Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 07/Oct/2014 às 10:04
45
Comentários

Colunista tucano sugere a divisão do Brasil

Paulinho Navarro, jornalista pró Aécio, dissemina mais ódio ao sugerir o separatismo no Brasil entre os preguiçosos do Norte e Nordeste que apoiam Dilma e os trabalhadores esclarecidos do Sul e Sudeste que estão com Aécio Neves

navarro aécio dilma bolsa família
Colunista que apoia Aécio sugere a divisão do Brasil (Pragmatismo Político)

Paulinho Navarro, um colunista social de Minas Gerais do jornal O Tempo, publicou uma nota em que dissemina ódio e preconceito antes do resultado da eleição presidencial de 2014.

Em sua página do Facebook, Navarro sugere a divisão do Brasil, onde Dilma ficaria com as regiões Norte e Nordeste, com seus “preguiçosos eleitores bolsistas” e patrocinados pela Friboi. Aécio Neves, de acordo com o colunista, ficaria, por sua vez, com os “trabalhadores esclarecidos” que integram o Sul e o Sudeste, colocando lenha na produção do Brasil. Navarro não mencionou que a Friboi fez doações para as duas campanhas à Presidência da República.

A publicação do jornalista ganhou centenas de curtidas e compartilhamentos e pode ter contribuído para a onda de comentários raivosos que se sucedeu após a abertura das urnas, quando eleitores nordestinos de Dilma foram alvo de xingamentos racistas.

O separatismo proposto pelo colunista não retrata a realidade revelada pela votação do último domingo (5). A atual presidente e candidata a reeleição, Dilma Rousseff, obteve 43,48% dos votos válidos em Minas Gerais contra os 39,75% alcançados por Aécio Neves; a petista venceu o tucano em seu próprio berço político. Ainda na região Sudeste, Dilma venceu Aécio no Rio de Janeiro com 35,62% dos votos contra 26,93% do tucano. A vitória de Dilma no Rio Grande do Sul também faz cair por terra a tese criminosa do colunista mineiro.

Nesta segunda-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também destilou preconceito. De acordo com o ex-presidente, os eleitores de Dilma carecem de esclarecimento político. “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, disse.

A julgar pelas reações acaloradas das primeiras vinte e quatro horas após o primeiro turno, tudo indica que a curta disputa de segundo turno entre PT e PSDB será de enfrentamentos rasteiros.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rita Candeu Postado em 07/Oct/2014 às 10:34

    depois é o pobre nortista que é ignorante (segundo FHC claro!!!)

  2. Daniela Postado em 07/Oct/2014 às 10:37

    Onde está o Conselho de Jornalistas que não interpela este senhor? São esses profissionais que envergonham a classe. fora que cometeu vários crimes nessa declaração infeliz. Ministério Público de olho neles.

  3. Estudante de Direito Postado em 07/Oct/2014 às 10:47

    Alguém dá uma constituição Federal pra esse cara por favor. Poucas vezes vi tanto desrespeito e tanta besteira juntos

  4. Gustavo Vilella Whately Postado em 07/Oct/2014 às 10:50

    Ele é de minas né? Então, como ele explica Aécio não ter ganhado NEM na sua própria casa? Ficou em segundo colocado em Minas Gerais. E quem ficou em primeiro?? Dilma Rousseff. Então, meu caro colunista, Deixa Minas Gerais com o Norte e Nordeste então, pois Minas é Dilma. Alias, assim como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Aliás, o Sudeste parece esta divido, hein? 2 Estados para Dilma, 2 para Aécio... Quero ver sair dessa, colunista. Além do mais, como diriam no facebbok e Twitter: "O Paulista acorda, elege Alckmin, Serra, Feliciano, Russomano, Cel. Telhada... e reclama que nordestino é que não sabe votar." Só não elegeram o Maluf, porque a justiça não permitiu. Agora, elegem a nata reacionária (junto com Bolsonaro), figuras que estão afogadas em má gestão, corrupção e afins... e vem reclamar do resto do país. É muita negação dos próprios erros.

  5. Rafael Martini Postado em 07/Oct/2014 às 10:53

    Que eu saiba, ao menos na capital paulista o PT tem um grande eleitorado entre as pessoas com ensino superior e com uma condição socioeconômica mais favorável. Essa grita pelo Aécio Neves se dá principalmente entre pessoas menos esclarecidas quanto aos ótimos programas sociais implantados nos últimos doze anos, sendo que muitas são beneficiárias dos mesmos e sequer se dão conta dos impropérios que lançam. É gente que, por exemplo, chama o Bolsa Família de bolsa esmola, mas cursa faculdade pelos programas de incentivo na área.

