tenha mais votos do que ele NAS URNAS. Ok?

  8. Silvinha Postado em 15/Oct/2014 às 18:24

    Bem que ele merecia... Com esse twitter Silas Malafaia tentou desqualificar a Lei Maria da Pena... isso é grave... vocês não acham? Meninas... vejam bem que vocês escolhem para presidente e seus apoiadores....

  9. Onda Vermelha Postado em 15/Oct/2014 às 18:25

    Me desculpem os que discordam de mim, mas acho que casa caiu para o Playboy baladeiro! Aécio garante o emprego: da família! Durante o debate de ontem (14), realizado na Rede Bandeirantes, a Presidenta Dilma acusou Aécio Neves de praticar o nepotismo ao nomear parentes para cargos públicos em Minas Gerais. O tucano negou e desafiou a Presidenta a informar onde trabalha a irmã dele. O Conversa Afiada publica, com auxílio da Rede Brasil Atual, a lista dos familiares de Aécio que Dilma citou no debate: - Oswaldo Borges da Costa Filho (genro do padrasto do governador), presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico e Minas Gerais; - Fernando Quinto Rocha Tolentino (primo), assessor do diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/MG); - Guilherme Horta (primo), assessor especial do governador; - Tânia Guimarães Campos (prima), secretária de agenda do governador; - Frederico Pacheco de Medeiros (primo), secretário-adjunto de estado de governo; - Andréia Neves da Cunha (irmã), diretora-presidente do Serviço de Assistência Social de Minas Gerais (Servas); - Ana Guimarães Campos (prima), servidora do Servas; - Júnia Guimarães Campos (prima), servidora do Servas; - Tancredo Augusto Tolentino Neves (tio), diretor da área de apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Veja em http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/10/15/aecio-garante-o-emprego-da-familia/

  10. paulo Postado em 15/Oct/2014 às 18:29

    Pessoal fala que aecio foi indicado para os cargos mas nao se esquece que nossa querida presidenta dilma ers membro do conselho de uma das maiores empresas de petroleo no mundo apenas por indicaçao.... nao è atoa que ela assinou o documento da pasadena de 1BILHAO sem nem ter lido as clausulas ela nao iria entender mesmo, faz um favor ne... os.dois partidos sao sujos mas mais 4 anos de dilma nao da mais quem sabe lula em 2018 mas 2014 vai ser aecio!!

    • Onda Vermelha Postado em 15/Oct/2014 às 18:52

      A Dilma não era "apenas" membro do Conselho, ela era a Presidente do Conselho de Administração, ou seja, simplesmente o cargo de maior hierarquia e responsabilidade. Ao mesmo tempo era também Ministra das Minas e Energia e depois da Casa Civil. Já o Aécio foi nomeado "Diretor" da Caixa Econômica aos 25 anos de idade! Somente um ano e meio depois de concluir a faculdade! Antes disso ocupou o cargo de acesso parlamentar aos 19 anos no gabinete de seu pai deputado, mas residia e "pegava onda" no Rio de Janeiro...entendeu? Por último, cabe esclarecer que um contrato típico como esse da Refinaria de Pasadena possui algo em torno de 60 mil páginas! E o que os Conselheiros tem acesso, obviamente, porque NINGUÉM lê tudo, a um "resumo executivo". Se, por ventura, a assessoria omitir do conhecimento dos membros seja por falha técnica, descuido ou má fé algum um item ou cláusula considerada importante, ela ou os conselheiros NÃO podem ser responsabilizados. Ok?

    • Rocken Postado em 16/Oct/2014 às 01:54

      kkkkkkkkkkkkkkkkk, nem comenta mais nada cara, Dilma entrou na Petrobras por indicação, queria que fosse como? queria que ela herdasse o cargo?

  11. Poliana Postado em 15/Oct/2014 às 18:34

    Silas Malafaia é um idiota mesmo viu! Me desculpem a franqueza, mas que "homem" ridículo!! Quanta estupidez e desumanidade vinda desse senhor, ao tratar com sarcasmo de um assunto tão delicado no país!!! Meu Deus...

  12. Beatriz Postado em 15/Oct/2014 às 18:35

    Queria parabenizá-los pelo excelente artigo...

  13. GabrielG Postado em 15/Oct/2014 às 18:42

    Porque ele tem lábia? Porque o filho de papai fez cursinho pra falar bem? Aham...

  14. Karina BB Postado em 15/Oct/2014 às 18:49

    Malafaia e Feliciano são os grandes culpados por esse ódio e repulsa aos evangélicos. Acordem evangélicos... Extirpem essas células cancerosas antes que de metástase!

    • Deborah Postado em 15/Oct/2014 às 19:58

      Eu sou cristã, e nem por isso concordo com eles, e conheço muitos que também não concordam... vamos parar de generalizar.. Porque nem todo cristão é como ele... vocês só conhecem o cristianismo o que esses caras mostram, nunca pararam e nem se esforçaram pra saber sobre isso.

    • Kamilla Postado em 17/Oct/2014 às 13:38

      Exatamente, e pensar que eu já fui da igreja desse cara.

  15. Jaelson Postado em 15/Oct/2014 às 18:53

    Concordo com uma pessoa que diz que essa página está muito tendenciosa, pô se posicionando claramente, ai depois vem culpar o poder da globo, pera ai, vamos ver nossos conceitos

    • Onda Vermelha Postado em 15/Oct/2014 às 18:59

      Jaelson. A Rede Globo é uma concessão pública. Já o PP não. E isso faz toda a diferença. Ok?

      • Poliana Postado em 15/Oct/2014 às 19:17

        Não adianta explicar onda... Muita gente já tentou explicar isso aqui trocentas vezes, mas tem gente que não entende... É sempre o mesmo discurso, quanta ignorância! Deixa pra lá, nem vale a pena.

