Nicolas Chernavsky
Colaborador(a)
Compartilhar
Desenvolvimento Brasileiro 22/Oct/2014 às 20:47
29
Comentários

Com Lula e Dilma, o Brasil está virando um país de classe média

lula dilma pais classe media

Nicolas Chernavsky*

No noticiário e na linguagem sobre questões internacionais, é muito comum que se usem as expressões “países pobres” e “países ricos”. É verdade que os tais “países ricos”, se forem olhados de perto, vê-se que são países com uma enorme proporção de classe média, e pouca pobreza. Ou seja, em relação a sua população, são países de classe média. Portanto, questiono que o termo “país rico” seja usado para um país em que a imensa maioria das pessoas é de classe média. Entretanto, não questiono o termo “país pobre” para um país cuja maioria das pessoas é pobre. O Brasil, ao longo de séculos, foi de fato um país pobre. O que os governos Lula e Dilma estão fazendo com o Brasil é simplesmente transformá-lo em um país de classe média. Quem sabe o Brasil não pode se tornar o primeiro país a se assumir como um “país de classe média”?

No próximo domingo teremos eleições presidenciais no Brasil. A candidatura Dilma é a candidatura do polo progressista, que vai continuar o processo de transformação do Brasil de um país pobre em um país de classe média. A candidatura Aécio é a candidatura do polo conservador, que se vencer tende a interromper esse processo de transformação, com o Brasil correndo o risco de não se tornar de fato um país de classe média. É isso o que vamos decidir no domingo. Queremos viver em um país pobre ou de classe média? Queremos andar pelo país e ver bairros sem infraestrutura, com esgoto a céu aberto e pessoas passando fome? Ou queremos andar pelo país e ver a população morando em casas ou apartamentos de qualidade, com comida na mesa? Queremos ir a aeroportos e só ver descendentes de europeus? Ou queremos ir a aeroportos e ver descendentes de europeus, de africanos e de povos pré-colombianos, entre outros? Queremos que uma parte da população tenha carro e a maioria tenha um péssimo transporte público? Ou queremos que todos tenham um bom transporte público e que o carro seja só um complemento acessível a todos? Queremos o Brasil do passado ou o Brasil do futuro? É nessa ponte que estamos agora. Vamos em frente?

A candidatura Aécio tem como “argumentos” básicos o ódio ao PT e a qualquer entidade que ajude o povo a se organizar, e a suposta capacidade de sedução do candidato, que fala sem se prender à realidade concreta, e sim àquilo que se adapta à fantasia que quer que os eleitores e eleitoras acreditem. A candidatura Dilma tem como argumento básico que o processo de grande melhora nas condições de vida do povo que ocorreu nos últimos 12 anos tem que continuar, com mais Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, Pró-Uni, Ciência sem Fronteiras, Brasil Sorridente, Farmácia Popular e tantas outras iniciativas que melhoram a vida dos mais pobres e da classe média, com o aumento do poder de compra dos salários, a redução do desemprego e o crescimento da formalização da economia. É bom dizer que os ricos em geral não perderam dinheiro nos governos Lula e Dilma, e sua renda inclusive aumentou, mas aumentou menos que a dos pobres e da classe média. Ou seja, ficaram menos ricos em relação aos pobres e à classe média, e é isso o que pode causar um certo incômodo nos setores mais abastados. Mas é disso que se trata a mudança de padrão civilizatório que estamos passando, de superar as estruturas arcaicas do Brasil como país pobre para continuar conquistando o nosso Brasil de classe média.

*Nicolas Chernavsky é jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP), editor do Cultura Política e colaborador do Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Luiz Henrique Postado em 22/Oct/2014 às 21:22