  6. Cristiane Carvalho Postado em 07/Oct/2014 às 11:00

    Se isso acontecesse mesmo eu correria "lá pra cima"!!!!! SP já deu....

  7. Felipe Peters Berchielli Postado em 07/Oct/2014 às 11:14

    Teria de mandar o RS,RJ e MG junto aparentemente.

  8. mauricio augusto martins Postado em 07/Oct/2014 às 11:15

    O Incauto dito "jornalista" então faz supor que o Aeroporto de Cláudio, de escoamento da "produção" seria um Aeroporto Internacional?, com Voos Non Stop(a não ser na PF), direto da Colômbia?, mas é "Chique-no-Úrtimo"...maumau

  9. Catia F Vieira Postado em 07/Oct/2014 às 11:22

    Esse sujeito, é muito mal informado.O nordestino não é preguiçoso, tanto que, as obras feita nas grandes cidades são erguidas por eles, ver se esse cara e sua elite arregaça a manga para construir metros viadutos e algo mais.No governo Serra as obras do metro engoliu varias pessoas e até caminhões, a do rodoanel despencou matando pessoas. Ver se algum filho de rico tava nessas obras.

  10. Cleciane Postado em 07/Oct/2014 às 11:29

    Quanta idiotice que este homem falou , que preconceito feio, se Aécio Neves não ganhou nem no amado Minhas Gerais dele imagina nos outros estados, Dilma ganhou ate no Rio Grande do Sul ... queria que o Aécio ganhasse so pra ver esse povinho chorando pelo PT voltar!

  11. Felipe Postado em 07/Oct/2014 às 11:38

    Não tenho capacidade e conhecimento suficiente para opinar. Mas no meu ponto de vista leigo, isso não seria bom? A administração nao seria mais fácil uma fez que o brasil é um pais continental.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 07/Oct/2014 às 13:52

      Olha xará,se algum dia a população decidir separar por motivos culturais,técnicos,etc,blz,assim como a Escócia,Catalunha e outras regiões autonomas europeias existe históricamente um laço muito anterior a unificação dos países,afinal são regiões com muita história documentada,diferente de países colonizados como EUA e Brasil aonde dificilmente existe essa disparidade cultural a ponto de não se achar pertencente ao país. Mas se ainda assim existir esse sentimento na maior parte da população de uma região e quiserem separar que separem,só não da para levar a sério quando carrega-se um preconceito explicito e ignorante.

  12. Maurício Postado em 07/Oct/2014 às 11:46

    as Minas Gerais dele, que votaram com Dilma, se "mudaria" para o Norte/Nordeste ? É um autêntico idiota, atira contra o próprio umbigo. É de gente assim que se cerca o PSDB e toda a direita.

  13. Leonardo Postado em 07/Oct/2014 às 12:08

    Teria q dividir Minas tambem. A regiao sul ficou com Aécio, enquanto a norte (minas baiana) ficou com dilma.

    • Eduardo Postado em 07/Oct/2014 às 12:24

      Zona da Mata, ver Juiz de Fora, é Dilma com ampla vantagem!

  14. fabricio Postado em 07/Oct/2014 às 12:17

    eu topo tb.....rio, minas e o pessoal com sotaque gostoso láde riba, quero ver o que eles vão fazer sem petróleo e os minérios...separatismo já!!! LOL

  15. everton Postado em 07/Oct/2014 às 12:19

    alguém fala pra esse escroto que o sudeste foi construído com suor e sangue nordestino!

  16. Fabio Postado em 07/Oct/2014 às 12:20

    Na verdade, Aécio venceu onde era esperado. Onde é forte o agronegócio: Paraná, Centro-oeste. Em São Paulo, além da força do agronegócio no interior existe um forte sentimento anti-petista. Sabe-se lá porque eles gostam do PSDB, mesmo com falta d' água, trensalão,... Importante ressaltar a vitória de Dilma no RJ, MG e RS (2ª, 3ª e 4ª maiores economias do país), o que desmonta essa teoria de que "os mais cultos e abastados" votaram no Aécio. Não consigo entender a vitória de Aécio em SC e principalmente ES. Parabéns aos amigos nordestinos e nortistas, quem mostraram claramente que não querem voltar ao passado de desemprego, privatizações, empréstimos do FMI... No 2º turno vamos eleger Dilma! Com certeza!

    • silvia Postado em 07/Oct/2014 às 16:47

      Estou com vcs......Aecio vai voltar somente a burguesia....sou da classe dos desfavorecidos Dilma ela é a minha e a nossa candidata do norte sul leste e oeste ....vãooo votar na Dilma!!!!! temos nosso povo por todo este Brasil!!!!