    • Natália Postado em 15/Oct/2014 às 19:22

      O site não é tendencioso. Qualquer um com meio cérebro vê que é um site de esquerda, logo, vai apoiar o candidato que mais se aproxima desse perfil. Na pressa em apontar o dedo perde-se uma bela oportunidade de não falar besteira.

    • eu daqui Postado em 16/Oct/2014 às 12:53

      Pode até ser tendenciosa. Mas se você viveu os anos de tucanismo em nosso passado recente, não vai precisar de nenhuma influência tendenciosa pra saber que PSDB de novo é a volta ao quarto mundo.

  16. Fabio Hideki Postado em 15/Oct/2014 às 18:56

    Argumento vazio, com preconceito e ódio

  17. Paula Postado em 15/Oct/2014 às 18:59

    Queria mesmo entender porque as pessoas justificam que um candidato está melhor ou não preparado para governar um pais porque ele fala melhor na frente da TV. Meu deus, as pessoas não fazem pesquisas, não procuram se informar sobre a conduta e histórico do candidato que dão o voto? Não votei nos atuais candidatos no primeiro turno porque acreditava sim que o Brasil precisa de uma mudança, mas o Aécio Neves nunca foi nem será em primeiro plano a mudança que o MEU país precisa.

  18. Mauricio Postado em 15/Oct/2014 às 19:08

    E fato que o governo do PT teve muitos erros e também teve casos de corrupção. Urge ressaltar que muitos dos envolvidos estão pagando pelos seus graves erros, em face das condenações penais e civis. O STF até pouco tempo nunca tinha condenado um parlamentar ou pessoas ligadas aos crimes por conexão. Infelizmente os casos de corrupção sempre existiram e em governos passados ninguém foi condenado pelo STF. Nos anos 90 os servidores públicos federais tiveram perdas enormes (não são fatos - vide alterações da lei n. 8112/90 em 1997, Emenda Constitucional n. 19). Os militares das forças armadas, no ano de 2000, perderam a licença especial, posto acima na reserva, não tiveram reajustes condizentes. Foram anos sofríveis para os aposentados pelo RGPS. Qual será a política remuneratoria do governo do PSDB? O servidor público,em sentido lato, é o único mecanismo que transforma o pagamento dos nossos tributos em prestação de serviço público ao cidadão. Está e a minha humilde opinião, mas respeito quem venha a votar no PSDB, pois democracia e respeitar a vontade e a opinião de cada cidadão! Que vença o melhor para o Brasil!

  19. Lucas Martelli Postado em 15/Oct/2014 às 19:40

    Gostaria de ressaltar que aqueles que simplesmente voltam em Aécio Neves, porque a Dilma lhes desagrada, nunca argumentam de fato. Se alguém dissesse que projetos como o Pré-Sal eram arriscados e isso não é maneira de gerir uma empresa como a Petrobrás, eu aceitaria e diria: "eu concordo". No entanto, tudo o que meus caros concidadãos fazem e repetir frases curtas e insignificantes. Admiro a capacidade de um indivíduo defender suas escolhas e gostos com propriedade e fundamento. Não é o que vejo todavia. Minha sincera admiração àqueles que, independentemente da opção, sabem argumentar respeitosa e racionalmente. Aqui, e não querendo ser tendencioso, minha admiração é dirigida a imensa maioria que votará na atual presidente, pois estes são, de modo geral, os que mais exibem fatos para fundamentar suas opções.

