Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 22/Oct/2014 às 13:33
55
Comentários

A comunidade que votou 100% em Dilma Rousseff

“Eu nunca tive moleza na vida não. Se o governo não tivesse ajudado, eu já tinha ido pra debaixo da terra. Antes, o pessoal vivia como se fosse escravidão. Depois de Lula e Dilma, tudo mudou”, dizem moradores

dilma voto 2014

A reportagem a seguir é de Patrícia Britto, do blog Brasil Folha. Nela, a jornalista explica por que 100% dos eleitores da comunidade Galho de São Domingos, no município de Bonito de Minas, em Minas Gerais, ao comparar os dois candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff e Aécio Neves, optaram pela reeleição de Dilma.

Conheça a comunidade onde Dilma teve 100% dos votos
PATRÍCIA BRITTO, EM BONITO DE MINAS, FOLHA

Em um povoado da zona rural de Bonito de Minas, município do norte mineiro a 644 km de Belo Horizonte, todos os 69 eleitores que votaram no primeiro turno das eleições deste ano têm algo em comum: escolheram a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

Para chegar até a Escola Municipal de Galho de São Domingos II, onde foi a votação, a urna eletrônica da zona eleitoral mineira de número 148, seção 378, teve que ser levada em um veículo com tração nas quatro rodas, desde o centro de Bonito de Minas, por 46 km de uma estrada que é toda um areão.

Esse percurso dura mais de uma hora e cruza cenários que vão de um balneário no rio Catulé a terrenos com árvores típicas do cerrado brasileiro, com folhas ressecadas nesta época do ano. O cheiro de queimada é frequente nos meses de seca.

Ao lado do prédio, cercado de mato e areia, a placa apoiada numa árvore informa: “Escola rural de uma sala de aula”.

Nesta sala única, 22 alunos de quatro séries diferentes dividem a atenção da professora, também moradora da comunidade. Com cerca de 50 metros quadrados, a escola tem ainda dois banheiros e uma cantina.

É lá onde votam as 38 famílias que vivem no Galho de São Domingos II, uma das 35 comunidades rurais de Bonito de Minas. Um desses eleitores é o servente Domingos Armindo Ribeiro, 54, que tem uma relação antiga com o local: foi ele quem construiu o primeiro prédio da escola, há 16 anos –na época, uma rudimentar casa de pau-a-pique.

Para a família de Domingos, a vida no povoado se transformou nos últimos anos com a chegada de programas federais como o Bolsa Família, que seus quatro filhos recebem.

“Se o governo não tivesse ajudado meus filhos, o que eu ganho seria pra partilhar com eles”, diz o servente, que recebe um salário mínimo para limpar a escola e fazer a merenda dos alunos.

Antes da construção da escola, seu Domingos fazia bicos para sobreviver, cortando lenha, enquanto a mulher trabalhava na roça.

“Eu nunca tive moleza na vida não, pra mim tudo foi duro, mas está bom. Se o governo não tivesse ajudado, eu já tinha ido pra debaixo da terra.”

O voto em Dilma, diz ele, é para tentar garantir os benefícios que recebem: “A pessoa não quer trocar o certo pelo duvidoso. Antes um na mão do que dois avoando”.

“Os pobres não pulam pro outro lado por medo. Às vezes, os candidatos fazem uma promessa, dizem que vão fazer isso e aquilo, e quando chegam no poder dizem que só vão fazer o que quiserem, e temos que aguentar por quatro anos. A gente não quer sofrer.”

BENEFÍCIOS

Atualmente, mais da metade dos moradores de Galho de São Domingos II são beneficiados pelo Bolsa Família. A energia elétrica chegou em 2007. Há ainda bolsa para afetados pela estiagem, moradias em construção pelo programa Minha Casa, Minha Vida, e as estradas começaram a ser melhoradas com ajuda de máquinas doadas pelo governo federal.

Segundo o prefeito José Reis (PPS), por muitos anos o município teve dificuldades para se desenvolver por estar em uma “zona cinzenta” entre Nordeste e Sudeste, o que começou a ser superado com a chegada dos programas federais.

“O Norte de Minas tem características climáticas do Nordeste, mas quando apresentamos propostas temos certa restrição porque estamos na área geográfica do Sudeste. Não recebemos nem os incentivos do Nordeste nem os benefícios do Sudeste. Ficamos numa zona cinzenta, num vácuo de divisão geográfica, de investimento e de reconhecimento pela União e Estado.”