  17. Maicon Vieira Postado em 07/Oct/2014 às 12:35

    Ah, mas o separatista querem a amazônia, acham ela importante.

  18. Alexandre Postado em 07/Oct/2014 às 13:07

    Será que eu, nascido e criado no Paraná e eleitor da Dilma, vou ser expulso daqui ? : ) Estou extremamente preocupado, minha situação é delicada, amo Curitiba, mas casei com uma baiana de Salvador, e ela ama Salvador. Será que vou ter que decidir entre deixar ela ir lá pra cima ou ficar na cidade que amo. Ironias a parte, basta ver o site do mais novo separatista brasileiro http://paulonavarro.com.br/ pra perceber que devemos irrelevar a opinião desse cidadão.

  19. Souza Postado em 07/Oct/2014 às 13:29

    Quem sabe votar é o povo de São Paulo que elegeu em segundo lugar com 988.383 votos TIRIRICA, sem contar que o jogador de futebol Romário foi eleito como senador do Rio de Janeiro com 4,6 milhões de votos. O goleiro Danrlei (deputado federal) e o jogador Jardel (deputado estadual) ambos foram eleitos no Rio Grande do Sul. E ainda falaram na primeira eleição que era voto de protesto, daí pergunto: E agora é o que? Simples voto de "burrice", porque Tiririca confessou recentemente que um não sabe o que faz um deputado federal. Quanto a AÉCIO quem assistiu o debate da Globo e procurou ler a respeito das propostas de governo sabe que ele declarou que vai ampliar e aprimorar o bolsa-família. É bom pensar e se informar antes de falar e votar.

  20. Jonas Schlesinger Postado em 07/Oct/2014 às 13:34

    Em primeiro lugar é de se esperar que tais palavras venham de um sudestino. Se duvidar é lá de SP. Todo mundo sabe que todo paulista é asqueroso por natureza e fdp. Eu como nordestino me sinto envergonhado que paulistas disseminem tanto ódio e preconceito contra quem é do norte e nordeste. Porque eles não reconhecem que são a terra do preconceito, da intolerância. Esquecem que têm eleitores do Aecio por aqui. Sabe de uma coisa eu tenho razão, como cearense, de chamar todos do sul e sudeste de filho da puta, pq vcs meu caros representam isso aí. Tá aí ó. Depois fala que sou bairrista. Querem a independência? Então aproveitem, seus baitolas nojentos, que o rio Ipiranga fica aí e que o Alckmin foi eleito e manda ele montar num cavalo branco às margens do rio para declarar a independência de São Paulo. Ps: tem gente que acha que essa terrinha com esse povinho de 44 milhões n tem preconceito. E acham que sou preconceituoso contra sudestinos. A diferença é que eu contra ataco por estar indignado, pois toda ação gera uma reação e a minha é a reação. Já a de vcs é a ação. Vergonha alheia, corja preconceituosa!!

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 07/Oct/2014 às 13:53

      Começou errado no "todo mundo sabe que todo paulista é asqueroso por natureza e fdp".

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 07/Oct/2014 às 13:56

      Primeiro,SP é constituido de muitos nordestinos,então não,não tem só povo fdp e asqueroso aqui,oque existe é na classe média(sim a classe média) que arrota esses preconceitos e absurdos porque existe esse Zeitgeist aqui(na classe média paulistana),que nordestino é burro,esfomeado e burro + esfomeado = Bolsa Familia Petista,sim isso existe e muito por aqui,inclusive o papinho de castrar pobre e construir um muro em volta de SP,isso vem da classe média,que tem muito desmiolado mesmo,ainda assim não se acusa nunca todo paulista de ser assim,muitos não são,eu não sou.

    • Valdir Alvarenga Postado em 07/Oct/2014 às 14:23

      Falou tudo Sr. Jonas. Ia postar um comentário na mesma linha da sua. Sou Gaucho mas moro aqui no interior de SP,cidade Mirassol a algum tempo nunca vi um povo mais caipira,sem noção e metido a besta como este. Imagine que a praça central da cidade em dia de festa fica dividida em 2, lado dos "pobres,ralés e maconheiros",na visão deles,os "filhinhos de papais". Ja tive até problemas por repudiar esta atitude racista e ignorante. Que esperar de um povinho destes? Se São paulo é o que é,graças ao trabalho de um povo humilde,mas sério, trabalhador e honesto como o povo nordestino. Este povo paulistano nem tem identidade propria,isto aqui foi criado por uma miscigenação de raças e povos de outras regiões e países.