    Eu queria pedir a redação do querido pragmatismo que me dissesse. O que a Dilma fez para ganhar a reeleição? Não quero saber das conquistas federais(poucas que são) nem das do Lula, quero saber o que ela fez. O brasil é idiota, prova-se isso apenas com o fato de que os dois candidatos mais manipuladores e mentirosos foram escolhidos. E agora resta escolher entre o cocô que governou Minas, detonando ainda mais nossa educação, ou a argila marrom(respeito com a presidente) que governou dessa forma o brasil. Somos um povo tão ignorante , não temos educação, só queremos um pouco mais de dedicação com nossa saúde, queremos respostas ao que pagamos, não temos, a Dilma ficou já 4 anos, o que ela fez?Resolveu? E o Aécio?O Aécio é a criatura mais mentirosa que eu já vi em toda minha vida, profere mentiras tão descaradas que você a desmente apenas ao sair de casa, e as pessoas acreditam. A Dilma não é Melhor. Reparei que eles estão sempre certos quando se xingam nos debates, mas sempre errados quando exaltam sua imagem. Meu deus, onde estão as reivindicações de 2013? Nos 1,6% de Luciana Genro? Que povo burro nós somos. Chegamos a buraco repulsivo, penso sobre a melhor opção para o segundo turno, e não encontro respostas.

    • Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 00:52

      Equivocado...O brasileiro mais uma vez mostra que sabe votar sim, não se deixando levar pela manipulação de setores que adoram essa tal diferença de classes, por mil motivos...Vamos com força e firmeza para que todos tenhamos as mesmas oportunidades....Dilma 13!

    • Salomon Postado em 23/Oct/2014 às 08:15

      Luiz Henrique, você está vivendo num mundo de fantasia. Encare a realidade, meu chapa, ou puxe um longo suspiro. Vá para um buteco encher a caveira. Afogue suas mágoas. Você é de direita, mas se desiludiu com o seu mundo confuso, que antes era cheio de canção, aventura e magia, né?. O jeito é sair por aí.....em busca da "terceira via". Quem sabe a Marina. Quem sabe....

  2. Maria de Lourdes Fioravan Postado em 22/Oct/2014 às 21:50

    É SÓ pensar;OS QUE ESTão INDECISOS:O QUE VC PREFERE;um PRESIDENTE que INVESTIGA ou um PRESIDENTE que Nunca irá INVESTIGAR pois também é CORRUPTO??!!! FORA o RETROCESSO!!!DILMA de NOVO!!!SIMPLES ASSIM!!!

    • Jeison Marques Postado em 23/Oct/2014 às 00:01

      Lula fez muita coisa pro nosso país, mantendo uma economia estável, aumentando o poder de compra do povo, melhorando o ensino médio e superior, fazendo a parte social. No meu ponto de vista, ele não foi um político de esquerda. Ele foi de centro, melhorando a economia, a educação e o social. Foi um período ótimo para o nosso país.Fui a favor de muita coisa que ele fez. A Dilma "pegou o bonde andando" e hoje puxa para si os trabalhos do Lula.Mas, totalmente diferente do Lula, ela prestou um grande desserviço ao nosso país, não conseguindo nem manter as coisas que o Lula fez. Mas a intenção dela é outra. Ela, com o decreto 8.243 (leia-se "soviets") e o Marco Civil da Internet (leia-se censura), já deixou bem claro qual a sua intenção em estar no poder: Instalar um regime comunista no nosso país. Ela anda de mãos dadas com os presidentes comunistas da América do Sul. Investiu bilhões em um porto onde o comércio é bloqueado por sanções internacionais por causa da Revolução Cubana que na verdade é uma ditadura. Tem um vídeo no Youtube onde o Eduardo Jorge, candidato pelo PV, dá uma entrevista falando sobre as verdadeiras intenções dos militantes que lutavam contra a ditadura militar do Brasil. Nenhum dos dois são meus candidatos, mas entre Aécio (democracia) e Dilma (comunismo), eu fico com o primeiro. Eu prefiro trabalhar e conseguir as minhas coisas pelo meu próprio suor, poder ter liberdade de expressão e pensamento do que receber uma mesada e me transformar em um gado nas mãos dessas pessoas.

      • Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 10:41

        Viajandão em!!!

      • Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 12:42

        Sinto se te decepcionei com minhas quase não resposta Sr. Jeilson..´É que este tópico de cubanização e essa tal revolução esquerdista me da um desanimo...

    • Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 00:49

      Simples parceiro...Dilma 13!..Muito legal teu comentário!

      • Jeison Marques Postado em 23/Oct/2014 às 12:29

        Bom, sr João Vila, isso é tudo que o sr tem para dizer diante dos meus argumentos? Eu, sinceramente, esperava um pouco mais...