Para Eustáquio Gonçalves dos Santos, 62, que preside a associação de moradores do povoado, foram esses benefícios que fizeram Dilma conquistar o voto de todos os eleitores do local.

“O trabalho que o Lula fez permitiu que a Dilma desse continuidade. Aqui melhorou foi 100%, e o povo carente não quer perder de jeito nenhum”, disse.

A opinião é compartilhada pela dona de casa Francisca de Assis Viana dos Santos, 60, mulher de Eustáquio.

“Antes, o pessoal vivia como se fosse escravidão. A gente tinha que dividir o que tinha com as pessoas ao redor que não tinham o que comer. Hoje, você pode ver, ninguém perturba mais ninguém pedindo, hoje todas as pessoas da roça têm o que comer.”

Apesar das melhorias, o povoado espera mais avanços, como água encanada e saneamento básico. A água usada para beber e cozinhar, por exemplo, ainda é tirada de um rio que passa ali perto, o Galho Grande, que nos meses de seca tem o nível do leito mais baixo que o normal. E o posto de saúde mais próximo fica no centro da cidade, a 46 km de estrada de terra.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Postado em 22/Oct/2014 às 13:46

    Tá aí um lugar onde não passo nem perto.

    • Não Mesmo Postado em 22/Oct/2014 às 14:14

      Não vai fazer falta

      • Eduardo Postado em 22/Oct/2014 às 20:01

        é enquanto uns "cagadores cheirosos" desdenham, eu invejo.... DEUS PROTEJA ESTA COMUNIDADE, POIS ELA MOSTROU AO MUNDO QUE SABE QUEM REALMENTE É POR ELA.

    • rafael Postado em 22/Oct/2014 às 14:39

      Tá certo Jonas! É como sempre digo, me diga em que votas e eu te direi quem és! E você é sábio diferente desta mediucridade que joga o país para a merda!

    • Rafael Postado em 22/Oct/2014 às 14:49

      Olha uma comunidade que não vota nesta merda de PT! A Associação Médica Brasileira, aqui representada pelo seu Conselho de Defesa Profissional, consoante aos seus fundamentos e ideais democráticos e éticos, vem a público convocar a população brasileira em geral e a comunidade médica, em particular, a se manifestarem politicamente neste importante momento no Brasil: a eleição presidencial dia 26 de outubro de 2014. Conscientes de nossas responsabilidades perante o desmando, abandono e sucateamento da saúde em nosso país, consternados pelo alto grau de desassistência e desumanidade a que nossos pacientes são submetidos diariamente nos mais variados serviços e rincões de nossa sociedade. Indignados com o desrespeito e a vulgarização do exercício da medicina por parte de gestores de saúde, nós entendemos que o momento atual não mais comporta omissões e fraquezas. Urge mudarmos todas estas mazelas e descasos, frutos de um ideário político-partidário que nunca teve, na sua essência, a legítima e real preocupação com a saúde no Brasil. Para tal, soberana e democraticamente, precisamos retirar do poder aqueles que não se preocuparam com os anseios e necessidades da população, em prol da saúde brasileira. Neste momento, convidamos todos os médicos, profissionais de saúde e o povo brasileiro, de forma coerente e consciente, que também concordam com este ideal, a votar em quem verdadeira e declaradamente poderá trazer de volta o respeito e a dignidade para a saúde pela qual tanto lutamos e necessitamos. Conclamamos todos a votar em Aécio Neves (45) para presidente do Brasil, a fim de que possamos trabalhar juntos, orgulhosos e confiantes, podendo proporcionar melhor saúde e assistência aos nossos pacientes. Esperançosamente caminhemos no dia 26 de outubro à vitória! Associação Médica Brasileira Comissão de Defesa Profissional

      • Denisbaldo Postado em 22/Oct/2014 às 15:17

        Convido todos voces a mudarem para Miami. Mas cuidado, Miami eh ao lado de Cuba., e portanto, lotada de cubanos.