  20. Jonas Postado em 15/Oct/2014 às 19:49

    Pablo Villaça Anatomia de um Debate Assim que o debate entre Dilma e Aécio chegou ao fim, li algumas pessoas criticando a dicção da presidente. Mesmo, amigos? Chegamos a isso? Não sabia que Dilma estava concorrendo ao posto de Mestre Intergaláctica de Oratória. Achei, sinceramente, que o mais importante fosse o CONTEÚDO do que estava sendo dito, não a forma - e, neste aspecto, Dilma moeu Aécio Neves. Não que isto seja difícil: depois de uma carreira inteira em uma Minas Gerais com uma imprensa amordaçada, Aécio perdeu a capacidade de lidar com o contraditório - e, talvez por isso, em vários momentos ergueu a voz e o dedo para a presidente (assim como havia feito com Luciana Genro) e se mostrou descontrolado. Para debater, é preciso conteúdo e honestidade. E ajuda, também, se o candidato tiver ideias para apresentar e, principalmente, se puder falar com orgulho do que já fez. E Aécio não tem e não pode, como ficou muito claro neste confronto. Não é à toa que, ao final do debate, Dilma sugeriu que os telespectadores fossem ao Google pesquisar e confirmar as informações que ofereceu, enquanto Aécio sugeriu que as pessoas fossem consultar... o site do PSDB. Aliás, devo citar aqui o bom apontamentodo cineasta Kléber Mendonça Filho (do magistral O Som ao Redor): "Nunca vi isso nos 20 anos que acompanho a política no Brasil. Um candidato de oposição que não quer propor mudança no sistema, mas dar seguimento a projetos revolucionários que o governo que ele quer desbancar conseguiu implantar." Esta foi a dinâmica de Aécio: depois de criticar por anos, ao lado do PSDB, o Bolsa-Família, chamando-a de Bolsa-Esmola, ele subitamente se mostrou determinado a dizer que esta foi invenção de seu partido. Agora imaginem: seus eleitores insistem em gritar contra o programa, seu partido o atacou por anos (até mesmo em editorial no site tucano)(1) e, subitamente, Aécio quer assumir sua paternidade. Anos e anos e anos com o PT explicando que a Bolsa Família era um grande avanço, os caras dizendo que era "esmola", que era "assistencialismo barato", e agora tentam se apropriar da autoria da ideia. Mas me adianto. O que vimos neste debate foi um espetáculo mentiras por parte de Aécio. E como na Internet mentira tem perna curta, creio ser fundamental, para os eleitores indecisos, constatarem como o presidenciável não se intimida em faltar com a verdade de maneira incrivelmente cínica. Analisemos sua participação no debate em ordem cronológica: 1) Já de início, antes mesmo de o debate começar, Aécio disse na porta da Band que fazia "uma campanha só de verdades". Curioso, porque uma das coisas que vem dizendo é que vai transformar o Bolsa-Família em lei. Ora, ele não sabe que ela já é lei desde 2004, quando a Medida Provisória 132/2003 se transformou, em janeiro de 2004, na Lei 10836/04? (2) 2) Em seguida, Aécio afirmou que o Brasil "perdeu credibilidade no exterior". Provavelmente não leu, entre outras coisas, a análise que a FORBES fez sobre Dilma e o país há poucos meses.(3) 3) Logo depois, o presidenciável afirmou, sem hesitar, que as contas da Saúde de seu governo foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Não. (4) Para piorar, quando Dilma afirmou que o parecer do TCE poderia ser verificado online, o site, que fica sob os cuidados do atual governo tucano de MG (que, felizmente, será substituído em janeiro), simplesmente SAIU DO AR E NÃO RETORNOU ATÉ O MOMENTO EM QUE PUBLICO ESTE POST, 8 horas depois. Mas há outras fontes.(5)(6) 4) Aécio diz que MG foi o Estado que mais investiu em Saúde durante seu governo. Opa: dos 26 estados (mais o DF) da União, MG ficou em 24o. lugar. Sim, 24o entre 27.(7) 5) Dilma apontou que Aécio ameaçava acabar com os bancos públicos e este negou veementemente. Ora, deveria ter consultado Armínio Fraga, que ele já anunciou que será seu Ministro da Fazenda e que declarou, quanto ao BNDES, Caixa Econômica e Banco do Brasil, que, se assumirem, "nem sabe o que vai sobrar deles".(8) Aliás, há ÁUDIO de Fraga dizendo isso.(9) 6) Aliás, quando Dilma fez questionamentos sobre Armínio Fraga, Aécio disse que ela estava "preocupada" demais com este. Ora, e deveria mesmo estar - não só como ela, mas também o eleitor. Quando Fraga assumiu a presidência do BC, em 1999, elevou a taxa de juros a 45% ao ano. Nos três anos seguintes, sabem o que aconteceu com a inflação que os tucanos insistem em dizer que controlaram? Ela DOBROU de tamanho, indo de 6,5%, em 2000, para 12,5% em 2002.(10) Aécio, vale apontar, é bem corajoso ao tentar falar de inflação com Dilma, já que, ao contrário do que ele tenta fazer parecer, a média anual da inflação nos anos Dilma é a segunda MENOR em CINCO MANDATOS PRESIDENCIAIS, sendo bem próxima à de Lula e muito inferior à de FHC.(11) 7) Confrontado com relação ao "choque de gestão" em MG, Aécio afirmou que as finanças do estado estão saudáveis. Outra mentira: Minas está quebrada.(12) O mais incrível: ao voltar a falar sobre o Bolsa Família, Aécio disse que o Plano Real foi um programa de "redistribuição de renda" muito mais eficiente. De onde tirou isso, não sei, mas - claro - não é verdade.(13) 8) Quando o assunto mudou para Educação, Aécio deu outro show de desinformação. Em primeiro lugar, cobrou de Dilma resultados das escolas públicas MUNICIPAIS e ESTADUAIS, que, como já fica claro pelo... ora... pelo "municipais e estaduais", são responsabilidade do município e dos estados - COMO DETERMINA A CONSTITUIÇÃO. O pior: Aécio afirmou que MG tem a "melhor educação do país" - mas como isto pode ser possível se, de novo, entre 26 estados (mais o DF), Minas ficou em 24o. em termos de investimento na Educação?(14) Além disso, os professores mineiros ABOMINAM Aécio Neves (15)(16) 9) A seguir, Dilma trouxe à baila a questão da corrupção. E apontou como, ao contrário do que houve nos anos FHC, a era Lula-Dilma criou mecanismos de investigação e condições para que a PF agisse de forma eficaz. Basta dizer que nos OITO anos de FHC, apenas 48 operação da PF foram feitas, enquanto nos doze anos de Lula e Dilma, foram realizadas MAIS DE DUAS MIL OPERAÇÕES. Isto para não mencionar o fato de que o procurador-geral da época engavetava todas as denúncias.(17) Dilma apontou também que nenhum tucano jamais foi investigado por todos os desmandos do mensalão tucano mineiro, do cartel do metrô, da privataria, do banco Marka, da SUDAM, etc, etc, etc. 10) Aécio insistiu em dizer que Dilma se mostrava obstinada em olhar pra trás, enquanto ele queria olhar pra frente. Dá pra entender por que ele prefere olhar para um futuro hipotético do que para o passado, com todos os seus dados e fatos registrados.