      • jeison Marques Postado em 23/Oct/2014 às 22:47

        kkkkkkk. Entendo...

    • Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 00:54

      Desculpas, me equivoquei..Parceira!!!

    • Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 11:57

      Dilma de novo!!

  3. Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 00:44

    Vamos de Dilma 13 e continuaremos a construir um pais com a cara do brasileiro médio. E quer saber; os tais "Não fazemos parte desse time", que aprenda a nos alhar...Dilma presidente 13, com muita vontade mesmo!!!

  4. Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 00:48

    Nossa que gratificante saber que 100 milhões de brasileiros que necessitam desse complemento de renda já possa contar com tal...Parabéns Brasil!!! (E os egoístas que aprendam com o respeito a histórias distintas das suas!).

  5. Carlos Augusto Postado em 23/Oct/2014 às 02:03

    Bolsas para 100 milhões de pessoas.

  6. Bruno Postado em 23/Oct/2014 às 08:23

    E a Marilena Chaui vai odiar todo mundo.

  7. Aleluia Postado em 23/Oct/2014 às 10:22

    Putz que péssimo, o pragmatismo político virou a Veja do PT. Estão ganhando bem por isso? Vou apagar dos favoritos e não entro mais aqui. Adeus.

  8. Veronica Postado em 23/Oct/2014 às 10:25

    Melhor que ver as pesquisas é ver a galera considerando Dilma já eleita. O melhor sabor desta vitória vai acontecer daqui a 4 anos, com o Brasil enfrentando a crise mundial com política desenvolvimentista e com manutenção de empregos e salários, e não como receitou o FMI: que os trabalhadores paguem a conta, que se tirem direitos trabalhistas. Ah, alguém avisa o Aécio que a crise persiste, ou dona Lagarde é petralha?

    • Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 10:38

      Penso o contrario, o pior é ver a galera torcendo para ela dar errado, mesmo que com esta situação leve este mesmo pensador para o ralo. Eu quero mais é que ela tenha sucesso e me leve junto. Dilma 13!

  9. Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 10:39

    Fontes...Por favor!!!

  10. Ingrid Postado em 23/Oct/2014 às 10:56

    Sério que vocês creditam em tudo que dizem? Eu sei que o outro lado não é melhor, entendo porque vocês resolveram dar seu voto para a Dilma ( e mesmo que eu não entendesse é um direito de vocês). Mas é sério que vocês acreditam em todas essas mentiras e em todos esses números mal contados? Só me assusta porque parece que vocês estão se boicotando quando acreditam em tudo. Só queria pedir uma coisa em todo lugar que leio sobre politica, Votem na Dilma, Votem no Aécio mas usem as ferramentas que possuem para não serem enganados e saírem acreditando em qualquer coisa. Partido politico não é time de futebol. Votar com consciência não é só falar sobre o básico da politica, por isso acredito que politica devia efetivamente fazer parte do ensino.

    • Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 11:52

      Cara por favor, uses estas expressões somente no teu âmbito familiar. Cabe a cada um decidir em quem votar, com analises e não na base da ameaça...Aceita que doi menos....!!

    • Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 11:54

      Provavelmente é uma consumidora voraz de artigos relacionados a politica...Difícil acreditar!!

    • Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 19:43

      Dibabastsrds diversão garantida..rsrs

  11. Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 11:55

    Estamos defendendo o que mesmo???

  12. Rodrigo Postado em 23/Oct/2014 às 12:03

    (Outro Rodrigo) Mas que privilégio para Marilena Chauí: um país, todinho, só pra ela odiar todos e cada um de seus cidadãos. Um país só de atraso de vida, repleto de estupidez, reacionário, conservador, ignorante, petulante, arrogante, terrorista. Um país abominável politicamente, por ser fascista, violento, cognitivamente abominável!

    • Gustavo Postado em 23/Oct/2014 às 13:04

      Boa!

  13. Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 19:36

    Cesar Souza fosse su formado pelo projeto Pronatec, teria muito orgulho, mas para sua decepção, sou educador formado em instituição publica...

  14. Jão Vila Postado em 23/Oct/2014 às 19:44

    Como dito anteriormente...Diversão garantida!!!