      • Letícia Postado em 22/Oct/2014 às 15:20

        Os mesmos médicos que se recusam a ir cuidar de pessoas no interior, porque não querem se meter "naquele fim de mundo", os mesmos que deixaram pessoas morrer na porta do hospital por não terem plano de saúde. Os mesmos que batiam ponto no hospital público e depois iam embora pra suas clínicas particulares... Os mesmos que fazem o juramento de HIPOCRITAS! Graças a Deus, nem todos os médicos são assim! Ainda existem profissionais que viram médicos para salvar vidas, e não pra ganhar dinheiro. "Trazer de volta respeito e dignidade para a saúde pela qual tanto lutamos", HIPOCRITA!! Vai dizer que a saúde era uma maravilha antes do PT!! ESTUPIDO, saúde pública, hospitais públicos, são de competência dos governos estaduais e municipais... Vai estudar esferas administrativas antes de vir falar de responsabilidade, abandono e sucateamento!! Vai lá votar no Aécio, babaca! Aécio pagou 1/5 do piso nacional de médicos aos médicos de MG, abriu concurso com salário de 2.200 por 40 horas semanais de trabalho... Vota orgulhoso e confiante nele, enquanto ele usa verba da saúde pra comprar remédio de cavalos, e está como RÉU em processo por desvio de BILHÕES da saúde de Minas (e não é "a merda do PT" quem ta dizendo isso não, é o Tribunal de Justiça de Minas Gerais... Dá uma olhadinha no site do TJ, que você vê. Oh grande pessoa (des)informada.

      • jonas Postado em 22/Oct/2014 às 15:21

        Não me importo com os Cubanos, ao contrário da esquerda, eu me preocupo com eles, sei do sofrimento que vivem, se eu morasse em Miami daria maior apoio aos vários cubanos que chegam lá fugindo do socialismo.

      • Zélia Postado em 22/Oct/2014 às 15:36

        É, vota lá no Aecim... Que ta como réu por desvio de dinheiro da saúde, que fez concurso pra médico em Minas gerais pagando 2.200 por jornada de 40 horas semanais... Vai lá. Essa galera nunca pegou livro de história, falar que o PT acabou com a saúde, como se a saúde fosse perfeita 12 anos atrás... Associação Médica sempre me lembra os médicos que recusam ir pros interiores, que batem ponto em hospital público e depois vão pras suas clinicas privadas. Médicos que recusam atendimento a pessoas pobres, NA PORTA DO HOSPITAL, provando que fizeram um juramento de hipocritas quando terminaram a faculdade. "Defesa Profissional", é a bandeira, e tem a cara de pau de falar sobre sucateamento e negligência da saúde... É interessante ver que, dentre todos os profissionais da saúde, Aecim só é maioria entre os médicos, os grandes deuses da sociedade, que querem diminuir, inclusive, profissões distintas como de fisioterapeuta e psicologo... Não vejo as enfermeiras com Aecim, nem os tecnicos em enfermagem com o Aecim... Só vejo os produtos de um curso que foi elitizado em toda a sua história, no Brasil, e é elitizado até hoje... Mas graças ao governo Dilma e Lula, que facilitou o acesso à universidades e criou tantos outros cursos de medicina, a próxima geração de médicos irá se formar para salvar vidas e não pra ganhar dinheiro. Voto Dilma13, por um Brasil em que a saúde não seja comercial! Moço, prefiro os médicos cubanos, que olham na minha cara quando estão me atendendo lá no interior do norte-nordeste, do que sua Associação Mercenaria Brasileira em "defesa profissional"... Moço, prefiro quem é em defesa da vida.

      • Marcelly Postado em 22/Oct/2014 às 15:48

        Isso aii....faaço minhas as suas palavras..médicos rico e hipócritas... a saude tem muito sproblemas..e o PT tem su parcela de culpa nisso..mas não é por isso que os médicos querem que o PT saia de lá..eles so querem, enquanto pessoas ricas, ganhar mais dinheiro e pouco importa sua profissão... digo isso com conhecimento de causa, por que trabalho com médicos e tenho um dentro de casa. vcs só querem mais poder e mais dinheiro... desistam. o povo ta acordando..e vendo que o mal da da saúde não é causado só por falta de financiamento, mas por médicos hipócritas e corruptos e por donos de hospitais particulares que corrompem o governo em prol de si mesmos..

      • Denisbaldo Postado em 22/Oct/2014 às 15:50

        Verdade Jonas, eu vi o apoio que a classe medica deu aos medicos cubanos que aqui vieram exercer sua nobre profissao. Os seus argumentos sao tao convincentes quanto aos do seu candidato.