(18) 11) Em seguida, Aecio disse que foi "inocentado" com relação ao aecioporto. Mentira. A procuradoria-geral disse que não havia indícios de ilícito em esfera FEDERAL, mas encaminhou a denúncia para o MPE para investigação de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA do governo tucano.(19) 12) Veio, então, a parte mais inacreditável do debate. Dilma questionou os vários parentes que Aécio mantém empregados em seu governo. Ele negou que isto fosse verdade e disse, por exemplo, que sua irmã não trabalha com ele. Esta fez MG rir em conjunto, já que Andrea Neves foi uma das figuras mais poderosas do governo Aécio. Tanto que entrou numa lista das 60 pessoas MAIS PODEROSAS DO PAÍS (na 42a. posição)(20)(21) Isto para não mencionar que, sim, ele empregou outros parentes.(22)(23) 13) A seguir, Dilma perguntou a Aécio sobre "violência contra a mulher". Do ponto de vista de estratégia de debate, era óbvio que ela fazia referência a algo específico para desconcertar o oponente.(24) Conseguiu.(A propósito: Aécio ameaçou, mas curiosamente não processou Kfouri pelo que este publicou em seu blog.) 14) Aécio criticou empréstimo do BNDES a Cuba. Ué, e o feito por FHC, podia?(25) 15) Aécio tenta criticar os investimentos de Dilma na área das escolas técnicas. O governo do PT criou 214. O de FHC? ZERO. Aécio nem deveria ter tocado neste assunto.(26) Como se não bastasse, Aécio disse que Dilma não cumpriu promessa de construir seis mil creches. Outra mentira.(27) 16) Logo a seguir, outro momento em que Aecio se perdeu totalmente. Dilma questionou - e atenção para isso - o investimento que o GOVERNO DE MG fez em anúncios nas rádios PERTENCENTES À FAMÍLIA DE AECIO. Ele negou que isto tenha acontecido. Ops.(28)(29)(30)(31)(32) 17) Dilma levantou, então, a questão dos quase CEM MIL servidores públicos contratados IRREGULARMENTE por Aécio no governo de MG. Ele mais uma vez negou qualquer irregularidade. Mentira. Uma mentira, aliás, que foi custar os empregos destas quase cem mil pessoas numa lei que Aécio tentou passar pra corrigir o problema, mas que era INCONSTITUCIONAL.(33)(34) 18) Neste ponto do debate, Aécio começou a falar repetidas vezes de "meritocracia". Ele não é a melhor pessoa pra falar do assunto, já que, aos 17 ANOS, foi indicado por seu pai para um cargo de confiança em Brasília quando este era deputado do Arena, partido que apoiava o regime militar. Não só Aécio tinha 17 anos como aparentemente também desempenhou este cargo (em Brasília) do RIO DE JANEIRO, onde morava.(35) Poucos anos depois, Aécio foi nomeado para o cobiçado cargo de diretor de Loterias da Caixa quando seu primo, Francisco Dornelles, era Ministro da Fazenda.(36) Meritocracia. Sei. 19) Outras mentiras pontuais: Aécio disse que não foi contra o Mais Médicos (que ele agora afirma que vai melhorar). Opa, foi, sim.(37) 20) Aécio acusou Dilma de não cuidar da segurança pública nos estados. Desconhece que, SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO, esta é de competência dos governos estaduais - ou seja: dele. Então, Dilma apontou que a violência em MG subiu 52% durante governo de Aécio. Ele negou veementemente. Estava mentindo.(38) 21) Aécio disse, em certo momento, que "todas as eleições que disputei em MG, venci". Opa. Em 1992, concorreu à prefeitura de BH. Perdeu para Patrus Ananias, do PT. 22) Aécio afirmou que o Brasil teve queda "em todos os indicadores sociais". Deveria ter lido o relatório do IBGE, que mostrou melhora na renda, no acesso ao ensino fundamental, queda na mortalidade infantil, entre outros.(39) Pra finalizar, Dilma mencionou brevemente Montezuma, mas acabou se concentrando no aeroporto de Cláudio. Pena. Há muito que falar sobre Montezuma.(40) Talvez no próximo debate, embora, se julgarmos pelo que ocorreu nesse, Aécio provavelmente não hesite em negar a existência de qualquer problema. (P.S: vi gente compartilhando foto de Dilma cercada de assessores, no intervalo do debate, e Aécio sozinho. A sugestão é a de que ele não precisa de assessores. Ops: https://twitter.com/pablovillaca/status/522321107438014464) -------------------------------------- FONTES: 1.http://www.cartacapital.com.br/politica/por-que-o-psdb-agora-e-a-favor-do-bolsa-familia-8786.html 2.http://www.m.vermelho.org.br/noticia/251305-1#.VDz4MhHrJNU.twitter 3.http://www.forbes.com/sites/kenrapoza/2014/10/05/in-brazil-elections-president-dilma-has-a-better-country-on-her-side/ 4.http://t.co/k4FdNNx9Ba 5.http://amp-mg.jusbrasil.com.br/noticias/100647784/minas-investe-menos-do-que-define-a-constituicao-em-educacao-e-saude 6.https://twitter.com/fernandocabral/status/522221808867872768 7.http://t.co/rq0bpEM66X 8.http://t.co/VF1krtF32O 9.http://t.co/VF1krtF32O 10.http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi05039906.htm 11.http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2014/01/10/inflacao-anual-de-dilma-e-proxima-a-de-lula-e-inferior-a-de-fhc/ 12.http://t.co/gl7X2CdsyS 13.http://goo.gl/FwFxJQ 14.http://t.co/Fi6xi9imFO 15.http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/10/professores-de-minas-alertam-sobre-riscos-de-eleger-aecio-neves.html 16.http://www.sindutemg.org.br/novosite/files/11-09-BoletimEspecial-Geral.pdf 17.https://t.co/yKJurCmrAS 18.http://goo.gl/yLuARu 19.http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/10/pgr-arquiva-representacao-contra-aecio-por-construcao-de-aeroporto.html 20.http://t.co/zdbVLJ971t 21.http://t.co/zNnl4pfaOG 22.http://t.co/TIciOuWa1M 23.http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/07/aecio-usa-lei-para-contratar-parentes-no-governo-de-mg-6376.html 24.http://t.co/rB3mgwiC7G 25.http://t.co/Kuooc4vuLL 26.http://t.co/9fomImiyYa 27.http://t.co/P8LPR0OUL6 28.http://www.valor.com.br/eleicoes2014/3735146/aecio-desconversa-sobre-gastos-publicos-com-radios-de-sua-familia 29.http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/190765-aecio-diz-que-nao-sabe-valor-que-seu-governo-pagou-a-suas-radios.shtml 30.http://www.blogdacidadania.com.br/2014/10/escandalo-das-radios-de-aecio-foi-descoberto-em-blitz-da-lei-seca/ 31.http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,aecio-diz-desconhecer-repasse-do-governo-a-radio-de-sua-familia,1576768 32.http://www.diariodocentrodomundo.com.br/e-decente-um-governador-colocar-dinheiro-publico-em-radios-da-familia/ 33.http://t.co/gwJ7iOVI93 34.http://t.co/l71W6ByB1L 35.http://t.co/hHNPJMQbve 36.http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/10/aecio-critica-mas-ja-foi-beneficiado-por-aparelhamento-em-divisao-da-caixa-8080.html 37.https://www.youtube.com/watch?v=8pKZAnji68k 38.http://www.pautandominas.com.br/en/May2013/minas_gerais/771/Em-dez-anos-n%C3%BAmero-de-homic%C3%ADdios-cresce-52-no-Estado.htm 39.http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv66777.pdf 40.http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/07/como-aecio-ficou-dono-de-latifundio-de-terras-publicas-do-estado-de-minas-9863.html

