Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 28/Oct/2014 às 20:25
13
Comentários

Como denunciar os crimes de discriminação

As discriminações contra nordestinos durante as eleições presidenciais são consideradas crime nos artigos 286 e 287 do Código Penal. Saiba como denunciar; é simples

preconceito nordestinos eleições 2014
Mais uma vez, nordestinos foram discriminados após a apuração dos votos da eleição presidencial (Pragmatismo Político)

GGN e Agência Brasil

As discriminações contra os nordestinos durante as eleições presidenciais são considerados crime nos artigos 286 e 287 do Código Penal. E qualquer um pode denunciar.

Para mobilizar e facilitar o trabalho de reunir essas manifestações de ódio e preconceito pelo Facebook, Twitter e demais redes sociais, um grupo criou o site Esses Nordestinos.

A página reúne as postagens e fornece dicas de como denunciar diretamente para o Ministério Público Federal. “Enviar prints de manifestações xenofóbicas para este tumblr ajuda a expor o problema e gerar discussão, mas se você quer dar um passo adiante e fazer com que os autores das mensagens respondam por suas palavras, considere fazer uma denúncia formal no site do Ministério Público Federal”, explica o portal.

Sem burocracia, é fácil fazer as denúncias. Basta registrar os dados no sistema de denúncia online do MPF.

Ainda, para aqueles que não querem se identificar, uma ONG que trabalha pela defesa dos direitos humanos, a SafernetBrasil, em parceria com o próprio Ministério Público Federal criaram o site de denúncias anônimas de discriminação, preconceito ou incitação ao crime na web: o www.denuncie.org.br, que encaminha as ações aos órgãos públicos competentes.

O presidente da Safernet, Tiago Tavares, em entrevista ao programa Ponto Com Ponto Br, lembrou de um caso que ocorreu no fim das eleições de 2010. Episódios semelhantes aos acompanhados nos últimos dias também ocorreram. Em um deles, uma estudante de direito publicou no Twitter: “Nordestisno (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”.

VEJA TAMBÉM: A fúria de uma “representante da elite” contra pobres e nordestinos

Com a denúncia da mensagem preconceituosa, a estudante perdeu o seu trabalho como estagiária e foi condenada pela Justiça Federal de São Paulo pelo crime de discriminação, a 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão, que foi convertido em prestação de serviço comunitário e multa. “Infelizmente, a repercussão desse caso não foi suficiente para coibir o que os usuários fizeram após as eleições do dia 5”, disse o presidente.

Por outro lado, houve o aumento de denúncias de crimes cibernéticos no site, refletindo uma conscientização maior da população.

As mensagens preconceituosas dos últimos dias terão consequência jurídica: “alguns vão responder por crime, sofrer sanções civis e outros serão penalizados pela sua própria rede de relacionamento”, garantiu.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. André Anlub Postado em 28/Oct/2014 às 20:37

    Dou graças aos deuses por nenhuma dessas pessoas serem parentes meu. Teria uma vergonha atroz de saber/ver/ouvir alguém próximo a mim falando tamanha sandice!

  2. Jôsefer Postado em 28/Oct/2014 às 21:12

    Avisa aquela gaúcha vaca preconceituosa que o Rs não ta livre do Pt pois eu estou aqui firme e forte e não é sou são milhares manda ela dizer isso para nós sou Gaúcho e sou PT

    • Eduardo Postado em 29/Oct/2014 às 00:00

      Sou Mineiro e sou PT.... somos mais de 1 milhão de filiados e outros milhões de simpatizantes.... e se transformar o Brasil e uma Nova Cuba for o que esta acontecendo hoje em nosso país eu assino embaixo, pois estamos caminhando muito bem......

  3. Rodolfo Postado em 28/Oct/2014 às 21:21

    Uma puta dessa diz que "ama" o Nordeste. Mas só "ama" porque vem fazer PUTARIA aqui no carnaval, aposto.

    • stella Postado em 28/Oct/2014 às 23:24

      Né? Típico!

    • Eduardo Postado em 29/Oct/2014 às 00:02

      calma amigo tá ofendendo as profissionais, o ama aqui é de amadora..... ela não sabe do ditado que cuspir para cima é como cuspir em si mesmo.... tudo que desejas a teu irmão você ou os seus com certeza receberá em dobro.....

  4. poliana Postado em 28/Oct/2014 às 23:44

    n entendi qdo a jumenta disse nordestinos e baianos...alguém dá uma aula de geografia pra ela...eu hein!! continuem de mimimi coxinhas...tô amando vê-los derrotados e fazendo birrinha!!! p.s.: e continuam "esquecendo" q minas gerais, berço do playboy, 2º maior colégio eleitoral do país, e estado da região SUDESTE, foi fundamental pra vitória de dilma!!!! q coisa não!!??? choremmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm coxinhas!!!!!! quem sabe daki a 4 anos né?! vai q....

    • Eduardo Postado em 29/Oct/2014 às 00:04

      daqui a quatro anos é que não vai ser mesmo.... é LULA DE NOVO NOS BRAÇOS DO POVO!!!!! Não vejo a hora de começar a campanha.

    • Elaine Aparecida Pereira Postado em 31/Oct/2014 às 11:53

      Kkkkkkkkkk exatamente o que um aluno meu do 7º disse. Vai estudar!

  5. Janaina Postado em 29/Oct/2014 às 03:29

    Eu também sou gaúcha e PT com muito orgulho! Aliás, o nosso estado tem muita esquerda nas raízes! Ela precisa estudar um pouco de história!

  6. Salomon Postado em 29/Oct/2014 às 08:08

    Esse ódio e esse preconceito são alimentados diariamente pela mídia corrupta e degenerada que temos. Foi o que aconteceu na Alemanha, após a primeira guerra mundial.

  7. Thaís Postado em 29/Oct/2014 às 09:29

    Acho cômico demais as pessoas achando que o psdb melhoraria escolas públicas, é o cúmulo da desinformação

  8. Danila Postado em 29/Oct/2014 às 12:44

    O que essa Regina escreveu é desumano. Custo a acreditar que alguém seja capaz de escrever algo tão terrível. Desejar tanto mal para o outro, por política?? Deus tenha piedade desse ser tão despresível.