      • Letícia Postado em 22/Oct/2014 às 15:56

        O PT triplicou os investimentos em saúde, os hospitais universitários das universidades federais são de excelente qualidade. Tenho parentes internados no Onofre Lopes, hospital universitário ligado a UFRN, que recebem um ótimo atendimento. Agora o cara pega a realidade de um hospital estadual e vem reclamar que a Dilma não faz nada? Pega um posto de saúde que esta sem médico porque os almofadinhas não podem ir pra uma cidade de interior ou pra periferia, e quer dizer que o governo do PT sucateou a saúde? Isso é recalque, porque em vez de ficar bajulando médico preconceituoso que não quer atender pobre, o governo criou intercambio de médicos, coisa que já existem em DEZENAS de outros países. O Mais Médicos levou profissionais a mais de 2.000 municípios brasileiros que não tinham profissionais... O programa dá preferência a médicos brasileiros, porém, estes não se inscreveram, e agora ficam de mimimi porque o governo trouxe médicos estrangeiros, QUE NÃO SÃO APENAS CUBANOS.

      • Paulo Postado em 22/Oct/2014 às 16:37

        Essa "Associação Médica Brasileira" tá de brincadeira, né!? Só pode... Pior, isso é ódio puro e falta de informação, falta de integridade. Aécio defende o estado mínimo. Em um eventual governo seu teríamos saúde, educação e outros serviços públicos em geral deixando de ser públicos e passando para a iniciativa privada. Talvez por isso que a tal "Associação" defende esse candidato cínico e dissimulado. Querem obter lucros e dividendos com a saúde do brasileiro.

      • Jonas Postado em 22/Oct/2014 às 16:42

        Imagina um serviço privado de saúde, barato e de qualidade, que absurdo gente.

      • Zélia Postado em 22/Oct/2014 às 16:49

        Ai Jonas, eu acho até bonito ver gente iludida que nem você, sonhadores. Saúde não pode ser mercadoria! Saúde é direito fundamental! Esse modelinho que você acha que dá certo, "dos sonhos", dá super certo la nos EUA, onde nem uma fila de SUS o povo tem pra morre... "Saúde privada e barata", ta certo, champs... Ainda to esperando a sua resposta, sobre o que esta te segurando aqui. Vai pro Chile... Aliais, seja coerente, e vá pra um país com estado minimo, com tudo privatizado, como vc diz que é maravilhoso. Não tem ninguém te segurando.

      • Denisbaldo Postado em 22/Oct/2014 às 17:00

        Isso Jonas, vamos imaginar um servico de saude de qualidade e barato, ainda mais com nossos medicos coxinhas que ganham $50 mil/mes.

      • Jonas Postado em 22/Oct/2014 às 17:20

        Você já paga pra usar a saúde pública e paga uma fortuna, a diferença é que eu prefiro pagar diretamente pro médico, que vai me oferecer um serviço de qualidade e, com concorrência e sem impostos, barato. Brasileiro gosta muito de ser roubado, kkkkkk, engraçado demais. Público, gratuito e de qualidade, kkkkkk, vocês são engraçados. E eu não vou pro Chile, pois o parasita da esquerda já está implantado lá e também porque a ascensão meteórica da direita liberal me enche os olhos de esperanças, só de imaginar o meu Brasil sendo levado à sério com serviços totalmente privatizados me enche de alegria.

      • Denisbaldo Postado em 22/Oct/2014 às 18:22

        VOCE NAO VAI PRA LUGAR NENHUM. VAI FICAR POR AQUI VIVENDO SUA VIDA DE BOY RECLAMANDO DO GOVERNO COMO TODO COXINHA BABACA. VALEU FREGUESIA, VOCES SAO BEM VINDOS. SERVIMOS BEM PARA SERVIR SEMPRE.

      • poliana Postado em 22/Oct/2014 às 19:37

        LETICIA: APLAUSO!