  21. Dilmar Santos de Miranda Postado em 15/Oct/2014 às 20:03

    Aécio é o melhor (pó)parado, sim senhor

    • Liss Postado em 16/Oct/2014 às 23:17

      Concordo plenamente Dilmar. O discurso dele é tão "decorado" quanto criança cantando hino nacional. E dá-lhe "póparação"

  22. Freitas Postado em 15/Oct/2014 às 20:24

    Aqueles que não moram em Minas, pesquisem no youtube, Deputado Sávio Souza Cruz, ele vai dar uma aula sobre a dívida de MG. Aécio Neves quebrou o Estado. Se possível vamos espalhar para o Brasil e mostrar quem é o Aécio Neves.

  23. Lucas Postado em 15/Oct/2014 às 21:28

    Matéria tão tendenciosa que chega a dar ânsia, como algum veículo permite uma publicação desse nível

    • Liz Aguiar Postado em 15/Oct/2014 às 22:14

      Comentando isto enquanto assistia a Globo né? Deus tá vendo!

    • Flávia Postado em 16/Oct/2014 às 05:41

      Lucas, todos compartimos tendências. A imparcialidade é um conceito irreal. Mas serve muito bem para vender um discurso tendencioso. Apoio quem assume suas posições e não tenta enganar o povo dizendo que "não tem lado".

  24. Salomon Postado em 15/Oct/2014 às 21:54

    O ideal é a Dilma dar destaques aos crimes hediondos do PSDB. E o que o candidato dos bancos já fez na sua longa vida pública? Eu digo: botou canarinho no liquidificador, amarrou e acendeu foguetão no rabo do gato, passou pimenta na dentadura da avó, ateou fogo na saia da babá....

  25. Liz Aguiar Postado em 15/Oct/2014 às 22:06

    André isto me parece realmente importante já que eles estava concorrendo ao posto de Mestre Intergaláctico de Oratória, né? Achei, sinceramente, que o mais importante fosse o CONTEÚDO do que estava sendo dito, não a forma - e, neste aspecto, Dilma moeu Aécio Neves.

  26. Rafael Postado em 15/Oct/2014 às 22:15

    Esse texto é uma piada! Realmente, os argumentos são vazios e preconceituosos. Aécio só dependeu de QI (Quem Indica)?? O que dizer da Dilma que construiu toda a vida pública por indicações???? http://jornalismopolitico.org/5-cargos-que-dilma-ocupou-por-indicacao-e-nao-por-competencia/

    • Raphael_subversivo Postado em 16/Oct/2014 às 07:40

      Realmente os dois foram privilegiados, mas não da pra comparar o Aécio, filho de uma oligarquia que teve toda uma vida de oportunidades por seus familiares serem políticos que apoiaram a ditadura, com a Dilma que foi presa e torturada por esse mesmo regime que enriqueceu a família Neves e Cunha...

      • jasm Postado em 16/Oct/2014 às 21:00

        Quantos comentários idiotas vi aqui...até parece que o Aécio nunca foi eleito para algum cargo político...bando de petralhas falaciosos esses aqui...

      • Liss Postado em 16/Oct/2014 às 23:14

        Nem se comparam, a nossa guerreira, que lutou bravamente contra o regime de 64, e não permitiu que o "apagão" (estupidez tucana) chegasse ao Rio Grande do Sul. Não queiram compará-la a um "playboyzinho" sub Collor de Mello. Aliás, não vi Aécio fazer qualquer menção honrosa a Itamar Franco, e sem o falecido ele não seria nada!

  27. Marilda Araujo Postado em 15/Oct/2014 às 22:32

    Político profissional. Ao ser eleito esquece-se de tudo que prometeu. Fala muito bem, pois não saía da barra da calça do avô, tinha que aprender alguma coisa, ao menos falar, agora fazer é que são elas. E aí eu não acredito.

  28. Sandra Rezende Postado em 15/Oct/2014 às 22:47

    Quem avisa "mineiro" é.