    • raphael_subversivo Postado em 07/Oct/2014 às 14:28

      Calma lá Jonas, sei que muitos paulistas são desagradáveis, mas se tal separação ocorresse, eu, que sou de SP, iria pro Norte/Nordeste, tenho grande admiração pelo povo nordestino, não somos todos desprezíveis assim, que ficasse quem gosta de ser escravo aqui, sem almoço, sem direito trabalhista, sem vida...esse povo de SP é masoquista, gosta de sofrimento, parecem que cresceram num campo de concentração e acreditam no ''trabalho liberta'' hahahaha

      • Felipe Peters Berchielli Postado em 07/Oct/2014 às 14:50

        Olha,o trabalho como atividade humana tem muito valor mesmo,assim como o estudo e o lazer...parece proibido por aqui a palavra lazer,os caras usam a palavra "trabalho" como mantra,mas muitos nem trabalham tanto assim,aliás pelo discurso parece que quanto mais horas de trabalha na carga horária melhor,se pudessem diriam que passariam o ano trabalhando e abririam mão do final de semana,férias é coisa de petista vagabundo bolsista,o esquema é trabalhar o tempo todo dizem,dizem mas como disse antes muitos nem trabalham tanto assim,ainda bem,o esquema mesmo é ficar relax,trabalhando muito ou não.

  21. Sônia Postado em 07/Oct/2014 às 13:49

    Tão esclarecido o Paulinho, escrevendo de Belo Horizonte... perá aí? Não foi lá que o ex-governador Aecim perdeu no primeiro turno para presidente... Que coisa, esses nordestinos que de propósito mudaram o título de eleitor só para votar em Minas.... Nordestinos são perigosos mesmo...

  22. Hughs Postado em 07/Oct/2014 às 14:08

    Antes de falar do Nordeste, lembrem-se que só em SP foram quase 6 milhões de votos pra presidanta. que foi mais que o total do MA, PI e CE juntos.

  23. Silva Postado em 07/Oct/2014 às 15:38

    Eu sou do Rio Grande do Sul, o estado mais "polítizado"* (tem que colocar entre aspas, colchetes, asteriscos, etc, etc, etc., pois é incrível o conservadorismo e a burrice que reina aqui, vide a composição que ficou a câmara alta e baixa do congresso eleita pelos gaúchos) e votei Dilma e aqui ela ganhou. QUEM VAI SALVAR O BRASIL VAI SER O NORTE E O NORDESTE, obrigado irmãos!

  24. Francisco Cavalcante Postado em 07/Oct/2014 às 15:47

    Ridículo...só que o rapazinho esqueceu que aqui na "parte de baixo" temos...Maluf...Tiririca...Brizola...Newton Cardoso...Garotinho...etc...etc...etc...

  25. Haleyd Lucena Postado em 07/Oct/2014 às 15:48

    Somente a cidadania plena conduz à democracia. Não prática do crime de xenofobia. Esquecem esses que o crescimento econômico do sudeste se deve muito à contribuição da força de trabalho dos nordestinos que migraram para aquela região. Por pura ignorância desconhecem que somos a raiz cultural do Brasil. Foi aqui que tudo começou. E são nascidos aqui grandes expressões da cultura nacional, sem falar nos destaques do mundo político. Quem se julga diferente, na verdade se expõe como despreparado e inculto, e nisso realmente reside a diferença, podemos ser até em boa parcela analfabetos, mas é difícil encontrar um nordestino burro. Se não tem a cultura de formação escolar, tem a cultura de formação na luta da vida, conquistada na experiência e na solidariedade que caracterizam nosso povo, enfrentando as intempéries do nosso ambiente, mas acima de tudo respeitando o próximo. Esse preconceito movido por questões geográficas é inaceitável. Basta de querer associar a pobreza e a violência dos grandes centros do sudeste brasileiro à presença sempre crescente dos nordestinos naquela região. A decisão da justiça ao condenar a estudante preconceituosa e ignorante é um exemplo importante para que possamos, de uma vez por todas, eliminar esse sentimento de enxovalhamento e desrespeito para com o povo nordestino. "há outra forma de ser cidadão que não seja através da educação ideológica e política".

  26. Edison Postado em 07/Oct/2014 às 16:08

    Sou paranaense mas agradeço de coração o povo do norte e nordeste. Graças a vcs não iremos voltar ao desemprego e a miséria do governo do PSDB.

  27. Morgana Mafra Postado em 07/Oct/2014 às 17:03

    Quando o nordeste votava em massa na Arena, PFL o atual DEM, não eram considerados desinformados por essa corja direitista.