      • Juliana Oliveira Postado em 23/Oct/2014 às 18:09

        Bacana, Rafael! Vamos analisar a "Classe Médica"? A Classe Médica é branca, rica (ou posa de rica), que teve educação básica, fundamental e média em escolas particulares, que tomou leite com pêra, jogou bola de gude no carpete e soltou pipa no ventilador. É a classe que não arruma a própria cama, que não tira o prato sujo da mesa quando come, que estaciona o carro comprado em 72x com IPI reduzido na vaga de deficiente/idoso. É a classe que fez cursinho pré-vestibular com os melhores professores da cidade, nunca precisou trabalhar e passou na universidade pública (paga com o dinheiro dos impostos de todos). Estudou Medicina - A Mais Nobre das Profissões - por 06 anos. Se formou com pompa e circunstância com direito a um show do Latino. E, quando chega o momento de dar a contrapartida pro Estado, o que a maioria faz? Abre um belo consultório na Faria Lima ou em Moema, cobra R$ 500,00 a consulta que dura em média 20 minutos. Sabe por quê? "Porque eu não estudei 06 anos da minha vida pra trabalhar na 'biqueira' com pobre fedido que não sabe falar direito." "Eu é que não vou sair do Morumbi, Chácara Flora, Higienópolis, Vila Nova Conceição, pra atender no Hospital na M'Boi Mirim." "Eu é que não sair da minha casa no meu Santa Fé pra ser sequestrado em Paraisópolis!" "Eu é que não vou fazer concurso pra ganhar "mízeros" R$ 12.000,00 pra atender índio!" É isso que a MAIORIA da nobre Classe Médica fala. E quando os médicos cubanos chegaram a Classe Médica fez uma calorosa recepção #SQN né. Vocês amam o Brasil? Vocês abraçaram de verdade a profissão? Então convido vocês pra trabalharem com os recursos que estão disponíveis - mesmo que escassos - para o bem do povo. Fiquem no Brasil. E trabalhem. E aprendam com os médicos de Cuba como se faz. Pq em sua maioria, em se tratando de visão humanitária, vocês são uma camabada de amadores perto dos cubanos. Abraços!

  2. Silva Postado em 22/Oct/2014 às 14:02

    Um lugar perfeito pra você moço seria os jardins em São Paulo, elitista, preconceituoso, cego e alienado, resta saber se tem grana e cacife para morar lá. Melhor mesmo seria fazer as malas e dividir uma poltrona do avião com Lobão com passagem só de ida para Miami.

    • Letícia Postado em 22/Oct/2014 às 14:12

      Essas pessoas que tem medo de povo... tsc

      • Anderson Postado em 22/Oct/2014 às 16:07

        Letícia Parabéns por suas resposta ao tosco do Rafael. Virei seu fã. Você verdadeiramente representa a nova mulher brasileira.

      • Letícia Postado em 22/Oct/2014 às 16:57

        Obrigada, Anderson. Sem falsa modéstia, só expresso minhas opiniões baseadas em minha própria vivencia. O Brasil tem mulheres que enfrentaram batalhas muito maiores que as minhas, fui uma privilegiada que sempre teve oportunidades, e por isso eu quero que os privilégios que tive, sejam cada vez mais direitos de todos.

    • Jonas Postado em 22/Oct/2014 às 14:23

      Pra que iria para um lugar que está, gradativamente, se tornando socialista? Prefiro ir pro Chile, o parasita esquerdista já chegou lá, mas vai demorar um pouco a por ovos.

      • Letícia Postado em 22/Oct/2014 às 14:33

        Vai amigo... Já foi? Já chegou no Chile? O que ta te segurando?

      • Natália Postado em 22/Oct/2014 às 14:50

        Meu caro Jonas, uma curta e rápida aula de história para você: Chile há tempos é socialista. Inclusive, a atual Presidente do país, Bachelet é socialista, havia sido eleita em 2006 como a 1ª Presidente mulher da América do Sul. Em 2010 ela perdeu para um direitista, Piñera, que tinha como lema a "Renovação". O que fizeram em Dezembro de 2013? Colocaram a Bachelet novamente no poder. Voltaram ao Governo Socialista. Você já deve imaginar o porquê... Beijos e uma dica valiosa: mais livros e menos veja/globo. Para o bem do seu cérebro.

      • Zélia Postado em 22/Oct/2014 às 15:39

        Jonas... O que cê ta fazendo aqui, então? Vai pro Chile, moço... Ja foi? Acho que não tem ninguém te segurando.

      • Daniel do Nascimento Duar Postado em 22/Oct/2014 às 16:46

        Vai para o México, lá tem uma grande onde liberal, igual a que você deseja, associado ao tráfico de drogas, parece até com um caso de um helicóptero transportando drogas de uns parceiros do 45 que foi preso no Espírito Santo.

    • poliana Postado em 22/Oct/2014 às 14:37

      perfeito silva! sem mais!