  29. Stefanie Postado em 15/Oct/2014 às 23:17

    Eu nunca votarei no partido do PSDB, todo mundo sabe que o Governo da Presidenta Dilma não está lá essas coisas devido a escândalos e corrupções, mas pelo menos ela investiga. E entre o Governo do PT e do PSDB definitivamente não é a mesma coisa, existe sim, o menos pior ou mal menor. Voto no PT como um voto estratégico de não deixar o país nas mãos daqueles q governaram somente para os ricos. E evidente no discurso do Aécio Neves que ele só fala em crescimento econômico e esquece que acima de tudo somos um país periférico, um país de pessoas, e essa politica neoliberal típica do PSDB desde a época do FHC não favorece a grande maioria da população. Apesar de tudo, o governo Dilma abriu um leque de oportunidades e possibilidade de ascensão social que favoreceu as classes mais baixas. Antigamente universidade era só pra quem era rico, para comprar a casa própria era uma tremenda burocracia. Hj em dia temos prouni, fies, pronatec, sisutec... O financiamento da casa própria ficou mais fácil, claro q o programa minha casa minha vida precisa avançar e muito ainda... Pior seria se ele não existisse. o programa Bolsa Família merece ser debatido, discutido, mas sem dúvidas que quem recebe sabe que faz a diferença na sua vida sim, e não deixa de ser uma ampliação de direitos... Enfim, essa política neoliberal que é a base filosófica o PSDB de abrir a economia, privatizar os setores públicos, cortar os gastos sociais, com certeza vem uma ofensiva contra os direitos trabalhistas também, ele já sinalizou isso nas entrelinhas, é uma filosofia que favorece proritariamente o crescimento econômico, afinal, que país não cresce, cortando os gastos sociais, os direitos trabalhistas e entregando setores a preço de banana para o capital privado? assim o rico fica cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre. O governo do PT pode não ser o ideal para o país, mas é sim mais "humanizado" do que o do PSDB! O povo não pode ser besta, Fora Tucanos!!!

  30. Anna Postado em 15/Oct/2014 às 23:23

    O Aécio é um playboy, mente demais, machista, quando foi pego pela polícia embriagado não quis fazer o teste do bafômetro, bateu na namorada e etc. Esse cara tem condições de ocupar o cargo mais importante do país? Quer mudar tudo bem, mas para pior?

  31. Fernando Postado em 16/Oct/2014 às 00:53

    Bom, Sr. Rafael, não existem parentes da Dilma no governo. A Dilma também não tem um helicóptero arroiado de cocaína. Você é mineiro como eu? Você vive aqui no estado do Mr. Aero Neves? Se não, sorte sua e bem feito pra mim que nasci e cresci aqui, neste estado aconchegante. Mas que o Mr. Aero detonou, furtou e calou durante sua ditadurinha de playboy. Mas agora acabou. Não ganhou aqui nem em lugar nenhum onde o conhecem. Diga-me, você vai votar nele? Se vai, responda o seguinte: Sem utilizar termos como Lula, Dilma, PT e derivados, diga porque votará no Aero Neves?

  32. Maísa Oliveira Postado em 16/Oct/2014 às 01:49

    Como Dilma mesmo disse "corruptos existe em todos os partidos... basta ter um bom líder para poder combatemos". Nunca estaremos livre da corrupção, e sim claro, o PT não é perfeito tem muitos erros e o governo deixa muito a desejar... Mas, pensem... o Aécio não está preocupado com o povo brasileiro e sim em derrotar a Dilma e o PT ... Isso está bem claro na sua campanha. O Aécio Neves irá governar para os ricos e os trabalhadores sofrerão... Tenho um professor de história que diz que temos que tomar muito cuidado com esses políticos que falam em reforma política... eles querem acabar com os direitos dos trabalhadores tirando assim como décimo terceiro férias remuneradas ... auxílio desemprego auxílio maternidade... dentre outros... isso são direitos que conquistamos no governo de Getúlio Vargas ... e esses governantes de ricos querem tirar de nós.. no dia de votação tomem muito cuidado com seu voto! o Aécio é um desses governantes de ricos!! pra continuar a mudança tem que ser Dilma de novo para o povo não sofre... ela tem muito pra fazer ainda...

  33. Bruna P Postado em 16/Oct/2014 às 02:12

    Utilizar-se de jargões, de vários sinônimos para 'mentira', além de nos ensinar a como ganhar dinheiro desapropriando terras de familiares. Se esse é o preparo de um candidato à presidente, e ainda mais esse ser o seu voto, eu realmente tenho que lhe dizer a repensá-lo.

  34. Raphael_subversivo Postado em 16/Oct/2014 às 07:45

    As pessoas criticam a parcialidade ''evidente'' do Pragmatismo, mas meus deuses, queria eu ver essa honesta parcialidade em TODOS os veículos midiáticos, imparcialidade é um MITO, não existe, todo mundo defende um lado, o problema é quando isso é mascarado e manipulado como fazem os veículos da grande mídia, vocês preferiam o que, ver o PP se fingir de imparcial para defender valores de esquerda, assim como fazem Estadão, Globo e Veja pra defender os de direita oligárquica?? Olha, eu até tenho certo respeito pela Folha que desses meios de comunicação corporativos é o que é ligeiramente honesto no quesito de declarar seus posicionamentos, falta muito pra ser aceitável, mas já é melhor que os anteriormente citados. A questão não é ser imparcial, é ser honesto e embasado em suas publicações, não inventar matéria e deixar claro artigos de opinião.

  35. Paulo cesar Postado em 16/Oct/2014 às 08:02

    Gostaria de saber onde que na cidade de Claudio (MG) tem mais de 150 industrias, que cidade é uma pequena cidade do interior de Minas tem uma única industria de aço. Onde esta as outras 149???

  36. Cristiane Carvalho Postado em 16/Oct/2014 às 09:01

    Converti dois votos pra Dilma (um nulo, outro do Aecio)! Se cada um de nós fizer isso, mandamos o Lobão pra Miami! Ainda temos tempo!!!!!

    • Ilson Roberto Postado em 16/Oct/2014 às 13:17

      Vamos despachar o Lobão para Miami. Vamos que vamos

  37. Vitória Postado em 16/Oct/2014 às 10:56

    Acorda Brasil!!! Vamos juntos votar pela grande Massa e não pelas Elites. Nunca antes na História deste País, houve tanto apoio as classes menos favorecidas. E devemos isto a uma pessoa que veio da grande massa, pobre, semi analfabeto e nordestino. Não se deixem manipular. Pesquisem e vejam os estragos que os poliglotas, play boys e intelectuais foram capazes de fazer com o nosso País.