    • Jonas Schlesinger Postado em 07/Oct/2014 às 17:08

      Mas pela corja esquerdista. Como ja disse nem esquerda nem direita. Nada se salva.

  28. Antonio Carlos Bueno Postado em 07/Oct/2014 às 19:49

    -Não há pobreza de espírito e ignorância maior do que a dessas pessoas que se julgam superior aos outros BRASILEIROS apenas por terem nascido em regiões mais privilegiadas, ou por desfrutarem de melhor situação econômica etc.Essas pessoas nem sequer conseguem perceber que suas atitudes preconceituosas e ofensivas em nada contribuem para melhorar o nosso Brasil.

  29. aquino Postado em 07/Oct/2014 às 19:57

    O povo do PSDB já ta mostrando porque querem o AÉCIO. são ultradireita, querendo restabelecer, o retorno do estado mínimo, onde reina o desemprego, o país voltando a andar com o pires na mão para pedir dinheiro ao FMI, é isso que eles querem, como também favorecer favorecer uma pequena classe social, não dando importância como o país como um todo. Não gostam dos projetos sociais. Olha o retrocesso querendo voltar ............

  30. Eddie Postado em 07/Oct/2014 às 20:24

    Impossível não se indignar. Nem se eu fosse Sueco!!!

  31. juliano Postado em 07/Oct/2014 às 21:54

    o mal de jornalista pe rapado é que eles acham que so vomitar algumas idiotices q o povo é obrigado a engoli-las. sai dai elemento neutro...kkkkkkkkkkkkk....

  32. Nino de Oliveira Postado em 07/Oct/2014 às 22:16

    Acho que aqui no "sul maravilha" as pessoas assistem mais Globo e leem mais revista, vai ver esse resultado e engraçado que nem na terra do baladeiro confiam no cara hahahaha

  33. João Paulo F. de Assis Postado em 08/Oct/2014 às 16:06

    Não me estranha nenhum pouco o comentário desse sujeito. Eu moro numa cidade, Ressaquinha MG, que foi vítima do preconceito desse cara. Para mal dos nossos pecados, quando ele passou aqui procedente de Barbacena, sua terra, um caminhão de carniça tinha acabado de passar aqui, e o cheiro desagradável ainda continuava no ar. Pois foi o que bastou para chamar nossa cidade de fedorenta. Na verdade ele aproveitou um ódio antigo. Quando a comunidade local quis uma escola secundária, aproveitando a disposição do Governador Magalhães Pinto de criar vários ginásios estaduais, a família desse colunista se opôs ferozmente à criação do Ginásio, pois a escola iria privar as famílias de BENS, de mão-de-obra barata. O Cônego Nelson Souza, então vigário de Ressaquinha comandou os esforços pela criação do Ginásio [este cônego é o famoso Padre Nélson, de Hilda Furacão]. Foi uma luta aprovar a criação do Ginásio Estadual de Ressaquinha na Assembleia. Foi para a sanção, e convenceram o Governador Magalhães Pinto a não fazê-lo. Se não fosse o ultimatum de Dom Oscar de Oliveira, Arcebispo de Mariana, o governador não teria sancionado o projeto, que virou Lei 3883, de 20 de dezembro de 1965. Foi marcada então a instalação para o dia 10 de janeiro de 1966, e o Secretário de Estado da Educação, Dr. Bonifácio José Tamm de Andrada recebeu um aviso de que nada e nem ninguém o esperava em Ressaquinha. No entanto, as pessoas mais gradas da comunidade o esperavam. Comunicado,do fato, ele veio instalar a escola à meia noite e cinco minutos, do dia 11 de janeiro de 1966. Diga-se a título de justiça, que se ele é preconceituoso, seus parentes atuais não são. A escola, que hoje tem o nome de EE Galdino Ananias de Santana, recebeu como professor um dos seus primos. Estes fatos estão narrados no Livro do Tombo da Paróquia de São José Operário de Ressaquinha.

  34. Jorge Bengala Postado em 18/Oct/2014 às 11:51

    O cara não sabe que não se pode dar opinião? Ninguém pode nem pensar. Esqueceu que país voçê está? Aquí é democracía mané.

  35. Roger Postado em 21/Oct/2014 às 19:28

    Interessante esse colunista, notadamente gay, agindo com preconceito e aplaudindo Aécio, que é apoiado por todos os homofóbicos mais conhecidos e desprezíveis do país: Bolsonaro, Malafaia, Feliciano, Sheherazade, Fidelix, etc.

  36. Vixe Postado em 28/Oct/2014 às 12:25

    Se separar, eu vou pedir asilo político lá nas prais do Nordeste. Alguém aceita aí um paulistano descontente e dissidente?