      • jonas Postado em 22/Oct/2014 às 15:14

        Natália, como eu disse, o parasita já tá lá, quem trouxe o avanço mercantil e social do Chile foi "temido" Pinochet que destroçou o Allende e suas políticas babacas que você ama e o presidente Eduardo Frei. O que segue a regra de sempre, liberalismo avança, socialismo regride e distribui o capital, entra em crise daí entra o liberalismo de novo. O povo colocou o socialista Lagos, que teve um ótimo governo, mesmo nível Lula e segue o argumento de que um organiza a casa e o socialista fode. Bachelet só está ali porque a onda na América Latina é ser socialista, o que veremos em 10 anos a miséria que será. O dinheiro proporcionado pelos ótimos governos de direita ainda fornecem uma boa vida no Chile, o que vai durar ainda mais uns 4 anos, por isso ainda acho viável ir para lá. Como a moça sugeriu, espero que eu esteja bem longe quando isso acontecer, quero olhar pro meu país e dizer "falta de aviso é que não foi".

    • Eduardo Postado em 22/Oct/2014 às 20:04

      tem hora que acho que, a deixa pra lá, não cabe a mim o que estou pensando....

  3. Leici Postado em 22/Oct/2014 às 14:05

    O povo sabe quem ajudou a melhorar a vida das pessoas! O playboy é que não foi

  4. Deisi Postado em 22/Oct/2014 às 14:10

    Uma povoado esquecido pelo playboy, só Claudio merce aeroporto, os pobres dos confins de Minas Gerais que morram.

  5. KARINA BB Postado em 22/Oct/2014 às 14:21

    E agora ,vao dizer que essas pessoas sao burras !!!!????? Se o proprio Aecio disse que iria criar faixas pro B familia,as pessoas mudariam de faixa ate nao receber mais nada,se ele ganhasse iria sucatear todos os pgms de governo do PT,,,este é o plano do PSDB

    • poliana Postado em 22/Oct/2014 às 14:38

      e tu ainda acredita nessas propostas sociais do playboy kari!!!???imagina se ele iria fazer alguma coisa pelos pobres!!!!

      • jonas Postado em 22/Oct/2014 às 15:23

        O plano de governo dele, que é uma bosta, como bom representante de esquerda moderada que ele é, fará pelos pobres muito mais do que o assistencialismo barato da Dilma.

      • Zélia Postado em 22/Oct/2014 às 15:28

        Meu Deus, o moço chamando Aécio de Esquerda moderada... Meu Deus!! Como as pessoas podem ser tão desinformadas em plena idade digital? Amigo, existe google, informações se compartilham em segundos, e tu ai chamando PSDB de esquerda... "Chaves: kkkkkkkkkkkkkkk que burro, dá zero pra ele."

      • Celio Bernstein Postado em 22/Oct/2014 às 17:10

        Zélia, tanto o Aécio quanto o PSDB são uma "esquerda" que a direita adora! E olhe que nesta eleição teve vários candidatos de direita (Fidelix, Everaldo e Eymael), mas adivinha para onde foi a maioria dos votos da direita brasileira?

  6. Jonas Postado em 22/Oct/2014 às 15:48

    Aécio não representa nem um pouco a direita, defende um Estado forte e foca no assistencialismo barato. Você, que vou pressupor que é esquerda, deve "temer" quando um ver um candidato do partido chamado "NOVO", ali sim, é a direita, pura, inovadora e que vem se fortalecendo cada dia mais. Esse sim, vai privatizar tudo quanto é tipo de serviço, ou seja, serviços de qualidade por valor de mercado justo e colocar a galera pra trabalhar, principalmente os que restarem de funcionários públicos.

    • Zélia Postado em 22/Oct/2014 às 16:02

      Blz Jonas, Aecio é esquerda, ta "sertu", você me iluminou com sua "jênialidade".

      • jonas Postado em 22/Oct/2014 às 16:11

        Se você conseguir colocar na sua cabeça o que é a "esquerda" e o que é a "direita" vai ver que e o Aécio e o PSDB não tem nada de direita. A propósito, não existe partido de direita no Brasil, não a direita pura e verdadeira que é a favor de todos os tipos de liberdade, seja social ou econômica, o único que vem aí é o "NOVO".