  38. Laerte Postado em 16/Oct/2014 às 10:59

    Uma boa oratória não significa estar preparado para governar, os grandes tiranos da história também eram excelentes oradores!

  39. Pedro Guilherme Postado em 16/Oct/2014 às 11:20

    O pastor Silas Malafaia disse que é Aécio desde criancinha. Quantos brinquedinhos ele ganhou de Aécio no Dia das Crianças?

  40. Rames Alves Postado em 16/Oct/2014 às 12:03

    Caso o Aécio ganhe, o seu governo será igual ou pior que o governo francês, François Hollande, que está com 87% de rejeição por fazer um governo só para a elite que o apoiou. Não é praga é mente que conhece promessas eleitoreiras e vazias sem dizer de onde sairá o dinheiro para realizar tais promessas e o apoio virá do PMDB que nunca sai do Poder e manipula e corrompe a todos os governos da era democrática por ser a maioria que sempre os governos precisam para aprovar leis e projetos... Outra vez o povo será violentado sem que esses governos e autoridades que enganam o povo não punidos pelo um juri popular com esses crimes que que matam o povo e envergonha nossa deputação no mundo todo. Devemos (O Povo) punir esses corruptos com pena máxima e com total rigor, pois o que eles fazem é CRIME CONTRA A HUMANIDADE, devem também serem levados ao TRIBUNAL DE HAIA, pois no Brasil nunca se consegue provas convincentes que puna o réu que tem imunidade diplomática com penas severas, as punições são sempre irrisórias ou muito brandas cumpridas a maioria sempre em liberdade e sem devolver o dinheiro ao erário com juros e correção monetária. Os políticos amam o código penal brasileiro (amigo e complacente para com quem é influente)... Reformulação do código penal Já. Tirem a mão do nosso bolso e cumpra-se os artigos 5° e 6° da Constituição Federal...

  41. Alana Postado em 16/Oct/2014 às 12:05

    Eu consegui convencer uma pessoa (que ia votar em aecio) a votar em Dilma até agora. Lembrei dos programas de acesso às universidades e o grande número de concursos públicos no governo do PT (pois praticamente não haverá mais concursos públicos no governo do aecio never)

  42. eu daqui Postado em 16/Oct/2014 às 12:47

    Ter vivido o desemprego, a maré de falências e o consequente recrudescimento da violência urbana no governo tucano foi decisivo pra eu não votar na volta à m....

  43. Rosa Postado em 16/Oct/2014 às 13:06

    Tenho um amigo que fala com certa dificuldade, gagueja e tem alguns tiques ao falar. Ele não tinha nada disso até ser preso na ditadura e ser barbaramente torturado. Já me passou pela cabeça que, talvez, a maneira como a Dilma fala tenha alguma coisa a ver com o fato de ter sido torturada, tanto quanto meu amigo.

  44. Silvio Postado em 16/Oct/2014 às 13:48

    RBS, afiliada da Globo no RS entrou de vez na campanha contra o PT. Após a divulgação do ultimo datafolha, em que Sartori lidera folgadamente, a empresa que se diz “isenta” chegou a liberar ataques dos integrantes do Sala de Redação, programa de maior audiencia no horário das 13:00, contra a Petrobras e diretamente ligando Dilma e Lula no escandalo, ao citar que ambos não “sabiam de nada” de modo debochado. Convem lembrar que o único integrante do programa que apoia o PT (Lauro Quadros) foi colocado na “geladeira” ainda em setembro.

  45. Natália MS Postado em 16/Oct/2014 às 16:31

    Esse Aécio, além de playboy e cheirador de pó, é agressor de mulher..O que faz a falta de informação? votar no Aécio....

  46. Arlan Postado em 16/Oct/2014 às 16:56

    Quem vota em PSDB realmente é desinformado, surdo ou cego. Ou os três juntos. É covardia comparar os prós e contras entre os partidos. Quem viveu os oito anos de governo tucano sabe muito bem o que estou falando. Os funcionários públicos federais passaram oito anos sem reajuste salarial. Os reajustes só voltaram a ocorrer no governo PT. Essa é uma visão de uma parte da população. Não se pode questionar tão pouco ridicularizar os enormes benefícios que o PT proporcionou aos milhares de brasileiros menos favorecidos e esquecidos pelo governo tucano. Vamos informar e convencer os teimosos a votar em Dilma, que neste momento, indiscutivelmente, é a melhor pessoa pra comandar o Brasil.

  47. Arlan Postado em 16/Oct/2014 às 17:05

    Quem conhece o Aécio não vota nele. Se não simpatiza com a Dilma - essa, infelizmente, é a razão pra muitos eleitores - anule o voto.

  48. José Maciel Postado em 16/Oct/2014 às 21:03

    A Dilma nunca teve e nunca estará preparada para ser presidente da república...a previdência não é para qualquer um...não tem como governar sendo fantoche de um partido...acordam pró-dilma...

    • Edson Mauro Postado em 17/Oct/2014 às 06:05

      Previdência?????? Estamos falando da administração de todos os setores da nossa nação para os próximos 04 (quatro), não de aposentadoria, invalidez e todas as cobertura relacionadas a seguridade social; ainda dizem que os eleitores do PT é que são mal informados, kkkkkkkkkkkkk

  49. Alexandre Postado em 16/Oct/2014 às 21:49

    Falam tanto na alternância de poder mas, aí vai um exemplo. Suécia, um dos grandes exemplos sempre que se fala de modelo de país. A Suécia é governada pelo mesmo partido há mais de 40 anos. Quase tudo lá é monopólio do estado! Ahhhh mas Suécia não é Cuba né...

  50. José Carlos Postado em 16/Oct/2014 às 21:52

    Embora os governos de Lula e Dilma sejam muito assistencialistas. Devemos reconhecer que o país progrediu e a vida das pessoas melhorou. Voto nela com louvor. PSDB de novo jamais!

  51. Lindsay Sallete Postado em 16/Oct/2014 às 23:10

    Aécio, eu já havia pensado em quem votar, mas depois do debate do SBT hoje vou atender a seu pedido, afinal aqui em casa após seis meses, e mesmo após os primeiros meses do Governo Dilma eu continuo comprando os mesmos produtos no Supermercado sem comprometer a minha renda e de minha família. Votarei em Dilma, obrigada pela dica Candidato!

  52. Edson Mauro Postado em 17/Oct/2014 às 05:56

    Você está redondamente enganado, boa oratória não é sinal de honestidade e eficiência, conheço muito bons oradores que são ao mesmo tempo péssimos administradores; tem que ser analisadas as propostas e avaliado os dois modelos de gestão apresentados, desta forma estaremos escolhendo o (a) candidato (a) mais preparado e comprometido com as verdadeiras necessidades do pais.

  53. Gabriel Silva araújo Postado em 17/Oct/2014 às 08:42

    Não é possível que vão votar em um cara que constrói um aeroporto no terreno do tio e prática nepotismo e está sendo julgado por roubar milhões da saúde pública... é o nome dele que está em jogo! Povo burro acordem, PSDB governa pra elite não gosto da Dilma, porém é melhor ela do que o Aécio!

  54. marcio Postado em 17/Oct/2014 às 08:57

    Com o PSDB no governo a classe operaria só vai se aposentar quando parar de respirar!!!!

  55. jose Postado em 17/Oct/2014 às 10:32

    Silas Malafaia é outro picareta de mão cheia não deveria nem se meter em politica ja chega o quanto rouba os fieis da igreja ...

  56. Mirlande Pessoa Postado em 17/Oct/2014 às 11:14

    Os Psdbistas realmente não apresentam consistência em seus argumentos. Uma fala eloquente e uma boa oratória não faz de um candidato um bom governante!!!

  57. Gustavo Postado em 17/Oct/2014 às 11:25

    Não podemos negar que a corrupção no Brasil se tornou um grande câncer e isso independe de partido político! Agora referente a índole da presidente Dilma não vejo uma a acusação sequer, já Aécio... agora pra você que quer mudança, ainda acredita em um país justo para com todas as classes vai lá e vota no cara que se diz preparado pra isso. Não se precisa de muito tempo pra fazer uma pesquisa hoje em dia, temos a internet à nossas mãos e se tiver a curiosidade digite lá no Google Aécio TJ-MG, é simples assim e você vera o bandido cara de pau que é esse cara... Agora, sério que político de boa índole, que é o que ele tanto defende ser, pode ser réu acusado de desviar somente R$ 4.3 bilhões e não é de qualquer lugar não, essa grana foi desviada da saúde, só pare um pouco pesquise você mesmo e pare de ir se baseando senso comum (que é o jogo deles). Larga a mão de ser preguiçoso e escolha corretamente SEUS CANDIDATOS, política não é brincadeira!

  58. Amanda Postado em 17/Oct/2014 às 14:15

    Pois é, né? Talvez isso tenha sido reflexo de um longo tempo sendo eletrocutada e espancada de cabeça pra baixo por militares por tentar derrubar uma ditadura do país.

  59. Mauro Postado em 17/Oct/2014 às 16:22

    Só uma pergunta, que não quer calar: Uma pessoa que é usuária de drogas financia, diretamente, a atividade dos traficantes. Como pode um usuário (ou ex) afirmar que vai combater o narcotráfico??? Soa cinismo.

  60. Carlos Postado em 19/Oct/2014 às 08:50

    Primeiro não bolsa família que melhorou anuviada das pessoas foi o plano real. Segundo antes do governo fhc tínhamos inflação de 900%. Óbvio que o governo dele não cosertaria um histórico inflacionário então pouco tempo. Terceiro: sério mesmo que a argumentação desse texto e que ele não se importa com a mulher e que o salário mínimo vai ser reduzido? Burro quem diz uma Coisa dessas. O pais se encontra em péssima situação. Empresários investido seu dinheiro fora do pais como nunca Antes Haia sido feito. A petrobras estava entre as dez Melhores empresas do mundo antes do Pt entrar e ainda pedir uma coronha de 3%!!!!!! Do lucro da empresa. Provatisar? Prefiro isso ao governo tomar conta. As estradas de São Paulo são um tapete, todas bem cuidadas, agora pegue as do Nordeste! Um lixo! Já andei nas duas viajando. Imagine telefônica sem ser privatizada???? E mais qualquer idiota que pegasse o governo pôs FHC se faria bem , o laia estava pronto ora crescer. Agora qualquer Munique pegar o Governo pôs Dilma esta ferrado! Bilhões em estádios pra que?? E tem gente quenpega o bolsa família pra Comprar ingresso. Eu já vi isso!!! Não importa quem vai pegar este governo o que importa e que o PT precisa sair. Todo partido deve sair e não ter a cadeira cativa pra mamãe na terá do povo. Mudança ja. PT nunca mais! E mais se vc acha que PSDB e ainda elite não, não seja burro! Sem a indústria emcomercio não cresce o pais não cresce a inflação avança e seu salário não encolhe a inflação que o engole pq o pai retraiu e seu patrão não tem grana pra te dar aumento pq aumentou e ele não teve aumento de lucro engolido pa Inflação e não pode nem investir pra presa crescer e nem dar aumento para vcs se não ele quebra.

  61. paulo Postado em 04/Nov/2014 às 17:20

    chupa silas!!! Aécio PERDEU!!! E outra, Pra que Mandato de prisão? quando Aécio sentou a mão na cara da namorada em na festinha Vip da Fassano Não teve Mandato nenhum, pq teria agora? kkkkk