      • Zélia Postado em 22/Oct/2014 às 16:22

        Jonas, por favor não venha tentar dizer que sou eu que não sabe o que é esquerda e direita. Te recomendo estudar, não é difícil cara, faz um semestres em uma faculdade de história que já vai te ajudar bastante. Mas se você não gostar de história, pode ser direito também, ou sociologia, filosofia até, qualquer coisa pra você não ficar passando vergonha assim. Você esta falando um absurdo tão grande ao dizer que o PSDB é de esquerda, e que a direita luta por todos os tipos de liberdade, que eu nem sei por onde começar a mostrar o quanto você ta errado. Mas um professor, uma pessoa mais paciente do que eu, certamente vai conseguir te ajudar. Sério, procura ajuda. O primeiro passo é admitir que precisa... Vai lá. Eu acredito em você, sei que você consegue.

      • Celio Bernstein Postado em 22/Oct/2014 às 17:50

        Ah, e vou fingir que nem li que "a direita pura e verdadeira que é a favor de todos os tipos de liberdade, seja social ou econômica". E quem é esse NOVO? É o Bolsonaro? (risos)

    • Celio Bernstein Postado em 22/Oct/2014 às 17:39

      Jonas, nem toda a direita é neoliberal. Ou será que os paleoconservadores e monarquistas se renderam ao neoliberalismo do estado mínimo?

      • jonas Postado em 22/Oct/2014 às 17:49

        Nem considero esses caras como direita, quem gosta de se meter na vida dos outros é a esquerda. E monarquia, puta que me pariu, pra que raios vou manter a merda de uma família real? Só doente pra curtir isso.

    • Paulo Postado em 22/Oct/2014 às 23:42

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Serviço de qualidade por valor de mercado?? Deixe o mercado se controlar, afinal, esse "organismo" tem grande interesse social e é pautado pela igualdade e justiça. Cara, o "mercado" é capaz de deixar vc ou um pequeno agricultor familiar sem água para que grandes fazendas de monocultura de soja continuem desperdiçando naquilo que será ração de boi, desrespeitando a dignidade humana e a lei. Mas, quem liga pra isso? O "mercado" é bonzinho, se autorregula, e claro, deve gerar lucros para os acionistas (criaturas altruístas que adoram dividir). Já ouviu falar em Sabesp, Cantareira? Ah, pra não perder a viagem: vamos terceirizar tudo! Os servidores públicos não precisam de estabilidade, porque não existe pressão política dos governos. Ok.

  7. Denisbaldo Postado em 22/Oct/2014 às 16:08

    Onde voce luta? Fale sobre voce e suas atitudes exemplares. Mostre-nos o caminho! Seus comentarios sao geniais, quero seguir seus ensinamentos!

  8. Elcio Rabello Postado em 22/Oct/2014 às 16:17

    Olha a que ponto chegamos, um reacionariozinho bolado por causa se 70 reais ???? ouvi uma frase que me levou a votar no PT : só de pensar que o Aécio pode ganhar essa eleição meu estômago dói

  9. Elcio Rabello Postado em 22/Oct/2014 às 16:19

    Vai pra Europa procurar emprego

  10. Elcio Rabello Postado em 22/Oct/2014 às 16:20

    Quer fazer um pobre de bobo, deixa ele pensar que é rico

  11. Elcio Rabello Postado em 22/Oct/2014 às 16:28

    Um médico querendo eleger um bandido que tem associação ao tráfico, quer implantou uma ditadura em Minas, que foi marajá com 19 anos morando no Rio e constando como secretário em Brasília recebendo sem trabalhar, que atuou na ditadura militar, que espanca mulheres, .............................BANDIDO

  12. angela Postado em 22/Oct/2014 às 22:29

    Leticia,Zélia,Sílvia,e demais meninas que arrasam nesse espaço. Tô com vcs e não abro!! Orgulho! Por isso Voto Dilma13!!

  13. Carlos Postado em 23/Oct/2014 às 02:09

    Ganhar votos é mais fácil do que se imagina.

  14. terezinha gonzaga Postado em 23/Oct/2014 às 14:06

    Felizmente esta Associação Médica não representa todas e todos médicas\os muito pelo contrário. Aqui em minha cidade muitas e muitos médicas\os votam na Dilma e recebi manifesto de médicas\os, arquitetas\os e urbanistas apoiando a Dilma, não só por ela mas principalmente pelo fato da mesma se preocupar em construir uma política de fortalecimento do SUS que foi descaracterizado pelo FHC e pelos governadores e prefeitos do PSDB\DEM com as terceirizações via OS onde não tem transparência nenhuma do uso dos recursos que recebem do SUS.